Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Item A atuação da Biblioteca Nacional no contexto da censura às obras literárias eróticas: abordagens do período da Ditadura Militar(2023-10-23) França, Franciane Monick Gomes de; Frota, Maria Guiomar da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5412492257148196; Greenhalgh, Raphael Diego; http://lattes.cnpq.br/4363292671692262; Silva, Carlos Henrique Juvêncio da; http://lattes.cnpq.br/1646741868261976; Hoffman, Felipe Eleutério; http://lattes.cnpq.br/3939955973103347; Silveira, Fabrício José Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/8840124188505402A presente pesquisa se trata de um estudo de caso que se propõe a investigar e relatar como ocorreu a censura aos livros literários de conteúdo erótico/sexual, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), na Biblioteca Nacional brasileira, assim como a atuação dos Bibliotecários ante os atos censórios. No referencial teórico e em uma perspectiva histórica, tratamos principalmente dos seguintes temas: a censura no período ditatorial e seus órgãos de controle, o patrimônio bibliográfico como integrante da memória coletiva do país e instrumentos legais da área biblioteconômica que orientavam a atuação ética profissional do Bibliotecário à época. No plano metodológico utilizamos pesquisa documental, realizada no Arquivo Nacional, para compreender as análises dos censores e seu preparo para a execução da função, através dos pareceres das obras componentes da Série Censura Prévia e documentos administrativos da Seção Administração Geral, ambos integrantes do Fundo da Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão responsável pela centralização da censura na Ditadura Militar. A pesquisa documental inclui ainda documentos administrativos da Biblioteca Nacional, referentes ao período ditatorial, através da Coleção Biblioteca Nacional, sob a custódia da Seção de Manuscritos, onde constam relatórios administrativos, estatísticas, correspondências, ofícios, e os Relatórios de Gestão Anuais integrantes do Arquivo Geral e os Relatórios de Direção que constam nos Anais da Biblioteca Nacional. Essa pesquisa documental tem como propósito identificar a presença das obras examinadas pelos censores, sobretudo as vetadas. Quanto aos resultados, foram identificadas no catálogo online os 78 títulos de livros que correspondem aos eróticos, pornográficos, obscenos ou sobre educação sexual, em língua portuguesa, da lista total de 673 da Série Censura Prévia. Conferimos a existência de suas fichas no catálogo dicionário, utilizado à época para identificar as obras que compunham o acervo. A metodologia incluiu ainda entrevistas e correspondências por e-mail à servidores da Biblioteca Nacional, resultando em 1 testemunho e 3 relatos de episódios sobre atuações governamental e bibliotecária. Pela análise dos dados coletados verificamos que, dos 78 livros contemplados no acervo, foram 52 vetados, 20 liberados e 6 ausentes de parecer, destes, 75 foram adquiridos por depósito legal. As ações empreendidas pelos Bibliotecários na proteção das publicações proibidas, foram ocultamento em cofre e armário, retirada de fichas de identificação, mudança de estante e seção. Em termos das práticas governamentais verificamos a presença de agentes da ditadura para fiscalização dessas obras de forma oficial e camuflada. Concluímos que houve ação governamental censória fiscalizatória, sem determinação legal embargando a aquisição de publicações, mas buscando a posteriori subtrair determinadas obras do acervo, e que da parte de alguns servidores, dentre eles, Bibliotecários, houve estratégias de resistência à censura e salvaguarda às obras coibidas.Item A educação ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio(2024) Bomfim, Deisy Anny; Santos, Aldenir Feitosa dos; Bassi, Letícia Anderson; Vilela, Lívia Maria Batista; Silva, José Atalvanio daA Educação Ambiental (EA) é essencial no contexto atual, destacando-se diante de desafios globais como o consumo excessivo, desmatamento e poluição. Eventos como a Conferência de Estocolmo (1972) e a COP 27 (2022) evidenciam os avanços em desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) enfrenta dificuldades, como a falta de formação docente e a priorização de outros conteúdos escolares. Embora a EA desempenhe um papel central na integração entre sociedade e natureza, sua aplicação nas escolas é frequentemente pontual e limitada, enfrentando obstáculos como o uso de métodos tradicionais e a ausência de projetos integrados. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi realizar um diagnóstico situacional da EA nos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e incentivar sua implementação na instituição. A pesquisa foi exploratória, classificada como bibliográfica e documental, aplicada nos 15 campi do Ifal que oferecem Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A coleta de dados incluiu análise de documentos oficiais, bibliografia recente e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para identificar projetos relacionados à EA. No ensino, foi realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o que possibilitou identificar que a temática ambiental é abordada de forma desigual ao comparar intercursos e intra-cursos em diferentes campi. A análise dos PPCs indica que a educação ambiental está presente, mas necessita de maior consistência e profundidade. Termos como "Educação Ambiental" e "Sustentabilidade" são mais comuns em cursos agrícolas e ambientais, enquanto áreas tecnológicas apresentam pouca integração. Um questionário foi validado por meio da Técnica Delphi, aplicado posteriormente aos docentes. O processo de validação resultou em um questionário utilizado para avaliar a efetiva implementação da EA no Ifal e o posicionamento dos docentes em relação às práticas de sustentabilidade adotadas em seu cotidiano. A aplicação do método Delphi aprimorou o questionário, especialmente em pertinência e clareza das questões. Os principais ajustes no questionário concentraram-se na substituição de termos, conferindo mais objetividade ao instrumento de análise. O método Delphi possibilitou a produção de um instrumento de pesquisa apto a identificar a realidade da prática da EA no Ifal e a traçar um perfil do corpo docente em relação à implementação de atividades educativas voltadas à EA. Quanto à extensão, os resultados mostram que o Ifal promove a EA por meio de ações concentradas em alguns campi e categorias específicas. Contudo, observou-se uma queda dessas ações nos últimos três anos, possivelmente devido à pandemia. Além