Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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    O manual pedagógico como ferramenta de inclusão: um olhar reflexivo sobre os paradigmas educacionais do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades especiais do Instututo Federal de Alagoas Campus Piranhas
    (2020) Cunha, Taiza Lima da; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Silva , Géssika Cecília Carvalho da; Neto, Edson Peixoto de Vasconcellos; Silva, Nelson Vieira da; Silva, Marcos Antônio da
    Os paradigmas educacionais de cunho inclusivo requerem uma ampla reflexão sistemática, humanística e epistemológica que agreguem os valores da diversidade, da solidariedade e do ensino holístico como base do sistema educativo nacional. A educação no seu contexto amplo e freiriano ratifica a missão de garantir uma práxis pedagógica alicerçada na tríade de educação, trabalho e cidadania, e que direciona para a garantia do acesso, permanência e sucesso escolar dos educandos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), derrubando os estereótipos e as barreiras físicas, humanas e sociais que impedem a efetivação da inclusão. Este trabalho teve como objetivo fundamental a confecção de um Manual Pedagógico que corrobore os trabalhos educativos desenvolvidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Piranhas. A construção do referido Manual, sob os paradigmas da educação inclusiva, objetiva dar suporte pedagógico no contexto de atendimento aos discentes com NEE. Além disso, busca refletir sobre o papel do NAPNE nesta perspectiva de educação para todos e com todos, juntamente com a comunidade acadêmica, para a ratificação de um espaço escolar consolidado na filosofia educacional crítica, tendo a diversidade humana como base do contexto educacional. Assim, este trabalho adotou a metodologia da pesquisa-ação e os participantes foram os membros do NAPNE do IFAL Campus Piranhas. Foram utilizados questionários na pesquisa diagnóstica e para avaliação do produto educacional. A avaliação destacou que o Manual é um instrumento orientador e de substancial importância para visibilidade e valorização do NAPNE, e que reitera o compromisso educativo, humano e social da educação como mecanismo de transformação de realidades excludentes. Além disso, ressaltamos que o Manual supracitado foi aceito e bem visto para a propagação de uma perspectiva de inclusão como prioridade dentro do IFAL, sendo de suma relevância para divulgação e valorização dos paradigmas inclusivos.
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    A extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas: contribuições para formação integral dos estudantes
    (2020) Barbosa , Kelly Medeiros de Oliveira; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Silva, Nelson Vieira da; Cavalcante, Valéria Campos
    O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.
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    Trabalho, ciência, tecnologia e sociedade: reflexões no contexto do ensino médio integrado ao técnico na formação em eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas
    (2021) Santos, Jonathas Costa Vieira dos; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Barbosa, Jpsé Isnaldo de Lima; Neta, Natércia de Andrade Lopes
    O trabalho discute a prática científica vinculada aos seus impactos sociais e nas relações de trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, reflexões que subsidiaram o desenvolvimento de um Produto Educacional, em formato de vídeo, construído para alunos da terceira série do ensino médio integrado ao técnico na formação em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O Produto Educacional reflete a história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), responsável pelo descobrimento do princípio dos transformadores e dos motores elétricos, máquinas fundamentais para a Eletrotécnica e significativas no universo formativo dos discentes. O material foi aplicado no âmbito do componente curricular Máquinas Elétricas, seguido de uma discussão mediada pela equipe de pesquisa e por um professor colaborador. Seu objetivo é contribuir com a formação humana integral promovendo uma reflexão em torno da ciência e da tecnologia enquanto produções humanas com implicações sociais que perpassam o mundo do trabalho . O estudo é de caráter qualitativo e utiliza o método da pesquisa-ação. A base teórica da pesquisa conta com autores como Ciavatta, Ramos, Moura e Saviani, entre outros, todos filiados à corrente políticofilosófica progressista. Dados coletados por meio de questionários semiestruturados foram interpretadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e organizados em quadros temáticos contendo as representações de ciência e tecnologia, associadas aos impactos dessas no mundo do trabalho, tais como expressas pelos estudantes. Os resultados demostram nos sujeitos capacidade de articulação conceitual entre os temas centrais da pesquisa, mas ausência de posicionamentos críticos quanto à questionável neutralidade de ciência e tecnologia na sociedade, ou de conflitos de interesses que pudessem interferir na concepção desses elementos. Também apontam para o potencial do Produto Educacional como material de aprendizagem significativa no contexto da EPT.
