TCC Docência na Educação Profissional

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    Análise da percepção dos docentes do curso subsequente em agropecuária frente a educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Satuba
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Souza, Elvys Blayne Sales de; Ferreira, Líllian Franciele Silva; http://lattes.cnpq.br/8837364772751006; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Carnaúba, Juliana Paiva; http://lattes.cnpq.br/9758718992783544
    As práticas pedagógicas aliadas às experiências vivenciadas ao longo dos anos são de suma importância para o aprendizado. Assim, o objetivo geral buscou analisar como os docentes da formação profissional e tecnológica no campus IFAL Satuba, do curso subsequente em Agropecuária buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. E os objetivos específicos, identificar como os professores assimilam as informações dos alunos a respeito do mundo e sustentabilidade; conhecer se há um interesse dos alunos em participar de projetos que visem a valorização, preservação e/ou recuperação ecológica; apontar de que forma essas práticas pedagógicas são efetivadas e se há uma crescente em projetos da EA no Curso Técnico Profissionalizante e proporcionar uma cartilha e plano de aula com base na importância da EA aos alunos do ensino técnico profissionalizante. A metodologia aplicada à pesquisa foi a abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, aplicado um questionário a cinco docentes. Os Resultados obtidos, apontaram: 20 % dos docentes exercem a função há 10 anos, 40 % há 25 anos, 20 % há 30 anos e 20 % a 8 anos e meio; de idade entre 36 a 61 anos, sendo 20% mulheres e 80% homens, totalizando 60% mestres e 40% doutores. Por fim, os docentes buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável, cita-se aqui, o reconhecimento da necessidade de ser inserido na grade curricular uma disciplina de gestão ambiental e sustentabilidade.
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    Ética em tempos de pandemia na educação profissional
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Anjos, José Hyoark Lopes dos; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Ramos, Maria Jeane Bomfim; http://lattes.cnpq.br/8119008875795017
    Este trabalho teve como objetivo identificar como a ética tem se manifestado diante do cenário pandêmico no ambiente de trabalho envolvendo a educação profissional e como é aplicada pelos colaboradores e demais envolvidos pelo olhar do professor, de acordo com o que o novo cenário apresentara. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, realizou-se uma revisão bibliográfica e, na segunda, uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário com seis perguntas, elaborado de acordo com levantamento de informações sobre Ética Profissional, e aplicado para sete (7) voluntários, que atuam em uma escola da Gerência Regional de Educação do agreste meridional de Pernambuco. Para chegar aos resultados finais, as respostas foram colhidas e tabuladas na plataforma Google formulário. Os questionários foram preenchidos no momento de maior conveniência para os funcionários e tratadas de forma confidencial. Os resultados demonstraram em grande medida o predomínio de conduta ética por parte do corpo escolar, indicando conhecimento e empatia diante do cenário pandêmico, podendo-se afirmar que a maioria dos funcionários, incluiu o código de ética na maior parte, diante do trabalho desenvolvido pelos docentes durante o período de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.
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    Investigação e ação: a evasão dos alunos do curso técnico de agroecologia
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-20) Nascimento Júnior, José Ribamar Silva do; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Castro, Francisco Martins de; http://lattes.cnpq.br/2942899610434005
    Objetivou-se com este trabalho, identificar os fatores que influenciam a evasão do curso Técnico em Agroecologia do ETE (Escola Técnica Estadual) – Governador Eduardo Campos, para a realização de tomadas de decisões que minimizem esse impacto. Foi realizada a pesquisa- ação através de questionários no intuito de compreender o problema da evasão e buscar soluções. A evasão no Curso pode estar associada a vários fatores, no caso em estudo o nível socioeconômico e a falta de perspectiva com os estudos foi o que mais contribuiu para a evasão. Para buscar solucionar esses problemas o Programa de Nivelamento, de Tutoria; de Monitoria, Bolsa auxílio aos Discentes Carentes e o uso de metodologias ativas são uma alternativa.