disso, foi elaborado um curso de formação em EA para os professores do Ifal, visando ao aperfeiçoamento na abordagem de questões ambientais. Nesse sentido, é crucial disseminar informações e promover atitudes responsáveis que ajudem no desenvolvimento de alunos como cidadãos conscientes. Sendo assim, ferramentas de aprendizagem devem proporcionar maior liberdade e autonomia, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e compreendam a realidade em que estão inseridos. Relatórios técnicos com as conclusões da pesquisa foram produzidos e disponibilizados à instituição, visando colaborar com futuras iniciativas de EA no ensino, pesquisa e extensão.Item Acoustoelastic response in rebars of reinforced concrete structures(2025) Vasconcelos, Thiago Delfino Lima; Haach, Vladimir Guilherme; Haach, Vladimir Guilherme; Carrazedo, Ricardo; Santos Júnior, Auteliano Antunes dos; Ferreira, Gisleiva Cristina dos Santos; Pinto, Roberto Caldas de AndradeThe monitoring of reinforced concrete structures is essential to ensure that the normative lifetime is reached, which can be achieved through both destructive and non-destructive methods. Non-destructive testing is an effective solution, as it can be applied without causing damage to the structure while providing a wealth of data in a short period. Among the nondestructive methods, ultrasound testing stands out, providing information through the analysis of wave profiles and velocities. One of the most recent research lines with ultrasound is the study of acoustoelasticity in concrete structures, related to the correlation of wave velocity variation with stress state variation in the structure, where most of the research is focused on plain concrete structures. Due to the inherent heterogeneity of concrete, results often exhibit significant variability. In this context, the reinforcement can be considered homogeneous when compared to concrete and may provide more consistent data through ultrasound waves, potentially reducing result variability. There are no studies about acoustoelasticity with guided waves in rebars of reinforced concrete structures. Therefore, the present work aims to evaluate the acoustoelastic effect in reinforced concrete structures with the application of the transducers directly on the rebars. For this, ultrasonic indirect measurements were carried out during mechanical tests on reinforced concrete prisms, in which access to the reinforcement was ensured during casting. In addition to experiments in isolated rebars under tension, compression and bending tests in prisms were conducted. Different bar diameters, from 8 to 20 mm, were used, and a central frequency of 250 kHz was chosen. Finally, the wave interferometry method was applied to obtain the velocity variation. Thus, in isolated bars under tension, the relative velocity variation was negative, and there was a linear behavior in most of them. In compression, a tendency was observed in the prisms with 8 and 10 mm rebars, whose trendline had an initial non-linear part. In prisms under bending, a tendency was observed among the negative curves, whose trendline was entirely non-linear. Therefore, the waves captured on the rebar surface of reinforced concrete presented a good sensitivity to acoustoelastic effectItem Alocação adequada do quadro geral de baixa tensão através da busca pelo caminho mais curto(2018) Abreu, Jacksiel José de; Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira; Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira; Sant’Anna, Ângelo Márcio Oliveira; Claudino, Elder de SouzaA alocação do quadro geral de distribuição de energia elétrica de baixa tensão em estabelecimentos é determinada por parâmetros técnicos, normativos e econômicos. Uma alocação adequada do quadro geral de baixa tensão reduz a metragem da fiação dos circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica projetados para as instalações e, consequentemente, reduz os custos de implantação bem como os custos de operação (consumo) decorrentes das perdas de energia (efeito Joule) a eles associados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um modelo de otimização para a determinação do local ótimo de instalação do quadro geral de baixa tensão em casas, apartamentos residenciais, estabelecimentos comerciais e instalações industriais de pequeno porte. Na solução desse problema, adotou-se um modelo de otimização de redes para determinar o caminho mais curto para o trajeto percorrido pela fiação, que conduz à minimização dos custos. Para verificar a validade da solução proposta foi realizado um estudo de caso, onde, com o uso de parâmetros reais, a definição de uma técnica de otimização de rede implementada no Solver do Excel, indicou o ponto considerado ótimo para a alocação do quadro geral de baixa tensão. Em seguida, fez-se uma comparação dos resultados obtidos através da localização do quadro geral no centro de cargas, método tradicionalmente utilizado. Dessa comparação constatou-se a eficiência do método sugerido garantindo uma tomada de decisão confiável e econômica.Item Análise do plano de gestão de resíduos de serviços saúde de estabelecimentos do Estado de Alagoas(2025) Silva, Ivonaldo Gomes da ; Santos Filho, Moézio de Vasconcellos Costa; Sant’Anna, Selenobaldo Alexinaldo Cabral de; Santos, Aldenir Feitosa dos; Miranda, Paulo Rogério Barbosa de; Ribeiro, Cássia Roberta PontesResíduo é o que resta de material ou que é indesejadamente gerado em uma atividade. Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são os produzidos por qualquer agente de prevenção, manutenção ou recuperação da saúde ou estética, humana ou animal. O aumento da população e o crescimento da procura desta por procedimentos de saúde e beleza impulsionam a geração dos RSS, provocando riscos à saúde de quem com eles mantém contato. No Brasil, instituições de vigilância sanitária, ambientais, trabalhista ou de metrologia emitem normas, a exemplo da RDC nº 222/2018 da Anvisa e a ABNT NBR 12808:2020, que visam a regular as atividades de forma que os danos aos humanos e ao ambiente sejam evitados ou, pelo menos, minimizados. Uma das exigências normativas é que cada gerador elabore e execute um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), deixando-o disponível para todos que o desejarem consultar. Trata-se de um documento indispensável para o prestador conseguir a licença ambiental de funcionamento. Assim, este trabalho tem como principal objetivo analisar a conformidade dos PGRSSs com as normas correlatas vigentes. Para tal, foi elaborado um referencial teórico de análise (RTA), idealizado, com