Teses e Dissertações defendidas no IFAL
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Item A educação escolar e a formação de dirigentes: espaços de formação política das lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-09-01) Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Hollerbach, Dra. Joana D’Arc Germano; http://lattes.cnpq.br/5888935341011338O processo de formação política no contexto escolar é cerceado por disputas ideológicas e concepções antagônicas. Partindo-se da compreensão de que a dimensão ético-político é parte indissociável de uma formação humana emancipadora, que garante ao estudante sua inserção na vida social, através do acesso pleno aos bens culturais produzidos ao longo da história da humanidade, esta pesquisa aborda a formação de lideranças estudantis e a organização de espaços de formação política na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como recorte o Instituto Federal de Alagoas. Possui como objetivo analisar o processo de organização de um espaço pedagógico no Ensino Médio Integrado destinado à formação política através da realização de eventos estudantis. Adota-se como pressuposto metodológico da pesquisa a abordagem qualiquantitativa, do tipo pesquisa participante, exploratória e de natureza aplicada desenvolvida em quatro etapas. Na primeira etapa ocorreu uma revisão bibliográfica sobre temas que perpassavam a construção da pesquisa, como, a formação política no espaço escolar e o desenvolvimento de lideranças estudantis. A segunda etapa, correspondeu a realização do diagnóstico, que ocorreu através da observação ativa do campus em estudo e aplicação de questionário junto aos participantes da pesquisa, estudantes que participam de espaços de representação dos discentes. Na terceira etapa, foi elaborado um protótipo do produto educacional, que consiste em um guia instrucional para os estudantes sobre organização de eventos. A última etapa correspondeu à aplicação e avaliação do produto educacional desenvolvido. Para analisar os dados obtidos a partir da aplicação e avaliação do produto educacional foi utilizada a análise de conteúdo e a estatística descritiva. Obteve-se como resultado a concepção de um guia didático/instrucional sobre organização de eventos para estudantes, como proposta de estruturação de um espaço formal no Ensino Médio Integrado que contribua para o trabalho da formação política e desenvolvimento de lideranças estudantis. Foi evidenciado pela pesquisa a inexistência de material sobre organização de eventos adaptado para os discentes, apesar de ser uma atividade recorrente nos tempos e espaços escolares da Educação Profissional e Tecnológica, que conta com a participação ativa e de direção das lideranças estudantis. Observou-se que a ausência de conhecimento sistematizado para os estudantes sobre a atividade eventos, limitava a experimentação desses espaços através de uma aprendizagem intuitiva ou advinda de vivências anteriores de outros organizadores. De modo geral, a partir da avaliação dos participantes sobre o material criado, ocorreu a prevalência do alto registro de aceitação em relação a sua contribuição para a finalidade proposta.Item Direito do trabalho e previdenciário na educação profissional e tecnológica em uma perspectiva contra-hegemôminica(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-15) Lima Filho, Noé Higino de; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514Obter conhecimentos ligados ao Direito do Trabalho e Previdenciário é de fundamental importância para o fortalecimento de relações profissionais, visto que esses ramos resguardam o cidadão, garantindo-lhe proteção diante de possíveis abusos nas relações trabalhistas. Dessa forma, este estudo buscou analisar se os alunos pré-egressos dos Institutos Federais têm acesso aos conhecimentos relacionados ao Direito do Trabalho e Previdenciário antes de ingressarem no mercado de trabalho, bem como verificar se são ofertados mecanismos de defesa capazes de os protegerem em uma possível exploração neste sistema capitalista. Nesse cenário, verifica-se como se oferta, no ensino direcionado ao estudante do Ensino Médio Integrado – EMI, conhecimentos sobre direitos básicos, tais como sobre o FGTS, férias, 13º salário, auxílio-doença, licença maternidade, dentre outros direitos. O estudo está inserido na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT e alinhado ao macroprojeto Organização de espaços pedagógicos da EPT. A investigação desenvolveu-se sobre a ótica controversa do mercado do trabalho e sua insaciável demanda de capacitação e qualificação daqueles que nele pretendem ingressar. Aqui analisamos o conhecimento jurídico oferecido no EMI, e se nele há efetiva preparação para a demanda profissional para além do capital. Como procedimento metodológico, exploramos esse universo por meio de uma abordagem quanti- qualitativa, buscando informações através da aplicação de questionários semiestruturados aos alunos do último ano do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas – IFAL-Campus Satuba, por intermédio da pesquisa-ação. Utilizou-se de pesquisas documental,bibliográfica e a aplicação de questionários semiestruturados, em cinco etapas: I) Pesquisa diagnóstica com alunos em sala de aula; II) análise dos dados coletados diagnósticos III) Definição e desenvolvimento do produto educacional; IV) Apresentação do PE e aplicação de questionário de avaliação; V) análise dos dados coletados de avaliação do PE. Confirmou-se com o estudo que existe carência de ensino prático jurídico de Direito do Trabalho e Previdenciário aos pré-egressos no IFAL, e, com isso foi desenvolvida uma cartilha, sobre as égides conceituais da educação de Paulo Freire e buscando efetivar a aprendizagem significativa de David Ausubel. Os dados constatam a eficácia do PE para que se possa contribuir para a formação do estudante crítico desde o ensino médio até o meio profissional, em