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    A Influência da Ludicidade na Educação Infantil: Uma Ferramenta Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Comunidade Escolar
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Barbosa, Jose Wellington da Silva; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843
    Este trabalho aborda a importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem tem como objetivo mostrar como as brincadeiras são fundamentais e importantes no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico na educação se torna significativo no auxílio do desempenho da criança, e os profissionais da educação têm amplo conhecimento sobre a importância da ludicidade como um elemento primordial no processo da aprendizagem. Neste trabalho a ludicidade é uma ferramenta pedagógica e eficiente para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, pois esse mecanismo traz benefícios imensuráveis para o desenvolvimento e desempenho das crianças, tornando-as mais criativas, autônomas e felizes. Ao utilizar jogos, atividades lúdicas e brincadeiras, os professores como mediadores conseguem chamar a atenção e interesse das crianças para garantir que o desempenho e aprendizagem seja mais significativa e divertida. O estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, na qual o propósito primordial é a compreensão sobre a importância da ludicidade no contexto da educação infantil. Essa abordagem caracteriza-se com a metodologia qualitativa, direcionada em obter e analisar com mais detalhe o conceito da ludicidade. A delimitação temporal adotada tem como objetivo principal garantir as evidências e abordagens presentes na literatura encontrada nesse texto acadêmico.
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    Ferramentas digitais e as possibilidades de uso na educação profissional tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Berger, Lúcia Raquel Ramos; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Emiliano, Flavia Maria Monteiro de Lima; http://lattes.cnpq.br/5380290469154125
    Nos últimos anos, os avanços da ciência e da tecnologia trouxeram inúmeras transformações para os diversos setores da sociedade, inclusive para a educação. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) modificaram as relações entre as pessoas, a internet ampliou o acesso ao universo do conhecimento e as escolas não podem ignorar esta nova realidade. Diante dessas novas exigências, a Educação Profissional e Tecnológico (EPT) precisa buscar modos de atuação que privilegie a formação do estudante para o exercício da cidadania e sua inserção no mercado de trabalho, que impõe novas habilidades e competências. Com o isolamento imposto pela pandemia por COVID-19, as instituições de ensino foram obrigadas a buscar alternativas do ensino remoto utilizando assim os meios digitais disponíveis. Em consequência disso, os professores em curto espaço de tempo precisaram modificar o seu modo de trabalho, saindo da sala de aula física para o espaço virtual, o que para muitos foi um grande desafio. Estudos recentes mostram a importância do uso das ferramentas digitais na educação tanto no ensino presencial como no remoto. Apesar disso, muitos educadores ainda enfrentam dificuldades quanto a aplicação destes recursos no trabalho pedagógico. A partir do estudo bibliográfico sobre a formação profissional no Brasil e a importância do desenvolvimento de novas metodologias de ensino com a aplicação de recursos digitais, bem como das contribuições da Taxonomia Digital de Bloom na seleção destes recursos visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, foi construída uma proposta para aplicação no desenvolvimento do ensino de Biologia na EPT.
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    Proposta de intervenção de inclusão de pessoas com deficiência na modalidade curso técnico no sistema S
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Brito, Maria Madalena Valdivino de; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590
    O atendimento educacional direcionado às pessoas com deficiências foi construído separadamente da educação oferecida à população que não apresentava alguma patologia. Assim, objetivo geral buscou apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a ser adotada na disciplina Serviços para os Clientes do curso Técnico em Hospedagem para enfrentar os desafios no mercado de trabalho. E como objetivos específicos, verificar o quantitativo de alunos incluso e desistentes no curso; apontar quais os fatores mais relevantes desse índice na percepção da instituição de ensino e identificar os principais desafios de inclusão social no curso técnicos em hospedagem do SENAC em Maceió estado de alagoas. O curso possui 800h ao longo da sua conclusão com um estágio ao final do curso. Além disso, a aplicação do questionário realizado via Google Forms, foi enviado a coordenação do curso e plataforma do site em setembro de 2023, a intervenção tem como objetivo desenvolver os alunos da turma, sobretudo, os com deficiência ao mercado de trabalho, estimulando o atendimento ao público, foco da disciplina. Os resultados esperados apontaram que com o questionário enviado ao SENAC, que no ano de 2022 no curso técnico em Hospedagem dos 45 alunos, apenas 27 estudantes chegaram ao final do curso como concluintes, incluindo 10 na turma da manhã, 9 no período da tarde e 8 a noite, apenas uma das turmas obteve 1 aluno com deficiência, sendo esse cadeirante. Ainda segundo o SENAC essa desistência é presente em outros cursos da instituição. Deve-se levar em consideração que as pessoas com deficiências sentem discriminações em determinadas situações, e espera-se que com essa proposta de intervenção pedagógica mais alunos com deficiência se matriculem em cursos técnicos e sejam inclusos no mercado de trabalho por meio de uma qualificação e não porque as empresas possuem uma cota de 2 a 5%.
