Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Item Estrutura organizacional e modelo de gestão: uma análise sobre o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em relação ao setor de fiscalização de contratos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 22-12-12) Silva, Jorge Fernando dos Santos; Santos, James Washington Alves dos; https://orcid.org/0000-0002-5491-3716; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Candeias, Cezar Nonato Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2138600190152396; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796O objetivo geral desta pesquisa é identificar o modelo de estrutura organizacional, bem como o modelo de gestão e a maneira de como é feito o processo de tomada de decisão, no Instituto Federal de Alagoas - IFAL, especificamente no setor de fiscalização de contratos, tendo como base a adaptação dos modelos indicados por Burns e Stalker (1960) e Silva (2005). A amostra do estudo foi coletada através de entrevista, com a Pró-Reitoria Adjunta de Administração e seus colaboradores. Concluiu-se, portanto, como resultado, que a organização manifesta por meio dos fatores da divisão do trabalho, especialização e padronização, são atributos da estrutura mecânica. No tocante aos fatores centralização, processo decisório e identidade organizacional, a instituição dispõe de características comuns a estrutura orgânica e mecânica. Em relação à identidade organizacional, foi percebida pelos entrevistados que a instituição possui elementos típicos da burocracia, no entanto, indicam também certa flexibilidade ao garantir que a instituição busca agir pró-ativamente, de maneira inovadora, mesmo com o acúmulo de trabalho e a carência de servidores em determinados setores. Conclui-se que a instituição, mesmo com sua natureza burocrática, visa atingir seus objetivos e metas, buscando implementar uma postura mais flexível, característica da estrutura orgânica e compatível com o referencial do modelo de gestão gerencial das modernas práticas da administração.Item A educação profissional integrada e o papel da sociologia na visão dos estudantes do Ifal - Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-03) Farias, Tarcísio Fagner Aleixo; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Eduardo Lima; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160O presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 4° ano do IFAL campus Batalha, tem o objetivo de discutir o ensino profissionalizante no Brasil no contexto do ensino médio integrado oferecido pelo instituto federal de Alagoas, campus Batalha, a partir de uma experiência local do ensino de sociologia. Pode-se perceber que, no geral os estudantes entendem a educação profissional como algo voltado para o mercado de trabalho e ressaltam o alto nível do ensino do IFAL, graças à presença das matérias técnicas e da qualidade de seus profissional. Por fim o artigo reflete sobre mudanças necessárias para superar a dualidade entre a formação científica em geral e o ensino profissionalizante e do ensino de sociologia.Item A pesquisa-ação como estratégia didático-metodológica para o enfrentamento dos desafios da inserção profissional de técnicos em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - Campus Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-10) Silva, José Ribeiro da; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733Buscou-se com esse trabalho despertar o protagonismo profissional de alunos do curso técnico em agroindústria, a partir de um processo dialógico estimulando a discussão de estratégias de enfrentamento dos problemas que limitam a sua atuação como profissional e como agente de transformação social. Utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação, onde os alunos foram estimulados a refletir a respeito do perfil profissional do técnico em agroindústria, assim como as limitações para inserção no mercado de trabalho. Como método para coleta de dados foram realizados encontros discussivos com temas e roteiro pré- estabelecidos, além da aplicação de um questionário final com a tentativa de avaliar o proceso na perspectiva dos participantes. Foi possível identificar três aspectos importantes: a existência de uma compreensão fragmentada do perfil profissional, o medo e insegurança das responsabilidades ligadas às atribuições profissionais e o conhecimento das várias possibilidades de atuação do técnico em agroindústria. Nas discussões sobre as limitações foram identificados problemas relacionados ao próprio aluno, à instituição e ao mercado de trabalho aos quais foram indicadas proposições. No entanto, o processo não é conclusivo, necessitando de outros ciclos de investigação-ação-reflexão no sentido de dar maior solidez as estratégias de enfrentamento dos problemas da inserção profissional.Item Impacto do ensino complementar de microbiologia de alimentos na percepção de estudantes do ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-12-22) Souza, Luana Cypriano de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de CarvalhoA execução deste trabalho buscou avaliar as principais limitações no aprendizado da disciplina de microbiologia de alimentos no curso técnico em Agroindústria na modalidade integrada ao ensino médio e, a partir desta análise, propor