Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Item Oficina de Robótica Educacional como Mecanismo de Articulação entre Teoria e Prática no Curso Técnico em Eletrônica(2020) Santos , Fernanda Cordeiro dos; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Dias, Wandearley da Silva; Barbosa, José Isnaldo De LimaEsta pesquisa tem por intuito analisar como ocorre a relação entre a teoria e a prática no processo de preparação dos alunos do IFAL- Campus Maceió para os campeonatos de robótica realizados por esta instituição. O objetivo principal é construir um instrumento didáticopedagógico que possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na integração entre os conteúdos de disciplinas específicas da área técnica e os torneios de robótica. A robótica educacional é um recurso tecnológico que permite a integração entre diferentes áreas do conhecimento, tais como: física, eletrônica, informática, mecânica e lógica, o que a torna uma aliada no processo de aprendizagem, visto que por possuir uma proximidade com o dia-a-dia, esta possibilita relacionar os conhecimentos aprendidos em sala com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste sentido, desenvolvemos dois produtos educacionais, um tutorial e uma oficina de robótica. O tutorial elaborado tem por finalidade se constituir como um material potencialmente significativo, bem como apresentar orientação inicial para melhor assimilação do conhecimento pertinente à área de robótica. O desenvolvimento da oficina por sua vez, tem como base as fases de planejamento, a aplicação e avaliação. As diferentes variáveis que intervém no processo de ensino aprendizagem foram sistematizadas a fim de organizar a prática docente. A pesquisa tem como método para o seu desenvolvimento a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e o questionário semiestruturado, realizados respectivamente com o professor organizador dos torneios e com os alunos que participaram da oficina de robótica. Os resultados obtidos apontam que a prática pedagógica adotada na oficina de robótica favorece o processo de aprendizagem, bem como prepara os alunos para a participação em torneios de robótica.Item O debate da folosofia crítica da tecnologia no Ensino Médio Integrado Profissional através de uma sequência didática(2020) Neto, Aloisio Ribeiro Caminha; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Castilho , Fábio Francisco de Almeida; Monteiro, Lorena Madruga; Melo, Beatriz Medeiros deA investigação desta pesquisa busca esclarecer de que maneira o conceito de tecnologia é percebido e representado por um grupo de estudantes do segundo ano, do curso de meio ambiente, do Ensino Médio Integrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O objetivo do trabalho é propor uma reflexão crítica do conceito de tecnologia articulada por uma sequência didática, visando relacionar a natureza das escolhas tecnológicas e suas consequências para o meio ambiente e para o bem estar coletivo nas sociedades contemporâneas. O referencial teórico estabelece um diálogo entre as reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino Médio Integrado e os conteúdos apresentados pela Filosofia Crítica da Tecnologia, buscando esclarecer as relações existentes entre Educação, Trabalho, Capital e Tecnologia. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com perspectiva socialmente crítica, uma vez que sua intenção não é apenas uma melhoria curricular, mas promover a construção de um mundo mais justo e democrático a partir do estímulo a participação política nas escolhas tecnológicas. Ao final do trabalho, conclui-se que a filosofia crítica pode proporcionar uma educação mais humana, crítica, autônoma e libertadora.Item O uso de geotecnologias no curso técnico de nível médio integrado em meio ambiente: uma aplicação nas aulas de geografia(2020) Pinto, Frantchesco Porciúncula Dias; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima, André Sueldo de Tavares; Francisco, Deise Juliana; Libos, Michely Inêz Prado de CamargoAs tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem e funcionam como facilitadoras de diversos conteúdos que são trabalhados nas aulas de geografia. Para que isso ocorra, é importante que os professores possam desenvolver novas práticas de ensino. No entanto, a formação, a falta de estrutura física no campus e diversos fatores podem atrapalhar e até mesmo inviabilizar esse processo. Diante do exposto, desenvolveu-se uma pesquisa com objetivo de estudar a importância das ferramentas de geoprocessamento e sua aplicabilidade nas disciplinas técnicas e de como a geografia pode colaborar para inserir esses conteúdos. Como percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa sobre como os professores de geografia do campus Marechal Deodoro se relacionam com as ferramentas de geoprocessamento percebendo que são fundamentais para compreensão de diversos conteúdos inseridos na área ambiental. Em tempo que se buscou saber por meio da análise das ementas das licenciaturas de geografia, notou-se que o geoprocessamento é visto como disciplina eletiva durante a graduação. Analisando também o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, observou-se como o geoprocessamento está inserido em todas as disciplinas