Teses e Dissertações
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Item Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.Item Análise da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade em relação ao consumo ecossustentável de produtos de higiene menstrual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Silva, Mércia Dark Bastos da; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693Este estudo concentrou-se na avaliação da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade social em relação ao consumo ecossustentável de itens de higiene menstrual, com especial atenção para os impactos ambientais associados ao descarte inadequado desses produtos, bem como para sua composição e processo de produção. O percurso metodológico compreendeu quatro etapas: (1) Revisão Sistemática de Literatura; (2) Estudo de caso, incorporando entrevistas e grupo focal; (3) Análise de Conteúdo; e (4) Produção de Produto Técnico e Tecnológico, incluindo Manuais de uso e de produção de absorvente reutilizável de tecido, Manual Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, Material Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, e Tecnologia Social – Absorvente Reutilizável de Tecido. Os resultados revelaram que, para mulheres em situação de vulnerabilidade, a percepção ambiental não é um dos principais fatores que influenciam a adoção de itens reutilizáveis. A falta de informação, juntamente com a disponibilidade limitada desses produtos e as condições econômicas, emergiram como determinantes nesse processo de transição. Destaca-se, assim, a necessidade de democratizar informações, promovendo a autonomia de pessoas menstruantes e facilitando escolhas mais assertivas e ecologicamente conscientes. A criação de materiais educativos, como manuais e recursos didáticos, representa uma contribuição prática para capacitar mulheres, permitindo escolhas informadas e conscientes em relação à higiene menstrual. Esses recursos buscam disseminar informações sobre os benefícios dos produtos reutilizáveis, incentivando práticas mais sustentáveis e saudáveis.Item Análise do desempenho de argamassa de assentamento com substituição parcial do agregado miúdo por embalagens cartonadas trituradas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-20) Carvalho, Juliana Lira Brito de; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Souza, Ronny Francisco Marques de; http://lattes.cnpq.br/7651317326903869; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Gondim, Priscylla Cinthya Alves; http://lattes.cnpq.br/7727315802596668Devido sua composição, as embalagens cartonadas pós-consumo apresentam grande potencial para serem utilizadas como insumo na fabricação de novos produtos. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho da substituição parcial do agregado miúdo por embalagens cartonadas trituradas no desenvolvimento de argamassa para assentamento de alvenaria. A metodologia foi dividida nas seguintes etapas: elaboração da revisão sistemática de literatura; coleta, preparo e cominuição das embalagens cartonadas; caracterização das matérias-primas; definição das composições de referência e experimentais; realização dos ensaios tecnológicos; e análise dos resultados. No agregado miúdo, foi realizada a análise granulométrica. O subproduto, Embalagens Cartonadas Trituradas (ECT), foi caracterizado por meio da Análise Química por Fluorescência de Raios X (FRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A proporção de 1:6 entre volume de cimento e agregado miúdo foi adotada como referência e foram determinadas as composições experimentais com substituições de 5%, 10% e 15% do volume de agregado por ECT, sendo moldados e testados 5 corpos de prova por composição. Ensaios de Índice de Consistência, Resistência à Compressão, Absorção de Água por Imersão e MEV da Superfície de Fratura foram realizados. Realizou-se a análise de correlação entre os valores médios das propriedades e o percentual de substituição de ECT. Quanto aos resultados do ensaio de Índice de Consistência, as argamassas com substituição de ECT apresentaram pequena redução, mas se mantiveram na faixa apresentada na literatura. Em relação à Resistência à Compressão, as argamassas com substituição de 5%, 10% e 15% apresentaram valores médios de 7,57 MPa, 6,52 MPa e 6,07 MPa, respectivamente. As argamassas com ECT apresentaram baixo índice de Absorção de Água por Imersão, se comparado com os dados da literatura. A análise estatística revelou que todas as propriedades estudadas possuem forte correlação com o percentual de substituição de ECT. A MEV da Superfície Fraturada constatou o maior número de vazios e presença de microfissuras nas amostras com maiores percentuais de ECT. Por fim, a realização deste estudo demonstrou-se relevante