Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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    Organização das informações dos assuntos acadêmicos: manual de orientação para os discentes da educação profissional e tecnológica
    (2024) Almeida, Roseany Maria Araujo de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Barros, Albani de
    O período de transição do ensino fundamental para o médio é desafiador, marcado por mudanças biológicas, emocionais e sociais, exigindo mais autonomia e responsabilidade dos alunos. Ao ingressarem na Educação Profissional e Tecnológica, os jovens são conduzidos a compreender sua formação de maneira integral, dentro de uma abordagem que os prepara não somente para o mercado de trabalho, mas sobretudo para atuarem de maneira ativa na sociedade. A pesquisa aborda a elaboração de um Produto Educacional e foi orientada pela seguinte questãoproblema: A criação de um Manual Didático sobre a organização das informações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió, favorecerá a compreensão dos processos educativos e organizacionais pelos estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação básica? Dessa forma, objetivou-se investigar as contribuições de um manual didático sobre as informações institucionais e acadêmicas do IFAL. A metodologia da pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida conforme o seguinte itinerário: 1ª) diagnóstico; 2ª) desenvolvimento de instrumentos e estratégias de coleta de dados; 3ª) registro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil e no Comitê de Ética em Pesquisa; 4ª) comunicação estratégica com a direção e setores envolvidos na pesquisa do IFAL Campus Maceió; 5ª) coleta de dados; 6ª) análise e tratamento dos dados coletados; 7ª) elaboração do produto educacional; e, por fim, a última, 8ª) avaliação e validação do manual didático. Os participantes desta pesquisa são compostos por dois grupos distintos. O primeiro grupo é formado por discentes que estão devidamente matriculados no ensino técnico de nível médio, integrado à educação básica do IFAL - Campus Maceió, o segundo grupo é composto por gestores que atuam nos setores de pedagogia, psicologia, assistência estudantil e no núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário diagnóstico e um formulário de avaliação do Produto Educacional (PE) destinado aos discentes, além de uma entrevista semiestruturada para os gestores. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por dimensões de análise da seguinte forma: entrevista semiestruturada - 1) Funcionamento dos setores; 2) Serviços ofertados; 3) Contribuições; 4) Operacionalização; 5) Divulgação. Questionário diagnóstico: 1) Perfil dos estudantes; 2) Percepção da organização dos setores acadêmicos; 3) Compreensão dos serviços; 4) Acesso às informações. O questionário diagnóstico e a entrevista semiestruturada apresentaram resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviram para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados provenientes do formulário de avaliação, preenchido pelos estudantes, e do feedback recebido do gestor do setor de psicologia em relação ao Produto Educacional, revelaram que o manual proporciona uma visão abrangente dos procedimentos, elucidando dúvidas e fornecendo orientações relevantes para guiar os estudantes em sua trajetória no IFAL. Destacase, ainda, a clareza da linguagem empregada e a organização do material, tornando a compreensão mais acessível para os alunos, especialmente para aqueles que estão iniciando sua jornada acadêmica.
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    Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio
    (2024) Ribeiro , Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira de
    Esta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.
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    O papel do/a pedagogo/a no processo de planejamento curricular integrado na rede federal de ensino
    (2024) Lima, Jeorge Venancio Santos de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Souza, Laura Cristiane de
    Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), cujo objetivo foi refletir, a partir do papel do pedagogo da Rede Federal de Ensino, sobre processos formativos que enalteçam o currículo integrado entre docentes da formação geral e da formação profissional na referida Rede, especificamente, no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O referencial teórico foi embasado à luz das contribuições de Araújo e Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Franco (2016), Freire (2020), Libâneo (2010), Pinto (2011), Ramos (2017), Sacristán (2000), Silva (2010) e Vasconcellos (2000). O estudo é de cunho investigativo e qualitativo com referencial teórico ancorado em estudos concernentes à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos foram: i) aplicação de questionários diagnóstico; e ii) realização de entrevista. Com os dados coletados na pesquisa, apresentamos um Produto Educacional, nomeado de "Caderno (auto) Reflexivo do Pedagogo", com intuito de possibilitar subsídios teórico-práticos e metodológicos para a atuação do/a pedagogo/a no processo de discussão do currículo integrado do ensino médio integrado na Rede Federal de Ensino, tendo como eixos centrais o Trabalho, a Ciência, a Cultura e a Tecnologia.
