Teses e Dissertações não defendidas no IFAL

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    Gastos em educação infantil e gestão eficiente: uma análise da relação com a qualidade do ensino nos municípios brasileiros
    (2024) Silva, Janieide Domingos da; João Eudes; Mariana Pereira; Caldas, Olavo Venturim; Olavo Venturim; Caldas, Olavo Venturim; Bezerra Filho, João Eudes; Bonfim, Mariana Pereira
    Este estudo investigou a existência de uma relação entre os gastos municipais em educação infantil e o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) com a qualidade da educação básica no Brasil. A qualidade do ensino foi mensurada a partir das notas do IDEB. Os tipos de gastos com educação infantil foram obtidos no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), sendo considerados os gastos por aluno na educação infantil (creches e pré-escolas). A eficiência da gestão municipal foi medida a partir do IEGM. A pesquisa é de abordagem quantitativa e foram coletadas 55.700 observações no recorte longitudinal de 2012 a 2021. Os modelos econométricos foram estimados por Regressão Linear Múltipla, Quantílica e dados em painel. Os resultados indicam associação entre gestão eficiente e qualidade do ensino, indicando que as práticas de gestão devem ser ampliadas e fortalecidas nos municípios. Por outro lado, maiores gastos por aluno em creches e pré-escolas, não estão associados a melhor qualidade do ensino, sugerindo que apenas a elevação dos recursos financeiros, não é suficiente para um melhor desempenho educacional. Constatou-se também que embora os municípios apliquem um percentual acima dos 25% de limite mínimo definido pela Constituição Federal em gastos com educação, a associação com as notas do IDEB continua sendo negativa, corroborando a ideia de que é necessário olhar para educação por um outro viés que não só o financeiro. A pesquisa contribui para o debate sobre melhoria da qualidade do ensino e a eficiência na alocação de recursos, expandindo a compreensão dos fatores determinantes da qualidade do ensino.
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    Modelo para Predição de Indicadores de Continuidade em um Sistema de Distribuição de Energia Elétrica, uma Aplicação à Gestão de Manutenção com a Perspectiva do uso da Termografia
    (2016) Araújo Junior, José Arnóbio de; Magalhães, Robson da Silva; Esquerre, Karla Patrícia Santos Oliveira Rodriguez; Bandeira, Anselmo Alves; Silva, Magno José Gomes da
    Os Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (SDEE) das concessionárias na Região Nordeste, são, em sua maioria, antigos e apresentam diversos tipos de problemas. De uma maneira indireta, estes problemas podem ser constatados através dos indicadores coletivos de continuidade, fornecidos pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esses indicadores são o Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e o Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC). Com o intuito de melhorar estes indicadores, esse estudo propõe uma metodologia a ser aplicada na análise do histórico das ocorrências (interrupções no fornecimento de energia) registradas em uma concessionária de distribuição de energia, durante o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A metodologia aqui proposta baseia-se na construção de um modelo que estime os indicadores DEC e FEC. Portanto, construído o modelo proposto, tendo-se em vista um determinado período de operação do SDEE a ser analisado, pretende-se estimar os valores de DEC e FEC, em função das ocorrências observadas e registradas para esse sistema. O conhecimento, a priori, dos indicadores DEC e FEC, permite o gerenciamento da manutenção, possibilitando a medida da influência dos principais modos de falha na composição desses indicadores. Como base para elaboração da metodologia de análise e do modelo, foi realizada uma pesquisa, junto a uma concessionária de distribuição de energia, que será denominada neste trabalho, como concessionária A. Nesta pesquisa foram coletados os dados de ocorrências de falhas (com interrupção) em um conjunto de consumidores. Os dados foram coletados mensalmente, no período compreendido entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. A partir destes dados, construiu-se uma estrutura de modelo baseada na Análise de Regressão Linear Múltipla (ARLM). Existe, por parte da concessionária A, a intenção de desenvolver ações de manutenção que apliquem técnicas termográficas. Estas técnicas permitem o mapeamento do gradiente térmico de um determinado dispositivo energizado, distinguindo diferentes temperaturas por meio de radiação infravermelha. Para tanto, a concessionária A, fez um investimento em equipamentos e no treinamento de pessoal. Esse estudo propõe a aplicação do modelo construído, baseado em ARLM, como uma ferramenta de apoio para a avaliação da influência dos modos de falha na composição dos indicadores de continuidade (DEC e FEC). Os modos de falha de maior interesse são, principalmente, os que são passíveis de serem detectados por termografia. A priori, o conhecimento da influência dos modos de falha na composição desses indicadores permitirá uma tomada de decisão para a execução de ações de manutenção, permitindo, à Concessionária, uma atuação direta no alimentador e nos modos de falha mais influentes, principalmente sobre aqueles que são passíveis de serem detectados por termografia.
