Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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    Proposta metodológica para ensino do modelo cooperativista na educação profissional e tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-05-29) Santos, Acácio Bento dos; Silva, Nelson Vieira da; https://orcid.org/0000-0003-0062-8941; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Tavares Suêldo de; https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; SIlva, Ana Paula Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-4544-0339; http://lattes.cnpq.br/3016801941244964
    A sociedade brasileira é caracterizada pelo seu alto grau de desigualdade entre as classes, o que é refletido tanto no âmbito educacional quanto no profissional. Tamanha dualidade é refletida em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e, principalmente, no ciclo de subdesenvolvimento do brasileiro. O modelo capitalista impede os pequenos produtores de desenvolverem seus negócios, que, por sinal, têm alto grau de falência. Boa parte deste problema se deve à competição desleal existente no contexto capitalista do mercado brasileiro, no qual os grandes produtores conseguem ganhos em escala e redução de custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes sequer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro desse contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado capitalista que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor uma maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição capitalista. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para a atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho. Na metodologia, foi realizado, além de um levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante. Esta pesquisa é de cunho quantitativo, com a utilização de sequência didática para a aplicação da metodologia proposta e seguiu a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba. A pesquisa constatou que há amplo espaço para a abordagem do tema do cooperativismo no âmbito do ensino médio como contribuição para a formação integral dos discentes.
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    Letramento literário no Ensino Médio Integrado:o portfolio de círculos de leitura na biblioteca escolar
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-22) Ferraz, Edileuza Lima; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Santos, Lúcia de Fátima
    Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio Integrado (EMI), cujo objetivo geral é promover ações de estímulo à leitura literária, por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020), Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019), Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A metodologia foi a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier (2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis; questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa pergunta de pesquisa e elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.
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    Educação midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL - Campus Marechal Deodoro
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Alves, Acássia Deliê Mendonça; Melo, Dra. Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Carneiro, Tereza Kelly Gomes; http://lattes.cnpq.br/3305071338937583; Gaia, Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693
    Com o advento da revolução digital-molecular, as relações de trabalho e interpessoais passam a ser mediadas essencialmente por avançadas tecnologias digitais. Nesse contexto, aprofunda- -se a disseminação em massa das fake news, as notícias falsas, associada ao conceito da pós- -verdade, pela qual o subjetivismo dos indivíduos se sobrepõe à análise objetiva dos fatos. Sem letramento digital, os sujeitos se tornam vulneráveis às bolhas digitais, manipuladas por algoritmos desenvolvidos por oligopólios globais, que fortalecem a difusão de informações falsas e discursos ultraconservadores na internet. A Educação Midiática está prevista na BNCC de 2018, todavia criticada por divergir das concepções históricas da EPT no Brasil. Esta pesquisa objetiva, assim, identificar os impactos da desinformação digital entre estudantes dos cursos técnicos integrados do IFAL — Campus Marechal Deodoro e as possibilidades de Educação Midiática no contexto da EPT. A base referencial teórica e analítica é orientada pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório, realizada pelo método da pesquisa-ação, com proposta de contribuição sobre o grupo pesquisado. O público-alvo foram os estudantes dos cursos técnicos integrados em Guia de Turismo e Meio Ambiente do IFAL — Campus Marechal Deodoro. Foi realizada escuta inicial e análise documental dos projetos de ambos os cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram a estatística básica, no caso dos dados quantitativos, e a análise de conteúdo categorial, no caso dos dados qualitativos. Os resultados analisados na fase exploratória apontam que a circulação de fake news impacta diversos âmbitos da comunidade escolar do IFAL — Campus Marechal Deodoro e que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades para discernir informações falsas de verdadeiras, principalmente quando estão associadas a veículos tradicionais da imprensa ou produzidas por meio de deepfake. Como proposta de contribuição, com a colaboração de docentes, foi elaborado um produto educacional (PE) em formato de Oficina Pedagógica Interdisciplinar de Educação Midiática, aplicada a uma turma do curso técnico integrado em Guia de Turismo. A avaliação do PE, feita por estudantes e docentes participantes, demonstra os efeitos positivos do uso das TDICs em sala de aula e da perspectiva educomunicativa na escola, além de evidenciar dificuldades para práticas interdisciplinares no campus. A partir das contribuições, o PE foi ajustado e disponibilizado para utilização de docentes e educomunicadores da EPT.
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    Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades xamanismo indígenas no ensino médio integrado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo , Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3281-612X; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Martins, Sílvia Aguiar Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3656772019325644; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573
    Esta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.
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    Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569
    Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.
