Teses e Dissertações
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Item Ecos de ancestralidade: relatos das tradições sociais e culturais das mulheres do Muquém-AL(2020-10-10) Santos, Daniela Verena Neves; Meirelles, Nelson Vieira da Silva Meirelles; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Sueldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Silva, Ivanderson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3106780553307514Trata-se de pesquisa educacional que pretende investigar como as vivências e saberes das mulheres quilombolas acerca da organização do trabalho e das suas manifestações culturais e sociais podem contribuir na formação integrada dos alunos da quarta série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia com vistas à educação omnilateral. Para isso, utiliza-se da compreensão de assuntos que versem sobre a contribuição da Educação Profissional e Tecnológica, enquanto política pública, no âmbito da superação de paradigmas sociais hegemônicos que limitam a existência das comunidades quilombolas. As comunidades mantém uma relação própria de pertencimento aos seus territórios, onde é possível a transmissão de saberes tradicionais através dos ensinamentos dos seus ancestrais, passados de geração em geração. Procedeu-se, portanto, pesquisa do tipo qualitativa, cujo método é a pesquisa ação em ambiente não-formal. O empreendimento investigado se deu através do diagnóstico das ideias construtoras dos alunos da 4° série do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, do Campus Murici, acerca das comunidades quilombolas, além de entrevistas, que realizamos in loco, às mulheres quilombolas do Muquém pertencentes à Associação dos Remanescentes de Quilombos do Muquém. Entendemos que através da modalidade da educação não formal é possível o reconhecimento dos saberes tradicionais de comunidades para a formação integral dos sujeitos. Nesse sentido, como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível promover a troca de saberes entre a Comunidade do Muquém e o Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici com vistas a integração de conhecimentos que estimulem a transformação da realidade dos sujeitos da pesquisa. Identificamos que as mulheres quilombolas exercem como papel social a liderança desses ambientes, consagram-se como responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos na comunidade. Deriva desse função o compromisso pela transmissão das tradições como artesanato, agricultura familiar, culinária e religião. Compreendemos que o conhecimento das suas tradições permite aos futuros profissionais técnicos em Agroecologia o conhecimento de outras narrativas acerca da formação social brasileira e desenvolvimento de técnicas sustentáveis na região. Por fim, os dados obtidos possibilitaram a elaboração de um E-book – Ecos de Ancestralidade: Relatos das Tradições Sociais e Culturais das Mulheres do Muquém como produto educacional.Item Educação ambiental no contexto profissional e tecnológico: uma proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o IFAL – Campus Benedito Bentes(2020-05-22) Santos, José Emiliano; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Santos, Lesso Benedito dos; http://lattes.cnpq.br/9848661202276911; Rodrigues, Adriana de Carvalho Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960211837700849Esta pesquisa intencionou a investigação da logística dos resíduos sólidos no IFAL – Campus Benedito Bentes – buscando verificar como ocorre o processo de geração, coleta, acondicionamento, transporte e a destinação final de tais resíduos face à legislação vigente. O objetivo foi investigar a legislação sobre gerenciamento de resíduos sólidos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica para a proposição de um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos para o Campus e elaboração de uma cartilha ambiental. O estudo foi caracterizado em uma abordagem qualiquantitativa – com foco na interpretação, no significado e no sentido da educação ambiental -analisando-se a atual situação dos resíduos gerados no Campus – através da composição gravimétrica dos mesmos; como também, investigou a percepção dos docentes, técnicos administrativos, discentes e terceirizados com relação à problemática dos resíduos sólidos, mais especificamente, como pesquisa-ação – na qual o sujeito-pesquisador participa diretamente das reflexões em torno do trabalho. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos e terceirizados consideram a sociedade como principal responsável pela conservação do meio ambiente e, grande parte, se sente responsável pelo descarte correto dos resíduos. No entanto, apenas uma pequena minoria destes faz a segregação dos resíduos orgânicos e inorgânicos antes do descarte e a maior parte não sabe o tempo de decomposição dos resíduos no meio ambiente. Porém, restou clara a preocupação de alunos, terceirizados, professores e técnicos administrativos com os problemas ambientais decorrentes dos resíduos sólidos. As hipóteses levantadas no estudo após confrontadas, de modo interpretativo, com o conhecimento produzido, foram confirmadas. Por fim, foi proposto o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o Campus, apresentados indicadores para avaliação e monitoramento, e as principais legislações referentes aos resíduos sólidos; como também, um Produto Educacional, em forma de cartilha, tratando de questões relacionadas aos resíduos sólidos – como material de apoio, para o desenvolvimento de ações de educação ambiental no Campus. O Produto Educacional desenvolvido na pesquisa foi aplicado aos alunos e mostrou-se relevante para o