cada item baseado no rigor dos normativos e literatura disponíveis, para servir de parâmetro. A fim de compará-los entre si, bem como não expor a instituição, cada estabelecimento foi identificado pela sigla GRS (gerador de resíduos de serviços de saúde) seguida da numeração correspondente à posição da quantidade decrescente de páginas do seu PGRSS. Empregou-se uma metodologia que atribui notas 5 (cinco), 3 (três) ou 0 (zero), conforme o item do Plano seja totalmente, parcialmente ou não respondido, respectivamente. Dos cerca de 130 estabelecimentos consultados, apenas 13 disponibilizaram seus PGRSSs, e destes, a maioria por meio da Lei de Acesso à Informação. O RTA ficou estruturado com 70 questões agrupadas em seis quesitos. Nessa escala, cada GRS poderia obter até 350 pontos. Porém, as pontuações variaram apenas de 137 (o GRS13) a 243 (o GRS5), isso é, estão entre 39% e 69% de um padrão ideal, com cinco deles abaixo de 50% de conformidades com as normas sanitárias e ambientais. Diante da pouca disponibilização dos PGRSSs e da deficiente adesão às normas dos que foram analisados, conclui-se que há ausência desse documento em muitos estabelecimentos do Estado de Alagoas e, nos que existem, necessidade de melhorias.Item Avaliação da atividade e da inibição de ureases: estudos biofísicos de interação e desenvolvimento de metodologias analíticas(2022-12-19) Tavares, Maria Celia; Santos, Josué Carinhanha Caldas; http://lattes.cnpq.br/3735618604163061; Carrilho, Emanuel; http://lattes.cnpq.br/9157872297410868; Santana, Rodolfo de Melo Magalhães; http://lattes.cnpq.br/2427465793815991; Cunha, Silvio do Desterro; http://lattes.cnpq.br/5661286013847300; Goulart, Marilia Oliveira Fonseca; http://lattes.cnpq.br/5271094336884473A urease catalisa a hidrólise da ureia em NH3(g) e CO2(g), e está associada a problemas na agricultura como redução da eficiência do fertilizante ureia, e na saúde, pois proporciona um microambiente favorável à colonização do estômago humano pela bactéria H. pylori. Logo, é importante inibir e determinar a atividade da urease em diferentes matrizes. Assim, esse trabalho tem como objetivo principal avaliar o mecanismo de inibição da urease por compostos orgânicos (naturais e sintéticos) empregando estudos biofísicos, bem como desenvolver metodologias para a determinar a atividade das ureases de solos e saliva (sintética e humana), além de avaliar potenciais inibidores. Para o trabalho de interação da urease com isotiocianato natural (MFC) foi obtido IC50 = 487 M e classificação de inibidor misto pelo ensaio de cinética clássica e de fluorescência sincronizada. Estudos espectroscópicos indicaram alterações conformacionais da enzima decorrentes da interação MFC-urease, com constante de ligação (Kb) igual a 1,80×102 L mol-1 e estequiometria 1:1. Além disso, foi comprovado a formação de ditiocarbamatos e tioureias correspondentes após a reação do MFC com aminoácidos contendo grupos tiol e amina/guanidina. Assim, o mecanismo de inibição da urease pelo MFC ocorreu por meio de interações covalentes e não-covalentes. O MFC foi mais efetivo na microbiota do solo do que in vitro, com inibição equivalente ao NBPT para os solos avaliados. Para a interação da urease com cinco benzoiltioureias, foi constatado relação direta com o tamanho da cadeia do substituinte N-alquílica com os valores de IC50 (M) e Kb. Verificou-se que a BTU1 foi o composto mais ativo e, por isso, selecionada para estudos biofísico e em solos com a urease. Para o complexo BTU1-urease, Kb foi na ordem de 103 L mol-1 nas diferentes temperaturas avaliadas; baseado nos estudos termodinâmicos a estabilização do complexo urease-BTU1 é preferencialmente por ligações de hidrogênio e forças de van der Waals. Os estudos de fluorescência sincronizada e ensaio de competição indicaram comportamento clássico de inibidor misto para BTU1. Nos diferentes solos avaliados, BTU1 apresentou potencial de inibição equivalente ao NBPT ressaltando a importância de ensaios in vitro e aplicação em amostra real para a seleção de um potencial inibidor. Além disso, foram desenvolvidos dois dispositivos analíticos em papel (UrePAD e Multicolor PAD) para determinar a atividade da urease em solos, saliva e na avaliação de inibidores. O UrePAD é baseado na mudança de cor do indicador ácido-base vermelho de fenol, em função do aumento do pH pela hidrólise da ureia pela urease. O Multicolor PAD também é um dispositivo colorimétrico, no qual foram avaliados cinco indicadores ácido-base (vermelho de fenol, azul de bromotimol, roxo de bromocresol, roxo de m-cresol e vermelho neutro) e papel com superfície modificada por polieletrólito poli- 4-estireno sulfonato de sódio ou polivinilpirrolidona. As imagens obtidas foram digitalizadas em um scanner de bancada, e a análise realizada no software Corel Draw X8. Os métodos apresentaram LOD médio de 0,10 U mL-1 com linearidade entre 0,25 e 4,0 U mL-1. Ambos os dispositivos foram aplicados na determinação da atividade da urease em quatro amostras de solos com diferentes características e avaliação in vitro de inibidores clássicos. Os resultados obtidos não diferiram estatisticamente (95% de confiança) do método de referência do azul de indofenol, tendo como vantagens o baixo custo, reduzido volume dos reagentes/amostra aliado à simplicidade e portabilidade, mostrando a capacidade de simplificar a determinação da atividade da urease em solos e a avaliação de potenciais inibidores. Por fim, o Multicolor PAD foi aplicado para determinar urease em amostra de saliva sintética e saliva humana, com recuperações quantitativas (ente 80 – 120%) e apresentou maior variação de intensidade de cor para amostra de saliva humana de indivíduo infectado por H. pylori, indicando que é possível utilizar um método simples, rápido e de baixo custo para auxiliar no diagnóstico de infecção de bactérias ureolíticas como H. pylori.Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(2024-09-30) Machado, Itajaci Meiri Marques; Silva Júnior, José Espínola da; http://lattes.cnpq.br/2240211724270086; Silva Júnior, José Espínola da; Santos, Elza Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2729412597740900; Santos, Marilene; http://lattes.cnpq.br/6890789604708020A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quantiqualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimentoto do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Desenvolvimento de modelos preditivos para avaliação de paisagem sonora com base em levantamento na orla marítima da cidade Maceió-AL(2025) Santos, Jordana Teixeira da Silva Lima; Oiticica, Maria Lúcia Gondim da Rosa; Toledo, Alexandre Márcio; Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte; Miranda, Erasmo Felipe Vergara; Michalski, Ranny Loureiro Xavier NascimentoO campo de estudo em paisagem sonora vem ganhando força nos últimos anos, em função da necessidade de superar a abordagem do gerenciamento dos ambientes urbanos baseado apenas em políticas de controle do ruído. Por meio de abordagem multidisciplinar, a avaliação do ambiente sonoro urbano leva em consideração os inúmeros aspectos que envolvem variáveis subjetivas, relacionadas à percepção dos usuários, variáveis físicas, próprias do local e contexto. É imprescindível o desenvolvimento de ferramentas de análise capazes de compreender e prever os resultados perceptivos sonoros relacionados a determinada tomada de decisão no âmbito do planejamento urbano, por meio de modelos preditivos. A presente tese tem como objetivo desenvolver metodologia para avaliação de paisagens sonoras com base na elaboração de modelos preditivos e aplicação em espaços públicos urbanos da cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, com recorte urbano correspondente à orla marítima dos bairros Ponta Verde e Pajuçara. O trabalho consiste em uma pesquisa aplicada, realizada por meio da coleta de dados em campo, conforme diretrizes da série normativa ISO 12913, aplicação de caminhadas sonoras, questionários e medições. A proposta inclui desenvolvimento de uma nova metodologia, com proposição de questionário misto, baseado nos métodos A e B da ISO/TS 12913-2, acrescido de informações de contexto e visuais. Propõem-se metodologia para caracterização dos ambientes acústicos, que leva em conta a ISO/TS 12913-3, com incremento de análises das interrelações entre os aspectos, seguido do estudo das correlações e avaliação da relevância para seleção de indicadores (informações coletadas) e descritores (medidas de como as pessoas percebem o ambiente acústico) no modelo. A modelagem segue o desenvolvimento de uma estrutura de análise, mediante a construção de modelos preditivos lineares (regressão múltipla linear) e não lineares (redes neurais artificiais - RNA). O desempenho dos modelos baseados em RNA apresentou um rendimento até 35% superior aos modelos lineares, destacando-se o alcance da métrica de qualidade de ajuste (R²) de 0,98 em um dos modelos. O desenvolvimento da metodologia de análise contribui significativamente para o campo tecnológico na avaliação de paisagens sonoras em espaços urbanos, visando apoiar o processo de tomada de decisões por pesquisadores e gestores. Esta pesquisa amplia o campo de estudo das paisagens sonoras, oferecendo novas perspectivas para a caracterização e modelagem preditiva das paisagens sonoras urbanas.Item Desenvolvimento de uma peneira de baixo custo para descascar sururu(2023) Silva, Allisson Luiz Nascimento da; Silva, Juliane Cabral; Souza, Mayara Andrade; Carvalho, Ciro Ramon Felix dos Santos; Omena, Rômulo Afonso Luna Vianna deA cadeia produtiva do sururu é caracterizada pelo sofrimento humano, desde à pesca ao seu envasamento. Ela pode ser dividida em etapas: pesca ou catação, lavagens, despinicagem, cozimento, descascamento ou desconchamento, envasamento e comercialização. A etapa para descascá-lo ou desconchá-lo, ocorre através do peneiramento. Ela é realizada majoritariamente por mulheres e crianças, as quais são submetidas a grandes esforços físicos, por se tratar de uma operação totalmente manual. Elas são expostas às péssimas condições ergonômicas e recebem a menor remuneração em toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, enxerga-se a mecanização e a automação, como uma solução viável para reduzir o sofrimento humano e evolução dos processos e produtos. O objetivo deste trabalho, foi expor de forma organizada, as produções técnicas e intelectuais, durante o Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais, do Centro Universitário CESMAC, para desenvolver um protótipo construído com materiais reciclados ou reaproveitados, capaz de descascar o sururu e reduzir as dores das marisqueiras. Este protótipo para o peneiramento do sururu, deve elevar a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nessa cadeia produtiva. A redução dos esforços físicos provenientes de seu uso, também, deverá minorar o surgimento e a incidência de lesões musculares e lesões. Para sua construção, foi iniciada uma pesquisa experimental, que abrangeu revisão de literatura, pesquisa de anterioridade patentária e uso de ferramentas e softwares para projeção, modelagem e fabricação. O protótipo é composto por um cesto perfurado e rotativo, através do qual os moluscos caem e as cascas ficam retidas em seu interior. Quanto ao seu funcionamento, ao ser acionado, um motor elétrico do protótipo produz o movimento rotacional do cesto perfurado e os sururus que atravessam os furos, caem sobre uma bandeja depositada na base do equipamento. Após a finalização da operação, os sururus devem ser coletados e as conchas devem ser descartadas ou reaproveitadas adequadamente. A pesquisa foi realizada no Laboratório Compartilhado de Inovação e Tecnologia (Colab), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, com suporte de projetos fomentados por editais de inovação tecnológica, além de parcerias com instituições, organizações não governamentais e cooperativas. Ela inicia a transição para o processo fabril e deverá ser ampliada para gerar novos produtos, com objetivo de atender às demais atividades da cadeia produtiva do sururu. Atualmente, uma pesquisa sobre os impactos ergonômicos na etapa de peneiramento, está sendo desenvolvida, através desta, será possível avaliar os benefícios do uso do protótipo. E uma pesquisa para realização de testes com a finalidade de estabelecer os parâmetros ótimos operacionais, deverá ser realizada.Item Efeitos das tecnologias de realidade aumentada e virtual como recursos visuoespaciais na aprendizagem de geometria molecular(2024-10-14) Silva, Kleyfton Soares da; Correia, Paulo Rogério Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Correia, Paulo Rogerio Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Aguiar, Joana Guilares de; http://lattes.cnpq.br/7322160560603795; Cirino, Marcelo Maia; https://orcid.org/0000-0002-5377-382X; http://lattes.cnpq.br/7952492082756341; Gotuzo, Seabra, AlessandraEsta pesquisa investigou os efeitos de intervenções didáticas mediadas por tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na aprendizagem de noções de geometria molecular. Diante da complexidade atrelada à aprendizagem da estrutura molecular, esta investigação coloca os erros conceituais, a questão visuoespacial e a utilização de tecnologias digitais como elementos importantes para a elaboração de estratégias didáticas eficazes. A partir de uma abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada e uma estratégia de coleta e análise de dados sequencial explicativa de métodos mistos, a pesquisa foi organizada em três estudos complementares. O primeiro estudo teve como objetivo identificar erros conceituais relacionados à geometria molecular através de um teste diagnóstico aplicado a 55 estudantes de graduação em biotecnologia da Universidade de São Paulo. Os resultados revelaram dificuldades na transição entre representações bidimensionais e tridimensionais, enfatizando a necessidade de estratégias didáticas com múltiplas representações. O segundo estudo, conduzido com os mesmos participantes do estudo I, avaliou o efeito da RA na aprendizagem de geometria molecular. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um revisou o assunto com o apoio de um mapa conceitual com moléculas estáticas (grupo A) e o outro com um mapa conceitual personalizado com RA (grupo B). A comparação do desempenho na tarefa de construção de moléculas físicas mostrou um resultado superior para o grupo B, sugerindo que fatores emocionais e de atenção podem ter contribuído para a uma boa percepção espacial das moléculas. O terceiro estudo, conduzido na Universidade de Surrey (Inglaterra), avaliou o efeito da RV, complementada com outros recursos, na compreensão de geometria molecular. O referido estudo destacou o conjunto de tarefas da intervenção didática como engajador, propiciando a aprendizagem independentemente do nível de conhecimento prévio dos estudantes, além de ser eficaz em nivelar o conhecimento entre diferentes grupos. As conclusões dos estudos enfatizam a relevância de testes diagnósticos para identificar erros conceituais e a importância de integrar tecnologias imersivas e atividades práticas no ensino de química. Os achados reforçam a necessidade de estratégias didáticas cuidadosamente planejadas, implementadas e avaliadas para potencializar o desempenho em contextos educacionais de química.Item Eficiência energética e indicadores ambientais sobre o consumo de energia elétrica em uma edificação pública(2024) Rocha, Jean Jacques Bittencourt da; Souza, Mayara Andrade; Sant'Anna, Selenobaldo Alexinaldo Cabral de; Silva, Magno José Gomes da; Braga, Mauro SérgioO consumo desenfreado de energia é um dos principais responsáveis pelos problemas ao meio ambiente que ameaçam a vida na Terra, como mudanças climáticas, poluição do ar, aquecimento global e gases de efeito estufa. Consequentemente, a redução do lançamento de CO2 surgiu como a grande preocupação global moderna. Sendo assim, a eficiência energética é vista como uma etapa fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável. Estudos indicam que nos prédios públicos existe um consumo de energia elétrica significativo e com grandes desperdícios, e que é direta a conexão entre o uso de energia dos edifícios, sua eficiência e a melhoria de seus indicadores de sustentabilidade ambiental. A partir desse cenário a pesquisa visou avaliar a eficiência energética e os indicadores ambientais do consumo de energia elétrica de uma edificação pública de ensino. O estudo possibilitou a produção científica de Capítulo de Livro que teve como propósito a avaliação da eficiência energética de uma edificação pública e os indicadores ambientais a partir do consumo de energia, utilizando para isso um estudo de caso no IFAL – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Alagoas, campus Maceió, empregando como metodologia para quantificar a eficiência o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQC) e na avaliação dos indicadores de sustentabilidade aplicadas a pegada ecológica e a pegada de carbono, vindo assim propor soluções para aumentar a eficiência energética e diminuir a emissão de CO2. Esse estudo, possibilitou a aprovação do projeto de pesquisa no PISIC 2003-2004 que permitiu a integração de alunos e professoras do curso de engenharia civil e PPGASA do CESMAC, bem como contribuiu para disseminar sobre o tema com publicações de resumos em anais e apresentações, oral e em banner, de trabalhos em congresso nacional e local, onde foi exposto a revisão de literatura, o levantamento de dados, os possíveis resultados e as propostas de soluções pesquisadas. Como produção técnica foi realizado um curso de capacitação para os alunos formandos do curso de eletrotécnica intitulada “Consumo energético e sustentabilidade ambiental de uma edificação”, com o objetivo de conscientizar o futuro técnico industrial em eletrotécnica da relação direta entre o consumo de energia elétrica de uma edificação e as influências ao meio ambiente, formando profissionais com uma perspectiva ampliada de sustentabilidade, nessa formação foi utilizada metodologias ativas de ensino, ampliando o envolvimento direto dos alunos no treinamento, levando-os a refletir sobre o grau de importância que o profissional nesta área desempenha sobre as relações de sustentabilidade ambiental no nosso planeta. Diante dos resultados obtidos a edificação pública de ensino foi classificada com nível B de eficiência, contribuindo com emissão de CO2 de 82,13 ton/ CO2/ano pelo consumo de energia elétrica obtendo uma pegada de carbono de 6,10 kgCO2/m²/ano e uma pegada ecológica 11,52 ha. Alternativas sustentáveis na edificação quanto aos sistemas de iluminação, envoltória, e de ar condicionado implicam em uma redução de 26,52%, resultando em uma economia de 395 MWh/ano de energia, deixando de emitir mais de 21,764 tonCO2/ano na atmosfera.Item "Entre Jesus, Apolo e Obatalá”: o hibridismo transcontinental do Vale do Amanhecer e as relações de poder(2024) Silva, Roberto Calabria Guimarães da; Raimundo, Valdenice José; Peixoto , Adelson Lopes; Santos, James Washington Alves dos; Aragão, Gilbraz de Souza; Campos, Zuleica Dantas Pereira; Raimundo , Valdenice JoséEsta pesquisa teve como objeto de estudo analisar as relações de poder, que em nível institucional, que vai de comando de trabalhos ao comando nacional/internacional da religião, a nível espiritual organiza a hierarquia entre homens e mulheres, presentes no Vale do amanhecer, através da percepção dos/as médiuns. Para responder a problemática apresentada pelo objeto foi formulado o seguinte objetivo: investigar as práticas religiosas do Vale do Amanhecer, a partir da análise da sua história associando-a a história de Tia Neiva e relacionando ao hibridismo transcontinental. Esta análise terá como categorias de análises o hibridismo