TCC Docência na Educação Profissional

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 99
  • Item
    Ensino remoto emergencial: impactos sobre os estudantes do curso de Meio Ambiente de Penedo
    (2021) Nunes, Patrícia Fernandes Santos; Souza, Jairo José de; Souza, Jairo José de; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Ricardo Santos de
    Este Artigo vislumbrou sobre a pesquisa acerca dos impactos negativos que ocorreram sobre a implantação da Portaria nº 544 de 16 de junho de 2020, que dispõe, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, no espaço socioeducacional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), especificamente nas perspectivas dos discentes, do Curso Técnico Integrado em Meio -Ambiente, turma da 2ª série do Ensino Médio, Campus de Penedo. Essas medidas foram tomadas decorrentes da Pandemia Mundial causada por um novo vírus devastador-SARS-COV-2 (Covid-19). Este trabalho teve sua estrutura estabelecida em seções e algumas subseções que são: Fundamentação Teórica: Breve histórico da Educação Profissional, as Tecnologia e o Ensino Remotas Emergencial que foi empregada nessa modalidade de ensino. Os Procedimentos Metodológicos para pesquisa foi o método qualitativo-quantitativo, com a proposta de alicerçar os embasamentos teóricos à luz dos dados coletados através dos instrumentos aplicados: questionários e momento de rodas de conversas, tendo como seleção de amostra os respectivos alunos do curso acima citado. O Resultado e Discussão traz em seu teor o enlace da fundamentação teórica e os dados colhidos sobre os impactos negativos, bem como propostas aplicáveis para superá-los.
  • Item
    Microempreendedorismo individual: capacitação para microempreendedores individuais que fizeram cursos profissionalizantes: uma proposta de pesquisa-ação
    (2022) Salgueiro, José Denilson; Paiva, Monikely de Oliveira Silva Paiva; Paiva, Monikley de Oliveira Silva; Oliveira, Natália; Almeida, Ricardo Santos de
    O presente trabalho aborda a temática do microempreendedorismo Individual (MEI). Criado pela LC nº 128/2008, a referida Lei incentiva os pequenos negócios a sair da informalidade simplificando a burocrática e diminuindo os tributos para o pequeno empreendedor. Atualmente, uma das formas mais simples de tornar um negócio formalizado é ter acesso ao MEI. O empreendedorismo pode ser compreendido como a capacidade de criar um negócio, produto ou serviço de modo a atender uma demanda da sociedade, tornando essa ideia em um negócio lucrativo. Trata-se de uma pesquisa-ação que tem como objetivo localizar, diagnosticar e capacitar microempreendedores individuais que fizeram cursos profissionalizantes no município de Igreja Nova – Alagoas. O projeto tem grande relevância econômica e social, pois contribui de forma significativa para a melhoria da condição de vida desses empreendedores e da comunidade em que está inserido. A revisão da literatura permitirá compreender o empreendedorismo através de publicações que aborda o tema.
  • Item
    A formação profissionalizante em contexto quilombola: entre o desenvolvimento local e a formação para a vida
    (2021) Santos, Greice Keli dos; Santos, James Washington Alves do; Santos, James Washington Alves do; Bezerra, Fábio Marques; Santos, Taysa Kawanny Ferreira
    A pesquisa em questão analisa as potencialidades do programa Novos Caminhos que fomenta cursos de formação inicial e continuada para qualificação profissional, via Institutos Federais de Educação. O espaço de pesquisa será a comunidade Quilombola Tabuleiro dos Negros, localizada em Penedo-Alagoas, que para nós se coloca como espaço social, onde se encontram agentes individuais que podem desenvolver suas atividades sociais, culturais e econômicas, por meio do fomento de cursos de formação que melhorem suas práticas e também possibilitem inovação em relação ao que já praticam. O método teórico é baseado na ideia implícita de capital cultural pela educação formal e a metodologia de coleta de dados em campo (resguardados os protocolos de segurança e autorização de uso de dados) é o grupo focal, feito com jovens da comunidade. O tratamento dos dados será via análise de conteúdo e o meio de intervenção, se tratando de uma pesquisa ação a conclusão se dará na formação de um catálogo de cursos, junto com análise de sua aplicabilidade e importância.
