Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Departamento "Campus Murici"
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Item Administração pública nas comunidades quilombola(2024-12-21) Silva, Edilene Nunes da; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Viana, José Leandro Alves; http://lattes.cnpq.br/5185605394484846; Souza, Andréa Vasques Torres de; http://lattes.cnpq.br/4079173424296385Este artigo tem como objetivo investigar as diversas manifestações sobre a administração pública nas comunidades quilombolas. Onde numa sociedade em constante transformação acelerada. Os governos precisam fazer frente as novas demandas que surgem nesse processo. Onde o papel da gestão pública é fiscalizar e regulamentar por meio dos órgãos públicos e instituições. Em outras palavras, a administração pública e sempre voltada para o bem estar coletivo das comunidades quilombolas. No Brasil, ao longo da última década foram construídos dois programas específicos voltados a comunidades negras, são eles o Programa Brasil Quilombola (PBQ) e o plano nacional de desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. As políticas públicas são ações estratégicas articuladas em que o governo as adota em busca de atender interesse coletivo, desta forma reconhecendo os Direitos dos Quilombos. Assim realiza a análise histórica das políticas públicas destinadas as comunidades quilombolas brasileiras.Item Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Análise da percepção dos docentes do curso subsequente em agropecuária frente a educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Souza, Elvys Blayne Sales de; Ferreira, Líllian Franciele Silva; http://lattes.cnpq.br/8837364772751006; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Carnaúba, Juliana Paiva; http://lattes.cnpq.br/9758718992783544As práticas pedagógicas aliadas às experiências vivenciadas ao longo dos anos são de suma importância para o aprendizado. Assim, o objetivo geral buscou analisar como os docentes da formação profissional e tecnológica no campus IFAL Satuba, do curso subsequente em Agropecuária buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. E os objetivos específicos, identificar como os professores assimilam as informações dos alunos a respeito do mundo e sustentabilidade; conhecer se há um interesse dos alunos em participar de projetos que visem a valorização, preservação e/ou recuperação ecológica; apontar de que forma essas práticas pedagógicas são efetivadas e se há uma crescente em projetos da EA no Curso Técnico Profissionalizante e proporcionar uma cartilha e plano de aula com base na importância da EA aos alunos do ensino técnico profissionalizante. A metodologia aplicada à pesquisa foi a abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, aplicado um questionário a cinco docentes. Os Resultados obtidos, apontaram: 20 % dos docentes exercem a função há 10 anos, 40 % há 25 anos, 20 % há 30 anos e 20 % a 8 anos e meio; de idade entre 36 a 61 anos, sendo 20% mulheres e 80% homens, totalizando 60% mestres e 40% doutores. Por fim, os docentes buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável, cita-se aqui, o reconhecimento da necessidade de ser inserido na grade curricular uma disciplina de gestão ambiental e sustentabilidade.Item Análise do ensino remoto emergencial na pandemia do COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-25) Costa, Monaira Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do distanciamento social para impedir a disseminação do vírus em escala mundial. No Brasil, em diversas áreas foram tomadas medidas restritivas, sendo a educação o foco desse estudo. O ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa para a continuidade da educação presencial objetivando reduzir as perdas recorrentes da paralisação presencial. Com a necessidade de equipamentos e acesso à internet para o ensino remoto, se evidenciou a desigualdade de acesso do país. Esta pesquisa objetiva analisar o impacto do ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19, para discentes e docentes, e os aspectos que norteiam esta ocorrência, principalmente nas dificuldades tecnológicas. Para isto, foi levantado o estado da arte a respeito do tema para embasar discussões e aplicados questionários, sem levantamento de dados pessoais, para discentes e docentes com o intuito de transformar os resultados em gráficos percentuais.Item Análise dos impactos do planejamento estratégico da Escola Estadual do Município de Ibateguara durante a Pandemia da COVID-19: um estudo de caso(2024-09-05) Silva, Alexsandra