Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Item A atuação da Biblioteca Nacional no contexto da censura às obras literárias eróticas: abordagens do período da Ditadura Militar(2023-10-23) França, Franciane Monick Gomes de; Frota, Maria Guiomar da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5412492257148196; Greenhalgh, Raphael Diego; http://lattes.cnpq.br/4363292671692262; Silva, Carlos Henrique Juvêncio da; http://lattes.cnpq.br/1646741868261976; Hoffman, Felipe Eleutério; http://lattes.cnpq.br/3939955973103347; Silveira, Fabrício José Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/8840124188505402A presente pesquisa se trata de um estudo de caso que se propõe a investigar e relatar como ocorreu a censura aos livros literários de conteúdo erótico/sexual, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), na Biblioteca Nacional brasileira, assim como a atuação dos Bibliotecários ante os atos censórios. No referencial teórico e em uma perspectiva histórica, tratamos principalmente dos seguintes temas: a censura no período ditatorial e seus órgãos de controle, o patrimônio bibliográfico como integrante da memória coletiva do país e instrumentos legais da área biblioteconômica que orientavam a atuação ética profissional do Bibliotecário à época. No plano metodológico utilizamos pesquisa documental, realizada no Arquivo Nacional, para compreender as análises dos censores e seu preparo para a execução da função, através dos pareceres das obras componentes da Série Censura Prévia e documentos administrativos da Seção Administração Geral, ambos integrantes do Fundo da Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão responsável pela centralização da censura na Ditadura Militar. A pesquisa documental inclui ainda documentos administrativos da Biblioteca Nacional, referentes ao período ditatorial, através da Coleção Biblioteca Nacional, sob a custódia da Seção de Manuscritos, onde constam relatórios administrativos, estatísticas, correspondências, ofícios, e os Relatórios de Gestão Anuais integrantes do Arquivo Geral e os Relatórios de Direção que constam nos Anais da Biblioteca Nacional. Essa pesquisa documental tem como propósito identificar a presença das obras examinadas pelos censores, sobretudo as vetadas. Quanto aos resultados, foram identificadas no catálogo online os 78 títulos de livros que correspondem aos eróticos, pornográficos, obscenos ou sobre educação sexual, em língua portuguesa, da lista total de 673 da Série Censura Prévia. Conferimos a existência de suas fichas no catálogo dicionário, utilizado à época para identificar as obras que compunham o acervo. A metodologia incluiu ainda entrevistas e correspondências por e-mail à servidores da Biblioteca Nacional, resultando em 1 testemunho e 3 relatos de episódios sobre atuações governamental e bibliotecária. Pela análise dos dados coletados verificamos que, dos 78 livros contemplados no acervo, foram 52 vetados, 20 liberados e 6 ausentes de parecer, destes, 75 foram adquiridos por depósito legal. As ações empreendidas pelos Bibliotecários na proteção das publicações proibidas, foram ocultamento em cofre e armário, retirada de fichas de identificação, mudança de estante e seção. Em termos das práticas governamentais verificamos a presença de agentes da ditadura para fiscalização dessas obras de forma oficial e camuflada. Concluímos que houve ação governamental censória fiscalizatória, sem determinação legal embargando a aquisição de publicações, mas buscando a posteriori subtrair determinadas obras do acervo, e que da parte de alguns servidores, dentre eles, Bibliotecários, houve estratégias de resistência à censura e salvaguarda às obras coibidas.Item Efeitos das tecnologias de realidade aumentada e virtual como recursos visuoespaciais na aprendizagem de geometria molecular(2024-10-14) Silva, Kleyfton Soares da; Correia, Paulo Rogério Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Correia, Paulo Rogerio Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Aguiar, Joana Guilares de; http://lattes.cnpq.br/7322160560603795; Cirino, Marcelo Maia; https://orcid.org/0000-0002-5377-382X; http://lattes.cnpq.br/7952492082756341; Gotuzo, Seabra, AlessandraEsta pesquisa investigou os efeitos de intervenções didáticas mediadas por tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na aprendizagem de noções de geometria molecular. Diante da complexidade atrelada à aprendizagem da estrutura molecular, esta investigação coloca os erros conceituais, a questão visuoespacial e a utilização de tecnologias digitais como elementos importantes para a elaboração de estratégias didáticas eficazes. A partir de uma abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada e uma estratégia de coleta e análise de dados sequencial explicativa de métodos mistos, a pesquisa foi organizada em três estudos complementares. O primeiro estudo teve como objetivo identificar erros conceituais relacionados à geometria molecular através de um teste diagnóstico aplicado a 55 estudantes de graduação em biotecnologia da Universidade de São Paulo. Os resultados revelaram dificuldades na transição entre representações bidimensionais e tridimensionais, enfatizando a necessidade de estratégias didáticas com múltiplas representações. O segundo estudo, conduzido com os mesmos participantes do estudo I, avaliou o efeito da RA na aprendizagem de geometria molecular. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um revisou o assunto com o apoio de um mapa conceitual com moléculas estáticas (grupo A) e o outro com um mapa conceitual personalizado com RA (grupo B). A comparação do desempenho na tarefa de construção de moléculas físicas mostrou um resultado superior para o grupo B, sugerindo que fatores emocionais e de atenção podem ter contribuído para a uma boa percepção espacial das moléculas. O terceiro estudo, conduzido na Universidade de Surrey (Inglaterra), avaliou o efeito da RV, complementada com outros recursos, na compreensão de geometria molecular. O referido estudo destacou o conjunto de tarefas da intervenção didática como engajador, propiciando a aprendizagem independentemente do nível de conhecimento prévio dos estudantes, além de ser eficaz em nivelar o conhecimento entre diferentes grupos. As conclusões dos estudos enfatizam a relevância de testes diagnósticos para identificar erros conceituais e a importância de integrar tecnologias imersivas e atividades práticas no ensino de química. Os achados reforçam a necessidade de estratégias didáticas cuidadosamente planejadas, implementadas e avaliadas para potencializar o desempenho em contextos educacionais de química.Item Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-26) Moura, Elton Oliveira de,; Bispo, Marcelo de Souza,; http://lattes.cnpq.br/0046249640629512; Silva, Anielson Barbosa da,; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira,; http://lattes.cnpq.br/7195833831322050; Vieira, Almir Martins,; http://lattes.cnpq.br/4298642111341453; Brito, Simone Magalhães,; http://lattes.cnpq.br/1833114674355841Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.Item A questão de gênero na formação de bibliotecárias/os: um estudo de caso no curso de biblioteconomia da universidade federal de alagoas.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-16) Gonçalves, Luiza Glaciete Freire; Cruz, Tânia Mara; http://lattes.cnpq.br/5924581814331062; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Simão, Márcia Buss; http://lattes.cnpq.br/6386088355020507; Domingues, Chirley; http://lattes.cnpq.br/2756619384580846; Schmidt, Leonete Luzia; http://lattes.cnpq.br/4504234791214394A temática de “Educação Superior, Biblioteconomia e Gênero” é recente nos estudos da área da Ciência da Informação, mas tem crescido em função da demanda apresentada por movimentos sociais, bem como por acadêmicas/os do campo das Ciências Humanas. A presente pesquisa, em nível de mestrado, fundamenta-se na necessidade de refletir sobre a profissão e as questões de gênero na formação profissional nos cursos de graduação, compreendendo e refletindo sobre as transformações curriculares em curso, analisando as lacunas existentes para que se possam, em momentos de debates curriculares, contribuir com bases teóricas e visão crítica para possíveis reformulações. Partiu-se da hipótese de que a temática de gênero interfere de algum modo na formação da profissional de Biblioteconomia, quer seja por sua ausência, já que não levar em conta faz com que se mantenha a visão sexista predominante socialmente no que se convencionou chamar de currículo oculto, quer seja por sua presença e, havendo a presença da temática, como ela se daria nos modos prescrito e praticado. Como objetivo geral, buscou-se analisar se os estudos de gênero são contemplados no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas UFAL. Definiu-se, como objetivos específicos da pesquisa, identificar se há referência sobre gênero no Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia; averiguar se os discentes da Graduação e o conjunto de docentes consideram necessária a inserção da questão de gênero no currículo do curso e investigar como os docentes dos cursos de graduação de Biblioteconomia da UFAL compreendem as relações de gênero na profissão. A pesquisa qualitativa e de estudo de caso teve como lócus uma universidade pública e utilizou-se para produção dos dados a pesquisa documental e a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente com discentes e docentes da graduação do Curso de Biblioteconomia da UFAL. No universo de discentes, foram entrevistadas duas estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia que participam do colegiado do Curso. Entre os docentes, foram entrevistadas cinco professoras e um professor, titulares da graduação de Biblioteconomia que se dispuseram a participar da pesquisa. Assim, tanto no momento de produção dos dados quanto em suas análises, partiu-se de um enfoque teórico materialista histórico-dialético, que buscou captar o movimento de construção e reconstrução do objeto por meio do roteiro semiestruturado na categorização e análise após os resultados de campo, cotejados com a revisão bibliográfica do campo. Nesta busca do movimento do “era, é, tende a ser”, objetivou-se proporcionar um conhecimento crítico que contribua para a transformação social. Entre outras questões, a análise dos dados mostrou que as disciplinas tecnológicas ou tradicionais são ministradas por professores de ambos os sexos. Sobre os conteúdos de gênero, houve um conhecimento comum entre o conjunto de entrevistadas/os, ainda que em graus de conhecimento diferentes. Sobre gênero no currículo do curso, observou-se que, tanto no PPC de 2017 quanto no novo, de 2019, a temática aparece de forma semelhante, constando em algumas ementas e bibliografias de forma transversal. Em se tratando de raça, esta aparece no PPC de 2017 e de 2019, mas é detalhada apenas no último, indicando, inclusive, uma relação bibliográfica da qual devem ser extraídas as obras a serem trabalhadas transversalmente em várias disciplinas. Por fim, a transversalidade defendida por docentes ainda requer um aprofundamento para que gênero seja contemplado de forma mais abrangente na formação de bibliotecárias/os, sobretudo na UFAL.