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    O fazer administrativo consciente: os conhecimentos básicos do direito administrativo aplicado às/os servidoras/es técnicas/os do Instituto Federal de Alagoas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Ebrahim, Frederich Duque Morcerf; Castilho, Fábio Francisco Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Pereira Filho, Adalberto Duarte; http://lattes.cnpq.br/1633841046875981; Costa, Maria Cledilma Ferreira da Silva; http://lattes.cnpq.br/0407996057552953
    Esta pesquisa e o produto educacional proposto e aplicado possuem como foco a disseminação dos conhecimentos básicos do direito administrativo proporcionando a descomplicação no desenvolvimento das práticas administrativas por servidoras/es ocupantes de cargos integrantes da carreira de técnicas/os administrativas/os em educação lotadas/os nas instituições de ensino federais. A construção de conhecimentos críticos sobre a área e as atribuições de seus cargos, bem como reflexões e mudanças de comportamento individual e das equipes as quais integram, possibilita a formação omnilateral dessas/es servidoras/es. O estudo investigativo é de cunho quantiqualitativo, do tipo pesquisa-ação, cujos instrumentos metodológicos para a coleta de dados incluíram aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com 13 (treze) TAEs, entrevistas com 5 (cinco) chefias do mesmo Instituto, uma roda de conversa com 07 (sete) TAEs, e pesquisa bibliográfica. O resultado da pesquisa revelou carência do domínio do direito administrativo por parte das/os servidoras/es participantes e da existência de uma compreensão de separação entre atividades-meio e atividade-fim, e não de atividades que se complementam e que possuem interdependência. A pesquisa também possibilitou identificar a existência da departamentalização da instituição, com a divisão do trabalho entre setores e o consequente isolamento dos/as servidores/as em suas atividades, além do baixo conhecimento pelos TAEs sobre as atribuições formais dos cargos que ocupam, dos setores onde estão lotados e da própria estrutura formal da instituição de ensino. A partir dos resultados encontrados foi elaborado, aplicado e validado um produto educacional - um e-book – com a proposta de se constituir um instrumento de orientação para o fazer administrativo de forma crítica e assertiva, abordando os principais regramentos que vinculam à administração pública, em especial, às atividades dos TAEs junto aos institutos federais. O produto educacional poderá contribuir também para o autorreconhecimento profissional, com o consequente impacto positivo na área finalística da instituição.
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    Mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito na educação de jovens e adultos: proposta de catálogo de ações no Instituto Federal de Alagoas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-12) Peixoto, Silvana Kelly Coimbra; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Gomes, Jarbas Maurício; Barros, Abdizia Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/8978186925444582
    O estudo propôs investigar os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) enquanto processo pedagógico de conhecimento, pertencimento e desenvolvimento da autonomia das(os) estudantes, no intuito de fomentar a participação destes nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é compreender como os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito interferem nos processos de aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas. E os objetivos específicos buscam identificar, a partir da escuta das diversas vozes envolvidas na pesquisa, se há alguma forma de negação/exclusão dos discentes da EJA/EPT na política de assistência estudantil e nas ações de ensino, pesquisa e extensão; analisar o conhecimento que os discentes da EJA/EPT têm sobre os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito; verificar a existência de práticas docentes que promovam o interesse e a participação dos(as) discentes da EJA/EPT nas ações de ensino, pesquisa e extensão; produzir um catálogo para divulgação das ações de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da EJA-EPT; e aplicar e avaliar o produto educacional — catálogo. Deste estudo apresenta-se um catálogo que proporciona aos(às) discentes da EJA/EPT um produto educacional que, além de despertar o interesse, aponta os caminhos e os aproximam das ações de ensino, pesquisa e extensão. É uma investigação de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação participativa enquanto perspectiva metodológica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa as(os) discentes e as(os) docentes da EJA/EPT e técnicas(os) administrativas(os), tendo como lócus o espaço escolar do Campus Marechal Deodoro, mais especificamente do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Hospedagem e do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Cozinha. Conclui-se com alcance dos objetivos da pesquisa que os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito são imprescindíveis para que a aprendizagem das(os) estudantes da EJA/EPT aconteça e que o produto educacional é um instrumento eficaz enquanto divulgação e para despertar do interesse para a participação nas ações de permanência e êxito.