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    O uso de geotecnologias no curso técnico de nível médio integrado em meio ambiente: uma aplicação nas aulas de geografia
    (2020) Pinto, Frantchesco Porciúncula Dias; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima, André Sueldo de Tavares; Francisco, Deise Juliana; Libos, Michely Inêz Prado de Camargo
    As tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem e funcionam como facilitadoras de diversos conteúdos que são trabalhados nas aulas de geografia. Para que isso ocorra, é importante que os professores possam desenvolver novas práticas de ensino. No entanto, a formação, a falta de estrutura física no campus e diversos fatores podem atrapalhar e até mesmo inviabilizar esse processo. Diante do exposto, desenvolveu-se uma pesquisa com objetivo de estudar a importância das ferramentas de geoprocessamento e sua aplicabilidade nas disciplinas técnicas e de como a geografia pode colaborar para inserir esses conteúdos. Como percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa sobre como os professores de geografia do campus Marechal Deodoro se relacionam com as ferramentas de geoprocessamento percebendo que são fundamentais para compreensão de diversos conteúdos inseridos na área ambiental. Em tempo que se buscou saber por meio da análise das ementas das licenciaturas de geografia, notou-se que o geoprocessamento é visto como disciplina eletiva durante a graduação. Analisando também o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, observou-se como o geoprocessamento está inserido em todas as disciplinas técnicas e compreendeu-se que a sua inserção nas aulas de geografia pode contribuir para o ensino-aprendizagem. Além disso, fora realizado um estudo a respeito dos softwares de geoprocessamento disponíveis na atualidade. Assim sendo, percebeu-se que o software livre Google Earth Pro seria adequado para o desenvolvimento de uma sequência didática, aplicada através de uma oficina para os professores de Geografia deste Curso Técnico, possibilitando a inserção do mesmo como ferramenta de geoprocessamento no cotidiano escolar. Por se tratar de uma pesquisa-ação, o projeto se debruçou no sentido de aprimorar o produto educacional após a sua aplicação, buscando soluções e melhorias quando necessário. Como resultado, foi percebido que a aplicação dessas ferramentas contribui para inserção de Objetos de Aprendizagem e promove uma experiência exitosa entre a geografia e o geoprocessamento. Conclui-se, portanto, que a inserção de geotecnologias propicia aulas dinâmicas, atualizadas e que desperta o interesse dos alunos a conteúdos de geografia que possuem ligação com o geoprocessamento. Buscando também o desenvolvimento de uma educação integral, capaz de produzir nos alunos criticidade entorno da realidade na qual estão inseridos.
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    Oficina de Robótica Educacional como Mecanismo de Articulação entre Teoria e Prática no Curso Técnico em Eletrônica
    (2020) Santos , Fernanda Cordeiro dos; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Dias, Wandearley da Silva; Barbosa, José Isnaldo De Lima
    Esta pesquisa tem por intuito analisar como ocorre a relação entre a teoria e a prática no processo de preparação dos alunos do IFAL- Campus Maceió para os campeonatos de robótica realizados por esta instituição. O objetivo principal é construir um instrumento didáticopedagógico que possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na integração entre os conteúdos de disciplinas específicas da área técnica e os torneios de robótica. A robótica educacional é um recurso tecnológico que permite a integração entre diferentes áreas do conhecimento, tais como: física, eletrônica, informática, mecânica e lógica, o que a torna uma aliada no processo de aprendizagem, visto que por possuir uma proximidade com o dia-a-dia, esta possibilita relacionar os conhecimentos aprendidos em sala com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste sentido, desenvolvemos dois produtos educacionais, um tutorial e uma oficina de robótica. O tutorial elaborado tem por finalidade se constituir como um material potencialmente significativo, bem como apresentar orientação inicial para melhor assimilação do conhecimento pertinente à área de robótica. O desenvolvimento da oficina por sua vez, tem como base as fases de planejamento, a aplicação e avaliação. As diferentes variáveis que intervém no processo de ensino aprendizagem foram sistematizadas a fim de organizar a prática docente. A pesquisa tem como método para o seu desenvolvimento a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e o questionário semiestruturado, realizados respectivamente com o professor organizador dos torneios e com os alunos que participaram da oficina de robótica. Os resultados obtidos apontam que a prática pedagógica adotada na oficina de robótica favorece o processo de aprendizagem, bem como prepara os alunos para a participação em torneios de robótica.
