Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Item Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Silva, Jefferson Marinho da; Vasconcelos, Cleverton da Silva; http://lattes.cnpq.br/8600809859832837; Oliveira, Elinelson Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4985621981248771; Silva, Tiago Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3964717265579881Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos. Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide, respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de construção no Geogebra.Item A abordagem do tema variação linguística no ensino de língua portuguesa numa turma de curso médio da modalidade EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Elaine da Silva; Cavalte, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871A presente pesquisa tem como foco a análise da abordagem da variação linguística nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Junqueiro, Alagoas. O objetivo é compreender como essa variação é tratada em sala de aula e como isso afeta a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Para realizar essa investigação, foram utilizados métodos qualitativos, como observações em sala de aula e questionários aplicados a professores e alunos. Estes métodos permitiram uma compreensão mais aprofundada do fenômeno da variação linguística, assim como as percepções dos alunos em relação a ela e o conhecimento da docente sobre o assunto. Os resultados revelaram que a docente em questão demonstrou uma lacuna de conhecimento teórico em relação ao tema da variação linguística, além de não ter sido identificada a transposição didática desses conhecimentos em sua prática educacional. Esses achados destacam a importância de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize a diversidade linguística presente em sala de aula, promovendo inclusão e respeito. Além disso, ressaltam a necessidade de superar o preconceito linguístico e criar um ambiente educacional que seja afetivo para todos os alunos. A pesquisa baseou-se em estudos realizados na área da sociolinguística por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999), na pedagogia voltada para a Educação de Jovens adultos defendida por Freire (1987, 1996), entre outros. Assim, temos o intuito de compreender como a questão da variação linguística pode ser abordada de maneira adequada e eficaz no contexto da sala de aula.Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item Acessibilidade linguística e digital para estudantes surdos/as : ambientação de ferramentas tecnológicas do Google sala de aula com o uso da cartilha para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-16) Nascimento, Aleksandro Nunes do; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400Após a suspensão do calendário de atividades presenciais, ocorrida em virtude da crise sanitária instaurada pela pandemia do novo coronavírus, foi necessário que se pensasse, em um curto período de tempo, em formas de dar continuidade às aulas de forma online. A partir dessa necessidade, identificamos que os/as alunos/as surdos/as do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro enfrentavam dificuldades quanto a usabilidade do ambiente do G Suíte For Education, refletindo, desse modo, no aprendizado. Iniciamos as primeiras reflexões em torno da acessibilidade linguística e Educação Inclusiva, discussões basilares para a acessibilidade digital. Em seguida, considerou-se a confecção de uma cartilha que demonstrasse visualmente o roteiro de acesso ao ambiente do G Suíte For Education, indicando os caminhos dos recursos mais utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). A confecção cartilha intenta possibilitar que os alunos/as surdos/as do Ifal possam obter orientações básicas de entrada em algumas ferramentas do G Suíte For Education, auxiliando-os/as na condução e usabilidade do ambiente virtual que foi adotado no período pandêmico. Logo, esperou-se resultados positivos quanto ao aprendizado e, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade digital e à utilização das ferramentas tecnológicas na atualidade, fato esse acentuado com a pandemia da Covid-19.Item A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-20) Santos, Alan Douglas da Silva; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Vitorino, Anderson Francisco; http://lattes.cnpq.br/0431749235312279; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item Adubação verde no cultivo da cana-de-açúcar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Jesus, César Marcelino de; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Santos, Taciana do Nascimento; Santos, WellinghtonA adubação verde vem despertando o interesse de agricultores, por se destacar como uma estratégia para uma agricultura sustentável, uma vez que permite recuperar e manter a produtividade do solo e reduz o custo com uso de grandes quantidades de fertilizantes