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    Modelagem e Simulação de Indicadores de Continuidade: Ferramenta Auxiliar para a Manutenção em Redes de Distribuição de Energia Elétrica
    (2017) Magalhães, Emerson Felipe Araujo; Costa Filho, Marcus Vinícius Americano da; Magalhães, Robson da Silva; Pontes, Karen Valverde; Ávila Filho, Salvador; Oliveira, Tiago Cordeiro de
    A confiabilidade dos sistemas de distribuição de energia elétrica está associada aos muitos investimentos executados, especificamente quando realizados durante a concepção de novos projetos e durante a programação das atividades de manutenção. O setor elétrico brasileiro vem sofrendo inúmeros problemas ao longo dos tempos, estando o maior destes problemas relacionado às constantes falhas no sistema de distribuição. As ocorrências dessas falhas influenciam na composição dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC); os quais são estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para cada concessionária, e se os mesmos não forem cumpridos, as concessionárias estarão sujeitas às multas. Este trabalho propõe o desenvolvimento de modelos, utilizando técnicas de Regressão Linear Múltipla (RLM) e Redes Neurais Artificiais (RNAs), que realizem a previsão dos valores desses indicadores de continuidade, visando auxiliar a concessionária na realização de um planejamento mais eficiente para a execução das tarefas de manutenção. Como objeto de estudo, utilizou-se um conjunto de consumidores de uma concessionária da região Nordeste. A partir dos modos de falhas ocorridos nos circuitos que alimentam esse conjunto de consumidores, são analisadas as causas e as frequências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, e o quanto estas contribuem para o aumento dos valores do DEC e do FEC. Através da aplicação dos modelos desenvolvidos, pode-se avaliar a influência de determinados modos de falhas sobre o DEC e o FEC, priorizando-se as tarefas de manutenção nos equipamentos que mais contribuem para a composição destes indicadores. Demonstra-se que o conhecimento da influência dos modos de falhas sobre os indicadores DEC e FEC permite uma adequada tomada de decisão sobre a execução de ações de manutenção, possibilitando à concessionária uma atuação eficiente sobre aqueles modos de falhas que são mais influentes, e contribuindo para a estabilidade e confiabilidade operacional de todo o sistema elétrico.
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    Um modelo para avaliação da qualidade de vida no trabalho em instituição de ensino pública
    (2017) Cavalcante, Roberto Medeiros da Fonsêca; Rocha, André Leite; Pontes, Karen Valverde; Fernandes, Ana Paula Lima Marques; Gonçalves Filho, Anastácio Pinto; Barbosa, Ava Santana
    Nas instituições modernas, os esforços e investimentos em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm se tornado essenciais para a o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados. Entretanto, o que se nota é que a QVT é um tema ainda pouco explorado na prática pelas organizações do setor público. Dessa forma, a presente dissertação apresenta um instrumento original de avaliação de QVT com a aplicação em uma Instituição de Ensino Pública Federal. O instrumento proposto neste estudo alia os principais aspectos de QVT presentes na literatura à uma perspectiva voltada para abordagem organizacional pública, produzindo um modelo que traduz a subjetividade da satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho para uma escala quantitativa, revelando-se como um instrumento organizacional de grande potencial principalmente para instituições públicas. A pesquisa resultou em um modelo composto por nove dimensões, com um total de 57 questões. O instrumento foi aplicado com 66 servidores do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a confiabilidade do modelo foi comprovada através do uso do coeficiente Alfa de Cronbach que apresentou α=0,956, demonstrando consistência interna considerada muito alta. O índice geral de QVT obtido foi 4,88, considerado moderado diante dos cinco níveis possíveis estabelecidos (satisfatória, moderada, neutra, precária e risco). Das nove dimensões do modelo, uma apresentou QVT satisfatória (Trabalho e Vida Social, 5,90); cinco apresentaram QVT moderada (Aspectos Laborais, 4,92; Integração Social e Condições Psicológicas, 5,18; Relações Socioprofissionais, 4,77; Condições de Trabalho, 5,31 e Relevância Social do Trabalho, 5,44); e três apresentaram QVT neutra (Análise Salarial, 4,23; Oportunidades de Carreira, 4,22 e Abordagem Organizacional, 3,98). Além disso, constatou-se que o nível de Escolaridade interfere diretamente na QVT percebida pelos servidores da instituição. Portanto, o estudo resulta em uma alternativa eficaz para avaliação e desenvolvimento de programas de QVT em instituições públicas semelhantes, possibilitando que estas respondam eficientemente às exigências da sociedade, buscando o bem-estar dos servidores públicos e com isso a satisfação dos cidadãos em geral.
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    Paradoxo do cuidado : segregação e controle institucional de pessoas usuárias de álcool e outras drogas na região metropolitana de Maceió
    (2022) Silva, Laura Fernandes da; Santos, Hugo Leonardo Rodrigues; Lima, Alberto Jorge Correia de Barros; Costa, Elaine Cristina Pimentel; Rodrigues, Fernando de Jesus
    A prestação de assistência social e à saúde a pessoas usuárias de drogas é objeto de diversas demandas judiciais. Apesar disso, há poucos estudos no campo jurídico-criminológico a respeito do tema. Como um esforço para reduzir tal lacuna, nesta dissertação de mestrado analiso a atuação de instituições públicas e privadas de tratamento e acolhimento a esse público na região metropolitana de Maceió. Norteada pelo conceito de transencarceramento, busquei compreender se as práticas realizadas nos contextos estudados contribuem para a expansão da lógica carcerária, que envolve experiências punitivas e institucionalizantes e costuma atingir pessoas cujas subjetividades foram moldadas em processos de sujeição criminal. Para isso, realizei entrevistas etnográficas em três clínicas de internação involuntária e compulsória, cinco comunidades terapêuticas, um CAPS AD e em uma equipe do Consultório na Rua. Também entrevistei pessoas tuteladas em quatro unidades prisionais de Maceió que já passaram por tratamento em virtude do consumo de drogas. Esses caminhos viabilizaram o acesso a trajetórias afetivas e profissionais dos participantes, as quais perpassam o texto. Além disso, relatórios administrativos, instrumentos normativos e decisões judiciais serviram como fonte de pesquisa documental, o que me permitiu entender as diretrizes normativas e outros aspectos importantes dos serviços, como o seu financiamento. O estudo demonstrou que há protagonismo das entidades privadas em detrimento dos equipamentos públicos de saúde mental na região, o que costuma ser justificado pelas deficiências destes. Por outro lado, ficou evidente que as instituições privadas, majoritariamente mantidas pelo repasse de recursos públicos, também não conseguem contemplar a pluralidade de usuários e atuam sem suficiente fiscalização e controle estatal das suas práticas, o que amplia o espaço para arbitrariedades.
