TCC Docência na Educação Profissional
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Item Proposta de um programa de educação financeira como complemento a formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo(2021) Barbosa , Josilane Paulino; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Almeida , Ricardo Santos de; Oliveira, Natália Queiroz da SilvaEm uma sociedade onde as finanças estão cotidianamente presentes na vida das pessoas, seja no ambiente doméstico, profissional ou escolar, percebemos o quanto o dinheiro é necessário, embora muitas vezes não o encaremos como essencial, não é possível deixá-lo de lado. Independentemente do valor dos rendimentos, a educação financeira é primordial na rotina diária das pessoas, para que seja possível minimizar o consumo excessivo e consequentemente incentivar o consumo consciente. Nesse sentido, a inserção da Educação Financeira no âmbito escolar certamente ajudará a formação de adultos mais responsáveis financeiramente, ao possibilitar um entendimento de que independente do valor da renda percebida, a educação financeira deve estar presente na vida diária de todos. E partindo do princípio que a instituição escolar tem um papel bastante relevante na formação dos jovens, é possível que a escola possibilite um entendimento sobre noções de consumo consciente, bem como noções de poupança e investimentos desde cedo. Esse trabalho tem como objetivo propor a inserção de um programa de educação financeira como complemento à formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo. A pesquisa está caracterizada como pesquisa bibliográfica, a qual será convertida em uma proposta de pesquisa-ação, a qual utilizará uma abordagem qualitativa. A população a ser pesquisada por meio de questionários são os discentes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo, ocasião em que a coleta de dados ocorrerá por meio da aplicação de um questionário estruturado, o qual será distribuído aos discentes através do e-mail institucional. Diante dos estudos realizados até o momento, é urgente a necessidade de inserir no espaço educacional, temas relacionados à alfabetização financeira.Item As TIC'S e as práticas docentes no ensino remoto de química(2021) Santos, José Adriano Andrade dos; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Barros , Amanda Lima; Gusmão , José Lucas de OmenaNeste artigo é feito um estudo sobre como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem impactar as práticas docentes e o quão importante estão sendo tais tecnologias, as quais, inclusive, se mostraram como via prática, para darmos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, respeitando as exigências das autoridades de saúde de mantermos o isolamento social. Diante deste cenário é feita uma análise de como as plataformas digitais e os diversos recursos tecnológicos podem contribuir no ensino da Química, no âmbito do ensino médio integrado. E para isso propõe-se um plano de aula sobre o tópico: Tabela Periódica, utilizando a plataforma digital Google Classroom e sua ferramenta para encontros online, Google Meet, e outros recursos tecnológicos como o Padlet e aplicativos.Item Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo(2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin BenvindoSabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.Item Elaboração de um material didático sobre climatologia aplicado à disciplina de geografia no Ensino Médio Integrado(2021) Wanderley, Lucas Suassuna de Albuquerque; Lenz, Tiago de Moraes; Ribeiro, Eberson Pessoa; Gama, José Aparecido; Lenz, Tiago de MoraesO estudo teve como objetivo elaborar um material didático sobre climatologia e submetê-lo à avaliação de professores de Geografia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para tanto, foi realizado um diagnóstico dos materiais didáticos em Climatologia, inseridos na disciplina de Geografia, já utilizados no Ensino Médio Integrado. Os docentes responderam, anonimamente, um formulário, e indicaram que entre as principais deficiências dos materiais de apoio ao ensino destacam-se a falta de contextualização do tema com a realidade dos discentes, as abordagens pouco práticas e a desatualização do conteúdo. Considerando as demandas apontadas, foi elaborado o tópico de climatologia para compor uma apostila própria para o Ensino Médio Integrado do IFAL. Esse material foi submetido à avaliação pelo corpo docente da instituição a partir de um novo formulário anônimo. Como resultado do processo avaliativo, o material didático foi considerado satisfatório e indicado para utilização de apoio ao ensino de climatologia.Item As condições de acesso e permanência dos alunos de cotas raciais no Instituto Federal de Alagoas(2021) Silva, Valdineide Maria da; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Candeias , Cezar Nonato Bezerra; Santos, Odair José Silva dosO presente artigo trata de analisar as políticas de ações afirmativas reivindicadas pelos movimentos negros, na luta contra o racismo e as desigualdades sociais, ainda na década de 1990 e como isso resultou na elaboração, em 2012, da lei 12.711, sancionada pela então presidenta Dilma e aprovada pelo congresso nacional (a conhecida lei de cotas raciais). O que nos liga diretamente as condições de acesso dentro do Instituto Federal de Alagoas, por meio das vagas reservadas aos alunos declarantes de grupos afrodescendentes e também as iniciativas de um dos setores de trabalho desta instituição, que possibilita condições de permanência, a saber: o setor de assistência estudantil. Trazemos também para o debate, em nível histórico, as reflexões de autores como Garcia (2000), Almeida (2019), Kuenzer (2000), Kuenzer; Grabowski (2006) e Pierre Bourdieu (2009), entre outros, que serão utilizados no intuito de entender como tem caminhado a formação profissional, e como ela se encontra voltada, desde seu começo, para a formação da chamada classe trabalhadora e pode, em conjunto com as políticas de ações afirmativas, se estabelecer como uma instituição educacional pública, que não apenas insere pessoas em seus quadros formativos, mas assegura com qualidade sua permanência.Item Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?(2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma SilvaA Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.Item Scratch como ferramenta pedagógica para o ensino de programação no curso Técnico Integrado de Meio Ambiente no Instituto Federal de Alagoas Campus Penedo(2021) Cavalcanti, Guilherme José de Carvalho; Lenz, Tiago de Moraes; Lenz, Tiago de Moraes; Pereira , Fabrícia de Almeida Cortez; Santos, Mayra Tais AlbuquerqueO tópico "Programação de Computadores" foi introduzido na mais recente ementa da disciplina de Informática, ministrada no primeiro ano do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo. Esta atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovada no final de 2019, entrando em vigor no ano letivo de 2020. No entanto, historicamente, pesquisadores têm documentado muitas dificuldades enfrentadas por alunos no aprendizado de conceitos básicos de programação. Para contornar essas dificuldades, ambientes de programação visuais surgem como uma alternativa para o ensino programação a esses novatos e provaram ter sucesso, melhorando a compreensão e o aprendizado de alunos iniciantes. Scratch é um desses ambientes visuais de programação, o qual foi utilizado nesse estudo para comparar a aprendizagem entre o ambiente visual e a linguagem de programação textual tradicional a partir de uma sequência didática. Os alunos do IFAL, Campus Penedo, foram introduzidos à programação de computadores através de aulas com Scratch e aulas com linguagem de programação textual tradicional. Posteriormente, os alunos foram instruídos a desenvolver um projeto de programação utilizando o Scratch e responder um questionário a respeito de suas experiências e percepções. Nossos resultados mostram que Scratch facilitou a compreensão de conceitos básicos de programação pelos alunos. Além disso, os alunos, em sua maioria, alegaram que se sentiram motivados para o estudo programação e afirmaram que teriam interesse em um curso completo e aprofundado sobre o tema. Finalmente, quando comparados Scratch e a linguagem textual, Scratch apresentou resultados que sugerem que é mais apto para o ensino de programação de computadores.Item Ser mulher, mãe e professora em tempos de pandemia: tecendo sentidos a partir de narrativas(2021) Santos , Erianne Gomes dos; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; Santos, Taysa Kawany FerreiraNeste artigo discutiremos acerca dos impactos da pandemia deflagrados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no cotidiano das professoras/mães de filhas/os em idade escolar, que são servidoras de um dos campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Considerando esse cenário, procuramos refletir sobre a situação-problema que emerge da relação trabalho maternidade em tempos de pandemia. Especificamente buscamos conceituar como a literatura científica tem abordado esse tema; identificar como as professoras adaptaram as suas atividades intelectuais para o ambiente doméstico. Ademais, procuramos contribuir na implementação e no fortalecimento de políticas institucionais voltadas à atuação das docentes nesse período pandêmico. A metodologia adotada para alcançar os objetivos deste estudo foi a pesquisa-ação, uma estratégia de pesquisa que possui uma dimensão político-social, principalmente pela capacidade de envolver a/o pesquisadora/or e as/os interlocutoras/res de maneira cooperativa e implicada na construção de soluções para problemas coletivos de pequenos grupos sociais. Optamos pela Roda de Conversa virtual, como ferramenta metodológica, por considerarmos que tal método seria viável para alcançar o objetivo da pesquisa, em função do seu potencial mobilizador. Por meio do processo de análise identificamos dois eixos temáticos - o primeiro eixo temático “Não tínhamos uma organização para trabalhar no ambiente de casa com os nossos filhos em casa”; e o segundo eixo temático “Não somos tratadas de forma diferenciada por sermos mães” – que constataram de modo expressivo, como o ensino remoto evidenciou as dificuldades enfrentadas pelas professoras/mães para permanecerem em espaços acadêmicos engendrados por mecanismos discriminatórios de gênero.Item Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação(2021) Silva, Daniela dos Santos; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira SilvaA realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional, entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) dos mesmos.Item Ensino remoto emergencial: experiências no curso Técnico em Agroindústria de um Instituto Federal(2021) Oliveira, Bruno Sales de; Santos, Nádson Araújo dos; Santos , Nádson Araújo dos; Silva, Jailson Costa da; Santos , Wiltron Petrus dosO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo geral analisar de que modo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afeta ou não os processos de aprendizagens dos alunos no curso Técnico de Agroindústria, modalidade subsequente, de um Instituto Federal. O embasamento teórico da presente pesquisa apoia-se em autores do campo da educação, a exemplo de: Paulo Freire, Marconi e Lakatos, Weller e Pfaff e Saviani. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualiquantitativa que teve por abordagem o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionários online e entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin e os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciaram que o ensino remoto trouxe diversos problemas nas aprendizagens dos alunos, pelo que destacamos na pesquisa por meio de categorias de estudo: Ausência de aulas práticas no ensino remoto emergencial; Falta de interação dos professores no esclarecimento de dúvidas; Conhecimento prático no uso das tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial, que possibilitou conhecer os problemas gerados pelo ensino remoto e a partir daí propor reflexões. Tais resultados reforçaram a importância da criação de um produto educacional como possibilidade de promover a divulgação e seu aprofundamento junto aos alunos como forma de minimizar os impactos gerados.Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item Percepções de discentes acerca do curso de especialização em docência na Educação Profissionalizante o IFAL 2020/2021(2022) Lira, Janiely dos Santos; Conceição, Sheilla Silva da; Conceição, Sheilla Silva da; Ferreira, Lilian Franciele SilvaO texto objetiva elencar por meio da percepção de discentes do curso de especialização em Docência na Educação Profissional a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) 2020/2021, a forma como o referido curso foi executado. Bem como, destacar os aspectos positivos e os pontos a serem analisados para possíveis ajustes necessários às melhorias na execução do curso em outras turmas que porventura virão a serem contempladas em turmas futuras. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada se pauta no método qualitativo do tipo descritiva. Onde primeiramente realizou-se leitura do PPC do curso, assim como de texto que abordam a temática, em seguida foram realizadas entrevista com os estudantes do Polo Penedo através de forma on-line, por meio de um questionário elaborado através da plataforma Google Forms. Com o resultado dessas entrevistas elaborou-se o diagnóstico que deu subsídio ao desenvolvimento do trabalho. Com isto, após a identificação do diagnóstico, tornou possível perceber aspectos que os entrevistados declaram como pontos positivos e pontos a serem melhorados. Em quanto pontos positivos destacaram a importância no que diz respeito a formação profissional, amplitude em relação ao conhecimento pedagógico, entre outros. Em relação aos pontos a serem melhorados foram destacados: o excesso de textos e atividades, falta de conexão das disciplinas com o TCC, número reduzido de encontros para discussão dos conteúdos, que neste caso seria através das aulas síncronas por conta da pandemia. Neste sentido, após a identificação do diagnostico tornou-se possível sugerir uma proposta de melhoria.Item Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio(2022) Moraes, Sérgio Oliveira de; Gomes, Maria Amábia Viana; Gomes, Maria Amábia Viana; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Gama, José Aparecido da SilvaAlunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais concomitante com uma prática mais integradora.Item Influência da aulas práticas e visitas técnicas para a permanência e êxito dos discentes do curso subsequente em Meio Ambiente do IFBA, Campus Jacobina(2022) Prado, Leandro Rafael; Silva, Jailson Costa da; Silva, Jailson Costa da; Reis, Divanir Maria de LimaEste artigo tem como base um relato de vivência da prática pedagógica de um professor que atua como professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA, no município de Jacobina/BA. Foi utilizado como metodologia para esta pesquisa a abordagem qualitativa, na forma de pesquisa participante baseada na observação assistemática participante individual do próprio professor/coordenador do curso em questão. O estudo teve como objetivo mostrar a experiência da vivência prática de um professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente de meio ambiente do IFBA campus Jacobina, da necessidade da adoção de aulas práticas e visitas técnicas para estímulo à permanência e êxito dos discentes do curso. Por fim, foi possível concluir que os discentes sentem-se mais estimulados a concluir o curso através de ações pedagógicas como: aulas práticas e visitas técnicas, conclui-se também que há uma necessidade de reformular o Projeto Pedagógico do Curso — PPC com o intuito de inserir aulas práticas nas disciplinas e sugerir com os professores a inserção de práticas as disciplinas e a promoção de visitas técnicas, além disso, foi constatado que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia precisa de um Plano estratégico de ações de permanência e êxito dos estudantes.Item Sequência Didática (SD) sobre ictiofauna do Rio São Francisco para o curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio(2022) Calazans, Elíne Monteiro; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Gama, José Aparecido da Silva; Araújo, Daniel de MagahãesA bacia do Rio São Francisco e os peixes apresentam importância econômica, social e ambiental, representando o principal recurso que garante à sobrevivência das comunidades. Logo, são necessários estudos e ações que possam colaborar para preservação e conservação dessa ictiofauna. Considerando que a prática docente precisa ser cada vez mais impulsionada à diversidade de abordagens e ampliação de estratégias metodológicas. Neste contexto, buscou- se de integrar os diferentes conhecimentos acerca dos peixes, bacia e ictiofauna, a partir de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias como alternativas para a prática efetiva e promoção do conhecimento científico e auxiliar o docente a desenvolver atividades diversificadas no decorrer de sua prática. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), tendo como público-alvo 20 alunos. A pesquisa possui um enfoque qualitativo, com o aporte metodológico da pesquisa-ação e foi adotada a utilização de questionário como instrumento de coleta de dados, estruturados de modo a contemplar informações em três grandes enfoques: I. Perfil do entrevistado; II. Conhecimentos sobre o rio; III. Conhecimentos sobre os peixes; IV. Conhecimentos sobre os problemas ambientais. Foram adotadas algumas etapas, as quais formaram uma sequência que incluíram quatro fases estabelecidas: diagnóstico, planejamento, intervenção e verificação da aprendizagem. A sequência incluiu: (1) Aulas expositivas e dialogadas, (2) Jogo didático e (3) Produção textual. Durante as atividades iniciais foi identificado grande desconhecimento acerca dos peixes, ictiofauna e do rio São Francisco (seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais). Todavia, as últimas atividades contribuíram para aumentar os conhecimentos dos discentes acerca dos pontos abordados durante a aplicação da SD e a comparação dos questionários (inicial e final) deixou evidente que o processo de aprendizagem através desse recurso foi eficiente.Item A dramatização como indutora da construção de habilidades e competências necessárias ao profissional da hotelaria(2019-04-30) Silva, Gertrudes Magna Sales da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira , Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este artigo teve como motivação a pesquisa realizada com base na utilização da dramatização como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem usada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir de exercícios onde os alunos são estimulados a vivenciar e improvisar situações que envolvem o atendimento direto ao cliente de hotel. Nele são apresentados os resultados obtidos com base nas percepções dos alunos e nas observações realizadas durante as dramatizações, geradoras da pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma a dramatização realizada em sala de aula poderá estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desempenho da atividade profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do IFAL. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como método de coleta de dados, os relatos dos alunos que participaram dos exercícios dramáticos e a observação em sala de aula. Os alunos pesquisados relataram que através da dramatização se consegue “vivenciar na prática as experiências antecipadamente”, “melhorar a aprendizagem e fixar os conteúdos”, “facilitar a relação entre alunos e entre alunos e professores”, “superar a timidez”, “estimular a criatividade e improvisação”, “contribuir com o desempenho e inserção dos alunos que estão no mercado profissional”, entre outros benefícios. Portanto, a partir das percepções dos alunos e com base nos estudos teóricos, pode-se concluir, que a dramatização realizada em sala de aula funciona como indutora da construção de habilidades necessárias ao profissional da hotelaria, devendo ser realizada com maior frequência e de forma mais sistematizada.Item O uso das metodologis ativas no ensino remoto em Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia baseado na pesquisa-ação(2021-12-27) Lima, Rosângela Ferreira Souza de; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Silva, Maria Jeane Bomfim da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do uso das metodologias ativas no ensino remoto em educação profissional e tecnológica em tempos de pandemia da COVID 19. As aulas no modo remoto emergencial foram uma saída estratégica para a manutenção do calendário letivo em períodos da pandemia e ainda atender os requisitos de prevenção e enfrentamento regulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mantendo o isolamento social. Contudo, um grande desafio de adaptação à práxis docente, quer seja para instituições, alunos e professores já que ocorrera de modo imediato. As metodologias ativas têm sido a proposta de muitos educadores para conseguir o engajamento dos alunos, a participação nas aulas e a obtenção da aprendizagem neste contexto desafiador. Com este olhar reflexivo surgiram algumas inquietações para mobilização deste trabalho, questionando se os professores da educação profissional da escola pesquisada conheciam e utilizavam as metodologias ativas em sua práxis no ensino remoto. A partir daí então verificar quais as metodologias que gostariam de conhecer e quais os objetivos que pretendiam alcançar através delas. O estudo se deu através da pesquisa-ação em uma escola profissionalizante da rede estadual de educação de Pernambuco onde foram apresentadas propostas sobre as metodologias ativas em forma de oficinas como produto educacional.Item Whiteboard: proposta de aplicação do recurso digital na gestão da sala de aula em anatomia no ensino médio-técnico em enfermagem(2024-08-24) Almeida, Patrícia dos Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Oliveira, Esdras Carlos de Lima; http://lattes.cnpq.br/6492625987351779; Barros, José Romero de Souza; http://lattes.cnpq.br/2249359709431884Diversas profissões das Ciências da Saúde, em diferentes níveis de formação, se apropriam da Anatomia Humana como objeto de estudo, pesquisa e trabalho. Mesmo no nível médio-técnico, as matrizes curriculares ainda são mantenedoras de componentes teórico-práticos subordinados a uma determinada duração de horaaula, na qual conteúdos densos e vastos em nomenclaturas técnico-científicas, diferenciações topográficas e classificações anatômicas devem ser explorados e relacionados a diagnósticos/condutas clínicas; o que demanda do professor metodologias de acompanhamento de classe que sejam eficientes. Dessa forma, pensou-se no fortalecimento das práticas de gestão de sala de aula a partir dos usos de um recurso tecnológico com foco no apoio pedagógico em Anatomia Humana em Cursos Técnicos de Enfermagem, sobretudo considerando o agravante de possíveis desnivelamentos de conhecimento em Ciências da Natureza pelos alunos, carreados de um ensino básico por vezes deficitário. Portanto, considera-se importante ambientar os educadores ao uso do Whiteboard (quadro-branco) como estratégia de mitigação das barreiras de compreensão e espaço-tempo interpostos ao percurso formativo em área básica no âmbito do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. A presente proposição de Projeto de Intervenção para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, utilizando a técnica de Oficina Pedagógica em Grupos, executada junto a professores ministrantes da disciplina de Anatomia Humana, com atuação profissional em curso de nível médio-técnico em Enfermagem. Espera-se instrumentalizá-los através do recurso Whiteboard (quadro-branco) hospedado na plataforma Miro, como suporte à organização de classe e ensino; ouvir as percepções desses profissionais, e identificar se as condições da realidade coincidem ou não com a problemática aqui levantada; colaborar para o acervo de recursos educacionais em saúde no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; e por fim, executar o plano de intervenção aqui proposto como instrumento próprio de sua viabilidade.Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item Vantagens e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia do COVID-19 para estudantes do Instituto Federal de Alagoas Campus São Miguel dos Campos(2022-04-29) Morais, Talita Maria Gomes de; Gusmão, José Lucas de Omena; http://lattes.cnpq.br/7481743502794359; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Silva Filho, Paulo Vicente Gomes; http://lattes.cnpq.br/3333801578349135Em março de 2020 foi decretada Pandemia de Covid-19 com imposição de isolamento social e impedimento de realização de atividades com aglomeração de pessoas. Essas medidas restritivas objetivaram a diminuição do contágio do vírus. Este trabalho objetiva identificar as vantagens e desafios enfrentados pelos estudantes do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus São Miguel dos Campos, durante o ERE. Para tanto, foi desenvolvido um questionário aplicado aos estudantes que estavam formalmente matriculados neste curso e desenvolvendo os estudos durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Foi possível constatar que a maioria das/os estudantes considera o ensino presencial mais vantajoso em relação ao ensino remoto, tiveram alguma dificuldade de adaptação ao ensino remoto e que consideram o ensino remoto praticado insuficiente para suprir as suas necessidades de aprendizagem. As vantagens apontadas neste trabalho direcionam o entendimento de que algumas ferramentas poderiam ser mantidas durante o ensino presencial como a possibilidade de acessar às aulas gravadas em horários mais convenientes para as/os estudantes, além da possibilidade do registro da participação na disciplina poder ser contabilidazo com a entrega das atividades no prazo estipulado por cada docente.