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    O debate da folosofia crítica da tecnologia no Ensino Médio Integrado Profissional através de uma sequência didática
    (2020) Neto, Aloisio Ribeiro Caminha; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Castilho , Fábio Francisco de Almeida; Monteiro, Lorena Madruga; Melo, Beatriz Medeiros de
    A investigação desta pesquisa busca esclarecer de que maneira o conceito de tecnologia é percebido e representado por um grupo de estudantes do segundo ano, do curso de meio ambiente, do Ensino Médio Integrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O objetivo do trabalho é propor uma reflexão crítica do conceito de tecnologia articulada por uma sequência didática, visando relacionar a natureza das escolhas tecnológicas e suas consequências para o meio ambiente e para o bem estar coletivo nas sociedades contemporâneas. O referencial teórico estabelece um diálogo entre as reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino Médio Integrado e os conteúdos apresentados pela Filosofia Crítica da Tecnologia, buscando esclarecer as relações existentes entre Educação, Trabalho, Capital e Tecnologia. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com perspectiva socialmente crítica, uma vez que sua intenção não é apenas uma melhoria curricular, mas promover a construção de um mundo mais justo e democrático a partir do estímulo a participação política nas escolhas tecnológicas. Ao final do trabalho, conclui-se que a filosofia crítica pode proporcionar uma educação mais humana, crítica, autônoma e libertadora.
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    História, memória e imagem quilombola: o vídeo educativo como recurso didático no currículo do ensino médio integrado
    (2021-02-26) Alves, Diego dos Santos; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; • http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Marques, Danilo Luiz; http://lattes.cnpq.br/5170508611402457; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317
    Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), possui como objetivo principal investigar o lugar da memória quilombola na memória coletiva da comunidade do Alto do Tamanduá/AL e nos currículos oficiais do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Vinculado ao objetivo principal, apresentamos um outro: produzir vídeo educativo que amplie o conhecimento acerca das comunidades remanescentes quilombolas no universo formativo do Ensino Médio Integrado, sob o paradigma da formação integrada. O vídeo educativo apresenta-se como Produto Educacional (PE), sendo acompanhado por uma sugestão de Sequência Didática, que apresenta múltiplas possibilidades para o trabalho com a história e memória quilombola. Este intento foi realizado tendo como base a abordagem qualitativa, com aporte nos métodos da pesquisa-ação e da História Oral. A primeira parte da pesquisa-ação oferece um diagnóstico acerca do contexto educacional, captado por meio de questionários fechados e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 31 estudantes do campus do Ifal em Santana do Ipanema e a 31 professores lotados no Instituto Federal de Alagoas. Na fase seguinte, foram realizadas as entrevistas com moradores/as da comunidade remanescente quilombola do Alto do Tamanduá/AL, que compõem o material audiovisual do Produto Educacional. Para tanto, adotou-se a perspectiva da História Social inglesa, que privilegia as narrativas tecidas por homens e mulheres comuns, que um sem-número de vezes têm seu protagonismo preterido em relação aos mitos públicos. O vídeo educativo passou por avaliação de pesquisadores/as, docentes, estudantes e moradores/as quilombolas. Concebe-se que a presente investigação cria possibilidades para a ressignificação do lugar ocupado pelos quilombolas no currículo e nas práticas educativas, contribuindo para uma educação antirracista, que valorize a história e memória afro-brasileira e africana, e desconstrua padrões discriminatórios, racistas e excludentes.