desenvolvimento de ações ambientais. Sendo este, ainda, avaliado de forma positiva por professores e alunos do Curso de Logística como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: . . Impacto Ambiental. Ensino. Produto Educacional.Item Ginástica laboral da educação profissional e tecnológica: possibilidades de um vídeo educativo(2022-10-20) Silva, Aline Rose Santos Vieira da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; ; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Lima Filho , Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Silva, Everton Joventino da; http://lattes.cnpq.br/3243332888358206As doenças de cunho psicológico têm despontado, chamando a atenção devido a forma como interferem na vida das pessoas, afetando a qualidade de vida do indivíduo, principalmente em seus aspectos físico, psicológico, social e emocional. Embora tenha surgido com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a Ginástica Laboral vem sendo amplamente utilizada como promotora da saúde física, mental e empregada em diferentes contextos. No contexto educacional, ela ainda está muito restrita a pesquisas acadêmicas, carecendo de mais ações efetivas, dado os seus benefícios à saúde física e psicológica do estudante. Esta pesquisa discorre sobre a elaboração de um Produto Educacional e foi norteada pela questão- problema: como elaborar um Produto Educacional na forma de um vídeo educativo sobre Ginástica Laboral, que possa ser utilizado por qualquer aluno matriculado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, como estratégia de prevenção e controle do estresse? Dessa forma, objetivou-se analisar as possiblidades de inclusão da Ginástica Laboral nos Ensino Médio Integrado. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário diagnóstico e um questionário de avaliação do Produto Educacional (PE). Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por categorias, da seguinte forma: questionário diagnóstico - 1) Perfil dos estudantes; 2) Atividades de ocupação dos estudantes; 3) Relação entre saúde e atividades escolares; 4) Atividades de lazer dos estudantes; questionário de avaliação do Produto Educacional – 1) Autopercepção; 2) Relevância do conteúdo; 3) Clareza na abordagem e conteúdo; 4) Dinamicidade. O questionário diagnóstico apresentou resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviu para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do Produto Educacional mostraram que a atividade física está entre as atividades mais frequentemente citadas pelos estudantes no controle do estresse, por isso, acreditamos que a Ginástica Laboral pode apresentar-se como uma estratégia eficaz a ser explorada no contexto escolar como manejo no controle do estresse dos estudantes. Evidenciamos ainda que o vídeo é um recurso didático que possui elementos (linguagem, duração, clareza, dinamicidade, abordagem do conteúdo, som, imagem) que, quando bem explorados, conseguem transmitir a informação de forma eficaz. Ademais, as fragilidades evidenciadas, relacionadas à dinamicidade, poderão contribuir com estudos futuros, que utilizem o vídeo como recurso, na medida em que indicarão elementos que precisam ser aprimorados e mais bem explorados.Item Violência de gênero: a Lei Maria da Penha como ação afirmativa no combate à violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-30) Bomfim, Lidiane da Conceição Barboza; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Bodart, Cristiano das Neves; http://lattes.cnpq.br/0622791361712744A questão da violência contra a mulher é um problema grave e bastante frequente em nossa sociedade. Quase que diariamente somos levados ao conhecimento desses casos de violência, opressão e discriminação em face da figura feminina, que nos levam a perceber o quão salutar é o debate e a discussão em torno da temática. Pensar em estratégias, não só de enfrentamento, mas de prevenção, é uma tarefa de todos, inclusive da comunidade escolar. Pensando em contribuir com essa missão, o presente trabalho trata da construção de uma sequência didática - SD que aborda a questão da violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado, nos cursos de Agroecologia e de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Murici. A pesquisa investigou o modo como essa temática é trabalhada na disciplina de Sociologia, quais metodologias de ensino são utilizadas e se são suficientes para o aprofundamento do conhecimento e se a Lei Maria da Penha faz parte do objeto de estudo. Elegemos a Pesquisa-ação como instrumento metodológico e, para o levantamento dos dados, foi utilizado o questionário, aplicado a docentes e discentes de ambos os cursos e que serviu de base para o desenvolvimento da SD como produto educacional. Concluiu-se que a temática é trabalhada, porém as metodologias existentes não são suficientes para o aprofundamento da mesma, tendo em vista o exíguo tempo semanal que a disciplina dispõe. No entanto, estamos certos de que a presente pesquisa contribui para uma formação discente mais humanizada e mais comprometida com os problemas sociais que afligem certos grupos historicamente excluídos, como é o caso das mulheres, pois não basta que a educação profissional e tecnológica desenvolvida pelos Institutos Federais forme apenas para o mercado de trabalho, como sugere a própria nomenclatura. É preciso ter em mente, sempre, a ideia de omnilateralidade que um ensino integral proporciona, na medida em que viabiliza o desenvolvimento das potencialidades humanas, facilita a apreensão e difusão do conhecimento e, por consequência, forma cidadãos mais ativos e participativos no processo de tomada de decisões em sua comunidade.