Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado profissional produzidos no IFAL e fora dele.
Notícias
Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado.
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 58
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Oficina de robótica educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no curso técnico em eletrônica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-04-27) Santos, Fernanda Cordeiro dos; Sobral Júnior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/0932135146183444; Dias, Wandearley da Silva; http://lattes.cnpq.br/4655224339571082; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485Esta pesquisa tem por intuito analisar como ocorre a relação entre a teoria e a prática no processo de preparação dos alunos do IFAL- Campus Maceió para os campeonatos de robótica realizados por esta instituição. O objetivo principal é construir um instrumento didático pedagógico que possa contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na integração entre os conteúdos de disciplinas específicas da área técnica e os torneios de robótica. A robótica educacional é um recurso tecnológico que permite a integração entre diferentes áreas do conhecimento, tais como: física, eletrônica, informática, mecânica e lógica, o que a torna uma aliada no processo de aprendizagem, visto que por possuir uma proximidade com o dia-a-dia, esta possibilita relacionar os conhecimentos aprendidos em sala com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste sentido, desenvolvemos dois produtos educacionais, um tutorial e uma oficina de robótica. O tutorial elaborado tem por finalidade se constituir como um material potencialmente significativo, bem como apresentar orientação inicial para melhor assimilação do conhecimento pertinente à área de robótica. O desenvolvimento da oficina por sua vez, tem como base as fases de planejamento, a aplicação e avaliação. As diferentes variáveis que intervém no processo de ensino aprendizagem foram sistematizadas a fim de organizar a prática docente. A pesquisa tem como método para o seu desenvolvimento a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e o questionário semiestruturado, realizados respectivamente com o professor organizador dos torneios e com os alunos que participaramda oficina de robótica. Os resultados obtidos apontam que a prática pedagógica adotada na oficina de robótica favorece o processo de aprendizagem, bem como prepara os alunos para a participação em torneios de robótica.Item Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-05-20) Silva, Carlos Farias da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317Esta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte: um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium, o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.Item Estratégias pedagógicas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico: reflexões sobre práticas humanizadoras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-17) Silva, Ítalo Christiano da; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Lúcia de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3235342037177115; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Os estudos sobre processos de humanização na prática pedagógica apresentam reflexões sobre as ações do professor e as relações estabelecidas no ambiente formal da sala de aula. Esta pesquisa investigou práticas educativas na aula de Língua Portuguesa que consideram a afetividade e apresentam proposta transversal. O estudo propõe pensar o processo pedagógico de conhecimento, em ambiente escolar da rede federal técnica e tecnológica, no primeiro semestre de 2020. O objetivo principal foi investigar práticas humanizadoras de ensino, para elaborar o produto educacional – Jogo educacional de tabuleiro Resiliência – direcionado ao ensino médio integrado ao técnico. A metodologia foi redefinida a partir de variáveis intervenientes, por conta da realidade de pandemia do Covid-19, assim a coleta de dados face-a-face com 10 alunos e um professor foi reorganizada para uma amostra com dois alunos em comunicação remota e em rede por computador. O estudo investigou o ensino integrado na perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, de forma integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de oficinas online e a aplicação remota de questionários. As etapas metodológicas seguiram a seguinte ordenação: (i) elaboração e organização dos conteúdos de 4 oficinas inseridas no produto educacional, para discutir temáticas geradoras de humanização com adolescentes; (ii) aplicação de questionários; (iii) elaboração de oficinas remotas para discutir a temática humanização com adolescentes e (iv) criação de um jogo educacional que problematiza questões de interesse socioemocional dos adolescentes. Os resultados indicados com as respostas e a participação virtual dos estudantes auxiliaram a avaliar e aprovar o produto educacional jogo de tabuleiro elaborado pelo pesquisador. Ademais, o estudo sistematizou materiais sobre a humanização em sala de aula. A intervenção nas aulas de Língua Portuguesa foi pensada a partir da formação do pesquisador, licenciado em Letras, e em sua experiência docente, além da possibilidade de