Zacarias da; Viana, José Leandro Alves; http://lattes.cnpq.br/5185605394484846; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Silva, Anderson Luiz da; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844Após um cenário atípico o qual o mundo inteiro precisou se planejar, que foi a chegada da pandemia da Covid-19, o setor educacional precisou se adequar as mudanças ocasionadas por essa pandemia. O presente artigo busca, através de uma pesquisa exploratória, analisar os impactos causados no planejamento estratégico da escola de rede estadual no município de Ibateguara, no estado de Alagoas. A metodologia a ser utilizada será, a entrevista semiestruturada com uma análise qualitativa, e também a verificação de atas de resultados finais dos discentes por meio da análise quantitativa. Vale ressaltar a importância de uma análise das dificuldades que foram encontradas através dos planejamentos elaborados, bem como, os métodos utilizados para tentar solucioná-los, e como a educação foi afetada ou não devido a isso. Através desse estudo foi possível perceber a importância da elaboração de um planejamento estratégico, além de, proporcionar visões estratégicas para um possível cenário atípico futuro.Item Análises agroindustriais a partir da formulação de iogurtes com calda de fruta e sem lactose(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-06) Leão, Lívia Cavalcante Tenório; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733; Menezes, Lucianne Michelle de; http://lattes.cnpq.br/1354199519304107; Silva, Luiza Márcia de Melo; Gomes, Márcia Andréa; http://lattes.cnpq.br/6993563702350222A hipolactasia ou intolerância à lactose é uma incapacidade na digestão da lactose que tem se apresentado cada vez mais hodiernamente. A partir disso, ao observar os itens no mercado industrial, comumente, é possível visualizar produtos zero lactose que não mantêm um padrão de qualidade semelhante aos produtos lácteos comuns, o que levanta a ausência de preocupação das indústrias para com os consumidores, que podem não realizar a substituição desses itens pelos que não têm lactose, por desejarem algo semelhante ao tradicional. Essa pesquisa teve como objetivo a análise da aceitabilidade de iogurtes saborizados com frutas e a partir dos resultados obtidos adaptou-se o mais bem aceito - iogurte de abacaxi ao vinho - para o público-alvo em questão, desse modo, visa-se a um produto que atenda às necessidades dos compradores. Ademais, os resultados foram promissores, apontando que o iogurte sem lactose demonstrou um percentual de 11,1% a mais de probabilidade de compra que o iogurte comum. Sob esse prisma, foram utilizadas análises sensoriais para atender as necessidades de pesquisas na área de produtos inovadores lácteos, por isso, optou-se por escalas de aceitação de cor, aroma, sabor e impressão global, além de uma escala de aprovação e potencial de compra acerca do produto, que apresentou escores promissores na segunda análise sensorial - uma de duas, no total realizadas - de 60,3% em relação ao iogurte de abacaxi ao vinho sem lactose.Item Aprendizagem baseada em problemas: um estudo bibliográfico no ensino da matemática(2024-04-01) Tenorio, Jamilly Souza; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Arlyson Alves do; https://orcid.org/0000-0002-0631-3273; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho tem como objetivo identificar como os professores utilizam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da matemática básica através de um estudo bibliográfico com a identificação de pesquisas realizadas e disponíveis nas bases de dados da internet, como Periódicos da Capes e Plataforma SciELO. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2013 a 2023, na forma de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e constituiu no problema de pesquisa: Como os professores da educação básica ensinam matemática através da Aprendizagem Baseada em Problemas? Após a construção metodológica de busca, seleção e leitura dos diversos materias bibliográficos, foram encontrados dois artigos para a análise. As análises de dados permitiram inferir que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram os aspectos da metodologia da ABP como um processo de construção de aprendizagem matemática na Educação Básica. O estudo aponta para a necessidade de formação da prática docente com o trabalho da ABP e da importância de sua utilização na aprendizagem matemática dos estudantes.Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item Bactérias ácido láticas isoladas de resíduos de frutas e hortaliças: potencial antimicrobiano e probiótico(2024-12-10) Silva Neto, José Joaquim da; Nascimento, Nataly Miranda do; http://lattes.cnpq.br/9422964387706003; Moraes, Juliana de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0249683112485476; Machado, Neide Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4550107141680738; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Gomes, Márcia Andréa; http://lattes.cnpq.br/6993563702350222Atualmente, as bactérias ácido lácticas (BALs) são amplamente estudadas na área de bioconservantes e probióticos. A bioconservação é uma tecnologia que faz uso de microrganismos e/ou seus metabólitos com objetivo de aumentar a vida de prateleira, reduzir o uso de conservantes químicos e garantir a segurança dos alimentos. Os probióticos são microrganismos não patogênicos que, quando ingeridos, são capazes de atingir o intestino em quantidades suficientes para conferir benefícios para a saúde dos indivíduos. Neste contexto, o presente trabalho teve o objetivo de isolar BALs com potencial antimicrobiano e probiótico a partir da flora de resíduos de frutas e hortaliças. As culturas bacterianas foram isoladas de resíduos de vegetais, utilizados nas aulas práticas da disciplina de tecnologia de frutas e hortaliças ministradas no curso técnico em Agroindústria, a citar: abóbora (ABO), maçã (MA), abacaxi (ABA), goiaba (GO), banana (BAN) e batata doce (BD). A avaliação do potencial antimicrobiano foi avaliado frente aos patógenos: Listeria monocytogenes, Escherichia coli, Salmonella enterica e Staphylococcus aureus. Posteriormente, as culturas que apresentaram maior espectro antimicrobiano foram submetidas ao teste de tolerância a pH ácido (2,0 e 3,0). Um total de 40 culturas de BALs foram isoladas. Em geral, verificou-se culturas com forte inibição frente aos patógenos testados (cinco culturas frente a S. enterica; cinco culturas frente a E. coli; três culturas frente S. aureus e nenhuma cultura frente a L. monocytogenes). Posteriormente, as culturas “ABO 02”, “MA 06”, “BAN 4”, “GO 05”, que apresentaram halos de forte inibição (>10mm) frente a dois ou mais patógenos avaliados, foram submetidas ao teste de resistência a pH ácidos. As quatro culturas avaliadas se apresentaram resistentes à permanência em pH 2,0, e 3,0 durante 3 h. Os resultados do presente estudo demonstram que as quatro culturas de BALs selecionadas apresentam potencial antagônico principalmente para os patógenos Gram-positivas testados: S. enterica e E. coli. Adicionalmente, as culturas selecionadas apresentaram resistência em pH ácido, sendo este um pré-requisito para culturas probióticas. Portanto, as quatro culturas apresentaram-se como potenciais culturas biopreservantes e probióticas.Item Compostagem artesanal: um relato de experiência pedagógica para a educação ambiental(2024-03-28) Santana, Rosane dos Santos de; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Nicácio, Saulo Verçosa; http://lattes.cnpq.br/3794004314434608A compostagem artesanal surge como uma prática essencial na promoção da educação ambiental no ensino fundamental. Este estudo explora os benefícios dessa técnica sustentável, destacando uma experiência enriquecedora voltada para cultivar a consciência ambiental em alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola pública no Distrito de Luziápolis, Campo Alegre, Alagoas. O objetivo deste trabalho é promover a compostagem artesanal como ferramenta pedagógica e avaliar, por meio de uma atividade gamificada, a compreensão de conceitos relacionados à educação ambiental. A pesquisa incluiu aulas expositivas sobre resíduos sólidos, compostagem e sustentabilidade, montagem e acompanhamento da composteira artesanal, seguidas por uma roda de conversa para apresentação dos resultados e a aplicação de um quiz no Kahoot com cinco perguntas sobre os temas abordados durante o projeto. Após a implementação das práticas pedagógicas, constatou-se que 75% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente o processo de compostagem, 70% compreenderam o significado de resíduos sólidos, 86% acertaram a definição de reciclagem, 37% entenderam o conceito de reutilização e 75% reconheceram o princípio da sustentabilidade. Essa experiência ressalta a importância de vivências como a proposta neste estudo para a compreensão do conhecimento e o desenvolvimento de competências que preparam os alunos para agir de forma consciente, crítica e participativa na promoção da sustentabilidade e na construção de um mundo mais justo e equilibrado.Item