Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Item Modelo para predição de indicadores de continuidade em um sistema de distribuição de energia elétrica, uma aplicação à gestão de manutenção com a perspectiva do uso da termografia(2016) Araújo Junior, José Arnóbio de; Magalhães, Robson da Silva; Esquerre, Karla Patrícia Santos Oliveira Rodriguez; Bandeira, Anselmo Alves; Silva, Magno José Gomes daOs Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (SDEE) das concessionárias na Região Nordeste, são, em sua maioria, antigos e apresentam diversos tipos de problemas. De uma maneira indireta, estes problemas podem ser constatados através dos indicadores coletivos de continuidade, fornecidos pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esses indicadores são o Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e o Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC). Com o intuito de melhorar estes indicadores, esse estudo propõe uma metodologia a ser aplicada na análise do histórico das ocorrências (interrupções no fornecimento de energia) registradas em uma concessionária de distribuição de energia, durante o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A metodologia aqui proposta baseia-se na construção de um modelo que estime os indicadores DEC e FEC. Portanto, construído o modelo proposto, tendo-se em vista um determinado período de operação do SDEE a ser analisado, pretende-se estimar os valores de DEC e FEC, em função das ocorrências observadas e registradas para esse sistema. O conhecimento, a priori, dos indicadores DEC e FEC, permite o gerenciamento da manutenção, possibilitando a medida da influência dos principais modos de falha na composição desses indicadores. Como base para elaboração da metodologia de análise e do modelo, foi realizada uma pesquisa, junto a uma concessionária de distribuição de energia, que será denominada neste trabalho, como concessionária A. Nesta pesquisa foram coletados os dados de ocorrências de falhas (com interrupção) em um conjunto de consumidores. Os dados foram coletados mensalmente, no período compreendido entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. A partir destes dados, construiu-se uma estrutura de modelo baseada na Análise de Regressão Linear Múltipla (ARLM). Existe, por parte da concessionária A, a intenção de desenvolver ações de manutenção que apliquem técnicas termográficas. Estas técnicas permitem o mapeamento do gradiente térmico de um determinado dispositivo energizado, distinguindo diferentes temperaturas por meio de radiação infravermelha. Para tanto, a concessionária A, fez um investimento em equipamentos e no treinamento de pessoal. Esse estudo propõe a aplicação do modelo construído, baseado em ARLM, como uma ferramenta de apoio para a avaliação da influência dos modos de falha na composição dos indicadores de continuidade (DEC e FEC). Os modos de falha de maior interesse são, principalmente, os que são passíveis de serem detectados por termografia. A priori, o conhecimento da influência dos modos de falha na composição desses indicadores permitirá uma tomada de decisão para a execução de ações de manutenção, permitindo, à Concessionária, uma atuação direta no alimentador e nos modos de falha mais influentes, principalmente sobre aqueles que são passíveis de serem detectados por termografia.Item Modelagem e Simulação de Indicadores de Continuidade: Ferramenta Auxiliar para a Manutenção em Redes de Distribuição de Energia Elétrica(2017) Magalhães, Emerson Felipe Araujo; Costa Filho, Marcus Vinícius Americano da; Magalhães, Robson da Silva; Pontes, Karen Valverde; Ávila Filho, Salvador; Oliveira, Tiago Cordeiro deA confiabilidade dos sistemas de distribuição de energia elétrica está associada aos muitos investimentos executados, especificamente quando realizados durante a concepção de novos projetos e durante a programação das atividades de manutenção. O setor elétrico brasileiro vem sofrendo inúmeros problemas ao longo dos tempos, estando o maior destes problemas relacionado às constantes falhas no sistema de distribuição. As ocorrências dessas falhas influenciam na composição dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC); os quais são estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para cada concessionária, e se os mesmos não forem cumpridos, as concessionárias estarão sujeitas às multas. Este trabalho propõe o desenvolvimento de modelos, utilizando técnicas de Regressão Linear Múltipla (RLM) e Redes Neurais Artificiais (RNAs), que realizem a previsão dos valores desses indicadores de continuidade, visando auxiliar a concessionária na realização de um planejamento mais eficiente para a execução das tarefas de manutenção. Como objeto de estudo, utilizou-se um conjunto de consumidores de uma concessionária da região Nordeste. A partir dos modos de falhas ocorridos nos circuitos que alimentam esse conjunto de consumidores, são analisadas as causas e as frequências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, e o quanto estas contribuem para o aumento dos valores do DEC e do FEC. Através da aplicação dos modelos desenvolvidos, pode-se avaliar a influência de determinados modos de falhas sobre o DEC e o FEC, priorizando-se as tarefas de manutenção nos equipamentos que mais contribuem para a composição destes indicadores. Demonstra-se que o conhecimento da influência dos modos de falhas sobre os indicadores DEC e FEC permite uma adequada tomada de decisão sobre a execução de ações de manutenção, possibilitando à concessionária uma atuação eficiente sobre aqueles modos de falhas que são mais influentes, e contribuindo para a estabilidade e confiabilidade operacional de todo o sistema elétrico.Item Um modelo para avaliação da qualidade de vida no trabalho em instituição de ensino pública(2017) Cavalcante, Roberto Medeiros da Fonsêca; Rocha, André Leite; Pontes, Karen Valverde; Fernandes, Ana Paula Lima Marques; Gonçalves Filho, Anastácio Pinto; Barbosa, Ava SantanaNas instituições modernas, os esforços e investimentos em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm se tornado essenciais para a o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados. Entretanto, o que se nota é que a QVT é um tema ainda pouco explorado na prática pelas organizações do setor público. Dessa forma, a presente dissertação apresenta um instrumento original de avaliação de QVT com a aplicação em uma Instituição de Ensino Pública Federal. O instrumento proposto neste estudo alia os principais aspectos de QVT presentes na literatura à uma perspectiva voltada para abordagem organizacional pública, produzindo um modelo que traduz a subjetividade da satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho para uma escala quantitativa, revelando-se como um instrumento organizacional de grande potencial principalmente