problematização que esse componente curricular promove, através de debates e exposições orais, leituras, produções e interpretação e/ou compreensão de textos verbais e não-verbais. Os resultados confirmaram que práticas humanizadoras com aulas dialogadas e metodologias com participação ativa dos alunos possibilitam aprendizagem qualitativa.Item Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de nível médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-22) Menezes, Melissa Rossana de Oliveira; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Dizeu, Liliane Correia Toscano de Brito; http://lattes.cnpq.br/0115861724370241A obrigatoriedade da reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) nas Instituições Federais de Ensino brasileiras tem se constituído como um desafio para a realização de um processo de inclusão escolar efetivo. Em razão disso, este trabalho se originou a partir de uma inquietação sobre o processo de inclusão escolar de alunos surdos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, o que levou ao desenvolvimento de uma pesquisa de cunho diagnóstico voltada a necessidade elaboração de um Produto Educacional destinado à formação dos professores que atuam nesses contextos da EPT. O percurso metodológico utilizado para a elaboração da pesquisa diagnóstica se apoiou na abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, por meio de um questionário aplicado aos professores de um Curso de Nível Médio Integrado de um dos Campi do Instituto. Os dados coletados apresentaram as seguintes lacunas no processo de inclusão desse curso: i) falta de acolhimento no ingresso do aluno surdo, haja vista a carência de planejamento pedagógico adaptado à Cultura Surda, ii) necessidade de contratação de mais tradutores e intérpretes de Libras para acompanhamento e suporte nas atividades curriculares e, iii) a ausência de uma formação continuada sobre a inclusão escolar para os professores. Esses dados, analisados em diálogo com os autores utilizados na fundamentação teórica, serviram de base para a elaboração do Produto Educacional voltado a esses professores, no intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados obtidos da pesquisa empreendida destacaram a importância da realização de iniciativas a exemplo da formação de professores voltada à inclusão escolar, como também a relevância do conhecimento da Cultura Surda para o ensino de alunos surdos, e, por fim, a necessidade de formação continuada para os professores, de forma que a prática docente se revista, de fato, dos princípios que integram a Educação Inclusiva.Item O manual pedagógico como ferramenta de inclusão: um olhar reflexivo sobre os paradigmas educacionais do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-25) Cunha, Taiza Lima da; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426Os paradigmas educacionais de cunho inclusivo requerem uma ampla reflexão sistemática, humanística e epistemológica que agreguem os valores da diversidade, da solidariedade e do ensino holístico como base do sistema educativo nacional. A educação no seu contexto amplo e freiriano ratifica a missão de garantir uma práxis pedagógica alicerçada na tríade de educação, trabalho e cidadania, e que direciona para a garantia do acesso, permanência e sucesso escolar dos educandos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), derrubando os estereótipos e as barreiras físicas, humanas e sociais que impedem a efetivação da inclusão. Este trabalho teve como objetivo fundamental a confecção de um Manual Pedagógico que corrobore os trabalhos educativos desenvolvidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Piranhas. A construção do referido Manual, sob os paradigmas da educação inclusiva, objetiva dar suporte pedagógico no contexto de atendimento aos discentes com NEE. Além disso, busca refletir sobre o papel do NAPNE nesta perspectiva de educação para todos e com todos, juntamente com a comunidade acadêmica, para a ratificação de um espaço escolar consolidado na filosofia educacional crítica, tendo a diversidade humana como base do contexto educacional. Assim, este trabalho adotou a metodologia da pesquisa-ação e os participantes foram os membros do NAPNE do IFAL Campus Piranhas. Foram utilizados questionários na pesquisa diagnóstica e para avaliação do produto educacional. A avaliação destacou que o Manual é um instrumento orientador e de substancial importância para visibilidade e valorização do NAPNE, e que reitera o compromisso educativo, humano e social da educação como mecanismo de transformação de realidades excludentes. Além disso, ressaltamos que o Manual supracitado foi aceito e bem visto para a propagação de uma perspectiva de inclusão como prioridade dentro do IFAL, sendo de suma relevância para divulgação e valorização dos paradigmas inclusivos.Item Viabilidade técnica da manta geossintética na produção de pimentão em função de diferentes lâminas de irrigação em Arapiraca, Alagoas.