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    Organização curricular para inclusão do conteúdo de lutas no contexto da educação profissional e tecnológica
    (2024) Oliveira, Jackson Israel Lima de; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Silva, João Paulo Lopes da
    Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a analisar as contribuições criar sequência para os cursos técnicos no ensino médio sobre o conteúdo de lutas. A presente pesquisa é de caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação colaborativa de abordagem, os instrumentos coletados de dados foram entrevistas e questionários. Esta foi desenvolvida em três etapas: 1) O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e quatro questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, 2) elaboração e aplicação do produto educacional e 3) Avaliação e Validação do produto educacional. O local de realização da pesquisa foi o Ifal, sendo aplicação do produto educacional o Ifal Campus Murici. No momento da aplicação participaram 30 estudantes matriculados na 2.ª série do Curso Técnico em agroindústria matutino. Os dados foram analisados pela técnica análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram a intencionalidade dos estudantes quanto à aplicação do conteúdo de lutas nas aulas de educação física escolar, a ser praticada durante seu processo formativo no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Além disso, foi destacada a importância de uma sequência didática do conteúdo de lutas para que os profissionais de educação física possam aplicá-la em suas aulas. Observou-se que 66,7% dos docentes entrevistados trabalham com o conteúdo de lutas em suas aulas, 20,8% trabalham ocasionalmente, e 12,5% não incluem as lutas em seu planejamento anual. Esses dados mostram que uma parte significativa dos docentes já aborda o conteúdo de lutas, o que reforça as informações de Moura et al., (2017), que destacam que o tema tem sido objeto de investigações recentes. Com isso, algumas percepções equivocadas, como a ideia de que as lutas geram violência ou brigas, estão sendo substituídas pelos muitos benefícios que esse conteúdo pode trazer para os alunos. Constatamos também que existe um alto interesse dos estudantes pela temática das lutas, o que é valorizado pela maioria dos discentes. A intenção é, portanto, inserir efetivamente as lutas nas aulas de educação física escolar, correlacionando as matrizes curriculares de educação física no IFAL (PGD) com a sequência didática criada como Produto Educacional (PE) e considerando as características sociais dos alunos, de forma a promover seu desenvolvimento integral. Esta pesquisa, abre possibilidades para estudos futuros que acrescentem e aprofundem a compreensão sobre a temática conteúdo de lutas do componente curricular de Educação Física (EF) no contexto da educação profissional e tecnológica, além disso, a sequência didática aplicada poderá ser adaptada a outros contextos e cursos. do levantamento das concepções dos estudantes sobre a prática dessa modalidade e da observação da realização das atividades nas aulas práticas e teóricas da EF.
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    Letramento literário no ensino médio integrado: o portfólio de círculos de leitura na biblioteca escolar
    (2024) Ferraz, Edileuza Lima; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Gomes, Jarbas Mauricio; Santos, Lúcia de Fátima
    Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio Integrado (EMI), cujo objetivo geral é promover ações de estímulo à leitura literária, por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020), Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019), Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A metodologia foi a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier (2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis; questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa pergunta de pesquisa e elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.
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    Atividades de aventura na natureza: possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado
    (2023) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima., André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Gomes, Jarbas Maurício; Pereira, Dimitri Wuo
    Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.
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    Campi centenários do Ifal como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação institucional
    (2023) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Castilho, Fábio; Uchôa , Luciana
    A pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as). A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.