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    Análise do ensino remoto emergencial na pandemia do COVID-19
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-25) Costa, Monaira Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594
    A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do distanciamento social para impedir a disseminação do vírus em escala mundial. No Brasil, em diversas áreas foram tomadas medidas restritivas, sendo a educação o foco desse estudo. O ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa para a continuidade da educação presencial objetivando reduzir as perdas recorrentes da paralisação presencial. Com a necessidade de equipamentos e acesso à internet para o ensino remoto, se evidenciou a desigualdade de acesso do país. Esta pesquisa objetiva analisar o impacto do ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19, para discentes e docentes, e os aspectos que norteiam esta ocorrência, principalmente nas dificuldades tecnológicas. Para isto, foi levantado o estado da arte a respeito do tema para embasar discussões e aplicados questionários, sem levantamento de dados pessoais, para discentes e docentes com o intuito de transformar os resultados em gráficos percentuais.
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    Estratégias online para a docência do Curso Técnico de Agroindústria durante a Pandemia da Covid-19 no Campus Satuba-IFAL
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Feijó, Maria Fabiana de Melo; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843
    A presente pesquisa discute as Estratégias online para a docência do curso técnico de agroindústria durante a pandemia da covid-19 no Campus Satuba-IFAL, teve como objetivo identificar as estratégias online utilizadas pelos professores no ensino remoto no período pandêmico. O estudo apresentou abordagem qualitativa. Para realização da investigação teve como instrumento de coleta de dados questionários abordando perguntas sobre o ensino remoto e a utilização das estratégias online para os discentes, o qual foi aplicado para 10 professores e 21 estudantes. Obteve como resultado mais marcante que as estratégias online foram utilizadas por 60% dos docentes e 95,2% dos estudantes afirmaram que os professores as utilizaram nas aulas remotas. Conclui-se que, diante das dificuldades atuais, os docentes buscaram meios para que as aulas pudessem acontecer através de estratégias desenvolvidas online.
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    Ensino à distância: elementos dificultadores na perspectiva do aluno
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-29) Alcântara, Paulo Henrique Lima de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Pinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6782413415259038
    O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar em uma turma de um curso técnico profissionalizante após a implantação da modalidade de ensino à distância. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e utilizando o procedimento técnico da pesquisa-ação. Foi utilizado o modelo de pesquisa-ação prática e colaborativa em uma amostra de 20 alunos de uma turma da disciplina de Segurança do Trabalho II do curso técnico de Segurança do Trabalho. Como procedimento técnico para coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas de múltipla escolha e abertas respondido anonimamente pelos entrevistados. Os resultados apontam que a evasão escolar na população investigada é de natureza multifatorial com predominância das causas de origem sócio econômica, tecnológica e organizacional. Como estratégia de solução da condição problema foi proposto um plano com ações de mitigação e correção envolvendo para com o objetivo de compreender e prevenir as causas promotoras da evasão escolar.
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    Formação de Professores Mediadores para Ead: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação TICs na Educação
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Barbosa, Izabel Cristina; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843
    A importância da formação de professores mediadores na educação a distância, e como a inserção da tecnologia de informação e comunicação TICs no sistema educacional, tem fomentado no processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de beneficiar a todos sem qualquer distinção. Neste contexto o objetivo é a orientação, mediação e a colaboração dos profissionais da educação para o processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem dos alunos, através dos meios tecnológicos para que os discentes desenvolvam habilidades de interpretação e contextualização das áreas e conteúdos apresentados. Esta pesquisa caracteriza-se através do estudo qualitativo, com o principal objetivo compreender e analisar com mais afinco sobre a importância dos educadores na comunicação com os educandos, que será feita por meio dos usos das ferramentas tecnológicas.
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    Trabalho, educação e construção civil: análise da escolaridade dos trabalhadores em obra localizados na Barra Nova- Marechal Deodoro/AL.
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Costa, Bárbara Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594
    O crescimento contínuo do setor da construção no Brasil, ainda com a situação da Pandemia no País, gera uma grande demanda na mão de obra para suprir a necessidade do mercado, porém nem sempre a mão de obra é qualificada para os cargos disponíveis e as empresas optam, muitas vezes, por contrata-los mesmo assim.
