TCC Docência na Educação Profissional
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Item Ser mulher, mãe e professora em tempos de pandemia: tecendo sentidos a partir de narrativas(2021) Santos , Erianne Gomes dos; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; Santos, Taysa Kawany FerreiraNeste artigo discutiremos acerca dos impactos da pandemia deflagrados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no cotidiano das professoras/mães de filhas/os em idade escolar, que são servidoras de um dos campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Considerando esse cenário, procuramos refletir sobre a situação-problema que emerge da relação trabalho maternidade em tempos de pandemia. Especificamente buscamos conceituar como a literatura científica tem abordado esse tema; identificar como as professoras adaptaram as suas atividades intelectuais para o ambiente doméstico. Ademais, procuramos contribuir na implementação e no fortalecimento de políticas institucionais voltadas à atuação das docentes nesse período pandêmico. A metodologia adotada para alcançar os objetivos deste estudo foi a pesquisa-ação, uma estratégia de pesquisa que possui uma dimensão político-social, principalmente pela capacidade de envolver a/o pesquisadora/or e as/os interlocutoras/res de maneira cooperativa e implicada na construção de soluções para problemas coletivos de pequenos grupos sociais. Optamos pela Roda de Conversa virtual, como ferramenta metodológica, por considerarmos que tal método seria viável para alcançar o objetivo da pesquisa, em função do seu potencial mobilizador. Por meio do processo de análise identificamos dois eixos temáticos - o primeiro eixo temático “Não tínhamos uma organização para trabalhar no ambiente de casa com os nossos filhos em casa”; e o segundo eixo temático “Não somos tratadas de forma diferenciada por sermos mães” – que constataram de modo expressivo, como o ensino remoto evidenciou as dificuldades enfrentadas pelas professoras/mães para permanecerem em espaços acadêmicos engendrados por mecanismos discriminatórios de gênero.Item Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação(2021) Silva, Daniela dos Santos; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira SilvaA realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional, entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) dos mesmos.Item Ensino remoto emergencial: experiências no curso Técnico em Agroindústria de um Instituto Federal(2021) Oliveira, Bruno Sales de; Santos, Nádson Araújo dos; Santos , Nádson Araújo dos; Silva, Jailson Costa da; Santos , Wiltron Petrus dosO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo geral analisar de que modo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afeta ou não os processos de aprendizagens dos alunos no curso Técnico de Agroindústria, modalidade subsequente, de um Instituto Federal. O embasamento teórico da presente pesquisa apoia-se em autores do campo da educação, a exemplo de: Paulo Freire, Marconi e Lakatos, Weller e Pfaff e Saviani. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualiquantitativa que teve por abordagem o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionários online e entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin e os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciaram que o ensino remoto trouxe diversos problemas nas aprendizagens dos alunos, pelo que destacamos na pesquisa por meio de categorias de estudo: Ausência de aulas práticas no ensino remoto emergencial; Falta de interação dos professores no esclarecimento de dúvidas; Conhecimento prático no uso das tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial, que possibilitou conhecer os problemas gerados pelo ensino remoto e a partir daí propor reflexões. Tais resultados reforçaram a importância da criação de um produto educacional como possibilidade de promover a divulgação e seu aprofundamento junto aos alunos como forma de minimizar os impactos gerados.Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item Percepções de discentes acerca do curso de especialização em docência na Educação Profissionalizante o IFAL 2020/2021(2022) Lira, Janiely dos Santos; Conceição, Sheilla Silva da; Conceição, Sheilla Silva da; Ferreira, Lilian Franciele SilvaO texto objetiva elencar por meio da percepção de discentes do curso de especialização em Docência na Educação Profissional a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) 2020/2021, a forma como o referido curso foi executado. Bem como, destacar os aspectos positivos e os pontos a serem analisados para possíveis ajustes necessários às melhorias na execução do curso em outras turmas que porventura virão a serem contempladas em turmas futuras. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada se pauta no método qualitativo do tipo descritiva. Onde primeiramente realizou-se leitura do PPC do curso, assim como de texto que abordam a temática, em seguida foram realizadas entrevista com os estudantes do Polo Penedo através de forma on-line, por meio de um questionário elaborado através da plataforma Google Forms. Com o resultado dessas entrevistas elaborou-se o diagnóstico que deu subsídio ao desenvolvimento do trabalho. Com isto, após a identificação do diagnóstico, tornou possível perceber aspectos que os entrevistados declaram como pontos positivos e pontos a serem melhorados. Em quanto pontos positivos destacaram a importância no que diz respeito a formação profissional, amplitude em relação ao conhecimento pedagógico, entre outros. Em relação aos pontos a serem melhorados foram destacados: o excesso de textos e atividades, falta de conexão das disciplinas com o TCC, número reduzido de encontros para discussão dos conteúdos, que neste caso seria através das aulas síncronas por conta da pandemia. Neste sentido, após a identificação do diagnostico tornou-se possível sugerir uma proposta de melhoria.Item Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio(2022) Moraes, Sérgio Oliveira de; Gomes, Maria Amábia Viana; Gomes, Maria Amábia Viana; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Gama, José Aparecido da SilvaAlunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais concomitante com uma prática mais integradora.Item Influência da aulas práticas e visitas técnicas para a permanência e êxito dos discentes do curso subsequente em Meio Ambiente do IFBA, Campus Jacobina(2022) Prado, Leandro Rafael; Silva, Jailson Costa da; Silva, Jailson Costa da; Reis, Divanir Maria de LimaEste artigo tem como base um relato de vivência da prática pedagógica de um professor que atua como professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA, no município de Jacobina/BA. Foi utilizado como metodologia para esta pesquisa a abordagem qualitativa, na forma de pesquisa participante baseada na observação assistemática participante individual do próprio professor/coordenador do curso em questão. O estudo teve como objetivo mostrar a experiência da vivência prática de um professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente de meio ambiente do IFBA campus Jacobina, da necessidade da adoção de aulas práticas e visitas técnicas para estímulo à permanência e êxito dos discentes do curso. Por fim, foi possível concluir que os discentes sentem-se mais estimulados a concluir o curso através de ações pedagógicas como: aulas práticas e visitas técnicas, conclui-se também que há uma necessidade de reformular o Projeto Pedagógico do Curso — PPC com o intuito de inserir aulas práticas nas disciplinas e sugerir com os professores a inserção de práticas as disciplinas e a promoção de visitas técnicas, além disso, foi constatado que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia precisa de um Plano estratégico de ações de permanência e êxito dos estudantes.Item Sequência Didática (SD) sobre ictiofauna do Rio São Francisco para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio(2022) Calazans, Elíne Monteiro; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Gama, José Aparecido da Silva; Araújo, Daniel de MagahãesA bacia do Rio São Francisco e os peixes apresentam importância econômica, social e ambiental, representando o principal recurso que garante à sobrevivência das comunidades. Logo, são necessários estudos e ações que possam colaborar para preservação e conservação dessa ictiofauna. Considerando que a prática docente precisa ser cada vez mais impulsionada à diversidade de abordagens e ampliação de estratégias metodológicas. Neste contexto, buscou- se de integrar os diferentes conhecimentos acerca dos peixes, bacia e ictiofauna, a partir de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias como alternativas para a prática efetiva e promoção do conhecimento científico e auxiliar o docente a desenvolver atividades diversificadas no decorrer de sua prática. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), tendo como público-alvo 20 alunos. A pesquisa possui um enfoque qualitativo, com o aporte metodológico da pesquisa-ação e foi adotada a utilização de questionário como instrumento de coleta de dados, estruturados de modo a contemplar informações em três grandes enfoques: I. Perfil do entrevistado; II. Conhecimentos sobre o rio; III. Conhecimentos sobre os peixes; IV. Conhecimentos sobre os problemas ambientais. Foram adotadas algumas etapas, as quais formaram uma sequência que incluíram quatro fases estabelecidas: diagnóstico, planejamento, intervenção e verificação da aprendizagem. A sequência incluiu: (1) Aulas expositivas e dialogadas, (2) Jogo didático e (3) Produção textual. Durante as atividades iniciais foi identificado grande desconhecimento acerca dos peixes, ictiofauna e do rio São Francisco (seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais). Todavia, as últimas atividades contribuíram para aumentar os conhecimentos dos discentes acerca dos pontos abordados durante a aplicação da SD e a comparação dos questionários (inicial e final) deixou evidente que o processo de aprendizagem através desse recurso foi eficiente.Item A dramatização como indutora da construção de habilidades e competências necessárias ao profissional da hotelaria(2019-04-30) Silva, Gertrudes Magna Sales da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira , Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este artigo teve como motivação a pesquisa realizada com base na utilização da dramatização como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem usada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir de exercícios onde os alunos são estimulados a vivenciar e improvisar situações que envolvem o atendimento direto ao cliente de hotel. Nele são apresentados os resultados obtidos com base nas percepções dos alunos e nas observações realizadas durante as dramatizações, geradoras da pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma a dramatização realizada em sala de aula poderá estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desempenho da atividade profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do IFAL. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como método de coleta de dados, os relatos dos alunos que participaram dos exercícios dramáticos e a observação em sala de aula. Os alunos pesquisados relataram que através da dramatização se consegue “vivenciar na prática as experiências antecipadamente”, “melhorar a aprendizagem e fixar os conteúdos”, “facilitar a relação entre alunos e entre alunos e professores”, “superar a timidez”, “estimular a criatividade e improvisação”, “contribuir com o desempenho e inserção dos alunos que estão no mercado profissional”, entre outros benefícios. Portanto, a partir das percepções dos alunos e com base nos estudos teóricos, pode-se concluir, que a dramatização realizada em sala de aula funciona como indutora da construção de habilidades necessárias ao profissional da hotelaria, devendo ser realizada com maior frequência e de forma mais sistematizada.Item O uso das metodologis ativas no ensino remoto em Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia baseado na pesquisa-ação(2021-12-27) Lima, Rosângela Ferreira Souza de; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Silva, Maria Jeane Bomfim da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do uso das metodologias ativas no ensino remoto em educação profissional e tecnológica em tempos de pandemia da COVID 19. As aulas no modo remoto emergencial foram uma saída estratégica para a manutenção do calendário letivo em períodos da pandemia e ainda atender os requisitos de prevenção e enfrentamento regulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mantendo o isolamento social. Contudo, um grande desafio de adaptação à práxis docente, quer seja para instituições, alunos e professores já que ocorrera de modo imediato. As metodologias ativas têm sido a proposta de muitos educadores para conseguir o engajamento dos alunos, a participação nas aulas e a obtenção da aprendizagem neste contexto desafiador. Com este olhar reflexivo surgiram algumas inquietações para mobilização deste trabalho, questionando se os professores da educação profissional da escola pesquisada conheciam e utilizavam as metodologias ativas em sua práxis no ensino remoto. A partir daí então verificar quais as metodologias que gostariam de conhecer e quais os objetivos que pretendiam alcançar através delas. O estudo se deu através da pesquisa-ação em uma escola profissionalizante da rede estadual de educação de Pernambuco onde foram apresentadas propostas sobre as metodologias ativas em forma de oficinas como produto educacional.Item Whiteboard: proposta de aplicação do recurso digital na gestão da sala de aula em anatomia no ensino médio-técnico em