Teses e Dissertações defendidas no IFAL
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Item A contribuição da educação física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do Ifal que buscam ascenção social e profissional através do futebol(2023) Duarte, Arlene Leão de Lima; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Leão, Iberê Caldas de SouzaEsta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a identificar qual a contribuição da Educação Física na Formação Integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFAL, que buscam a ascensão social e profissional através da prática do futebol, trazendo a importância da Educação Profissional e Tecnológica para além da preparação para o trabalho, evidenciando-a como agente transformador do ser humano. O estudo investigativo foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas semiestruturadas onde os resultados indicaram a elaboração de um Produto Educacional no formato de vídeo documentário, com temática central sobre a busca de ascensão social e profissional através da prática do Futebol, como também as trajetórias de familiares de atletas profissionais e docentes do componente Curricular Educação Física, que trazem a contribuição desse componente na formação integral desses atletas. O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo Futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas. O vídeo documentário passou por avaliação dos estudantes, docentes e demais entrevistados que fizeram parte da sua construção. A intervenção de avaliação se deu nas aulas de Educação Física, de uma turma do segundo ano do Curso de Informática, e uma turma de segundo ano do Curso de Agroindústria no Ensino Médio Integrado, por ser a temática parte da ementa do componente curricular que trata das questões relacionadas ao esporte. Esta pesquisa, produziu elementos científicos que contribuem no processo de formação humana dos estudantes, como também traz grande contribuição aos docentes que são responsáveis pela condução do processo formativo.Item A extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas: contribuições para formação integral dos estudantes(2020) Barbosa , Kelly Medeiros de Oliveira; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; Silva, Nelson Vieira da; Cavalcante, Valéria CamposO mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.Item A história do curso técnico de eletrônica: promovendo a valorização e sensibilização da comunidade discente no combate à evasão na educação profissional(2022) Fidelis, Mariluze da Silva Vieira; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Castilho, Fábio Fancisco de Almeida; Souza, Maria de Fátima Matos deO trabalho pretende compreender a evasão escolar no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió, com o intuito de atenuar o problema no contexto do curso, construindo propostas que auxiliem na permanência do estudante na integração dos estudos. A investigação empenha-se sobre a complexidade do tema, que envolve fatores pessoais, familiares, institucionais e políticos. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados em 2020 e 2021, pela aplicação de questionários online, viabilizados pelo Google Forms. Posteriormente, a fim de dar continuidade à sistematização do Produto Educacional (PE), realizamos outra coleta de dados, utilizando a técnica da roda de conversa por meio das salas virtuais do Google Meet. Enviamos também outro questionário pelo Google Forms, para 344 discentes do curso de eletrônica. Como produto educacional, sistematizamos uma exposição fotográfica para dar visibilidade e valorizar as identidades estudantis e seus saberes produzidos no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica. Essa proposta está classificada na tipologia atividade de extensão, conforme documento da área de ensino da Capes para os mestrados profissionais. Essa problemática está associada à diversidade de profissionais e de estudantes que constituem os Institutos Federais, como é verificado em outras realidades, pelos estudiosos do assunto. Enfim, a problemática torna-se característica do dinamismo da inclusão. Conforme levantamento da avaliação do Produto Educacional, realizado durante o período da exposição fotográfica, a comunidade do Ifal, principalmente os discentes, expressou uma relevante aprovação, especialmente no tocante às informações da história do Instituto. Outro dado importante, que reflete a aceitação da exposição, refere-se ao quantitativo de visitantes, que chegou a 156 pessoas.Item A presença da temática gênero na formaçãoe do profissional técnico de nível médio(2022) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Mauricio; Melo, Beatriz Medeiros de; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Tavares, Elen MachadoA pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.Item A promoção da acessibilidade