  • Item
    Proposta de um programa de educação financeira como complemento a formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo
    (2021) Barbosa , Josilane Paulino; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Almeida , Ricardo Santos de; Oliveira, Natália Queiroz da Silva
    Em uma sociedade onde as finanças estão cotidianamente presentes na vida das pessoas, seja no ambiente doméstico, profissional ou escolar, percebemos o quanto o dinheiro é necessário, embora muitas vezes não o encaremos como essencial, não é possível deixá-lo de lado. Independentemente do valor dos rendimentos, a educação financeira é primordial na rotina diária das pessoas, para que seja possível minimizar o consumo excessivo e consequentemente incentivar o consumo consciente. Nesse sentido, a inserção da Educação Financeira no âmbito escolar certamente ajudará a formação de adultos mais responsáveis financeiramente, ao possibilitar um entendimento de que independente do valor da renda percebida, a educação financeira deve estar presente na vida diária de todos. E partindo do princípio que a instituição escolar tem um papel bastante relevante na formação dos jovens, é possível que a escola possibilite um entendimento sobre noções de consumo consciente, bem como noções de poupança e investimentos desde cedo. Esse trabalho tem como objetivo propor a inserção de um programa de educação financeira como complemento à formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo. A pesquisa está caracterizada como pesquisa bibliográfica, a qual será convertida em uma proposta de pesquisa-ação, a qual utilizará uma abordagem qualitativa. A população a ser pesquisada por meio de questionários são os discentes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo, ocasião em que a coleta de dados ocorrerá por meio da aplicação de um questionário estruturado, o qual será distribuído aos discentes através do e-mail institucional. Diante dos estudos realizados até o momento, é urgente a necessidade de inserir no espaço educacional, temas relacionados à alfabetização financeira.
  • Item
    As TIC'S e as práticas docentes no ensino remoto de química
    (2021) Santos, José Adriano Andrade dos; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Barros , Amanda Lima; Gusmão , José Lucas de Omena
    Neste artigo é feito um estudo sobre como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem impactar as práticas docentes e o quão importante estão sendo tais tecnologias, as quais, inclusive, se mostraram como via prática, para darmos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, respeitando as exigências das autoridades de saúde de mantermos o isolamento social. Diante deste cenário é feita uma análise de como as plataformas digitais e os diversos recursos tecnológicos podem contribuir no ensino da Química, no âmbito do ensino médio integrado. E para isso propõe-se um plano de aula sobre o tópico: Tabela Periódica, utilizando a plataforma digital Google Classroom e sua ferramenta para encontros online, Google Meet, e outros recursos tecnológicos como o Padlet e aplicativos.
  • Item
    Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo
    (2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin Benvindo
    Sabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.
  • Item
    Elaboração de um material didático sobre climatologia aplicado à disciplina de geografia no Ensino Médio Integrado
    (2021) Wanderley, Lucas Suassuna de Albuquerque; Lenz, Tiago de Moraes; Ribeiro, Eberson Pessoa; Gama, José Aparecido; Lenz, Tiago de Moraes
    O estudo teve como objetivo elaborar um material didático sobre climatologia e submetê-lo à avaliação de professores de Geografia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para tanto, foi realizado um diagnóstico dos materiais didáticos em Climatologia, inseridos na disciplina de Geografia, já utilizados no Ensino Médio Integrado. Os docentes responderam, anonimamente, um formulário, e indicaram que entre as principais deficiências dos materiais de apoio ao ensino destacam-se a falta de contextualização do tema com a realidade dos discentes, as abordagens pouco práticas e a desatualização do conteúdo. Considerando as demandas apontadas, foi elaborado o tópico de climatologia para compor uma apostila própria para o Ensino Médio Integrado do IFAL. Esse material foi submetido à avaliação pelo corpo docente da instituição a partir de um novo formulário anônimo. Como resultado do processo avaliativo, o material didático foi considerado satisfatório e indicado para utilização de apoio ao ensino de climatologia.
  • Item
    As condições de acesso e permanência dos alunos de cotas raciais no Instituto Federal de Alagoas
    (2021) Silva, Valdineide Maria da; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Candeias , Cezar Nonato Bezerra; Santos, Odair José Silva dos
    O presente artigo trata de analisar as políticas de ações afirmativas reivindicadas pelos movimentos negros, na luta contra o racismo e as desigualdades sociais, ainda na década de 1990 e como isso resultou na elaboração, em 2012, da lei 12.711, sancionada pela então presidenta Dilma e aprovada pelo congresso nacional (a conhecida lei de cotas raciais). O que nos liga diretamente as condições de acesso dentro do Instituto Federal de Alagoas, por meio das vagas reservadas aos alunos declarantes de grupos afrodescendentes e também as iniciativas de um dos setores de trabalho desta instituição, que possibilita condições de permanência, a saber: o setor de assistência estudantil. Trazemos também para o debate, em nível histórico, as reflexões de autores como Garcia (2000), Almeida (2019), Kuenzer (2000), Kuenzer; Grabowski (2006) e Pierre Bourdieu (2009), entre outros, que serão utilizados no intuito de entender como tem caminhado a formação profissional, e como ela se encontra voltada, desde seu começo, para a formação da chamada classe trabalhadora e pode, em conjunto com as políticas de ações afirmativas, se estabelecer como uma instituição educacional pública, que não apenas insere pessoas em seus quadros formativos, mas assegura com qualidade sua permanência.