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    Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas
    (2021) Andrade, Carla Cristina Real Vieira de; Palhares, José Augusto; Silva, Manuel António Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; LOUREIRO, ARMANDO PAULO FERREIRA
    A presente dissertação tem como objetivo analisar os percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional de sete alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) evidenciando suas experiências no exterior, a fim de constatar a aquisição de um capital simbólico, o capital cultural/conhecimento. O processo de internacionalização está cada vez mais evidente na educação superior. Nos Institutos Federais, embora muito se tenha avançado, é uma lacuna que carece de trabalhos para fortalecer e ampliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que vão além das fronteiras geográficas e linguísticas, por meio de diferentes formas de se internacionalizar. Diante do contexto da globalização, torna-se necessário entender os desafios que permeiam este processo por meio de políticas públicas que possibilitem as iniciativas de relacionamento com instituições estrangeiras, ampliando a visibilidade e competitividade no âmbito da educação profissional, tecnológica, pública e de qualidade. Assim, ao analisar a trajetória desses alunos, pretende-se entender o desejo de se querer estudar fora do país, os desafios enfrentados antes, durante e depois da viagem. Além disso, perceber os ganhos pessoais, profissionais e acadêmicos que esses alunos trazem ao retornar ao país. Em se tratando de uma mobilidade acadêmica internacional deliberada pela instituição de ensino, há de se levar em conta como é o compartilhamento das experiências trazidas pelos estudantes para que os proveitos não sejam somente pessoais, mas, institucionais, favorecendo todos que compõe o Ifal. A metodologia deste trabalho recorre ao método do estudo de caso, com abordagem qualitativa numa pesquisa exploratória realizada por meio da técnica da entrevista com perguntas semiestruturadas. A análise dos dados recolhidos está estruturada em cinco dimensões, a saber: Acolhimento/adaptação cultural, Ensino, Pontos negativos da mobilidade, Pontos positivos da mobilidade e Cidadania Global. Essas dimensões, alcançadas por meio das respostas dos entrevistados, possibilitaram responder aos objetivos desta dissertação, identificando os motivos pelos quais os alunos querem fazer mobilidade acadêmica internacional, mesmo com várias dificuldades enfrentadas, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos acerca da globalização do mercado de trabalho, bem como a ampliação da capacidade de compreender a diversidade cultural
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    Acoustoelastic response in rebars of reinforced concrete structures
    (2025) Vasconcelos, Thiago Delfino Lima; Haach, Vladimir Guilherme; Haach, Vladimir Guilherme; Carrazedo, Ricardo; Santos Júnior, Auteliano Antunes dos; Ferreira, Gisleiva Cristina dos Santos; Pinto, Roberto Caldas de Andrade
    The monitoring of reinforced concrete structures is essential to ensure that the normative lifetime is reached, which can be achieved through both destructive and non-destructive methods. Non-destructive testing is an effective solution, as it can be applied without causing damage to the structure while providing a wealth of data in a short period. Among the nondestructive methods, ultrasound testing stands out, providing information through the analysis of wave profiles and velocities. One of the most recent research lines with ultrasound is the study of acoustoelasticity in concrete structures, related to the correlation of wave velocity variation with stress state variation in the structure, where most of the research is focused on plain concrete structures. Due to the inherent heterogeneity of concrete, results often exhibit significant variability. In this context, the reinforcement can be considered homogeneous when compared to concrete and may provide more consistent data through ultrasound waves, potentially reducing result variability. There are no studies about acoustoelasticity with guided waves in rebars of reinforced concrete structures. Therefore, the present work aims to evaluate the acoustoelastic effect in reinforced concrete structures with the application of the transducers directly on the rebars. For this, ultrasonic indirect measurements were carried out during mechanical tests on reinforced concrete prisms, in which access to the reinforcement was ensured during casting. In addition to experiments in isolated rebars under tension, compression and bending tests in prisms were conducted. Different bar diameters, from 8 to 20 mm, were used, and a central frequency of 250 kHz was chosen. Finally, the wave interferometry method was applied to obtain the velocity variation. Thus, in isolated bars under tension, the relative velocity variation was negative, and there was a linear behavior in most of them. In compression, a tendency was observed in the prisms with 8 and 10 mm rebars, whose trendline had an initial non-linear part. In prisms under bending, a tendency was observed among the negative curves, whose trendline was entirely non-linear. Therefore, the waves captured on the rebar surface of reinforced concrete presented a good sensitivity to acoustoelastic effect
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    Epidemiologia do suicídio na região metropolitana de Maceió: fatores associados, análise temporal e espacial
    (2021) Silva, Alessandra Vieira da; Brum, Evanisa Helena Maio de; Barbosa, Kevan Guilherme Nóbrega; Trindade Filho, Euclides Marinho; Verçoza, Lúcio Vasconcellos de; Nóbrega, Diego Figueiredo; Mousinho, Kristiana Cerqueira; Rocha, Thiago José Matos