na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre cultura surda e libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do ensino médio integrado(2021) Carvalho, Ermans Quintela; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Silva, Jair Barbosa daEsta pesquisa investiga como uma proposta de ensino de Libras para estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico, do Campus Maceió do Ifal, propicia a inclusão de pessoas surdas. O Produto Educacional (PE) Guia para Acesso ao Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” contempla o ensino de termos que visam à introdução dos estudos da Libras, os conhecimentos teóricos e legais acerca da identidade, da cultura e das especificidades educativas do surdo, além de concepções de inclusão no Ifal e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O propósito do PE é de favorecer práticas interacionais, bem como diminuir barreiras comunicacionais e estigmatizantes por meio de uma pedagogia inclusiva, transformadora e libertária. Ademais, o estudo se propõe a indicar estratégias para superar limitações quanto à inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar do Ifal. O objetivo principal da pesquisa é de problematizar a acessibilidade do aluno surdo com vistas à inclusão lançando mão de uma proposta de ensino de Libras e de aspectos culturais, linguísticos, legais e educacionais das comunidades surdas a estudantes do Campus Maceió do Ifal. A investigação é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, com a inserção do pesquisador no espaço remoto de sala de aula, contando com a colaboração de discentes ouvintes e surdo, de docentes de Libras, de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), além da equipe multidisciplinar do NAPNE. Os instrumentos da pesquisa incluem a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados são utilizados em dois momentos. Primeiramente, na concepção do Minicurso e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de propor estratégias de ensino para aprendizagem da Libras de forma integral numa perspectiva críticoemancipatória. O PE servirá para a utilização por parte dos estudantes, especialmente, do Ifal, sendo esta proposta de ensino com temática central na inclusão das pessoas surdas na EPT.Item A utilização de softwares, sites e suportes de aprendizagem matemático: desbravando os segredos da matemática(2024-07-15) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Barbosa, Isnaldo Isaac; http://lattes.cnpq.br/8346517003296057; Lima, André Suêldo Tavares de; orcid logo https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345RESUMO A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica.Item Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.Item Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Ifal - campus Batalha(2021) Mélo, Thaisa Martins Porto de Souza; Lima , André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Oliveira, Maria Alice Araújo; Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaEsta investigação vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL - Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisaação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.Item Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio(2024) Ribeiro , Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira deEsta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.Item Análise da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade em relação ao consumo ecossustentável de produtos de higiene menstrual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Silva, Mércia Dark Bastos da; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693Este estudo concentrou-se na avaliação da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade social em relação ao consumo ecossustentável de itens de higiene menstrual, com especial atenção para os impactos ambientais associados ao descarte inadequado desses produtos, bem como para sua composição e processo de produção. O percurso metodológico compreendeu quatro etapas: (1) Revisão Sistemática de Literatura; (2) Estudo de caso, incorporando entrevistas e grupo focal; (3) Análise de Conteúdo; e (4) Produção de Produto Técnico e Tecnológico, incluindo Manuais de uso e de produção de absorvente reutilizável de tecido, Manual Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, Material Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, e Tecnologia Social – Absorvente Reutilizável de Tecido. Os resultados revelaram que, para mulheres em situação de vulnerabilidade, a percepção ambiental não é um dos principais fatores que influenciam a adoção de itens reutilizáveis. A falta de informação, juntamente com a disponibilidade limitada desses produtos e as condições econômicas, emergiram como determinantes nesse processo de transição. Destaca-se, assim, a necessidade de democratizar