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    O fazer administrativo consciente: os conhecimentos básicos do direito administrativo aplicado às/os servidoras/es técnicas/os do Instituto Federal de Alagoas
    (2023) Ebrahim, Frederich Duque Morcerf; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Costa, Maria Cledilma Ferreira da Silva; Gomes, Jarbas Maurício; Pereira Filho, Adalberto Duarte
    Esta pesquisa e o produto educacional proposto e aplicado possuem como foco a disseminação dos conhecimentos básicos do direito administrativo proporcionando a descomplicação no desenvolvimento das práticas administrativas por servidoras/es ocupantes de cargos integrantes da carreira de técnicas/os administrativas/os em educação lotadas/os nas instituições de ensino federais. A construção de conhecimentos críticos sobre a área e as atribuições de seus cargos, bem como reflexões e mudanças de comportamento individual e das equipes as quais integram, possibilita a formação omnilateral dessas/es servidoras/es. O estudo investigativo é de cunho quantiqualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos instrumentos metodológicos para a coleta de dados incluíram aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com 13 (treze) TAEs, entrevistas com 5 (cinco) chefias do mesmo Instituto, uma roda de conversa com 07 (sete) TAEs, e pesquisa bibliográfica. O resultado da pesquisa revelou carência do domínio do direito administrativo por parte das/os servidoras/es participantes e da existência de uma compreensão de separação entre atividades-meio e atividade-fim, e não de atividades que se complementam e que possuem interdependência. A pesquisa também possibilitou identificar a existência da departamentalização da instituição, com a divisão do trabalho entre setores e o consequente isolamento dos/as servidores/as em suas atividades, além do baixo conhecimento pelos TAEs sobre as atribuições formais dos cargos que ocupam, dos setores onde estão lotados e da própria estrutura formal da instituição de ensino. A partir dos resultados encontrados foi elaborado, aplicado e validado um produto educacional - um e-book – com a proposta de se constituir um instrumento de orientação para o fazer administrativo de forma crítica e assertiva, abordando os principais regramentos que vinculam à administração pública, em especial, às atividades dos TAEs junto aos institutos federais. O produto educacional poderá contribuir também para o autorreconhecimento profissional, com o consequente impacto positivo na área finalística da instituição.
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    O ensino de segurança da informação por meio de aplicação virtual disponibilizada em contêiner utilizando abordagem de apredizagem baseada em problemas
    (2024) Melo Junior, Byron Loureiro Lanverly de; Moraes, Eduardo Cardoso de; Moraes, Eduardo Cardoso; Pontes, Edel Alexandre; Baía, Davy de Medeiros
    O aumento da conscientização sobre o potencial produtivo das habilidades sociais e ampliação das competências, gerou uma discussão sobre seu desenvolvimento sistemático e proposital. No entanto, os sistemas educacionais prestam apenas atenção limitada a este tópico. Esta pesquisa propõe dirimir uma lacuna entre o desenvolvimento de competências utilizando as experiências dos discentes do curso técnico integrado ao ensino médio em desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Alagoas inserindo em sua práxis a importância do desenvolvimento dessas competências através do uso de metodologias ativas na área de Tecnologia da Informação (TI). Pois vimos durante a pesquisa, que em metodologias tradicionais, o ensino prático é pouco trabalhado, dificultando a fixação do conhecimento. Para tanto, essa investigação teve por objetivo propor como subsídio, um Produto Educacional (PE) em formato de Sequência Didática (SD) para apoiar a prática pedagógica adotando a metodologia ativa de ensino. Essa SD que em sua totalidade pode ser considerada um produto educacional, contendo propostas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades técnicas, por meio do uso de softwares de livre. No processo de elaboração da sequência, utilizamos questionários, validados e testados em piloto para se adequar às necessidades da pesquisa. Além do produto supracitado, foi criada uma aplicação para testes, que será distribuída dentro de um container usando a tecnologia Docker, que é uma plataforma open source com objetivo de facilitar a criação e administração de ambientes isolados, possibilitando o empacotamento de uma aplicação ou ambiente dentro de um container, tornando este produto portátil para qualquer outro host (computador) que contenha o Docker instalado. Esse artefato auxilia a Aprendizagem Baseada em Problemas, uma vez que o aluno poderá executar na prática, as teorias abordadas, e assim desenvolver suas habilidades. Junto ao material, é disponibilizada uma cartilha acerca do Docker, com instruções para sua correta instalação e forma básica de uso. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Além disso, os resultados apresentaram a existência de diferença significativa na percepção dos alunos em termos da importância do uso de metodologias ativas para maximizar a competência.