    Suicídio tem sido um problema mundial e que tem afetado a vida de milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que o número anual de pessoas que cometem suicídio é duas vezes maior que a de homicídio. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise temporal e espacial da violência suicida na região metropolitana de Maceió - AL, descrevendo as características sociodemográficas, relacionadas a localidade de residência, localidade de ocorrência, além das características relacionadas ao evento em si. Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, com abordagem de método quantitativo. Para investigar a tríade fatores associados-tempo-espaço os dados foram coletados do Instituto Médico Legal Estácio de Lima de Maceió no período de 2016 a 2018, e do Sistema de Informação de Mortalidade para o período de 2000 a 2019. Utilizou-se uma modelagem estatística por meio da regressão logística múltipla, usando o sexo masculino como categoria de referência para a análise, onde foi calculado os valores da Odds Ratio (OR) por meio do método binário, estimando o Intervalo de Confiança (IC) de 95%. Os pré-requisitos para a regressão foram ausência de multicolinearidade (autocorrelação da variável independente com o desfecho), expressos por valores de Tolerância > 0,1 e valores de VIF < 10, outro quesito observado foi a inexistência de valores discrepantes (outliers). A escolha do modelo final observou a significância do modelo, o R Quadrado de Nagelkerke, a capacidade de classificação do modelo e a significância de Hosmer e Lemeshow. Em todas as análises fixou-se o nível de significância em 5%, sendo utilizado o pacote estatístico SPSS (versão 20.0) para auxílio no processamento dos dados. Resultados do presente estudo indicam que o padrão de vitimização para o suicídio na RM de Maceió é predominantemente masculino e que acomete indivíduos de etnia parda, solteiros, assalariados, cuja residência e ocorrência é principalmente o município de Maceió. O enforcamento foi o principal mecanismo de suicídio, seguido por envenenamento e queda intencional. Os finais de semana e a sexta-feira, foram os dias de maior ocorrência de casos. Os fatores associados ao suicídio masculino indicaram que estar relacionados como etnia, situação de trabalho, mecanismo do suicídio e trimestre da ocorrência. As taxas de suicídio foram maiores em homens, variando entre 4,1-7,6 x 100.000 habitantes em comparação com as vítimas do sexo feminino 2,9-4,1 x 100.000 habitantes. A cidade de Barra de São Miguel, foi o que apresentou maior taxa de mortalidade por suicídio, seguido de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Pilar. A capital Maceió apresenta maior quantitativo de casos e local de residência do ato suicida. Concluímos mostrando que houve um aumento significativo de notificações de suicídio entre os anos de 2000 a 2009. Este aumento foi explicado principalmente pelo crescimento das notificações de vítimas mulheres, dentro do mesmo período considerado. O presente estudo apresentou limitações pautadas na utilização de dados secundários da mortalidade por suicídio, procedentes de um sistema que está sujeito às subnotificações e preenchimentos inadequados na documentação utilizada para o registro desses dados, bem como na alimentação do sistema.
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    Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas
    (2021) Costa, Ana Maria Leal; Palhares, José Augusto Branco; Silva, Manuel Aniónio Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; Nova, Maria Jose Manso Casa; Loureiro, Armando Paulo Ferreira
    A permanência e o êxito no ensino médio dos jovens têm caracterizado fonte de estudos de diversos autores. No mesmo sentido, políticas públicas são adotadas na tentativa de diminuir a evasão e o abandono, frequentes no percurso acadêmico. O presente trabalho objetiva conhecer e relacionar os fatores relevantes para a permanência e êxito dos alunos nos cursos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, através da caracterização sociológica dos percursos sociais e educativos. Seguindo a metodologia qualitativa e método analítico de estudo de caso, procuramos investigar quais fatores proporcionam a permanência e o sucesso escolar e o que há em comum entre os estudantes dos últimos anos que favorece atingir o êxito acadêmico. Indagar que relações existem entre os fatores investigados e o êxito nos estudos, assim como conhecer o que leva estudantes com o nível socioeconômico baixo a serem resilientes frente às adversidades na vivência do ambiente estudantil foram as vertentes da presente pesquisa. Cabe ressaltar que a pandemia causada pela covid-19 acarretou limitações no percurso da aplicação da pesquisa, sendo necessário fazer algumas adequações devido às condições sanitárias implantadas mundialmente. No intuito de compreender o fenômeno estudado, lives foram realizadas, falas de pessoas foram registradas, dados para embasamento foram pesquisados em documentos gerados pela instituição, conversas preliminares com a equipe pedagógica se efetuaram, reuniões on-line aconteceram. Os resultados revelam indícios na relação entre o capital cultural das famílias e o desempenho acadêmico, e apontam sinais da influência do convívio escolar na permanência dos discentes no IFAL. Entretanto, o produto desta pesquisa também revela a necessidade de modificar estratégias e metodologias referentes ao ensino e estruturação dos cursos, conduzindo a sugestão de direcionar as políticas educativas que favoreçam o aumento da renda das famílias dos alunos, como a expansão da concessão de bolsas de estudo. Tais ações poderão aumentar a possibilidade de efetivar maior número de alunos com vivência exitosa na instituição
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    Desenvolvimento de uma peneira de baixo custo para descascar sururu
    (2023) Silva, Allisson Luiz Nascimento da; Silva, Juliane Cabral; Souza, Mayara Andrade; Carvalho, Ciro Ramon Felix dos Santos; Omena, Rômulo Afonso Luna Vianna de