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    Uma prospecção do uso de metodologias ativas da educação no curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-28) Gomes, Camilla Amanda de Oliveira; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Varjão, Márcio Thomas do Santos
    As metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Na pesquisa em questão, foi adotado o método qualitativo e quantitativo por meio de um questionário online, destinado aos ex-alunos do curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e quais abordagens de ensino-aprendizagem desempenharam um papel ativo no desenvolvimento dos ex-alunos. Diante desse contexto, os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no curso técnico em agropecuária, sendo em suma maioria seminários e aulas práticas de campo, acontecendo uma restrição no desenvolvimento dos estudantes a outras formas de aprendizado. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de incorporar diferentes metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas educacionais.
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    O uso da gamificação em uma turma de inglês do Curso Técnico do Pronatec
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Almeida, Roberto Bruno Lima de; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192; Santos, Eliaquim José Teixeira; http://lattes.cnpq.br/8072454712572301
    Aliar tecnologia e educação é um desafio diário que os professores precisam lidar. A criatividade em sala de aula torna as aulas mais dinâmicas e cativa os estudantes por meio de jogos, técnicas educacionais e metodologias ativas, conforme a BNCC. Um dos fatores importantes a ser combatidos é a evasão escolar, que ocorre com frequência tanto na educação básica como no ensino profissional e tecnológico. A ludicidade é um caminho transformador na era digital, o que pode tornar as aulas de modelo tradicional em um ensino interativo. A gamificação é uma estratégia a ser aplicada nesta pesquisa, a fim de tornar as aulas mais atraentes. A inserção dos jogos se dá a partir do estudo sobre a mobilidade e frequência com que os alunos estão empenhados em executar as atividades do curso EaD. Esta pesquisa tem o objetivo de estudar uma turma de inglês do Pronatec por intermédio da aplicação de jogos, quebrando a ideia de que os cursos on-line não podem ser divertidos, por intervenção de um quiz relacionado ao conteúdo abordado no AVA. O método de abordagem para esta pesquisa é qualitativo. Foi aplicado um questionário on-line, através do Wordwall, enviado a uma turma de inglês do Pronatec, constando 10 questões dos conteúdos do curso. Após a intervenção, um formulário feito no Google Forms ficou disponível para que os alunos pudessem opinar sobre o que acharam do jogo, se acreditam na importância da gamificação para o aprendizado, entre outras questões relacionadas aos jogos na educação. Nosso estudo, em uma turma de 50 alunos, mostrou que apenas 30% dos alunos conseguiram chegar ao final e concluíram todas as atividades propostas. Observou-se que a gamificação foi uma importante ferramenta nesta intervenção. Grande parte dos alunos se mostraram interessados na aplicação da atividade. Evidenciando, assim, que é possível motivar os alunos com a utilização de jogos educacionais, tornando as atividades mais interativas, proporcionado aos alunos motivação para continuar na formação, tornando-se assim, uma importante estratégia de combate à evasão escolar.
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    O mural didático como possibilidade de compartilhar saberes acerca da disciplina de saúde coletiva em um Curso Técnico em Enfermagem
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Silva, Arianne Katiely Pereira da; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353
    O seguinte artigo pretende abordar uma proposta de intervenção pensada para a disciplina de Saúde Coletiva, ofertada em um curso Técnico em Enfermagem. A ideia é demonstrar de que maneira a ferramenta “Mural Didático” pode ter valor expressivo para o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, há informações sobre o conceito de trabalho, sua dimensão humana, Saúde Coletiva e a função do Técnico em Enfermagem. Em determinada parte do texto, também são trazidos pontos relacionados à construção de murais didáticos e a metodologia que será aplicada, destinada a uma atividade coletiva de produção. Logo depois, estão presentes as considerações finais. A principal intenção é propiciar o conhecimento acerca dos elementos humanos ligados tanto ao trabalho, quanto à saúde, promovendo o seu compartilhamento através de murais confeccionados em equipe, enfatizando assim, uma troca mútua entre os estudantes do curso.
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    Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605
    As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.