consonância com a proposta do EMI, numa perspectiva de formação omnilateral no viés contra-hegemônico, invertendo a lógica de preparação apenas para ingressar no mercado do trabalho, mas, igualmente, preparar-se para dele proteger-se, com acesso ao conhecimento para o que o aguarda após sua formação.Item Ecos de ancestralidade: relatos das tradições sociais e culturais das mulheres do Muquém-AL(2020-10-10) Santos, Daniela Verena Neves; Meirelles, Nelson Vieira da Silva Meirelles; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Sueldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514Trata-se de pesquisa educacional que pretende investigar como as vivências e saberes das mulheres quilombolas acerca da organização do trabalho e das suas manifestações culturais e sociais podem contribuir na formação integrada dos alunos da quarta série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia com vistas à educação omnilateral. Para isso, utiliza-se da compreensão de assuntos que versem sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica, enquanto política pública, no âmbito da superação de paradigmas sociais hegemônicos que limitam a existência das comunidades quilombolas. As comunidades mantém uma relação própria de pertencimento aos seus territórios, onde é possível a transmissão de saberes tradicionais através dos ensinamentos dos seus ancestrais, passados de geração em geração. Procedeu-se, portanto, pesquisa do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa ação em ambiente não-formal. O empreendimento investigado se deu através do diagnóstico das ideias construtoras dos alunos da 4° série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, do Campus Murici, acerca das comunidades quilombolas, além de entrevistas, que realizamos in loco, às mulheres quilombolas do Muquém pertencentes à Associação dos Remanescentes de Quilombos do Muquém. Entendemos que através da modalidade da educação não formal é possível o reconhecimento dos saberes tradicionais de comunidades para a formação integral dos sujeitos. Nesse sentido, como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível promover a troca de saberes entre a Comunidade do Muquém e o Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici com vistas a integração de conhecimentos que estimulem a transformação da realidade dos sujeitos da pesquisa. Identificamos que as mulheres quilombolas exercem como papel social a liderança desses ambientes, consagram-se como responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos na comunidade. Deriva desse função o compromisso pela transmissão das tradições como artesanato, agricultura familiar, culinária e religião. Compreendemos que o conhecimento das suas tradições permite aos futuros profissionais técnicos em Agroecologia o conhecimento de outras narrativas acerca da formação social brasileira e desenvolvimento de técnicas sustentáveis na região. Por fim, os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um E-book – Ecos de Ancestralidade: Relatos das Tradições Sociais e Culturais das Mulheres do Muquém como produto educacional.Item Educação ambiental no contexto profissional e tecnológico: uma proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o IFAL – Campus Benedito Bentes(2020-05-22) Santos, José Emiliano; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Santos, Lesso Benedito dos; http://lattes.cnpq.br/9848661202276911; Rodrigues, Adriana de Carvalho Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960211837700849Esta pesquisa intencionou a investigação da logística dos resíduos sólidos no IFAL – Campus Benedito Bentes – buscando verificar como ocorre o processo de geração, coleta, acondicionamento, transporte e a destinação final de tais resíduos face à legislação vigente. O objetivo foi investigar a legislação sobre gerenciamento de resíduos sólidos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica para a proposição de um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para o Campus e elaboração de uma cartilha ambiental. O estudo foi caracterizado em uma abordagem qualiquantitativa – com foco na interpretação, no significado e no sentido da educação ambiental -analisando-se a atual situação dos resíduos gerados no Campus – através da composição gravimétrica dos mesmos; como também, investigou a percepção dos docentes, técnicos administrativos, discentes e terceirizados com relação à problemática dos resíduos sólidos, mais especificamente, como pesquisa-ação – na qual o sujeito-pesquisador participa diretamente das reflexões em torno do trabalho. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos e terceirizados consideram a sociedade como principal responsável pela conservação do meio ambiente e, grande parte, se sente responsável pelo descarte correto dos resíduos. No entanto, apenas uma pequena minoria destes faz a segregação dos resíduos orgânicos e inorgânicos antes do descarte e a maior parte não sabe o tempo de decomposição dos resíduos no meio ambiente. Porém, restou clara a preocupação de alunos, terceirizados, professores e técnicos administrativos com os problemas ambientais decorrentes dos resíduos sólidos. As hipóteses levantadas no estudo após confrontadas, de modo interpretativo, com o conhecimento produzido, foram confirmadas. Por fim, foi proposto o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Campus, apresentados indicadores para avaliação e monitoramento, e as principais legislações referentes aos resíduos sólidos; como também, um Produto Educacional, em forma de cartilha, tratando de questões relacionadas aos resíduos sólidos – como material de apoio, para o desenvolvimento de ações de educação ambiental no Campus. O Produto Educacional desenvolvido na pesquisa foi aplicado aos alunos e mostrou-se relevante para o desenvolvimento de ações ambientais. Sendo este, ainda, avaliado de forma positiva por professores e alunos do Curso de Logística