    A cadeia produtiva do sururu é caracterizada pelo sofrimento humano, desde à pesca ao seu envasamento. Ela pode ser dividida em etapas: pesca ou catação, lavagens, despinicagem, cozimento, descascamento ou desconchamento, envasamento e comercialização. A etapa para descascá-lo ou desconchá-lo, ocorre através do peneiramento. Ela é realizada majoritariamente por mulheres e crianças, as quais são submetidas a grandes esforços físicos, por se tratar de uma operação totalmente manual. Elas são expostas às péssimas condições ergonômicas e recebem a menor remuneração em toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, enxerga-se a mecanização e a automação, como uma solução viável para reduzir o sofrimento humano e evolução dos processos e produtos. O objetivo deste trabalho, foi expor de forma organizada, as produções técnicas e intelectuais, durante o Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais, do Centro Universitário CESMAC, para desenvolver um protótipo construído com materiais reciclados ou reaproveitados, capaz de descascar o sururu e reduzir as dores das marisqueiras. Este protótipo para o peneiramento do sururu, deve elevar a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nessa cadeia produtiva. A redução dos esforços físicos provenientes de seu uso, também, deverá minorar o surgimento e a incidência de lesões musculares e lesões. Para sua construção, foi iniciada uma pesquisa experimental, que abrangeu revisão de literatura, pesquisa de anterioridade patentária e uso de ferramentas e softwares para projeção, modelagem e fabricação. O protótipo é composto por um cesto perfurado e rotativo, através do qual os moluscos caem e as cascas ficam retidas em seu interior. Quanto ao seu funcionamento, ao ser acionado, um motor elétrico do protótipo produz o movimento rotacional do cesto perfurado e os sururus que atravessam os furos, caem sobre uma bandeja depositada na base do equipamento. Após a finalização da operação, os sururus devem ser coletados e as conchas devem ser descartadas ou reaproveitadas adequadamente. A pesquisa foi realizada no Laboratório Compartilhado de Inovação e Tecnologia (Colab), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, com suporte de projetos fomentados por editais de inovação tecnológica, além de parcerias com instituições, organizações não governamentais e cooperativas. Ela inicia a transição para o processo fabril e deverá ser ampliada para gerar novos produtos, com objetivo de atender às demais atividades da cadeia produtiva do sururu. Atualmente, uma pesquisa sobre os impactos ergonômicos na etapa de peneiramento, está sendo desenvolvida, através desta, será possível avaliar os benefícios do uso do protótipo. E uma pesquisa para realização de testes com a finalidade de estabelecer os parâmetros ótimos operacionais, deverá ser realizada.
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    Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar
    (2022) Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres; Almeida, Leandro da Silva; Lima, Licínio Carlos Viana da Silva; Almeida, Leandro da Silva; Silva, José Maria de Castro; Monteiro, Sílvia Correia; Couñago, Maria Adelina Guisande
    Ao longo das últimas décadas, aumentou a investigação em torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas, entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso, onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que integraram a tese foram: 1- “Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na Universidade”; 2- “Expectativas e Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de integração e de serviços de apoio especializados.
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    Pensamento crítico, autonomia intelectual e formação humana : facetas filosófico-pedagógicas no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
    (2022) Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira; Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez; GAMBOA, SILVIO ANCISAR SANCHEZ; MENEZES, ANDERSON DE ALENCAR; SILVA, MARCELO DONIZETE DA
    Esta pesquisa buscou compreender como a formação crítica dos alunos tem sido propiciada pela proposta institucional e pelos professores da educação básica de nível médio técnico, integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas. A pesquisa buscou responder à pergunta síntese, que se refere ao problema da pesquisa: Quais e como se tecem as propostas institucionais, estratégias e práticas pedagógicas dos professores da educação básica de nível Médio Técnico Integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas, em relação à construção do pensamento crítico dos alunos? A inquietação, que ocorreu durante a experiência profissional no desenvolvimento da função de orientação pedagógica no Instituto Federal de Alagoas, fez despertar o interesse pela realização desta pesquisa, por perceber nos alunos diversos graus de desmotivação com relação a sua formação e perspectivas com o futuro, tanto na perspectiva de um objetivo profissional, quanto social e aos interesses sobre os processos de aprendizagem oferecidos pela instituição. Trata-se de um estudo de caso cujo público-alvo foram dois professores de filosofia que lecionam no campus de investigação. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se das técnicas de coleta documental, como análise do PPPI e dos planejamentos docentes, bem como a realização de entrevistas com os professores de filosofia. O aporte teórico teceu pela Teoria Crítica (com os frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer), a pedagogia crítico-dialética e emancipatória (com Dermeval Saviani e Paulo Freire). A partir das falas dos sujeitos e das análises de dados foi possível encontrar como resultados que levantaram o diagnóstico sobre o desenvolvimento humano dos alunos e sobre a autonomia intelectual e pensamento crítico, partindo da visão professoral.
