Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.Item Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades indígenas no Ensino Médio Integrado(2023) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Martins, Silvia Aguiar Carneiro; Silva, Amaro Hélio Leite da; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaEsta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão ―A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas‖, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.Item Qualidade de vida no trabalho de profissionais no ambiente escolar: oficinas de ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe(2023) Santos, Josimar Barbosa dos; Moraes, Eduardo Cardoso; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Moraes, Eduardo Cardoso; Dantas, Maria do Socorro MenesesEsta pesquisa aborda a ginástica laboral como prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, seus benefícios na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de um maior bem-estar físico e emocional do trabalhador. O trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da ginástica laboral na qualidade de vida no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, no que se refere à diminuição do quadro de dor e desconforto corporal. Para tanto, identificou-se o nível de prática de atividade física e de comportamento sedentário, bem como, analisou-se a sensação de desconforto/dores corporais antes e depois das oficinas de ginástica laboral. Procedendo desse modo, as necessidades formativas e corpóreas dos participantes, relacionadas à temática abordada, foram melhor atendidas pelas oficinas de ginástica laboral, as quais tiveram suas etapas documentadas a partir do registro fotográfico e anotação, base para a elaboração de um produto educacional capaz de nortear futuras aplicações das oficinas. Este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento ocorreu por meio da pesquisa-ação, na qual os participantes foram agentes ativos das decisões tomadas. A amostra foi composta por 38 participantes selecionados de forma casual simples, a partir de um nível de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 6%. A coleta dos dados ocorreu por questionários aplicados virtualmente: questionário internacional de atividade física – versão curta (Anexo A) e o questionário de desconforto/dor corporal (Anexo B). Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Constatou-se que somente 50% praticavam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e, apenas, 18% praticavam semanalmente, pelo menos, 75 minutos, evidenciando que a grande maioria do público-alvo atingiu níveis inferiores aos recomendados pela OMS para adultos. Com relação ao comportamento sedentário, 50% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados durante a semana e no final de semana 55% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados. Além disso, no diagnóstico inicial, 75% indicaram sentir desconforto/dor em 5 ou mais regiões corporais (em diferentes graus). Já na análise comparativa dos dados de desconforto/dor corporal da aplicação e reaplicação do questionário, 43,5% obteve redução, com outros 43,5% ocorreu aumento e para os 13% restantes houve a manutenção dos níveis de desconforto/dor corporal. As ações da presente dissertação propiciaram, além das experiências formativas inerentes à ginástica laboral e correlatas, momentos de educação em promoção da saúde e ações de incentivo a um estilo de vida mais ativo fisicamente. Espera-se que esta produção ajude a colocar academicamente ainda mais em evidência o tema da qualidade de vida no trabalho, algo de extrema relevância para se alcançar melhorias nos ambientes laborais das instituições de ensino de nosso país.Item Solicitude: Um podcast sobre a fase preparatória dos pregões eletrônicos nos processos do Ifal – Campus Coruripe(2023) Silva , Enoch Freitas da; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Cunha Júnior, Arnaldo Tenório da; Pacheco, Auxiliadora Baraldi; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaEsta dissertação investigou a atuação das(os) servidoras(es) que laboram na fase preparatória dos processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Alagoas - IFAL – Campus Coruripe. A normatização vigente e a transição para a nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC (Lei nº 14.133/2021) foram determinantes neste estudo. Pretendeu-se compreender como as/os citadas(os) servidoras(es) procedem nas etapas iniciais dos processos licitatórios, conhecer suas dificuldades e sugestões, referentes aos procedimentos atuais. Observou-se também a interação entre atividades intermediárias e finalísticas do campus. Como pensam e fazem educação dentro de sua área de atuação. Introduziu-se o texto com o percurso formativo do pesquisador no mestrado profissional do ProfEPT e a contextualização do tema. O segundo capítulo trouxe um breve histórico da educação em EPT, lidou com o trabalho como princípio educativo e a gestão democrática na EPT. No capítulo seguinte, tratou-se da infraestrutura da EPT, da evolução das licitações no Brasil e do planejamento das contratações públicas. No capítulo da metodologia, explanou-se sobre os tipos de pesquisa: quanto à abordagem, à natureza, aos procedimentos. Enfim, demonstrou-se o percurso metodológico da pesquisa e, por fim, detalharam-se a proposta, a construção e a aplicação do produto educacional – PE. No capítulo 5, foram apresentados os dados da pesquisa de campo com tabelas e gráficos e posteriores análise e discussão. Ainda neste capítulo, falou-se sobre os resultados da aplicação do PE e respectiva análise. No último capítulo, dos resultados da pesquisa, tratou-se um pouco mais da experiência deste pesquisador no percurso formativo do mestrado no ProfEPT. A publicação de um artigo e a submissão de outro, como