como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: . . Impacto Ambiental. Ensino. Produto Educacional.Item Ginástica laboral da educação profissional e tecnológica: possibilidades de um vídeo educativo(2022-10-20) Silva, Aline Rose Santos Vieira da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; ; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Lima Filho , Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Silva, Everton Joventino da; http://lattes.cnpq.br/3243332888358206As doenças de cunho psicológico têm despontado, chamando a atenção devido a forma como interferem na vida das pessoas, afetando a qualidade de vida do indivíduo, principalmente em seus aspectos físico, psicológico, social e emocional. Embora tenha surgido com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a Ginástica Laboral vem sendo amplamente utilizada como promotora da saúde física, mental e empregada em diferentes contextos. No contexto educacional, ela ainda está muito restrita a pesquisas acadêmicas, carecendo de mais ações efetivas, dado os seus benefícios à saúde física e psicológica do estudante. Esta pesquisa discorre sobre a elaboração de um Produto Educacional e foi norteada pela questão- problema: como elaborar um Produto Educacional na forma de um vídeo educativo sobre Ginástica Laboral, que possa ser utilizado por qualquer aluno matriculado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, como estratégia de prevenção e controle do estresse? Dessa forma, objetivou-se analisar as possiblidades de inclusão da Ginástica Laboral nos Ensino Médio Integrado. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário diagnóstico e um questionário de avaliação do Produto Educacional (PE). Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por categorias, da seguinte forma: questionário diagnóstico - 1) Perfil dos estudantes; 2) Atividades de ocupação dos estudantes; 3) Relação entre saúde e atividades escolares; 4) Atividades de lazer dos estudantes; questionário de avaliação do Produto Educacional – 1) Autopercepção; 2) Relevância do conteúdo; 3) Clareza na abordagem e conteúdo; 4) Dinamicidade. O questionário diagnóstico apresentou resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviu para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do Produto Educacional mostraram que a atividade física está entre as atividades mais frequentemente citadas pelos estudantes no controle do estresse, por isso, acreditamos que a Ginástica Laboral pode apresentar-se como uma estratégia eficaz a ser explorada no contexto escolar como manejo no controle do estresse dos estudantes. Evidenciamos ainda que o vídeo é um recurso didático que possui elementos (linguagem, duração, clareza, dinamicidade, abordagem do conteúdo, som, imagem) que, quando bem explorados, conseguem transmitir a informação de forma eficaz. Ademais, as fragilidades evidenciadas, relacionadas à dinamicidade, poderão contribuir com estudos futuros, que utilizem o vídeo como recurso, na medida em que indicarão elementos que precisam ser aprimorados e mais bem explorados.Item Tripalium: noções de Direito do Trabalho para a educação profissional e tecnológica(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2020-08-30) Silva, Carlos Farias da; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaEsta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte: um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium, o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.Item Violência de gênero: a Lei Maria da Penha como ação afirmativa no combate à violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-30) Bomfim, Lidiane da Conceição Barboza; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Bodart, Cristiano das Neves; http://lattes.cnpq.br/0622791361712744A questão da violência contra a mulher é um problema grave e bastante frequente em nossa sociedade. Quase que diariamente somos levados ao conhecimento desses casos de violência, opressão e discriminação em face da figura feminina, que nos levam a perceber o quão salutar é o debate e a discussão em torno da temática. Pensar em estratégias, não só de enfrentamento, mas de prevenção, é uma tarefa de todos, inclusive da comunidade escolar. Pensando em contribuir com essa missão, o presente trabalho trata da construção de uma sequência didática - SD que aborda a questão da violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado, nos cursos de Agroecologia e de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Murici. A pesquisa investigou o modo como essa temática é trabalhada na disciplina de Sociologia, quais metodologias de ensino são utilizadas e se são suficientes para o aprofundamento do conhecimento e se a Lei Maria da Penha faz parte do objeto de estudo. Elegemos a Pesquisa-ação como instrumento metodológico e, para o levantamento dos dados, foi utilizado o questionário, aplicado a docentes e discentes de ambos os cursos e que serviu de base para o desenvolvimento da SD como produto educacional. Concluiu-se que a temática é trabalhada, porém as metodologias existentes não são suficientes para o aprofundamento da mesma, tendo em vista o exíguo tempo semanal que a disciplina dispõe. No entanto, estamos certos de que a presente pesquisa contribui para uma formação discente mais humanizada e mais comprometida com os problemas sociais que afligem certos grupos historicamente excluídos, como é o caso das mulheres, pois não basta que a educação profissional e tecnológica desenvolvida pelos Institutos Federais forme apenas para o mercado de trabalho, como sugere a própria nomenclatura. É preciso ter em mente, sempre, a ideia de omnilateralidade que um ensino integral proporciona, na medida em que viabiliza o desenvolvimento das potencialidades humanas, facilita a apreensão e difusão do conhecimento e, por consequência, forma cidadãos mais ativos e participativos no processo de tomada de decisões em sua comunidade.