Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Item 3D School: Desenvolvendo estratégias Maker para estudantes do ensino técnico integrado do curso eletrotécnica campus Pesqueira – IFPE(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto de; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Pontes, Edel Alexandre Silva; https://orcid.org/0000-0002-9782-8458; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Moraes Junior, Edison Camilo de; http://lattes.cnpq.br/8234380347792761; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170Esta dissertação investiga a introdução da Cultura Maker no contexto do ensino técnico integrado em eletrotécnica, buscando unir de forma transdisciplinar os conteúdos curriculares e explorar o potencial das metodologias ativas de ensino como a cultura Maker. A pesquisa parte da observação da necessidade de conectar os conhecimentos teóricos estudados pelos alunos com aplicações práticas e contemporâneas, como forma de aumentar o engajamento e promover um aprendizado mais significativo. O estudo se justifica pela experiência observada do investigador no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Pesqueira, onde se notou uma possível lacuna no contato direto dos estudantes com tecnologias emergentes como a impressão 3D, apesar da relevância dessas ferramentas para a área da eletrotécnica. Adicionalmente, a pesquisa aborda a questão da fragmentação do conhecimento, explorando os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e, principalmente, transdisciplinaridade, defendendo a última como abordagem capaz de integrar os saberes envolvidos no processo de aprendizagem. A problemática central da dissertação reside em como incorporar a Cultura Maker de maneira transdisciplinar no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. O objetivo geral é identificar de que modo é possível trabalhar a Cultura Maker nessa perspectiva, utilizando tecnologias emergentes. Os objetivos específicos incluem, permitir aos estudantes a exploração da criatividade e o desenvolvimento de soft skills por meio do trabalho em equipe, criar objetos impressos em 3D para compor um microaerogerador em escala reduzida e, finalmente, elaborar uma sequência didática que sistematize o processo. Acredita-se que a abordagem da Cultura Maker, ao estimular a experimentação e a aplicação prática do conhecimento, pode promover uma aprendizagem significativa, conectando a teoria com a realidade e preparando os estudantes para os desafios tecnológicos do século XXI. A dissertação também aborda a importância da aprendizagem significativa, baseada na teoria de Ausubel, como um elemento central para a transformação do processo educativo. Em suma, esta pesquisa busca contribuir para a modernização do ensino técnico, propondo uma abordagem pedagógica inovadora que valorize a criatividade, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento, por meio da integração da Cultura Maker e da transdisciplinaridade no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. A elaboração da sequência didática visa materializar essa proposta, servindo como um recurso para futuras implementações e estudos na área.Item A formação de professores para a educação inclusiva no ensino técnico: legislação e diretrizes(2022) Souza, Jairo José de; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos, Adriana Cavalcanti dos; Lima, André Sueldo Tavares deA temática das pessoas com deficiência é um debate em destaque na sociedade, não obstante existam políticas públicas afirmativas, a exemplo das cotas em concursos públicos e das vagas destinadas nas empresas privadas. Sendo ainda um desafio incluir, seguindo normativas legais, as pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da problemática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas, além de diagnosticar a implementação da legislação e diretrizes para a educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Esse tema tem sido amplamente debatido por estudiosos da educação, da psicologia e da psicopedagogia, visto que a presença do aluno com necessidades educacionais específicas, sejam elas físicas, mentais, auditivas, visuais, ou outras, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino básico. A pesquisa tem como base metodológica o método qualitativo e como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, respondido por professores do IFAL que tinham em suas salas de aula aluno com necessidades educacionais especificas. O referencial teórico adotado é o da Psicologia Sócio-Histórica, que concebe os sujeitos como ativos, sociais e históricos. Os resultados indicaram que os produtos educacionais desenvolvidos possibilitam a reflexão sobre a temática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas no ensino técnico e sobre o cumprimento da legislação e diretrizes da educação inclusiva no IFAL, além de proporcionar ferramentas educacionais que auxiliam gestores, professores, demais educadores e alunos no tocante ao processo de acesso, permanência, aprendizagem e desenvolvimento, buscando o engajamento do aluno tanto pela objetividade, no caso da Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas; quanto