no contexto do desenvolvimento de novos materiais técnicos, apresentando ao mercado a argamassa com embalagens cartonas pós-consumo trituradas.Item Análise preditiva da evasão escolar no ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-26) Cunha, Fabrício Willian da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Lima, Cosmo Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9005310724269606; Pontes , Edel Alexandre da SilvaA Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tem-se desenvolvido no que diz respeito ao número de matriculados. Tem-se aliado a esse desenvolvimento o aumento nos índices de evasão escolar. Esta pesquisa pretende de modo geral investigar as variáveis significativas que podem ser utilizadas na modelagem de análise preditiva da evasão escolar no Ensino Médio Integrado (Curso de agropecuária) do IFAL – Campus Satuba. A questão-problema que se pretende responder é: quais as variáveis predominantes podem ser utilizadas em uma modelo de análise preditiva, conforme o perfil do aluno evadido que possam mensurar a probabilidade de risco de evasão escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao nível médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba? Para isso, foi realizado um estudo no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFAL – Campus Satuba. A metodologia desta investigação foi do tipo pesquisa-ação, visto que os seus procedimentos metodológicos estão fortemente vinculados a uma ação intervencionista. A presente pesquisa, quanto à abordagem e a sua natureza é do tipo mista, qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: dados oficiais do sistema acadêmico da Coordenação de Registro Acadêmico do Campus, questionários aplicados aos alunos ingressantes e entrevistas com os servidores que atuam diretamente no curso. A técnica para análise dos dados utilizada, trata-se da análise preditiva, algoritmos de aprendizado de máquina, regressão logística binária e modelo estatístico-matemático. O banco de dados foi formado pelo perfil dos alunos evadidos de 2014 a 2019; realizado comparativo com os perfis dos alunos com matrícula ativa nos 2o e 3o anos do ano letivo de 2022 e compara também, com o perfil dos alunos ingressantes para o ano letivo de 2023. Como resultado destaca-se o levantamento das variáveis do perfil dos alunos evadidos no curso e o desenvolvimento do produto educacional: Guia de como elaborar um modelo preditivo para prevenir a evasão de alunos na EPT, capaz de estimar a probabilidade de evasão do aluno com matrícula ativa no curso.Item Atividade inseticida e repelência de óleos essenciais de eucalyptus sobre Zabrotes Subfasciatus (BOHEMAN, 1833) E Sitophilus zeamais (MOTSCHULSKY, 1855)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-21) Alves, Agripino Emanuel Oliveira; Cunha, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da; http://lattes.cnpq.br/6533002613885833; Valente, Ellen Carine Neves; http://lattes.cnpq.br/5519733594584141; Martins, Ricardo Brainer; http://lattes.cnpq.br/9236216672510518; Dantas, José OliveiraArmazenar alimentos é uma prática observada desde os primórdios da produção e exploração agrícola, é estratégia fundamental para garantir a alimentação da sociedade por certo período. Atualmente na agricultura, seja coorporativa ou familiar, o armazenamento é utilizado para garantir a qualidade do produto e comércio. Contudo, esses alimentos estocados e armazenados são alvos de pragas e insetos que comprometem a produção. Com isso, são necessárias medidas de controle e eliminação dessas pragas, por meio de diversos métodos, seja com controle químico ou biológico. Portanto, com este trabalho, objetivou-se analisar o potencial bioinseticida de óleos essenciais extraídos de genótipos de Eucalyptus para o controle de pragas do armazenamento da produção de grãos de feijão (Zabrotes Subfasciatus) e milho (Sitophilus zeamais), em condições laboratoriais, utilizando óleos essenciais de 4 genótipos de Eucalyptus (1249, 1250, 1277 e 0292). Os óleos foram testados na ação de repelência e as concentrações letais no controle das pragas. Os estudos de mortalidade por contato dos insetos praga, foram analisados 4 genótipos de Eucalyptus, com 3 concentrações diferentes sendo para Z. Subfasciatus (1%, 2%, 2,5%), e para Sitophilus zeamais (5%, 10%, 20%), mais um controle positivo e um negativo, com 10 repetições em blocos ao acaso. Para os estudos de ação repelente por chance de escolha sobre os insetos praga Z. subfasciatus e S. zeamais, foram testados óleos essências de 4 genótipos de Eucalyptus com 5 repetições para cada tratamento, em blocos inteiramente casualizados. Todos os óleos testados apresentaram ação repelente sobre os insetos e apresentaram eficiência na mortalidade dos insetos praga Z. subfasciatus e