para instituições públicas. A pesquisa resultou em um modelo composto por nove dimensões, com um total de 57 questões. O instrumento foi aplicado com 66 servidores do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a confiabilidade do modelo foi comprovada através do uso do coeficiente Alfa de Cronbach que apresentou α=0,956, demonstrando consistência interna considerada muito alta. O índice geral de QVT obtido foi 4,88, considerado moderado diante dos cinco níveis possíveis estabelecidos (satisfatória, moderada, neutra, precária e risco). Das nove dimensões do modelo, uma apresentou QVT satisfatória (Trabalho e Vida Social, 5,90); cinco apresentaram QVT moderada (Aspectos Laborais, 4,92; Integração Social e Condições Psicológicas, 5,18; Relações Socioprofissionais, 4,77; Condições de Trabalho, 5,31 e Relevância Social do Trabalho, 5,44); e três apresentaram QVT neutra (Análise Salarial, 4,23; Oportunidades de Carreira, 4,22 e Abordagem Organizacional, 3,98). Além disso, constatou-se que o nível de Escolaridade interfere diretamente na QVT percebida pelos servidores da instituição. Portanto, o estudo resulta em uma alternativa eficaz para avaliação e desenvolvimento de programas de QVT em instituições públicas semelhantes, possibilitando que estas respondam eficientemente às exigências da sociedade, buscando o bem-estar dos servidores públicos e com isso a satisfação dos cidadãos em geral.Item Alocação adequada do quadro geral de baixa tensão através da busca pelo caminho mais curto(2018) Abreu, Jacksiel José de; Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira; Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira; Sant’Anna, Ângelo Márcio Oliveira; Claudino, Elder de SouzaA alocação do quadro geral de distribuição de energia elétrica de baixa tensão em estabelecimentos é determinada por parâmetros técnicos, normativos e econômicos. Uma alocação adequada do quadro geral de baixa tensão reduz a metragem da fiação dos circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica projetados para as instalações e, consequentemente, reduz os custos de implantação bem como os custos de operação (consumo) decorrentes das perdas de energia (efeito Joule) a eles associados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um modelo de otimização para a determinação do local ótimo de instalação do quadro geral de baixa tensão em casas, apartamentos residenciais, estabelecimentos comerciais e instalações industriais de pequeno porte. Na solução desse problema, adotou-se um modelo de otimização de redes para determinar o caminho mais curto para o trajeto percorrido pela fiação, que conduz à minimização dos custos. Para verificar a validade da solução proposta foi realizado um estudo de caso, onde, com o uso de parâmetros reais, a definição de uma técnica de otimização de rede implementada no Solver do Excel, indicou o ponto considerado ótimo para a alocação do quadro geral de baixa tensão. Em seguida, fez-se uma comparação dos resultados obtidos através da localização do quadro geral no centro de cargas, método tradicionalmente utilizado. Dessa comparação constatou-se a eficiência do método sugerido garantindo uma tomada de decisão confiável e econômica.Item Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas(2021) Costa, Ana Maria Leal; Palhares, José Augusto Branco; Silva, Manuel Aniónio Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; Nova, Maria Jose Manso Casa; Loureiro, Armando Paulo FerreiraA permanência e o êxito no ensino médio dos jovens têm caracterizado fonte de estudos de diversos autores. No mesmo sentido, políticas públicas são adotadas na tentativa de diminuir a evasão e o abandono, frequentes no percurso acadêmico. O presente trabalho objetiva conhecer e relacionar os fatores relevantes para a permanência e êxito dos alunos nos cursos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, através da caracterização sociológica dos percursos sociais e educativos. Seguindo a metodologia qualitativa e método analítico de estudo de caso, procuramos investigar quais fatores proporcionam a permanência e o sucesso escolar e o que há em comum entre os estudantes dos últimos anos que favorece atingir o êxito acadêmico. Indagar que relações existem entre os fatores investigados e o êxito nos estudos, assim como conhecer o que leva estudantes com o nível socioeconômico baixo a serem resilientes frente às adversidades na vivência do ambiente estudantil foram as vertentes da presente pesquisa. Cabe ressaltar que a pandemia causada pela covid-19 acarretou limitações no percurso da aplicação da pesquisa, sendo necessário fazer algumas adequações devido às condições sanitárias implantadas mundialmente. No intuito de compreender o fenômeno estudado, lives foram realizadas, falas de pessoas foram registradas, dados para embasamento foram pesquisados em documentos gerados pela instituição, conversas preliminares com a equipe pedagógica se efetuaram, reuniões on-line aconteceram. Os resultados revelam indícios na relação entre o capital cultural das famílias e o desempenho acadêmico, e apontam sinais da influência do convívio escolar na permanência dos discentes no IFAL. Entretanto, o produto desta pesquisa também revela a necessidade de modificar estratégias e metodologias referentes ao ensino e estruturação dos cursos, conduzindo a sugestão de direcionar as políticas educativas que favoreçam o aumento da renda das famílias dos alunos, como a expansão da concessão de bolsas de estudo. Tais ações poderão aumentar a possibilidade de efetivar maior número de alunos com vivência exitosa na instituiçãoItem Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas(2021) Andrade, Carla Cristina Real Vieira de; Palhares, José Augusto; Silva, Manuel António Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; LOUREIRO, ARMANDO PAULO FERREIRAA presente dissertação tem como objetivo analisar os percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional de sete alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) evidenciando suas experiências no exterior, a fim de constatar a aquisição de um capital simbólico, o capital cultural/conhecimento. O processo de internacionalização está cada vez mais evidente na educação superior. Nos Institutos Federais, embora muito se tenha avançado, é uma lacuna que carece de trabalhos para fortalecer e ampliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que vão além das fronteiras geográficas e linguísticas, por meio de diferentes formas de se internacionalizar. Diante do contexto da globalização, torna-se necessário entender os desafios que permeiam este processo por meio de políticas públicas que possibilitem as iniciativas de relacionamento com instituições estrangeiras, ampliando a visibilidade e competitividade no âmbito da educação profissional, tecnológica, pública