A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-17) Silva, Ana Paula da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Santos, Sandra Sebastiana dosO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância e contribuição do gênero História em Quadrinhos na formação de leitores e no incentivo à prática de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, das séries finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no distrito Rocha Cavalcante, União dos Palmares-AL, onde os dados foram coletados por meio de questionários e observação nas salas de aula do 6° ano “B”, 7° ano “A”, 8° ano “A” e 9° ano “A”. Após todas as informações colhidas, foi feita uma análise e discussão dos dados, sendo possível perceber que a HQ, sem dúvidas, é uma ferramenta valorosa que pode contribuir de forma qualitativa com o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento da prática de leitura, pelo fato de ser um gênero textual riquíssimo, que envolve texto e imagem, capaz de despertar no sujeito o prazer pelo ato de ler, tornando o aluno um leitor competente. Portanto, para que haja motivação nas aulas e participação por parte dos discentes se faz necessário que o docente envolva em suas metodologias atividades que os levem a relacionar a aula com sua realidade, pois quando se trabalha com elementos que fazem parte do cotidiano deles a aprendizagem se torna significativa. Sendo assim, é possível afirmar que as HQs devem estar presentes no meio educacional, contribuindo para a formação de leitores.Item Contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem: uma análise das possibilidades(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-05) Silva, José Balbino dos Santos da; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733; Santos, Allan Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/8695305865567407; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420O século XXI foi marcado pelas mudanças socioculturais influenciadas principalmente pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as quais estão cada vez mais presentes em quase todas as camadas da sociedade, portanto, a escola precisa se modificar para receber e integrar os novos alunos, os quais já nasceram imersos no mundo e na linguagem proporcionada pelas novas tecnologias. Com o surgimento da tecnologia digital, diferentes tipos de recursos educacionais podem ser usados para enriquecer o conteúdo do ensino em sala de aula e auxiliar o professor para tornar suas aulas menos cansativas. O Kahoot! é um desses recursos que pode ser utilizado como uma estratégia de ensino para promover a compreensão e assimilação do conteúdo da sala de aula, seja presencial ou online. Diante desse cenário, é fundamental aprofundar a compreensão das contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem, a fim de fornecer subsídios para a adoção e o uso efetivo dessa ferramenta pelos educadores. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os estudos mais recentes e relevantes sobre o tema, visando identificar as possibilidades e as limitações do uso do Kahoot no contexto educacional. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de uma busca em bases de dados como Periódicos Capes e Google Acadêmico, empregando os termos, "Kahoot", "gamificação", "ensino-aprendizagem". Os resultados encontrados nesta pesquisa mostram que apesar de o Kahoot apresentar algumas limitações, a ferramenta se mostrou um ambiente gamificado, inovador, atrativo e desafiador, que pode potencializar o ensino-aprendizagem, e contribui para a motivação, concentração engajamento dos alunos, e ainda pode ser usado em qualquer disciplina e nível educacional.Item Criação e aplicação de jogos no ensino da álgebra(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Souza, Joice dos Reis; Silva, Gelsivanio Souza da; http://lattes.cnpq.br/7969278773981649; Brito, Fernando Valério Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8744081127449326; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580Este estudo quantitativo e descritivo investigou o impacto da criação e aplicação de jogos matemáticos, desenvolvidos por alunos do 9o ano, na compreensão e no desempenho nos tópicos: frações, equações fracionárias, equações do 1o e 2o grau. Realizado em uma escola pública de Maceió, a pesquisa envolveu questionários pré e pós-implementação dos jogos, além da realização de uma Feira dos Jogos Matemáticos. Os resultados revelaram melhorias no entendimento e na resolução de problemas matemáticos após a intervenção, indicando um aumento de 156,1% na média das notas dos alunos. A