TCC Ensino das Ciências e Matemática
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Item Os desafios do novo ensino médio: uma proposta pedagógica para o ensino de física moderna(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-27) Santos, Nicolas Henrique da Silva; Limeira, Ana Cristina Santos; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248; Ana Cristina; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127O presente artigo visa propor uma Sequência de Ensino Investigativa – SEI para o ensino de Física Moderna na primeira série do ensino médio com base na Lei 13.415 conhecida como o Novo Ensino Médio, tendo como ponto de partida o estudo dos normativos educacionais nacional e estadual. No primeiro momento, esse estudo possibilitou compreender a organização do currículo e as propostas pedagógicas do ensino médio, sendo visto os desafios para a sua implementação no espaço de ensino. No segundo momento, levantamento do programa educacional desenvolvido para atender essa política e estudo das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Referencial Curricular Alagoano – ReCAL, a fim de compreender a organização curricular da Física e os Itinerários Formativos. Por último a elaboração da proposta pedagógica para o ensino de Física Moderna a partir do estudo da luz. A partir desta pesquisa, esperamos contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Física; sirva de motivação para os docentes buscarem métodos que consigam implementar as propostas do Novo Ensino Médio em sua rede de ensino; e para um (re)pensar sobre o currículo de Física no âmbito das discussões sobre as dimensões da formação na educação básica, compreender a formação do ponto de vista do sujeito em sua trajetória escolar.Item Estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros, com alunos do sexto ano do ensino fundamental(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-28) Firmino , Laíza da Silva; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Silva , Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154O presente trabalho buscou investigar as estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros dos alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola de rede privada no município de Cajueiro do estado de Alagoas. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de casos. As análises foram baseadas nas pesquisas de Smole e Diniz (2001), Dante (1991), Pozo (1998), BNCC (2018), entre outros. Os resultados indicaram que o trabalho com resolução de problemas auxilia os alunos a desenvolverem suas estratégias, buscando seus próprios caminhos, explorando a linguagem Matemática e o professor será o estimulador, mediador, de modo que os alunos gerem seus conhecimentos e ideias produtivas.Item Estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-28) Firmino , Luiza da Silva; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154O presente trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso, foram investigadas as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental, baseado em um questionário e observações da atividade desenvolvida pelos alunos. Destaca-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo. Baseando-se nas pesquisas de Smole e Diniz (2001), Dante (1991), Pozo (1998) entre outros. Participaram da pesquisa 18 alunos de uma escola de rede privada do município de Cajueiro-AL. A resolução de problema é um método eficaz para desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática. Porém, o que se ainda vê em sala de aula, são professores insistindo permanecer na chamada “zona de conforto”, onde a aula é preparada em regras, fórmulas e listas enormes de exercícios.Item Contribuições do programa de pós-graduação em ensino das ciências e matemática(2022) Santos, Josivânia Soares dos; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Nascimento, Joseane Maria do; Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti deEste estudo teve como objetivo identificar as contribuições que a participação no Programa de Pós-GraduaçãoemEnsino das Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, possibilitou à formação continuada dos discentes que também são professores do Ensino Fundamental e Médio. O programa foi criado em 2016 e é apenas o segundo ofertado pelos Institutos Federais, em todo o Brasil, na modalidade acadêmica.Ao decurso de suas atividades iniciais de apenas seis anos, desenvolve uma missão imprescindível na formação continuada de professores que atuam no ensino dasCiências e Matemática.A investigação foi desenvolvida sob a perspectiva de uma metodologia de pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aosdiscentesdo programa. Para o referencial teórico foi feita uma pesquisa bibliográfica onde o principal autor abordado para a escrita do trabalho foi MaurriceTardiff, um dos maiores pesquisadores no campo da formação docente.Desta feita, foi avaliada a opinião dos educadores sobre a contribuição que a formação continuada ofertada pelo programa propicia no desenvolvimento do processo de ensino. Assim como foram diagnosticadas as principais dificuldades no ensino de ciências.Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários apontam que o curso de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática possibilita a integração e aperfeiçoamentoentre formação inicial dos licenciandos e formação continuada à medida que permite identificar as questões que obstaculizam o devido desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.Item Desafios enfrentados pelos docentes em relação ao ensino de ciências em meio à pandemia COVID-19(2022) Silva, Joseane Profiro da; Rocha, Marcos Oliveira; Cunha, Ana Catarina Monteio Carvalho Mori da; Cunha, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da; Galvão, André Luiz Beserra; Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros; Rocha, Marcos OliveiraA pesquisa aborda uma análise dos desafios enfrentados pelos docentes no ensino de Ciências durante a pandemia Covid-19, essa foi à modalidade de ensino mais favorável que as instituições de ensino encontraram para seguir com as atividades acadêmicas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes em relação ao ensino de ciências o ensino remoto. A transposição do ensino presencial para o remoto motivou a adoção de novas metodologias e aptidões da organização pedagógica, exigindo uma rápida adaptação para englobar e transferir o conhecimento de forma satisfatória no âmbito educacional. Este estudo se baseou numa metodologia quantitativo-qualitativa para discorrer sobre o fenômeno estudado. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário virtual com os docentes da área das ciências da natureza. Conforme, os resultados foram possíveis analisar que os docentes tiveram inúmeros desafios com essa nova modalidade de ensino, dentre eles, a falta de equipamentos eletrônicos adequados para discorrer as aulas, falta de estabilidade de conexão, insegurança com o modelo de ensino, dentre outros. Tais desafios exigiram da comunidade escolar flexibilidade e readequação de forma rápida e abrupta, na qual, os docentes se viram condicionados a utilizar inúmeras ferramentas tecnológicas sem a devida formação necessária, devido à falta de tempo para essa formação, visando dar seguimento nas atividades educacionais.Item Utilização de sequências didáticas no estudo de progressão aritmética associada à soma de Gauss(2022) Izidoro, Jane de Brito; Lima, José Roberto Almeida; Lima, José Roberto Almeida; Silva, Adriano Valeriano da; Castro, Diogo Meurer de SouzaEste trabalho visa mostrar o que é uma sequência didática usando o ensino de progressões aritméticas como uma forma de apontar como fazer uma sequência didática, aplicando Soma de Gauss a situações simples do cotidiano. Inicialmente se abordará a Soma de Gauss, em seguida progressões aritméticas, mostrando como se pode estudar as progressões utilizando a Soma de Gauss. Posteriormente, serão apontadas algumas aplicações da Soma de Gauss ao cotidiano e os conceitos utilizados no trabalho para a compreensão do mesmo. Posteriormente, serão trazidos exemplos de sequências didáticas e será discutido o modelo de sequência elaborado. Por fim se trará uma sequência didática para o estudo das progressões aritméticas a qual abordará algumas noções de progressões aritméticas e suas propriedades, analisando a origem dessa Soma e a história de Gauss, para que, desse modo cheguemos à dedução da fórmula da soma de n números naturais. E a partir daí estudarmos os conceitos necessários para o estudo e compreensão da Soma de Gauss e seu uso em progressões aritméticas, conteúdos tais como os Axiomas de Peano e Números Triangulares, tudo isso sempre retornando à forma como o pequeno Gauss resolveu o problema que lhe foi proposto. Chegando, dessa forma às considerações finais onde serão revistos e reafirmados os conceitos utilizados no decorrer do trabalho avaliando a efetividade do mesmo.Item Teorema de Ptolomeu e suas aplicações no ensino(2022-03-30) Holanda, Kássia Sandreane Soares de Vasconcelos Holanda; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357Esse trabalho irá mostrar um pouco da história sobre a geometria, mostrando que essa ciência foi construída a partir de sua utilidade, já que sua origem se deu devido aplicações do dia-a- dia do povo da época. Será tratado também um pouco da trajetória e contribuições do matemático