pelo fator lúdico, no caso do aplicativo Inclusão Game: ajude a destruir o monstro da exclusão.Item A história do curso técnico de eletrônica: promovendo a valorização e sensibilização da comunidade discente no combate à evasão na educação profissional(2022) Fidelis, Mariluze da Silva Vieira; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Castilho, Fábio Fancisco de Almeida; Souza, Maria de Fátima Matos deO trabalho pretende compreender a evasão escolar no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió, com o intuito de atenuar o problema no contexto do curso, construindo propostas que auxiliem na permanência do estudante na integração dos estudos. A investigação empenha-se sobre a complexidade do tema, que envolve fatores pessoais, familiares, institucionais e políticos. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados em 2020 e 2021, pela aplicação de questionários online, viabilizados pelo Google Forms. Posteriormente, a fim de dar continuidade à sistematização do Produto Educacional (PE), realizamos outra coleta de dados, utilizando a técnica da roda de conversa por meio das salas virtuais do Google Meet. Enviamos também outro questionário pelo Google Forms, para 344 discentes do curso de eletrônica. Como produto educacional, sistematizamos uma exposição fotográfica para dar visibilidade e valorizar as identidades estudantis e seus saberes produzidos no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica. Essa proposta está classificada na tipologia atividade de extensão, conforme documento da área de ensino da Capes para os mestrados profissionais. Essa problemática está associada à diversidade de profissionais e de estudantes que constituem os Institutos Federais, como é verificado em outras realidades, pelos estudiosos do assunto. Enfim, a problemática torna-se característica do dinamismo da inclusão. Conforme levantamento da avaliação do Produto Educacional, realizado durante o período da exposição fotográfica, a comunidade do Ifal, principalmente os discentes, expressou uma relevante aprovação, especialmente no tocante às informações da história do Instituto. Outro dado importante, que reflete a aceitação da exposição, refere-se ao quantitativo de visitantes, que chegou a 156 pessoas.Item A interdisciplinaridade e a gamificação: as tecnologias digitais no ensino da língua espanhola no contexto da EPT(2023) Coimbra, Renata Portela das Chagas; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Francisco, Deise JulianaCom passar dos anos, o ensino da língua espanhola (LE) assumiu objetivos e finalidades distintos, sendo ministrado por diferentes abordagens e metodologias. Atualmente, no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tem-se dado relevância às políticas públicas no sentido de fomentar a expansão no ensino de línguas aos estudantes e a servidores, de forma ampla. Entretanto, há uma motivação em como propor um ensino significativo do espanhol para os estudantes do Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia. Em suma, essa língua é ofertada na última série da grade curricular. Assim, a questão que impulsiona esta pesquisa parte do desafio de realizar uma prática pedagógica que proporcione diálogo entre as duas áreas do curso citado: a área de formação específica do currículo do curso (Núcleo Profissional) e do Núcleo Básico no qual está inserida a LE. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo propor subsídios a partir da prática pedagógica interdisciplinar pelo uso da gamificação como metodologia de ensino. A base epistemológica e analítica que orientou esta pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa é de natureza qualitativa e atende a fins exploratórios e descritivos. Adotou-se o método da pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu em quatro fases: pesquisa diagnóstica e análise dos dados; elaboração do produto educacional (PE); aplicação do PE e resultados; ajustes e avaliação do PE. O público-alvo da pesquisa foram docentes do Núcleo Básico (propedêutica, componente curricular de Língua Espanhola) e do Núcleo Profissional (docentes da área técnica) do referido curso. A análise temática, para organização e discussão dos dados em pesquisas qualitativas, foi a técnica utilizada. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes são adeptos ao uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, e que há carência de ações que possibilitem a práxis dialógica e a desenvoltura de trabalhos interdisciplinares. A investigação aponta para a necessidade de formações continuadas para aperfeiçoar o uso das tecnologias digitais e da gamificação. Para dirimir essa lacuna, foi proposta aos docentes de Língua Espanhola a criação de um produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O material didático foi elaborado de forma colaborativa/participativa com os docentes de LE dos loci de pesquisa. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Seu viés interdisciplinar possibilitará o diálogo entre as diferentes áreas do curso, como também será recomendado a docentes de outros componentes curriculares da área do Núcleo Básico.Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.Item A utilização de softwares, sites e suportes de aprendizagem matemático: desbravando os segredos da matemática(2024-07-15) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Barbosa, Isnaldo Isaac; http://lattes.cnpq.br/8346517003296057; Lima, André Suêldo Tavares de; orcid logo https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345RESUMO A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica.Item Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.Item Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Ifal - campus Batalha(2021) Mélo, Thaisa Martins Porto de Souza; Lima , André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Oliveira, Maria Alice Araújo; Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaEsta investigação vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL - Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisa ação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.Item Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio(2024) Ribeiro , Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira deEsta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.Item Análise preditiva da evasão escolar no ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-26) Cunha, Fabrício Willian da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Lima, Cosmo Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9005310724269606; Pontes , Edel Alexandre da SilvaA Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tem-se desenvolvido no que diz respeito ao número de matriculados. Tem-se aliado a esse desenvolvimento o aumento nos índices de evasão escolar. Esta pesquisa pretende de modo geral investigar as variáveis significativas que podem ser utilizadas na modelagem de análise preditiva da evasão escolar no Ensino Médio Integrado (Curso de agropecuária) do IFAL – Campus Satuba. A questão-problema que se pretende responder é: quais as variáveis predominantes podem ser utilizadas em uma modelo de análise preditiva, conforme o perfil do aluno evadido que possam mensurar a probabilidade de risco de evasão escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao nível médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) -Campus Satuba? Para isso, foi realizado um estudo no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFAL – Campus Satuba. A metodologia desta investigação foi do tipo pesquisa-ação, visto que os seus procedimentos metodológicos estão fortemente vinculados a uma ação intervencionista. A presente pesquisa, quanto à abordagem e a sua natureza é do tipo mista, qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: dados oficiais do sistema acadêmico da Coordenação de Registro Acadêmico do Campus, questionários aplicados aos alunos ingressantes e entrevistas com os servidores que atuam diretamente no curso. A técnica para análise dos dados utilizada, trata-se da análise preditiva, algoritmos de aprendizado de máquina, regressão logística binária e modelo estatístico-matemático. O banco de dados foi formado pelo perfil dos alunos evadidos de 2014 a 2019; realizado comparativo com os perfis dos alunos com matrícula ativa nos 2o e 3o anos do ano letivo de 2022 e compara também, com o perfil dos alunos ingressantes para o ano letivo de 2023. Como resultado destaca-se o levantamento das variáveis do perfil dos alunos evadidos no curso e o desenvolvimento do produto educacional: Guia de como elaborar um modelo preditivo para prevenir a evasão de alunos na EPT, capaz de estimar a probabilidade de evasão do aluno com matrícula ativa no curso.Item As contribuições de um produto educacional para inclusão do suporte básico de vida na organização curricular da educação profissional e tecnológica(2022) Andrade, Andreza Gomes de; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Lima, André Suêldo de; Nascimento, Carlos Queiroz doO suporte básico de vida é o treinamento teórico e prático voltado a identificar sinais de parada cardiorrespiratória, tendo em vista que está se trata da mais grave emergência cardíaca. Desse modo, é importante proporcionar, no ambiente escolar, oportunidades voltadas a reflexões de como agir diante de emergências, onde são necessários aplicar técnicas de primeiros socorros, capacitando os estudantes e preparando os futuros trabalhadores para o enfrentamento dessas situações. Objetivou-se propor a elaboração de um recurso didático que utiliza a literatura de cordel para o ensino de Suporte Básico de Vida para os estudantes do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional em cordel. A Metodologia da pesquisa neste estudo foi do tipo pesquisa-ação e desenvolvida em quatro fases, sendo elas: 1.