e de qualidade. Assim, ao analisar a trajetória desses alunos, pretende-se entender o desejo de se querer estudar fora do país, os desafios enfrentados antes, durante e depois da viagem. Além disso, perceber os ganhos pessoais, profissionais e acadêmicos que esses alunos trazem ao retornar ao país. Em se tratando de uma mobilidade acadêmica internacional deliberada pela instituição de ensino, há de se levar em conta como é o compartilhamento das experiências trazidas pelos estudantes para que os proveitos não sejam somente pessoais, mas, institucionais, favorecendo todos que compõe o Ifal. A metodologia deste trabalho recorre ao método do estudo de caso, com abordagem qualitativa numa pesquisa exploratória realizada por meio da técnica da entrevista com perguntas semiestruturadas. A análise dos dados recolhidos está estruturada em cinco dimensões, a saber: Acolhimento/adaptação cultural, Ensino, Pontos negativos da mobilidade, Pontos positivos da mobilidade e Cidadania Global. Essas dimensões, alcançadas por meio das respostas dos entrevistados, possibilitaram responder aos objetivos desta dissertação, identificando os motivos pelos quais os alunos querem fazer mobilidade acadêmica internacional, mesmo com várias dificuldades enfrentadas, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos acerca da globalização do mercado de trabalho, bem como a ampliação da capacidade de compreender a diversidade culturalItem Epidemiologia do suicídio na região metropolitana de Maceió: fatores associados, análise temporal e espacial(2021) Silva, Alessandra Vieira da; Brum, Evanisa Helena Maio de; Barbosa, Kevan Guilherme Nóbrega; Trindade Filho, Euclides Marinho; Verçoza, Lúcio Vasconcellos de; Nóbrega, Diego Figueiredo; Mousinho, Kristiana Cerqueira; Rocha, Thiago José MatosSuicídio tem sido um problema mundial e que tem afetado a vida de milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que o número anual de pessoas que cometem suicídio é duas vezes maior que a de homicídio. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise temporal e espacial da violência suicida na região metropolitana de Maceió - AL, descrevendo as características sociodemográficas, relacionadas a localidade de residência, localidade de ocorrência, além das características relacionadas ao evento em si. Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, com abordagem de método quantitativo. Para investigar a tríade fatores associados-tempo-espaço os dados foram coletados do Instituto Médico Legal Estácio de Lima de Maceió no período de 2016 a 2018, e do Sistema de Informação de Mortalidade para o período de 2000 a 2019. Utilizou-se uma modelagem estatística por meio da regressão logística múltipla, usando o sexo masculino como categoria de referência para a análise, onde foi calculado os valores da Odds Ratio (OR) por meio do método binário, estimando o Intervalo de Confiança (IC) de 95%. Os pré-requisitos para a regressão foram ausência de multicolinearidade (autocorrelação da variável independente com o desfecho), expressos por valores de Tolerância > 0,1 e valores de VIF < 10, outro quesito observado foi a inexistência de valores discrepantes (outliers). A escolha do modelo final observou a significância do modelo, o R Quadrado de Nagelkerke, a capacidade de classificação do modelo e a significância de Hosmer e Lemeshow. Em todas as análises fixou-se o nível de significância em 5%, sendo utilizado o pacote estatístico SPSS (versão 20.0) para auxílio no processamento dos dados. Resultados do presente estudo indicam que o padrão de vitimização para o suicídio na RM de Maceió é predominantemente masculino e que acomete indivíduos de etnia parda, solteiros, assalariados, cuja residência e ocorrência é principalmente o município de Maceió. O enforcamento foi o principal mecanismo de suicídio, seguido por envenenamento e queda intencional. Os finais de semana e a sexta-feira, foram os dias de maior ocorrência de casos. Os fatores associados ao suicídio masculino indicaram que estar relacionados como etnia, situação de trabalho, mecanismo do suicídio e trimestre da ocorrência. As taxas de suicídio foram maiores em homens, variando entre 4,1-7,6 x 100.000 habitantes em comparação com as vítimas do sexo feminino 2,9-4,1 x 100.000 habitantes. A cidade de Barra de São Miguel, foi o que apresentou maior taxa de mortalidade por suicídio, seguido de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Pilar. A capital Maceió apresenta maior quantitativo de casos e local de residência do ato suicida. Concluímos mostrando que houve um aumento significativo de notificações de suicídio entre os anos de 2000 a 2009. Este aumento foi explicado principalmente pelo crescimento das notificações de vítimas mulheres, dentro do mesmo período considerado. O presente estudo apresentou limitações pautadas na utilização de dados secundários da mortalidade por suicídio, procedentes de um sistema que está sujeito às subnotificações e preenchimentos inadequados na documentação utilizada para o registro desses dados, bem como na alimentação do sistema.Item A questão de gênero na formação de bibliotecárias/os: um estudo de caso no curso de biblioteconomia da universidade federal de alagoas.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-16) Gonçalves, Luiza Glaciete Freire; Cruz, Tânia Mara; http://lattes.cnpq.br/5924581814331062; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Simão, Márcia Buss; http://lattes.cnpq.br/6386088355020507; Domingues, Chirley; http://lattes.cnpq.br/2756619384580846; Schmidt, Leonete Luzia; http://lattes.cnpq.br/4504234791214394A temática de “Educação Superior, Biblioteconomia e Gênero” é recente nos estudos da área da Ciência da Informação, mas tem crescido em função da demanda apresentada por movimentos sociais, bem como por acadêmicas/os do campo das Ciências Humanas. A presente pesquisa, em nível de mestrado, fundamenta-se na necessidade de refletir sobre a profissão e as questões de gênero na formação profissional nos cursos de graduação, compreendendo e refletindo sobre as transformações curriculares em curso, analisando as lacunas existentes para que se possam, em momentos de debates curriculares, contribuir com bases teóricas e visão crítica para possíveis reformulações. Partiu-se da hipótese de que a temática de gênero interfere de algum modo na formação da profissional de Biblioteconomia, quer seja por sua ausência, já que não levar em conta faz com que se mantenha a visão sexista predominante socialmente no que se convencionou chamar de currículo oculto, quer seja por sua presença e, havendo a presença da temática, como ela se daria nos modos prescrito e praticado. Como objetivo geral, buscou-se analisar se os estudos de gênero são contemplados no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas UFAL. Definiu-se, como