informações, promovendo a autonomia de pessoas menstruantes e facilitando escolhas mais assertivas e ecologicamente conscientes. A criação de materiais educativos, como manuais e recursos didáticos, representa uma contribuição prática para capacitar mulheres, permitindo escolhas informadas e conscientes em relação à higiene menstrual. Esses recursos buscam disseminar informações sobre os benefícios dos produtos reutilizáveis, incentivando práticas mais sustentáveis e saudáveis.Item Análise do desempenho de argamassa de assentamento com substituição parcial do agregado miúdo por embalagens cartonadas trituradas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-20) Carvalho, Juliana Lira Brito de; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Souza, Ronny Francisco Marques de; http://lattes.cnpq.br/7651317326903869; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Gondim, Priscylla Cinthya Alves; http://lattes.cnpq.br/7727315802596668Devido sua composição, as embalagens cartonadas pós-consumo apresentam grande potencial para serem utilizadas como insumo na fabricação de novos produtos. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho da substituição parcial do agregado miúdo por embalagens cartonadas trituradas no desenvolvimento de argamassa para assentamento de alvenaria. A metodologia foi dividida nas seguintes etapas: elaboração da revisão sistemática de literatura; coleta, preparo e cominuição das embalagens cartonadas; caracterização das matérias-primas; definição das composições de referência e experimentais; realização dos ensaios tecnológicos; e análise dos resultados. No agregado miúdo, foi realizada a análise granulométrica. O subproduto, Embalagens Cartonadas Trituradas (ECT), foi caracterizado por meio da Análise Química por Fluorescência de Raios X (FRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A proporção de 1:6 entre volume de cimento e agregado miúdo foi adotada como referência e foram determinadas as composições experimentais com substituições de 5%, 10% e 15% do volume de agregado por ECT, sendo moldados e testados 5 corpos de prova por composição. Ensaios de Índice de Consistência, Resistência à Compressão, Absorção de Água por Imersão e MEV da Superfície de Fratura foram realizados. Realizou-se a análise de correlação entre os valores médios das propriedades e o percentual de substituição de ECT. Quanto aos resultados do ensaio de Índice de Consistência, as argamassas com substituição de ECT apresentaram pequena redução, mas se mantiveram na faixa apresentada na literatura. Em relação à Resistência à Compressão, as argamassas com substituição de 5%, 10% e 15% apresentaram valores médios de 7,57 MPa, 6,52 MPa e 6,07 MPa, respectivamente. As argamassas com ECT apresentaram baixo índice de Absorção de Água por Imersão, se comparado com os dados da literatura. A análise estatística revelou que todas as propriedades estudadas possuem forte correlação com o percentual de substituição de ECT. A MEV da Superfície Fraturada constatou o maior número de vazios e presença de microfissuras nas amostras com maiores percentuais de ECT. Por fim, a realização deste estudo demonstrou-se relevante no contexto do desenvolvimento de novos materiais técnicos, apresentando ao mercado a argamassa com embalagens cartonas pós-consumo trituradas.Item Análise preditiva da evasão escolar no ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-26) Cunha, Fabrício Willian da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Lima, Cosmo Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9005310724269606; Pontes , Edel Alexandre da SilvaA Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tem-se desenvolvido no que diz respeito ao número de matriculados. Tem-se aliado a esse desenvolvimento o aumento nos índices de evasão escolar. Esta pesquisa pretende de modo geral investigar as variáveis significativas que podem ser utilizadas na modelagem de análise preditiva da evasão escolar no Ensino Médio Integrado (Curso de agropecuária) do IFAL – Campus Satuba. A questão-problema que se pretende responder é: quais as variáveis predominantes podem ser utilizadas em uma modelo de análise preditiva, conforme o perfil do aluno evadido que possam mensurar a probabilidade de risco de evasão escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao nível médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba? Para isso, foi realizado um estudo no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFAL – Campus Satuba. A metodologia desta investigação foi do tipo pesquisa-ação, visto que os seus procedimentos metodológicos estão fortemente vinculados a uma ação intervencionista. A presente pesquisa, quanto à abordagem e a sua natureza é do tipo mista, qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: dados oficiais do sistema acadêmico da Coordenação de Registro Acadêmico