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    A contribuição da educação física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do IFAL que buscam ascensão social e profissional através do futebol
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Duarte, Arlene Leão de Lima; Lima, André Suêldo Tavares de; : http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Leão, Iberê Caldas de Souza
    RESUMO Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a identificar qual a contribuição da Educação Física na Formação Integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFAL, que buscam a ascensão social e profissional através da prática do futebol, trazendo a importância da Educação Profissional e Tecnológica para além da preparação para o trabalho, evidenciando-a como agente transformador do ser humano. O estudo investigativo foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas semiestruturadas onde os resultados indicaram a elaboração de um Produto Educacional no formato de vídeo documentário, com temática central sobre a busca de ascensão social e profissional através da prática do Futebol, como também as trajetórias de familiares de atletas profissionais e docentes do componente Curricular Educação Física, que trazem a contribuição desse componente na formação integral desses atletas. O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo Futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas. O vídeo documentário passou por avaliação dos estudantes, docentes e demais entrevistados que fizeram parte da sua construção. A intervenção de avaliação se deu nas aulas de Educação Física, de uma turma do segundo ano do Curso de Informática, e uma turma de segundo ano do Curso de Agroindústria no Ensino Médio Integrado, por ser a temática parte da ementa do componente curricular que trata das questões relacionadas ao esporte. Esta pesquisa, produziu elementos científicos que contribuem no processo de formação humana dos estudantes, como também traz grande contribuição aos docentes que são responsáveis pela condução do processo formativo.
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    Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-25) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Pereira, Dimitri Wuo; http://lattes.cnpq.br/8929474503522796
    Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.
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    Política de ação afirmativa no ensino médio integrado: ação educativa em arquivo para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no contexto da Lei 10.639/2003
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Santana Filho, Décio de; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Oliveira, Gabriel Abílio de Lima; http://lattes.cnpq.br/2230744058359248; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485
    No âmbito das políticas afirmativas no Brasil foi instituída a Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, públicas e privadas, de níveis fundamental e médio. Todavia, com mais de quinze anos da sua promulgação, continua sendo um desafio a sua implementação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a ação educativa em arquivo como estratégia para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Procedeu à pesquisa do tipo qualitativo, de natureza aplicada. O procedimento foi da pesquisa-ação. O contexto de aplicação foi o Campus Marechal Deodoro/IFAL e o Arquivo Público de Alagoas (APA). Os participantes da pesquisa foram os professores de História do IFAL, os alunos do 3º ano dos Cursos Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Meio Ambiente, do Campus Marechal Deodoro e um representante do APA. O método de coleta de dados, utiliza-se as técnicas de observação participante, análise documental e aplicação de questionários. Como resultado da pesquisa verificou que a ação educativa é uma realidade do APA. A instituição está aberta para recepcionar o público escolar. No seu acervo há jornais, ofícios, correspondências, livros, atestados, inventários que podem ser transformados em recursos didáticos para o ensino da História Afro-brasileira. Considera-se que o estudo amplia as discussões sobre ação educativa em arquivo, apresenta a relevância da interdisciplinaridade para solucionar situações sociais concretas. Como também, contribui com as ações voltadas para concretizar a Lei 10.639/2003 no Ensino Médio Integrado em Alagoas. Por último, elabora-se o Produto Educacional, uma Cartilha digital, Arquivo Público de Alagoas como espaço não formal de educação para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Esse material conecta o docente de História com fontes primárias e permite realizar práticas educativas no APA.
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    Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no Curso Técnico de Artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologia e trabalho
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-19) Melo, Mayara Siqueira de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188
    Esta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, com a meta de elaborar um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar como as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição deste canal online resultou da possibilidade de atualizar páginas e postagens em outras redes sociais, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19, os 12 alunas (os) não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu cumprir protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo no 1.578.277). O resultado indica que o produto educacional possibilitou maior exibição das peças, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.
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    Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na Educação Profissional e Tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-29) Barros , Roberto Idalino; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Veras, Elias Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9237266972750779; Nascimento Neto, Luiz Domingos do; http://lattes.cnpq.br/5705008568259147
    A diversidade sexual e de gênero das/os estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos, principalmente nas duas últimas décadas. Nesse sentido, faz-se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gênero, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão (JUNQUEIRA, 2009; BENTO, 2011). Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar espaços de discussões que envolvessem as identidades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa, com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como cerne a perspectiva de educação crítico-emancipatória (RAMOS, 2014; PACHECO, 2011). Um estudo com tal enfoque apresenta-se relevante para refletir e propor um currículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino (MISKOLCI, 2012; PELÚCIO, 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técnicas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/os, envolvendo estudantes e técnicos- assistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários-perfil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico-assistencial, e questionários de satisfação também compuseram a coleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexual e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dessa questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido.