transcontinental e as relações de poder. A escolha pelo hibridismo transcontinental se deu em virtude de não ser possível, na nossa análise, o diálogo com a categoria sincretismo, pois o panteão do Vale forma um mosaico com entidades de vários credos e continentes como, Candomblé, Umbanda, Cristianismo, Kardecismo, religiões da Grécia e Egito Antigos, Budismo e entidades de ufologia como elementos do livro Exilados de Capela, envolvendo entidades espirituais de religiões de quatro continentes que foram incorporadas ao Vale do Amanhecer, trabalhando e ordem e sincronia, não havendo o espelhamento das entidades, como foi imposto às religiões de matriz africanas, na qual um Orixá representava um Santo, como forma de os escravizados poderem cultuar sua fé sem serem reprimidos pelos senhores. Para coleta dos dados foram enviados formulários com perguntas específicas acerca do tema, e a partir das respostas foram realizadas análises, utilizando a abordagem quanti-qualitativa, na qual os percentuais, a análise individual e, em conjunto das respostas, possibilitou a compreensão da visão dos/as médiuns acerca de como os/as mesmos/as observam a hierarquia, definida pelas relações de poder, numa comunidade hibrida e transcontinental. Essa pesquisa também se dedicou a analisar o lugar que a mulher ocupa na hierarquia do Vale. A pesquisa apontou que a maioria das mulheres perceberam uma desvalorização do lugar ocupado pelo público feminino, o que leva a uma contradição, já que a religião foi criada por Tia Neiva, que após a sua morte foi elevada a uma das principais entidades espirituais do Vale do Amanhecer. Este estudo contribuirá para uma melhor compreensão das relações que se estabelecem no Vale, como também dará visibilidade as práticas religiosas e espirituais experimentadas no Vale do amanhecer. A tese está alicerçada no diálogo entre as categorias de hibridismo tomando como base Cancline, (1997), gênero na qual o pensamento de Nunes (1985) se encaixa na questão do protagonismo da mulher no Vale, por fim, o multiculturalismo a partir dos conceitos de Touraine (1997). A tese se propõe a descrever o Vale do Amanhecer em seu contexto histórico e nas relações com as religiões que hibridizam como o mesmo, dando ênfase para o catolicismo, kardecismo e umbandismo que exercem uma forte influência, tanto na ritualística, como nos médiuns e pacientes que frequentam.Item Epidemiologia do suicídio na região metropolitana de Maceió: fatores associados, análise temporal e espacial(2021) Silva, Alessandra Vieira da; Brum, Evanisa Helena Maio de; Barbosa, Kevan Guilherme Nóbrega; Trindade Filho, Euclides Marinho; Verçoza, Lúcio Vasconcellos de; Nóbrega, Diego Figueiredo; Mousinho, Kristiana Cerqueira; Rocha, Thiago José MatosSuicídio tem sido um problema mundial e que tem afetado a vida de milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que o número anual de pessoas que cometem suicídio é duas vezes maior que a de homicídio. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise temporal e espacial da violência suicida na região metropolitana de Maceió - AL, descrevendo as características sociodemográficas, relacionadas a localidade de residência, localidade de ocorrência, além das características relacionadas ao evento em si. Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, com abordagem de método quantitativo. Para investigar a tríade fatores associados-tempo-espaço os dados foram coletados do Instituto Médico Legal Estácio de Lima de Maceió no período de 2016 a 2018, e do Sistema de Informação de Mortalidade para o período de 2000 a 2019. Utilizou-se uma modelagem estatística por meio da regressão logística múltipla, usando o sexo masculino como categoria de referência para a análise, onde foi calculado os valores da Odds Ratio (OR) por meio do método binário, estimando o Intervalo de Confiança (IC) de 95%. Os pré-requisitos para a regressão foram ausência de multicolinearidade (autocorrelação da variável independente com o desfecho), expressos por valores de Tolerância > 0,1 e valores de VIF < 10, outro quesito observado foi a inexistência de valores discrepantes (outliers). A escolha do modelo final observou a significância do modelo, o R Quadrado de Nagelkerke, a capacidade de classificação do modelo e a significância de Hosmer e Lemeshow. Em todas as análises fixou-se o nível de significância em 5%, sendo utilizado o pacote estatístico SPSS (versão 20.0) para auxílio no processamento dos dados. Resultados do presente estudo indicam que o padrão de vitimização para o suicídio na RM de Maceió é predominantemente masculino e que acomete indivíduos de etnia parda, solteiros, assalariados, cuja residência e ocorrência é principalmente o município de Maceió. O enforcamento foi o principal mecanismo de suicídio, seguido por envenenamento e queda intencional. Os finais de semana e a sexta-feira, foram os dias de maior ocorrência de casos. Os fatores associados ao suicídio masculino indicaram que estar relacionados como etnia, situação de trabalho, mecanismo do suicídio e trimestre da ocorrência. As taxas de suicídio foram maiores em homens, variando entre 4,1-7,6 x 100.000 habitantes em comparação com as vítimas do sexo feminino 2,9-4,1 x 100.000 habitantes. A cidade de Barra de São Miguel, foi o que apresentou maior taxa de mortalidade por suicídio, seguido de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Pilar. A capital Maceió apresenta maior quantitativo de casos e local de residência do ato suicida. Concluímos mostrando que houve um aumento significativo de notificações de suicídio entre os anos de 2000 a 2009. Este aumento foi explicado principalmente pelo crescimento das notificações de vítimas mulheres, dentro do mesmo período considerado. O presente estudo apresentou limitações pautadas na utilização de dados secundários da mortalidade por suicídio, procedentes de um sistema que está sujeito às subnotificações e preenchimentos inadequados na documentação utilizada para o registro desses dados, bem como na alimentação do sistema.Item Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-26) Moura, Elton Oliveira de,; Bispo, Marcelo de Souza,; http://lattes.cnpq.br/0046249640629512; Silva, Anielson Barbosa da,; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira,; http://lattes.cnpq.br/7195833831322050; Vieira, Almir Martins,; http://lattes.cnpq.br/4298642111341453; Brito, Simone Magalhães,; http://lattes.cnpq.br/1833114674355841Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.Item Espaço 4.0: contribuições para a aprendizagem dos discentes no ambiente Maker do Instituto Federal de