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    Espaço 4.0: contribuições para a aprendizagem dos discentes no ambiente Maker do Instituto Federal de Alagoas
    (2025) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia Smith; Cavalcante, Patrícia Smith; Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de; Lopes, Andiara Valentina de Freitas e; Castro, Juscileide Braga de; Pereira, Renata Imaculada Soares
    Esta tese analisa as contribuições dos Espaços 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para a Aprendizagem Maker dos estudantes, com foco também no papel dos monitores nesse contexto educacional inovador. O estudo investiga como ambientes inovadores, que integram tecnologias da Quarta Revolução Industrial com metodologias ativas, contribuem para o ensino-aprendizagem. O problema central é: Como os Espaços 4.0 do IFAL contribuem para a formação inicial e continuada de jovens por meio da Aprendizagem Maker? A pesquisa busca compreender os efeitos desses espaços na formação discente, destacando a relação entre a prática Maker e o desenvolvimento de habilidades para a Sociedade 4.0. Foi desenvolvida a Classificação FE (Finalidade e Estrutura), com uma nova categorização para os Espaços Maker brasileiros, além do Modelo TMI-E (Think, Make, Improve, Explore), que amplia o modelo tradicional TMI (Think, Make, Improve) ao incluir a fase "Explorar". A metodologia seguiu uma abordagem mista, com Revisão Sistemática da Literatura e pesquisa de campo em seis campi do IFAL, envolvendo estudantes de 15 a 29 anos e os monitores do projeto Espaço 4.0. Os dados foram coletados por meio de questionários e relatórios e analisados através de estatística descritiva, estatística inferencial e ciclos de codificação. Os resultados indicam que os Espaços 4.0 promovem autonomia, criatividade, competências técnicas e colaborativas, além de reflexão crítica e exploração contínua. Os estudantes avançaram na resolução de problemas e no engajamento prático, com apoio ativo dos monitores, que desempenharam papel fundamental na mediação do conhecimento e na facilitação dos projetos. Apesar dos avanços, desafios de infraestrutura e recursos foram relatados, afetando a motivação e o desempenho. Disparidades de gênero, raça e renda reforçam a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas. A experiência dos Espaços 4.0 evidenciou uma contribuição relevante em comunidades com menor acesso à inovação, contribuindo para ampliar a democratização do conhecimento e a redução das desigualdades sociais. Conclui-se que os Espaços 4.0 transformam a formação de jovens alagoanos, preparando-os para a Sociedade 4.0 e reduzindo desigualdades educacionais. A pesquisa oferece modelos replicáveis em outras instituições, sugerindo investigações futuras sobre impactos de longo prazo.
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    Avaliação da atividade e da inibição de ureases: estudos biofísicos de interação e desenvolvimento de metodologias analíticas
    (2022-12-19) Tavares, Maria Celia; Santos, Josué Carinhanha Caldas; http://lattes.cnpq.br/3735618604163061; Carrilho, Emanuel; http://lattes.cnpq.br/9157872297410868; Santana, Rodolfo de Melo Magalhães; http://lattes.cnpq.br/2427465793815991; Cunha, Silvio do Desterro; http://lattes.cnpq.br/5661286013847300; Goulart, Marilia Oliveira Fonseca; http://lattes.cnpq.br/5271094336884473
    A urease catalisa a hidrólise da ureia em NH3(g) e CO2(g), e está associada a problemas na agricultura como redução da eficiência do fertilizante ureia, e na saúde, pois proporciona um microambiente favorável à colonização do estômago humano pela bactéria H. pylori. Logo, é importante inibir e determinar a atividade da urease em diferentes matrizes. Assim, esse trabalho tem como objetivo principal avaliar o mecanismo de inibição da urease por compostos orgânicos (naturais e sintéticos) empregando estudos biofísicos, bem como desenvolver metodologias para a determinar a atividade das ureases de solos e saliva (sintética e humana), além de avaliar potenciais inibidores. Para o trabalho de interação da urease com isotiocianato natural (MFC) foi obtido IC50 = 487 M e classificação de inibidor misto pelo ensaio de cinética clássica e de fluorescência sincronizada. Estudos espectroscópicos indicaram alterações conformacionais da enzima decorrentes da interação MFC-urease, com constante de ligação (Kb) igual a 1,80×102 L mol-1 e estequiometria 1:1. Além disso, foi comprovado a formação de ditiocarbamatos e tioureias correspondentes após a reação do MFC com aminoácidos contendo grupos tiol e amina/guanidina. Assim, o mecanismo de inibição da urease pelo MFC ocorreu por meio de interações covalentes e não-covalentes. O MFC foi mais efetivo na microbiota do solo do que in vitro, com inibição equivalente ao NBPT para os solos avaliados. Para a interação da urease com cinco benzoiltioureias, foi constatado relação direta com o tamanho da cadeia do substituinte N-alquílica com os valores de IC50 (M) e Kb. Verificou-se que a BTU1 foi o composto mais ativo e, por isso, selecionada para estudos biofísico e em solos com a urease. Para o complexo BTU1-urease, Kb foi na ordem de 103 L mol-1 nas diferentes temperaturas avaliadas; baseado nos estudos termodinâmicos a estabilização do complexo urease-BTU1 é preferencialmente por ligações de hidrogênio e forças de van der Waals. Os estudos de fluorescência sincronizada e ensaio de competição indicaram comportamento clássico de inibidor misto para BTU1. Nos diferentes solos avaliados, BTU1 apresentou potencial de inibição equivalente ao NBPT ressaltando a importância de ensaios in vitro e aplicação em amostra real para a seleção de um potencial inibidor. Além disso, foram desenvolvidos dois dispositivos analíticos em papel (UrePAD e Multicolor PAD) para determinar a atividade da urease em solos, saliva e na avaliação de inibidores. O UrePAD é baseado na mudança de cor do indicador ácido-base vermelho de fenol, em função do aumento do pH pela hidrólise da ureia pela urease. O Multicolor PAD também é um dispositivo colorimétrico, no qual foram avaliados cinco indicadores ácido-base (vermelho de fenol, azul de bromotimol, roxo de bromocresol, roxo de m-cresol e vermelho neutro) e papel com superfície modificada por polieletrólito poli- 4-estireno sulfonato de sódio ou polivinilpirrolidona. As imagens obtidas foram digitalizadas em um scanner de bancada, e a análise realizada no software Corel Draw X8. Os métodos apresentaram LOD médio de 0,10 U mL-1 com linearidade entre 0,25 e 4,0 U mL-1. Ambos os dispositivos foram aplicados na determinação da atividade da urease em quatro amostras de solos com diferentes características e avaliação in vitro de inibidores clássicos. Os resultados obtidos não diferiram estatisticamente (95% de confiança) do método de referência do azul de indofenol, tendo como vantagens o baixo custo, reduzido volume dos reagentes/amostra aliado à simplicidade e portabilidade, mostrando a capacidade de simplificar a determinação da atividade da urease em solos e a avaliação de potenciais inibidores. Por fim, o Multicolor PAD foi aplicado para determinar urease em amostra de saliva sintética e saliva humana, com recuperações quantitativas (ente 80 – 120%) e apresentou maior variação de intensidade de cor para amostra de saliva humana de indivíduo infectado por H. pylori, indicando que é possível utilizar um método simples, rápido e de baixo custo para auxiliar no diagnóstico de infecção de bactérias ureolíticas como H. pylori.