  • Item
    Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?
    (2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma Silva
    A Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.
  • Item
    Scratch como ferramenta pedagógica para o ensino de programação no curso Técnico Integrado de Meio Ambiente no Instituto Federal de Alagoas Campus Penedo
    (2021) Cavalcanti, Guilherme José de Carvalho; Lenz, Tiago de Moraes; Lenz, Tiago de Moraes; Pereira , Fabrícia de Almeida Cortez; Santos, Mayra Tais Albuquerque
    O tópico "Programação de Computadores" foi introduzido na mais recente ementa da disciplina de Informática, ministrada no primeiro ano do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo. Esta atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovada no final de 2019, entrando em vigor no ano letivo de 2020. No entanto, historicamente, pesquisadores têm documentado muitas dificuldades enfrentadas por alunos no aprendizado de conceitos básicos de programação. Para contornar essas dificuldades, ambientes de programação visuais surgem como uma alternativa para o ensino programação a esses novatos e provaram ter sucesso, melhorando a compreensão e o aprendizado de alunos iniciantes. Scratch é um desses ambientes visuais de programação, o qual foi utilizado nesse estudo para comparar a aprendizagem entre o ambiente visual e a linguagem de programação textual tradicional a partir de uma sequência didática. Os alunos do IFAL, Campus Penedo, foram introduzidos à programação de computadores através de aulas com Scratch e aulas com linguagem de programação textual tradicional. Posteriormente, os alunos foram instruídos a desenvolver um projeto de programação utilizando o Scratch e responder um questionário a respeito de suas experiências e percepções. Nossos resultados mostram que Scratch facilitou a compreensão de conceitos básicos de programação pelos alunos. Além disso, os alunos, em sua maioria, alegaram que se sentiram motivados para o estudo programação e afirmaram que teriam interesse em um curso completo e aprofundado sobre o tema. Finalmente, quando comparados Scratch e a linguagem textual, Scratch apresentou resultados que sugerem que é mais apto para o ensino de programação de computadores.
  • Item
    Ser mulher, mãe e professora em tempos de pandemia: tecendo sentidos a partir de narrativas
    (2021) Santos , Erianne Gomes dos; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; Santos, Taysa Kawany Ferreira
    Neste artigo discutiremos acerca dos impactos da pandemia deflagrados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no cotidiano das professoras/mães de filhas/os em idade escolar, que são servidoras de um dos campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Considerando esse cenário, procuramos refletir sobre a situação-problema que emerge da relação trabalho maternidade em tempos de pandemia. Especificamente buscamos conceituar como a literatura científica tem abordado esse tema; identificar como as professoras adaptaram as suas atividades intelectuais para o ambiente doméstico. Ademais, procuramos contribuir na implementação e no fortalecimento de políticas institucionais voltadas à atuação das docentes nesse período pandêmico. A metodologia adotada para alcançar os objetivos deste estudo foi a pesquisa-ação, uma estratégia de pesquisa que possui uma dimensão político-social, principalmente pela capacidade de envolver a/o pesquisadora/or e as/os interlocutoras/res de maneira cooperativa e implicada na construção de soluções para problemas coletivos de pequenos grupos sociais. Optamos pela Roda de Conversa virtual, como ferramenta metodológica, por considerarmos que tal método seria viável para alcançar o objetivo da pesquisa, em função do seu potencial mobilizador. Por meio do processo de análise identificamos dois eixos temáticos - o primeiro eixo temático “Não tínhamos uma organização para trabalhar no ambiente de casa com os nossos filhos em casa”; e o segundo eixo temático “Não somos tratadas de forma diferenciada por sermos mães” – que constataram de modo expressivo, como o ensino remoto evidenciou as dificuldades enfrentadas pelas professoras/mães para permanecerem em espaços acadêmicos engendrados por mecanismos discriminatórios de gênero.
  • Item
    Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação
    (2021) Silva, Daniela dos Santos; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira Silva
    A realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional, entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) dos mesmos.