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    Ecos de ancestralidade: relatos das tradições sociais e culturais das mulheres do Muquém-AL
    (2020-10-10) Santos, Daniela Verena Neves; Meirelles, Nelson Vieira da Silva Meirelles; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Sueldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514
    Trata-se de pesquisa educacional que pretende investigar como as vivências e saberes das mulheres quilombolas acerca da organização do trabalho e das suas manifestações culturais e sociais podem contribuir na formação integrada dos alunos da quarta série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia com vistas à educação omnilateral. Para isso, utiliza-se da compreensão de assuntos que versem sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica, enquanto política pública, no âmbito da superação de paradigmas sociais hegemônicos que limitam a existência das comunidades quilombolas. As comunidades mantém uma relação própria de pertencimento aos seus territórios, onde é possível a transmissão de saberes tradicionais através dos ensinamentos dos seus ancestrais, passados de geração em geração. Procedeu-se, portanto, pesquisa do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa ação em ambiente não-formal. O empreendimento investigado se deu através do diagnóstico das ideias construtoras dos alunos da 4° série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, do Campus Murici, acerca das comunidades quilombolas, além de entrevistas, que realizamos in loco, às mulheres quilombolas do Muquém pertencentes à Associação dos Remanescentes de Quilombos do Muquém. Entendemos que através da modalidade da educação não formal é possível o reconhecimento dos saberes tradicionais de comunidades para a formação integral dos sujeitos. Nesse sentido, como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível promover a troca de saberes entre a Comunidade do Muquém e o Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici com vistas a integração de conhecimentos que estimulem a transformação da realidade dos sujeitos da pesquisa. Identificamos que as mulheres quilombolas exercem como papel social a liderança desses ambientes, consagram-se como responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos na comunidade. Deriva desse função o compromisso pela transmissão das tradições como artesanato, agricultura familiar, culinária e religião. Compreendemos que o conhecimento das suas tradições permite aos futuros profissionais técnicos em Agroecologia o conhecimento de outras narrativas acerca da formação social brasileira e desenvolvimento de técnicas sustentáveis na região. Por fim, os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um E-book – Ecos de Ancestralidade: Relatos das Tradições Sociais e Culturais das Mulheres do Muquém como produto educacional.
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    O ensino de filosofia na educação profissional e tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica
    (2021-08-06) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho , Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Castilho , Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa , David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598
    As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático- pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.
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    Ginástica laboral da educação profissional e tecnológica: possibilidades de um vídeo educativo
    (2022-10-20) Silva, Aline Rose Santos Vieira da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; ; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Lima Filho , Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Silva, Everton Joventino da; http://lattes.cnpq.br/3243332888358206
    As doenças de cunho psicológico têm despontado, chamando a atenção devido a forma como interferem na vida das pessoas, afetando a qualidade de vida do indivíduo, principalmente em seus aspectos físico, psicológico, social e emocional. Embora tenha surgido com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a Ginástica Laboral vem sendo amplamente utilizada como promotora da saúde física, mental e empregada em diferentes contextos. No contexto educacional, ela ainda está muito restrita a pesquisas acadêmicas, carecendo de mais ações efetivas, dado os seus benefícios à saúde física e psicológica do estudante. Esta pesquisa discorre sobre a elaboração de um Produto Educacional e foi norteada pela questão- problema: como elaborar um Produto Educacional na forma de um vídeo educativo sobre Ginástica Laboral, que possa ser utilizado por qualquer aluno matriculado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, como estratégia de prevenção e controle do estresse? Dessa forma, objetivou-se analisar as possiblidades de inclusão da Ginástica Laboral nos Ensino Médio Integrado. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário diagnóstico e um questionário de avaliação do Produto Educacional (PE). Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por categorias, da seguinte forma: questionário diagnóstico - 1) Perfil dos estudantes; 2) Atividades de ocupação dos estudantes; 3) Relação entre saúde e atividades escolares; 4) Atividades de lazer dos estudantes; questionário de avaliação do Produto Educacional – 1) Autopercepção; 2) Relevância do conteúdo; 3) Clareza na abordagem e conteúdo; 4) Dinamicidade. O questionário diagnóstico apresentou resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviu para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do Produto Educacional mostraram que a atividade física está entre as atividades mais frequentemente citadas pelos estudantes no controle do estresse, por isso, acreditamos que a Ginástica Laboral pode apresentar-se como uma estratégia eficaz a ser explorada no contexto escolar como manejo no controle do estresse dos estudantes. Evidenciamos ainda que o vídeo é um recurso didático que possui elementos (linguagem, duração, clareza, dinamicidade, abordagem do conteúdo, som, imagem) que, quando bem explorados, conseguem transmitir a informação de forma eficaz. Ademais, as fragilidades evidenciadas, relacionadas à dinamicidade, poderão contribuir com estudos futuros, que utilizem o vídeo como recurso, na medida em que indicarão elementos que precisam ser aprimorados e mais bem explorados.