objetivos específicos da pesquisa, identificar se há referência sobre gênero no Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia; averiguar se os discentes da Graduação e o conjunto de docentes consideram necessária a inserção da questão de gênero no currículo do curso e investigar como os docentes dos cursos de graduação de Biblioteconomia da UFAL compreendem as relações de gênero na profissão. A pesquisa qualitativa e de estudo de caso teve como lócus uma universidade pública e utilizou-se para produção dos dados a pesquisa documental e a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente com discentes e docentes da graduação do Curso de Biblioteconomia da UFAL. No universo de discentes, foram entrevistadas duas estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia que participam do colegiado do Curso. Entre os docentes, foram entrevistadas cinco professoras e um professor, titulares da graduação de Biblioteconomia que se dispuseram a participar da pesquisa. Assim, tanto no momento de produção dos dados quanto em suas análises, partiu-se de um enfoque teórico materialista histórico-dialético, que buscou captar o movimento de construção e reconstrução do objeto por meio do roteiro semiestruturado na categorização e análise após os resultados de campo, cotejados com a revisão bibliográfica do campo. Nesta busca do movimento do “era, é, tende a ser”, objetivou-se proporcionar um conhecimento crítico que contribua para a transformação social. Entre outras questões, a análise dos dados mostrou que as disciplinas tecnológicas ou tradicionais são ministradas por professores de ambos os sexos. Sobre os conteúdos de gênero, houve um conhecimento comum entre o conjunto de entrevistadas/os, ainda que em graus de conhecimento diferentes. Sobre gênero no currículo do curso, observou-se que, tanto no PPC de 2017 quanto no novo, de 2019, a temática aparece de forma semelhante, constando em algumas ementas e bibliografias de forma transversal. Em se tratando de raça, esta aparece no PPC de 2017 e de 2019, mas é detalhada apenas no último, indicando, inclusive, uma relação bibliográfica da qual devem ser extraídas as obras a serem trabalhadas transversalmente em várias disciplinas. Por fim, a transversalidade defendida por docentes ainda requer um aprofundamento para que gênero seja contemplado de forma mais abrangente na formação de bibliotecárias/os, sobretudo na UFAL.Item Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-26) Moura, Elton Oliveira de,; Bispo, Marcelo de Souza,; http://lattes.cnpq.br/0046249640629512; Silva, Anielson Barbosa da,; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira,; http://lattes.cnpq.br/7195833831322050; Vieira, Almir Martins,; http://lattes.cnpq.br/4298642111341453; Brito, Simone Magalhães,; http://lattes.cnpq.br/1833114674355841Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.Item Paradoxo do cuidado : segregação e controle institucional de pessoas usuárias de álcool e outras drogas na região metropolitana de Maceió(2022) Silva, Laura Fernandes da; Santos, Hugo Leonardo Rodrigues; Lima, Alberto Jorge Correia de Barros; Costa, Elaine Cristina Pimentel; Rodrigues, Fernando de JesusA prestação de assistência social e à saúde a pessoas usuárias de drogas é objeto de diversas demandas judiciais. Apesar disso, há poucos estudos no campo jurídico-criminológico a respeito do tema. Como um esforço para reduzir tal lacuna, nesta dissertação de mestrado analiso a atuação de instituições públicas e privadas de tratamento e acolhimento a esse público na região metropolitana de Maceió. Norteada pelo conceito de transencarceramento, busquei compreender se as práticas realizadas nos contextos estudados contribuem para a expansão da lógica carcerária, que envolve experiências punitivas e institucionalizantes e costuma atingir pessoas cujas subjetividades foram moldadas em processos de sujeição criminal. Para isso, realizei entrevistas etnográficas em três clínicas de internação involuntária e compulsória, cinco comunidades terapêuticas, um CAPS AD e em uma equipe do Consultório na Rua. Também entrevistei pessoas tuteladas em quatro unidades prisionais de Maceió que já passaram por tratamento em virtude do consumo de drogas. Esses caminhos viabilizaram o acesso a trajetórias afetivas e profissionais dos participantes, as quais perpassam o texto. Além disso, relatórios administrativos, instrumentos normativos e decisões judiciais serviram como fonte de pesquisa documental, o que me permitiu entender as diretrizes normativas e outros aspectos importantes dos serviços, como o seu financiamento. O estudo demonstrou que há protagonismo das entidades privadas em detrimento dos equipamentos públicos de saúde mental na região, o que costuma ser justificado pelas deficiências destes. Por outro lado, ficou evidente que as instituições privadas, majoritariamente mantidas pelo repasse de recursos públicos, também não conseguem contemplar a pluralidade de usuários e atuam sem suficiente fiscalização e controle estatal das suas práticas, o que amplia o espaço para arbitrariedades.Item Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar(2022) Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres; Almeida, Leandro da Silva; Lima, Licínio Carlos Viana da Silva; Almeida, Leandro da Silva; Silva, José Maria de Castro; Monteiro, Sílvia Correia; Couñago, Maria Adelina GuisandeAo longo das últimas décadas, aumentou a investigação em torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas, entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso, onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que integraram a tese foram: 1- “Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na Universidade”; 2- “Expectativas e Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de integração e de serviços de apoio especializados.Item Pensamento crítico, autonomia intelectual e formação humana : facetas filosófico-pedagógicas no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)(2022) Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira; Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez; GAMBOA, SILVIO ANCISAR SANCHEZ; MENEZES, ANDERSON DE ALENCAR; SILVA, MARCELO DONIZETE DAEsta pesquisa buscou compreender como a formação crítica dos alunos tem sido propiciada pela proposta institucional e pelos professores da educação básica de nível médio técnico, integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas. A pesquisa buscou responder à pergunta síntese, que se refere ao problema da pesquisa: Quais e como se tecem as propostas institucionais, estratégias e práticas pedagógicas dos professores da educação básica de nível Médio Técnico Integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas, em relação à construção do pensamento crítico dos alunos? A inquietação, que ocorreu durante a experiência profissional no desenvolvimento da função de orientação pedagógica no Instituto Federal de Alagoas, fez despertar o interesse pela realização desta pesquisa, por perceber nos alunos diversos graus de desmotivação com relação a sua formação e perspectivas com o futuro, tanto na perspectiva de um objetivo profissional, quanto social e aos interesses sobre os processos de aprendizagem oferecidos pela instituição. Trata-se de um estudo de caso cujo público-alvo foram dois professores de filosofia que lecionam no campus de investigação. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se das técnicas de coleta documental, como análise do PPPI e dos planejamentos docentes, bem como a realização de entrevistas com os professores de filosofia. O aporte teórico teceu pela Teoria Crítica (com os frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer), a pedagogia crítico-dialética e emancipatória (com Dermeval Saviani e Paulo Freire). A partir das falas dos sujeitos e das análises de dados foi possível encontrar como resultados que levantaram o diagnóstico sobre o desenvolvimento humano dos alunos e sobre a autonomia intelectual e pensamento crítico, partindo da visão professoral.Item Avaliação da atividade e da inibição de ureases: estudos biofísicos de interação e desenvolvimento de metodologias analíticas(2022-12-19) Tavares, Maria Celia; Santos, Josué Carinhanha Caldas; http://lattes.cnpq.br/3735618604163061; Carrilho, Emanuel; http://lattes.cnpq.br/9157872297410868; Santana, Rodolfo de Melo Magalhães; http://lattes.cnpq.br/2427465793815991; Cunha, Silvio do Desterro; http://lattes.cnpq.br/5661286013847300; Goulart, Marilia Oliveira Fonseca; http://lattes.cnpq.br/5271094336884473A urease catalisa a hidrólise da ureia em NH3(g) e CO2(g), e está associada a problemas na agricultura como redução da eficiência do fertilizante ureia, e na saúde, pois proporciona um microambiente favorável à colonização do estômago humano pela bactéria H. pylori. Logo, é importante inibir e determinar a atividade da urease em diferentes matrizes. Assim, esse trabalho tem como objetivo principal avaliar o mecanismo de inibição da urease por compostos orgânicos (naturais e sintéticos) empregando estudos biofísicos, bem como desenvolver metodologias para a determinar a atividade das ureases de solos e saliva (sintética e humana), além de avaliar potenciais inibidores. Para o trabalho de interação da urease com isotiocianato natural (MFC) foi obtido IC50 = 487 M e classificação de inibidor misto pelo ensaio de cinética clássica e de fluorescência sincronizada. Estudos espectroscópicos indicaram alterações conformacionais da enzima decorrentes da interação MFC-urease, com constante de ligação (Kb) igual a 1,80×102 L mol-1 e estequiometria 1:1. Além disso, foi comprovado a formação de ditiocarbamatos e tioureias correspondentes após a reação do MFC com aminoácidos contendo grupos tiol e amina/guanidina. Assim, o mecanismo de inibição da urease pelo MFC ocorreu por meio de interações covalentes e não-covalentes. O MFC foi mais efetivo na microbiota do solo do que in vitro, com inibição equivalente ao NBPT para os solos avaliados. Para a interação da urease com cinco benzoiltioureias, foi constatado relação direta com o tamanho da cadeia do substituinte N-alquílica com os valores de IC50 (M) e Kb. Verificou-se que a BTU1 foi o composto mais ativo e, por isso, selecionada para estudos biofísico e em solos com a urease. Para o complexo BTU1-urease, Kb foi na ordem de 103 L mol-1 nas diferentes temperaturas avaliadas; baseado nos estudos termodinâmicos a estabilização do complexo urease-BTU1 é preferencialmente por ligações de hidrogênio e forças de van der Waals. Os estudos de fluorescência sincronizada e ensaio de competição indicaram comportamento clássico de inibidor misto para BTU1. Nos diferentes solos avaliados, BTU1 apresentou potencial de inibição equivalente ao NBPT ressaltando a importância de ensaios in vitro e aplicação em amostra real para a seleção de um potencial inibidor. Além disso, foram desenvolvidos dois dispositivos analíticos em papel (UrePAD e Multicolor PAD) para determinar a atividade da urease em solos, saliva e na avaliação de inibidores. O UrePAD é baseado na mudança de cor do indicador ácido-base vermelho de fenol, em função do aumento do pH pela hidrólise da ureia pela urease. O Multicolor PAD também é um dispositivo colorimétrico, no qual foram avaliados cinco indicadores ácido-base (vermelho de fenol, azul de bromotimol, roxo de bromocresol, roxo de m-cresol e vermelho neutro) e papel com superfície modificada por polieletrólito poli- 4-estireno sulfonato de sódio ou polivinilpirrolidona. As imagens obtidas foram digitalizadas em um scanner de bancada, e a análise realizada no software Corel Draw X8. Os métodos apresentaram LOD médio de 0,10 U mL-1 com linearidade entre 0,25 e 4,0 U mL-1. Ambos os dispositivos foram aplicados na determinação da atividade da urease em quatro amostras de solos com diferentes características e avaliação in vitro de inibidores clássicos. Os resultados obtidos não diferiram estatisticamente (95% de confiança) do método de referência do azul de indofenol, tendo como vantagens o baixo custo, reduzido volume dos reagentes/amostra aliado à simplicidade e portabilidade, mostrando a capacidade de simplificar a determinação da atividade da urease em solos e a avaliação de potenciais inibidores. Por fim, o Multicolor PAD foi aplicado para determinar urease em amostra de saliva sintética e saliva humana, com recuperações quantitativas (ente 80 – 120%) e apresentou maior variação de intensidade de cor para amostra de saliva humana de indivíduo infectado por H. pylori, indicando que é possível utilizar um método simples, rápido e de baixo custo para auxiliar no diagnóstico de infecção de bactérias ureolíticas como H. pylori.Item Desenvolvimento de uma peneira de baixo custo para descascar sururu(2023) Silva, Allisson Luiz Nascimento da; Silva, Juliane Cabral; Souza, Mayara Andrade; Carvalho, Ciro Ramon Felix dos Santos; Omena, Rômulo Afonso Luna Vianna deA cadeia produtiva do sururu é caracterizada pelo sofrimento humano, desde à pesca ao seu envasamento. Ela pode ser dividida em etapas: pesca ou catação, lavagens, despinicagem, cozimento, descascamento ou desconchamento, envasamento e comercialização. A etapa para descascá-lo ou desconchá-lo, ocorre através do peneiramento. Ela é realizada majoritariamente por mulheres e crianças, as quais são submetidas a grandes esforços físicos, por se tratar de uma operação totalmente manual. Elas são expostas às péssimas condições ergonômicas e recebem a menor remuneração em toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, enxerga-se a mecanização e a automação, como uma solução viável para reduzir o sofrimento humano e evolução