S. zeamais.Item Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-25) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Pereira, Dimitri Wuo; http://lattes.cnpq.br/8929474503522796Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.Item Avaliação da qualidade ambiental do complexo estuarinolagunar mundaú-manguaba – CELMM, Alagoas: uma abordagem biológica e da paisagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-24) Silva, Robert Germano Alves da; Mayorga, María Angélica Pérez; http://lattes.cnpq.br/3725581918287088; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Teresa, Fabricio Barreto; http://lattes.cnpq.br/2706179711969560; Sampaio, Cláudio Luis Santos; http://lattes.cnpq.br/2526336992077506; Araujo, Daniel de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5837261784524743Esta dissertação apresenta dois capítulos que englobam métodos de avaliação ambiental aplicados nas bacias hidrográficas do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba – CELMM. A degradação no CELMM acarreta consideráveis impactos ambientais e socioeconômicos nas comunidades ribeirinhas. Com isso, discutiremos como as alterações ambientais, físicas e espaciais se relacionam com descritores químicos e a resposta ecológica da ictiofauna dos córregos inseridos no sistema, objetivando testar instrumentos de diagnóstico ambiental para o monitoramento e manejo dos impactos em rios e córregos costeiros. O Capítulo I traz a aplicação do Índice de Integridade do Hábitat, uma avaliação física local (80 m) já consolidada, e duas propostas, uma de adaptação de um índice para paisagem (1,6 km) e outra de um índice integrado às duas escalas para equalizar possíveis distorções. Para entender as respostas biológicas aos valores dos índices, foram avaliados dois estimadores ecológicos, riqueza de espécies e porcentagem de Poecilia reticulata, na comunidade de peixes. Os resultados são discutidos com objetivo de avaliar a capacidade de descrição dos índices e estimadores para as características físicas locais, espaciais e biológicas. No Capítulo II foi realizada a integração de descritores físicos e químicos do córrego e do ecotóno com descritores ecológicos. Testamos a aplicação das Curvas de Abundância e Biomassa (ABC) e a estatística W na avaliação biológica para detecção da perturbação ambiental nos córregos. A analise de espécie indicadora (IndVal) foi utilizada para descrever as espécies que caracterizam cada grupo de uso e ocupação do solo, e a Análise de Redundância (RDA) foi realizada para identificar os descritores químicos e físicos que estruturam as comunidades de peixes para cada uso e ocupação do solo. Em geral, as metodologias de avaliação utilizadas foram capazes de descrever as diferenças dos ambientes de cada uso e ocupação do solo e relacionar a estruturação física e química dos córregos com a comunidade íctica.Item Avaliação da viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção de piso intertravado com agregado da concha de sururu(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Tenório, Arthur Amaral Batista; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Peres, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9975840346577976Neste estudo, foi explorada a reutilização sustentável de conchas de Sururu (Mytella falcata) na construção civil, destacando não apenas a abordagem dos problemas ambientais resultantes do descarte inadequado, mas também a promoção de parcerias locais que geram empregos e impulsionam a economia regional. O presente invento consistiu na análise do piso intertravado com substituição parcial do agregado miúdo (areia média natural) por grãos de conchas de Sururu. Uma abordagem sustentável foi buscada, analisando a viabilidade técnica, econômica e ambiental. Foram realizadas análises físico-químicas detalhadas, incluindo Granulometria, Fluorescência de Raios X (FRX), Difração de Raios X (DRX) e Análise Termogravimétrica (ATG), para caracterizar as propriedades das conchas. Ao definir o traço do concreto, foi estabelecida uma proporção em volume de 1:2,33:0,37:2,00:0,43 (cimento: areia: pó de brita: brita 0: água). Foram também examinadas diversas formulações de substituição da areia, variando entre 2,5%, 5,0%, 7,5% e 10,0%. Durante os ensaios laboratoriais, os resultados atenderam às especificações técnicas de maneira favorável. A composição C-5% apresentou uma resistência à compressão de 37,87 MPa, atendendo aos requisitos técnicos estabelecidos pela norma para peças de concreto destinadas à pavimentação, que exige resistência igual ou superior a 35 MPa. Os ensaios de absorção de água demonstraram eficácia na promoção de drenagem adequada, com variações de absorção de água dentro da faixa aceitável, mantendo- se abaixo de 0,77%. Estes resultados destacaram o potencial