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-26) Oliveira, Sílvio Serafim; Cavalcante, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/0221717690546039; Calheiros, Altanys Silva; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Prates, Fabiano Barbosa de Souza; http://lattes.cnpq.br/6530012770891274; Santos, Márcio Aurélio Lins dos; http://lattes.cnpq.br/0192590447392368O pimentão está entre as dez hortaliças mais importantes em termos de valor econômico no Brasil, ocupando Alagoas o 7º lugar no Nordeste. O município de Arapiraca é responsável pela produção de 43,6% do pimentão produzido no Estado. Porém, devido à cidade está inserido na região semiárida, o uso de técnicas eficientes de uso e maneja da água e solo é de grande importância para atividade agrícola. Por estas razões, pretende-se, com esta pesquisa, avaliar a viabilidade técnica da manta geossintética Soiltain® DW sob três lâminas de irrigação, no cultivo do pimentão em Arapiraca, Alagoas. O experimento foi conduzido em parcelas subdivididas, estando nas parcelas principais três lâminas de irrigação (60, 100 e 150% da ETc) e nas subparcelas quatro coberturas do solo (manta geossintética SoilTain® DW, solo descoberto, Mulchings sintético branco e orgânico), com cinco repetições. Foram avaliadas variáveis agromorfológicas, componentes de produção do pimentão, e a temperatura do solo. Houve interação significativa entre os tratamentos, em que a manta geossintética apresentou resultados superiores ao Mulching branco em relação a alturas das plantas, diâmetro do caule, largura foliar e eficiência no uso da água nas três lâminas de irrigação, juntamente com os tratamentos solo descoberto e Mulching orgânico. A lâmina 150% ETc favoreceu a maior mortalidade de plantas no período de desenvolvimento da cultura, com redução no stand, reduzindo a produtividade, que variou de 40,3 t ha-1 para o Mulching branco até 57,2 t ha-1 para o Mulching orgânico. A temperatura do solo influenciou negativamente o desenvolvimento da cultura, sendo superior no Mulching branco em todas as avaliações. A manta também promoveu maior lucro e a menor custo de produção e, do mesmo modo, a lâmina 100% ETc. A manta geossintética é viável como Mulching alternativo, recomendandose associá-la à lâmina 100% ETc.Item Violência de gênero: a Lei Maria da Penha como ação afirmativa no combate à violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-30) Bomfim, Lidiane da Conceição Barboza; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Bodart, Cristiano das Neves; http://lattes.cnpq.br/0622791361712744A questão da violência contra a mulher é um problema grave e bastante frequente em nossa sociedade. Quase que diariamente somos levados ao conhecimento desses casos de violência, opressão e discriminação em face da figura feminina, que nos levam a perceber o quão salutar é o debate e a discussão em torno da temática. Pensar em estratégias, não só de enfrentamento, mas de prevenção, é uma tarefa de todos, inclusive da comunidade escolar. Pensando em contribuir com essa missão, o presente trabalho trata da construção de uma sequência didática - SD que aborda a questão da violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado, nos cursos de Agroecologia e de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Murici. A pesquisa investigou o modo como essa temática é trabalhada na disciplina de Sociologia, quais metodologias de ensino são utilizadas e se são suficientes para o aprofundamento do conhecimento e se a Lei Maria da Penha faz parte do objeto de estudo. Elegemos a Pesquisa-ação como instrumento metodológico e, para o levantamento dos dados, foi utilizado o questionário, aplicado a docentes e discentes de ambos os cursos e que serviu de base para o desenvolvimento da SD como produto educacional. Concluiu-se que a temática é trabalhada, porém as metodologias existentes não são suficientes para o aprofundamento da mesma, tendo em vista o exíguo tempo semanal que a disciplina dispõe. No entanto, estamos certos de que a presente pesquisa contribui para uma formação discente mais humanizada e mais comprometida com os problemas sociais que afligem certos grupos historicamente excluídos, como é o caso das mulheres, pois não basta que a educação profissional e tecnológica desenvolvida pelos Institutos Federais forme apenas para o mercado de trabalho, como sugere a própria nomenclatura. É preciso ter em mente, sempre, a ideia de omnilateralidade que um ensino integral proporciona, na medida em que viabiliza o desenvolvimento das potencialidades humanas, facilita a apreensão e difusão do conhecimento e, por consequência, forma cidadãos mais ativos e participativos no processo de tomada de decisões em sua comunidade.Item O uso de geotecnologias no curso técnico de nível médio integrado em meio ambiente: uma aplicação nas aulas de geografia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-01) Pinto, Frantchesco Porciúncula Dias; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Lima, André Sueldo de Tavares; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Francisco, Deise Juliana; http://lattes.cnpq.br/3256764275787933; Libos, Michely Inêz Prado de Camargo; http://lattes.cnpq.br/6727058680980510As tecnologias podem ser grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem e funcionam como facilitadoras de diversos conteúdos que são trabalhados nas aulas de geografia. Para que isso ocorra, é importante que os professores possam desenvolver novas práticas de ensino. No entanto, a formação, a falta de estrutura física no campus e diversos fatores podem atrapalhar e até mesmo inviabilizar esse