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    Propriedade intelectual no currículo do curso técnico integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Alves, Elizabeth Simões do Amaral; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Silva, João Manoel da; http://lattes.cnpq.br/2574390886279350
    A Propriedade Intelectual (PI) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é de fundamental importância devido às exigências de uma formação técnica apta a atuar no contexto da economia contemporânea, que valoriza habilidades de criação, inovação de produtos e serviços para soluções de problemas da sociedade. Com isso, o curso técnico em agropecuária deve ter formação pautada na PI, visto que, é a base fundamental que subsidia o ato de idealizar algo em solução, serviço ou produto, buscando a formação de mão de obra que melhore a vida do homem no campo, através do desenvolvimento local e regional das comunidades rurais. Então, o objetivo desse estudo foi analisar se o currículo do curso Técnico em Agropecuária dos campi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) oferece o ensino de PI. Foi identificada uma aplicação prática de produção da PI nos mais diferentes campi do IFAL, sendo também observado que o componente curricular Gestão Agropecuária (80h) se debruça nos conceitos e conteúdos inerentes à PI, pois aborda o conteúdo de Empreendedorismo e difunde as práticas e a capacidade empreendedora, bem como a instrumentalização e operacionalização da ação empreendedora. As confluências da área de PI com o ato de empreender dentro do contexto das ciências agrárias, é uma forma de propiciar aos educandos proteção dos direitos da criação, inovação e desenvolvimento, de modo que se venha a receber posteriores retornos financeiros, bem como soluções plausíveis para o desenvolvimento local e regional. O componente curricular da PI no curso Técnico em Agropecuária é relevante para a grade curricular do curso. Diante das particularidades que o Agronegócio brasileiro dispõe, a PI é uma importante ferramenta de desenvolvimento do setor Agropecuário, que abre espaço para inovação da cadeia produtiva rural.
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    Metodologia de ensino de cálculos de administração de medicamentos em Curso Técnico de Enfermagem
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Zacarias, Clebson Pereira; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353
    A formação do técnico de enfermagem demanda a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar as funções profissionais. A administração de medicamentos (AM) se destaca como um componente complexo, envolvendo tanto aspectos teóricos quanto práticos. Ela abrange as etapas de preparação e aplicação de medicamentos, sendo um procedimento comumente realizado que requer conhecimento teórico e prático aprofundado. Isso envolve atividades como diluição de medicamentos, cálculo de doses, preparação de soluções, ajuste de concentrações e cálculo de gotejamentos, que exigem conhecimentos em química, física, biologia e matemática. A administração de medicamentos na enfermagem é desafiadora devido à necessidade de adquirir conhecimentos interligados. Esses conhecimentos são essenciais para garantir a eficiência, segurança e responsabilidade na administração de medicamentos, visando melhorar o estado clínico do paciente e integrar a educação básica com a formação profissional, seguindo uma abordagem educativa integrada. Dessa forma, o objetivo deste artigo é incorporar a regra de três como parte essencial da prática dos técnicos em enfermagem na administração segura de medicamentos diluídos, promovendo uma compreensão sólida dos cálculos de dosagem. A metodologia inclui a introdução da regra de três como técnica fundamental, exercícios práticos, estudos de caso em cenários reais.
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    Reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-04) Silva, Wedja Bezerra da; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Gama, José Aparecido da Silva; Lima, Walter Matias; http://lattes.cnpq.br/0941145152986197
    A avaliação da aprendizagem é um elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem, que vislumbra a construção do conhecimento. A presente pesquisa objetivou investigar as práticas avaliativas de nove docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Murici – AL. Consideramos o estudo dessa temática necessária, levando em conta a importância da avaliação como elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem e as especificidades existentes da Educação Profissional e Tecnológica. Desse modo, esta pesquisa qualitativa buscou refletir sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica, comtemplando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem concebendo circunstâncias para que se promova uma educação de qualidade. Para tanto se fez necessário, identificar as concepções de avaliação que nortearam a prática educativa, e verificar os principais instrumentos de avaliação. Destacamos que para o desenvolvimento desta pesquisa buscamos aporte teórico nos estudos de Luckesi (1995 - 2011), Hadji (2001), Haydt (2011), Hoffmann (2001), Kenski (2007), Libâneo (1994 - 2007), dentre outros. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se constatar a relevância da reflexão sobre o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica na prática docente, através da adoção de diversos instrumentos avaliativos que serviram como elementos norteadores do processo de aprendizagem do aluno e por sua vez, identificando as possibilidades e necessidades dos alunos da educação profissional que irão se inserir no mercado de trabalho.
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    Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Silva, Alline Nataly Balbino Oliveira da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Ribeiro, Alyson Fernando Alves; http://lattes.cnpq.br/9559092201845379
    Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.
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    Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843
    Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).