técnicas e compreendeu-se que a sua inserção nas aulas de geografia pode contribuir para o ensino-aprendizagem. Além disso, fora realizado um estudo a respeito dos softwares de geoprocessamento disponíveis na atualidade. Assim sendo, percebeu-se que o software livre Google Earth Pro seria adequado para o desenvolvimento de uma sequência didática, aplicada através de uma oficina para os professores de Geografia deste Curso Técnico, possibilitando a inserção do mesmo como ferramenta de geoprocessamento no cotidiano escolar. Por se tratar de uma pesquisa-ação, o projeto se debruçou no sentido de aprimorar o produto educacional após a sua aplicação, buscando soluções e melhorias quando necessário. Como resultado, foi percebido que a aplicação dessas ferramentas contribui para inserção de Objetos de Aprendizagem e promove uma experiência exitosa entre a geografia e o geoprocessamento. Conclui-se, portanto, que a inserção de geotecnologias propicia aulas dinâmicas, atualizadas e que desperta o interesse dos alunos a conteúdos de geografia que possuem ligação com o geoprocessamento. Buscando também o desenvolvimento de uma educação integral, capaz de produzir nos alunos criticidade entorno da realidade na qual estão inseridos.Item A extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas: contribuições para formação integral dos estudantes(2020) Barbosa , Kelly Medeiros de Oliveira; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Silva, Nelson Vieira da; Cavalcante, Valéria CamposO mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.Item O manual pedagógico como ferramenta de inclusão: um olhar reflexivo sobre os paradigmas educacionais do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades especiais do Instututo Federal de Alagoas Campus Piranhas(2020) Cunha, Taiza Lima da; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Silva , Géssika Cecília Carvalho da; Neto, Edson Peixoto de Vasconcellos; Silva, Nelson Vieira da; Silva, Marcos Antônio daOs paradigmas educacionais de cunho inclusivo requerem uma ampla reflexão sistemática, humanística e epistemológica que agreguem os valores da diversidade, da solidariedade e do ensino holístico como base do sistema educativo nacional. A educação no seu contexto amplo e freiriano ratifica a missão de garantir uma práxis pedagógica alicerçada na tríade de educação, trabalho e cidadania, e que direciona para a garantia do acesso, permanência e sucesso escolar dos educandos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), derrubando os estereótipos e as barreiras físicas, humanas e sociais que impedem a efetivação da inclusão. Este trabalho teve como objetivo fundamental a confecção de um Manual Pedagógico que corrobore os trabalhos educativos desenvolvidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Piranhas. A construção do referido Manual, sob os paradigmas da educação inclusiva, objetiva dar suporte pedagógico no contexto de atendimento aos discentes com NEE. Além disso, busca refletir sobre o papel do NAPNE nesta perspectiva de educação para todos e com todos, juntamente com a comunidade acadêmica, para a ratificação de um espaço escolar consolidado na filosofia educacional crítica, tendo a diversidade humana como base do contexto educacional. Assim, este trabalho adotou a metodologia da pesquisa-ação e os participantes foram os membros do NAPNE do IFAL Campus Piranhas. Foram utilizados questionários na pesquisa diagnóstica e para avaliação do produto educacional. A avaliação destacou que o Manual é um instrumento orientador e de substancial importância para visibilidade e valorização do NAPNE, e que reitera o compromisso educativo, humano e social da educação como mecanismo de transformação de realidades excludentes. Além disso, ressaltamos que o Manual supracitado foi aceito e bem visto para a propagação de uma perspectiva de inclusão como prioridade dentro do IFAL, sendo de suma relevância para divulgação e valorização dos paradigmas inclusivos.Item Oficina de robótica educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no curso técnico em eletrônica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-04-27) Santos, Fernanda Cordeiro dos; Sobral Júnior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/0932135146183444; Dias, Wandearley da Silva; http://lattes.cnpq.br/4655224339571082; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485Esta pesquisa tem por intuito analisar como ocorre a relação entre a teoria e a prática no processo de preparação dos alunos do IFAL- Campus Maceió para os campeonatos de robótica realizados por esta instituição. O objetivo principal é construir um instrumento didático pedagógico que possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na integração entre os conteúdos de disciplinas específicas da área técnica e os torneios de robótica. A robótica educacional é um recurso tecnológico que permite a integração entre diferentes áreas do conhecimento, tais como: física, eletrônica, informática, mecânica e lógica, o que a torna uma aliada no processo de aprendizagem, visto que por possuir uma proximidade com o dia-a-dia, esta possibilita relacionar os conhecimentos aprendidos em sala com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste sentido, desenvolvemos