das conchas de Sururu como uma fonte de interesse técnico, econômico e ambiental na fabricação de pavimentos intertravados. Este estudo não apenas contribuiu para o desenvolvimento de materiais técnicos inovadores no mercado de pavimentos intertravados, mas também enfatizou a importância das práticas sustentáveis na construção civil e reforça a Economia Circular.Item Avaliação de resíduo sólido como mulching alternativo e de agrofilmes na produção de alface na região semiárida de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-30) Barros, José Anderson Soares; Cavalcante, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/0221717690546039; Costa, Joao Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2787724876009177; Santos, Márcio Aurélio Lins dos; http://lattes.cnpq.br/0192590447392368A manta geossintética Soiltain DW® é utilizada em estações de tratamento de água, na filtração da água, tem vida útil de três meses, sendo, em seguida, descartadas em aterros sanitários. Por suas características, consiste em um resíduo sólido com potencial de uso agrícola, como cobertura do solo. Esta prática, conhecida como mulching, comum na plasticultura em regiões temperadas, reduz as perdas de água, a incidência de plantas daninhas e mão de obra. Porém, pode promover microclima no solo, principalmente em regiões tropicais e semiáridos, causando estresse às plantas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a viabilidade técnica e econômica da manta geossintética Soiltain DW® como mulching alternativo e do uso de agrofilmes sintéticos na produção de alface cv. Veneranda em Arapiraca, região semiárida de Alagoas, Brasil. Foram realizados quatro experimentos entre junho de 2020 e março de 2021, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (manta geossintética, mulching de polietileno branco e preto, e solo descoberto) e cinco repetições. A viabilidade técnica das coberturas foi determinada a partir da avaliação, ao final de cada experimento, da temperatura do solo, stand e variáveis morfoagronômicas. Foram aplicadas as análises uni e multivariadas e de correlações de Pearson. Na análise da viabilidade econômica, utilizou-se indicadores, a partir dos fluxos de caixa entre receitas e despesas, receita bruta, receita líquida, índice de lucratividade e taxa interna de retorno. Observou-se efeito significativo (P<0,05) para interação Coberturas do solo x Épocas de plantio para todas as variáveis, exceto para a massa da raiz, indicando que estes fatores, juntos, promovem mudanças no comportamento da alface cv. Veneranda. As análises uni e multivariada evidenciaram a influência das coberturas do solo sobre a alface, nos quatro experimentos, indicando que o mulching branco promoveu condições favoráveis às variáveis morfoagronômicas avaliadas, promovendo as maiores produtividades em todos os ciclos (média 19,9 Mg ha-1 ). A temperatura é a variável resposta que mais exerceu influência negativa, principalmente sobre o stand em que manta geossintética e mulching preto apresentaram similaridade, devido a maior absorção de radiação solar e redução de stand. Existe atratividade econômica para todas as coberturas estudadas, pois há resultado que proporciona retorno econômico sobre o capital investido a partir do 2o ciclo de cultivo, quando há cobertura econômica do valor do investimento inicial e a cobertura da taxa mínima de atratividade. A análise econômica demostrou que a manta geossintética promoveu os menores custos operacionais efetivos, receitas líquidas intermediárias e lucratividade inferior somente ao mulching branco na soma dos quatro experimentos. Portanto, os quatro tratamentos avaliados são economicamente viáveis, destacando-se o mulching branco. A manta geossintética Soiltain DW®, resíduo sólido, por ser gratuito e reutilizável, poderá ser utilizada como mulching alternativo na alface cv. Veneranda, nas condições edafoclimáticas de Arapiraca/AL.Item Boas práticas de manipulação, condições higiênico-sanitárias e composição mineral de sururu (Mytella falcata) comercializado em feiras livres de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Lucena, Vívian da Silva Santos; Araujo, Daniel de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5837261784524743; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Lopez, Ana Maria Queijeiro; http://lattes.cnpq.br/4034568781881997; Tamano, Luana Tieko Omena; http://lattes.cnpq.br/4206868438935017O sururu (Mytella falcata) é o principal recurso pesqueiro do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), sendo produto fundamental para a geração de renda para dezenas de milhares de famílias que vivem no entorno das lagunas. Além da sua propensão natural a acumular contaminantes presentes no meio aquático, como metais tóxicos, a manipulação do