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    Educação ambiental no contexto profissional e tecnológico: uma proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o IFAL – Campus Benedito Bentes
    (2020-05-22) Santos, José Emiliano; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Santos, Lesso Benedito dos; http://lattes.cnpq.br/9848661202276911; Rodrigues, Adriana de Carvalho Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960211837700849
    Esta pesquisa intencionou a investigação da logística dos resíduos sólidos no IFAL – Campus Benedito Bentes – buscando verificar como ocorre o processo de geração, coleta, acondicionamento, transporte e a destinação final de tais resíduos face à legislação vigente. O objetivo foi investigar a legislação sobre gerenciamento de resíduos sólidos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica para a proposição de um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para o Campus e elaboração de uma cartilha ambiental. O estudo foi caracterizado em uma abordagem qualiquantitativa – com foco na interpretação, no significado e no sentido da educação ambiental – analisando-se a atual situação dos resíduos gerados no Campus – através da composição gravimétrica dos mesmos; como também, investigou a percepção dos docentes, técnicos administrativos, discentes e terceirizados com relação à problemática dos resíduos sólidos, mais especificamente, como pesquisa-ação – na qual o sujeito-pesquisador participa diretamente das reflexões em torno do trabalho. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos e terceirizados consideram a sociedade como principal responsável pela conservação do meio ambiente e, grande parte, se sente responsável pelo descarte correto dos resíduos. No entanto, apenas uma pequena minoria destes faz a segregação dos resíduos orgânicos e inorgânicos antes do descarte e a maior parte não sabe o tempo de decomposição dos resíduos no meio ambiente. Porém, restou clara a preocupação de alunos, terceirizados, professores e técnicos administrativos com os problemas ambientais decorrentes dos resíduos sólidos. As hipóteses levantadas no estudo após confrontadas, de modo interpretativo, com o conhecimento produzido, foram confirmadas. Por fim, foi proposto o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Campus, apresentados indicadores para avaliação e monitoramento, e as principais legislações referentes aos resíduos sólidos; como também, um Produto Educacional, em forma de cartilha, tratando de questões relacionadas aos resíduos sólidos – como material de apoio, para o desenvolvimento de ações de educação ambiental no Campus. O Produto Educacional desenvolvido na pesquisa foi aplicado aos alunos e mostrou-se relevante para o desenvolvimento de ações ambientais. Sendo este, ainda, avaliado de forma positiva por professores e alunos do Curso de Logística como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: . . Impacto Ambiental. Ensino. Produto Educacional.
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    Fala, Ifal! “a sua webradio em educação profissional”
    (2020-07-22) Silva, Gabriela Luzia Rodrigues; Gaia, Rossana Viana; orcid logo https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia , Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Magnólia Rejane Andrade dos; http://lattes.cnpq.br/3403467342603520; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317
    A educomunicação é um campo de estudos na interface das áreas educação e comunicação e que visa promover planejamento e execução de processos comunicativos no ambiente escolar com maior democratização e menor hierarquia. No Brasil, a sistematização do campo se amplia a partir do século XXI com propostas em ambientes formais e não-formais de ensino. O presente estudo é uma pesquisa- ação, do tipo aplicada, que resultou na implantação de uma mídia educomunicativa no âmbito do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió: a webradio (ou rádio online) "Fala, Ifal!", uma proposta pioneira de produto educacional prático e inovador por divulgar produções da comunidade acadêmica através de arquivos de áudio (podcasts) gravados e disponibilizados em um ambiente virtual (YouTube). O objetivo da webradio é ampliar as comunicações sobre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos principalmente por alunos e professores do Instituto, com maior grau de participação dos autores, e propaga-las para os públicos externo e interno da Instituição. O produto apresenta-se como uma nova mídia de comunicação do Ifal associada à página virtual (site) institucional Campus Maceió, acessível a produtores e consumidores do conteúdo, cuja bate temática relaciona-se à Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação que e da revisão de literatura que deram as bases à este trabalho indicaram temas relevantes para a circulação de conhecimento entre professores, alunos, técnicos e também entre públicos externos interessados em conteúdo consistente sobre educação profissionalizante, ciência, cultura e tecnologia, a partir do acesso a um ambiente além-fronteiras da Internet.