ª) fase diagnóstica; 2ª) fase de elaboração do produto educacional, 3ª) fase de aplicação do produto educacional por meio do desenvolvimento das oficinas sobre o Suporte Básico de Vida. E por fim, a 4ª) fase de avaliação do produto educacional. Foram utilizados questionários como instrumentos para coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado aos cursos profissionais. Os resultados indicam por meio da fase diagnóstica, que entre os 150 alunos participantes, 54% possuem alguém na família com problemas cardíacos, porém apenas 2% sabiam identificar uma parada cardiorrespiratória. Após a fase diagnóstica foi elaborado Produto Educacional por meio de literatura de cordel sobre o Suporte Básico de Vida. A Oficina foi dividida em: a) declamação do cordel, b) simulação realística, c) simulação de ressuscitação cardiopulmonar, d) discursão sobre a temática, esclarecimento de dúvidas, e) aplicação de questionário avaliativo das oficinas e produto educacional, f) pesquisa de satisfação. O questionário avaliativo foi composto por 13 perguntas, sendo 2 abertas e as demais de múltipla escolha a respeito das ações esperadas diante de uma parada cardiorrespiratória. As turmas foram divididas conforme carga horária de 1hora e 2 horas, porém não houve variação com relação a absorção dos conteúdos ministrados. Embora o esperado seria obter maior rendimento nas turmas com carga horária de 2 horas. Ao aplicar a pesquisa de satisfação 100% dos alunos afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida profissional, aprovando o produto educacional e afirmando que indicaria a oficina. A pesquisa possibilitou melhoria na aprendizagem e habilidades de Suporte Básico de Vida para os alunos do ensino médio integrado na educação profissional, o uso do cordel foi aprovado como estratégia de ensino inovadora. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de abordar temas voltados a primeiros socorros, para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, para o mundo do trabalho. Com relação as contribuições da inserção do Suporte Básico de Vida no ensino médio integrado, foi possível observar ganho no aprendizado de forma significativa para os alunos, que ao entrar em contato com o cordel e o tema apresentado despertaram o interesse em ajudar a salvar vidas. Dessa forma, conteúdos complexos da área de saúde foram ensinados de forma leve e atraente no Ensino Médio Integrado, por meio da educação que abre portas, a fim de transformar a sociedade.Item Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-25) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Pereira, Dimitri Wuo; http://lattes.cnpq.br/8929474503522796Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.Item Campi Centenário do IFAL como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação Institucional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-28) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaA pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as) A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.Item Ciência e tecnologia no Instituto Federal de Alagoas: proposta de e-book para disseminação de conhecimentos sobre inovação e propriedade intelectual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-16) Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Nascimento, Ticiano Gomes do; http://lattes.cnpq.br/6296388037177344; Azevêdo, Luciana Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1897636028453143; Silva, Eunice Palmeira da; http://lattes.cnpq.br/4679066494213977A inovação ocorre quando o conhecimento é transformado em produto, processo novo ou significativamente melhorado e utilizado pela sociedade . Nesse sentido, o conhecimento científico tecnológico proporcionado pelo Instituto Federal de Alagoas IFAL é essencial para o desenvolvimento cultural, tecnológico e socioeconômico do estado de Alagoas . Esta dissertação buscou investigar a compreensão dos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI acerca da inovação e propriedade intelectual no IFAL , sendo eles os orientadores e bolsistas /voluntários com projetos aprovados nos editais 2018 2019 e 2019 2020 do programa. O objetivo deste trabalho foi disseminar conhecimentos básicos acerca da inovação e proteção das propriedades intelectuais aos participantes do PIBITI , contribuindo para a efetividade da pesquisa aplicada no âmbito do IFAL . Este trabalho traz reflexões sobre a relação entre o percurso da Educação Profissional e Tecnológica EPT) e o modo de produção capitalista brasileiro , com ênfase à possibilidade de superação da subserviência do Brasil no contexto da economia mundial através do desenvolvimento científico tecnológico associado à formação integral dos sujeitos na concepção de educação dos Institutos Federais de Edu cação Profissional . O diagnóstico inicial mostrou que o Núcleo de Inovação Tecnológica ( do IFAL, responsável por estimular a pesquisa de inovação e a proteção das invenções, requer melhor estruturação para desenvolver as atribuições administrativas e atuar na disseminação da cultura da inovação no Instituto, dada a dimensão da instituição e os desafios inerentes às mudanças de profissionais e estudantes que envolvem toda organização, periodicamente. A tabulação dos resultados dos questionários revelo u que os participantes do PIBITI têm conhecimentos incipientes no que se refere à inovação e propriedade intelectual e, para contribuir com a ampliação desses saberes, foi construído um material textual no formato de e book O material teve uma avaliação positiva pelo público alvo da pesquisa, podendo ser usado pelo IFAL na disseminação de conhecimentos básicos acerca da inovação e propriedade