consequência do conjunto apreendido nos componentes curriculares e no decorrer do trabalho de conclusão, refletem o aprendizado adquirido. Concluiu-se com percepção de que os objetivos da pesquisa foram alcançados e sugere-se a aplicação adaptada do produto em outros locais e também para outras situações.Item O lugar da mulher na educação profissional e tecnológica: discriminação de gênero no estágio e no trabalho em Alagoas(2022) Cerqueira, Paulete Constantino; Silva, Edel Alexandre; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Pontes, Edel Alexandre Silva; Bueno, Juliana Dourado; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Cavalcanti, Ricardo Jorge de SousaEsta pesquisa surgiu da vivência pessoal da pesquisadora, como mulher e psicóloga, e da visão do lugar da mulher na educação e no trabalho como fundamental para a sociedade. Sua realização se deu no ambiente escolar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus São Miguel dos Campos e seu objetivo principal foi compreender a experiência da mulher enquanto aluna em um Curso Técnico de uma área tradicionalmente masculina e identificar a discriminação de gênero na sua inserção no mundo do trabalho. Tem como sujeitos/as de investigação estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho (TST) e servidores/as. O estudo investigativo é caracterizado como uma pesquisa-ação, de cunho quali-quantitativo e, como técnicas de pesquisa, foram utilizados os questionários e as rodas de conversa. A primeira etapa – a fase diagnóstica – consistiu na aplicação de questionários semiestruturados, realizada de forma virtual. A segunda etapa ocorreu com a realização de rodas de conversa virtuais, tendo como participantes estudantes e servidores/as. Com o material das rodas de conversa, concretizou-se a terceira etapa, a execução do produto educacional, um podcast nomeado O Lugar da Mulher na Educação Profissional e Tecnológica, no Estágio e no Trabalho, que foi enviado às/aos servidoras/es por e-mail, juntamente com um questionário de avaliação. Houve também uma apresentação para uma turma do Curso de TST. O podcast foi considerado relevante para discutir discriminação de gênero na comunidade escolar e será exibido nos campi, dentro e/ou fora de sala de aula, com o intuito de estimular uma discussão acerca das questões de gênero no Ifal e na sociedade. Com essa divulgação, a pesquisa também busca contribuir para o debate no Ifal, focando as questões de gênero e o trabalho como princípio educativo. A conclusão aponta a ocorrência de discriminação de gênero e a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo essa temática e a Educação Profissional e Tecnológica.Item Inclusão da visão monocular no contexto da educação profissional, orientações e ações a respeito: uma abordagem dentro do NAPNE-Ifal(2021) Guerra , Maria José; Barbosa, José Isnaldo de Lima; Barbosa, José Isnaldo de Lima; Alves, Maria Dolores Fortes; Fiori, Ana Paula Santos de MeloA Educação Inclusiva no cenário da educação profissional e tecnológica vem disseminando políticas públicas educacionais no país, diante desta conjuntura buscou-se pesquisar pela INCLUSÃO DA VISÃO MONOCULAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ORIENTAÇÕES E AÇÕES A RESPEITO: Uma abordagem dentro do NAPNE-IFAL. Neste viés o estudo visa Identificar através dos envolvidos com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas- NAPNE do IFAL acerca do discente com Visão Monocular e Como os envolvidos com o NAPNE do Instituto Federal de Alagoas lidam e orientam as ações com relação aos discentes com Visão Monocular? Essa indagação transita pelo campo do pressuposto que consideram a visão monocular como baixa visão, pela dualidade existente entre as legislações, por esta razão enfrentam desafios na execução das tecnologias assistivas, partindo do pressuposto que só conhecem a baixa visão. A base teórica contempla Diniz, Mantoan, Freire, Tardif, Thiollent, Sacristán dentre outros. O estudo que será desenvolvido tem caráter investigativo de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluem questionário semiestruturado, para docentes e técnicos administrativos envolvidos com NAPNE do IFAL sobre o atendimento as pessoas com visão monocular. Assim como buscarse- á, elaborar o perfil dos discentes do IFAL acometidos da visão monocular. O produto desta pesquisa foi organizado em formato de cartilha, propõe-se desenvolver uma contextualização da educação profissional inclusiva abordando orientações e acerca da visão monocular.Item A formação de professores para a educação inclusiva no ensino técnico: legislação e diretrizes(2022) Souza, Jairo José de; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos, Adriana Cavalcanti dos; Lima, André Sueldo Tavares deA temática das pessoas com deficiência é um debate em destaque na sociedade, não obstante existam políticas públicas afirmativas, a exemplo das cotas em concursos públicos e das vagas destinadas nas empresas privadas. Sendo ainda um desafio incluir, seguindo normativas legais, as pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da problemática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas, além de diagnosticar a implementação da legislação e diretrizes para a educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Esse tema tem sido amplamente debatido por estudiosos da educação, da psicologia e da psicopedagogia, visto que a presença do aluno com necessidades educacionais específicas, sejam elas físicas, mentais, auditivas, visuais, ou outras, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino básico. A pesquisa tem como base metodológica o método qualitativo e como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, respondido por professores do IFAL que tinham em suas salas de aula aluno com necessidades educacionais especificas. O referencial