sururu é inadequada, desde as etapas subsequentes à sua coleta até a sua disposição nos locais de comercialização. Com o presente trabalho, teve-se como objetivo realizar um diagnóstico das boas práticas de manipulação (BPM), das condições higiênico- sanitárias e da composição mineral do sururu em feiras livres dos municípios banhados pelas lagunas que compõem o CELMM. Para tanto, preparou-se e aplicou-se uma checklist a fim de orientar a observação das condições higiênicas das instalações, equipamentos e utensílios utilizados, manipulação e forma de exposição do produto, vestuário e utilização de equipamentos de proteção individual, destinação de resíduos, dentre outros, nas feiras de Maceió (Tabuleiro), Marechal Deodoro, Pilar, Satuba e Rio Largo. Para a investigação dos minerais, foram adquiridas amostras de todos os pontos de venda encontrados nas feiras dos municípios supracitados. Após procedimentos para obtenção dos extratos por digestão ácida, foram analisadas as concentrações de ferro (Fe), cobre (Cu), manganês (Mn) e zinco (Zn), utilizando a técnica de espectrofotometria de absorção atômica, e de chumbo (Pb), seguindo o protocolo correspondente do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMEWW). Através da checklist proposta e aplicada, foi possível classificar as condições higiênico-sanitárias em todas as feiras visitadas como insatisfatórias. Apesar disso, é válido destacar que as maiores porcentagens de adequações foram observadas na feira de Rio Largo, onde a cessão do espaço para comercialização foi condicionada à participação em curso de capacitação em BPM de alimentos ofertado pelo município. A pesquisa envolveu, ainda, a aplicação de questionário para caracterização socioeconômica dos feirantes. Constatou-se a predominância de feirantes do sexo feminino, com baixa escolaridade, a venda de sururu e/ou outros pescados como única fonte de renda, alcançando com esta renda valor próximo a um salário mínimo. Quanto à composição de microminerais, as maiores concentrações em todas as amostras foram de ferro, superando em mais de quinze vezes os valores detectados de cobre, manganês e zinco. Já em relação ao metal tóxico chumbo, as amostras estiveram dentro do limite permitido em moluscos bivalves. Os resultados obtidos com este trabalho confirmam a importância do sururu, enquanto meio de vida, para inúmeras famílias que o comercializam em feiras livres e reforçam a necessidade de um esforço conjunto, dos feirantes e dos responsáveis pela gestão desses espaços, para proporcionar à população dessas localidades um ambiente propício à comercialização segura de alimentos. Além disso, faz-se necessário que as autoridades competentes investiguem continuamente os níveis de elementos-traço de alta toxicidade no CELMM, para que os benefícios do consumo de sururu pela população não sejam contrapostos pelo risco de contaminação.Item Campi Centenário do IFAL como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação Institucional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-28) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaA pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as) A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.Item Ciência e tecnologia no Instituto Federal de Alagoas: proposta de e-book para disseminação de conhecimentos sobre inovação e propriedade intelectual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-16) Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Nascimento, Ticiano Gomes do; http://lattes.cnpq.br/6296388037177344; Azevêdo, Luciana Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1897636028453143; Silva, Eunice Palmeira da; http://lattes.cnpq.br/4679066494213977A inovação ocorre quando o conhecimento é transformado em produto, processo novo ou significativamente melhorado e utilizado pela sociedade . Nesse sentido, o conhecimento científico tecnológico proporcionado pel o Instituto Federal de Alagoas IFAL é essencial para o desenvolvimento cultural, tecnológico e socioeconômico d o estado de Alagoas . Esta dissertação buscou investigar a compreensão dos parti cipantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI acerca da inovação e propriedade intelectual no IFAL , sendo eles os orientadores e bolsistas /voluntários com projetos aprovados nos editais 2018 20 19 e 2019 2020 do programa. O objetivo deste trabalho foi disseminar conhecimentos básicos acerca da inovação e proteção das propriedades intelectuais aos participantes do PIBITI , contribuindo para a efetividade da pesquisa aplicada no âmbito do IFAL . E ste trabalho tr az reflexões sobre a relação entre o percurso da Educação P rofissional e T ecnológica EPT) e o modo de produção capitalista brasileiro , com ênfase à possibilidade de superação da subserviência do Brasil