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    Formação docente para o uso da ferramenta Webquest na Educação Profissional e Tecnológica: orientação de pesquisa em fontes virtuais
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-23) Silva, Maria de Fátima da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Francisco, Deise Juliana; http://lattes.cnpq.br/3256764275787933
    A sociedade contemporânea desenvolve-se por meio de redes e algoritmos que favorecem o acesso à (des)informação, o que exige o desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica. Nesse contexto, a Educação Profissional e Tecnológica contribui para a formação integral do sujeito quando assume o trabalho como princípio educativo e desenvolve a pesquisa como princípio pedagógico. A presente investigação partiu da questão: A formação docente para o uso da ferramenta WebQuest pode colaborar para o desenvolvimento da pesquisa como princípio pedagógico no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica? Os estudos desenvolvidos visam colaborar no aprofundamento dos conhecimentos docentes sobre os princípios epistemológicos, didáticos e operacionais da ferramenta WebQuest, de modo a favorecer a orientação de pesquisas escolares em fontes virtuais, durante o ensino presencial ou Ensino Remoto. A base epistemológica e analítica que orientou essa pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa é de natureza qualitativa e atende a fins exploratórios e descritivos. Adotou-se o método da pesquisa-ação, por considerar sua adequação à resolução de problemas que partam do interesse do pesquisador e dos participantes da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa-ação envolveu quatro fases: diagnóstico; construção do Produto Educacional (PE); aplicação do Produto Educacional; descrição, análise dos dados e resultados. Os instrumentos de coletas utilizados foram questionários semiestruturados, rodas de conversa e documentos. O Produto Educacional desenvolvido foi uma sequência didática. O materialismo histórico-dialético possibilitou a percepção e a análise crítica da realidade vivenciada durante a fase diagnóstica (2019) e do período de aplicação do Produto Educacional (2021), marcado por uma pandemia. Essa análise exigiu que o PE fosse adaptado, de modo que sua aplicação ocorreu por meio de Oficina Virtual. Participaram da pesquisa seis professores e 19 alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente e Guia de Turismo, IFAL, Campus Marechal Deodoro. Os resultados dessa investigação foram analisados seguindo o caminho do pensamento hermenêutico-dialético e demonstram que a ferramenta WebQuest favorece a indissociabilidade entre ensino e pesquisa; no contexto Ensino Remoto, é uma ferramenta eficaz no processo de orientação das atividades assíncronas. O maior desafio identificado para a utilização da WebQuest é a construção metodológica de uma proposta em que educandos e educadores atuem como produtores de conhecimento, e não apenas como sujeitos que seguem roteiros ou indicam fontes de informação para a pesquisa. A superação desse desafio exige investimento na formação docente, bem como garantia de tempo para que os (as) docentes possam atuar como pesquisadores e produtores de ferramentas didáticas.
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    O ensino de filosofia na Educação Profissional e Tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-08) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa, David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598
    As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático- pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.
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    Campi Centenário do IFAL como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação Institucional
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-28) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    A pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as) A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.
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    A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/1959212367762345; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Tavares, Elen Machado; http://lattes.cnpq.br/1224606095213148
    A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.
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    Análise preditiva da evasão escolar no ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-26) Cunha, Fabrício Willian da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Lima, Cosmo Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9005310724269606; Pontes , Edel Alexandre da Silva
    A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tem-se desenvolvido no que diz respeito ao número de matriculados. Tem-se aliado a esse desenvolvimento o aumento nos índices de evasão escolar. Esta pesquisa pretende de modo geral investigar as variáveis significativas que podem ser utilizadas na modelagem de análise preditiva da evasão escolar no Ensino Médio Integrado (Curso de agropecuária) do IFAL – Campus Satuba. A questão-problema que se pretende responder é: quais as variáveis predominantes podem ser utilizadas em uma modelo de análise preditiva, conforme o perfil do aluno evadido que possam mensurar a probabilidade de risco de evasão escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao nível médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba? Para isso, foi realizado um estudo no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFAL – Campus Satuba. A metodologia desta investigação foi do tipo pesquisa-ação, visto que os seus procedimentos metodológicos estão fortemente vinculados a uma ação intervencionista. A presente pesquisa, quanto à abordagem e a sua natureza é do tipo mista, qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: dados oficiais do sistema acadêmico da Coordenação de Registro Acadêmico do Campus, questionários aplicados aos alunos ingressantes e entrevistas com os servidores que atuam diretamente no curso. A técnica para análise dos dados utilizada, trata-se da análise preditiva, algoritmos de aprendizado de máquina, regressão logística binária e modelo estatístico-matemático. O banco de dados foi formado pelo perfil dos alunos evadidos de 2014 a 2019; realizado comparativo com os perfis dos alunos com matrícula ativa nos 2o e 3o anos do ano letivo de 2022 e compara também, com o perfil dos alunos ingressantes para o ano letivo de 2023. Como resultado destaca-se o levantamento das variáveis do perfil dos alunos evadidos no curso e o desenvolvimento do produto educacional: Guia de como elaborar um modelo preditivo para prevenir a evasão de alunos na EPT, capaz de estimar a probabilidade de evasão do aluno com matrícula ativa no curso.