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    A contribuição da educação física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do Ifal que buscam ascenção social e profissional através do futebol
    (2023) Duarte, Arlene Leão de Lima; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Leão, Iberê Caldas de Souza
    Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a identificar qual a contribuição da Educação Física na Formação Integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFAL, que buscam a ascensão social e profissional através da prática do futebol, trazendo a importância da Educação Profissional e Tecnológica para além da preparação para o trabalho, evidenciando-a como agente transformador do ser humano. O estudo investigativo foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas semiestruturadas onde os resultados indicaram a elaboração de um Produto Educacional no formato de vídeo documentário, com temática central sobre a busca de ascensão social e profissional através da prática do Futebol, como também as trajetórias de familiares de atletas profissionais e docentes do componente Curricular Educação Física, que trazem a contribuição desse componente na formação integral desses atletas. O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo Futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas. O vídeo documentário passou por avaliação dos estudantes, docentes e demais entrevistados que fizeram parte da sua construção. A intervenção de avaliação se deu nas aulas de Educação Física, de uma turma do segundo ano do Curso de Informática, e uma turma de segundo ano do Curso de Agroindústria no Ensino Médio Integrado, por ser a temática parte da ementa do componente curricular que trata das questões relacionadas ao esporte. Esta pesquisa, produziu elementos científicos que contribuem no processo de formação humana dos estudantes, como também traz grande contribuição aos docentes que são responsáveis pela condução do processo formativo.
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    As contribuições de um produto educacional para inclusão do suporte básico de vida na organização curricular da educação profissional e tecnológica
    (2022) Andrade, Andreza Gomes de; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Lima, André Suêldo de; Nascimento, Carlos Queiroz do
    O Suporte Básico de Vida é o treinamento teórico e prático voltado a identificar sinais de parada cardiorrespiratória, tendo em vista que está se trata da mais grave emergência cardíaca. Desse modo, é importante proporcionar, no ambiente escolar, oportunidades voltadas a reflexões de como agir diante de emergências, onde são necessários aplicar técnicas de primeiros socorros, capacitando os estudantes e preparando os futuros trabalhadores para o enfrentamento dessas situações. Objetivou-se propor a elaboração de um recurso didático que utiliza a literatura de cordel para o ensino de Suporte Básico de Vida para os estudantes do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional em cordel. A Metodologia da pesquisa neste estudo foi do tipo pesquisa-ação e desenvolvida em quatro fases, sendo elas: 1.ª) fase diagnóstica; 2ª) fase de elaboração do produto educacional, 3ª) fase de aplicação do produto educacional por meio do desenvolvimento das oficinas sobre o Suporte Básico de Vida. E por fim, a 4ª) fase de avaliação do produto educacional. Foram utilizados questionários como instrumentos para coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado aos cursos profissionais. Os resultados indicam por meio da fase diagnóstica, que entre os 150 alunos participantes, 54% possuem alguém na família com problemas cardíacos, porém apenas 2% sabiam identificar uma parada cardiorrespiratória. Após a fase diagnóstica foi elaborado Produto Educacional por meio de literatura de cordel sobre o Suporte Básico de Vida. A Oficina foi dividida em: a) declamação do cordel, b) simulação realística, c) simulação de ressuscitação cardiopulmonar, d) discursão sobre a temática, esclarecimento de dúvidas, e) aplicação de questionário avaliativo das oficinas e produto educacional, f) pesquisa de satisfação. O questionário avaliativo foi composto por 13 perguntas, sendo 2 abertas e as demais de múltipla escolha a respeito das ações esperadas diante de uma parada cardiorrespiratória. As turmas foram divididas conforme carga horária de 1hora e 2 horas, porém não houve variação com relação a absorção dos conteúdos ministrados. Embora o esperado seria obter maior rendimento nas turmas com carga horária de 2 horas. Ao aplicar a pesquisa de satisfação 100% dos alunos afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida profissional, aprovando o produto educacional e afirmando que indicaria a oficina. A pesquisa possibilitou melhoria na aprendizagem e habilidades de Suporte Básico de Vida para os alunos do ensino médio integrado na educação profissional, o uso do cordel foi aprovado como estratégia de ensino inovadora. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de abordar temas voltados a primeiros socorros, para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, para o mundo do trabalho. Com relação as contribuições da inserção do Suporte Básico de Vida no ensino médio integrado, foi possível observar ganho no aprendizado de forma significativa para os alunos, que ao entrar em contato com o cordel e o tema apresentado despertaram o interesse em ajudar a salvar vidas. Dessa forma, conteúdos complexos da área de saúde foram ensinados de forma leve e atraente no Ensino Médio Integrado, por meio da educação que abre portas, a fim de transformar a sociedade.
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    Tecnologia, educação e trabalho no ensino médio integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo
    (2021) Silva, Valmir Rogério e; Gaia, Rossana Viana; Gaia, Rossana Viana; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
    As tecnologias digitais (TD) tem modificado a forma como interagimos na sociedade. A todo instante aplicativos de mensagens instantâneas, serviços de e-mail ou as diversas redes sociais disponíveis requerem a nossa atenção. Uma das consequências desse aumento significativo no fluxo de informações é a impressão de que o tempo não é suficiente para atender a todas as demandas atuais de interação. Estudos que compõem o referencial teórico deste estudo sugerem que as TD, além de imprimirem uma nova dinâmica nas relações sociais, podem ser utilizadas para organização pessoal e para proporcionar o ganho de tempo. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder se o uso de tecnologias digitais pode contribuir para a organização do tempo de estudos, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um Produto Educacional no formato de aplicativo para gestão do tempo de estudos, com a colaboração dos alunos que cursam nível Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O referencial teórico incluiu autores da área de pesquisa-ação e da educomunicação com ênfase em estudos que privilegiam o uso da internet na educação e reflexões sobre cibernética no ensino. Quanto à metodologia, esta investigação é de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, fundamentada numa abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram a análise documental e a pesquisa online, na qual foram aplicados, como instrumentos de coleta de dados, questionários com 4 estudantes e 3 professores da turma convidada a participar desta pesquisa. Para a análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas de análise interpretativa e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo evidenciaram que o uso de tecnologias digitais colabora para a gestão do tempo e pode favorecer a produção do conhecimento e aprendizagem autônoma. Também se verificou a relação entre o avanço tecnológico e o fenômeno da aceleração social do tempo e a necessidade de ampliar esse debate em diferentes áreas do conhecimento para fomentar a discussão sobre as TD na educação integral.
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    Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Ifal - campus Batalha
    (2021) Mélo, Thaisa Martins Porto de Souza; Lima , André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Oliveira, Maria Alice Araújo; Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    Esta investigação vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL - Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisaação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.
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    Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica de nível médio
    (2021) Barros, Roberto Idalino; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Melo, Beatriz Medeiros de; Veras, Elias Ferreira; Neto, Luiz Domingos do Nascimento
    A diversidade sexual e de gênero d as o s estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos , principalmente nas duas últimas décadas. Nesse s entido, faz se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gêne ro, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão JUNQUEIRA , 2009 ; BENTO , Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar es paços de discussões que envolvessem as identid ades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educaç ão Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como ce rne a perspectiva de educação crítico emancipatória RAMOS, 2014; PACHECO , 2011 )). Um estudo com tal enfoque apresenta se relevante para refletir e propor um cur rículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino MISKOLCI , 2012; PELÚCIO , 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os pro cedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técni cas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/o s , envolvendo estudantes e técnicos a ssistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários per fil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico assistencial e questionários de satisfação também compuseram a c oleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexu al e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dess a questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido.
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    Promoção de saúde na escola: teoria das maés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado
    (2021) Silva, Olivia Gabrielly Laranjeira; Melo, Beatriz Medeiros de; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros de; Alves, Verônica de Medeiros; Gomes, Jarbas Mauricio