teórico adotado é o da Psicologia Sócio-Histórica, que concebe os sujeitos como ativos, sociais e históricos. Os resultados indicaram que os produtos educacionais desenvolvidos possibilitam a reflexão sobre a temática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas no ensino técnico e sobre o cumprimento da legislação e diretrizes da educação inclusiva no IFAL, além de proporcionar ferramentas educacionais que auxiliam gestores, professores, demais educadores e alunos no tocante ao processo de acesso, permanência, aprendizagem e desenvolvimento, buscando o engajamento do aluno tanto pela objetividade, no caso da Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas; quanto pelo fator lúdico, no caso do aplicativo Inclusão Game: ajude a destruir o monstro da exclusão.Item Conselho escolar na rede de educação profissional e tecnológica: orientação à participação engajada no conselho de campus(2021) Araújo , Rosiene Silva de; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles , Nelson Vieira da Silva; Ferreira, Ruth Vasconcelos Lopes; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaA perspectiva de uma educação integral, defendida pela Constituição brasileira de 1988, se coaduna com a determinação constitucional para a implantação da gestão democrática enquanto princípio de ensino. Chamada também de gestão participativa, esse tipo de gestão consiste no envolvimento de todos que fazem parte direta ou indiretamente do processo educacional, visando o estabelecimento de objetivos, soluções de problemas, tomada de decisões e proposição de planos de ação (LÜCK, 2011). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, apresenta três tópicos na defesa desse modelo de gestão: a) o conselho escolar ou associações de pais e mestres, b) o projeto pedagógico curricular e c) a eleição de dirigente escolar (NÓBREGA et al., 2011). No presente trabalho, detivemo-nos no conselho escolar, órgão colegiado representativo de toda a comunidade. A pesquisa teve por objetivo investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do conselho de campus da escola analisada e se havia intenção deles em participar dos processos decisórios. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas, com discentes e representantes do movimento sindical e do grêmio que atuam na instituição, e consultados documentos que tratam do tema. Concomitantemente, foi elaborada uma cartilha, visando orientar a comunidade escolar, sobretudo os discentes, acerca da importância do conselho escolar, objetivando estimular a participação de maneira engajada no órgão. Como resultado, pôde-se constatar o baixo conhecimento dos discentes em relação ao órgão e a necessidade de aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que os entrevistados se reconhecem como excluídos dos processos decisórios. Em relação a cartilha, espera-se que seja uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do conselho de campus e que consigam enxergar a necessidade de exercerem sua cidadania de maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.Item Formação humana integral e currículo integrado: o debate crítico sobre o sistema de justiça brasileiro em material paradidático no ensino médio(2021) LEITE, RAFAEL FÉLIX; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Costa, Elaine Cristina Pimentel; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Gaia, Rossana VianaEssa pesquisa, desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), tem por objetivo principal identificar o tratamento do debate sobre sistema prisional nos livros didáticos e nas salas de aula de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas, em específico no Campus Maceió, e propor material paradidático para o Ensino Técnico Integrado, ligado diretamente ao conteúdo programático do referido componente curricular. Relacionado a este objetivo, visa-se ampliar o conhecimento sobre o sistema prisional e as formas de trabalho na sociedade contemporânea por meio do reconhecimento do trabalho prisional. A partir disso, qualificar esta discussão mediante a construção de Caderno Reflexivo, ao tempo que se propõe colaborar para a superação de estigmas e preconceitos que incidem sobre a naturalização de desigualdades constituídas historicamente e vivenciadas pela população privada de liberdade. Para tanto, usou-se a abordagem metodológica qualitativa, do tipo Investigación-Acción-Participante de Fals Borda, o princípio do artesanato intelectual de Wright Mills e a formação humana integral como condutora de todo o processo. Em princípio, realizamos revisão bibliográfica prévia e na etapa diagnóstica, aplicamos questionários com o corpo docente de Sociologia de diferentes campi do Ifal, realizamos entrevistas com cinco desses e aplicamos questionários em estudantes do curso de Estradas do Campus Maceió. A partir desses dados, construímos a versão prévia do Caderno Reflexivo. Esse material foi validado por quatro pesquisadoras/es da temática abordada e por dez professoras/es de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas. Avaliamos que esse Caderno pode qualificar a discussão sobre o sistema prisional e possibilitar espaços reflexivos em sala de aula que representam um esforço na superação de desigualdades sociais.Item 3D School: Desenvolvendo estratégias Maker para estudantes do ensino técnico integrado do curso eletrotécnica campus Pesqueira – IFPE(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto de; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Pontes, Edel Alexandre Silva; https://orcid.org/0000-0002-9782-8458; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Moraes Junior, Edison Camilo de; http://lattes.cnpq.br/8234380347792761; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170Esta dissertação investiga a introdução da Cultura Maker no contexto do ensino técnico integrado