processo. Diante do exposto, desenvolveu-se uma pesquisa com objetivo de estudar a importância das ferramentas de geoprocessamento e sua aplicabilidade nas disciplinas técnicas e de como a geografia pode colaborar para inserir esses conteúdos. Como percurso metodológico, foi realizada uma pesquisa sobre como os professores de geografia do campus Marechal Deodoro se relacionam com as ferramentas de geoprocessamento percebendo que são fundamentais para compreensão de diversos conteúdos inseridos na área ambiental. Em tempo que se buscou saber por meio da análise das ementas das licenciaturas de geografia, notou-se que o geoprocessamento é visto como disciplina eletiva durante a graduação. Analisando também o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, observou-se como o geoprocessamento está inserido em todas as disciplinas técnicas e compreendeu-se que a sua inserção nas aulas de geografia pode contribuir para o ensino-aprendizagem. Além disso, fora realizado um estudo a respeito dos softwares de geoprocessamento disponíveis na atualidade. Assim sendo, percebeu-se que o software livre Google Earth Pro seria adequado para o desenvolvimento de uma sequência didática, aplicada através de uma oficina para os professores de Geografia deste Curso Técnico, possibilitando a inserção do mesmo como ferramenta de geoprocessamento no cotidiano escolar. Por se tratar de uma pesquisa-ação, o projeto se debruçou no sentido de aprimorar o produto educacional após a sua aplicação, buscando soluções e melhorias quando necessário. Como resultado, foi percebido que a aplicação dessas ferramentas contribui para inserção de Objetos de Aprendizagem e promove uma experiência exitosa entre a geografia e o geoprocessamento. Conclui-se, portanto, que a inserção de geotecnologias propicia aulas dinâmicas, atualizadas e que desperta o interesse dos alunos a conteúdos de geografia que possuem ligação com o geoprocessamento. Buscando também o desenvolvimento de uma educação integral, capaz de produzir nos alunos criticidade entorno da realidade na qual estão inseridos.Item Educação integrada e a questão indígena: uma proposta de intervenção nos cursos de ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-17) Freire, Adriana Cirqueira; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Amorim, Siloé Soares deCom o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a história e a cultura dos povos indígenas do estado de Alagoas nas salas de aula dos cursos técnicos integrados ao médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esta pesquisa subsidiou a elaboração um produto educacional produzido de forma participativa, com a contribuição do corpo docente e da equipe de pedagogia. Tal iniciativa colabora ainda para uma implementação mais efetiva da legislação que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial das escolas públicas e privadas: a Lei Federal no 11.645 de 10 de março de 2008. Utilizando a pesquisa-ação como método, este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a história e os processos sociais que afetam as populações indígenas alagoanas de forma a incluí-lo na discussão da educação integrada. O locus da pesquisa foi o Ifal Campus Satuba e dela participaram as duas pedagogas do campus e 10 (dez) professores das disciplinas Artes, História, Língua Portuguesa e Sociologia. O diagnóstico foi realizaado através de questionários e entrevistas semi-dirigidas com os profissionais do campus e, para complementar as informações, também foi aplicado um questionário a alguns alunos do último ano do ensino médio. Após este passo, o conteúdo do produto educacional foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, sendo avaliado pelos mesmos professores do diagnóstico, pela orientadora do Neabi e por pesquisadores especialistas no estudo da questão, externos ao campus. Após a inclusão das contribuições da avaliação, o produto educacional “Etnias Indígenas Alagoanas” foi finalizado. Compreendemos que o produto contribui para o aperfeiçoamento da prática educativa, responde a uma exigência legal e amplia as condições de reconhecimento do contexto local pela comunidade escolar, contribuindo para uma verdadeira educação integral.Item Avaliação da qualidade ambiental do complexo estuarinolagunar mundaú-manguaba – CELMM, Alagoas: uma abordagem biológica e da paisagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-24) Silva, Robert Germano Alves da; Mayorga, María Angélica Pérez; http://lattes.cnpq.br/3725581918287088; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Teresa, Fabricio Barreto; http://lattes.cnpq.br/2706179711969560; Sampaio, Cláudio Luis Santos; http://lattes.cnpq.br/2526336992077506; Araujo, Daniel de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5837261784524743Esta dissertação apresenta dois capítulos que englobam métodos de avaliação ambiental aplicados nas bacias hidrográficas do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba – CELMM. A degradação no CELMM acarreta consideráveis impactos ambientais e socioeconômicos nas comunidades ribeirinhas. Com isso, discutiremos como as alterações ambientais, físicas e espaciais se relacionam com descritores químicos e a resposta ecológica da ictiofauna dos córregos inseridos no sistema, objetivando testar instrumentos de diagnóstico