abordagem lúdica e criativa na aprendizagem demonstrou-se eficaz, promovendo não só o domínio dos conceitos, mas também habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, sugerindo o potencial dos jogos educativos como estratégia promissora no ensino da matemática.Item Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Silva, Alline Nataly Balbino Oliveira da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Ribeiro, Alyson Fernando Alves; http://lattes.cnpq.br/9559092201845379Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.Item Dominó da eletrostática: uma proposta lúdica para o ensino de física(2024) Silva, Hérika Rafaella Soares da; Webler, Geovana Dresch; Webler, Geovana Dresch; Souza, Samuel Teixeira de; Claudino, Elder de SouzaOs jogos educativos vêm ganhando espaço como um instrumento capaz de chamar a atenção e instigar o interesse dos estudantes de forma lúdica em sala de aula. A disciplina de Física é por muitos rotulada como difícil, repleta de fórmulas e exercícios. Neste trabalho iremos propor o uso de um jogo educativo conhecido como dominó, como um recurso pedagógico para o ensino de eletrostática, que é área da física que se estuda as cargas elétricas em repouso e os fenômenos relacionados a ela. O “dominó da eletrostática” irá abordar sobre a carga elétrica, carga elétrica elementar do elétron, carga elétrica elementar do próton, constante eletrostática, lei de Coulomb, campo elétrico e processos de eletrização. Ao aplicar o dominó da eletrostática em sala de aula, espera-se que os estudantes possam entender e adquirir os conhecimentos relacionados aos fenômenos físicos trabalhados de uma forma mais prazerosa, facilitando a memorização das equações e de seus conceitos envolvidos.Item Ensino à distância: elementos dificultadores na perspectiva do aluno(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-29) Alcântara, Paulo Henrique Lima de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Pinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6782413415259038O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar em uma turma de um curso técnico profissionalizante após a implantação da modalidade de ensino à distância. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e utilizando o procedimento técnico da pesquisa-ação. Foi utilizado o modelo de pesquisa-ação prática e colaborativa em uma amostra de 20 alunos de uma turma da disciplina de Segurança do Trabalho II do curso técnico de Segurança do Trabalho. Como procedimento técnico para coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas de múltipla escolha e abertas respondido anonimamente pelos entrevistados. Os resultados apontam que a evasão escolar na população investigada é de natureza multifatorial com predominância das causas de origem sócio econômica, tecnológica e organizacional. Como estratégia de solução da condição problema foi proposto um plano com ações de mitigação e correção envolvendo para com o objetivo de compreender e prevenir as causas promotoras da evasão escolar.Item O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.Item O ensino de frações por meio de jogos: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-29) Araujo, Lívia Danielle da Silva; Silva, Ewerton Roosewelt Bernardo da; http://lattes.cnpq.br/8543155357044958; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947Sabe-se que números racionais são a base de diversos conteúdos matemáticos e a compreensão desses números, em sua forma fracionária, é essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos em diversos níveis de ensino. Enquanto os jogos apresentam-se como alternativa no ensino de matemática, os baixos índices apresentados no último IDEB de 2021 em relação ao conhecimento matemático, mais especificamente sobre frações, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse estudo. Como metodologia, essa pesquisa teve como foco os trabalhos desenvolvidos em âmbito nacional, assim foi utilizada como fonte de pesquisas o catálogo de teses e dissertações da CAPES, no qual foi feita uma revisão sistemática da literatura, tendo sido adotado o protocolo de acordo com Kitchenham (2004), tudo isso com o intuito de verificar se e quais jogos matemáticos estão sendo inseridos no processo de ensino e aprendizagem de frações e os resultados obtidos. De acordo com as obras analisadas, o ensino de frações por meio de jogos concretos ou digitais apresentam resultados satisfatórios. Assim, concluiu-se que tal metodologia deve ser considerada na ação docente.
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