dos processos e produtos. O objetivo deste trabalho, foi expor de forma organizada, as produções técnicas e intelectuais, durante o Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais, do Centro Universitário CESMAC, para desenvolver um protótipo construído com materiais reciclados ou reaproveitados, capaz de descascar o sururu e reduzir as dores das marisqueiras. Este protótipo para o peneiramento do sururu, deve elevar a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nessa cadeia produtiva. A redução dos esforços físicos provenientes de seu uso, também, deverá minorar o surgimento e a incidência de lesões musculares e lesões. Para sua construção, foi iniciada uma pesquisa experimental, que abrangeu revisão de literatura, pesquisa de anterioridade patentária e uso de ferramentas e softwares para projeção, modelagem e fabricação. O protótipo é composto por um cesto perfurado e rotativo, através do qual os moluscos caem e as cascas ficam retidas em seu interior. Quanto ao seu funcionamento, ao ser acionado, um motor elétrico do protótipo produz o movimento rotacional do cesto perfurado e os sururus que atravessam os furos, caem sobre uma bandeja depositada na base do equipamento. Após a finalização da operação, os sururus devem ser coletados e as conchas devem ser descartadas ou reaproveitadas adequadamente. A pesquisa foi realizada no Laboratório Compartilhado de Inovação e Tecnologia (Colab), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, com suporte de projetos fomentados por editais de inovação tecnológica, além de parcerias com instituições, organizações não governamentais e cooperativas. Ela inicia a transição para o processo fabril e deverá ser ampliada para gerar novos produtos, com objetivo de atender às demais atividades da cadeia produtiva do sururu. Atualmente, uma pesquisa sobre os impactos ergonômicos na etapa de peneiramento, está sendo desenvolvida, através desta, será possível avaliar os benefícios do uso do protótipo. E uma pesquisa para realização de testes com a finalidade de estabelecer os parâmetros ótimos operacionais, deverá ser realizada.Item Sistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação(2023) Omena, Rômulo Afonso Luna Vianna de; Santos, Danilo Freire de Souza; Perkusich, Angelo; Lima, Antonio Marcus Nogueira; Silva, Jaidilson Jó da; Brito, Alisson Vasconcelos de; Pereira, Carlos Eduardo; Valadares, Dalton Cézane GomesOs veículos autoguiados ou AGVs (Automated Guided Vehicles) são elementos essenciais para o transporte de materiais na indústria. No cenário da Indústria 4.0 e da Internet Industrial das Coisas, espera-se que a frota de AGVs esteja conectada e integrada ao sistema de gerenciamento da fábrica, sendo flexível e se adaptando às novas demandas. Os sistemas de controle de AGVs com navegação em rotas fixas podem não atender a esses requisitos. A computação na borda traz os recursos computacionais de nuvem para a borda da rede, portanto, estarão mais próximos dos usuários. Esses recursos podem ser acessados com rede de comunicação sem fio e assim aplicados em demandas industriais. Os AGVs podem se beneficiar disso ao transferir para o servidor de borda as atividades que demandam mais recursos computacionais. Entretanto, a rede sem fio no ambiente industrial está sujeita às degradações no sinal, que podem ser causadas por interferências, reflexões do sinal, efeitos de sombreamento, absorção das ondas eletromagnéticas, entre outros desafios. O AGV, como um robô móvel, pode atravessar áreas em que o sinal esteja degradado, podendo resultar em colisões e acidentes. Resultados de experimentos realizados sugerem que o Controle Preditivo baseado em Modelo (MPC - Model Predictive Control) executado no servidor de borda, aliado a uma estratégia de compensação de atrasos e perdas de pacotes implementada no robô, pode ser utilizado para mitigar essas degradações na rede de comunicação. Na sequência, uma arquitetura que inclui uma dupla camada de MPCs é proposta para o controle de múltiplos AGVs. A primeira camada, executada no servidor de borda, planeja a trajetória dos AGVs de modo global, prevenindo colisões dos AGVs com obstáculos fixos e entre si. No computador embarcado no AGV, o compensador utilizado nos experimentos anteriores dá lugar a outro MPC de rastreamento da trajetória, o qual deve receber do servidor de borda a trajetória do respectivo AGV e rastreá-la. Resultados de experimentos realizados em quatro cenários de validação indicam que, a partir da arquitetura proposta é possível conduzir os AGVs sem colisões, inclusive na ocorrência de atrasos e perdas de pacotes na rede de comunicação. Além disso, as atividades que demandam mais recursos computacionais são executadas no servidor de borda, de forma que o computador embarcado no AGV pode ser mais simples, reduzindo os custos e o consumo de bateria.Item A atuação da Biblioteca Nacional no contexto da censura às obras literárias eróticas: abordagens do período da Ditadura Militar(2023-10-23) França, Franciane Monick Gomes de; Frota, Maria Guiomar da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5412492257148196; Greenhalgh, Raphael Diego; http://lattes.cnpq.br/4363292671692262; Silva, Carlos Henrique Juvêncio da; http://lattes.cnpq.br/1646741868261976; Hoffman, Felipe Eleutério; http://lattes.cnpq.br/3939955973103347; Silveira, Fabrício José Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/8840124188505402A presente pesquisa se trata de um estudo de caso que se propõe a investigar e relatar como ocorreu a censura aos livros literários de conteúdo erótico/sexual, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), na Biblioteca Nacional brasileira, assim como a atuação dos Bibliotecários ante os atos censórios. No referencial teórico e em uma perspectiva histórica, tratamos principalmente dos seguintes temas: a censura no período ditatorial e seus órgãos de controle, o patrimônio bibliográfico como integrante da memória coletiva do país e instrumentos legais da área biblioteconômica que orientavam a atuação ética profissional do Bibliotecário à época. No plano metodológico utilizamos pesquisa documental, realizada no Arquivo Nacional, para compreender as análises dos censores e seu preparo para a execução da função, através dos pareceres das obras componentes da Série Censura Prévia e documentos administrativos da Seção Administração Geral, ambos integrantes do Fundo da Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão responsável pela centralização da censura na Ditadura Militar. A pesquisa documental inclui ainda documentos administrativos da Biblioteca Nacional, referentes ao período ditatorial, através da Coleção Biblioteca Nacional, sob a custódia da Seção de Manuscritos, onde constam relatórios administrativos, estatísticas, correspondências, ofícios, e os Relatórios de Gestão