Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Departamento "Campus Murici"
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Item Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Análise da percepção dos docentes do curso subsequente em agropecuária frente a educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Souza, Elvys Blayne Sales de; Ferreira, Líllian Franciele Silva; http://lattes.cnpq.br/8837364772751006; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Carnaúba, Juliana Paiva; http://lattes.cnpq.br/9758718992783544As práticas pedagógicas aliadas às experiências vivenciadas ao longo dos anos são de suma importância para o aprendizado. Assim, o objetivo geral buscou analisar como os docentes da formação profissional e tecnológica no campus IFAL Satuba, do curso subsequente em Agropecuária buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. E os objetivos específicos, identificar como os professores assimilam as informações dos alunos a respeito do mundo e sustentabilidade; conhecer se há um interesse dos alunos em participar de projetos que visem a valorização, preservação e/ou recuperação ecológica; apontar de que forma essas práticas pedagógicas são efetivadas e se há uma crescente em projetos da EA no Curso Técnico Profissionalizante e proporcionar uma cartilha e plano de aula com base na importância da EA aos alunos do ensino técnico profissionalizante. A metodologia aplicada à pesquisa foi a abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, aplicado um questionário a cinco docentes. Os Resultados obtidos, apontaram: 20 % dos docentes exercem a função há 10 anos, 40 % há 25 anos, 20 % há 30 anos e 20 % a 8 anos e meio; de idade entre 36 a 61 anos, sendo 20% mulheres e 80% homens, totalizando 60% mestres e 40% doutores. Por fim, os docentes buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável, cita-se aqui, o reconhecimento da necessidade de ser inserido na grade curricular uma disciplina de gestão ambiental e sustentabilidade.Item Análise do ensino remoto emergencial na pandemia do COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-25) Costa, Monaira Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do distanciamento social para impedir a disseminação do vírus em escala mundial. No Brasil, em diversas áreas foram tomadas medidas restritivas, sendo a educação o foco desse estudo. O ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa para a continuidade da educação presencial objetivando reduzir as perdas recorrentes da paralisação presencial. Com a necessidade de equipamentos e acesso à internet para o ensino remoto, se evidenciou a desigualdade de acesso do país. Esta pesquisa objetiva analisar o impacto do ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19, para discentes e docentes, e os aspectos que norteiam esta ocorrência, principalmente nas dificuldades tecnológicas. Para isto, foi levantado o estado da arte a respeito do tema para embasar discussões e aplicados questionários, sem levantamento de dados pessoais, para discentes e docentes com o intuito de transformar os resultados em gráficos percentuais.Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item Contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem: uma análise das possibilidades(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-05) Silva, José Balbino dos Santos da; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733; Santos, Allan Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/8695305865567407; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420O século XXI foi marcado pelas mudanças socioculturais influenciadas principalmente pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as quais estão cada vez mais presentes em quase todas as camadas da sociedade, portanto, a escola precisa se modificar para receber e integrar os novos alunos, os quais já nasceram imersos no mundo e na linguagem proporcionada pelas novas tecnologias. Com o surgimento da tecnologia digital, diferentes tipos de recursos educacionais podem ser usados para enriquecer o conteúdo do ensino em sala de aula e auxiliar o professor para tornar suas aulas menos cansativas. O Kahoot! é um desses recursos que pode ser utilizado como uma estratégia de ensino para promover a compreensão e assimilação do conteúdo da sala de aula, seja presencial ou online. Diante desse cenário, é fundamental aprofundar a compreensão das contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem, a fim de fornecer subsídios para a adoção e o uso efetivo dessa ferramenta pelos educadores. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os estudos mais recentes e relevantes sobre o tema, visando identificar as possibilidades e as limitações do uso do Kahoot no contexto educacional. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de uma busca em bases de dados como Periódicos Capes e Google Acadêmico, empregando os termos, "Kahoot", "gamificação", "ensino-aprendizagem". Os resultados encontrados nesta pesquisa mostram que apesar de o Kahoot apresentar algumas limitações, a ferramenta se mostrou um ambiente gamificado, inovador, atrativo e desafiador, que pode potencializar o ensino-aprendizagem, e contribui para a motivação, concentração engajamento dos alunos, e ainda pode ser usado em qualquer disciplina e nível educacional.Item Criação e aplicação de jogos no ensino da álgebra(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Souza, Joice dos Reis; Silva, Gelsivanio Souza da; http://lattes.cnpq.br/7969278773981649; Brito, Fernando Valério Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8744081127449326; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580Este estudo quantitativo e descritivo investigou o impacto da criação e aplicação de jogos matemáticos, desenvolvidos