do Campus, questionários aplicados aos alunos ingressantes e entrevistas com os servidores que atuam diretamente no curso. A técnica para análise dos dados utilizada, trata-se da análise preditiva, algoritmos de aprendizado de máquina, regressão logística binária e modelo estatístico-matemático. O banco de dados foi formado pelo perfil dos alunos evadidos de 2014 a 2019; realizado comparativo com os perfis dos alunos com matrícula ativa nos 2o e 3o anos do ano letivo de 2022 e compara também, com o perfil dos alunos ingressantes para o ano letivo de 2023. Como resultado destaca-se o levantamento das variáveis do perfil dos alunos evadidos no curso e o desenvolvimento do produto educacional: Guia de como elaborar um modelo preditivo para prevenir a evasão de alunos na EPT, capaz de estimar a probabilidade de evasão do aluno com matrícula ativa no curso.Item As contribuições de um produto educacional para inclusão do suporte básico de vida na organização curricular da educação profissional e tecnológica(2022) Andrade, Andreza Gomes de; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Lima, André Suêldo de; Nascimento, Carlos Queiroz doO Suporte Básico de Vida é o treinamento teórico e prático voltado a identificar sinais de parada cardiorrespiratória, tendo em vista que está se trata da mais grave emergência cardíaca. Desse modo, é importante proporcionar, no ambiente escolar, oportunidades voltadas a reflexões de como agir diante de emergências, onde são necessários aplicar técnicas de primeiros socorros, capacitando os estudantes e preparando os futuros trabalhadores para o enfrentamento dessas situações. Objetivou-se propor a elaboração de um recurso didático que utiliza a literatura de cordel para o ensino de Suporte Básico de Vida para os estudantes do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional em cordel. A Metodologia da pesquisa neste estudo foi do tipo pesquisa-ação e desenvolvida em quatro fases, sendo elas: 1.ª) fase diagnóstica; 2ª) fase de elaboração do produto educacional, 3ª) fase de aplicação do produto educacional por meio do desenvolvimento das oficinas sobre o Suporte Básico de Vida. E por fim, a 4ª) fase de avaliação do produto educacional. Foram utilizados questionários como instrumentos para coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado aos cursos profissionais. Os resultados indicam por meio da fase diagnóstica, que entre os 150 alunos participantes, 54% possuem alguém na família com problemas cardíacos, porém apenas 2% sabiam identificar uma parada cardiorrespiratória. Após a fase diagnóstica foi elaborado Produto Educacional por meio de literatura de cordel sobre o Suporte Básico de Vida. A Oficina foi dividida em: a) declamação do cordel, b) simulação realística, c) simulação de ressuscitação cardiopulmonar, d) discursão sobre a temática, esclarecimento de dúvidas, e) aplicação de questionário avaliativo das oficinas e produto educacional, f) pesquisa de satisfação. O questionário avaliativo foi composto por 13 perguntas, sendo 2 abertas e as demais de múltipla escolha a respeito das ações esperadas diante de uma parada cardiorrespiratória. As turmas foram divididas conforme carga horária de 1hora e 2 horas, porém não houve variação com relação a absorção dos conteúdos ministrados. Embora o esperado seria obter maior rendimento nas turmas com carga horária de 2 horas. Ao aplicar a pesquisa de satisfação 100% dos alunos afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida profissional, aprovando o produto educacional e afirmando que indicaria a oficina. A pesquisa possibilitou melhoria na aprendizagem e habilidades de Suporte Básico de Vida para os alunos do ensino médio integrado na educação profissional, o uso do cordel foi aprovado como estratégia de ensino inovadora. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de abordar temas voltados a primeiros socorros, para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, para o mundo do trabalho. Com relação as contribuições da inserção do Suporte Básico de Vida no ensino médio integrado, foi possível observar ganho no aprendizado de forma significativa para os alunos, que ao entrar em contato com o cordel e o tema apresentado despertaram o interesse em ajudar a salvar vidas. Dessa forma, conteúdos complexos da área de saúde foram ensinados de forma leve e atraente no Ensino Médio Integrado, por meio da educação que abre portas, a fim de transformar a sociedade.Item Atividade inseticida e repelência de óleos essenciais de eucalyptus sobre Zabrotes Subfasciatus (BOHEMAN, 1833) E Sitophilus zeamais (MOTSCHULSKY, 1855)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-21) Alves, Agripino Emanuel Oliveira; Cunha, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da; http://lattes.cnpq.br/6533002613885833; Valente, Ellen Carine Neves; http://lattes.cnpq.br/5519733594584141; Martins, Ricardo