intelectual entre a comunidade acadêmica em geralItem Conselho escolar na rede de educação profissional e tecnológica: orientação à participação engajada no conselho de campus(2021) Araújo , Rosiene Silva de; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles , Nelson Vieira da Silva; Ferreira, Ruth Vasconcelos Lopes; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaA perspectiva de uma educação integral, defendida pela Constituição brasileira de 1988, se coaduna com a determinação constitucional para a implantação da gestão democrática enquanto princípio de ensino. Chamada também de gestão participativa, esse tipo de gestão consiste no envolvimento de todos que fazem parte direta ou indiretamente do processo educacional, visando o estabelecimento de objetivos, soluções de problemas, tomada de decisões e proposição de planos de ação (LÜCK, 2011). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, apresenta três tópicos na defesa desse modelo de gestão: a) o conselho escolar ou associações de pais e mestres, b) o projeto pedagógico curricular e c) a eleição de dirigente escolar (NÓBREGA et al., 2011). No presente trabalho, detivemo-nos no conselho escolar, órgão colegiado representativo de toda a comunidade. A pesquisa teve por objetivo investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do conselho de campus da escola analisada e se havia intenção deles em participar dos processos decisórios. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas, com discentes e representantes do movimento sindical e do grêmio que atuam na instituição, e consultados documentos que tratam do tema. Concomitantemente, foi elaborada uma cartilha, visando orientar a comunidade escolar, sobretudo os discentes, acerca da importância do conselho escolar, objetivando estimular a participação de maneira engajada no órgão. Como resultado, pôde-se constatar o baixo conhecimento dos discentes em relação ao órgão e a necessidade de aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que os entrevistados se reconhecem como excluídos dos processos decisórios. Em relação a cartilha, espera-se que seja uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do conselho de campus e que consigam enxergar a necessidade de exercerem sua cidadania de maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.Item Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-05-20) Silva, Carlos Farias da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317Esta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte: um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium, o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.Item A contribuição da educação física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do IFAL que buscam ascensão social e profissional através do futebol(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Duarte, Arlene Leão de Lima; Lima, André Suêldo Tavares de; : http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Leão, Iberê Caldas de SouzaRESUMO Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a identificar qual a contribuição da Educação Física na Formação Integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFAL, que buscam a ascensão social e profissional através da prática do futebol, trazendo a importância da Educação Profissional e Tecnológica para além da preparação para o trabalho, evidenciando-a como agente transformador do ser humano. O estudo investigativo foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas semiestruturadas onde os resultados indicaram a elaboração de um Produto Educacional no formato de vídeo documentário, com temática central sobre a busca de ascensão social e profissional através da prática do Futebol, como também as trajetórias de familiares de atletas profissionais e docentes do componente Curricular Educação Física, que trazem a contribuição desse componente na formação integral desses atletas. O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo Futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas. O vídeo documentário passou por avaliação dos estudantes, docentes e demais entrevistados que fizeram parte da sua construção. A intervenção de avaliação se deu nas aulas de Educação Física, de uma turma do segundo ano do Curso de Informática, e uma turma de segundo ano do Curso de Agroindústria no Ensino Médio Integrado, por ser a temática parte da ementa do componente curricular que trata das questões relacionadas ao esporte. Esta pesquisa, produziu elementos científicos que contribuem no processo de formação humana dos estudantes, como também traz grande contribuição aos docentes que são responsáveis pela condução do processo formativo.Item Contribuições da contação de histórias para a formação integral: caminhos criativos e humanizados em aulas de língua portuguesa(2022) Oliveira, Gicele Rose dos Santos; Lima, Antônio Carlos Santos de; Lima, Antônio Carlos Santos de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Nascimento, Maria Edna Porongaba doNo contexto escolar, a contação de histórias pode proporcionar, tanto a alunos/as quanto a professores/as, a possibilidade de se apropriarem, disseminarem e produzirem suas culturas, promovendo diversas formas de ler o mundo, a si e o meio mais imediato que os cerca. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o lugar dessa prática, a contação de histórias, no processo de formação integral em aulas de Língua Portuguesa. Em se tratando de uma pesquisa situada no contexto educacional, cujo compromisso também se relaciona com a transformação social, este estudo está ancorado na perspectiva da Análise de Conteúdo (AC) e se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A partir de vivências com estudantes de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas, as quais se constituíram como sujeitos de pesquisa, participando de oficinas e respondendo a questionários, concluiu-se que a contação de histórias, ao permitir a essas estudantes vivenciarem experiências que contemplam diversos aspectos da dimensão humana, contribui para a construção do conhecimento, em um processo de aprendizagem significativa que culmina com a formação humana integral. Isso devido ao caráter humanizador, dinâmico e criativo dessa prática no processo de ensino e aprendizagem. Como ação da pesquisa, apresenta-se um Produto Educacional (PE), um “Caderno de Oficinas”, cujo objetivo é contribuir para que tal prática, como recurso complementar em Língua Portuguesa, seja incorporada ao currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio com vistas à formação integral.Item Contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na educação profissional e tecnológica(2021) Alves, Hérlei Mariano Martins; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Hummel, Eromi Izabel; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), situa-se na temática da inclusão escolar, numa perspectiva educacional que visa superar as desigualdades e as marcas de exclusão que, historicamente, caracterizaram a educação brasileira. Nessa direção, o principal dessa investigação é analisar as contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, ofertando, como Produto Educacional, um curso sobre inclusão escolar para técnicos administrativos em educação do Ifal/campus Santana do Ipanema. Do ponto de vista metodológico, a investigação filia-se à abordagem de cunho qualitativo, ancorando-se na metodologia da pesquisa-ação. Na etapa diagnóstica, por meio de questionário semiestruturado, o mapeamento do contexto investigado dispôs da participação de 24 técnicos administrativos em educação, lotados no campus do Ifal em Santana do Ipanema e 11 técnicos administrativos em educação, lotados em outros cinco campi do Ifal. Em seguida, elaborou-se o Produto Educacional, materializado em um curso sobre inclusão escolar, que foi aplicado a 20 técnicos administrativos em educação do Ifal, sendo 14 do campus Santana do Ipanema e 06 com representação de outros cinco campi do Ifal. Após a aplicação, o Produto Educacional foi submetido à avaliação dos participantes da pesquisa, em atenção aos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, com seu caráter colaborativo. Os dados no levantamento da literatura revelaram que os estudos sobre inclusão, em sua maioria, olham para a relação professor-estudante e desconsideram o trabalho educativo realizado nos espaços da escola que não a sala de aula. Todavia, as reflexões suscitadas durante essa investigação demonstram que existem, no âmbito do Ifal, espaços institucionais privilegiados na elaboração e promoção de políticas inclusivas. Esses espaços oferecem possibilidades para que os técnicos administrativos em educação atuem nos processos de inclusão. Nesse sentido, os resultados sinalizam a importância de se considerar a dimensão pedagógica na atuação do técnico administrativo em educação, assegurando, por seu turno, formação na perspectiva da inclusão escolar.Item Controle social como mecanismo de cidadania no âmbito do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-21) Nascimento, Jefferson Gerlânio do; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485A pesquisa apresenta o controle social como elemento de cidadania para a formação humana integral no âmbito da Educação Profissional. No contexto do Ensino Médio Integrado, expõe as razões e os fundamentos da importância do controle social na gestão do dinheiro público e no exercício da cidadania. Descreve e analisa também os instrumentos que possibilitam a qualquer cidadão a participação, o acompanhamento e a fiscalização dos atos praticados pela administração pública, especialmente na esfera do Instituto Federal de Alagoas. Guia-se por uma metodologia qualitativa, em que se investigou determinadas práticas dos estudantes pesquisados, por meio da aplicação de questionários, com o objetivo de analisar o nível de conhecimento desses educandos acerca do tema controle social. Possui ainda um produto educacional, no formato de cartilha educativa, para disseminar o exercício do controle social. Finaliza ser necessário desenvolver ações no espaço escolar que promovam o controle dos atos praticados pelos gestores públicos. Para tanto, os docentes têm um papel importante, pois eles podem construir projetos pedagógicos, com a temática do controle social no ambiente acadêmico.