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    Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-16) Ramos, Bruno Amorim; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.
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    A promoção da acessibilidade na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre cultura surda e libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do ensino médio integrado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-14) Carvalho, Ermans Quintela; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Silva, Jair Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/8654129558132481
    Esta pesquisa investiga como uma proposta de ensino de Libras para estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico, do Campus Maceió do Ifal, propicia a inclusão de pessoas surdas. O Produto Educacional (PE) Guia para Acesso ao Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” contempla o ensino de termos que visam à introdução dos estudos da Libras, os conhecimentos teóricos e legais acerca da identidade, da cultura e das especificidades educativas do surdo, além de concepções de inclusão no Ifal e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O propósito do PE é de favorecer práticas interacionais, bem como diminuir barreiras comunicacionais e estigmatizantes por meio de uma pedagogia inclusiva, transformadora e libertária. Ademais, o estudo se propõe a indicar estratégias para superar limitações quanto à inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar do Ifal. O objetivo principal da pesquisa é de problematizar a acessibilidade do aluno surdo com vistas à inclusão lançando mão de uma proposta de ensino de Libras e de aspectos culturais, linguísticos, legais e educacionais das comunidades surdas a estudantes do Campus Maceió do Ifal. A investigação é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, com a inserção do pesquisador no espaço remoto de sala de aula, contando com a colaboração de discentes ouvintes e surdo, de docentes de Libras, de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), além da equipe multidisciplinar do NAPNE. Os instrumentos da pesquisa incluem a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados são utilizados em dois momentos. Primeiramente, na concepção do Minicurso e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de propor estratégias de ensino para aprendizagem da Libras de forma integral numa perspectiva crítico- emancipatória. O PE servirá para a utilização por parte dos estudantes, especialmente, do Ifal, sendo esta proposta de ensino com temática central na inclusão das pessoas surdas na EPT.
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    Trabalho, ciência, tecnologia e sociedade : reflexões no contexto do ensino médio integrado ao técnico na formação em eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas.
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-03-04) Santos, Jonathas Costa Vieira dos; Sobral Junior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Cavalcanti., Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Barbosa., José Isnaldo de Lima; https://orcid.org/0000-0002-2266-4364; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485; Lopes Neta., Natércia de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-5532-9300; http://lattes.cnpq.br/4880247640523667
    O trabalho discute a prática científica vinculada aos seus impactos sociais e nas relações de trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, reflexões que subsidiaram o desenvolvimento de um Produto Educacional, em formato de vídeo, construído para alunos da terceira série do ensino médio integrado ao técnico na formação em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O Produto Educacional reflete a história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), responsável pelo descobrimento do princípio dos transformadores e dos motores elétricos, máquinas fundamentais para a Eletrotécnica e significativas no universo formativo dos discentes. O material foi aplicado no âmbito do componente curricular Máquinas Elétricas, seguido de uma discussão mediada pela equipe de pesquisa e por um professor colaborador. Seu objetivo é contribuir com a formação humana integral promovendo uma reflexão em torno da ciência e da tecnologia enquanto produções humanas com implicações sociais que perpassam o mundo do trabalho . O estudo é de caráter qualitativo e utiliza o método da pesquisa-ação. A base teórica da pesquisa conta com autores como Ciavatta, Ramos, Moura e Saviani, entre outros, todos filiados à corrente políticofilosófica progressista. Dados coletados por meio de questionários semiestruturados foram interpretadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e organizados em quadros temáticos contendo as representações de ciência e tecnologia, associadas aos impactos dessas no mundo do trabalho, tais como expressas pelos estudantes. Os resultados demostram nos sujeitos capacidade de articulação conceitual entre os temas centrais da pesquisa, mas ausência de posicionamentos críticos quanto à questionável neutralidade de ciência e tecnologia na sociedade, ou de conflitos de interesses que pudessem interferir na concepção desses elementos. Também apontam para o potencial do Produto Educacional como material de aprendizagem significativa no contexto da EPT.