Cláudio Ptolomeu no qual dá nome ao teorema que será referido, que por sua vez pouco é conhecido, mas de grande importância no âmbito matemático, onde a partir dele podemos obter vários resultados, inclusive em aplicações trigonométricas as quais serão demonstradas. E dessa forma demonstrar a importância do professor envolver em sua metodologia de ensino a história da matemática tornando os alunos mais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.Item Ensino do conceito de energia: uma proposta metodológica a partir da sala de aula invertida e gamificação com o Kahoot(2022) Silva, Jamerson Barbosa da; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Praxedes, Ana Paula Perdigão; Souza Júnior, Pedro Juvencio deMesmo com o crescimento exponencial de pesquisas sobre Ensino de Fí sica as estratégias de aprendizagem ativa ainda são um grande desafio para a educação. Abordaremos algumas considerações sobre o ensino aprendizagem do conceito de energia na 1ª s érie do ensino médio, assim como metodologias ativas aplicadas em sala de aula e seus resultados. O objetivo é descrever uma p roposta didática sobre o ensino do conceito de energia com a Sala de Aula Invertida e a Gamificação com o Kahoot, discutindo os resultados obtidos e as experiências vividas durante a execução desse trabalho. Por fim, acredita se que essa proposta didática poderá contribuir com outras turmas visando um melhor desempenho na disciplina.Item Educação em saúde na didática de professores de ensino fundamental/anos finais de escolas públicas e particulares(2022) Silva, Cirlaine da; Santos, Maria José dos; Santos, Maria José dos; Conceição, Alexandre Rodrigues da; Rocha, Marcos OliveiraA promoção da saúde enfatiza que os indivíduos devem possuir um papel ativo, atribuindo-lhes mais controle sobre as condições que afetam a sua saúde nos aspectos biológicos, ambientais, culturais, econômicos e psicológicos/metais. E é através da escola e da atuação do professor que a promoção da saúde se efetiva. Observando a importância do papel da escola e do professor na promoção da saúde o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores das diversas áreas de ensino em relação à aplicabilidade do ensino em saúde, os desafios enfrentados e propor alternativas de promoção da saúde na escola baseadas nos preceitos da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Trata-se de uma estudo quali-quantitativo, para o qual foi utilizado um questionário semi-estruturado, aplicado via Google forms, para professores de duas escolas públicas e uma particular nos municípios de Major Izidoro-AL e Cacimbinhas-AL, respectivamente. Dos 72 professores aptos a participarem da pesquisa, 29 se voluntariaram para responder ao formulário. Embora 87,1% tenham afirmado já ter trabalhado temas relacionados à saúde humana, 35,5% não havia cursado nenhuma disciplina voltada a Educação em Saúde em sua formação inicial, o que para Jesus e Figueiredo (2017) a falta de qualificação e incentivo para capacitação desses profissionais torna-os cada vez mais desmotivados e despreparados para trabalhar determinados temas em sala de aula. Além disso, é possível observar a diferença no grau de relevância dado a Educação em Saúde entre professores de rede pública e particular. Mesmo diante desta realidade a maior parte dos docentes voluntários afirmou não ter recebido capacitação para trabalhar temas relacionados à saúde. Dentre os temas citados os mais aplicados foram “Alimentação Saudável, Dengue, Zica Vírus e Chikugunha e Saúde Mental”, sendo este último o de maior relevância no contexto atual pós-pandemia da COVID-19. Como colaboração para a promoção da saúde nas escolas o presente trabalho trás duas propostas alternativas e flexíveis voltadas para as temáticas mais citadas pelos docentes, contribuindo assim para a aplicabilidade destes temas nas mais diversas áreas.Item Perspectivas de uma turma de especialização em ensino de ciências e matemática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca acerca do ensino remoto emergencial, ensino presencial e a COVID-19(2022) Silva, Cícera Maria da; Claudino, Elder de Souza; Claudino, Elder de Souza; Silva, Cícero Rita da; Gomes, José Leandro CostaApós o anúncio feito por Tedros em Genebra- suíça a COVID-19 agora é caracterizada como uma pandemia, entre as áreas mais afetadas por essa pandemia está a educação, uma vez que após o governo implantar em todo território brasileiro o isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas e substituídas temporariamente pelo ensino remoto emergencial e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que se tornou primordial para a continuidade da Educação. Este trabalho é resultado da aplicação