no contexto da economia mundial atravé s do desenvolvimento científico tecnológico associado à formação integral dos sujeitos na concepção de educação dos Institutos Federais de Edu cação Profissional . O diagnóstico inicial mostrou que o Núcleo de Inovação Tecnológica ( do IFAL, responsável p or estimular a pesquisa de inovação e a proteção das invenções, requer melhor estruturação para desenvolver as atribuições administrativas e atuar na disseminação da cultura da inovação no Instituto, dada a dimensão da instituição e os desafios inerentes à s mudanças de profissionais e estudantes que envolvem toda organização, periodicamente. A tabulação dos resultados dos questionários revelo u que os participantes do PIBITI têm conhecimentos incipientes no que se refere à inovação e propriedade intelectual e, para contribuir com a ampliação desses saberes, foi construído um material text ual no formato de e book O material teve uma avaliação positiva pelo público alvo da pesqu isa, podendo ser usado pelo IFAL na disseminação de conhecimentos básicos acerca da inovação e propriedade intelectual entre a comunidade acadêmica em geralItem Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-05-20) Silva, Carlos Farias da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317Esta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte: um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium, o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.Item A contribuição da educação física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do IFAL que buscam ascensão social e profissional através do futebol(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Duarte, Arlene Leão de Lima; Lima, André Suêldo Tavares de; : http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Leão, Iberê Caldas de SouzaRESUMO Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a identificar qual a contribuição da Educação Física na Formação Integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFAL, que buscam a ascensão social e profissional através da prática do futebol, trazendo a importância da Educação Profissional e Tecnológica para além da preparação para o trabalho, evidenciando-a como agente transformador do ser humano. O estudo investigativo foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas semiestruturadas onde os resultados indicaram a elaboração de um Produto Educacional no formato de vídeo documentário, com temática central sobre a busca de ascensão social e profissional através da prática do Futebol, como também as trajetórias de familiares de atletas profissionais e docentes do componente Curricular Educação Física, que trazem a contribuição desse componente na formação integral desses atletas. O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo Futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas. O vídeo documentário passou por avaliação dos estudantes, docentes e demais entrevistados que fizeram parte da sua construção. A intervenção de avaliação se deu nas aulas de Educação Física, de uma turma do segundo ano do Curso de Informática, e uma turma de segundo ano do Curso de Agroindústria no Ensino Médio Integrado, por ser a temática parte da ementa do componente curricular que trata das questões relacionadas ao esporte. Esta pesquisa, produziu elementos científicos que contribuem no processo de formação humana dos estudantes, como também traz grande contribuição aos docentes que são responsáveis pela condução do processo formativo.Item Controle social como mecanismo de cidadania no âmbito do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-21) Nascimento, Jefferson Gerlânio do; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485A pesquisa apresenta o controle social como elemento de cidadania para a formação humana integral no âmbito da Educação Profissional. No contexto do Ensino Médio Integrado, expõe as razões e os fundamentos da importância do controle social na gestão do dinheiro público e no exercício da cidadania. Descreve e analisa também os instrumentos que possibilitam a qualquer cidadão a participação, o acompanhamento e a fiscalização dos atos praticados pela administração pública, especialmente na esfera do Instituto Federal de Alagoas. Guia-se por uma metodologia qualitativa, em que se investigou determinadas práticas dos estudantes pesquisados, por meio da aplicação de questionários, com o objetivo de analisar o nível de conhecimento desses educandos acerca do tema controle social. Possui ainda um produto educacional, no formato de cartilha educativa, para disseminar o exercício do controle social. Finaliza ser necessário desenvolver ações no espaço escolar que promovam o controle dos atos praticados pelos gestores públicos. Para tanto, os docentes têm um papel importante, pois