Anuais integrantes do Arquivo Geral e os Relatórios de Direção que constam nos Anais da Biblioteca Nacional. Essa pesquisa documental tem como propósito identificar a presença das obras examinadas pelos censores, sobretudo as vetadas. Quanto aos resultados, foram identificadas no catálogo online os 78 títulos de livros que correspondem aos eróticos, pornográficos, obscenos ou sobre educação sexual, em língua portuguesa, da lista total de 673 da Série Censura Prévia. Conferimos a existência de suas fichas no catálogo dicionário, utilizado à época para identificar as obras que compunham o acervo. A metodologia incluiu ainda entrevistas e correspondências por e-mail à servidores da Biblioteca Nacional, resultando em 1 testemunho e 3 relatos de episódios sobre atuações governamental e bibliotecária. Pela análise dos dados coletados verificamos que, dos 78 livros contemplados no acervo, foram 52 vetados, 20 liberados e 6 ausentes de parecer, destes, 75 foram adquiridos por depósito legal. As ações empreendidas pelos Bibliotecários na proteção das publicações proibidas, foram ocultamento em cofre e armário, retirada de fichas de identificação, mudança de estante e seção. Em termos das práticas governamentais verificamos a presença de agentes da ditadura para fiscalização dessas obras de forma oficial e camuflada. Concluímos que houve ação governamental censória fiscalizatória, sem determinação legal embargando a aquisição de publicações, mas buscando a posteriori subtrair determinadas obras do acervo, e que da parte de alguns servidores, dentre eles, Bibliotecários, houve estratégias de resistência à censura e salvaguarda às obras coibidas.Item Gastos em educação infantil e gestão eficiente: uma análise da relação com a qualidade do ensino nos municípios brasileiros(2024) Silva, Janieide Domingos da; João Eudes; Mariana Pereira; Caldas, Olavo Venturim; Olavo Venturim; Caldas, Olavo Venturim; Bezerra Filho, João Eudes; Bonfim, Mariana PereiraEste estudo investigou a existência de uma relação entre os gastos municipais em educação infantil e o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) com a qualidade da educação básica no Brasil. A qualidade do ensino foi mensurada a partir das notas do IDEB. Os tipos de gastos com educação infantil foram obtidos no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), sendo considerados os gastos por aluno na educação infantil (creches e pré-escolas). A eficiência da gestão municipal foi medida a partir do IEGM. A pesquisa é de abordagem quantitativa e foram coletadas 55.700 observações no recorte longitudinal de 2012 a 2021. Os modelos econométricos foram estimados por Regressão Linear Múltipla, Quantílica e dados em painel. Os resultados indicam associação entre gestão eficiente e qualidade do ensino, indicando que as práticas de gestão devem ser ampliadas e fortalecidas nos municípios. Por outro lado, maiores gastos por aluno em creches e pré-escolas, não estão associados a melhor qualidade do ensino, sugerindo que apenas a elevação dos recursos financeiros, não é suficiente para um melhor desempenho educacional. Constatou-se também que embora os municípios apliquem um percentual acima dos 25% de limite mínimo definido pela Constituição Federal em gastos com educação, a associação com as notas do IDEB continua sendo negativa, corroborando a ideia de que é necessário olhar para educação por um outro viés que não só o financeiro. A pesquisa contribui para o debate sobre melhoria da qualidade do ensino e a eficiência na alocação de recursos, expandindo a compreensão dos fatores determinantes da qualidade do ensino.Item Programa mulheres mil: história de vida como possibilidade de avaliação e implementação de políticas públicas(2024) Oliveira, Evilma dos Santos; Galvão, Vivianny Kelly; Pereira, Jesana Batista; Mendonça, Adriana de Lima; Monteiro, Lorena Madruga; Lima, Antônio Carlos Santos de; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre as políticas públicas e programas governamentais voltados para mulheres no Brasil, utilizando como recorte o Programa Mulheres Mil no período de 2005 a 2019 e seus desdobramentos no Instituto Federal de Alagoas. Sendo o Programa Mulheres Mil uma política pública de combate às desigualdades de gênero, redução da pobreza, elevação da escolaridade e diminuição da violência contra a mulher o desenho deste estudo está organizado para responder ao seguinte questionamento: o Programa Mulheres Mil contempla em sua formulação compromissos com a inserção produtiva e com o enfrentamento à desigualdade de gênero, contribuindo, dessa forma, para o pleno exercício da cidadania das mulheres atendidas? Para tanto, identificou-se de forma sistemática e analítica as formulações de políticas públicas para mulheres, os avanços e desafios dos Planos Nacionais de Políticas para Mulheres, a proposta do Programa Mulheres Mil enquanto política social de inclusão e de gênero e a percepção das egressas a partir da formação profissional e estímulo à educação formal nos cursos ofertados. Diante do objeto de estudo, a pesquisa centrou-se em uma abordagem qualitativa tendo como método a história oral. Foram analisadas as histórias de vida de dez egressas que foram beneficiárias do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal de Alagoas. A coleta de dados se deu entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023 em encontros presenciais para o registro de suas histórias de vida. As narrativas foram categorizadas em torno de três eixos: perfil socioeconômico das mulheres entrevistadas, a elevação da escolaridade das egressas após a participação do Programa e a inserção das mulheres no mercado formal de trabalho de acordo com a formação profissional recebida. As narrativas revelam que as egressas estão na faixa etária entre 29 e 61 anos, 70% são casadas e têm entre 01 a 06 filhos. A maioria (60%) possui o Ensino Médio completo, no entanto apenas 10% deu prosseguimento aos estudos após a participação no Programa. A análise sobre a renda das egressas demonstra que 50% exercem algum tipo de atividade remunerada. Percebeu-se ainda que as beneficiárias conseguiram colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos, mas não foram inseridas no mercado de trabalho formal. As histórias de vida das mulheres entrevistadas revelaram que a participação do Programa tiveram efeitos positivos em relação ao resgate da autoestima, descoberta de seus direitos e a vivência com uma educação cidadã. Quanto à elevação da escolaridade foi constatado que uma parcela significativa (90%) das egressas não conseguiu retomar os estudos. Os resultados demonstram a importância de fomentar o debate sobre os desafios na formulação e implementação de políticas públicas para mulheres.Item "Entre Jesus, Apolo e Obatalá”: o hibridismo transcontinental do Vale do Amanhecer e