Brainer; http://lattes.cnpq.br/9236216672510518; Dantas, José OliveiraArmazenar alimentos é uma prática observada desde os primórdios da produção e exploração agrícola, é estratégia fundamental para garantir a alimentação da sociedade por certo período. Atualmente na agricultura, seja coorporativa ou familiar, o armazenamento é utilizado para garantir a qualidade do produto e comércio. Contudo, esses alimentos estocados e armazenados são alvos de pragas e insetos que comprometem a produção. Com isso, são necessárias medidas de controle e eliminação dessas pragas, por meio de diversos métodos, seja com controle químico ou biológico. Portanto, com este trabalho, objetivou-se analisar o potencial bioinseticida de óleos essenciais extraídos de genótipos de Eucalyptus para o controle de pragas do armazenamento da produção de grãos de feijão (Zabrotes Subfasciatus) e milho (Sitophilus zeamais), em condições laboratoriais, utilizando óleos essenciais de 4 genótipos de Eucalyptus (1249, 1250, 1277 e 0292). Os óleos foram testados na ação de repelência e as concentrações letais no controle das pragas. Os estudos de mortalidade por contato dos insetos praga, foram analisados 4 genótipos de Eucalyptus, com 3 concentrações diferentes sendo para Z. Subfasciatus (1%, 2%, 2,5%), e para Sitophilus zeamais (5%, 10%, 20%), mais um controle positivo e um negativo, com 10 repetições em blocos ao acaso. Para os estudos de ação repelente por chance de escolha sobre os insetos praga Z. subfasciatus e S. zeamais, foram testados óleos essências de 4 genótipos de Eucalyptus com 5 repetições para cada tratamento, em blocos inteiramente casualizados. Todos os óleos testados apresentaram ação repelente sobre os insetos e apresentaram eficiência na mortalidade dos insetos praga Z. subfasciatus e S. zeamais.Item Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-25) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Pereira, Dimitri Wuo; http://lattes.cnpq.br/8929474503522796Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.Item Atividades de aventura na natureza: possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado(2023) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima., André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Gomes, Jarbas Maurício; Pereira, Dimitri WuoTorna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.Item Avaliação da qualidade ambiental do complexo estuarinolagunar mundaú-manguaba – CELMM, Alagoas: uma abordagem biológica e da paisagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-24) Silva, Robert Germano Alves da; Mayorga, María Angélica Pérez; http://lattes.cnpq.br/3725581918287088; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Teresa, Fabricio Barreto; http://lattes.cnpq.br/2706179711969560; Sampaio, Cláudio Luis Santos; http://lattes.cnpq.br/2526336992077506; Araujo, Daniel de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5837261784524743Esta dissertação apresenta dois capítulos que englobam métodos de avaliação ambiental aplicados nas bacias hidrográficas do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba – CELMM. A degradação no CELMM acarreta consideráveis impactos ambientais e socioeconômicos nas comunidades ribeirinhas. Com isso, discutiremos como as alterações ambientais, físicas e espaciais se relacionam com descritores químicos e a resposta ecológica da ictiofauna dos córregos inseridos no sistema, objetivando testar instrumentos de diagnóstico ambiental para o monitoramento e manejo dos impactos em rios e córregos costeiros. O Capítulo I traz a aplicação do Índice de Integridade do Hábitat, uma avaliação física local (80 m) já consolidada, e duas propostas, uma de adaptação de um índice para paisagem (1,6 km) e outra de um índice integrado às duas escalas para equalizar possíveis distorções. Para entender as respostas biológicas aos valores dos índices, foram avaliados dois estimadores ecológicos, riqueza de espécies e porcentagem de Poecilia reticulata, na comunidade de peixes. Os resultados são discutidos com objetivo de avaliar a capacidade de descrição dos índices e estimadores para as características físicas locais, espaciais e biológicas. No Capítulo II foi realizada a integração de descritores físicos e químicos do córrego e do ecotóno com descritores ecológicos. Testamos a aplicação das Curvas de Abundância e Biomassa (ABC) e a estatística W na avaliação biológica para detecção da perturbação ambiental nos córregos. A analise de espécie indicadora (IndVal) foi utilizada para descrever as espécies que caracterizam cada grupo de uso e ocupação do solo, e a Análise de Redundância (RDA) foi realizada para identificar os descritores químicos e físicos que estruturam as comunidades de peixes para cada uso e ocupação do solo. Em geral, as metodologias de avaliação utilizadas foram capazes de descrever as