Alagoas(2025) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia Smith; Cavalcante, Patrícia Smith; Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de; Lopes, Andiara Valentina de Freitas e; Castro, Juscileide Braga de; Pereira, Renata Imaculada SoaresEsta tese analisa as contribuições dos Espaços 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para a Aprendizagem Maker dos estudantes, com foco também no papel dos monitores nesse contexto educacional inovador. O estudo investiga como ambientes inovadores, que integram tecnologias da Quarta Revolução Industrial com metodologias ativas, contribuem para o ensino-aprendizagem. O problema central é: Como os Espaços 4.0 do IFAL contribuem para a formação inicial e continuada de jovens por meio da Aprendizagem Maker? A pesquisa busca compreender os efeitos desses espaços na formação discente, destacando a relação entre a prática Maker e o desenvolvimento de habilidades para a Sociedade 4.0. Foi desenvolvida a Classificação FE (Finalidade e Estrutura), com uma nova categorização para os Espaços Maker brasileiros, além do Modelo TMI-E (Think, Make, Improve, Explore), que amplia o modelo tradicional TMI (Think, Make, Improve) ao incluir a fase "Explorar". A metodologia seguiu uma abordagem mista, com Revisão Sistemática da Literatura e pesquisa de campo em seis campi do IFAL, envolvendo estudantes de 15 a 29 anos e os monitores do projeto Espaço 4.0. Os dados foram coletados por meio de questionários e relatórios e analisados através de estatística descritiva, estatística inferencial e ciclos de codificação. Os resultados indicam que os Espaços 4.0 promovem autonomia, criatividade, competências técnicas e colaborativas, além de reflexão crítica e exploração contínua. Os estudantes avançaram na resolução de problemas e no engajamento prático, com apoio ativo dos monitores, que desempenharam papel fundamental na mediação do conhecimento e na facilitação dos projetos. Apesar dos avanços, desafios de infraestrutura e recursos foram relatados, afetando a motivação e o desempenho. Disparidades de gênero, raça e renda reforçam a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas. A experiência dos Espaços 4.0 evidenciou uma contribuição relevante em comunidades com menor acesso à inovação, contribuindo para ampliar a democratização do conhecimento e a redução das desigualdades sociais. Conclui-se que os Espaços 4.0 transformam a formação de jovens alagoanos, preparando-os para a Sociedade 4.0 e reduzindo desigualdades educacionais. A pesquisa oferece modelos replicáveis em outras instituições, sugerindo investigações futuras sobre impactos de longo prazo.Item Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar(2022) Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres; Almeida, Leandro da Silva; Lima, Licínio Carlos Viana da Silva; Almeida, Leandro da Silva; Silva, José Maria de Castro; Monteiro, Sílvia Correia; Couñago, Maria Adelina GuisandeAo longo das últimas décadas, aumentou a investigação em torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas, entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso, onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que integraram a tese foram: 1- “Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na Universidade”; 2- “Expectativas e Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de integração e de serviços de apoio especializados.Item Gastos em educação infantil e gestão eficiente: uma análise da relação com a qualidade do ensino nos municípios brasileiros(2024) Silva, Janieide Domingos da; João Eudes; Mariana Pereira; Caldas, Olavo Venturim; Olavo Venturim; Caldas, Olavo Venturim; Bezerra Filho, João Eudes; Bonfim, Mariana PereiraEste estudo investigou a existência de uma relação entre os gastos municipais em educação infantil e o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) com a qualidade da educação básica no Brasil. A qualidade do ensino foi mensurada a partir das notas do IDEB. Os tipos de gastos com educação infantil foram obtidos no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), sendo considerados os gastos por aluno na educação infantil (creches e pré-escolas). A eficiência da gestão municipal foi medida a partir do IEGM. A pesquisa é de abordagem quantitativa e foram coletadas 55.700 observações no recorte longitudinal de 2012 a 2021. Os modelos econométricos foram estimados por Regressão Linear Múltipla, Quantílica e dados em painel. Os resultados indicam associação entre gestão eficiente e qualidade do ensino, indicando que as práticas de gestão devem ser ampliadas e fortalecidas nos municípios. Por outro lado, maiores gastos por aluno em creches e pré-escolas, não estão associados a melhor qualidade do ensino, sugerindo que apenas a elevação dos recursos financeiros, não é suficiente para um melhor desempenho educacional. Constatou-se também que embora os municípios apliquem um percentual acima dos 25% de limite mínimo definido pela Constituição Federal em gastos com educação, a associação com as notas do IDEB continua sendo negativa, corroborando a ideia de que é necessário olhar para educação por um outro viés que não só o financeiro. A pesquisa contribui para o debate sobre melhoria da qualidade do ensino e a eficiência na alocação de recursos, expandindo a compreensão dos fatores determinantes da qualidade do ensino.Item Modelagem e Simulação de Indicadores de Continuidade: Ferramenta Auxiliar para a Manutenção em Redes de Distribuição de Energia Elétrica(2017) Magalhães, Emerson Felipe Araujo; Costa Filho, Marcus Vinícius Americano da; Magalhães, Robson da Silva; Pontes, Karen Valverde; Ávila Filho, Salvador; Oliveira, Tiago Cordeiro deA confiabilidade dos sistemas de distribuição de energia elétrica está associada aos muitos investimentos executados, especificamente quando realizados durante a concepção de novos projetos e durante a programação das atividades de manutenção. O setor elétrico brasileiro vem sofrendo inúmeros problemas ao longo dos tempos, estando o maior destes problemas relacionado às constantes falhas no sistema de distribuição. As ocorrências dessas falhas influenciam na composição dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC); os quais são estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para cada concessionária, e se os mesmos não forem cumpridos, as concessionárias estarão sujeitas às multas. Este trabalho propõe o desenvolvimento de modelos, utilizando técnicas de Regressão Linear Múltipla (RLM) e Redes Neurais Artificiais (RNAs), que realizem a previsão dos valores desses indicadores de continuidade, visando