químicos. Essa prática consiste em melhorar as características físicas, químicas e/ou biológicas do solo, atua repondo os nutrientes como o nitrogênio, que é o principal elemento nutritivo e é fornecido a partir das leguminosas, além de fornecer também matéria orgânica para a área que está sendo aplicada. Dessa forma, este artigo tem como objetivo apresentar, na forma de uma revisão bibliográfica, os benefícios da aplicação da adubação verde no cultivo da cana-de-açúcar. Para isso, foi feita a contextualização acerca da importância da cana para a indústria sucroalcooleira, bem como foi abordada a definição de adubação verde e seus efeitos sobre as características do solo, além de destacar algumas espécies mais utilizadas para nutrição e fixação de nitrogênio atmosférico. Portanto, a adubação verde é uma prática vegetativa que possibilita a redução da quantidade de fertilizantes químicos.Item Agregados do solo e índices de agregação em áreas de vegetação nativa, agricultura e pastagem no semiárido de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-06) Silva, Ayanna Araujo; Maia, Stoecio Malta Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6110419050119583; Calheiros, Altanys Silva; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Medeiros, Aldair de Souza; http://lattes.cnpq.br/7861355880079380A expansão das atividades agropecuárias com manejo convencional na região semiárida do Brasil associado com as características intrínsecas do solo dessa região, pode influenciar de forma direta ou indireta a agregação do solo e, consequentemente, o armazenamento de carbono orgânico no solo (COS). Desse modo, o objetivo com o este trabalho foi avaliar os impactos promovidos pelos sistemas convencionais de uso da terra (agricultura e pastagem) sobre a estabilidade dos agregados de diferentes tipos de solos nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema, localizados no semiárido do estado de Alagoas. Foram coletadas amostras de solo nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema. No total foram amostradas quatro áreas. Em cada umas das áreas foram coletadas amostras em três trincheiras (repetições) em diferentes profundidades. A análise de estabilidade de agregados em água foi realizada utilizando o equipamento agitador de Yoder, e posteriormente, foram calculados os índices de agregação do solo: diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico, índice de estabilidade e índice de instabilidade. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F. As diferenças entre as médias foram testadas mediante o teste de Tukey (p<0,05). Os resultados demostraram que o sistema de pastagem com menos tempo (4 anos) apresentaram menores quantidades de macroagregados (diâmetro >2,00 mm), e maiores distribuição de mesoagregados (diâmetro de 2,00 e 0,25mm) e microagregados (diâmetro < 0,25 mm) em comparação a mata nativa e as demais pastagens. Os valores do IS revelaram que o sistema agrícola com 47 apresenta condições físicas do solo mais próximo da sua forma natural nas camadas mais profundas do solo.Item Agrotóxicos: impactos na agricultura alagoana(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-22) Nascimento, Alailson Araújo do; Oliveira, André Luiz dos; Oliveira, André Luiz dos; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Chaves, Taciana CarneiroA agricultura detém significativa importância para a economia alagoana, mas sua expansão gera um uso indiscriminado de agrotóxicos causando impactos nas práticas agrícolas e na população do Estado. Por conseguinte, é necessário reduzir o consumo dos pesticidas e destinar práticas agrárias com alimentos naturais, a fim de gerar melhor qualidade de vida. Neste aspecto, sobre o massivo uso de agrotóxicos nos agroecossistemas, bem como os impactos consequentes por esse tipo de produto ao meio ambiente e a sociedade, esta monografia objetifica a necessidade das ações sanitárias legislativas consistentes ao controle, assistência às populações e às áreas agrícolas expostas a agrotóxicos. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica no Estado de Alagoas, com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL). Observou-se sobre o maior setor na agricultura alagoana, a cana-de-açúcar, que ocupa 453 mil ha, a utilização de agrotóxicos como herbicidas, fungicidas e inseticidas, grupo químico das glicinas, bipiridílios, estrobilurinas e neonicotinóides, causadores de problemas ambientais e doenças. Identificou-se algumas inconsistências sobre a fiscalização das política sanitárias, contudo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) consentiu maior liberdade no uso tornando-os comuns, implicando diretamente no melhor desenvolvimento das atividades agrícolas na economia alagoana, sobretudo há produção sustentável isenta de pesticidas, agricultura orgânica, que está dentro da agricultura familiar, assim permitindo um manejo natural dos alimentos assim como melhora a qualidade de