em eletrotécnica, buscando unir de forma transdisciplinar os conteúdos curriculares e explorar o potencial das metodologias ativas de ensino como a cultura Maker. A pesquisa parte da observação da necessidade de conectar os conhecimentos teóricos estudados pelos alunos com aplicações práticas e contemporâneas, como forma de aumentar o engajamento e promover um aprendizado mais significativo. O estudo se justifica pela experiência observada do investigador no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Pesqueira, onde se notou uma possível lacuna no contato direto dos estudantes com tecnologias emergentes como a impressão 3D, apesar da relevância dessas ferramentas para a área da eletrotécnica. Adicionalmente, a pesquisa aborda a questão da fragmentação do conhecimento, explorando os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e, principalmente, transdisciplinaridade, defendendo a última como abordagem capaz de integrar os saberes envolvidos no processo de aprendizagem. A problemática central da dissertação reside em como incorporar a Cultura Maker de maneira transdisciplinar no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. O objetivo geral é identificar de que modo é possível trabalhar a Cultura Maker nessa perspectiva, utilizando tecnologias emergentes. Os objetivos específicos incluem, permitir aos estudantes a exploração da criatividade e o desenvolvimento de soft skills por meio do trabalho em equipe, criar objetos impressos em 3D para compor um microaerogerador em escala reduzida e, finalmente, elaborar uma sequência didática que sistematize o processo. Acredita-se que a abordagem da Cultura Maker, ao estimular a experimentação e a aplicação prática do conhecimento, pode promover uma aprendizagem significativa, conectando a teoria com a realidade e preparando os estudantes para os desafios tecnológicos do século XXI. A dissertação também aborda a importância da aprendizagem significativa, baseada na teoria de Ausubel, como um elemento central para a transformação do processo educativo. Em suma, esta pesquisa busca contribuir para a modernização do ensino técnico, propondo uma abordagem pedagógica inovadora que valorize a criatividade, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento, por meio da integração da Cultura Maker e da transdisciplinaridade no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. A elaboração da sequência didática visa materializar essa proposta, servindo como um recurso para futuras implementações e estudos na área.Item Utilização de objetos de aprendizagem para inclusão de alunos surdos no ensino médio integrado ao técnico(2021) Costa, Lenin Mendes; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Vasconcelos Neto, Edson Peixoto de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Silva, Géssika Cecília Carvalho daA partir da aplicação de políticas públicas que tratam do processo de inclusão social das Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil as Instituições Federais de Ensino passaram a ocupar um papel de destaque, especialmente no campo educacional quando as leis passaram exigir, além da inclusão na Educação, a reserva de vagas na rede federal de educação. Como resultado final, o acesso dessas pessoas à Educação possibilitou tanto o ingresso na escola como também seu acesso ao conhecimento científico e ao mundo do trabalho. No entanto, o percurso dessa inclusão escolar não ocorreu de forma linear ou plena dentro dos Institutos Federais (IF). Por exemplo, no Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (Ifal/MD), após pesquisa diagnóstica, ficou evidente a necessidade do uso de materiais adaptados para auxiliar o professor no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos matriculado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A falta desses materiais representa um desafio à inclusão escolar e à Educação, que precisa se adequar às necessidades desses estudantes surdos. Diante dessa constatação, desenvolveu-se uma pesquisa cujo objetivo principal foi fazer um estudo voltado para a utilização de objetos de aprendizagem (material adaptado) para alunos surdos no Ensino Médio Integrado ao Técnico e como objetivos específicos: i) elaborar uma cartilha digital adaptada em Libras sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei n. 9.433/1997); ii) apontar a correlação existente entre a política de recursos hídricos e a política ambiental; e iii) contribuir para formação profissional nas áreas de recursos hídricos e meio ambiente. Com isso, foi criado um Produto Educacional que permitiu a esses estudantes a aquisição de conhecimentos científicos e, consequentemente, a permanência deles na escola em igualdade de condições com seus pares ouvintes. O percurso metodológico da pesquisa diagnóstica se apoiou numa abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, elaborada por meio de um questionário aplicado aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente do Ifal/MD, com objetivo de subsidiar o desenvolvimento de dois momentos diferentes: (i) elaboração da pesquisa diagnóstica junto a dois alunos surdos do referido Curso; e (ii) construção e aplicação do Produto Educacional. Os dados coletados demonstraram que não há registros de materiais adaptados para esses alunos, e que tais materiais são extremamente importantes no processo de ensino deles. Verificou-se também que a instituição educacional, diante de uma prática pedagógica inclusiva, precisa se adequar à legislação e se mobilizar para reverter esse quadro de forma a promover pesquisas, novos métodos e técnicas pedagógicas, no sentido de criar produtos educacionais e estratégias que atendam às necessidades educacionais especiais de determinados grupos de estudantes e que propiciem condições efetivas de aprendizagem. Os dados analisados, em diálogo com os autores