auxiliar a concessionária na realização de um planejamento mais eficiente para a execução das tarefas de manutenção. Como objeto de estudo, utilizou-se um conjunto de consumidores de uma concessionária da região Nordeste. A partir dos modos de falhas ocorridos nos circuitos que alimentam esse conjunto de consumidores, são analisadas as causas e as frequências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, e o quanto estas contribuem para o aumento dos valores do DEC e do FEC. Através da aplicação dos modelos desenvolvidos, pode-se avaliar a influência de determinados modos de falhas sobre o DEC e o FEC, priorizando-se as tarefas de manutenção nos equipamentos que mais contribuem para a composição destes indicadores. Demonstra-se que o conhecimento da influência dos modos de falhas sobre os indicadores DEC e FEC permite uma adequada tomada de decisão sobre a execução de ações de manutenção, possibilitando à concessionária uma atuação eficiente sobre aqueles modos de falhas que são mais influentes, e contribuindo para a estabilidade e confiabilidade operacional de todo o sistema elétrico.Item Modelo para predição de indicadores de continuidade em um sistema de distribuição de energia elétrica, uma aplicação à gestão de manutenção com a perspectiva do uso da termografia(2016) Araújo Junior, José Arnóbio de; Magalhães, Robson da Silva; Esquerre, Karla Patrícia Santos Oliveira Rodriguez; Bandeira, Anselmo Alves; Silva, Magno José Gomes daOs Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (SDEE) das concessionárias na Região Nordeste, são, em sua maioria, antigos e apresentam diversos tipos de problemas. De uma maneira indireta, estes problemas podem ser constatados através dos indicadores coletivos de continuidade, fornecidos pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esses indicadores são o Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e o Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC). Com o intuito de melhorar estes indicadores, esse estudo propõe uma metodologia a ser aplicada na análise do histórico das ocorrências (interrupções no fornecimento de energia) registradas em uma concessionária de distribuição de energia, durante o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A metodologia aqui proposta baseia-se na construção de um modelo que estime os indicadores DEC e FEC. Portanto, construído o modelo proposto, tendo-se em vista um determinado período de operação do SDEE a ser analisado, pretende-se estimar os valores de DEC e FEC, em função das ocorrências observadas e registradas para esse sistema. O conhecimento, a priori, dos indicadores DEC e FEC, permite o gerenciamento da manutenção, possibilitando a medida da influência dos principais modos de falha na composição desses indicadores. Como base para elaboração da metodologia de análise e do modelo, foi realizada uma pesquisa, junto a uma concessionária de distribuição de energia, que será denominada neste trabalho, como concessionária A. Nesta pesquisa foram coletados os dados de ocorrências de falhas (com interrupção) em um conjunto de consumidores. Os dados foram coletados mensalmente, no período compreendido entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. A partir destes dados, construiu-se uma estrutura de modelo baseada na Análise de Regressão Linear Múltipla (ARLM). Existe, por parte da concessionária A, a intenção de desenvolver ações de manutenção que apliquem técnicas termográficas. Estas técnicas permitem o mapeamento do gradiente térmico de um determinado dispositivo energizado, distinguindo diferentes temperaturas por meio de radiação infravermelha. Para tanto, a concessionária A, fez um investimento em equipamentos e no treinamento de pessoal. Esse estudo propõe a aplicação do modelo construído, baseado em ARLM, como uma ferramenta de apoio para a avaliação da influência dos modos de falha na composição dos indicadores de continuidade (DEC e FEC). Os modos de falha de maior interesse são, principalmente, os que são passíveis de serem detectados por termografia. A priori, o conhecimento da influência dos modos de falha na composição desses indicadores permitirá uma tomada de decisão para a execução de ações de manutenção, permitindo, à Concessionária, uma atuação direta no alimentador e nos modos de falha mais influentes, principalmente sobre aqueles que são passíveis de serem detectados por termografia.Item Paradoxo do cuidado : segregação e controle institucional de pessoas usuárias de álcool e outras drogas na região metropolitana de Maceió(2022) Silva, Laura Fernandes da; Santos, Hugo Leonardo Rodrigues; Lima, Alberto Jorge Correia de Barros; Costa, Elaine Cristina Pimentel; Rodrigues, Fernando de JesusA prestação de assistência social e à saúde a pessoas usuárias de drogas é objeto de diversas demandas judiciais. Apesar disso, há poucos estudos no campo jurídico-criminológico a respeito do tema. Como um esforço para reduzir tal lacuna, nesta dissertação de mestrado analiso a atuação de instituições públicas e privadas de tratamento e acolhimento a esse público na região metropolitana de Maceió. Norteada pelo conceito de transencarceramento, busquei compreender se as práticas realizadas nos contextos estudados contribuem para a expansão da lógica carcerária, que envolve experiências punitivas e institucionalizantes e costuma atingir pessoas cujas subjetividades foram moldadas em processos de sujeição criminal. Para isso, realizei entrevistas etnográficas em três clínicas de internação involuntária e compulsória, cinco comunidades terapêuticas, um CAPS AD e em uma equipe do Consultório na Rua. Também entrevistei pessoas tuteladas em quatro unidades prisionais de Maceió que já passaram por tratamento em virtude do consumo de drogas. Esses caminhos viabilizaram o acesso a trajetórias afetivas e profissionais dos participantes, as quais perpassam o texto. Além disso, relatórios administrativos, instrumentos normativos e decisões judiciais serviram como fonte de pesquisa documental, o que me permitiu entender as diretrizes normativas e outros aspectos importantes dos serviços, como o seu financiamento. O estudo demonstrou que há protagonismo das entidades privadas em detrimento dos equipamentos públicos de saúde mental na região, o que costuma ser justificado pelas deficiências destes. Por outro lado, ficou evidente que as instituições privadas, majoritariamente mantidas pelo repasse de recursos públicos, também não conseguem contemplar a pluralidade de usuários e atuam sem suficiente fiscalização e controle estatal das suas práticas, o que amplia o espaço para arbitrariedades.