dois produtos educacionais, um tutorial e uma oficina de robótica. O tutorial elaborado tem por finalidade se constituir como um material potencialmente significativo, bem como apresentar orientação inicial para melhor assimilação do conhecimento pertinente à área de robótica. O desenvolvimento da oficina por sua vez, tem como base as fases de planejamento, a aplicação e avaliação. As diferentes variáveis que intervém no processo de ensino aprendizagem foram sistematizadas a fim de organizar a prática docente. A pesquisa tem como método para o seu desenvolvimento a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e o questionário semiestruturado, realizados respectivamente com o professor organizador dos torneios e com os alunos que participaramda oficina de robótica. Os resultados obtidos apontam que a prática pedagógica adotada na oficina de robótica favorece o processo de aprendizagem, bem como prepara os alunos para a participação em torneios de robótica.Item Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-05-20) Silva, Carlos Farias da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317Esta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte: um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium, o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.Item Educação ambiental no contexto profissional e tecnológico: uma proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o IFAL – Campus Benedito Bentes(2020-05-22) Santos, José Emiliano; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Santos, Lesso Benedito dos; http://lattes.cnpq.br/9848661202276911; Rodrigues, Adriana de Carvalho Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960211837700849Esta pesquisa intencionou a investigação da logística dos resíduos sólidos no IFAL – Campus Benedito Bentes – buscando verificar como ocorre o processo de geração, coleta, acondicionamento, transporte e a destinação final de tais resíduos face à legislação vigente. O objetivo foi investigar a legislação sobre gerenciamento de resíduos sólidos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica para a proposição de um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para o Campus e elaboração de uma cartilha ambiental. O estudo foi caracterizado em uma abordagem qualiquantitativa – com foco na interpretação, no significado e no sentido da educação ambiental – analisando-se a atual situação dos resíduos gerados no Campus – através da composição gravimétrica dos mesmos; como também, investigou a percepção dos docentes, técnicos administrativos, discentes e terceirizados com relação à problemática dos resíduos sólidos, mais especificamente, como pesquisa-ação – na qual o sujeito-pesquisador participa diretamente das reflexões em torno do trabalho. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos e terceirizados consideram a sociedade como principal responsável pela conservação do meio ambiente e, grande parte, se sente responsável pelo descarte correto dos resíduos. No entanto, apenas uma pequena minoria destes faz a segregação dos resíduos orgânicos e inorgânicos antes do descarte e a maior parte não sabe o tempo de decomposição dos resíduos no meio ambiente. Porém, restou clara a preocupação de alunos, terceirizados, professores e técnicos administrativos com os problemas ambientais decorrentes dos resíduos sólidos. As hipóteses levantadas no estudo após confrontadas, de modo interpretativo, com o conhecimento produzido, foram confirmadas. Por fim, foi proposto o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Campus, apresentados indicadores para avaliação e monitoramento, e as principais legislações referentes aos resíduos sólidos; como também, um Produto Educacional, em forma de cartilha, tratando de questões relacionadas aos resíduos sólidos – como material de apoio, para o desenvolvimento de ações de educação ambiental no Campus. O Produto Educacional desenvolvido na pesquisa foi aplicado aos alunos e mostrou-se relevante para o desenvolvimento de ações ambientais. Sendo este, ainda, avaliado de forma positiva por professores e alunos do Curso de Logística como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: . . Impacto Ambiental. Ensino. Produto Educacional.Item Estratégias pedagógicas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico: reflexões sobre práticas humanizadoras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-17) Silva, Ítalo Christiano da; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Lúcia de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3235342037177115; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Os estudos sobre processos de humanização na prática pedagógica apresentam reflexões sobre as ações do professor e as relações estabelecidas no ambiente formal da sala de aula. Esta pesquisa investigou práticas educativas na aula de Língua Portuguesa que consideram a afetividade e apresentam proposta transversal. O estudo propõe pensar o processo pedagógico de conhecimento, em ambiente escolar da rede federal técnica e tecnológica, no primeiro semestre de 2020. O objetivo principal foi investigar práticas humanizadoras de ensino, para elaborar o produto educacional – Jogo educacional de tabuleiro Resiliência – direcionado ao ensino