eles podem construir projetos pedagógicos, com a temática do controle social no ambiente acadêmico.Item O debate da filosofia crítica da tecnologia no ensino médio integrado profissional através de uma sequência didática(Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2021-07-01) Caminha Neto, Aloisio Ribeiro; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A investigação desta pesquisa busca esclarecer de que maneira o conceito de tecnologia é percebido e representado por um grupo de estudantes do segundo ano, do curso de meio ambiente, do Ensino Médio Integrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O objetivo do trabalho é propor uma reflexão crítica do conceito de tecnologia articulada por uma sequência didática, visando relacionar a natureza das escolhas tecnológicas e suas consequências para o meio ambiente e para o bem estar coletivo nas sociedades contemporâneas. O referencial teórico estabelece um diálogo entre as reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino Médio Integrado e os conteúdos apresentados pela Filosofia Crítica da Tecnologia, buscando esclarecer as relações existentes entre Educação, Trabalho, Capital e Tecnologia. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com perspectiva socialmente crítica, uma vez que sua intenção não é apenas uma melhoria curricular, mas promover a construção de um mundo mais justo e democrático a partir do estímulo a participação política nas escolhas tecnológicas. Ao final do trabalho, conclui-se que a filosofia crítica pode proporcionar uma educação mais humana, crítica, autônoma e libertadora.Item Desenvolvimento de sequência didática como produto educacional: os temas HIV e AIDS em módulos de aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-08-28) Santos, Deyvison Campos dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Esta dissertação advém de uma pesquisa que contempla o processo de desenvolvimento e avaliação do Produto Educacional (PE) “Sequência Didática: proposta para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho”. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho, com vistas à prática educativa voltada à qualificação profissional e à preparação para o exercício da cidadania. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o método de estudo é o da pesquisa-ação colaborativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários-perfis, questionários de satisfação e diários reflexivos. A SD desenvolvida foi avaliada a partir de eixos descritores por professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho. A pergunta investigativa que orienta o trabalho é “como professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho avaliam uma proposta de abordagem dos temas HIV e AIDS voltada à produção de materiais de ordem didática e pedagógica pelos TST em formação?”. Tem-se como resultados o julgamento da SD de modo positivo pelos colaboradores-avaliadores, tendo havido também pontos avaliados de modo neutro por um dos avaliadores, entre os vinte itens/aspectos do material, e nenhum item/aspecto foi avaliado negativamente. A participação dos professores no processo de apreciação e avaliação da SD mostrou-se como um contributo ao desenvolvimento profissional docente. À guisa de conclusão, entende-se que a SD desenvolvida configura-se como uma ferramenta para abordagem dos temas HIV e AIDS, em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho com vistas ao desenvolvimento de habilidades profissionais e à construção de saberes necessários ao exercício da cidadania. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) o ensino na Educação Profissional e Tecnológica é condicionado por questões políticas e por diferentes perspectivas teóricas; ii) os Institutos Federais propõem-se a formar os sujeitos integralmente, motivando a atuação de professores e de suas práticas pedagógicas consonantes com os princípios da omnilateralidade; iii) o desenvolvimento de um PE, no âmbito da formação docente, deve se prestar ao atendimento das especificidades da EPT na Rede Federal de Ensino por professores da carreira EBTT.Item Desenvolvimento de um potenciostato portátil de baixo custo e seu uso em análises ambientais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-18) Lucena, Charles Bronson Bezerra de; Lima, Phabyanno Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9334426018309756; Lopes, Cleylton Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4000861323429729; Silva, Francisco de Assis dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8842303844359230A população do planeta vem crescendo de forma consistente ao logo das décadas. As mais recentes projeções apontam que nos próximos dez anos tenhamos um incremento 80 milhões de pessoas e que esse numero só irá aumentar nas