presentes na fundamentação teórica, serviram de base para a elaboração do Produto Educacional voltado a esses alunos, como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Como conclusão, a avaliação final dos pesquisados mostrou que o material adaptado desenvolvido nesse trabalho de pesquisa atendeu aos objetivos proposto estando apto para permitir o acesso ao conhecimento disponível no citado curso.Item Os mestrados profissionais do Ifal e seus produtos educacionais e técnico- tecnológicos: a verticalização do ensino e a pesquisa enquanto princípio pedagógico (2018-2023)(2025-03-11) Silva, Adriana Rodrigues de Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Costa, Eugênio Bastos da; http://lattes.cnpq.br/3289462980172607; Marques, Verônica Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0156664290521652Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT e teve por objetivo desenvolver um produto educacional denominado: Catálogo dos Produtos Educacionais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do IFAL (2018-2023). O presente estudo buscou examinar a produção dos mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas, o PROFEPT, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e o PPGTEC, Mestrado em Tecnologias Ambientais. Foi observado que os referidos programas de pós-graduação têm em comum o desafio de elaborar produtos que culminem em respostas objetivas aos problemas colocados nas temáticas da educação e do meio ambiente, respectivamente. As interlocuções teóricas foram realizadas a partir de autores que versam sobre educação profissional e tecnológica a exemplo de (Barbier, 2007), (Bomfim, 2018), (Ciavatta, 2014), (Frigotto, Ciavatta, Ramos, 2012), (Freire, 1999), (Ibiapina, 2008), (Pimenta, 2007), (Pio, 2012), (Quevedo, 2018), (Tardif, 2019), cujo a metodologia se sustenta em estudos de (Martins, 2004), (Backes, 2011), (Silva, 2013). Em termos metodológicos, o estudo foi investigativo, de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos instrumentos metodológicos para a coleta de dados incluíram a aplicação de questionário e pesquisa bibliográfica. Sendo o método empregado o qualitativo consistindo na pesquisa, leitura da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, análise dos normativos, planos, regulamentos, anexo do regulamento, plano de desenvolvimento institucional, regimentos, resoluções dos referidos programas de pós-graduação; apreciação da formação do corpo docente e a produção dos mestrados profissionais; a investigação da página oficial e repositório de dissertações e produtos desenvolvidos. O resultado da pesquisa demonstrou a relevância dos produtos educacionais para a educação e a importância dos produtos técnico-tecnológicos para a ciência. A partir dos resultados, foi elaborado um produto educacional no formato de Catálogo dos Produtos Educacionais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do IFAL, proposta que observou as produções dos dois programas de pós-graduação stricto sensu do IFAL - o PROFEPT e o PPGTEC. O (PE) elaborado poderá contribuir para o reconhecimento do IFAL enquanto instituição de pesquisa com o consequente impacto positivo. Ainda em relação aos resultados desta investigação, há possibilidade de historicizar a trajetória dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFAL desde a sua implantação e sistematizar os produtos disponíveis nos seus repositórios com a finalidade de dimensionar a importância desses programas para promover o desenvolvimento e a transferência de tecnologias no âmbito estadual. A partir da coleta e interpretação, foi possível estabelecer algumas considerações sobre os mestrados profissionais, bem como os produtos educacionais e tecnológicos. O número de produtos educacionais (58) entre (2020-2023) do PROFEPT. O número de produtos (86) entre (2019-2023) do PPGTEC. Sendo assim, vislumbra-se a possibilidade deste trabalho e do (PE) Catálogo dos Produtos Educacionais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do IFAL contribuírem para a promoção da ciência, da tecnologia, da cultura e do trabalho na Rede Federal de Ensino, bem como à sociedade.Item Formação continuada sobre pregão eletrônico para profissionais que atuam na gestão da educação profissional e tecnológica(2025-02-25) Santa Bárbara, Antônio José; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as contribuições de um curso online de formação continuada sobre pregão eletrônico destinado aos profissionais que atuam na gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Além de, especificamente, refletir a respeito do diagnóstico sobre a necessidade de formação continuada dos profissionais (ou não) que atuam na gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Ifal – Campus Maceió, identificar as vantagens e desvantagens da aplicação de um curso sobre pregão eletrônico na Educação Profissional e Tecnológica e avaliar a possibilidade de aplicação do curso no formato de curso de extensão. A fundamentação teórica apresentou um breve histórico sobre os marcos iniciais e algumas referências acerca da Educação Profissional e Tecnológica e teceu considerações acerca da gestão na Educação Profissional e Tecnológica, enfatizando tanto a importância da formação de pessoas, quanto as teorias da Andragogia no contexto do processo de ensino e aprendizagem de adultos, além do reconhecimento dos Técnicos Administrativos em Educação, tendo como embasamento para a formatação do Produto Educacional a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, concomitantemente com os três eixos temáticos de Gabriel Kaplún e as tipologias de conteúdos apresentadas por Antoni Zabala. Para alcançar os objetivos adotou-se a metodologia da pesquisa de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, organizada nas seguintes etapas: (1) exploratória; (2) diagnóstica; (3) elaboração do Produto Educacional curso online de formação continuada sobre pregão eletrônico; (4) aplicação do Produto Educacional; (5) avaliação e validação do Produto Educacional. Os instrumentos de coleta de dados foram análise documental e questionários online de diagnóstico e de avaliação do Produto Educacional. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin em três fases fundamentais: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados alcançados com essa pesquisa foram a construção de um Produto Educacional do tipo curso online de formação continuada que contribuiu para a capacitação dos profissionais na esfera das licitações eletrônicas, além disso, identificou-se que o curso poderá ser utilizado como curso de extensão para a formação de pessoas não servidoras da Instituição.Item Práticas lúdicas para estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica(2024-12-10) Lira, Marco Aurélio Andrade; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Carmo, Bruno Cleiton Macedo do; http://lattes.cnpq.br/1324613444134954O trabalho de pesquisa “Práticas Lúdicas para Estudantes com Deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” expõe um estudo que objetiva auxiliar, por meio de um material didático em formato de guia (Produto educacional), os membros do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) enquanto sua atuação interdisciplinar junto aos Estudantes com Deficiência (EcD’s) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Satuba. Tem suas diretrizes voltadas respectivamente para a linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” e macroprojeto 6 “Organização de Espaços Pedagógicos da EPT”. É baseado no método de pesquisa observacional de caráter qualitativo, tendo início com um estudo subsidiado por uma revisão de literatura. A amostra da pesquisa foi em um número de 10 pessoas. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram coletados dados primários utilizando-se de formulários online, assim como in loco por meio de entrevistas. O estudo surge como forma de auxiliar a equipe multidisciplinar que compõe o NAPNE do campus IFAL Satuba, colaborando com o desenvolvimento do trabalho no ensino e aprendizagem de EcD ́s (Estudantes com Deficiência) na EPT, por meio da dissertação e produto educacional produzidos. O principal resultado atingido foi a produção do recurso didático (Produto educacional), intitulado “Guia Didático de Atividades Lúdicas para Estudantes com Deficiência na EPT”. Além de um levantamento bibliográfico, o texto contém escritas pautadas em relatos de EcD’s do IFAL Campus Satuba, fato que contribuiu para uma melhor fundamentação da dissertação sobre a realidade das necessidades de PcD’s dentro de um contexto de inclusão. Diante da relevância em conhecer as caracteristicas especificas de cada Estudante com Deficiência no âmbito da EPT, no referencial teórico foram abordados aspectos fundamentados em alguns autores, como: Antônio Gramsci, Maria Ciavatta e Mario Manacorda, os quais se referem a formação em várias dimensões do ser humano por meio de uma Educação Omnilateral. Livros como “Coletivo de autores” e teóricos como Morchida Kishimoto, entre outros, também fundamentam o presente trabalho, destacando sua intervenção pedagógica aliada ao lúdico. Autores que versam sobre a educação especial e inclusiva no contexto da Educação profissional e Tecnológica, estão presentes como base de referência teórica deste estudo, tendo como destaque: Antônio Flávio Moreira, Marta Kohl de Oliveira e Romeu Kazumi Sassaki. Esses autores fornecem um referencial importante quando se trata de políticas públicas e práticas pedagógicas relacionadas a educação como um todo.Item Decolonialidades e ensino de espanhol: uma pesquisa-ação colaborativa na Educação Profissional e Tecnológica(2023) Santos, Gustavo Correia dos ; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Lima, André Suêldo Tavares de; Meniconi, Flávia Colen; Lima, Jeylla Salomé Barbosa dos SantosEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), tem como objetivo principal identificar como se dão as práticas das/dos docentes de Língua Espanhola no Ifal - se são orientadas por uma perspectiva colonial, por uma decolonial ou, ainda, por uma perspectiva mista – além de compreender os fundamentos desse processo. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas às línguas, culturas e identidades latino-americanas em um contexto natural e real: a sala de aula (MATOS, 2018, 2019, 2020). O estudo investigativo é qualitativo e seu referencial teórico está ancorado nos estudos que concernem à pesquisa-ação colaborativa (PIMENTA, 2007; IBIAPINA, 2008) e as diferentes modalidades de pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011), cujos instrumentos metodológicos são: i) aplicação de questionários, ii) realização de entrevistas, iii) produção de narrativas autobiográficas. Almeja-se, com os resultados da investigação, poder contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2009; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) e decolonial (FREIRE, 1987; CANDAU, 2016; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2000; CASTRO-GÓMEZ e GROSFOGUEL, 2007; MALDONADO-TORRES, 2007; WALSH, 2009) de docentes de Língua Espanhola baseada na associação entre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura no processo formativo a partir do Produto Educacional (PE) que se presta à oferta de um Colóquio, no qual a participação dos professores de Língua Espanhola do Ifal se deu de modo voluntário. O Evento subsidiou a produção de um Portfólio, contendo todas as etapas percorridas para a sua elaboração, que compõe parte do processo de elaboração do PE. Como resultados, constatamos que a prática docente do componente curricular Língua Espanhola ocorre de maneira mista, ou seja, algumas