médio integrado ao técnico. A metodologia foi redefinida a partir de variáveis intervenientes, por conta da realidade de pandemia do Covid-19, assim a coleta de dados face-a-face com 10 alunos e um professor foi reorganizada para uma amostra com dois alunos em comunicação remota e em rede por computador. O estudo investigou o ensino integrado na perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, de forma integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de oficinas online e a aplicação remota de questionários. As etapas metodológicas seguiram a seguinte ordenação: (i) elaboração e organização dos conteúdos de 4 oficinas inseridas no produto educacional, para discutir temáticas geradoras de humanização com adolescentes; (ii) aplicação de questionários; (iii) elaboração de oficinas remotas para discutir a temática humanização com adolescentes e (iv) criação de um jogo educacional que problematiza questões de interesse socioemocional dos adolescentes. Os resultados indicados com as respostas e a participação virtual dos estudantes auxiliaram a avaliar e aprovar o produto educacional jogo de tabuleiro elaborado pelo pesquisador. Ademais, o estudo sistematizou materiais sobre a humanização em sala de aula. A intervenção nas aulas de Língua Portuguesa foi pensada a partir da formação do pesquisador, licenciado em Letras, e em sua experiência docente, além da possibilidade de problematização que esse componente curricular promove, através de debates e exposições orais, leituras, produções e interpretação e/ou compreensão de textos verbais e não-verbais. Os resultados confirmaram que práticas humanizadoras com aulas dialogadas e metodologias com participação ativa dos alunos possibilitam aprendizagem qualitativa.Item Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-22) Menezes, Melissa Rossana de Oliveira; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Dizeu, Liliane Correia Toscano de Brito; http://lattes.cnpq.br/0115861724370241A obrigatoriedade da reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) nas Instituições Federais de Ensino brasileiras tem se constituído como um desafio para a realização de um processo de inclusão escolar efetivo. Em razão disso, este trabalho se originou a partir de uma inquietação sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, o que levou ao desenvolvimento de uma pesquisa de cunho diagnóstico voltada a necessidade elaboração de um Produto Educacional destinado à formação dos professores que atuam nesses contextos da EPT. O percurso metodológico utilizado para a elaboração da pesquisa diagnóstica se apoiou na abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, por meio de um questionário aplicado aos professores de um Curso de Nível Médio Integrado de um dos Campi do Instituto. Os dados coletados apresentaram as seguintes lacunas no processo de inclusão desse curso: i) falta de acolhimento no ingresso do aluno surdo, haja vista a carência de planejamento pedagógico adaptado à Cultura Surda, ii) necessidade de contratação de mais tradutores e intérpretes de Libras para acompanhamento e suporte nas atividades curriculares e, iii) a ausência de uma formação continuada sobre a inclusão escolar para os professores. Esses dados, analisados em diálogo com os autores utilizados na fundamentação teórica, serviram de base para a elaboração do Produto Educacional voltado a esses professores, no intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados obtidos da pesquisa empreendida destacaram a importância da realização de iniciativas a exemplo da formação de professores voltada à inclusão escolar, como também a relevância do conhecimento da Cultura Surda para o ensino de alunos surdos, e, por fim, a necessidade de formação continuada para os professores, de forma que a prática docente se revista, de fato, dos princípios que integram a Educação Inclusiva.Item O manual pedagógico como ferramenta de inclusão: um olhar reflexivo sobre os paradigmas educacionais do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-25) Cunha, Taiza Lima da; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426Os paradigmas educacionais de cunho inclusivo requerem uma ampla reflexão sistemática, humanística e epistemológica que agreguem os valores da diversidade, da solidariedade e do ensino holístico como base do sistema educativo nacional. A educação no seu contexto amplo e freiriano ratifica a missão de garantir uma práxis pedagógica alicerçada na tríade de educação, trabalho e cidadania, e que direciona para a garantia do acesso, permanência e sucesso escolar dos educandos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), derrubando os estereótipos e as barreiras físicas, humanas e sociais que impedem a efetivação da inclusão. Este trabalho teve como objetivo fundamental a confecção de um Manual Pedagógico que corrobore os trabalhos educativos desenvolvidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Piranhas. A construção do referido Manual, sob os paradigmas da educação inclusiva, objetiva dar suporte pedagógico no contexto de atendimento aos discentes com NEE. Além disso, busca refletir sobre o papel do NAPNE nesta perspectiva de educação para todos e com todos, juntamente com a comunidade acadêmica, para a