de um questionário virtual utilizando a plataforma Google Forms, este foi aplicado em uma turma de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, no Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. A finalidade deste questionário é analisar se os estudantes sofreram algum impacto na mudança do ensino presencial para o ensino remoto, por fim, durante o ensino remoto emergencial os docentes vivenciaram novas formas de lecionar, utilizando novas ferramentas para a avaliação dos seus discentes e os discentes vivenciaram novas experiências e entenderam que é preciso se organizar e planejar para poder aprender no mundo digital.Item Aprendizagem baseada em problemas no ensino remoto de química: um estudo com alunos da 3ª série do ensino médio(2022) Oliveira, Bruna Kélvia Alves de; Silva, Ivoneide Mendes da; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Silva, Ivoneide Mendes daEste trabalho avalia a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP (ou PBL - Problem Based Learning) no ensino remoto de Química para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, buscando perceberse esta metodologia pode favorecer a compreensão dos estudantes quanto a conceitos introdutórios deQuímica Orgânica no contexto de aulas ministradas remotamente, além de tentar verificar se é possível a promoção de discussões sociocientíficas no ensino remoto de Química, com ABP. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e aplicada uma sequência didática envolvendo a ABP a sete grupos com seis estudantes cada. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados a discussão das propostas, o relatório final por equipe, além das respostas dos estudantes ao formulário de avaliação da aplicação de ABP no ensino remoto, proposto no final da sequência didática. Os resultados obtidos apresentam indícios de que a aplicação da ABP pôde promover a discussão de conceitos químicos e questões sociocientíficas no ensino remoto, permitindo ainda a interação entre grupos, análise crítica de propostas e protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.Item Ensino de botânica nos anos iniciais e os impactos das propostas curriculares(2022) Conceição, Alexandre Rodrigues da; Oliveira, Marcos Nunes de; Oliveira, Marcos Nunes dePor meio de uma pesquisa bibliográfica, esse artigo possui como objetivo analisar os impactos das propostas curriculares no ensino de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visto que, os documentos oficiais auxiliam na construção dos currículos escolares destacando quais são os conhecimentos essências que precisam ser trabalhos por toda a Educação Básica. Sendo assim, buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual tem sido as propostas dos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Botânica nos anos iniciais? Para isso, recorremos aos PCN e a BNCC buscando destacar em quais níveis escolares o ensino de Botânica aparece como um conhecimento essencial para serem trabalhados. Os resultados demonstram que a substituição dos PCN pela BNCC traz uma redução drástica dessa área do conhecimento nos anos iniciais o que pode contribui para cegueira botânica.Item Aprendizagem baseada em problemas: um estudo bibliográfico no ensino da matemática(2024-04-01) Tenorio, Jamilly Souza; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Arlyson Alves do; https://orcid.org/0000-0002-0631-3273; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho tem como objetivo identificar como os professores utilizam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da matemática básica através de um estudo bibliográfico com a identificação de pesquisas realizadas e disponíveis nas bases de dados da internet, como Periódicos da Capes e Plataforma SciELO. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2013 a 2023, na forma de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e constituiu no problema de pesquisa: Como os professores da educação básica ensinam matemática através da Aprendizagem Baseada em Problemas? Após a construção metodológica de busca, seleção e leitura dos diversos materias bibliográficos, foram encontrados dois artigos para a análise. As análises de dados permitiram inferir que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram os aspectos da metodologia da ABP como um processo de construção de aprendizagem matemática na Educação Básica. O estudo aponta para a necessidade de formação da prática docente com o trabalho da ABP e da importância de sua utilização na aprendizagem matemática dos estudantes.Item Explorando a análise combinatória com o sageMath: uma abordagem ativa de aprendizado em matemática(2024-03-25) Santos, Genilton Ferreira dos; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Lima, Leon Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7616688310117461; Lopes, Rafael do Sacramento; http://lattes.cnpq.br/2775224211896509O estudo aborda a utilização do SageMath como uma ferramenta para promover uma abordagem ativa de aprendizado na análise combinatória no contexto escolar.Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item O ensino de frações por meio de jogos: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-29) Araujo, Lívia Danielle da Silva; Silva, Ewerton Roosewelt Bernardo da; http://lattes.cnpq.br/8543155357044958; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947Sabe-se que números racionais são a base de diversos conteúdos matemáticos e a compreensão desses números, em sua forma fracionária, é essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos em diversos níveis de ensino. Enquanto os jogos apresentam-se como alternativa no ensino de matemática, os baixos índices apresentados no último IDEB de 2021 em relação ao conhecimento matemático, mais especificamente sobre frações, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse estudo. Como metodologia, essa pesquisa teve como foco os trabalhos desenvolvidos em âmbito nacional, assim foi utilizada como fonte de pesquisas o catálogo de teses e dissertações da CAPES, no qual foi feita uma revisão sistemática da literatura, tendo sido adotado o protocolo de acordo com Kitchenham (2004), tudo isso com o intuito de verificar se e quais jogos matemáticos estão sendo inseridos no processo de ensino e aprendizagem de frações e os resultados obtidos. De acordo com as obras analisadas, o ensino de frações por meio de jogos concretos ou digitais apresentam resultados satisfatórios. Assim, concluiu-se que tal metodologia deve ser considerada na ação docente.Item Sequência didática para o ensino da queda dos corpos com auxílio da plataforma de simulação VPYTHON(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-31) Silva, Pedro Henrique Ferreira da; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva Junior, Cícero Julião da; http://lattes.cnpq.br/6493829167422238; Matsumoto, Edson MonteiroEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática integrada a um produto educacional, visando aprimorar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos relacionados à queda dos corpos. Pautamos nossa discussão em torno da aprendizagem desse fenômeno, abrangendo seu desenvolvimento histórico, formalismo físico-matemático e destacando a relevância da inserção da tecnologia no ensino de Física, especialmente no uso de simulações como recurso pedagógico. Ademais, elaboramos uma sequência didática integrada a um produto educacional, desenvolvido na plataforma VPhyton, junto a um roteiro de prática experimental. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa aplicada. A combinação do produto educacional com a sequência didática oferece um suporte significativo tanto para os docentes quanto para os discentes da educação básica, no que diz respeito ao ensino da queda dos corpos, bem como é uma poderosa ferramenta para desafiar e corrigir concepções do senso comum sobre esse tema.Item O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.Item Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-19) Freitas, Heloisa de Almeida; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Vilaça, Fabiana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0666609059760660; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.Item Criação e aplicação de jogos no ensino da álgebra(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Souza, Joice dos Reis; Silva, Gelsivanio Souza da; http://lattes.cnpq.br/7969278773981649; Brito, Fernando Valério Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8744081127449326; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580Este estudo quantitativo e descritivo investigou o impacto da criação e aplicação de jogos matemáticos, desenvolvidos por alunos do 9o ano, na compreensão e no desempenho nos tópicos: frações, equações fracionárias, equações do 1o e 2o grau. Realizado em uma escola pública de Maceió, a pesquisa envolveu questionários pré e pós-implementação dos jogos, além da realização de uma Feira dos Jogos Matemáticos. Os resultados revelaram melhorias no entendimento e na resolução de problemas matemáticos após a intervenção, indicando um aumento de 156,1% na média das notas dos alunos. A abordagem lúdica e criativa na aprendizagem demonstrou-se eficaz, promovendo não só o domínio dos conceitos, mas também habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, sugerindo o potencial dos jogos educativos como estratégia promissora no ensino da matemática.