ambiental para o monitoramento e manejo dos impactos em rios e córregos costeiros. O Capítulo I traz a aplicação do Índice de Integridade do Hábitat, uma avaliação física local (80 m) já consolidada, e duas propostas, uma de adaptação de um índice para paisagem (1,6 km) e outra de um índice integrado às duas escalas para equalizar possíveis distorções. Para entender as respostas biológicas aos valores dos índices, foram avaliados dois estimadores ecológicos, riqueza de espécies e porcentagem de Poecilia reticulata, na comunidade de peixes. Os resultados são discutidos com objetivo de avaliar a capacidade de descrição dos índices e estimadores para as características físicas locais, espaciais e biológicas. No Capítulo II foi realizada a integração de descritores físicos e químicos do córrego e do ecotóno com descritores ecológicos. Testamos a aplicação das Curvas de Abundância e Biomassa (ABC) e a estatística W na avaliação biológica para detecção da perturbação ambiental nos córregos. A analise de espécie indicadora (IndVal) foi utilizada para descrever as espécies que caracterizam cada grupo de uso e ocupação do solo, e a Análise de Redundância (RDA) foi realizada para identificar os descritores químicos e físicos que estruturam as comunidades de peixes para cada uso e ocupação do solo. Em geral, as metodologias de avaliação utilizadas foram capazes de descrever as diferenças dos ambientes de cada uso e ocupação do solo e relacionar a estruturação física e química dos córregos com a comunidade íctica.Item Desenvolvimento de sequência didática como produto educacional: os temas HIV e AIDS em módulos de aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-08-28) Santos, Deyvison Campos dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Esta dissertação advém de uma pesquisa que contempla o processo de desenvolvimento e avaliação do Produto Educacional (PE) “Sequência Didática: proposta para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho”. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho, com vistas à prática educativa voltada à qualificação profissional e à preparação para o exercício da cidadania. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o método de estudo é o da pesquisa-ação colaborativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários-perfis, questionários de satisfação e diários reflexivos. A SD desenvolvida foi avaliada a partir de eixos descritores por professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho. A pergunta investigativa que orienta o trabalho é “como professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho avaliam uma proposta de abordagem dos temas HIV e AIDS voltada à produção de materiais de ordem didática e pedagógica pelos TST em formação?”. Tem-se como resultados o julgamento da SD de modo positivo pelos colaboradores-avaliadores, tendo havido também pontos avaliados de modo neutro por um dos avaliadores, entre os vinte itens/aspectos do material, e nenhum item/aspecto foi avaliado negativamente. A participação dos professores no processo de apreciação e avaliação da SD mostrou-se como um contributo ao desenvolvimento profissional docente. À guisa de conclusão, entende-se que a SD desenvolvida configura-se como uma ferramenta para abordagem dos temas HIV e AIDS, em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho com vistas ao desenvolvimento de habilidades profissionais e à construção de saberes necessários ao exercício da cidadania. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) o ensino na Educação Profissional e Tecnológica é condicionado por questões políticas e por diferentes perspectivas teóricas; ii) os Institutos Federais propõem-se a formar os sujeitos integralmente, motivando a atuação de professores e de suas práticas pedagógicas consonantes com os princípios da omnilateralidade; iii) o desenvolvimento de um PE, no âmbito da formação docente, deve se prestar ao atendimento das especificidades da EPT na Rede Federal de Ensino por professores da carreira EBTT.Item A extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas: contribuições para formação integral dos estudantes(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-10-27) Barbosa, Kelly Medeiros de Oliveira; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Silva, Nelson Vieira da; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.Item Jogo Educativo na Prática Pedagógica: aprendendo administração de medicamentos através da ludicidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-10-29) Caldas, Marcela Araújo Galdino; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128Na Enfermagem, a formação profissional permite a formação de técnicos em enfermagem, com duração de dois anos e de enfermeiros por meio do curso superior durante cinco anos. O período menor destinado à formação de profissionais técnicos possibilita ao estudante adentrar no mundo do trabalho em menor espaço temporal. Nesse sentido, o objetivo principal foi construir um jogo educativo com o conteúdo de Administração de Medicamentos, contribuindo através da ludicidade com a prática-pedagógica no processo de formação técnica de enfermagem, analisando a percepção dos discentes quanto às contribuições do jogo educativo e conhecendo a percepção dos docentes em relação à proposta do jogo como recurso pedagógico. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos metodológicos: questionário semiestruturado e diário de campo, a fim de registrar as atividades da observação. De acordo com os registros foi possível identificar diversos aspectos que contribuíram com o planejamento da pesquisa, desenvolvida durante as aulas teóricas e práticas do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem I. A materialização do jogo resultou de um trabalho em equipe, da troca de saberes, do diálogo, foi construído em parceria com as docentes do componente curricular adotado, que agregaram suas experiências de ensino e de desenvolvimento de outros recursos educacionais. A implementação do produto consistiu em uma experiência importante de aprendizagem, numa perspectiva interdisciplinar. Os resultados do estudo apontam que as metas estabelecidas foram alicerçadas em desafios alcançáveis, a fim de permitir ao estudante perceber que o seu esforço o conduziu as repostas corretas, capaz de proporcionar estímulos no processo de busca pelo conhecimento, auxiliados pelos professores, de maneira que o ambiente possibilitou a preservação da autoestima e da comunicação entre os atores envolvidos.Item Ciência e tecnologia no Instituto Federal de Alagoas: proposta de e-book para disseminação de conhecimentos sobre inovação e propriedade intelectual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-16) Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Nascimento, Ticiano Gomes do; http://lattes.cnpq.br/6296388037177344; Azevêdo, Luciana Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1897636028453143; Silva, Eunice Palmeira da; http://lattes.cnpq.br/4679066494213977A inovação ocorre quando o conhecimento é transformado em produto, processo novo ou significativamente melhorado e utilizado pela sociedade . Nesse sentido, o conhecimento científico tecnológico proporcionado pel o Instituto Federal de Alagoas IFAL é essencial para o desenvolvimento cultural, tecnológico e socioeconômico d o estado de Alagoas . Esta dissertação buscou investigar a compreensão dos parti cipantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI acerca da inovação e propriedade intelectual no IFAL , sendo eles os orientadores e bolsistas /voluntários com projetos aprovados nos editais 2018 20 19 e 2019 2020 do programa. O objetivo deste trabalho foi disseminar conhecimentos básicos acerca da inovação e proteção das propriedades intelectuais aos participantes do PIBITI , contribuindo para a efetividade da pesquisa aplicada no âmbito do IFAL . E ste trabalho tr az reflexões sobre a relação entre o percurso da Educação P rofissional e T ecnológica EPT) e o modo de produção capitalista brasileiro , com ênfase à possibilidade de superação da subserviência do Brasil no contexto da economia mundial atravé s do desenvolvimento científico tecnológico associado à formação integral dos sujeitos na concepção de educação dos Institutos Federais de Edu cação Profissional . O diagnóstico inicial mostrou que o Núcleo de Inovação Tecnológica ( do IFAL, responsável p or estimular a pesquisa de inovação e a proteção das invenções, requer melhor estruturação para desenvolver as atribuições administrativas e atuar na disseminação da cultura da inovação no Instituto, dada a dimensão da instituição e os desafios inerentes à s mudanças de profissionais e estudantes que envolvem toda organização, periodicamente. A tabulação dos resultados dos questionários revelo u que os participantes do PIBITI têm conhecimentos incipientes no que se refere à inovação e propriedade intelectual e, para contribuir com a ampliação desses saberes, foi construído um material text ual no formato de e book O material teve uma avaliação positiva pelo público alvo da pesqu isa, podendo ser usado pelo IFAL na disseminação de conhecimentos básicos acerca da inovação e propriedade intelectual entre a comunidade acadêmica em geralItem Guias didáticos para o ensino de turismo acessível: reflexões a partir de problemas sobre a legislação referente às pessoas com deficiência e a acessibilidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-17) Fialho, Claudia Suzana Correia Lima; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696Esta pesquisa trata do ensino do turismo acessível, a partir da legislação referente às pessoas com deficiência, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, apoiada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e nos preceitos da pesquisa-ação. A pesquisa intenciona promover espaços de reflexão sobre o tema e, para tanto, desenvolveu dois produtos educacionais: o “Guia de Estudos de Turismo Acessível” e “Turismo Acessível: guia de orientações para professores” com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Na investigação, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, utilizando a pesquisa documental e questionários para o diagnóstico inicial do perfil dos participantes, sendo eles alunos da disciplina de Legislação Aplicada ao Turismo, do terceiro ano do curso técnico de nível médio integrado em guia de turismo do IFAL, Campus Marechal Deodoro. Para a avaliação final do produto educacional, foram utilizados: o questionário, a observação e colaboração coletiva, além de questionários para o reconhecimento das condições de acessibilidade nos hotéis e museus de Maceió e Marechal Deodoro. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes não conhecia o tema, mas possuíam interesse em estudá-lo; que a metodologia adotada facilitou a aprendizagem e que o produto educacional ajudou os alunos a refletirem sobre o tema proposto. Evidenciam também que hotéis e museus ainda precisam empreender esforços para serem acessíveis, havendo, portanto, espaço e relevância para a aplicação do produto educacional, que contribuirá para a formação adequada dos futuros profissionais e de cidadãos sensíveis ao desafio de implementar a acessibilidade para todos.Item Controle social como mecanismo de cidadania no âmbito do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-21) Nascimento, Jefferson Gerlânio do; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485A pesquisa apresenta o controle social como elemento de cidadania para a formação humana integral no âmbito da Educação Profissional. No contexto do Ensino Médio Integrado, expõe as razões e os fundamentos da importância do controle social na gestão do dinheiro público e no exercício da cidadania. Descreve e analisa também os instrumentos que possibilitam a qualquer cidadão a participação, o acompanhamento e a fiscalização dos atos praticados pela administração pública, especialmente na esfera do Instituto Federal de Alagoas. Guia-se por uma metodologia qualitativa, em que se investigou determinadas práticas dos estudantes pesquisados, por meio da aplicação de questionários, com o objetivo de analisar o nível de conhecimento desses educandos acerca do tema controle social. Possui ainda um produto educacional, no formato de cartilha educativa, para disseminar o exercício do controle social. Finaliza ser necessário desenvolver ações no espaço escolar que promovam o controle dos atos praticados pelos gestores públicos. Para tanto, os docentes têm um papel importante, pois eles podem construir projetos pedagógicos, com a temática do controle social no ambiente acadêmico.Item Trabalho, ciência, tecnologia e sociedade : reflexões no contexto do ensino médio integrado ao técnico na formação em eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-03-04) Santos, Jonathas Costa Vieira dos; Sobral Junior, Geraldo Alves; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Cavalcanti., Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Barbosa., José Isnaldo de Lima; https://orcid.org/0000-0002-2266-4364; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485; Lopes Neta., Natércia de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-5532-9300; http://lattes.cnpq.br/4880247640523667O trabalho discute a prática científica vinculada aos seus impactos sociais e nas relações de trabalho no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, reflexões que subsidiaram o desenvolvimento de um Produto Educacional, em formato de vídeo, construído para alunos da terceira série do ensino médio integrado ao técnico na formação em Eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O Produto Educacional reflete a história do cientista inglês Michael Faraday (1791-1867), responsável pelo descobrimento do princípio dos transformadores e dos motores elétricos, máquinas fundamentais para a Eletrotécnica e significativas no universo formativo dos discentes. O material foi aplicado no âmbito do componente curricular Máquinas Elétricas, seguido de uma discussão mediada pela equipe de pesquisa e por um professor colaborador. Seu objetivo é contribuir com a formação humana integral promovendo uma reflexão em torno da ciência e da tecnologia enquanto produções humanas com implicações sociais que perpassam o mundo do trabalho . O estudo é de caráter qualitativo e utiliza o método da pesquisa-ação. A base teórica da pesquisa conta com autores como Ciavatta, Ramos, Moura e Saviani, entre outros, todos filiados à corrente políticofilosófica progressista. Dados coletados por meio de questionários semiestruturados foram interpretadas utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e organizados em quadros temáticos contendo as representações de ciência e tecnologia, associadas aos impactos dessas no mundo do trabalho, tais como expressas pelos estudantes. Os resultados demostram nos sujeitos capacidade de articulação conceitual entre os temas centrais da pesquisa, mas ausência de posicionamentos críticos quanto à questionável neutralidade de ciência e tecnologia na sociedade, ou de conflitos de interesses que pudessem interferir na concepção desses elementos. Também apontam para o potencial do Produto Educacional como material de aprendizagem significativa no contexto da EPT.Item Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-16) Ramos, Bruno Amorim; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Pinto, Ig Ibert Bittencourt SantanaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.Item O debate da filosofia crítica da tecnologia no ensino médio integrado profissional através de uma sequência didática(Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2021-07-01) Caminha Neto, Aloisio Ribeiro; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A investigação desta pesquisa busca esclarecer de que maneira o conceito de tecnologia é percebido e representado por um grupo de estudantes do segundo ano, do curso de meio ambiente, do Ensino Médio Integrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O objetivo do trabalho é propor uma reflexão crítica do conceito de tecnologia articulada por uma sequência didática, visando relacionar a natureza das escolhas tecnológicas e suas consequências para o meio ambiente e para o bem estar coletivo nas sociedades contemporâneas. O referencial teórico estabelece um diálogo entre as reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino Médio Integrado e os conteúdos apresentados pela Filosofia Crítica da Tecnologia, buscando esclarecer as relações existentes entre Educação, Trabalho, Capital e Tecnologia. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com perspectiva socialmente crítica, uma vez que sua intenção não é apenas uma melhoria curricular, mas promover a construção de um mundo mais justo e democrático a partir do estímulo a participação política nas escolhas tecnológicas. Ao final do trabalho, conclui-se que a filosofia crítica pode proporcionar uma educação mais humana, crítica, autônoma e libertadora.Item A questão de gênero na formação de bibliotecárias/os: um estudo de caso no curso de biblioteconomia da universidade federal de alagoas.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-16) Gonçalves, Luiza Glaciete Freire; Cruz, Tânia Mara; http://lattes.cnpq.br/5924581814331062; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Simão, Márcia Buss; http://lattes.cnpq.br/6386088355020507; Domingues, Chirley; http://lattes.cnpq.br/2756619384580846; Schmidt, Leonete Luzia; http://lattes.cnpq.br/4504234791214394A temática de “Educação Superior, Biblioteconomia e Gênero” é recente nos estudos da área da Ciência da Informação, mas tem crescido em função da demanda apresentada por movimentos sociais, bem como por acadêmicas/os do campo das Ciências Humanas. A presente pesquisa, em nível de mestrado, fundamenta-se na necessidade de refletir sobre a profissão e as questões de gênero na formação profissional nos cursos de graduação, compreendendo e refletindo sobre as transformações curriculares em curso, analisando as lacunas existentes para que se possam, em momentos de debates curriculares, contribuir com bases teóricas e visão crítica para possíveis reformulações. Partiu-se da hipótese de que a temática de gênero interfere de algum modo na formação da profissional de Biblioteconomia, quer seja por sua ausência, já que não levar em conta faz com que se mantenha a visão sexista predominante socialmente no que se convencionou chamar de currículo oculto, quer seja por sua presença e, havendo a presença da temática, como ela se daria nos modos prescrito e praticado. Como objetivo geral, buscou-se analisar se os estudos de gênero são contemplados no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas UFAL. Definiu-se, como objetivos específicos da pesquisa, identificar se há referência sobre gênero no Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia; averiguar se os discentes da Graduação e o conjunto de docentes consideram necessária a inserção da questão de gênero no currículo do curso e investigar como os docentes dos cursos de graduação de Biblioteconomia da UFAL compreendem as relações de gênero na profissão. A pesquisa qualitativa e de estudo de caso teve como lócus uma universidade pública e utilizou-se para produção dos dados a pesquisa documental e a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente com discentes e docentes da graduação do Curso de Biblioteconomia da UFAL. No universo de discentes, foram entrevistadas duas estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia que participam do colegiado do Curso. Entre os docentes, foram entrevistadas cinco professoras e um professor, titulares da graduação de Biblioteconomia que se dispuseram a participar da pesquisa. Assim, tanto no momento de produção dos dados quanto em suas análises, partiu-se de um enfoque teórico materialista histórico-dialético, que buscou captar o movimento de construção e reconstrução do objeto por meio do roteiro semiestruturado na categorização e análise após os resultados de campo, cotejados com a revisão bibliográfica do campo. Nesta busca do movimento do “era, é, tende a ser”, objetivou-se proporcionar um conhecimento crítico que contribua para a transformação social. Entre outras questões, a análise dos dados mostrou que as disciplinas tecnológicas ou tradicionais são ministradas por professores de ambos os sexos. Sobre os conteúdos de gênero, houve um conhecimento comum entre o conjunto de entrevistadas/os, ainda que em graus de conhecimento diferentes. Sobre gênero no currículo do curso, observou-se que, tanto no PPC de 2017 quanto no novo, de 2019, a temática aparece de forma semelhante, constando em algumas ementas e bibliografias de forma transversal. Em se tratando de raça, esta aparece no PPC de 2017 e de 2019, mas é detalhada apenas no último, indicando, inclusive, uma relação bibliográfica da qual devem ser extraídas as obras a serem trabalhadas transversalmente em várias disciplinas. Por fim, a transversalidade defendida por docentes ainda requer um aprofundamento para que gênero seja contemplado de forma mais abrangente na formação de bibliotecárias/os, sobretudo na UFAL.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »