TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 66
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estrutura organizacional e modelo de gestão : uma análise sobre o Institutito Federal de Alagoas (IFAL) em relação ao setor de fiscalização de contratos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 22-12-12) Silva, Jorge Fernando dos Santos; Santos, James Washington Alves dos; https://orcid.org/0000-0002-5491-3716; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Candeias, Cezar Nonato Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2138600190152396; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796O objetivo geral desta pesquisa é identificar o modelo de estrutura organizacional, bem como o modelo de gestão e a maneira de como é feito o processo de tomada de decisão, no Instituto Federal de Alagoas - IFAL, especificamente no setor de fiscalização de contratos, tendo como base a adaptação dos modelos indicados por Burns e Stalker (1960) e Silva (2005). A amostra do estudo foi coletada através de entrevista, com a Pró-Reitoria Adjunta de Administração e seus colaboradores. Concluiu-se, portanto, como resultado, que a organização manifesta por meio dos fatores da divisão do trabalho, especialização e padronização, são atributos da estrutura mecânica. No tocante aos fatores centralização, processo decisório e identidade organizacional, a instituição dispõe de características comuns a estrutura orgânica e mecânica. Em relação à identidade organizacional, foi percebida pelos entrevistados que a instituição possui elementos típicos da burocracia, no entanto, indicam também certa flexibilidade ao garantir que a instituição busca agir pró-ativamente, de maneira inovadora, mesmo com o acúmulo de trabalho e a carência de servidores em determinados setores. Conclui-se que a instituição, mesmo com sua natureza burocrática, visa atingir seus objetivos e metas, buscando implementar uma postura mais flexível, característica da estrutura orgânica e compatível com o referencial do modelo de gestão gerencial das modernas práticas da administração.Item A educação profissional integrada e o papel da sociologia na visão dos estudantes do Ifal - Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-03) Farias, Tarcísio Fagner Aleixo; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Eduardo Lima; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160O presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 4° ano do IFAL campus Batalha, tem o objetivo de discutir o ensino profissionalizante no Brasil no contexto do ensino médio integrado oferecido pelo instituto federal de Alagoas, campus Batalha, a partir de uma experiência local do ensino de sociologia. Pode-se perceber que, no geral os estudantes entendem a educação profissional como algo voltado para o mercado de trabalho e ressaltam o alto nível do ensino do IFAL, graças à presença das matérias técnicas e da qualidade de seus profissional. Por fim o artigo reflete sobre mudanças necessárias para superar a dualidade entre a formação científica em geral e o ensino profissionalizante e do ensino de sociologia.Item A pesquisa-ação como estratégia didático-metodológica para o enfrentamento dos desafios da inserção profissional de técnicos em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - Campus Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-10) Silva, José Ribeiro da; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733Buscou-se com esse trabalho despertar o protagonismo profissional de alunos do curso técnico em agroindústria, a partir de um processo dialógico estimulando a discussão de estratégias de enfrentamento dos problemas que limitam a sua atuação como profissional e como agente de transformação social. Utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação, onde os alunos foram estimulados a refletir a respeito do perfil profissional do técnico em agroindústria, assim como as limitações para inserção no mercado de trabalho. Como método para coleta de dados foram realizados encontros discussivos com temas e roteiro pré- estabelecidos, além da aplicação de um questionário final com a tentativa de avaliar o proceso na perspectiva dos participantes. Foi possível identificar três aspectos importantes: a existência de uma compreensão fragmentada do perfil profissional, o medo e insegurança das responsabilidades ligadas às atribuições profissionais e o conhecimento das várias possibilidades de atuação do técnico em agroindústria. Nas discussões sobre as limitações foram identificados problemas relacionados ao próprio aluno, à instituição e ao mercado de trabalho aos quais foram indicadas proposições. No entanto, o processo não é conclusivo, necessitando de outros ciclos de investigação-ação-reflexão no sentido de dar maior solidez as estratégias de enfrentamento dos problemas da inserção profissional.Item Impacto do ensino complementar de microbiologia de alimentos na percepção de estudantes do ensino médio Iintegrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-12-22) Souza, Luana Cypriano de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de CarvalhoA execução deste trabalho buscou avaliar as principais limitações no aprendizado da disciplina de microbiologia de alimentos no curso técnico em Agroindústria na modalidade integrada ao ensino médio e, a partir desta análise, propor alternativas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para tal, foram utilizadas ferramentas propostas pela metodologia da pesquisa-ação, onde o pesquisador está inserido no processo exploratório buscando meios de intervir de forma eficaz nos desdobramentos da pesquisa. Foi possível verificar que a maior parte dos alunos entrevistados, de fato, apresentavam muita insegurança e pouco domínio na realização de técnicas analíticas fundamentais no controle de qualidade de uma indústria alimentícia. A partir de tal constatação, propôs-se a elaboração de projetos de ensino concomitantes ao curso técnico, de forma a complementar a formação do aluno, preparando-o melhor para futuras oportunidades de estágio, projetos de pesquisa e mercado de trabalho. O projeto de ensino proposto foi executado com bastante êxito, apresentando grande adesão e satisfação por parte dos alunos e docentes da área. Neste sentido, a realização de cursos desta natureza apresentou-se como uma estratégia muito interessante para complementar a formação do futuro profissional técnico em Agroindústria. Palavras-chave: ensino técnico, microbiologia de alimentos, análises microbiológicas.Item Análise do ensino remoto emergencial na pandemia do COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-25) Costa, Monaira Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do distanciamento social para impedir a disseminação do vírus em escala mundial. No Brasil, em diversas áreas foram tomadas medidas restritivas, sendo a educação o foco desse estudo. O ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa para a continuidade da educação presencial objetivando reduzir as perdas recorrentes da paralisação presencial. Com a necessidade de equipamentos e acesso à internet para o ensino remoto, se evidenciou a desigualdade de acesso do país. Esta pesquisa objetiva analisar o impacto do ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19, para discentes e docentes, e os aspectos que norteiam esta ocorrência, principalmente nas dificuldades tecnológicas. Para isto, foi levantado o estado da arte a respeito do tema para embasar discussões e aplicados questionários, sem levantamento de dados pessoais, para discentes e docentes com o intuito de transformar os resultados em gráficos percentuais.Item Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Silva, Alline Nataly Balbino Oliveira da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Ribeiro, Alyson Fernando Alves; http://lattes.cnpq.br/9559092201845379Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.Item Trabalho, educação e construção civil: análise da escolaridade dos trabalhadores em obra localizados na Barra Nova- Marechal Deodoro/AL.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Costa, Bárbara Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594O crescimento contínuo do setor da construção no Brasil, ainda com a situação da Pandemia no País, gera uma grande demanda na mão de obra para suprir a necessidade do mercado, porém nem sempre a mão de obra é qualificada para os cargos disponíveis e as empresas optam, muitas vezes, por contrata-los mesmo assim.Item Avaliação processual para efetividade do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com base nos indicadores construídos pelo IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Santos, Geraldo Luiz Valle dos; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998O presente trabalho objetiva propor indicadores avaliativos do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Integrado da Educação de Jovens e Adultos no curso de Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), modalidade implantada devido à pandemia do Covid-19. As discussões trouxeram as diretrizes institucionais do Ifal sobre o ERE com enfoque no Curso Integrado da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, tratou-se de fornecer subsídios para pensar em novos indicadores de avaliação do ERE. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudos sobre as experiências vivenciadas no decorrer desse período pandêmico no Campus de Marechal Deodoro. Todavia, este trabalho não ilustra o uso da pesquisa com a comunidade educacional, pois o resultado é elaborado a partir de situações baseadas na experiência. O resultado do estudo aponta diversas dimensões e indicadores com a finalidade de favorecer os atores da educação nas decisões a serem tomadas no processo de melhoria do ERE e a qualidade do ensino- aprendizagem.Item Ensino à distância: elementos dificultadores na perspectiva do aluno(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-29) Alcântara, Paulo Henrique Lima de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Pinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6782413415259038O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar em uma turma de um curso técnico profissionalizante após a implantação da modalidade de ensino à distância. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e utilizando o procedimento técnico da pesquisa-ação. Foi utilizado o modelo de pesquisa-ação prática e colaborativa em uma amostra de 20 alunos de uma turma da disciplina de Segurança do Trabalho II do curso técnico de Segurança do Trabalho. Como procedimento técnico para coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas de múltipla escolha e abertas respondido anonimamente pelos entrevistados. Os resultados apontam que a evasão escolar na população investigada é de natureza multifatorial com predominância das causas de origem sócio econômica, tecnológica e organizacional. Como estratégia de solução da condição problema foi proposto um plano com ações de mitigação e correção envolvendo para com o objetivo de compreender e prevenir as causas promotoras da evasão escolar.Item Acessibilidade linguística e digital para estudantes surdos/as : ambientação de ferramentas tecnológicas do Google sala de aula com o uso da cartilha para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-16) Nascimento, Aleksandro Nunes do; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400Após a suspensão do calendário de atividades presenciais, ocorrida em virtude da crise sanitária instaurada pela pandemia do novo coronavírus, foi necessário que se pensasse, em um curto período de tempo, em formas de dar continuidade às aulas de forma online. A partir dessa necessidade, identificamos que os/as alunos/as surdos/as do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro enfrentavam dificuldades quanto a usabilidade do ambiente do G Suíte For Education, refletindo, desse modo, no aprendizado. Iniciamos as primeiras reflexões em torno da acessibilidade linguística e Educação Inclusiva, discussões basilares para a acessibilidade digital. Em seguida, considerou-se a confecção de uma cartilha que demonstrasse visualmente o roteiro de acesso ao ambiente do G Suíte For Education, indicando os caminhos dos recursos mais utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). A confecção cartilha intenta possibilitar que os alunos/as surdos/as do Ifal possam obter orientações básicas de entrada em algumas ferramentas do G Suíte For Education, auxiliando-os/as na condução e usabilidade do ambiente virtual que foi adotado no período pandêmico. Logo, esperou-se resultados positivos quanto ao aprendizado e, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade digital e à utilização das ferramentas tecnológicas na atualidade, fato esse acentuado com a pandemia da Covid-19.Item A modelagem 3D no Ensino Médio Técnico do Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-20) Péres, Ana Paula Flores; Conceição, Sheilla Silva da; http://lattes.cnpq.br/1311174126450930; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Diôgo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4812351752021535As tecnologias digitais estão proporcionando aos alunos infinitas possibilidades de inclusão social, estimulando assim o processo de aprendizagem. Tem por objetivo contribuir para o processo de formação profissional junto aos estudantes do Curso Técnico em Edificações do Campus Coruripe, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); mediante efetivação de projeto de Arquitetura/Engenharia, através da pesquisa-ação, do tipo participante-intervenção, com base em Thiollent (2011). A abordagem da oficina possibilitou uma experiência em que os alunos tiveram a oportunidade de elaborar um projeto residencial de baixa complexidade, assimilando e comprovando conhecimentos necessários para tal e colaborando assim, na sua formação e futura inserção no mercado de trabalho.Item Ética em tempos de pandemia na educação profissional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Anjos, José Hyoark Lopes dos; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Ramos, Maria Jeane Bomfim; http://lattes.cnpq.br/8119008875795017Este trabalho teve como objetivo identificar como a ética tem se manifestado diante do cenário pandêmico no ambiente de trabalho envolvendo a educação profissional e como é aplicada pelos colaboradores e demais envolvidos pelo olhar do professor, de acordo com o que o novo cenário apresentara. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, realizou-se uma revisão bibliográfica e, na segunda, uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário com seis perguntas, elaborado de acordo com levantamento de informações sobre Ética Profissional, e aplicado para sete (7) voluntários, que atuam em uma escola da Gerência Regional de Educação do agreste meridional de Pernambuco. Para chegar aos resultados finais, as respostas foram colhidas e tabuladas na plataforma Google formulário. Os questionários foram preenchidos no momento de maior conveniência para os funcionários e tratadas de forma confidencial. Os resultados demonstraram em grande medida o predomínio de conduta ética por parte do corpo escolar, indicando conhecimento e empatia diante do cenário pandêmico, podendo-se afirmar que a maioria dos funcionários, incluiu o código de ética na maior parte, diante do trabalho desenvolvido pelos docentes durante o período de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.Item Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.Item Investigação e ação: a evasão dos alunos do curso técnico de agroecologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-20) Nascimento Júnior, José Ribamar Silva do; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Castro, Francisco Martins de; http://lattes.cnpq.br/2942899610434005Objetivou-se com este trabalho, identificar os fatores que influenciam a evasão do curso Técnico em Agroecologia do ETE (Escola Técnica Estadual) – Governador Eduardo Campos, para a realização de tomadas de decisões que minimizem esse impacto. Foi realizada a pesquisa- ação através de questionários no intuito de compreender o problema da evasão e buscar soluções. A evasão no Curso pode estar associada a vários fatores, no caso em estudo o nível socioeconômico e a falta de perspectiva com os estudos foi o que mais contribuiu para a evasão. Para buscar solucionar esses problemas o Programa de Nivelamento, de Tutoria; de Monitoria, Bolsa auxílio aos Discentes Carentes e o uso de metodologias ativas são uma alternativa.Item Práticas pedagógicas com metodologias ativas na educação profissional em enfermagem: impactos e desafios para além do ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Florêncio, Patrícia Cavalcante de Sá; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Torres, Roberta Carozo; http://lattes.cnpq.br/9403750351171985A educação brasileira e mundial passou por intensas transformações desde o início da pandemia de coronavírus. As escolas tiveram que aderir ao ensino remoto de uma maneira muito rápida, bem como ao uso de metodologias ativas em aulas síncronas e assíncronas. Nesse sentido esse trabalho vem com o intuito de analisar a percepção dos discentes sobre as estratégias e práticas didático-pedagógicas inovadoras, com o uso da sala de aula invertida no curso subsequente de Técnico em Enfermagem do IFAL, avaliar os impactos e desafios do ensino remoto no ensino técnico e propõe uma sequência didática no componente curricular Enfermagem e Saúde da Mulher para além do ensino remoto. Através de pesquisa-ação, realizou-se o diagnóstico situacional por meio de questionário online com 16 participantes. Em seguida, foram realizadas webconferências e constatou-se ser necessária uma atenção maior pelos professores a todas as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejar e organizar as aulas no contexto remoto e para além do remoto. A perspectiva é a da formação técnica omnilateral e de qualidade a fim de formar alunos aptos para desenvolver suas atividades discentes e profissionais de maneira crítica e consciente de sua importância na sociedade.Item Estratégias didáticas dos professores do ensino técnico em enfermagem durante o ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-14) Feitosa, Maria Greiziane Vasconcelos; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Barros, Amanda Lima; http://lattes.cnpq.br/8891798660939692O presente estudo tem como temática analisar estratégias didáticas do professor em face da aplicação do processo de ensino e aprendizagem no ambiente virtual. Com a proliferação do Coronavírus (Covid-19), o isolamento foi uma medida excepcional para diminuir o número de infectados. Com o isolamento as pessoas recorreram à dimensão virtual para prosseguirem com suas atividades diárias. Quanto ao ensino, passou das salas físicas para o ambiente virtual. A justificativa desse trabalho se deu pelo fato de surgirem nesse processo muitas dificuldades em manusear as diferentes plataformas de ensino e diante desse contexto a busca de engajamento e interação dos alunos. Então, o principal objetivo foi identificar as estratégias utilizadas pelos professores de uma Escola Profissionalizante de Enfermagem, a partir da realização de um levantamento bibliográfico. Esse estudo pretende responder quais são as estratégias didáticas que os professores do curso profissionalizante de enfermagem estão utilizando no período de ensino remoto. Além do estudo bibliográfico acerca do ensino remoto, foi aplicado um questionário com professores do curso de enfermagem que atuam na educação profissional utilizando o ensino remoto durante a pandemia no novo coronavírus, os resultados demonstraram insatisfação quanto ao rendimento do aluno, falta de feedback e inacessibilidade a tecnologia por muitos, dificultando o ensino aprendizagem. Com isso a proposta do presente trabalho é capacitar os professores visando a melhoria da qualidade do ensino remoto, com melhoria dos sistemas de informação que propiciem a avaliação e desempenho dos alunos, que estes possam interagir e dessa forma facilite o processo de ensino aprendizagem.Item Saberes e competências dos higienistas de serviços gerais frente à pandemia de covid-19: uma proposta metodológica de formação continuada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Tenório, Celsa Maria Calheiros de Emeri; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222A pandemia da Covid-19 tem gerado grandes desafios na educação. No campo da saúde, em ação conjunta com a educação, um dos inúmeros esforços envidados pelas autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19 (2019-nCoV) foi o de promover um retorno seguro ao ensino presencial, observando-se às devidas cautelas à segurança sanitária. Nesse contexto pandêmico foram estabelecidos os objetivos do presente estudo, o qual se destina a apresentar proposta metodológica de curso de formação continuada para capacitação profissional dos higienistas de serviços gerais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco no aprimoramento de saberes e competências frente à pandemia de Covid-19. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados os recursos metodológicos da pesquisa-ação fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva. Neste sentido, o presente estudo foi elaborado em cinco etapas, a saber: diagnóstico situacional (etapa I), elaboração do plano de curso (etapa II), divulgação e sensibilização (etapa III), capacitação continuada (etapa IV) e análise da satisfação do público-alvo (etapa V). No diagnóstico situacional constatou-se ausência de recursos tecnológicos mínimos e de habilidades dos participantes para o uso das ferramentas online, adotando-se a modalidade de ensino presencial. Dos dezenove (19) participantes no curso de formação continuada, sete (7) responderam ao questionário de satisfação, dos quais quatro (4) consideraram-se satisfeitos com a ação e um (1), muito insatisfeito. Recomendam-se estudos posteriores que permitam reunir elementos necessários ao embasamento da prática profissional.Item Estratégias online para a docência do Curso Técnico de Agroindústria durante a Pandemia da Covid-19 no Campus Satuba-IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Feijó, Maria Fabiana de Melo; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A presente pesquisa discute as Estratégias online para a docência do curso técnico de agroindústria durante a pandemia da covid-19 no Campus Satuba-IFAL, teve como objetivo identificar as estratégias online utilizadas pelos professores no ensino remoto no período pandêmico. O estudo apresentou abordagem qualitativa. Para realização da investigação teve como instrumento de coleta de dados questionários abordando perguntas sobre o ensino remoto e a utilização das estratégias online para os discentes, o qual foi aplicado para 10 professores e 21 estudantes. Obteve como resultado mais marcante que as estratégias online foram utilizadas por 60% dos docentes e 95,2% dos estudantes afirmaram que os professores as utilizaram nas aulas remotas. Conclui-se que, diante das dificuldades atuais, os docentes buscaram meios para que as aulas pudessem acontecer através de estratégias desenvolvidas online.Item Estratégias metodológicas ativas para o novo ensino médio com adoção da educação híbrida(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-22) Neves, Viviana Marta; Montes, Valéria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Silva, Adriana Thiara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre o ensino híbrido e as estratégias e metodologias ativas como importantes propostas pedagógicas frente às demandas tecnológicas atuais para o novo ensino médio; além de objetivos específicos como: identificar estratégias metodológicas ativas que impacte positivamente no processo de aprendizado dos discentes no ensino remoto emergencial; incentivar que professores e alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa; apresentar os referenciais educacionais sobre as metodologias ativas, abordar como a educação híbrida pode utilizar as metodologias ativas em sala de aula, possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais efetivo na vida escolar do estudante. Para seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa em artigos publicados nos últimos dez anos, compreendendo os anos 2012 a 2022, e a aplicação de um questionário com pedagogas que coordenam equipes de professores no Ensino Médio e Técnico para compreendermos como as escolas e os docentes estão sendo preparados para lidar com as tecnologias ativas em sala de aula. Observou-se que o ensino híbrido e a presença das novas tecnologias já são uma realidade nas escolas pesquisadas, porém é fundamental um maior investimento em formação continuada dos professores e equipamentos tecnológicos para que as metodologias ativas sob intermédio das novas tecnologias da informação e da comunicação – TICs sejam rotineiros no ambiente educacional.Item Palestras e depoimentos: uma proposta de intervenção no curso técnico em administração de um instituto federal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-23) Souza, Bruno Silvestre Silva de; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Neri, Anna Sofia Costa; http://lattes.cnpq.br/0135341682700440O presente estudo, desenvolvido no âmbito do curso de especialização em docência na educação profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo investigar a significância de relatos de vivências profissionais da área de Recursos Humanos como forma de intervenção pedagógica na construção do conhecimento no curso técnico integrado de administração durante o ensino remoto emergencial (ERE). A pesquisa de natureza qualitativa envolveu 50 alunos e foi realizada em três encontros aos sábados letivos. Nos encontros, demonstramos a importância de conhecer as vivências e depoimentos dos profisisonais durante o plano de intervenção na disciplina de administração de recursos humanos. Entendemos que a escolha de palestras como atividades com viés de extensão, realizadas por profissionais renomados da área, de forma que pudessem trazer para os discentes suas vivências e experiências e dessa maneira aumentar a participação de alunos durante o ERE. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada e observação da prática docente. O Plano de Intervenção foi uma pesquisa descritiva, uma vez que as aulas foram planejadas anteriormente e tiveram a sua forma de realização em conjunto, fruto de uma pesquisa-ação que contribuiu para/na formação dos alunos do referido curso. A proposta de intervenção resultou na produção de uma sequência didática (SD) como produto educacional que pode contribuir com o trabalho docente nas futuras aulas remotas geradas através do conhecimento tacio e competência de saberes das vivências de aprendizagens de docentes e profissionais da área através de uma atividade extensiva. A SD foi gerada após um plano de intervenção numa escola profissional no ensino técnico em administração durante a discilina de administração de recursos humanos.