enfermagem(2024-08-24) Almeida, Patrícia dos Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Oliveira, Esdras Carlos de Lima; http://lattes.cnpq.br/6492625987351779; Barros, José Romero de Souza; http://lattes.cnpq.br/2249359709431884Diversas profissões das Ciências da Saúde, em diferentes níveis de formação, se apropriam da Anatomia Humana como objeto de estudo, pesquisa e trabalho. Mesmo no nível médio-técnico, as matrizes curriculares ainda são mantenedoras de componentes teórico-práticos subordinados a uma determinada duração de horaaula, na qual conteúdos densos e vastos em nomenclaturas técnico-científicas, diferenciações topográficas e classificações anatômicas devem ser explorados e relacionados a diagnósticos/condutas clínicas; o que demanda do professor metodologias de acompanhamento de classe que sejam eficientes. Dessa forma, pensou-se no fortalecimento das práticas de gestão de sala de aula a partir dos usos de um recurso tecnológico com foco no apoio pedagógico em Anatomia Humana em Cursos Técnicos de Enfermagem, sobretudo considerando o agravante de possíveis desnivelamentos de conhecimento em Ciências da Natureza pelos alunos, carreados de um ensino básico por vezes deficitário. Portanto, considera-se importante ambientar os educadores ao uso do Whiteboard (quadro-branco) como estratégia de mitigação das barreiras de compreensão e espaço-tempo interpostos ao percurso formativo em área básica no âmbito do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. A presente proposição de Projeto de Intervenção para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, utilizando a técnica de Oficina Pedagógica em Grupos, executada junto a professores ministrantes da disciplina de Anatomia Humana, com atuação profissional em curso de nível médio-técnico em Enfermagem. Espera-se instrumentalizá-los através do recurso Whiteboard (quadro-branco) hospedado na plataforma Miro, como suporte à organização de classe e ensino; ouvir as percepções desses profissionais, e identificar se as condições da realidade coincidem ou não com a problemática aqui levantada; colaborar para o acervo de recursos educacionais em saúde no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; e por fim, executar o plano de intervenção aqui proposto como instrumento próprio de sua viabilidade.Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item Vantagens e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia do COVID-19 para estudantes do Instituto Federal de Alagoas Campus São Miguel dos Campos(2022-04-29) Morais, Talita Maria Gomes de; Gusmão, José Lucas de Omena; http://lattes.cnpq.br/7481743502794359; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Silva Filho, Paulo Vicente Gomes; http://lattes.cnpq.br/3333801578349135Em março de 2020 foi decretada Pandemia de Covid-19 com imposição de isolamento social e impedimento de realização de atividades com aglomeração de pessoas. Essas medidas restritivas objetivaram a diminuição do contágio do vírus. Este trabalho objetiva identificar as vantagens e desafios enfrentados pelos estudantes do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus São Miguel dos Campos, durante o ERE. Para tanto, foi desenvolvido um questionário aplicado aos estudantes que estavam formalmente matriculados neste curso e desenvolvendo os estudos durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Foi possível constatar que a maioria das/os estudantes considera o ensino presencial mais vantajoso em relação ao ensino remoto, tiveram alguma dificuldade de adaptação ao ensino remoto e que consideram o ensino remoto praticado insuficiente para suprir as suas necessidades de aprendizagem. As vantagens apontadas neste trabalho direcionam o entendimento de que algumas ferramentas poderiam ser mantidas durante o ensino presencial como a possibilidade de acessar às aulas gravadas em horários mais convenientes para as/os estudantes, além da possibilidade do registro da participação na disciplina poder ser contabilidazo com a entrega das atividades no prazo estipulado por cada docente.Item Utilização de imagens de satélite na avaliação dos impactos ambientais causados pelo crescimento urbano e a degradação ambiental na Cidade de Maceió-AL(2023-10-14) Amorim, Raniéri Carlos Ferreira de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Melo Irmao, Jose Jenivaldo de; http://lattes.cnpq.br/8372721245933365; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A urbanização é a transformação de áreas rurais e áreas de vegetação nativa em urbanas, geralmente acompanhada por crescimento populacional e desenvolvimento