ratificação de um espaço escolar consolidado na filosofia educacional crítica, tendo a diversidade humana como base do contexto educacional. Assim, este trabalho adotou a metodologia da pesquisa-ação e os participantes foram os membros do NAPNE do IFAL Campus Piranhas. Foram utilizados questionários na pesquisa diagnóstica e para avaliação do produto educacional. A avaliação destacou que o Manual é um instrumento orientador e de substancial importância para visibilidade e valorização do NAPNE, e que reitera o compromisso educativo, humano e social da educação como mecanismo de transformação de realidades excludentes. Além disso, ressaltamos que o Manual supracitado foi aceito e bem visto para a propagação de uma perspectiva de inclusão como prioridade dentro do IFAL, sendo de suma relevância para divulgação e valorização dos paradigmas inclusivos.Item Violência de gênero: a Lei Maria da Penha como ação afirmativa no combate à violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-30) Bomfim, Lidiane da Conceição Barboza; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Bodart, Cristiano das Neves; http://lattes.cnpq.br/0622791361712744A questão da violência contra a mulher é um problema grave e bastante frequente em nossa sociedade. Quase que diariamente somos levados ao conhecimento desses casos de violência, opressão e discriminação em face da figura feminina, que nos levam a perceber o quão salutar é o debate e a discussão em torno da temática. Pensar em estratégias, não só de enfrentamento, mas de prevenção, é uma tarefa de todos, inclusive da comunidade escolar. Pensando em contribuir com essa missão, o presente trabalho trata da construção de uma sequência didática - SD que aborda a questão da violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado, nos cursos de Agroecologia e de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Murici. A pesquisa investigou o modo como essa temática é trabalhada na disciplina de Sociologia, quais metodologias de ensino são utilizadas e se são suficientes para o aprofundamento do conhecimento e se a Lei Maria da Penha faz parte do objeto de estudo. Elegemos a Pesquisa-ação como instrumento metodológico e, para o levantamento dos dados, foi utilizado o questionário, aplicado a docentes e discentes de ambos os cursos e que serviu de base para o desenvolvimento da SD como produto educacional. Concluiu-se que a temática é trabalhada, porém as metodologias existentes não são suficientes para o aprofundamento da mesma, tendo em vista o exíguo tempo semanal que a disciplina dispõe. No entanto, estamos certos de que a presente pesquisa contribui para uma formação discente mais humanizada e mais comprometida com os problemas sociais que afligem certos grupos historicamente excluídos, como é o caso das mulheres, pois não basta que a educação profissional e tecnológica desenvolvida pelos Institutos Federais forme apenas para o mercado de trabalho, como sugere a própria nomenclatura. É preciso ter em mente, sempre, a ideia de omnilateralidade que um ensino integral proporciona, na medida em que viabiliza o desenvolvimento das potencialidades humanas, facilita a apreensão e difusão do conhecimento e, por consequência, forma cidadãos mais ativos e participativos no processo de tomada de decisões em sua comunidade.Item O uso de geotecnologias no curso técnico de nível médio integrado em meio ambiente: uma aplicação nas aulas de geografia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-01) Pinto, Frantchesco Porciúncula Dias; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Lima, André Sueldo de Tavares; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Francisco, Deise Juliana; http://lattes.cnpq.br/3256764275787933; Libos, Michely Inêz Prado de Camargo; http://lattes.cnpq.br/6727058680980510As tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem e funcionam como facilitadoras de diversos conteúdos que são trabalhados nas aulas de geografia. Para que isso ocorra, é importante que os professores possam desenvolver novas práticas de ensino. No entanto, a formação, a falta de estrutura física no campus e diversos fatores podem atrapalhar e até mesmo inviabilizar esse processo. Diante do exposto, desenvolveu-se uma pesquisa com objetivo de estudar a importância das ferramentas de geoprocessamento e sua aplicabilidade nas disciplinas técnicas e de como a geografia pode colaborar para inserir esses conteúdos. Como percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa sobre como os professores de geografia do campus Marechal Deodoro se relacionam com as ferramentas de geoprocessamento percebendo que são fundamentais para compreensão de diversos conteúdos inseridos na área ambiental. Em tempo que se buscou saber por meio da análise das ementas das licenciaturas de geografia, notou-se que o geoprocessamento é visto como disciplina eletiva durante a graduação. Analisando também o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, observou-se como o geoprocessamento está inserido em todas as disciplinas técnicas e compreendeu-se que a sua inserção nas aulas de geografia pode contribuir para o ensino-aprendizagem. Além disso, fora realizado um estudo a respeito dos softwares de geoprocessamento disponíveis na atualidade. Assim