    Introdução: As abundantes e ra d icais mudanç as que t ê m ocorrido nos processos de trabalho t ê m sido fonte d e desgaste físico e emocional. A reconhecida desigu aldade de renda que caracteriza a estrutura soci al b ras ileira reflete diretamente nas condições de saúde. D esta forma, ao interpre t ar a realida de de acordo com o materialismo h istórico dialético, percebe se que os adolescentes e jovens que estão incluídos neste contexto social sã o diretamente afetados pel a p roblemátic a. A Lei 93 94/96, ao estabelecer as diretriz es e bases da educaçã o brasil eira, enuncia que o Ensino Médio deve acontecer como uma formação integrada, que desenvolva o indivíduo em todas as suas dimen sões . Compreendendo que a at uação da enferma gem , n a esc ola, contribui para a permanência e conclusão com êxito dos estudan t es, resolveu se utilizar a Teoria das Marés como ferramenta de preve nção e suporte aos transtornos d e an siedade nos estudan tes do Ensino Médio Integrado. Objetivo Investigar a pre sença de transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado n o Instituto Federal de Alagoas, bem como a existência de material orientador para o acompanhamento de tais situações, a fim de construir produto educacional que cola bore com a pr áti ca de cuidados em saúde mental pela equipe de Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologia: Es te trabalho assume a pesquisa ação como técnica de pesquisa, visto que se propõe a melhorar o contexto dos transt orn os de ansied ade no Ifal . Como instrumento metodológico para o diagnóstico , u ti lizou se um questio nário semiestruturado com os/as e nfermeiros/as para observar a formação inicial e continuada relacionada à saúde mental e a percepção deles acerca da implan taç ão de um modelo teórico e procedimental voltado para esta ár e a. Estes dados foram submetidos à an álise de conteúdo de Bardin . Resultados: D a pesquisa diagnós tica, parti ci para m 11 enfermeiros/as; 100% referi u atender demandas de s aúde mental. Em relação a o t ranstorno mais atendido, 100% relata que a ansiedade prepondera. Em 72,7% do s Campi enc ontra se a presen ça de profissionais psic ólogos/as, fato que não d iminuiu significativamente os atend imentos d os/as enfermeiros/as para esta demanda. Grande par te dos /as adolescentes permanecem sem diagnóstico e quando tem, nem sempre consegue m atendi mento na R ede de Atenção à Sa úde . Grande parte dos/as enfermeiros/as (90,9%) relatam ter estudado a discipl ina de saúde mental, mas nem sempre se sente m totalmente prepara dos /as para o ate ndimento d e transt ornos mentais. T o dos/as os /as profissionais concordam sobre a necessidade de capacitações em saúde mental e se esforçam para ampliar o conhecimento na temát i ca. A maioria não conhece a Teoria das Marés, mas acredita qu e u m m odelo teórico e procedimental pode contribuir para a prática de enfermagem. Considerações Finais: A Teoria das Marés rep resen ta uma possibilidade importante de assistência de enfermagem em saúde mental . A ausência de homogeneidade na assistência de enfe rma gem no ambiente escolar exige práticas inovadoras capazes de reconhecer situ ações de risco, elaborar diagnósticos precoce s e ger ar in tervenções que forneçam resultados positivos aos/as adole sc entes e jovens , p ara isso, foi elaborado o Guia Teoria das Ma rés
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    Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no curso técnico de artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologiae trabalho
    (2021) Melo, Mayara Siqueira de; Gaia, Rossana Viana; Gaia, Rossana Viana; Cavalcante, Valéria Campos; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Fiori , Ana Paula Santos de Melo
    Esta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, com a meta de elaborar um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar como as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição deste canal online resultou da possibilidade de atualizar páginas e postagens em outras redes sociais, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19, os 12 alunas (os) não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu cumprir protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo nº 1.578.277). O resultado indica que o produto educacional possibilitou maior exibição das peças, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.
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    A história do curso técnico de eletrônica: promovendo a valorização e sensibilização da comunidade discente no combate à evasão na educação profissional
    (2022) Fidelis, Mariluze da Silva Vieira; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Castilho, Fábio Fancisco de Almeida; Souza, Maria de Fátima Matos de
    O trabalho pretende compreender a evasão escolar no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió, com o intuito de atenuar o problema no contexto do curso, construindo propostas que auxiliem na permanência do estudante na integração dos estudos. A investigação empenha-se sobre a complexidade do tema, que envolve fatores pessoais, familiares, institucionais e políticos. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados em 2020 e 2021, pela aplicação de questionários online, viabilizados pelo Google Forms. Posteriormente, a fim de dar continuidade à sistematização do Produto Educacional (PE), realizamos outra coleta de dados, utilizando a técnica da roda de conversa por meio das salas virtuais do Google Meet. Enviamos também outro questionário pelo Google Forms, para 344 discentes do curso de eletrônica. Como produto educacional, sistematizamos uma exposição fotográfica para dar visibilidade e valorizar as identidades estudantis e seus saberes produzidos no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica. Essa proposta está classificada na tipologia atividade de extensão, conforme documento da área de ensino da Capes para os mestrados profissionais. Essa problemática está associada à diversidade de profissionais e de estudantes que constituem os Institutos Federais, como é verificado em outras realidades, pelos estudiosos do assunto. Enfim, a problemática torna-se característica do dinamismo da inclusão. Conforme levantamento da avaliação do Produto Educacional, realizado durante o período da exposição fotográfica, a comunidade do Ifal, principalmente os discentes, expressou uma relevante aprovação, especialmente no tocante às informações da história do Instituto. Outro dado importante, que reflete a aceitação da exposição, refere-se ao quantitativo de visitantes, que chegou a 156 pessoas.