vezes, colonial e outras decolonialmente, isto se deve, em grande parte, à formação inicial das docentes envolvidas nesse processo investigativo. Além disso, no que diz respeito às concepções de língua, cultura e identidades latinoamericanas, há um consenso entre as docentes ao afirmar que a língua e a cultura são indissociáveis, de modo que não é possível ensinar uma língua sem perpassar pela cultura do povo que fala essa língua, visto que, ambas, segundo as docentes, são a marca de um povo. Em suma, apesar desta prática docente, em alguns momentos, ser colonial, o que justifica o Produto Educacional desta dissertação, há de se salientar que o público investigado reconhece que a partir de uma educação decolonial é possível transformar o padrão das relações de poder, saber e do ser.Item A interdisciplinaridade e a gamificação: as tecnologias digitais no ensino da língua espanhola no contexto da EPT(2023) Coimbra, Renata Portela das Chagas; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Francisco, Deise JulianaCom passar dos anos, o ensino da língua espanhola (LE) assumiu objetivos e finalidades distintos, sendo ministrado por diferentes abordagens e metodologias. Atualmente, no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tem-se dado relevância às políticas públicas no sentido de fomentar a expansão no ensino de línguas aos estudantes e a servidores, de forma ampla. Entretanto, há uma motivação em como propor um ensino significativo do espanhol para os estudantes do Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia. Em suma, essa língua é ofertada na última série da grade curricular. Assim, a questão que impulsiona esta pesquisa parte do desafio de realizar uma prática pedagógica que proporcione diálogo entre as duas áreas do curso citado: a área de formação específica do currículo do curso (Núcleo Profissional) e do Núcleo Básico no qual está inserida a LE. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo propor subsídios a partir da prática pedagógica interdisciplinar pelo uso da gamificação como metodologia de ensino. A base epistemológica e analítica que orientou esta pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa é de natureza qualitativa e atende a fins exploratórios e descritivos. Adotou-se o método da pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu em quatro fases: pesquisa diagnóstica e análise dos dados; elaboração do produto educacional (PE); aplicação do PE e resultados; ajustes e avaliação do PE. O público-alvo da pesquisa foram docentes do Núcleo Básico (propedêutica, componente curricular de Língua Espanhola) e do Núcleo Profissional (docentes da área técnica) do referido curso. A análise temática, para organização e discussão dos dados em pesquisas qualitativas, foi a técnica utilizada. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes são adeptos ao uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, e que há carência de ações que possibilitem a práxis dialógica e a desenvoltura de trabalhos interdisciplinares. A investigação aponta para a necessidade de formações continuadas para aperfeiçoar o uso das tecnologias digitais e da gamificação. Para dirimir essa lacuna, foi proposta aos docentes de Língua Espanhola a criação de um produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O material didático foi elaborado de forma colaborativa/participativa com os docentes de LE dos loci de pesquisa. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Seu viés interdisciplinar possibilitará o diálogo entre as diferentes áreas do curso, como também será recomendado a docentes de outros componentes curriculares da área do Núcleo Básico.Item Organização das informações dos assuntos acadêmicos: manual de orientação para os discentes da educação profissional e tecnológica(2024) Almeida, Roseany Maria Araujo de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Barros, Albani deO período de transição do ensino fundamental para o médio é desafiador, marcado por mudanças biológicas, emocionais e sociais, exigindo mais autonomia e responsabilidade dos alunos. Ao ingressarem na Educação Profissional e Tecnológica, os jovens são conduzidos a compreender sua formação de maneira integral, dentro de uma abordagem que os prepara não somente para o mercado de trabalho, mas sobretudo para atuarem de maneira ativa na sociedade. A pesquisa aborda a elaboração de um Produto Educacional e foi orientada pela seguinte questão problema: A criação de um Manual Didático sobre a organização das informações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, favorecerá a compreensão dos processos educativos e organizacionais pelos estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação básica? Dessa forma, objetivou-se investigar as contribuições de um manual didático sobre as informações institucionais e acadêmicas do IFAL. A metodologia da pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida conforme o seguinte itinerário: 1ª) diagnóstico; 2ª) desenvolvimento de instrumentos e estratégias de coleta de dados; 3ª) registro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética em Pesquisa; 4ª) comunicação estratégica com a direção e setores envolvidos na pesquisa do IFAL Campus Maceió; 5ª) coleta de dados; 6ª) análise e tratamento dos dados coletados; 7ª) elaboração do produto educacional; e, por fim, a última, 8ª) avaliação e validação do manual didático. Os participantes desta pesquisa são compostos por dois grupos distintos. O primeiro grupo é formado por discentes que estão devidamente matriculados no ensino técnico de nível médio, integrado à educação básica do IFAL - Campus Maceió, o segundo grupo é composto por gestores que atuam nos setores de pedagogia, psicologia, assistência estudantil e no núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário diagnóstico e um formulário de avaliação do Produto Educacional (PE) destinado aos discentes, além de uma entrevista semiestruturada para os gestores. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por dimensões de análise da seguinte forma: entrevista semiestruturada - 1) Funcionamento dos setores; 2) Serviços ofertados; 3) Contribuições; 4) Operacionalização; 5) Divulgação. Questionário diagnóstico: 1) Perfil dos estudantes; 2) Percepção da organização dos setores acadêmicos; 3) Compreensão dos serviços; 4) Acesso às informações. O questionário diagnóstico e a entrevista semiestruturada apresentaram resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviram para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados provenientes do formulário de avaliação, preenchido pelos estudantes, e do feedback recebido do gestor do setor de psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no IFAL. Destacase, ainda, a clareza da linguagem empregada e a organização do material, tornando a compreensão mais acessível para os alunos, especialmente para aqueles que estão iniciando sua jornada acadêmica.Item Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio(2024) Ribeiro , Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira deEsta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.Item O papel do/a pedagogo/a no processo de planejamento curricular integrado na rede federal de ensino(2024) Lima, Jeorge Venancio Santos de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Souza, Laura Cristiane deEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), cujo objetivo foi refletir, a partir do papel do pedagogo da Rede Federal de Ensino, sobre processos formativos que enalteçam o currículo integrado entre docentes da formação geral e da formação profissional na referida Rede, especificamente, no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O referencial teórico foi embasado à luz das contribuições de Araújo e Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Franco (2016), Freire (2020), Libâneo (2010), Pinto (2011), Ramos (2017), Sacristán (2000), Silva (2010) e Vasconcellos (2000). O estudo é de cunho investigativo e qualitativo com referencial teórico ancorado em estudos concernentes à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos foram: i) aplicação de questionários diagnóstico; e ii) realização de entrevista. Com os dados coletados na pesquisa, apresentamos um Produto Educacional, nomeado de "Caderno (auto) Reflexivo do Pedagogo", com intuito de possibilitar subsídios teórico-práticos e metodológicos para a atuação do/a pedagogo/a no processo de discussão do currículo integrado do ensino médio integrado na Rede Federal de Ensino, tendo como eixos centrais o Trabalho, a Ciência, a Cultura e a Tecnologia.Item Organização curricular para inclusão do conteúdo de lutas no contexto da educação profissional e tecnológica(2024) Oliveira, Jackson Israel Lima de; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Silva, João Paulo Lopes daEsta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a analisar as contribuições criar sequência para os cursos técnicos no ensino médio sobre o conteúdo de lutas. A presente pesquisa é de caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação colaborativa de abordagem, os instrumentos coletados de dados foram entrevistas e questionários. Esta foi desenvolvida em três etapas: 1) O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e quatro questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, 2) elaboração e aplicação do produto educacional e 3) Avaliação e Validação do produto educacional. O local de realização da pesquisa foi o Ifal, sendo aplicação do produto educacional o Ifal Campus Murici. No momento da aplicação participaram 30 estudantes matriculados na 2.ª série do Curso Técnico em agroindústria matutino. Os dados foram analisados pela técnica análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram a intencionalidade dos estudantes quanto à aplicação do conteúdo de lutas nas aulas de educação física escolar, a ser praticada durante seu processo formativo no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Além disso, foi destacada a importância de uma sequência didática do conteúdo de lutas para que os profissionais de educação física possam aplicá-la em suas aulas. Observou-se que 66,7% dos docentes entrevistados trabalham com o conteúdo de lutas em suas aulas, 20,8% trabalham ocasionalmente, e 12,5% não incluem as lutas em seu planejamento anual. Esses dados mostram que uma parte significativa dos docentes já aborda o conteúdo de lutas, o que reforça as informações de Moura et al., (2017), que destacam que o tema tem sido objeto de investigações recentes. Com isso, algumas percepções equivocadas, como a ideia de que as lutas geram violência ou brigas, estão sendo substituídas pelos muitos benefícios que esse conteúdo pode trazer para os alunos. Constatamos também que existe um alto interesse dos estudantes pela temática das lutas, o que é valorizado pela maioria dos discentes. A intenção é, portanto, inserir efetivamente as lutas nas aulas de educação física escolar, correlacionando as matrizes curriculares de educação física no IFAL (PGD) com a sequência didática criada como Produto Educacional (PE) e considerando as características sociais dos alunos, de forma a promover seu desenvolvimento integral. Esta pesquisa, abre possibilidades para estudos futuros que acrescentem e aprofundem a compreensão sobre a temática conteúdo de lutas do componente curricular de Educação Física (EF) no contexto da educação profissional e tecnológica, além disso, a sequência didática aplicada poderá ser adaptada a outros contextos e cursos. do levantamento das concepções dos estudantes sobre a prática dessa modalidade e da observação da realização das atividades nas aulas práticas e teóricas da EF.