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    Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico
    (2024-09-30) Machado, Itajaci Meire Marques; Silva Júnior, José Espínola; : http://lattes.cnpq.br/2240211724270086; Silva Júnior, José Espínola da; Santos, Elza Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2729412597740900; Santos, Marilene; http://lattes.cnpq.br/6890789604708020
    A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quantiqualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimentoto do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).
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    A atuação da Biblioteca Nacional no contexto da censura às obras literárias eróticas: abordagens do período da Ditadura Militar
    (2023-10-23) França, Franciane Monick Gomes de; Frota, Maria Guiomar da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5412492257148196; Greenhalgh, Raphael Diego; http://lattes.cnpq.br/4363292671692262; Silva, Carlos Henrique Juvêncio da; http://lattes.cnpq.br/1646741868261976; Hoffman, Felipe Eleutério; http://lattes.cnpq.br/3939955973103347; Silveira, Fabrício José Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/8840124188505402
    A presente pesquisa se trata de um estudo de caso que se propõe a investigar e relatar como ocorreu a censura aos livros literários de conteúdo erótico/sexual, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), na Biblioteca Nacional brasileira, assim como a atuação dos Bibliotecários ante os atos censórios. No referencial teórico e em uma perspectiva histórica, tratamos principalmente dos seguintes temas: a censura no período ditatorial e seus órgãos de controle, o patrimônio bibliográfico como integrante da memória coletiva do país e instrumentos legais da área biblioteconômica que orientavam a atuação ética profissional do Bibliotecário à época. No plano metodológico utilizamos pesquisa documental, realizada no Arquivo Nacional, para compreender as análises dos censores e seu preparo para a execução da função, através dos pareceres das obras componentes da Série Censura Prévia e documentos administrativos da Seção Administração Geral, ambos integrantes do Fundo da Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão responsável pela centralização da censura na Ditadura Militar. A pesquisa documental inclui ainda documentos administrativos da Biblioteca Nacional, referentes ao período ditatorial, através da Coleção Biblioteca Nacional, sob a custódia da Seção de Manuscritos, onde constam relatórios administrativos, estatísticas, correspondências, ofícios, e os Relatórios de Gestão Anuais integrantes do Arquivo Geral e os Relatórios de Direção que constam nos Anais da Biblioteca Nacional. Essa pesquisa documental tem como propósito identificar a presença das obras examinadas pelos censores, sobretudo as vetadas. Quanto aos resultados, foram identificadas no catálogo online os 78 títulos de livros que correspondem aos eróticos, pornográficos, obscenos ou sobre educação sexual, em língua portuguesa, da lista total de 673 da Série Censura Prévia. Conferimos a existência de suas fichas no catálogo dicionário, utilizado à época para identificar as obras que compunham o acervo. A metodologia incluiu ainda entrevistas e correspondências por e-mail à servidores da Biblioteca Nacional, resultando em 1 testemunho e 3 relatos de episódios sobre atuações governamental e bibliotecária. Pela análise dos dados coletados verificamos que, dos 78 livros contemplados no acervo, foram 52 vetados, 20 liberados e 6 ausentes de parecer, destes, 75 foram adquiridos por depósito legal. As ações empreendidas pelos Bibliotecários na proteção das publicações proibidas, foram ocultamento em cofre e armário, retirada de fichas de identificação, mudança de estante e seção. Em termos das práticas governamentais verificamos a presença de agentes da ditadura para fiscalização dessas obras de forma oficial e camuflada. Concluímos que houve ação governamental censória fiscalizatória, sem determinação legal embargando a aquisição de publicações, mas buscando a posteriori subtrair determinadas obras do acervo, e que da parte de alguns servidores, dentre eles, Bibliotecários, houve estratégias de resistência à censura e salvaguarda às obras coibidas.