alternativas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para tal, foram utilizadas ferramentas propostas pela metodologia da pesquisa-ação, onde o pesquisador está inserido no processo exploratório buscando meios de intervir de forma eficaz nos desdobramentos da pesquisa. Foi possível verificar que a maior parte dos alunos entrevistados, de fato, apresentavam muita insegurança e pouco domínio na realização de técnicas analíticas fundamentais no controle de qualidade de uma indústria alimentícia. A partir de tal constatação, propôs-se a elaboração de projetos de ensino concomitantes ao curso técnico, de forma a complementar a formação do aluno, preparando-o melhor para futuras oportunidades de estágio, projetos de pesquisa e mercado de trabalho. O projeto de ensino proposto foi executado com bastante êxito, apresentando grande adesão e satisfação por parte dos alunos e docentes da área. Neste sentido, a realização de cursos desta natureza apresentou-se como uma estratégia muito interessante para complementar a formação do futuro profissional técnico em Agroindústria. Palavras-chave: ensino técnico, microbiologia de alimentos, análises microbiológicas.Item A dramatização como indutora da construção de habilidades e competências necessárias ao profissional da hotelaria(2019-04-30) Silva, Gertrudes Magna Sales da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira , Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este artigo teve como motivação a pesquisa realizada com base na utilização da dramatização como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem usada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir de exercícios onde os alunos são estimulados a vivenciar e improvisar situações que envolvem o atendimento direto ao cliente de hotel. Nele são apresentados os resultados obtidos com base nas percepções dos alunos e nas observações realizadas durante as dramatizações, geradoras da pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma a dramatização realizada em sala de aula poderá estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desempenho da atividade profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do IFAL. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como método de coleta de dados, os relatos dos alunos que participaram dos exercícios dramáticos e a observação em sala de aula. Os alunos pesquisados relataram que através da dramatização se consegue “vivenciar na prática as experiências antecipadamente”, “melhorar a aprendizagem e fixar os conteúdos”, “facilitar a relação entre alunos e entre alunos e professores”, “superar a timidez”, “estimular a criatividade e improvisação”, “contribuir com o desempenho e inserção dos alunos que estão no mercado profissional”, entre outros benefícios. Portanto, a partir das percepções dos alunos e com base nos estudos teóricos, pode-se concluir, que a dramatização realizada em sala de aula funciona como indutora da construção de habilidades necessárias ao profissional da hotelaria, devendo ser realizada com maior frequência e de forma mais sistematizada.Item O material didático como recurso metodológico: uma abordagem à balança hidráulica no estudo da função polinomial de grau 1(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-11-29) Santos, Marlon Caetano dos; SIlva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Melo, Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Silva, Vania Maria Galdino;Este estudo tem como foco o desenvolvimento e uso de um Material Didático Manipulável denominado de “Balança hidráulica”, como meio auxiliar ao ensino de Matemática na Educação Básica. Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), divulgados em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), 70% dos alunos que terminam o Ensino Médio no Brasil possuem aproveitamento em Matemática classificado inadequado. Por essa razão, a discussão aqui em evidência tem como propósito desenvolver uma sequência didática que possibilite construir e/ou reconstruir conceitos relacionados ao estudo de função adotando a “Balança hidráulica” como recurso auxiliar a aplicação da metodologia da Resolução de Problemas no estudo das funções polinomiais de grau um. Tomando-se como referência a metodologia da Resolução de Problemas vinculada ao uso do Material Didático Manipulável (MDM) “Balança Hidráulica” procurou-se dar sentido aos conceitos básicos relacionados ao tema em evidência, buscando convergir para uma ideia que priorizasse relações entre o ambiente da sala de aula e o quotidiano dos sujeitos envolvidos. Nessa direção, tomou-se como referência a teoria da Resolução de Problemas de Polya (1995); a proposta de Lorenzato (2006) sobre o uso de materiais didáticos na formação docente; e, a teoria de Pais (2008) que enfatiza a formação de conceitos e campos conceituais. Espera-se que as discussões presentes no corpo desse estudo possam provocar reflexões sobre a aprendizagem matemática através do sentido dos conceitos.Item A leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-19) Magalhaes, Antonio Carlos de; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Mesmo diante do advento das novas tecnologias da informação e comunicação, no qual proporcionou o acesso à internet e às novas formas de busca do conhecimento, por um número considerável de cidadãos, a prática da