de infraestruturas. No entanto, a urbanização tem várias consequências ambientais como: perda de habitats naturais, poluição, mudanças climáticas e escassez de recursos. A expansão urbana é um fenômeno comum que ganha cada vez mais proeminência nas áreas urbanas ao redor do globo. Essa tendência tem sido inextricavelmente ligada a uma série de impactos ambientais de magnitude considerável. Um dos desafios imprescindíveis na gestão efetiva desses impactos reside na capacidade de realizar uma avaliação precisa e abrangente dos efeitos resultantes da expansão urbana sobre regiões sensíveis. Estas últimas frequentemente enfrentam alterações substanciais na sua paisagem e nos seus ecossistemas intrínsecos. Tal dinâmica pode culminar na deterioração da qualidade ambiental e na diminuição da sustentabilidade dessas áreas, como discutido por Almeida (2015). Segundo Bispo e Levino (2011) o aumento da urbanização e do número de habitantes nas áreas urbanas faz crescer a degradação do meio ambiente, pois a urbanização traz mudanças e impactos ao meio ambiente, ao ser humano, a economia e a vida social. Já Bobadilho (2014) afirma que o consumo de espaços estratégicos nas cidades, quase sempre próximo aos rios, traz consigo a degradação da qualidade da água e a perturbação do ecossistema, além de subjugar a qualidade de vida das comunidades adjacentes. Nesse contexto, o uso de imagens de satélite tem se mostrado uma ferramenta poderosa e eficaz para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da expansão urbana em áreas ribeirinhas, como as margens da Lagoa Mundaú. As imagens de satélite fornecem uma visão detalhada e abrangente das mudanças no uso e cobertura do solo ao longo do tempo, permitindo a identificação e análise dos impactos causados pela expansão urbana. Alguns estudos têm explorado a utilização de imagens de satélite nesse contexto, buscando compreender e quantificar os impactos ambientais específicos decorrentes da expansão urbana. Esses estudos utilizam técnicas de sensoriamento remoto, como a classificação de imagens, a análise de métricas ambientais e a detecção de mudanças no uso da terra, a fim de obter informações precisas sobre as alterações ocorridas da urbanização na região (Batista et al., 2021; Correia Filho et al., 2021). Desse modo, entender como esse processo de uso e ocupação do solo influencia diretamente e indiretamente nos impactos ambientais que ocorreram nesta área lagunar é fundamental para que se tenha uma gestão dos recursos ambientais deste bioma, como também a mitigação dos impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto para identificar os possíveis impactos ambientais causados pela expansão urbana para alguns bairros de Maceió.Item Formação continuada na gestão turística do município de Pilar (AL)(2022-02-09) Santos, Priscila Pereira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; Silva, Sibele Castro; http://lattes.cnpq.br/3039101003188818A transição do turismo de atividade econômica marginal para atividade econômica estrutural coloca em pauta a necessidade de sair do amadorismo e investir em qualificação profissional em todos os aspectos da atividade, do planejamento à operacionalização. Nesse sentido e tendo em vista a atual dinâmica turística do município de Pilar, em Alagoas, questionou-se: a formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar, Alagoas, apresenta-se como uma estratégia de fomento ao desenvolvimento turístico? Diante deste problema de pesquisa, têm-se como objetivo de trabalho oferecer e analisar os efeitos da qualificação profissional turística na equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar no que diz respeito às relações interpessoais e atendimento ao público e durante o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico. O caminho metodológico dessa pesquisa foi a Pesquisa-Ação. Para Nunes e Infante (1996), a Pesquisa-Ação pode ser compreendida como uma metodologia de consultoria pois articula o saber formal e informal na solução dos problemas organizacionais. A aplicação da pesquisa-ação iniciou em julho de 2021 e em dezembro de 2021 ao ser finalizada, observou-se uma perceptível mudança no comportamento dos/as servidores/as, no levantamento das ofertas de serviços e equipamentos relacionados ao turismo e no estreitamento de laços com instituições reconhecidas no fomento ao turismo.Item Intervenção pedagógica na educação profissional com uso de autômatos celulares(2023-09-12) Anjos, Maryklayne Araujo dos; Santos, Cristiano Tenório dos; http://lattes.cnpq.br/9390857882763621; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, Leandro