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    Programa suporte de aprendizagem matemático: uma abordagem didática, aplicada no ensino médio integrado
    (2024-09-17) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Barbosa, Isnaldo Isaac; https://orcid.org/0000-0002-2266-4364; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485
    A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica. Palavras-chave: matemática, EPT, ensino-aprendizagem, ensino médio integrado.
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    A utilização de softwares, sites e suportes de aprendizagem matemático: desbravando os segredos da matemática
    (2024-07-15) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Barbosa, Isnaldo Isaac; http://lattes.cnpq.br/8346517003296057; Lima, André Suêldo Tavares de; orcid logo https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345
    RESUMO A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica.
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    Proposta metodológica para ensino do modelo cooperativista na educação profissional e tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-05-29) Santos, Acácio Bento dos; Silva, Nelson Vieira da; https://orcid.org/0000-0003-0062-8941; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Tavares Suêldo de; https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; SIlva, Ana Paula Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-4544-0339; http://lattes.cnpq.br/3016801941244964
    A sociedade brasileira é caracterizada pelo seu alto grau de desigualdade entre as classes, o que é refletido tanto no âmbito educacional quanto no profissional. Tamanha dualidade é refletida em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e, principalmente, no ciclo de subdesenvolvimento do brasileiro. O modelo capitalista impede os pequenos produtores de desenvolverem seus negócios, que, por sinal, têm alto grau de falência. Boa parte deste problema se deve à competição desleal existente no contexto capitalista do mercado brasileiro, no qual os grandes produtores conseguem ganhos em escala e redução de custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes sequer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro desse contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado capitalista que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor uma maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição capitalista. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para a atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho. Na metodologia, foi realizado, além de um levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante. Esta pesquisa é de cunho quantitativo, com a utilização de sequência didática para a aplicação da metodologia proposta e seguiu a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba. A pesquisa constatou que há amplo espaço para a abordagem do tema do cooperativismo no âmbito do ensino médio como contribuição para a formação integral dos discentes.
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    Letramento literário no Ensino Médio Integrado:o portfolio de círculos de leitura na biblioteca escolar
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-22) Ferraz, Edileuza Lima; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Santos, Lúcia de Fátima
    Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio Integrado (EMI), cujo objetivo geral é promover ações de estímulo à leitura literária, por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020), Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019), Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A metodologia foi a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier (2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis; questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa pergunta de pesquisa e elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.