vida humana e ambiental.Item Aguardente de cana-de-açúcar (cachaça): processo produtivo aos riscos ocupacionais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-27) Alves, Arthur Mateus Ferreira; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Cavalcante, Maria da Conceição Matos; Silva, Wcleuton OliveiraO aguardente de cana-de-açúcar ou cachaça é uma bebida apreciada por muitas pessoas. Porém, seu processo produtivo consiste em diversos riscos e acidentes no trabalho, então, é de grande importância analisar a quais riscos os trabalhadores estão sujeitos no seu meio laboral. A metodologia adotada para a construção do trabalho consistiu em uma pesquisa por revisão bibliográfica e pesquisa em campo, que teve como objetivo analisar os riscos ocupacionais na produção da cachaça, propor soluções para mitigar esses riscos e associar as normas regulamentadoras. Diante do estudo, verifica-se que os trabalhadores estão vulneráveis aos mais diversos riscos ocupacionais em seu ambiente laboral, associados ao processo produtivo da cachaça. Muitas das vezes os acidentes no trabalho ocorrem devido à falta de boas condições de trabalho e por falta de uma boa capacitação para a execução das tarefas, por isso, é de suma importância que a indústria proponha formas para mitigar esses riscos e implante as normas necessárias para se ter uma ótima produção, proporcionando assim o bem estar dos trabalhadores e o melhor desenvolvimento em suas funções.Item Alimentando o Futuro: um estudo de percepção sobre Alimentação Sustentável entre dois cursos superiores luso-brasileiros - Licenciatura em Educação Ambiental (IPB) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFAL-MD)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-10) Costa, Juliana; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; http://lattes.cnpq.br/9851612740399796; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Cezar, Vicente Rodolfo Santos; http://lattes.cnpq.br/2400958571631287; Sgarbi, Victor Souza; http://lattes.cnpq.br/8780753465531965Os sistemas de produção e consumo de alimentos praticados no mundo vão na contramão do desenvolvimento sustentável, sendo um grande fomentador das alterações climáticas, trazendo consequências graves para um futuro próximo. A segurança alimentar segue ameaçada pelos efeitos climáticos severos que já estão a afetar o planeta Terra, e que terá consequências na capacidade de alimentar uma população estimada em 9 bilhões de pessoas até 2050. É urgente pensar a alimentação do ponto de vista da sustentabilidade de forma a ter sistemas de plantios mais justos que conduzam a uma melhoria ambiental e social. A alimentação sustentável procura interligar todas as cadeias presentes no sistema alimentar e, de uma forma mais holística, construir sistemas de produção e consumo mais amigos do ambiente, assim como uma economia que conduza a um ganho social. Formar profissionais que compreendam o significado da alimentação sustentável e que possam atuar de forma a mitigar problemas socioambientais vai ao encontro do que é proposto na Agenda 2030, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa. A gestão ambiental surge como uma forma de compreender as inter-relações presentes entre homem e ambiente e, através da educação ambiental, tenta sensibilizar para atitudes e comportamentos que conduzam a equidade social. Este estudo descritivo qualitativo-quantitativo teve como objetivo compreender o nível de percepção de dois grupos amostrais da área ambiental sobre o tema alimentação sustentável. Participaram do estudo discentes da Licenciatura em Educação Ambiental (N=23), do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e da Tecnologia em Gestão Ambiental (N=34), do Instituto Federal de Alagoas, Brasil. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e questionário de pesquisa com escala de percepção multi-itens (tipo Likert). Através de 30 afirmações foi possível conhecer as percepções dos grupos amostrais. As questões concentraram-se em aspetos específicos sobre alimentação sustentável como o consumo de carne, uso de combustíveis fósseis, sazonalidade e plantio em monoculturas, uso de plástico, compostagem, consumo de recursos hídricos conceitos de economia socialmente justa e equidade social, entre outros. Embora, de uma forma geral, os resultados evidenciem que os estudantes são esclarecidos sobre a temática, ainda é necessário, para que se atinja a literacia ambiental, um aumento do nível de compreensão das inter-relações ambientais relacionadas com a alimentação. Neste sentido, reforça-se a necessidade de se investir na educação desses futuros profissionais para que sejam agentes de conscientização para os impactos ambientais decorrentes da alimentação, pois, dessa forma, estarão aptos para desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos sobre as inter-relações da alimentação com o ambiente. Neste sentido, é proposto ao final do trabalho uma continuidade da