Lima Casado dos; https://orcid.org/0000-0002-7011-5837; http://lattes.cnpq.br/9791613684573784Os problemas que os discentes se deparam ao longo de sua jornada na aprendizagem de matemática é algo bastante discutido no meio acadêmico por diversos autores. Assim, a fim de mitigar esta problemática, este trabalho realizou uma intervenção com os alunos do 2º ano do curso técnico em Rede do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e mostrou a importância do uso do conceito de Autômato Celular (AC) na interdisciplinaridade de conteúdos que envolvem a matemática. Nesta circunstância, este trabalho também apresentou aos discentes um simulador de AC, o AutomatoLab, o qual foi possível que eles realizassem testes no simulador e respondessem a uma pesquisa qualitativa sobre a ferramenta e sobre o uso de ACs. O resultado da pesquisa demonstrou que a maioria dos discentes acreditam que é necessário prévio conhecimento sobre ACs para utilizar esse tipo de tecnologia, mas que esse tipo de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) pode ajudar alguns discentes a se interessarem pelo assunto abordado.Item Estudo comparativo de ferramentas de projeto entre o CAD tradicional e a modelagem BIM sob o ponto de vista da aprendizagem dos alunos nos cursos de engenharia civil e arquitetura no Estado de Alagoas(2021-03-04) Guerra, Luciana da Rocha Melo; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Barboza, Beatriz Ramos; http://lattes.cnpq.br/0880777552450659A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), nas últimas décadas, vem recorrendo ao uso de softwares gráficos para otimizar os processos de desenvolvimento de projetos. A revolução do mercado de projetos nas áreas de engenharia e arquitetura se deu com o desenvolvimento e a expansão de softwares gráficos, a partir da década de 60. O Desenho Assistido por Computador – Computer Aided Design (CAD) foi o software precursor que permitiu a migração dos projetos manuais para o computador. Ao longo dos anos os softwares foram se aperfeiçoando e atualmente tem-se a Modelagem da Informação da Construção - Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia integrada de vários softwares que abrange desde a fase de projetos até o processo construtivo como um todo. Esses softwares gráficos comumente são inseridos nas ementas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura. Dado que o software CAD e os softwares do sistema BIM apresentam diferenças em relação aos recursos disponíveis e ao custo de aquisição, foi realizado um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam esses cursos no Estado de Alagoas a fim de identificar quais desses softwares são mais usados atualmente. Para isso foi estabelecido contato com as coordenações dos respectivos cursos e enviado um formulário eletrônico referente ao uso dos softwares gráficos nos componentes curriculares. Foi diagnosticada uma tendência de uso de softwares do sistema CAD, seguido de softwares do sistema BIM sobressaindo-se o AutoCAD e o Revit, tendo em vista que são os mais usuais no mercado, além de serem disponibilizados gratuitamente aos estudantes pelas IES cadastradas junto à AutoDesk. As IES afirmaram dialogar com o mercado de trabalho para entender as demandas do setor e buscar formar profissionais com perfil necessário as tendências atuais. Também foi discutida com as IES sobre a importância de priorizar a incorporação de inovações de softwares gráficos nos Projeto Político-Pedagógico dos cursos e as mesmas mostraram-se engajadas nesse processo de inovação.Item Proposta de interdisciplinaridade técnica em um curso de logística(2023-10-06) Santos, José Éliton dos; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Lourenço Filho, Marcelo Diniz de; http://lattes.cnpq.br/9998518077299276O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de aprendizagem baseado na interdisciplinaridade utilizando uma intervenção pedagógica do tipo aprendizagem baseada em problemas. Para tanto, foi utilizado como campo amostral o curso Técnico Subsequente em Logística do Instituto Federal de Alagoas – IFAL / Campus Arapiraca. A proposta teve como base as disciplinas técnicas do referido curso e a formação de eixos interdisciplinares que agregam assuntos comuns a pelo menos duas disciplinas. Foram aplicadas 4 atividades do tipo estudo de caso baseados em problemas práticos da área de logística, sendo solicitado dos discentes que apresentassem soluções para os problemas baseadas em conhecimentos interdisciplinares obtidos no curso. Os resultados da aplicação do