leitura ainda se destaca como de grande importância para a formação das pessoas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões a cerca da leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa, considerando as particularidades do contexto atual de ensino no Brasil. Trata-se de um levantamento bibliográfico a respeito do ensino de língua inglesa no Brasil, do ensino da leitura e interdisciplinaridade, embasados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Magalhães (2017) e Luquetti e Souza (2016). A pesquisa aponta que a leitura é uma ótima maneira de se trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar. Além disso, mostrou que ainda existem grandes limitações na formação de professores, em se tratando de trabalhar a habilidade da leitura, que demandam do professor uma constante formação no sentido de acompanhar as demandas atuais de ensino no Brasil.Item Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?(2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma SilvaA Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.Item As condições de acesso e permanência dos alunos de cotas raciais no Instituto Federal de Alagoas(2021) Silva, Valdineide Maria da; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Candeias , Cezar Nonato Bezerra; Santos, Odair José Silva dosO presente artigo trata de analisar as políticas de ações afirmativas reivindicadas pelos movimentos negros, na luta contra o racismo e as desigualdades sociais, ainda na década de 1990 e como isso resultou na elaboração, em 2012, da lei 12.711, sancionada pela então presidenta Dilma e aprovada pelo congresso nacional (a conhecida lei de cotas raciais). O que nos liga diretamente as condições de acesso dentro do Instituto Federal de Alagoas, por meio das vagas reservadas aos alunos declarantes de grupos afrodescendentes e também as iniciativas de um dos setores de trabalho desta instituição, que possibilita condições de permanência, a saber: o setor de assistência estudantil. Trazemos também para o debate, em nível histórico, as reflexões de autores como Garcia (2000), Almeida (2019), Kuenzer (2000), Kuenzer; Grabowski (2006) e Pierre Bourdieu (2009), entre outros, que serão utilizados no intuito de entender como tem caminhado a formação profissional, e como ela se encontra voltada, desde seu começo, para a formação da chamada classe trabalhadora e pode, em conjunto com as políticas de ações afirmativas, se estabelecer como uma instituição educacional pública, que não apenas insere pessoas em seus quadros formativos, mas assegura com qualidade sua permanência.Item Scratch como ferramenta pedagógica para o ensino de programação no curso Técnico Integrado de Meio Ambiente no Instituto Federal de Alagoas Campus Penedo(2021) Cavalcanti, Guilherme José de Carvalho; Lenz, Tiago de Moraes; Lenz, Tiago de Moraes; Pereira , Fabrícia de Almeida Cortez; Santos, Mayra Tais AlbuquerqueO tópico "Programação de Computadores" foi introduzido na mais recente ementa da disciplina de Informática, ministrada no primeiro ano do curso técnico integrado de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo. Esta atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovada no final de 2019, entrando em vigor no ano letivo de 2020. No entanto, historicamente, pesquisadores têm documentado muitas dificuldades enfrentadas por alunos no aprendizado de conceitos básicos de programação. Para contornar essas dificuldades, ambientes de programação visuais surgem como uma alternativa para o ensino programação a esses novatos e provaram ter sucesso, melhorando a compreensão e o aprendizado de alunos iniciantes. Scratch é um desses ambientes visuais de programação, o qual foi utilizado nesse estudo para comparar a aprendizagem entre o ambiente visual e a linguagem de programação textual tradicional a partir de uma sequência didática. Os alunos do IFAL, Campus Penedo, foram introduzidos à programação de computadores através de aulas com Scratch e aulas com linguagem de programação textual tradicional. Posteriormente, os alunos foram instruídos a desenvolver um projeto de programação utilizando o Scratch e responder um questionário a respeito de suas experiências e percepções. Nossos resultados mostram que Scratch facilitou a compreensão de conceitos básicos de programação pelos alunos. Além disso, os alunos, em sua maioria, alegaram que se sentiram motivados para o estudo programação e afirmaram que teriam interesse em um curso completo e aprofundado sobre o tema. Finalmente, quando comparados Scratch e a linguagem textual, Scratch apresentou resultados que sugerem que é mais apto para o ensino de programação de computadores.Item Elaboração de um material didático sobre climatologia aplicado à disciplina de geografia no Ensino Médio Integrado(2021) Wanderley, Lucas Suassuna de Albuquerque; Lenz, Tiago de Moraes; Ribeiro, Eberson Pessoa; Gama, José Aparecido; Lenz, Tiago de MoraesO estudo teve como objetivo elaborar um material didático sobre climatologia e submetê-lo à avaliação de professores de Geografia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para tanto, foi realizado um diagnóstico dos materiais didáticos em Climatologia, inseridos na disciplina de Geografia, já utilizados no Ensino Médio Integrado. Os docentes responderam, anonimamente, um formulário, e indicaram que entre as principais deficiências dos materiais de apoio ao ensino destacam-se a falta de contextualização do tema com a realidade dos discentes, as abordagens pouco práticas e a desatualização do conteúdo. Considerando as demandas apontadas, foi elaborado o tópico de climatologia para compor uma apostila própria para o Ensino Médio Integrado do IFAL. Esse material foi submetido à avaliação pelo corpo docente da instituição a partir de um novo formulário anônimo. Como resultado do processo avaliativo, o material didático foi considerado satisfatório e indicado para utilização de apoio ao ensino de climatologia.Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação(2021) Silva, Daniela dos Santos; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira SilvaA realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional, entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) dos mesmos.Item Ensino remoto emergencial: experiências no curso Técnico em Agroindústria de um Instituto Federal(2021) Oliveira, Bruno Sales de; Santos, Nádson Araújo dos; Santos , Nádson Araújo dos; Silva, Jailson Costa da; Santos , Wiltron Petrus dosO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo geral analisar de que modo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afeta ou não os processos de aprendizagens dos alunos no curso Técnico de Agroindústria, modalidade subsequente, de um Instituto Federal. O embasamento teórico da presente pesquisa apoia-se em autores do campo da educação, a exemplo de: Paulo Freire, Marconi e Lakatos, Weller e Pfaff e Saviani. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualiquantitativa que teve por abordagem o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionários online e entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin e os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciaram que o ensino remoto trouxe diversos problemas nas aprendizagens dos alunos, pelo que destacamos na pesquisa por meio de categorias de estudo: Ausência de aulas práticas no ensino remoto emergencial; Falta de interação dos professores no esclarecimento de dúvidas; Conhecimento prático no uso das tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial, que possibilitou conhecer os problemas gerados pelo ensino remoto e a partir daí propor reflexões. Tais resultados reforçaram a importância da criação de um produto educacional como possibilidade de promover a divulgação e seu aprofundamento junto aos alunos como forma de minimizar os impactos gerados.Item Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo(2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin BenvindoSabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.Item Proposta de um programa de educação financeira como complemento a formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo(2021) Barbosa , Josilane Paulino; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Almeida , Ricardo Santos de; Oliveira, Natália Queiroz da SilvaEm uma sociedade onde as finanças estão cotidianamente presentes na vida das pessoas, seja no ambiente doméstico, profissional ou escolar, percebemos o quanto o dinheiro é necessário, embora muitas vezes não o encaremos como essencial, não é possível deixá-lo de lado. Independentemente do valor dos rendimentos, a educação financeira é primordial na rotina diária das pessoas, para que seja possível minimizar o consumo excessivo e consequentemente incentivar o consumo consciente. Nesse sentido, a inserção da Educação Financeira no âmbito escolar certamente ajudará a formação de adultos mais responsáveis financeiramente, ao possibilitar um entendimento de que independente do valor da renda percebida, a educação financeira deve estar presente na vida diária de todos. E partindo do princípio que a instituição escolar tem um papel bastante relevante na formação dos jovens, é possível que a escola possibilite um entendimento sobre noções de consumo consciente, bem como noções de poupança e investimentos desde cedo. Esse trabalho tem como objetivo propor a inserção de um programa de educação financeira como complemento à formação discente dos cursos técnicos de nível médio do IFAL/Penedo. A pesquisa está caracterizada como pesquisa bibliográfica, a qual será convertida em uma proposta de pesquisa-ação, a qual utilizará uma abordagem qualitativa. A população a ser pesquisada por meio de questionários são os discentes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo, ocasião em que a coleta de dados ocorrerá por meio da aplicação de um questionário estruturado, o qual será distribuído aos discentes através do e-mail institucional. Diante dos estudos realizados até o momento, é urgente a necessidade de inserir no espaço educacional, temas relacionados à alfabetização financeira.Item As TIC'S e as práticas docentes no ensino remoto de química(2021) Santos, José Adriano Andrade dos; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Barros , Amanda Lima; Gusmão , José Lucas de OmenaNeste artigo é feito um estudo sobre como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem impactar as práticas docentes e o quão importante estão sendo tais tecnologias, as quais, inclusive, se mostraram como via prática, para darmos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, respeitando as exigências das autoridades de