sendo, percebeu-se que o software livre Google Earth Pro seria adequado para o desenvolvimento de uma sequência didática, aplicada através de uma oficina para os professores de Geografia deste Curso Técnico, possibilitando a inserção do mesmo como ferramenta de geoprocessamento no cotidiano escolar. Por se tratar de uma pesquisa-ação, o projeto se debruçou no sentido de aprimorar o produto educacional após a sua aplicação, buscando soluções e melhorias quando necessário. Como resultado, foi percebido que a aplicação dessas ferramentas contribui para inserção de Objetos de Aprendizagem e promove uma experiência exitosa entre a geografia e o geoprocessamento. Conclui-se, portanto, que a inserção de geotecnologias propicia aulas dinâmicas, atualizadas e que desperta o interesse dos alunos a conteúdos de geografia que possuem ligação com o geoprocessamento. Buscando também o desenvolvimento de uma educação integral, capaz de produzir nos alunos criticidade entorno da realidade na qual estão inseridos.Item Educação integrada e a questão indígena: uma proposta de intervenção nos cursos de ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-17) Freire, Adriana Cirqueira; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Amorim, Siloé Soares deCom o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a história e a cultura dos povos indígenas do estado de Alagoas nas salas de aula dos cursos técnicos integrados ao médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esta pesquisa subsidiou a elaboração um produto educacional produzido de forma participativa, com a contribuição do corpo docente e da equipe de pedagogia. Tal iniciativa colabora ainda para uma implementação mais efetiva da legislação que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial das escolas públicas e privadas: a Lei Federal no 11.645 de 10 de março de 2008. Utilizando a pesquisa-ação como método, este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a história e os processos sociais que afetam as populações indígenas alagoanas de forma a incluí-lo na discussão da educação integrada. O locus da pesquisa foi o Ifal Campus Satuba e dela participaram as duas pedagogas do campus e 10 (dez) professores das disciplinas Artes, História, Língua Portuguesa e Sociologia. O diagnóstico foi realizaado através de questionários e entrevistas semi-dirigidas com os profissionais do campus e, para complementar as informações, também foi aplicado um questionário a alguns alunos do último ano do ensino médio. Após este passo, o conteúdo do produto educacional foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, sendo avaliado pelos mesmos professores do diagnóstico, pela orientadora do Neabi e por pesquisadores especialistas no estudo da questão, externos ao campus. Após a inclusão das contribuições da avaliação, o produto educacional “Etnias Indígenas Alagoanas” foi finalizado. Compreendemos que o produto contribui para o aperfeiçoamento da prática educativa, responde a uma exigência legal e amplia as condições de reconhecimento do contexto local pela comunidade escolar, contribuindo para uma verdadeira educação integral.Item Fala, Ifal! “a sua webradio em educação profissional”(2020-07-22) Silva, Gabriela Luzia Rodrigues; Gaia, Rossana Viana; orcid logo https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia , Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Magnólia Rejane Andrade dos; http://lattes.cnpq.br/3403467342603520; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A educomunicação é um campo de estudos na interface das áreas educação e comunicação e que visa promover planejamento e execução de processos comunicativos no ambiente escolar com maior democratização e menor hierarquia. No Brasil, a sistematização do campo se amplia a partir do século XXI com propostas em ambientes formais e não-formais de ensino. O presente estudo é uma pesquisa- ação, do tipo aplicada, que resultou na implantação de uma mídia educomunicativa no âmbito do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió: a webradio (ou rádio online) "Fala, Ifal!", uma proposta pioneira de produto educacional prático e inovador por divulgar produções da comunidade acadêmica através de arquivos de áudio (podcasts) gravados e disponibilizados em um ambiente virtual (YouTube). O objetivo da webradio é ampliar as comunicações sobre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos principalmente por alunos e professores do Instituto, com maior grau de participação dos autores, e propaga-las para os públicos externo e interno da Instituição. O produto apresenta-se como uma nova mídia de comunicação do Ifal associada à página virtual (site) institucional Campus Maceió, acessível a produtores e consumidores do conteúdo, cuja bate temática relaciona-se à Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação que e da revisão de literatura que deram as bases à este trabalho indicaram temas relevantes para a circulação de conhecimento entre professores, alunos, técnicos e também entre públicos externos interessados em conteúdo consistente sobre educação profissionalizante, ciência, cultura e tecnologia, a partir do acesso a um ambiente além-fronteiras da Internet.Item Desenvolvimento de sequência didática como produto educacional: os temas HIV e AIDS em módulos de aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-08-28) Santos, Deyvison Campos dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Esta dissertação advém de uma pesquisa que contempla o processo de desenvolvimento e avaliação do Produto Educacional (PE) “Sequência Didática: proposta para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho”. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho, com vistas à prática educativa voltada à qualificação profissional e à preparação para o exercício da cidadania. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o método de estudo é o da pesquisa-ação colaborativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários-perfis, questionários de satisfação e diários reflexivos. A SD desenvolvida foi avaliada a partir de eixos descritores por professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho. A pergunta investigativa que orienta o trabalho é “como professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho avaliam uma proposta de abordagem dos temas HIV e AIDS voltada à produção de materiais de ordem didática e pedagógica pelos TST em formação?”. Tem-se como resultados o julgamento da SD de modo positivo pelos colaboradores-avaliadores, tendo havido também pontos avaliados de modo neutro por um dos avaliadores, entre os vinte itens/aspectos do material, e nenhum item/aspecto foi avaliado negativamente. A participação dos professores no processo de apreciação e avaliação da SD mostrou-se como um contributo ao desenvolvimento profissional docente. À guisa de conclusão, entende-se que a SD desenvolvida configura-se como uma ferramenta para abordagem dos temas HIV e AIDS, em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho com vistas ao desenvolvimento de habilidades profissionais e à construção de saberes necessários ao exercício da cidadania. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) o ensino na Educação Profissional e Tecnológica é condicionado por questões políticas e por diferentes perspectivas teóricas; ii) os Institutos Federais propõem-se a formar os sujeitos integralmente, motivando a atuação de professores e de suas práticas pedagógicas consonantes com os princípios da omnilateralidade; iii) o desenvolvimento de um PE, no âmbito da formação docente, deve se prestar ao atendimento das especificidades da EPT na Rede Federal de Ensino por professores da carreira EBTT.Item Ecos de ancestralidade: relatos das tradições sociais e culturais das mulheres do Muquém-AL(2020-10-10) Santos, Daniela Verena Neves; Meirelles, Nelson Vieira da Silva Meirelles; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Sueldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514Trata-se de pesquisa educacional que pretende investigar como as vivências e saberes das mulheres quilombolas acerca da organização do trabalho e das suas manifestações culturais e sociais podem contribuir na formação integrada dos alunos da quarta série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia com vistas à educação omnilateral. Para isso, utiliza-se da compreensão de assuntos que versem sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica, enquanto política pública, no âmbito da superação de paradigmas sociais hegemônicos que limitam a existência das comunidades quilombolas. As comunidades mantém uma relação própria de pertencimento aos seus territórios, onde é possível a transmissão de saberes tradicionais através dos ensinamentos dos seus ancestrais, passados de geração em geração. Procedeu-se, portanto, pesquisa do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa ação em ambiente não-formal. O empreendimento investigado se deu através do diagnóstico das ideias construtoras dos alunos da 4° série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, do Campus Murici, acerca das comunidades quilombolas, além de entrevistas, que realizamos in loco, às mulheres quilombolas do Muquém pertencentes à Associação dos Remanescentes de Quilombos do Muquém. Entendemos que através da modalidade da educação não formal é possível o reconhecimento dos saberes tradicionais de comunidades para a formação integral dos sujeitos. Nesse sentido, como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível promover a troca de saberes entre a Comunidade do Muquém e o Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici com vistas a integração de conhecimentos que estimulem a transformação da realidade dos sujeitos da pesquisa. Identificamos que as mulheres quilombolas exercem como papel social a liderança desses ambientes, consagram-se como responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos na comunidade. Deriva desse função o compromisso pela transmissão das tradições como artesanato, agricultura familiar, culinária e religião. Compreendemos que o conhecimento das suas tradições permite aos futuros profissionais técnicos em Agroecologia o conhecimento de outras narrativas acerca da formação social brasileira e desenvolvimento de técnicas sustentáveis na região. Por fim, os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um E-book – Ecos de Ancestralidade: Relatos das Tradições Sociais e Culturais das Mulheres do Muquém como produto educacional.Item A extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas: contribuições para formação integral dos estudantes(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-10-27) Barbosa, Kelly Medeiros de Oliveira; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Silva, Nelson Vieira da; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.Item Jogo Educativo na Prática Pedagógica: aprendendo administração de medicamentos através da ludicidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-10-29) Caldas, Marcela Araújo Galdino; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128Na Enfermagem, a formação profissional permite a formação de técnicos em enfermagem, com duração de dois anos e de enfermeiros por meio do curso superior durante cinco anos. O período menor destinado à formação de profissionais técnicos possibilita ao estudante adentrar no mundo do trabalho em menor espaço temporal. Nesse sentido, o objetivo principal foi construir um jogo educativo com o conteúdo de Administração de Medicamentos, contribuindo através da ludicidade com a prática-pedagógica no processo de formação técnica de enfermagem, analisando a percepção dos discentes quanto às contribuições do jogo educativo e conhecendo a percepção dos docentes em relação à proposta do jogo como recurso pedagógico. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos metodológicos: questionário semiestruturado e diário de campo, a fim de registrar as atividades da observação. De acordo com os registros foi possível identificar diversos aspectos que contribuíram com o planejamento da pesquisa, desenvolvida durante as aulas teóricas e práticas do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem I. A materialização do jogo resultou de um trabalho em equipe, da troca de saberes, do diálogo, foi construído em parceria com as docentes do componente curricular adotado, que agregaram suas experiências de ensino e de desenvolvimento de outros recursos educacionais. A implementação do produto consistiu em uma experiência importante de aprendizagem, numa perspectiva interdisciplinar. Os resultados do estudo apontam que as metas estabelecidas foram alicerçadas em desafios alcançáveis, a fim de permitir ao estudante perceber que o seu esforço o conduziu as repostas corretas, capaz de proporcionar estímulos no processo de busca pelo conhecimento, auxiliados pelos professores, de maneira que o ambiente possibilitou a preservação da autoestima e da comunicação entre os atores envolvidos.Item Ciência e tecnologia no Instituto Federal de Alagoas: proposta de e-book para disseminação de conhecimentos sobre inovação e propriedade intelectual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-16) Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Nascimento, Ticiano Gomes do; http://lattes.cnpq.br/6296388037177344; Azevêdo, Luciana Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1897636028453143; Silva, Eunice Palmeira da; http://lattes.cnpq.br/4679066494213977A inovação ocorre quando o conhecimento é transformado em produto, processo novo ou significativamente melhorado e utilizado pela sociedade . Nesse sentido, o conhecimento científico tecnológico proporcionado pel o Instituto Federal de Alagoas IFAL é essencial para o desenvolvimento cultural, tecnológico e socioeconômico d o estado de Alagoas . Esta dissertação buscou investigar a compreensão dos parti cipantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI acerca da inovação e propriedade intelectual no IFAL , sendo eles os orientadores e bolsistas /voluntários com projetos aprovados nos editais 2018 20 19 e 2019 2020 do programa. O objetivo deste trabalho foi disseminar conhecimentos básicos acerca da inovação e proteção das propriedades intelectuais aos participantes do PIBITI , contribuindo para a efetividade da pesquisa aplicada no âmbito do IFAL . E ste trabalho tr az reflexões sobre a relação entre o percurso da Educação P rofissional e T ecnológica EPT) e o modo de produção capitalista brasileiro , com ênfase à possibilidade de superação da subserviência do Brasil no contexto da economia mundial atravé s do desenvolvimento científico tecnológico associado à formação integral dos sujeitos na concepção de educação dos Institutos Federais de Edu cação Profissional . O diagnóstico inicial mostrou que o Núcleo de Inovação Tecnológica ( do IFAL, responsável p or estimular a pesquisa de inovação e a proteção das invenções, requer melhor estruturação para desenvolver as atribuições administrativas e atuar na disseminação da cultura da inovação no Instituto, dada a dimensão da instituição e os desafios inerentes à s mudanças de profissionais e estudantes que envolvem toda organização, periodicamente. A tabulação dos resultados dos questionários revelo u que os participantes do PIBITI têm conhecimentos incipientes no que se refere à inovação e propriedade intelectual e, para contribuir com a ampliação desses saberes, foi construído um material text ual no formato de e book O material teve uma avaliação positiva pelo público alvo da pesqu isa, podendo ser usado pelo IFAL na disseminação de conhecimentos básicos acerca da inovação e propriedade intelectual entre a comunidade acadêmica em geral
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