diferenças dos ambientes de cada uso e ocupação do solo e relacionar a estruturação física e química dos córregos com a comunidade íctica.Item Avaliação da viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção de piso intertravado com agregado da concha de sururu(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Tenório, Arthur Amaral Batista; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Peres, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9975840346577976Neste estudo, foi explorada a reutilização sustentável de conchas de Sururu (Mytella falcata) na construção civil, destacando não apenas a abordagem dos problemas ambientais resultantes do descarte inadequado, mas também a promoção de parcerias locais que geram empregos e impulsionam a economia regional. O presente invento consistiu na análise do piso intertravado com substituição parcial do agregado miúdo (areia média natural) por grãos de conchas de Sururu. Uma abordagem sustentável foi buscada, analisando a viabilidade técnica, econômica e ambiental. Foram realizadas análises físico-químicas detalhadas, incluindo Granulometria, Fluorescência de Raios X (FRX), Difração de Raios X (DRX) e Análise Termogravimétrica (ATG), para caracterizar as propriedades das conchas. Ao definir o traço do concreto, foi estabelecida uma proporção em volume de 1:2,33:0,37:2,00:0,43 (cimento: areia: pó de brita: brita 0: água). Foram também examinadas diversas formulações de substituição da areia, variando entre 2,5%, 5,0%, 7,5% e 10,0%. Durante os ensaios laboratoriais, os resultados atenderam às especificações técnicas de maneira favorável. A composição C-5% apresentou uma resistência à compressão de 37,87 MPa, atendendo aos requisitos técnicos estabelecidos pela norma para peças de concreto destinadas à pavimentação, que exige resistência igual ou superior a 35 MPa. Os ensaios de absorção de água demonstraram eficácia na promoção de drenagem adequada, com variações de absorção de água dentro da faixa aceitável, mantendo- se abaixo de 0,77%. Estes resultados destacaram o potencial das conchas de Sururu como uma fonte de interesse técnico, econômico e ambiental na fabricação de pavimentos intertravados. Este estudo não apenas contribuiu para o desenvolvimento de materiais técnicos inovadores no mercado de pavimentos intertravados, mas também enfatizou a importância das práticas sustentáveis na construção civil e reforça a Economia Circular.Item Avaliação de resíduo sólido como mulching alternativo e de agrofilmes na produção de alface na região semiárida de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-30) Barros, José Anderson Soares; Cavalcante, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/0221717690546039; Costa, Joao Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2787724876009177; Santos, Márcio Aurélio Lins dos; http://lattes.cnpq.br/0192590447392368A manta geossintética Soiltain DW® é utilizada em estações de tratamento de água, na filtração da água, tem vida útil de três meses, sendo, em seguida, descartadas em aterros sanitários. Por suas características, consiste em um resíduo sólido com potencial de uso agrícola, como cobertura do solo. Esta prática, conhecida como mulching, comum na plasticultura em regiões temperadas, reduz as perdas de água, a incidência de plantas daninhas e mão de obra. Porém, pode promover microclima no solo, principalmente em regiões tropicais e semiáridos, causando estresse às plantas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a viabilidade técnica e econômica da manta geossintética Soiltain DW® como mulching alternativo e do uso de agrofilmes sintéticos na produção de alface cv. Veneranda em Arapiraca, região semiárida de Alagoas, Brasil. Foram realizados quatro experimentos entre junho de 2020 e março de 2021, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (manta geossintética, mulching de polietileno branco e preto, e solo descoberto) e cinco repetições. A viabilidade técnica das coberturas foi determinada a partir da avaliação, ao final de cada experimento, da temperatura do solo, stand e variáveis morfoagronômicas. Foram aplicadas as análises uni e multivariadas e de correlações de Pearson. Na análise da viabilidade econômica, utilizou-se indicadores, a partir dos fluxos de caixa entre receitas e despesas, receita bruta, receita líquida, índice de lucratividade e taxa interna de retorno. Observou-se efeito significativo (P<0,05) para interação Coberturas do solo x Épocas de plantio para todas as variáveis, exceto para a massa da raiz, indicando que estes fatores, juntos, promovem mudanças no comportamento da alface cv. Veneranda. As análises uni e multivariada evidenciaram a influência das coberturas do solo sobre a alface, nos quatro experimentos, indicando que o mulching branco promoveu condições favoráveis às variáveis morfoagronômicas avaliadas, promovendo