por alunos do 9o ano, na compreensão e no desempenho nos tópicos: frações, equações fracionárias, equações do 1o e 2o grau. Realizado em uma escola pública de Maceió, a pesquisa envolveu questionários pré e pós-implementação dos jogos, além da realização de uma Feira dos Jogos Matemáticos. Os resultados revelaram melhorias no entendimento e na resolução de problemas matemáticos após a intervenção, indicando um aumento de 156,1% na média das notas dos alunos. A abordagem lúdica e criativa na aprendizagem demonstrou-se eficaz, promovendo não só o domínio dos conceitos, mas também habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, sugerindo o potencial dos jogos educativos como estratégia promissora no ensino da matemática.Item Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Silva, Alline Nataly Balbino Oliveira da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Ribeiro, Alyson Fernando Alves; http://lattes.cnpq.br/9559092201845379Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.Item Ensino à distância: elementos dificultadores na perspectiva do aluno(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-29) Alcântara, Paulo Henrique Lima de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Pinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6782413415259038O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar em uma turma de um curso técnico profissionalizante após a implantação da modalidade de ensino à distância. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e utilizando o procedimento técnico da pesquisa-ação. Foi utilizado o modelo de pesquisa-ação prática e colaborativa em uma amostra de 20 alunos de uma turma da disciplina de Segurança do Trabalho II do curso técnico de Segurança do Trabalho. Como procedimento técnico para coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas de múltipla escolha e abertas respondido anonimamente pelos entrevistados. Os resultados apontam que a evasão escolar na população investigada é de natureza multifatorial com predominância das causas de origem sócio econômica, tecnológica e organizacional. Como estratégia de solução da condição problema foi proposto um plano com ações de mitigação e correção envolvendo para com o objetivo de compreender e prevenir as causas promotoras da evasão escolar.Item O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.Item O ensino de frações por meio de jogos: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-29) Araujo, Lívia Danielle da Silva; Silva, Ewerton Roosewelt Bernardo da; http://lattes.cnpq.br/8543155357044958; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947Sabe-se que números racionais são a base de diversos conteúdos matemáticos e a compreensão desses números, em sua forma fracionária, é essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos em diversos níveis de ensino. Enquanto os jogos apresentam-se como alternativa no ensino de matemática, os baixos índices apresentados no último IDEB de 2021 em relação ao conhecimento matemático, mais especificamente sobre frações, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse estudo. Como metodologia, essa pesquisa teve como foco os trabalhos desenvolvidos em âmbito nacional, assim foi utilizada como fonte de pesquisas o catálogo de teses e dissertações da CAPES, no qual foi feita uma revisão sistemática da literatura, tendo sido adotado o protocolo de acordo com Kitchenham (2004), tudo isso com o intuito de verificar se e quais jogos matemáticos estão sendo inseridos no processo de ensino e aprendizagem de frações e os resultados obtidos. De acordo com as obras analisadas, o ensino de frações por meio de jogos concretos ou digitais apresentam resultados satisfatórios. Assim, concluiu-se que tal metodologia deve ser considerada na ação docente.Item O ensino de língua materna na perspectiva dos letramentos e das metodologias ativas: um estudo sociodiscursivo da linguagem na educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-05) Souza, Natália Oliveira de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Menezes, Lucianne Michelle de; http://lattes.cnpq.br/1354199519304107; Silva, Maria Viviane de Melo; http://lattes.cnpq.br/8752941221356373O ensino de língua materna tem sido foco de debates e reflexões que tomam as práticas e teorias que o fundamentam como objeto de análise. Por isso, esta pesquisa problematiza sobre as implicações do ensino de língua a partir do estudo de documentos oficiais educacionais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo é compreender a relação entre o ensino pautado em práticas que enfatizam a alfabetização e os diversos letramentos e as propostas didáticas fundamentadas no uso de metodologias ativas em sala de aula. Este estudo se situa no campo da Linguística Aplicada, que compreende a linguagem em uma perspectiva de interação social (BAKTHIN, 1997), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995), em um ensino de língua pautado no objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes (BORTINI- RICARDO, 2004) e nas abordagens que partem do ensino de língua de forma crítica e reflexiva, considerando as realidades educacionais e aprendizagem significativa (GERALDI, 2012; FARACO, 2017; MENDONÇA, 2006; NEVES, 2011; OLIVEIRA, 2010; FREIRE, 2019). O trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica para compreensão do estado da arte sobre o tema e, em seguida, tem sua metodologia complementada pela coleta de dados primários, acessados por meio da aplicação de questionário na modalidade on-line, com objetivo de refletir sobre as compreensões básicas sobre o ensino de língua portuguesa com professores da educação básica. Diante das reflexões propostas, destacamos que, realmente, as ponderações sobre o ensino de língua são