saúde de mantermos o isolamento social. Diante deste cenário é feita uma análise de como as plataformas digitais e os diversos recursos tecnológicos podem contribuir no ensino da Química, no âmbito do ensino médio integrado. E para isso propõe-se um plano de aula sobre o tópico: Tabela Periódica, utilizando a plataforma digital Google Classroom e sua ferramenta para encontros online, Google Meet, e outros recursos tecnológicos como o Padlet e aplicativos.Item Ensino remoto emergencial: impactos sobre os estudantes do curso de Meio Ambiente de Penedo(2021) Nunes, Patrícia Fernandes Santos; Souza, Jairo José de; Souza, Jairo José de; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Ricardo Santos deEste Artigo vislumbrou sobre a pesquisa acerca dos impactos negativos que ocorreram sobre a implantação da Portaria nº 544 de 16 de junho de 2020, que dispõe, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, no espaço socioeducacional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), especificamente nas perspectivas dos discentes, do Curso Técnico Integrado em Meio -Ambiente, turma da 2ª série do Ensino Médio, Campus de Penedo. Essas medidas foram tomadas decorrentes da Pandemia Mundial causada por um novo vírus devastador-SARS-COV-2 (Covid-19). Este trabalho teve sua estrutura estabelecida em seções e algumas subseções que são: Fundamentação Teórica: Breve histórico da Educação Profissional, as Tecnologia e o Ensino Remotas Emergencial que foi empregada nessa modalidade de ensino. Os Procedimentos Metodológicos para pesquisa foi o método qualitativo-quantitativo, com a proposta de alicerçar os embasamentos teóricos à luz dos dados coletados através dos instrumentos aplicados: questionários e momento de rodas de conversas, tendo como seleção de amostra os respectivos alunos do curso acima citado. O Resultado e Discussão traz em seu teor o enlace da fundamentação teórica e os dados colhidos sobre os impactos negativos, bem como propostas aplicáveis para superá-los.Item A formação profissionalizante em contexto quilombola: entre o desenvolvimento local e a formação para a vida(2021) Santos, Greice Keli dos; Santos, James Washington Alves do; Santos, James Washington Alves do; Bezerra, Fábio Marques; Santos, Taysa Kawanny FerreiraA pesquisa em questão analisa as potencialidades do programa Novos Caminhos que fomenta cursos de formação inicial e continuada para qualificação profissional, via Institutos Federais de Educação. O espaço de pesquisa será a comunidade Quilombola Tabuleiro dos Negros, localizada em Penedo-Alagoas, que para nós se coloca como espaço social, onde se encontram agentes individuais que podem desenvolver suas atividades sociais, culturais e econômicas, por meio do fomento de cursos de formação que melhorem suas práticas e também possibilitem inovação em relação ao que já praticam. O método teórico é baseado na ideia implícita de capital cultural pela educação formal e a metodologia de coleta de dados em campo (resguardados os protocolos de segurança e autorização de uso de dados) é o grupo focal, feito com jovens da comunidade. O tratamento dos dados será via análise de conteúdo e o meio de intervenção, se tratando de uma pesquisa ação a conclusão se dará na formação de um catálogo de cursos, junto com análise de sua aplicabilidade e importância.Item Ser mulher, mãe e professora em tempos de pandemia: tecendo sentidos a partir de narrativas(2021) Santos, Erianne Gomes dos; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; Santos, Taysa Kawany FerreiraNeste artigo discutiremos acerca dos impactos da pandemia deflagrados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no cotidiano das professoras/mães de filhas/os em idade escolar, que são servidoras de um dos campus do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Considerando esse cenário, procuramos refletir sobre a situação-problema que emerge da relação trabalho maternidade em tempos de pandemia. Especificamente buscamos conceituar como a literatura científica tem abordado esse tema; identificar como as professoras adaptaram as suas atividades intelectuais para o ambiente doméstico. Ademais, procuramos contribuir na implementação e no fortalecimento de políticas institucionais voltadas à atuação das docentes nesse período pandêmico. A metodologia adotada para alcançar os objetivos deste estudo foi a pesquisa-ação, uma estratégia de pesquisa que possui uma dimensão político-social, principalmente pela capacidade de envolver a/o pesquisadora/or e as/os interlocutoras/res de maneira cooperativa e implicada na construção de soluções para problemas coletivos de pequenos grupos sociais. Optamos pela Roda de Conversa virtual, como ferramenta metodológica, por considerarmos que tal método seria viável para alcançar o objetivo da pesquisa, em função do seu potencial mobilizador. Por meio do processo de análise identificamos dois eixos temáticos - o primeiro eixo temático “Não tínhamos uma organização para trabalhar no ambiente de casa com os nossos filhos em casa”; e o segundo eixo temático “Não somos tratadas de forma diferenciada por sermos mães” – que constataram de modo expressivo, como o ensino remoto evidenciou as dificuldades enfrentadas pelas professoras/mães para permanecerem em espaços acadêmicos engendrados por mecanismos discriminatórios de gênero.