décadas seguintes. Este fato trará uma série de desafios e dentre eles podemos citar a necessidade de produzir alimentos para esse grande número de pessoas sem comprometer o meio ambiente ainda mais. A cada ano, a safra agrícola no Brasil vem batendo recordes, da mesma forma que o uso de defensivos agrícolas é incre- mentada na mesma direção. Se não forem utilizados de forma adequada estas substâncias ten- tem a prejudicar o meio ambiente de forma acelerada e seu monitoramento faz-se cada vez mais necessário. Este monitoramento é realizado através de análises químicas. Conscientizar as no- vas gerações acerca dos problemas relacionados a degradação do meio ambiente é importante e isto pode ser feito nas aulas de química. Como é notório, a realização de práticas em labora- tório torna o aprendizado mais fácil e efetivo. Neste viés, a realização de aulas práticas necessita de um equipamento essencial: um potenciostato. Este equipamento possui um alto custo e seu uso está na maioria das vezes restrito a laboratórios de pesquisa. Esta pesquisa buscou desen- volver um potenciostato capaz de realizar análises eletroquímicas tendo como principais carac- terísticas seu baixo custo, facilidade de fabricação e portabilidade onde seu foco não é a reali- zação de análises com grande precisão para ser utilizado em aulas para a quantificação de con- taminantes de interesse ambiental. Buscamos na literatura projetos que contemplavam algumas destas características para promover adaptações e melhorias com o intuito de minimizar custos. O equipamento desenvolvido foi submetido a calibração pelo método de resistência elétrica para verificar sua obediência à lei de Ohm. O mesmo apresentou uma diferença de +/- 0,14% em relação a uma resistência fictícia frente a uma diferença de +/- 0,1% apresentada por um potenciostato comercial. Melhorias no futuro tais como aperfeiçoamento do software com a inserção de novas técnicas eletroquímicas, modificação do microcontrolador (arduino pro mini, ou similar e desenvolvimento de um outro cabo de comunicação.Item Diagnóstico hidroambiental de nascentes da bacia hidrográfica do Rio Coruripe no Litoral Sul de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Brito, Luzenilton Morais de; Melo, Joabe Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5180399418500159; Silva, Antonio Carlos Coelho da; http://lattes.cnpq.br/9866237268205552; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Santos, Josiene Maria Falcão Fraga dos; http://lattes.cnpq.br/0789229130960422A essencialidade da água no planeta é designada para várias finalidades: domésticas, cultivo, industrial, manutenção dos atributos ecossistêmicos, dentre outras. Dessa forma, sua promoção é aspecto indispensável ao desenvolvimento humano. Diante da relevância desse recurso é necessário saber o nível da sustentabilidade hidroambiental de nascentes. Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade hidroambiental das nascentes da bacia hidrográfica do rio Coruripe no litoral sul de Alagoas. O estudo analisou as características ambientais das nascentes e as características físicas, químicas e microbiológicas da água, tendo-se como parâmetros da qualidade ambiental o protocolo de avaliação macroscópica e para qualidade físico-química e bacteriológicos os valores estabelecidos pelo Ministério da Saúde- MS e Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Durante a realização do trabalho foram feitas avaliações e coletas de dados entre 2021 e 2022. Foram selecionados 25 pontos de coleta de acordo com a sua influência dentro dos limites físicos da bacia, e diagnosticado o estado de preservação ambiental daquelas minas d’águas. Nesses pontos foram determinadas as características macroscópicas e variáveis físicas, químicas e microbiológicas. A realização deste trabalho possibilitará o esclarecimento à comunidade sobre o grau de preservação dessas nascentes, assim como a qualidade das suas águas, sinalizar as entidades públicas e privadas responsáveis pelos recursos hídricos na bacia, da necessidade de elaboração de políticas públicas que garantam a proteção ao meio ambiente e a segurança hídrica, com oferta de água boa para os ecossistemas terrestre, aquáticos e à população usuária de água da bacia hidrográfica do rio Coruripe.Item Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades xamanismo indígenas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo , Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3281-612X; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Martins, Sílvia Aguiar Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3656772019325644; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573Esta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.
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