as maiores produtividades em todos os ciclos (média 19,9 Mg ha-1 ). A temperatura é a variável resposta que mais exerceu influência negativa, principalmente sobre o stand em que manta geossintética e mulching preto apresentaram similaridade, devido a maior absorção de radiação solar e redução de stand. Existe atratividade econômica para todas as coberturas estudadas, pois há resultado que proporciona retorno econômico sobre o capital investido a partir do 2o ciclo de cultivo, quando há cobertura econômica do valor do investimento inicial e a cobertura da taxa mínima de atratividade. A análise econômica demostrou que a manta geossintética promoveu os menores custos operacionais efetivos, receitas líquidas intermediárias e lucratividade inferior somente ao mulching branco na soma dos quatro experimentos. Portanto, os quatro tratamentos avaliados são economicamente viáveis, destacando-se o mulching branco. A manta geossintética Soiltain DW®, resíduo sólido, por ser gratuito e reutilizável, poderá ser utilizada como mulching alternativo na alface cv. Veneranda, nas condições edafoclimáticas de Arapiraca/AL.Item Boas práticas de manipulação, condições higiênico-sanitárias e composição mineral de sururu (Mytella falcata) comercializado em feiras livres de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Lucena, Vívian da Silva Santos; Araujo, Daniel de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/5837261784524743; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Lopez, Ana Maria Queijeiro; http://lattes.cnpq.br/4034568781881997; Tamano, Luana Tieko Omena; http://lattes.cnpq.br/4206868438935017O sururu (Mytella falcata) é o principal recurso pesqueiro do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), sendo produto fundamental para a geração de renda para dezenas de milhares de famílias que vivem no entorno das lagunas. Além da sua propensão natural a acumular contaminantes presentes no meio aquático, como metais tóxicos, a manipulação do sururu é inadequada, desde as etapas subsequentes à sua coleta até a sua disposição nos locais de comercialização. Com o presente trabalho, teve-se como objetivo realizar um diagnóstico das boas práticas de manipulação (BPM), das condições higiênico- sanitárias e da composição mineral do sururu em feiras livres dos municípios banhados pelas lagunas que compõem o CELMM. Para tanto, preparou-se e aplicou-se uma checklist a fim de orientar a observação das condições higiênicas das instalações, equipamentos e utensílios utilizados, manipulação e forma de exposição do produto, vestuário e utilização de equipamentos de proteção individual, destinação de resíduos, dentre outros, nas feiras de Maceió (Tabuleiro), Marechal Deodoro, Pilar, Satuba e Rio Largo. Para a investigação dos minerais, foram adquiridas amostras de todos os pontos de venda encontrados nas feiras dos municípios supracitados. Após procedimentos para obtenção dos extratos por digestão ácida, foram analisadas as concentrações de ferro (Fe), cobre (Cu), manganês (Mn) e zinco (Zn), utilizando a técnica de espectrofotometria de absorção atômica, e de chumbo (Pb), seguindo o protocolo correspondente do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMEWW). Através da checklist proposta e aplicada, foi possível classificar as condições higiênico-sanitárias em todas as feiras visitadas como insatisfatórias. Apesar disso, é válido destacar que as maiores porcentagens de adequações foram observadas na feira de Rio Largo, onde a cessão do espaço para comercialização foi condicionada à participação em curso de capacitação em BPM de alimentos ofertado pelo município. A pesquisa envolveu, ainda, a aplicação de questionário para caracterização socioeconômica dos feirantes. Constatou-se a predominância de feirantes do sexo feminino, com baixa escolaridade, a venda de sururu e/ou outros pescados como única fonte de renda, alcançando com esta renda valor próximo a um salário mínimo. Quanto à composição de microminerais, as maiores concentrações em todas as amostras foram de ferro, superando em mais de quinze vezes os valores detectados de cobre, manganês e zinco. Já em relação ao metal tóxico chumbo, as amostras estiveram dentro do limite permitido em moluscos bivalves. Os resultados obtidos com este trabalho confirmam a importância do sururu, enquanto meio de vida, para inúmeras famílias que o comercializam em feiras livres e reforçam a necessidade de um esforço conjunto, dos feirantes e dos responsáveis pela gestão desses espaços, para proporcionar à população dessas localidades um ambiente propício à comercialização segura de alimentos. Além disso, faz-se necessário que as autoridades competentes investiguem continuamente os níveis de elementos-traço de alta toxicidade no CELMM, para que os benefícios do consumo de sururu pela população não sejam contrapostos pelo risco de contaminação.