  • Item
    Ensino remoto emergencial: experiências no curso Técnico em Agroindústria de um Instituto Federal
    (2021) Oliveira, Bruno Sales de; Santos, Nádson Araújo dos; Santos , Nádson Araújo dos; Silva, Jailson Costa da; Santos , Wiltron Petrus dos
    O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo geral analisar de que modo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afeta ou não os processos de aprendizagens dos alunos no curso Técnico de Agroindústria, modalidade subsequente, de um Instituto Federal. O embasamento teórico da presente pesquisa apoia-se em autores do campo da educação, a exemplo de: Paulo Freire, Marconi e Lakatos, Weller e Pfaff e Saviani. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualiquantitativa que teve por abordagem o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionários online e entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin e os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciaram que o ensino remoto trouxe diversos problemas nas aprendizagens dos alunos, pelo que destacamos na pesquisa por meio de categorias de estudo: Ausência de aulas práticas no ensino remoto emergencial; Falta de interação dos professores no esclarecimento de dúvidas; Conhecimento prático no uso das tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial, que possibilitou conhecer os problemas gerados pelo ensino remoto e a partir daí propor reflexões. Tais resultados reforçaram a importância da criação de um produto educacional como possibilidade de promover a divulgação e seu aprofundamento junto aos alunos como forma de minimizar os impactos gerados.
  • Item
    A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular
    (2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo
    O curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
  • Item
    Percepções de discentes acerca do curso de especialização em docência na Educação Profissionalizante o IFAL 2020/2021
    (2022) Lira, Janiely dos Santos; Conceição, Sheilla Silva da; Conceição, Sheilla Silva da; Ferreira, Lilian Franciele Silva
    O texto objetiva elencar por meio da percepção de discentes do curso de especialização em Docência na Educação Profissional a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) 2020/2021, a forma como o referido curso foi executado. Bem como, destacar os aspectos positivos e os pontos a serem analisados para possíveis ajustes necessários às melhorias na execução do curso em outras turmas que porventura virão a serem contempladas em turmas futuras. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada se pauta no método qualitativo do tipo descritiva. Onde primeiramente realizou-se leitura do PPC do curso, assim como de texto que abordam a temática, em seguida foram realizadas entrevista com os estudantes do Polo Penedo através de forma on-line, por meio de um questionário elaborado através da plataforma Google Forms. Com o resultado dessas entrevistas elaborou-se o diagnóstico que deu subsídio ao desenvolvimento do trabalho. Com isto, após a identificação do diagnóstico, tornou possível perceber aspectos que os entrevistados declaram como pontos positivos e pontos a serem melhorados. Em quanto pontos positivos destacaram a importância no que diz respeito a formação profissional, amplitude em relação ao conhecimento pedagógico, entre outros. Em relação aos pontos a serem melhorados foram destacados: o excesso de textos e atividades, falta de conexão das disciplinas com o TCC, número reduzido de encontros para discussão dos conteúdos, que neste caso seria através das aulas síncronas por conta da pandemia. Neste sentido, após a identificação do diagnostico tornou-se possível sugerir uma proposta de melhoria.
  • Item
    Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
    (2022) Moraes, Sérgio Oliveira de; Gomes, Maria Amábia Viana; Gomes, Maria Amábia Viana; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Gama, José Aparecido da Silva
    Alunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais concomitante com uma prática mais integradora.
  • Item
    Influência da aulas práticas e visitas técnicas para a permanência e êxito dos discentes do curso subsequente em Meio Ambiente do IFBA, Campus Jacobina
    (2022) Prado, Leandro Rafael; Silva, Jailson Costa da; Silva, Jailson Costa da; Reis, Divanir Maria de Lima
    Este artigo tem como base um relato de vivência da prática pedagógica de um professor que atua como professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA, no município de Jacobina/BA. Foi utilizado como metodologia para esta pesquisa a abordagem qualitativa, na forma de pesquisa participante baseada na observação assistemática participante individual do próprio professor/coordenador do curso em questão. O estudo teve como objetivo mostrar a experiência da vivência prática de um professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente de meio ambiente do IFBA campus Jacobina, da necessidade da adoção de aulas práticas e visitas técnicas para estímulo à permanência e êxito dos discentes do curso. Por fim, foi possível concluir que os discentes sentem-se mais estimulados a concluir o curso através de ações pedagógicas como: aulas práticas e visitas técnicas, conclui-se também que há uma necessidade de reformular o Projeto Pedagógico do Curso — PPC com o intuito de inserir aulas práticas nas disciplinas e sugerir com os professores a inserção de práticas as disciplinas e a promoção de visitas técnicas, além disso, foi constatado que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia precisa de um Plano estratégico de ações de permanência e êxito dos estudantes.