as relações de poder(2024) Silva, Roberto Calabria Guimarães da; Raimundo, Valdenice José; Peixoto , Adelson Lopes; Santos, James Washington Alves dos; Aragão, Gilbraz de Souza; Campos, Zuleica Dantas Pereira; Raimundo , Valdenice JoséEsta pesquisa teve como objeto de estudo analisar as relações de poder, que em nível institucional, que vai de comando de trabalhos ao comando nacional/internacional da religião, a nível espiritual organiza a hierarquia entre homens e mulheres, presentes no Vale do amanhecer, através da percepção dos/as médiuns. Para responder a problemática apresentada pelo objeto foi formulado o seguinte objetivo: investigar as práticas religiosas do Vale do Amanhecer, a partir da análise da sua história associando-a a história de Tia Neiva e relacionando ao hibridismo transcontinental. Esta análise terá como categorias de análises o hibridismo transcontinental e as relações de poder. A escolha pelo hibridismo transcontinental se deu em virtude de não ser possível, na nossa análise, o diálogo com a categoria sincretismo, pois o panteão do Vale forma um mosaico com entidades de vários credos e continentes como, Candomblé, Umbanda, Cristianismo, Kardecismo, religiões da Grécia e Egito Antigos, Budismo e entidades de ufologia como elementos do livro Exilados de Capela, envolvendo entidades espirituais de religiões de quatro continentes que foram incorporadas ao Vale do Amanhecer, trabalhando e ordem e sincronia, não havendo o espelhamento das entidades, como foi imposto às religiões de matriz africanas, na qual um Orixá representava um Santo, como forma de os escravizados poderem cultuar sua fé sem serem reprimidos pelos senhores. Para coleta dos dados foram enviados formulários com perguntas específicas acerca do tema, e a partir das respostas foram realizadas análises, utilizando a abordagem quanti-qualitativa, na qual os percentuais, a análise individual e, em conjunto das respostas, possibilitou a compreensão da visão dos/as médiuns acerca de como os/as mesmos/as observam a hierarquia, definida pelas relações de poder, numa comunidade hibrida e transcontinental. Essa pesquisa também se dedicou a analisar o lugar que a mulher ocupa na hierarquia do Vale. A pesquisa apontou que a maioria das mulheres perceberam uma desvalorização do lugar ocupado pelo público feminino, o que leva a uma contradição, já que a religião foi criada por Tia Neiva, que após a sua morte foi elevada a uma das principais entidades espirituais do Vale do Amanhecer. Este estudo contribuirá para uma melhor compreensão das relações que se estabelecem no Vale, como também dará visibilidade as práticas religiosas e espirituais experimentadas no Vale do amanhecer. A tese está alicerçada no diálogo entre as categorias de hibridismo tomando como base Cancline, (1997), gênero na qual o pensamento de Nunes (1985) se encaixa na questão do protagonismo da mulher no Vale, por fim, o multiculturalismo a partir dos conceitos de Touraine (1997). A tese se propõe a descrever o Vale do Amanhecer em seu contexto histórico e nas relações com as religiões que hibridizam como o mesmo, dando ênfase para o catolicismo, kardecismo e umbandismo que exercem uma forte influência, tanto na ritualística, como nos médiuns e pacientes que frequentam.Item A educação ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio(2024) Bomfim, Deisy Anny; Santos, Aldenir Feitosa dos; Bassi, Letícia Anderson; Vilela, Lívia Maria Batista; Silva, José Atalvanio daA Educação Ambiental (EA) é essencial no contexto atual, destacando-se diante de desafios globais como o consumo excessivo, desmatamento e poluição. Eventos como a Conferência de Estocolmo (1972) e a COP 27 (2022) evidenciam os avanços em desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) enfrenta dificuldades, como a falta de formação docente e a priorização de outros conteúdos escolares. Embora a EA desempenhe um papel central na integração entre sociedade e natureza, sua aplicação nas escolas é frequentemente pontual e limitada, enfrentando obstáculos como o uso de métodos tradicionais e a ausência de projetos integrados. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi realizar um diagnóstico situacional da EA nos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e incentivar sua implementação na instituição. A pesquisa foi exploratória, classificada como bibliográfica e documental, aplicada nos 15 campi do Ifal que oferecem Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A coleta de dados incluiu análise de documentos oficiais, bibliografia recente e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para identificar projetos relacionados à EA. No ensino, foi realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o que possibilitou identificar que a temática ambiental é abordada de forma desigual ao comparar intercursos e intra-cursos em diferentes campi. A análise dos PPCs indica que a educação ambiental está presente, mas necessita de maior consistência e profundidade. Termos como "Educação Ambiental" e "Sustentabilidade" são mais comuns em cursos agrícolas e ambientais, enquanto áreas tecnológicas apresentam pouca integração. Um questionário foi validado por meio da Técnica Delphi, aplicado posteriormente aos docentes. O processo de validação resultou em um questionário utilizado para avaliar a efetiva implementação da EA no Ifal e o posicionamento dos docentes em relação às práticas de sustentabilidade adotadas em seu cotidiano. A aplicação do método Delphi aprimorou o questionário, especialmente em pertinência e clareza das questões. Os principais ajustes no questionário concentraram-se na substituição de termos, conferindo mais objetividade ao instrumento de análise. O método Delphi possibilitou a produção de um instrumento de pesquisa apto a identificar a realidade da prática da EA no Ifal e a traçar um perfil do corpo docente em relação à implementação de atividades educativas voltadas à EA. Quanto à extensão, os resultados mostram que o Ifal promove a EA por meio de ações concentradas em alguns campi e categorias específicas. Contudo, observou-se uma queda dessas ações nos últimos três anos, possivelmente devido à pandemia. Além disso, foi elaborado um curso de formação em EA para os professores do Ifal, visando ao aperfeiçoamento na abordagem de questões ambientais. Nesse sentido, é crucial disseminar informações e promover atitudes responsáveis que ajudem no desenvolvimento de alunos como cidadãos conscientes. Sendo assim, ferramentas de aprendizagem devem proporcionar maior liberdade e autonomia, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e compreendam a realidade em que estão inseridos. Relatórios técnicos com as conclusões da pesquisa foram produzidos e disponibilizados à instituição, visando colaborar com futuras iniciativas de EA no ensino, pesquisa e extensão.