pesquisa de forma a promover a criação de literatura sobre o tema e, assim, contribuir para a disseminação do conceito de alimentação sustentável.Item A alquimia poética Lenineana: traços de uma poesia devoradora(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Erick Robert Ferreira da; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Os estudos literários que analisam obras a partir do viés cultural têm sido frequentes na contemporaneidade, o que tem contribuído para pensar o âmbito da arte literária inserindo-o em seu contexto de produção, pensando-a em sua relação com a exterioridade e alimentando discussões em torno de temas relevantes para se pensar os tempos contemporâneos. Este trabalho está inserido no âmbito da Teoria da Literatura (literatura e cultura) e tem como enfoque o texto poético da canção de Lenine. A partir da leitura/escuta de doze canções de sua obra (que compõem o Corpus Carminum da pesquisa), são discutidas questões como o encontro com o objeto estético; deglutição e antropo/autofagia no cancioneiro lenineano; e como essas noções são articuladas a partir de uma alquimia poética do compositor. A leitura/escuta da canção lenineana, objeto desta pesquisa, desvelou um universo lírico que emerge do seu texto poético e que é forjado a partir dos movimento de antropo e autofagia, como síntese de operações criativas de que resulta uma poesia moderna, brasileira, local e global, com colorações múltiplas, miscigenadas, mestiças. A discussão aponta para uma poética da devoração, na qual elementos da autofagia e da antropofagia, como categorias de produção e criação, incidem diretamente no cancioneiro lenineano dentro do corpus analisado. Para fundamentação teórica, recorri às contribuições de autores como Andrade, Bosi, Paz, Pinheiro, Figueiredo e Mello. Assim, a partir da análise das canções, espero contribuir com a ampliação da fortuna crítica de poeta.Item Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.Item Análise crítica do Projeto Ambiental do Renasce Salgadinho como solução para falta de esgotamento sanitário na Bacia do Riacho do Reginaldo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-31) Melo, Aléxia Silveira de; Rodrigues, Tainara Ramos da Rocha Lins de Brito; http://lattes.cnpq.br/9605497566454699; Silva, Ana Karoline de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0056329913564232; Vianna Junior, Walter Pereira; http://lattes.cnpq.br/5054607247101741Este trabalho traz um aparato geral do início do processo de urbanização no brasil, assim como o crescimento do espaço urbano em Maceió. A partir disso, são analisadas as consequências dessa expansão urbana e o problema que o crescimento descontrolado e falta de política pública trouxe para as áreas menos desfavorecidas na bacia do Reginaldo devido, principalmente, à falta de acesso ao saneamento básico. Sendo assim, é feita uma análise e avaliação da alternativa escolhida pelo Projeto Renasce Salgadinho da implantação de jardim filtrante como solução para a situação do Riacho Reginaldo/Salgadinho no tratamento das suas águas poluídas que, pela ausência do sistema de esgotamento sanitário provoca o lançamento irregular de esgoto doméstico no corpo hídrico. O emprego do jardim filtrante adotado pelo projeto Renasce Salgadinho, baseou-se no modelo observado nas cidades de Niterói-RJ e Sobral-CE e está sendo implantado em duas regiões do Vale do Reginaldo, uma como lagoa filtrante no encontro das águas do Riacho Pau D’Arco com o Riacho Reginaldo e três jardins filtrantes no direcionamento para o Riacho Salgadinho. Neste aspecto, após estimativa da quantidade de efluente gerado pela população residente em parte da região, observou-se que a capacidade de tratamento dos jardins filtrantes previstos em projeto, não será suficiente para tratar todo o esgoto lançado no riacho, de modo que o problema ambiental, ainda que em menor escala, continuará sendo realidade para a população local e novas técnicas de disposição e tratamento dos efluentes precisam ser associadas ao emprego dos jardins filtrantes.Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Souza, Davdson Luiz de; Ferreira Junior, Jésu Costa; Ferreira, Joacy Vicente; Azevedo, Edmar Marinho; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo.Item Análise da percepção dos docentes do curso subsequente em agropecuária frente a educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Souza, Elvys Blayne Sales de; Ferreira, Líllian Franciele Silva; http://lattes.cnpq.br/8837364772751006; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Carnaúba, Juliana Paiva; http://lattes.cnpq.br/9758718992783544As práticas pedagógicas aliadas às experiências vivenciadas ao longo dos anos são de suma importância para o aprendizado. Assim, o objetivo geral buscou analisar como os docentes da formação profissional e tecnológica no campus IFAL Satuba, do curso subsequente em Agropecuária buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. E