  • Item
    Sequência Didática (SD) sobre ictiofauna do Rio São Francisco para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
    (2022) Calazans, Elíne Monteiro; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Gama, José Aparecido da Silva; Araújo, Daniel de Magahães
    A bacia do Rio São Francisco e os peixes apresentam importância econômica, social e ambiental, representando o principal recurso que garante à sobrevivência das comunidades. Logo, são necessários estudos e ações que possam colaborar para preservação e conservação dessa ictiofauna. Considerando que a prática docente precisa ser cada vez mais impulsionada à diversidade de abordagens e ampliação de estratégias metodológicas. Neste contexto, buscou- se de integrar os diferentes conhecimentos acerca dos peixes, bacia e ictiofauna, a partir de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias como alternativas para a prática efetiva e promoção do conhecimento científico e auxiliar o docente a desenvolver atividades diversificadas no decorrer de sua prática. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), tendo como público-alvo 20 alunos. A pesquisa possui um enfoque qualitativo, com o aporte metodológico da pesquisa-ação e foi adotada a utilização de questionário como instrumento de coleta de dados, estruturados de modo a contemplar informações em três grandes enfoques: I. Perfil do entrevistado; II. Conhecimentos sobre o rio; III. Conhecimentos sobre os peixes; IV. Conhecimentos sobre os problemas ambientais. Foram adotadas algumas etapas, as quais formaram uma sequência que incluíram quatro fases estabelecidas: diagnóstico, planejamento, intervenção e verificação da aprendizagem. A sequência incluiu: (1) Aulas expositivas e dialogadas, (2) Jogo didático e (3) Produção textual. Durante as atividades iniciais foi identificado grande desconhecimento acerca dos peixes, ictiofauna e do rio São Francisco (seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais). Todavia, as últimas atividades contribuíram para aumentar os conhecimentos dos discentes acerca dos pontos abordados durante a aplicação da SD e a comparação dos questionários (inicial e final) deixou evidente que o processo de aprendizagem através desse recurso foi eficiente.
  • Item
    A dramatização como indutora da construção de habilidades e competências necessárias ao profissional da hotelaria
    (2019-04-30) Silva, Gertrudes Magna Sales da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira , Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384
    Este artigo teve como motivação a pesquisa realizada com base na utilização da dramatização como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem usada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir de exercícios onde os alunos são estimulados a vivenciar e improvisar situações que envolvem o atendimento direto ao cliente de hotel. Nele são apresentados os resultados obtidos com base nas percepções dos alunos e nas observações realizadas durante as dramatizações, geradoras da pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma a dramatização realizada em sala de aula poderá estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desempenho da atividade profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do IFAL. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como método de coleta de dados, os relatos dos alunos que participaram dos exercícios dramáticos e a observação em sala de aula. Os alunos pesquisados relataram que através da dramatização se consegue “vivenciar na prática as experiências antecipadamente”, “melhorar a aprendizagem e fixar os conteúdos”, “facilitar a relação entre alunos e entre alunos e professores”, “superar a timidez”, “estimular a criatividade e improvisação”, “contribuir com o desempenho e inserção dos alunos que estão no mercado profissional”, entre outros benefícios. Portanto, a partir das percepções dos alunos e com base nos estudos teóricos, pode-se concluir, que a dramatização realizada em sala de aula funciona como indutora da construção de habilidades necessárias ao profissional da hotelaria, devendo ser realizada com maior frequência e de forma mais sistematizada.
  • Item
    O uso das metodologis ativas no ensino remoto em Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia baseado na pesquisa-ação
    (2021-12-27) Lima, Rosângela Ferreira Souza de; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Silva, Maria Jeane Bomfim da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432
    O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do uso das metodologias ativas no ensino remoto em educação profissional e tecnológica em tempos de pandemia da COVID 19. As aulas no modo remoto emergencial foram uma saída estratégica para a manutenção do calendário letivo em períodos da pandemia e ainda atender os requisitos de prevenção e enfrentamento regulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mantendo o isolamento social. Contudo, um grande desafio de adaptação à práxis docente, quer seja para instituições, alunos e professores já que ocorrera de modo imediato. As metodologias ativas têm sido a proposta de muitos educadores para conseguir o engajamento dos alunos, a participação nas aulas e a obtenção da aprendizagem neste contexto desafiador. Com este olhar reflexivo surgiram algumas inquietações para mobilização deste trabalho, questionando se os professores da educação profissional da escola pesquisada conheciam e utilizavam as metodologias ativas em sua práxis no ensino remoto. A partir daí então verificar quais as metodologias que gostariam de conhecer e quais os objetivos que pretendiam alcançar através delas. O estudo se deu através da pesquisa-ação em uma escola profissionalizante da rede estadual de educação de Pernambuco onde foram apresentadas propostas sobre as metodologias ativas em forma de oficinas como produto educacional.