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    Educação midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL - Campus Marechal Deodoro
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Alves, Acássia Deliê Mendonça; Melo, Dra. Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Carneiro, Tereza Kelly Gomes; http://lattes.cnpq.br/3305071338937583; Gaia, Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693
    Com o advento da revolução digital-molecular, as relações de trabalho e interpessoais passam a ser mediadas essencialmente por avançadas tecnologias digitais. Nesse contexto, aprofunda- -se a disseminação em massa das fake news, as notícias falsas, associada ao conceito da pós- -verdade, pela qual o subjetivismo dos indivíduos se sobrepõe à análise objetiva dos fatos. Sem letramento digital, os sujeitos se tornam vulneráveis às bolhas digitais, manipuladas por algoritmos desenvolvidos por oligopólios globais, que fortalecem a difusão de informações falsas e discursos ultraconservadores na internet. A Educação Midiática está prevista na BNCC de 2018, todavia criticada por divergir das concepções históricas da EPT no Brasil. Esta pesquisa objetiva, assim, identificar os impactos da desinformação digital entre estudantes dos cursos técnicos integrados do IFAL — Campus Marechal Deodoro e as possibilidades de Educação Midiática no contexto da EPT. A base referencial teórica e analítica é orientada pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório, realizada pelo método da pesquisa-ação, com proposta de contribuição sobre o grupo pesquisado. O público-alvo foram os estudantes dos cursos técnicos integrados em Guia de Turismo e Meio Ambiente do IFAL — Campus Marechal Deodoro. Foi realizada escuta inicial e análise documental dos projetos de ambos os cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram a estatística básica, no caso dos dados quantitativos, e a análise de conteúdo categorial, no caso dos dados qualitativos. Os resultados analisados na fase exploratória apontam que a circulação de fake news impacta diversos âmbitos da comunidade escolar do IFAL — Campus Marechal Deodoro e que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades para discernir informações falsas de verdadeiras, principalmente quando estão associadas a veículos tradicionais da imprensa ou produzidas por meio de deepfake. Como proposta de contribuição, com a colaboração de docentes, foi elaborado um produto educacional (PE) em formato de Oficina Pedagógica Interdisciplinar de Educação Midiática, aplicada a uma turma do curso técnico integrado em Guia de Turismo. A avaliação do PE, feita por estudantes e docentes participantes, demonstra os efeitos positivos do uso das TDICs em sala de aula e da perspectiva educomunicativa na escola, além de evidenciar dificuldades para práticas interdisciplinares no campus. A partir das contribuições, o PE foi ajustado e disponibilizado para utilização de docentes e educomunicadores da EPT.
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    Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades xamanismo indígenas no ensino médio integrado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo , Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3281-612X; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Martins, Sílvia Aguiar Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3656772019325644; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573
    Esta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.
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    Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569
    Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.
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    O fazer administrativo consciente: os conhecimentos básicos do direito administrativo aplicado às/os servidoras/es técnicas/os do Instituto Federal de Alagoas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Ebrahim, Frederich Duque Morcerf; Castilho, Fábio Francisco Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Pereira Filho, Adalberto Duarte; http://lattes.cnpq.br/1633841046875981; Costa, Maria Cledilma Ferreira da Silva; http://lattes.cnpq.br/0407996057552953
    Esta pesquisa e o produto educacional proposto e aplicado possuem como foco a disseminação dos conhecimentos básicos do direito administrativo proporcionando a descomplicação no desenvolvimento das práticas administrativas por servidoras/es ocupantes de cargos integrantes da carreira de técnicas/os administrativas/os em educação lotadas/os nas instituições de ensino federais. A construção de conhecimentos críticos sobre a área e as atribuições de seus cargos, bem como reflexões e mudanças de comportamento individual e das equipes as quais integram, possibilita a formação omnilateral dessas/es servidoras/es. O estudo investigativo é de cunho quantiqualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos instrumentos metodológicos para a coleta de dados incluíram aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com 13 (treze) TAEs, entrevistas com 5 (cinco) chefias do mesmo Instituto, uma roda de conversa com 07 (sete) TAEs, e pesquisa bibliográfica. O resultado da pesquisa revelou carência do domínio do direito administrativo por parte das/os servidoras/es participantes e da existência de uma compreensão de separação entre atividades-meio e atividade-fim, e não de atividades que se complementam e que possuem interdependência. A pesquisa também possibilitou identificar a existência da departamentalização da instituição, com a divisão do trabalho entre setores e o consequente isolamento dos/as servidores/as em suas atividades, além do baixo conhecimento pelos TAEs sobre as atribuições formais dos cargos que ocupam, dos setores onde estão lotados e da própria estrutura formal da instituição de ensino. A partir dos resultados encontrados foi elaborado, aplicado e validado um produto educacional - um e-book – com a proposta de se constituir um instrumento de orientação para o fazer administrativo de forma crítica e assertiva, abordando os principais regramentos que vinculam à administração pública, em especial, às atividades dos TAEs junto aos institutos federais. O produto educacional poderá contribuir também para o autorreconhecimento profissional, com o consequente impacto positivo na área finalística da instituição.