os objetivos específicos, identificar como os professores assimilam as informações dos alunos a respeito do mundo e sustentabilidade; conhecer se há um interesse dos alunos em participar de projetos que visem a valorização, preservação e/ou recuperação ecológica; apontar de que forma essas práticas pedagógicas são efetivadas e se há uma crescente em projetos da EA no Curso Técnico Profissionalizante e proporcionar uma cartilha e plano de aula com base na importância da EA aos alunos do ensino técnico profissionalizante. A metodologia aplicada à pesquisa foi a abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, aplicado um questionário a cinco docentes. Os Resultados obtidos, apontaram: 20 % dos docentes exercem a função há 10 anos, 40 % há 25 anos, 20 % há 30 anos e 20 % a 8 anos e meio; de idade entre 36 a 61 anos, sendo 20% mulheres e 80% homens, totalizando 60% mestres e 40% doutores. Por fim, os docentes buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável, cita-se aqui, o reconhecimento da necessidade de ser inserido na grade curricular uma disciplina de gestão ambiental e sustentabilidade.Item Análise da qualidade da água do poço que abastece o residencial casa forte no bairro do Antares em Maceió-Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Pereira, Debora Quezia Melquíades; Rodrigues, Tainara Ramos da Rocha Lins de Brito; http://lattes.cnpq.br/9605497566454699; Costa, Esdras Jonathan Honorato; http://lattes.cnpq.br/6045970740812728; Tenório, Májores de Omena; http://lattes.cnpq.br/4851705197260193É conhecido que as águas superficiais disponíveis para abastecimento humano se encontram cada vez mais poluídas, de modo a tornar as águas subterrâneas importantes fontes de captação de água para o abastecimento hídrico de cidades. Assim, a avaliação da potabilidade da água proveniente de poços tubulares é de suma importância para garantir a segurança de seus consumidores, uma vez que esse processo inclui a análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos com o objetivo de identificar substâncias prejudiciais e microrganismos patogênicos. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho consistiu em realizar um estudo sobre a qualidade da água que abastece um residencial localizado no município de Maceió, Alagoas, onde amostras foram coletadas e submetidas a análises laboratoriais durante os meses de agosto e setembro de 2023, avaliando individualmente os parâmetros que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA) e, posteriormente, comparando os resultados com os valores-limite da Resolução CONAMA no 357/2005. Ao longo do trabalho, observou-se que o IQA não apenas serve como uma ferramenta eficaz de comunicação com a sociedade, fornecendo informações sobre as condições de qualidade dos corpos hídricos, mas também é o principal indicador qualitativo empregado no Brasil para a avaliação da qualidade da água. Essa abordagem sistemática permite não apenas uma avaliação abrangente, mas também facilita a compreensão pública das condições gerais da qualidade da água na região. Assim, ressalta-se a importância da análise da qualidade da água para o abastecimento humano, destacando sua relevância na garantia da saúde pública.Item Análise da vivência e prática no curso técnico de administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Nascimento, Nixon Weslley Ataide; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192; Liberato, José Senivaldo; http://lattes.cnpq.br/7418456970609035O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar a experiência prática e a vivência no contexto do Curso Técnico de Administração, com foco na educação profissional. Essa pesquisa se caracteriza como análise da situação problema, estudo bibliográfico e proposta de intervenção educacional por meio orientação de medidas para nivelamento de alunos e refrear a evasão escolar. Os resultados revelam a importância da integração entre teoria e a prática para o desenvolvimento de competências profissionais, bem como o impacto positivo da vivência prática na formação dos alunos. A pesquisa também destaca desafios enfrentados pelos estudantes e instrutores no processo de aprendizagem prática e oferece sugestões para aprimorar essa dimensão do curso técnico de Administração. Como suporte teórico-metodológico foram utilizados estudiosos como Mattos e Lemos (2022), Chiavatta (2012), Maldaner (2017) e Rose (2006). Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada da educação profissional e da formação técnica e dos desafios dos instrutores frente as suas salas de aula, fornecendo insights valiosos para educadores, gestores educacionais e alunos. Como resultados, destacam-se o aprimoramento dos seus currículos escolares, acompanhamento dos estudantes, constante adaptação dos programas de educação técnica, para preparar os alunos para um mercado de trabalho dinâmico e desafiador.Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.