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    Guia didático para o ensino dos jogos cooperativos nas aulas de educação física: uma proposta com enfoque socioemocional
    (2022) Marques, Mariana Cavalcante Dias Malta; Filho , Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Júnior, Geraldo Alves Sobral; Damato, Tarciana Angélica Lopes; Lima, André Suêldo de
    O jogo é compreendido como uma manifestação da cultura corporal, bem como, um dos conteúdos mais utilizados no componente curricular deEducação Física (EF). Além de desenvolver habilidades socioemocionais que devem ser incluídas nos currículos das escolas do século XXI. A presente pesquisa foi norteada pela questão-problema: como as concepções dos professores de Educação Física de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas sobre jogos podem contribuir para elaboração de um guia didático baseado em jogos cooperativos com enfoque socioemocional? Assim, objetivou-se investigar as concepções dos professores de Educação Física sobre os jogos para auxiliar a elaboração de um guia didático sobre jogos cooperativos com enfoque em habilidades socioemocionais. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física do Ensino Médio Integrado. Os instrumentos de coleta de dados foram: documentos (Projeto Pedagógicos dos Cursos) e entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas nos seguintes tópicos: 1) concepção dos professores de EF sobre jogos; 2) Elaboração do Produto Educacional (Guia Didático); 3) Avaliação do Produto Educacional (PE). Os resultados demonstram que as concepções dos professores sobre jogos cooperativos apresentaram resultados positivos em respostas às questões norteadoras, pois contribuíram para a elaboração do PE. A avaliação dos professores sobre o PE evidencia que o Guia Didático poderá contribuir para ensinar os valores da convivência social democráticas relacionadas às habilidades socioemocionais como consciência social, habilidades de relacionamento, capacidade crítico-reflexiva, empatia, respeito, expressão de emoções e sentimentos, confiança, tomada de consciência.
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    A presença da temática gênero na formaçãoe do profissional técnico de nível médio
    (2022) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Melo, Beatriz Medeiros de; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Tavares, Elen Machado
    A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.
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    Contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na educação profissional e tecnológica
    (2021) Alves, Hérlei Mariano Martins; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Hummel, Eromi Izabel; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Castilho, Fabio Francisco de Almeida
    A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), situa-se na temática da inclusão escolar, numa perspectiva educacional que visa superar as desigualdades e as marcas de exclusão que, historicamente, caracterizaram a educação brasileira. Nessa direção, o principal dessa investigação é analisar as contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, ofertando, como Produto Educacional, um curso sobre inclusão escolar para técnicos administrativos em educação do Ifal/campus Santana do Ipanema. Do ponto de vista metodológico, a investigação filia-se à abordagem de cunho qualitativo, ancorando-se na metodologia da pesquisa-ação. Na etapa diagnóstica, por meio de questionário semiestruturado, o mapeamento do contexto investigado dispôs da participação de 24 técnicos administrativos em educação, lotados no campus do Ifal em Santana do Ipanema e 11 técnicos administrativos em educação, lotados em outros cinco campi do Ifal. Em seguida, elaborou-se o Produto Educacional, materializado em um curso sobre inclusão escolar, que foi aplicado a 20 técnicos administrativos em educação do Ifal, sendo 14 do campus Santana do Ipanema e 06 com representação de outros cinco campi do Ifal. Após a aplicação, o Produto Educacional foi submetido à avaliação dos participantes da pesquisa, em atenção aos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, com seu caráter colaborativo. Os dados no levantamento da literatura revelaram que os estudos sobre inclusão, em sua maioria, olham para a relação professor-estudante e desconsideram o trabalho educativo realizado nos espaços da escola que não a sala de aula. Todavia, as reflexões suscitadas durante essa investigação demonstram que existem, no âmbito do Ifal, espaços institucionais privilegiados na elaboração e promoção de políticas inclusivas. Esses espaços oferecem possibilidades para que os técnicos administrativos em educação atuem nos processos de inclusão. Nesse sentido, os resultados sinalizam a importância de se considerar a dimensão pedagógica na atuação do técnico administrativo em educação, assegurando, por seu turno, formação na perspectiva da inclusão escolar.