necessárias, principalmente, para contribuir com uma formação educacional de qualidade que seja embasada em um estudo pautado no diálogo, em concepções de língua e linguagem que promovam uma compreensão da diversidade da linguagem e da variedade da língua.Item Estratégias online para a docência do Curso Técnico de Agroindústria durante a Pandemia da Covid-19 no Campus Satuba-IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Feijó, Maria Fabiana de Melo; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A presente pesquisa discute as Estratégias online para a docência do curso técnico de agroindústria durante a pandemia da covid-19 no Campus Satuba-IFAL, teve como objetivo identificar as estratégias online utilizadas pelos professores no ensino remoto no período pandêmico. O estudo apresentou abordagem qualitativa. Para realização da investigação teve como instrumento de coleta de dados questionários abordando perguntas sobre o ensino remoto e a utilização das estratégias online para os discentes, o qual foi aplicado para 10 professores e 21 estudantes. Obteve como resultado mais marcante que as estratégias online foram utilizadas por 60% dos docentes e 95,2% dos estudantes afirmaram que os professores as utilizaram nas aulas remotas. Conclui-se que, diante das dificuldades atuais, os docentes buscaram meios para que as aulas pudessem acontecer através de estratégias desenvolvidas online.Item Ética em tempos de pandemia na educação profissional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Anjos, José Hyoark Lopes dos; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Ramos, Maria Jeane Bomfim; http://lattes.cnpq.br/8119008875795017Este trabalho teve como objetivo identificar como a ética tem se manifestado diante do cenário pandêmico no ambiente de trabalho envolvendo a educação profissional e como é aplicada pelos colaboradores e demais envolvidos pelo olhar do professor, de acordo com o que o novo cenário apresentara. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, realizou-se uma revisão bibliográfica e, na segunda, uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário com seis perguntas, elaborado de acordo com levantamento de informações sobre Ética Profissional, e aplicado para sete (7) voluntários, que atuam em uma escola da Gerência Regional de Educação do agreste meridional de Pernambuco. Para chegar aos resultados finais, as respostas foram colhidas e tabuladas na plataforma Google formulário. Os questionários foram preenchidos no momento de maior conveniência para os funcionários e tratadas de forma confidencial. Os resultados demonstraram em grande medida o predomínio de conduta ética por parte do corpo escolar, indicando conhecimento e empatia diante do cenário pandêmico, podendo-se afirmar que a maioria dos funcionários, incluiu o código de ética na maior parte, diante do trabalho desenvolvido pelos docentes durante o período de transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.Item Ferramentas digitais e as possibilidades de uso na educação profissional tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Berger, Lúcia Raquel Ramos; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Emiliano, Flavia Maria Monteiro de Lima; http://lattes.cnpq.br/5380290469154125Nos últimos anos, os avanços da ciência e da tecnologia trouxeram inúmeras transformações para os diversos setores da sociedade, inclusive para a educação. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) modificaram as relações entre as pessoas, a internet ampliou o acesso ao universo do conhecimento e as escolas não podem ignorar esta nova realidade. Diante dessas novas exigências, a Educação Profissional e Tecnológico (EPT) precisa buscar modos de atuação que privilegie a formação do estudante para o exercício da cidadania e sua inserção no mercado de trabalho, que impõe novas habilidades e competências. Com o isolamento imposto pela pandemia por COVID-19, as instituições de ensino foram obrigadas a buscar alternativas do ensino remoto utilizando assim os meios digitais disponíveis. Em consequência disso, os professores em curto espaço de tempo precisaram modificar o seu modo de trabalho, saindo da sala de aula física para o espaço virtual, o que para muitos foi um grande desafio. Estudos recentes mostram a importância do uso das ferramentas digitais na educação tanto no ensino presencial como no remoto. Apesar disso, muitos educadores ainda enfrentam dificuldades quanto a aplicação destes recursos no trabalho pedagógico. A partir do estudo bibliográfico sobre a formação profissional no Brasil e a importância do desenvolvimento de novas metodologias de ensino com a aplicação de recursos digitais, bem como das contribuições da Taxonomia Digital de Bloom na seleção destes recursos visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, foi construída uma proposta para aplicação no desenvolvimento do ensino de Biologia na EPT.Item Formação de Professores Mediadores para Ead: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação TICs na Educação(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Barbosa, Izabel Cristina; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A importância da formação de professores mediadores na educação a distância, e como a inserção da tecnologia de informação e comunicação TICs no sistema educacional, tem fomentado no processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de beneficiar a todos sem qualquer distinção. Neste contexto o objetivo é a orientação, mediação e a colaboração dos profissionais da educação para o processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem dos alunos, através dos meios tecnológicos para que os discentes desenvolvam habilidades de interpretação e contextualização das áreas e conteúdos