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    Efeitos das tecnologias de realidade aumentada e virtual como recursos visuoespaciais na aprendizagem de geometria molecular
    (2024-10-14) Silva, Kleyfton Soares da; Correia, Paulo Rogério Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Correia, Paulo Rogerio Miranda; http://lattes.cnpq.br/1028921713215334; Aguiar, Joana Guilares de; http://lattes.cnpq.br/7322160560603795; Cirino, Marcelo Maia; https://orcid.org/0000-0002-5377-382X; http://lattes.cnpq.br/7952492082756341; Gotuzo, Seabra, Alessandra
    Esta pesquisa investigou os efeitos de intervenções didáticas mediadas por tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na aprendizagem de noções de geometria molecular. Diante da complexidade atrelada à aprendizagem da estrutura molecular, esta investigação coloca os erros conceituais, a questão visuoespacial e a utilização de tecnologias digitais como elementos importantes para a elaboração de estratégias didáticas eficazes. A partir de uma abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada e uma estratégia de coleta e análise de dados sequencial explicativa de métodos mistos, a pesquisa foi organizada em três estudos complementares. O primeiro estudo teve como objetivo identificar erros conceituais relacionados à geometria molecular através de um teste diagnóstico aplicado a 55 estudantes de graduação em biotecnologia da Universidade de São Paulo. Os resultados revelaram dificuldades na transição entre representações bidimensionais e tridimensionais, enfatizando a necessidade de estratégias didáticas com múltiplas representações. O segundo estudo, conduzido com os mesmos participantes do estudo I, avaliou o efeito da RA na aprendizagem de geometria molecular. Os estudantes foram divididos em dois grupos: um revisou o assunto com o apoio de um mapa conceitual com moléculas estáticas (grupo A) e o outro com um mapa conceitual personalizado com RA (grupo B). A comparação do desempenho na tarefa de construção de moléculas físicas mostrou um resultado superior para o grupo B, sugerindo que fatores emocionais e de atenção podem ter contribuído para a uma boa percepção espacial das moléculas. O terceiro estudo, conduzido na Universidade de Surrey (Inglaterra), avaliou o efeito da RV, complementada com outros recursos, na compreensão de geometria molecular. O referido estudo destacou o conjunto de tarefas da intervenção didática como engajador, propiciando a aprendizagem independentemente do nível de conhecimento prévio dos estudantes, além de ser eficaz em nivelar o conhecimento entre diferentes grupos. As conclusões dos estudos enfatizam a relevância de testes diagnósticos para identificar erros conceituais e a importância de integrar tecnologias imersivas e atividades práticas no ensino de química. Os achados reforçam a necessidade de estratégias didáticas cuidadosamente planejadas, implementadas e avaliadas para potencializar o desempenho em contextos educacionais de química.
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    A questão de gênero na formação de bibliotecárias/os: um estudo de caso no curso de biblioteconomia da universidade federal de alagoas.
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-16) Gonçalves, Luiza Glaciete Freire; Cruz, Tânia Mara; http://lattes.cnpq.br/5924581814331062; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Simão, Márcia Buss; http://lattes.cnpq.br/6386088355020507; Domingues, Chirley; http://lattes.cnpq.br/2756619384580846; Schmidt, Leonete Luzia; http://lattes.cnpq.br/4504234791214394
    A temática de “Educação Superior, Biblioteconomia e Gênero” é recente nos estudos da área da Ciência da Informação, mas tem crescido em função da demanda apresentada por movimentos sociais, bem como por acadêmicas/os do campo das Ciências Humanas. A presente pesquisa, em nível de mestrado, fundamenta-se na necessidade de refletir sobre a profissão e as questões de gênero na formação profissional nos cursos de graduação, compreendendo e refletindo sobre as transformações curriculares em curso, analisando as lacunas existentes para que se possam, em momentos de debates curriculares, contribuir com bases teóricas e visão crítica para possíveis reformulações. Partiu-se da hipótese de que a temática de gênero interfere de algum modo na formação da profissional de Biblioteconomia, quer seja por sua ausência, já que não levar em conta faz com que se mantenha a visão sexista predominante socialmente no que se convencionou chamar de currículo oculto, quer seja por sua presença e, havendo a presença da temática, como ela se daria nos modos prescrito e praticado. Como objetivo geral, buscou-se analisar se os estudos de gênero são contemplados no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas UFAL. Definiu-se, como objetivos específicos da pesquisa, identificar se há referência sobre gênero no Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia; averiguar se os discentes da Graduação e o conjunto de docentes consideram necessária a inserção da questão de gênero no currículo do curso e investigar como os docentes dos cursos de graduação de Biblioteconomia da UFAL compreendem as relações de gênero na profissão. A pesquisa qualitativa e de estudo de caso teve como lócus uma universidade pública e utilizou-se para produção dos dados a pesquisa documental e a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente com discentes e docentes da graduação do Curso de Biblioteconomia da UFAL. No universo de discentes, foram entrevistadas duas estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia que participam do colegiado do Curso. Entre os docentes, foram entrevistadas cinco professoras e um professor, titulares da graduação de Biblioteconomia que se dispuseram a participar da pesquisa. Assim, tanto no momento de produção dos dados quanto em suas análises, partiu-se de um enfoque teórico materialista histórico-dialético, que buscou captar o movimento de construção e reconstrução do objeto por meio do roteiro semiestruturado na categorização e análise após os resultados de campo, cotejados com a revisão bibliográfica do campo. Nesta busca do movimento do “era, é, tende a ser”, objetivou-se proporcionar um conhecimento crítico que contribua para a transformação social. Entre outras questões, a análise dos dados mostrou que as disciplinas tecnológicas ou tradicionais são ministradas por professores de ambos os sexos. Sobre os conteúdos de gênero, houve um conhecimento comum entre o conjunto de entrevistadas/os, ainda que em graus de conhecimento diferentes. Sobre gênero no currículo do curso, observou-se que, tanto no PPC de 2017 quanto no novo, de 2019, a temática aparece de forma semelhante, constando em algumas ementas e bibliografias de forma transversal. Em se tratando de raça, esta aparece no PPC de 2017 e de 2019, mas é detalhada apenas no último, indicando, inclusive, uma relação bibliográfica da qual devem ser extraídas as obras a serem trabalhadas transversalmente em várias disciplinas. Por fim, a transversalidade defendida por docentes ainda requer um aprofundamento para que gênero seja contemplado de forma mais abrangente na formação de bibliotecárias/os, sobretudo na UFAL.
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    Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-26) Moura, Elton Oliveira de,; Bispo, Marcelo de Souza,; http://lattes.cnpq.br/0046249640629512; Silva, Anielson Barbosa da,; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira,; http://lattes.cnpq.br/7195833831322050; Vieira, Almir Martins,; http://lattes.cnpq.br/4298642111341453; Brito, Simone Magalhães,; http://lattes.cnpq.br/1833114674355841
    Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.