modelo mostrou ser relevante para os discentes a congregação de várias disciplinas técnicas para a resolução de problemas, pois possibilita ao aluno aproximar-se da prática aplicando a teoria. Os resultados demonstraram também que os discentes recepcionaram de forma satisfatória a metodologia adotada na intervenção, o que demonstra que é possível implementar a interdisciplinaridade no ensino da logística. A pesquisa contribui para o processo de ensino-aprendizagem do curso, pois possibilita a formação de profissionais que atendem as exigências do mercado de trabalho por colaboradores com conhecimentos múltiplos e em áreas diversificadas.Item Executando uma instalação elétrica com segurança: a importância do ensino para o curso técnico em eletroeletrônica(2023-10-23) Santos, Djalma dos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357Ao longo dos tempos, o uso da eletricidade foi se tornando cada vez mais recorrente nas diversas sociedades, chegando mesmo a tornar-se item de primeira necessidade, dada a sua importância para as diversas áreas da humanidade. O presente artigo configurou uma intervenção pedagógica realizada no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – campus Arapiraca. O mesmo teve como objetivo discutir acerca da importância e necessidade de preparar estudantes do curso técnico em eletroeletrônica para saberem realizar uma instalação elétrica com segurança. A intervenção ocorreu em uma turma do curso subsequente de Eletroeletrônica, no ano de 2023, na disciplina de Instalações elétricas e prediais, na qual, a partir de um plano previamente elaborado em consonância com o trabalho desenvolvido pelo professor regente, foi realizada uma aula prática que ocorreu no laboratório, tendo como tema central: “A importância da realização de uma instalação elétrica com segurança” e se desenvolveu em dois momentos distintos: a parte teórica, apresentando em slides os componentes de uma instalação elétrica, e a parte prática, quando os estudantes puderam realizar uma instalação elétrica. Para auxiliar no referencial teórico, foram utilizados materiais do SENAI, além de autores renomados na área da elétrica, o que possibilitou um olhar ampliado sobre a importância de formar novos profissionais capazes de realizar instalações elétricas com segurança e exercer a função com eficiência. Ao final da aplicação da prática, foi possível perceber o quanto o trabalho realizado em duplas implicou na aprendizagem da turma, favorecendo a troca de experiências entre os estudantes e promovendo uma aprendizagem colaborativa e significativa.Item RecomendaTEC: um sistema de recomendação para o auxílio de estudantes do ensino médio na escolha de um curso na educação profissional e tecnológica(2023-12-13) Cavalcante, Damares da Silva; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487No mundo globalizado em que vivemos, a quantidade de informações acessíveis tornaram-se infinitas em conteúdo, modalidade e formas de acesso. O processo de escolha em meio a tantas opções torna-se humanamente dificultoso, por isso, surgiram formas de filtros tanto nos mecanismos de busca online quanto nas plataformas de hospedagens de conteúdos textuais e multimídia. O estudo das melhores possibilidades de aprendizagem dos alunos é um campo presente dentro da problemática da Psicologia Educacional. Os sistemas de recomendação (SR) começaram a ganhar espaço dentro do âmbito da educação pela possibilidade de trazer vantagens para os estudantes sob diferentes aspectos. A saída de estudantes do ensino médio para o ensino técnico profissional de nível técnico ou superior torna-se um desafio, dado que a escolha de uma área de atuação implica em uma escolha que irá gerar repercussão em toda a sua vida. O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo SR para a escolha de cursos para auxiliar os estudantes a tomarem uma melhor decisões com base em características extrínsecas e intrínsecas ao aluno. A pesquisa utilizará dados do histórico escolar de todo o ensino básico dos alunos e um questionário de perfil baseado no modelo Realistic-Investigative-Artistic-Social-Enterprising-Conventional (RIASEC). O SR utilizará os algoritmos de filtragem baseada em conteúdo e filtragem colaborativa. Como trabalhos futuros, pretende-se implementar o modelo para o desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação com dois níveis de estudantes: (1) estão cursando o ensino médio; e (2) estudantes que acabaram o ensino médio há mais de 1 ano. Com os resultados da aplicação será possível determinar o nível de efetividade da solução proposta.