apresentados. Esta pesquisa caracteriza-se através do estudo qualitativo, com o principal objetivo compreender e analisar com mais afinco sobre a importância dos educadores na comunicação com os educandos, que será feita por meio dos usos das ferramentas tecnológicas.Item A Influência da Ludicidade na Educação Infantil: Uma Ferramenta Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Comunidade Escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Barbosa, Jose Wellington da Silva; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este trabalho aborda a importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem tem como objetivo mostrar como as brincadeiras são fundamentais e importantes no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico na educação se torna significativo no auxílio do desempenho da criança, e os profissionais da educação têm amplo conhecimento sobre a importância da ludicidade como um elemento primordial no processo da aprendizagem. Neste trabalho a ludicidade é uma ferramenta pedagógica e eficiente para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, pois esse mecanismo traz benefícios imensuráveis para o desenvolvimento e desempenho das crianças, tornando-as mais criativas, autônomas e felizes. Ao utilizar jogos, atividades lúdicas e brincadeiras, os professores como mediadores conseguem chamar a atenção e interesse das crianças para garantir que o desempenho e aprendizagem seja mais significativa e divertida. O estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, na qual o propósito primordial é a compreensão sobre a importância da ludicidade no contexto da educação infantil. Essa abordagem caracteriza-se com a metodologia qualitativa, direcionada em obter e analisar com mais detalhe o conceito da ludicidade. A delimitação temporal adotada tem como objetivo principal garantir as evidências e abordagens presentes na literatura encontrada nesse texto acadêmico.Item Investigação e ação: a evasão dos alunos do curso técnico de agroecologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-20) Nascimento Júnior, José Ribamar Silva do; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Castro, Francisco Martins de; http://lattes.cnpq.br/2942899610434005Objetivou-se com este trabalho, identificar os fatores que influenciam a evasão do curso Técnico em Agroecologia do ETE (Escola Técnica Estadual) – Governador Eduardo Campos, para a realização de tomadas de decisões que minimizem esse impacto. Foi realizada a pesquisa- ação através de questionários no intuito de compreender o problema da evasão e buscar soluções. A evasão no Curso pode estar associada a vários fatores, no caso em estudo o nível socioeconômico e a falta de perspectiva com os estudos foi o que mais contribuiu para a evasão. Para buscar solucionar esses problemas o Programa de Nivelamento, de Tutoria; de Monitoria, Bolsa auxílio aos Discentes Carentes e o uso de metodologias ativas são uma alternativa.Item Metodologia de ensino de cálculos de administração de medicamentos em Curso Técnico de Enfermagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Zacarias, Clebson Pereira; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353A formação do técnico de enfermagem demanda a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar as funções profissionais. A administração de medicamentos (AM) se destaca como um componente complexo, envolvendo tanto aspectos teóricos quanto práticos. Ela abrange as etapas de preparação e aplicação de medicamentos, sendo um procedimento comumente realizado que requer conhecimento teórico e prático aprofundado. Isso envolve atividades como diluição de medicamentos, cálculo de doses, preparação de soluções, ajuste de concentrações e cálculo de gotejamentos, que exigem conhecimentos em química, física, biologia e matemática. A administração de medicamentos na enfermagem é desafiadora devido à necessidade de adquirir conhecimentos interligados. Esses conhecimentos são essenciais para garantir a eficiência, segurança e responsabilidade na administração de medicamentos, visando melhorar o estado clínico do paciente e integrar a educação básica com a formação profissional, seguindo uma abordagem educativa integrada. Dessa forma, o objetivo deste artigo é incorporar a regra de três como parte essencial da prática dos técnicos em enfermagem na administração segura de medicamentos diluídos, promovendo uma compreensão sólida dos cálculos de dosagem. A metodologia inclui a introdução da regra de três como técnica fundamental, exercícios práticos, estudos de caso em cenários reais.Item O mural didático como possibilidade de compartilhar saberes acerca da disciplina de saúde coletiva em um Curso Técnico em Enfermagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Silva, Arianne Katiely Pereira da; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353O seguinte artigo pretende abordar uma proposta de intervenção pensada para a disciplina de Saúde Coletiva, ofertada em um curso Técnico em Enfermagem. A ideia é demonstrar de que maneira a ferramenta “Mural Didático” pode ter valor expressivo para o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, há informações sobre o conceito de trabalho, sua dimensão humana, Saúde Coletiva e a função do Técnico em Enfermagem. Em determinada parte do texto, também são trazidos pontos relacionados à construção de murais didáticos e a metodologia que será aplicada, destinada a uma atividade coletiva de produção. Logo depois, estão presentes as considerações finais. A principal intenção é propiciar o conhecimento acerca dos elementos humanos ligados tanto ao trabalho, quanto à saúde, promovendo o seu compartilhamento através de murais confeccionados em equipe, enfatizando assim, uma troca mútua entre os estudantes do curso.