TCC Química
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Item O lúdico na aprendizagem de vidrarias de laboratório de química na Escola Estadual Dr. Antônio Gomes de Barros(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-08) Silva, Eronildo Ferreira da; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Lira, Lidiane Evangelista; http://lattes.cnpq.br/7428353456925450; Silva, Kleyfton Soares da; http://lattes.cnpq.br/9040257542465304; Morilla, Demetrius Pereira; http://lattes.cnpq.br/5723725916193842; Sousa, Jonas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3193945439772961; Soares, Janaína Gomes; http://lattes.cnpq.br/9254836310407411Esta pesquisa objetivou abordar uma metodologia educativa que se diferencia do ensino tradicional com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma Escola da rede pública estadual, localizada no município de Novo Lino, no estado de Alagoas e avaliar os resultados de aprendizagem, aplicando o jogo didático “APRENDENDO VIDRARIAS”, em que apresenta os principais materiais e vidrarias de laboratório, procurando também contribuir para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos. Para essa construção foi utilizado o estudo de caso, que abordou o lúdico como metodologia no ensino e aprendizagem de química. Através de todo o estudo realizado e das constatações apresentadas foi possível confirmar que é viável a abordagem de uma metodologia diferente quando aplicada de maneira correta no ensino e aprendizagem.Item Sesnsibilização de pós de TIO2 modelados por esferas de látex para aplicação em células solares(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-15) Silva, Antony Ernesto dos Santos; Barros Filho, Djalma de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9259521036882745; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva, Antonio Osimar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5289388662589522O suprimento mundial de energia é derivado da queima de combustíveis fósseis, em especial do petróleo, produzindo gases de efeito estufa, que causam danos à camada de ozônio, além de alterar a temperatura do planeta e ameaçar a vida em geral. Portanto, é necessário usar fontes de energia naturais e renováveis, como a energia solar, por exemplo. O nordeste brasileiro tem uma das maiores taxas de radiação solar do país, o que torna viável a utilização de energia solar nesta região. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a formação de células solares sensibilizadas por corante (DSSC), com filmes semicondutores feitos de pós de titânia (TiO2), modelados por esferas de látex. Esses filmes são sensibilizados por complexos de corante de rutênio, o que torna seu uso relativamente aplicável na absorção de energia solar. Será possível posteriomente converter energia solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Os pós de TiO2 utilizados neste trabalho foram obtidos a partir de dois moldes de esferas de látex: pós sedimentados e filmes por evaporação controlada por solvente (ECS). Os resultados mostram que modelagem de TiO2 por ambos os moldes não foi eficiente, pois o filme apresentou uma superfície compacta, diminuindo a porosidade do filme de titânia. Isto pode levar a uma não fixação do corante sensibilizador na superfície do filme semicondutor e também à fraca penetração do par redox no mesmo e o resultado final é uma baixa absorção da luz solar pelo filme. Outro fator para diminuir a sensibilização à titânia foi a presença de carbono durante o processo de densificação, uma vez que o carbono não foi completamente removido. O carbono faz uma camada superficial que competiu com o corante sensibilizador durante sua ancoragem no filme semicondutor e aumentou a recombinação do par de elétron-buraco. Conclui-se que a topografia das esferas do látex e a presença de carbono durante a calcinação dos pós de TiO2 dificultaram a absorção da luz quando sensibilizadas, tornando-se um desafio a sua aplicação nas DSSCs. Uma alternativa para resolver este problema é o uso de pós de TiO2 quando obtidos através de moldes depositados em lâminas de vidro de microscópio pela técnica ECS, isto garantirá uma eficiente porosidade nos filmes de titânia, pois as esferas de látex nestas condições geram um material auto-estruturado bem definido.Item Estágio supervisionada do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas: reflexões sobre sua colaboração na formação dos licenciados(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-11-28) Santos, Amanda Karla dos; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Oliveira, Maria Regina Brasileiro de; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Ferreira Junior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Esse trabalho teve como objetivo conhecer a importância e perspectivas do estágio supervisionado para os alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Alagoas -IFAL, em sua formação. A metodologia utilizada no trabalho teve como foco as subjetividades e particularidades do sujeito, não dissociando os atores sociais de suas realidades, por isso teve como campo de coleta de dados o ambiente dos sujeitos estudados. Quanto à contribuição legal, o trabalho se deteve em leis, resoluções, portarias que tratassem sobre a prática de estágio supervisionado, LDB e o projeto pedagógico do curso. Foi fundamentado principalmente pelas autoras: Selma Garrido Pimenta (2012), Maria Socorro Lucena Lima (2012), Cleoni Maria Barboza Fernandes (2010) e Cipriano Luckesi (1994), por discutirem os conceitos e concepções de prática, teoria, práxis e avaliação presentes nos cursos de formação de professores. Entre os resultados encontrados foi a verificação da pouca utilização do estágio como agente de reflexão no curso de licenciatura em química, fato que poderia ser mudado, se o estágio fosse usado como origem da formação, eixo de relação entre as disciplinas, instrumentalizando teoricamente os estagiários, desenvolvendo leituras, análises e problematização de suas práxis e identidades, como futuro educador.Item Desenvolvimento de sensor eletroquímico baseado em eletrodos impressos de carbono, modificados com Ácido Polixanturênico para detecção da Afloxitina B1(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-05) Silva, Jéssica da Conceição da; Lima, Phabyanno Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9334426018309756; Cavalcante, Sarah Kelly Melo; http://lattes.cnpq.br/0820477133147241; Silva, Jailson dos SantosNo presente trabalho é descrito o desenvolvimento de um eletrodo que utiliza pela primeira vez o ácido xanturênico (AX) como sonda eletroquímica, através de um simples e eficiente eletrodo impresso de carbono modificado com nanomateriais, ativado com AX e imobilizado com aptamers para detecção da aflotoxina B1 (AFB1). A superfície sensora foi caracterizada por meio das técnicas voltamétricas como: voltametria de pulso diferencial (VPD) e voltametria cíclica (VC), as quais foram utilizadas para estudar o comportamento dos eletrodos modificados, para a otimização dos parâmetros experimentais e obtenção dos parâmetros cinéticos, como estudo de velocidade e pH. A espécie eletroativa, quinona/hidroquinona, foi eletrodogerada in situ no elétrodo modificado com nanomateriais e AX , após ciclos na faixa de potencial entre 0,5 e -1,0 vs. Ag na primeira varredura em tampão fosfato 0,1 mol L-1(pH 5,5) com velocidade de varredura de 50 mV s-1. Posteriormente ao processo de ativação, a faixa de potencial em torno do par redox quinona/ hidroquinona foi selecionada e os voltamogramas foram registrados em diferentes velocidades (5-20 mV s-1), em seguida foi realizada imobilização de aptamer, aplicado com intuito de testar a atividade eletrocatalítica para oxidação da AFB1. Além disso, a espécie eletroativa gerada na superfície eletródica, apresentou inibição frente ao aptamer imobilizado ao reagir com AFB1, acarretando uma retenção de carga. Sendo assim, a partir dos resultados obtidos o aptasensor eletroquímico desenvolvido demostrou-se uma alternativa promissora a ser aplicado em testes com amostras reais.Item Determinação de ácido ascórbico: um sensor eletroquímico à base de pasta de carbono com 4-nitroanilina adsorvida em silica gel modificada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-05) Santos, Monik Tamíres Silva; Cavalcante, Sarah Kelly Melo; http://lattes.cnpq.br/0820477133147241; Lima, Phabyanno Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9334426018309756; Cavalcante, Sarah Kelly Melo; http://lattes.cnpq.br/0820477133147241; Silva, Jailson dos SantosO presente trabalho descreve, o desenvolvimento de um eletrodo de pasta de nanotubo de carbono de parede múltiplas (MWCNTPE) à base de 4-nitroanilina (4NA) adsorvida em sílica gel modificada com óxido de zircônio (SZ) para detecção de ácido ascórbico (AA). A superfície sensora foi caracterizada por Análise termogravimétrica (TGA), Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia no infravermelho (FTIR). A espécie eletroativa, hidroxilamina/nitroso (R-NHOH / R-NO), foi eletrogerada in situ a partir da 4-nitroanilina após ciclagem na faixa de potencial entre 0,5 e -1,0 vs. Ag / AgCl na primeira varredura em tampão PBS 0,1 mol L-1 (pH 7,0) com taxa de varredura de 0,02 Vs-1. O eletrodo modificado apresentou atividade eletrocatalítica eficiente frente à oxidação do ácido ascórbico em 0,3 V vs. Ag / AgCl. Medidas eletroquímicas incluindo Voltametria Cíclica (VC) e Cronoamperometria foram usadas para estudar o comportamento da superfície do eletrodo modificado empregado. Essas técnicas foram utilizadas para otimizar os parâmetros experimentais. Desta forma, sob condições otimizadas, o sensor apresentou uma faixa linear de resposta de 0,5 - 3,0 μmol.L-1, LD (0,15 μmol.L-1), LQ (0,48 μmol.L-1 ) e sensibilidade de 7,60 (mA.L.mmol-1) agregando ao sensor fatores positivos em sensibilidade e seletividade. Este sensor foi aplicado para a determinação amperométrica de AA em amostras de alimentos. Os resultados foram consistentes com os obtidos com o procedimento titulométrico padrão.Item Construção de um sensor eletroquímico com nanotubos de carbono e niclosamida para determinação de ácido ascórbico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-03-10) Pereira, Sara Souza; Lopes, Cleylton Mitre Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4037905253098595; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/0733464041429281; Santos, Nicholas Deymisson dos; http://lattes.cnpq.br/2401211277616613A nanotecnologia é uma área de pesquisa extensa e tem sido uma das tecnologias de fabricação avançada mais recentes e crescentes em todo o mundo. Ela estuda uma variedade de materiais produzidos em escala nanométrica através de diferentes métodos químicos e físicos, mudando os paradigmas da biossensibilidade devido às propriedades únicas dos nanomateriais. (RIVAS, 2017; ANZAR, 2020) O desenvolvimento de sensores eletroquímicos consiste em uma das áreas de maior e mais rápido crescimento dentro da Química Analítica. Esses dispositivos fazem uso de um eletrodo como dispositivo transdutor de sinal e baseiam-se em processos de transferência de carga. Na tentativa de melhorar os parâmetros cinéticos e analíticos, surgem os eletrodos quimicamente modificados (EQM), fabricados através de modificações da superfície do eletrodo utilizando diversos materiais. Entre eles um dos que são utilizados com muita frequência são os nanotubos de carbono, pois apresentam ótimas propriedades elétricas, juntamente com a niclosamida, que apresenta um grupo nitro, utilizado em sistemas redox. Os nanomateriais têm despertado o interesse da comunidade cientifica devido às suas propriedades físico-químicas únicas, como alta reatividade, efeitos quânticos, tamanho pequeno e grande superfície. Os nanomateriais têm dimensões abaixo de 100 nm, esse grupo de materiais permite o acesso à várias novas propriedades magnéticas, eletrônicas, mecânicas ou ópticas. (ANZAR, 2020; XIANG, 2020 foi possível obter resultados promissores através de técnicas eletroquímicas como voltametria cíclica e a cronoamperometria, realizou-se estudos eletroanalíticos e assim foi mensurada a eficiência da reação entre os materiais imobilizados e o ácido ascórbico, determinando uma constante catalítica de 2,1044 L mol -1 s-1.Item O processo de aprendizagem em química: análises dos instrumentos avaliativos em uma escola estadual de educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-13) Santos, Duciêda Narciso dos; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Serbim, Flávia Braga do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Existem diversos métodos de avaliar o aluno e os instrumentos avaliativos utilizados e aplicados de forma adequada, considerando o contexto em que os alunos estão inseridos, como também da metodologia do professor e concepções adotadas por ele favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa analisou a eficiência e o desempenho dos instrumentos avaliativos utilizados por um professor da área de química em suas aulas em uma turma do ensino médio em uma instituição de educação básica da rede estadual de Alagoas. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo de caso em que foram utilizados os métodos de abordagem indutiva e de procedimento observacional. O período da pesquisa foi entre março e agosto de 2019 e as técnicas de produção dos dados foram notas de campo, fotos, questionários e análise documental. Os questionários foram aplicados com o professor de química e alunos da turma e os documentos analisados foram os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula durante o caminhar da pesquisa. As análises e discussões sobre os instrumentos avaliativos de química foram feitas a partir dos dados coletados na escola, como também na avaliação dos materiais impressos, o qual foi utilizado como recurso para comprovar a veracidade da pesquisa. A pesquisa foi fundamentada pela teoria de LUCKESI, porém foram utilizadas outras teorias pedagógicas defendidas por diversos estudiosos da área. Durante a abordagem pode-se notar algumas reflexões sobre as concepções de avaliação e sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor. Nos resultados de nossas análises evidenciou-se que o professor priorizou a avaliação voltada ao método tradicional, porém, com alguns vestígios da concepção construtivista, como também progressista na sua proposta pedagógica. Assim sendo, tais pesquisas nos ajudam a entender a importância de selecionarmos instrumentos de avaliação de forma adequada para obtermos um diagnóstico positivo da avaliação de química.Item Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Souza, Davdson Luiz de; Ferreira Junior, Jésu Costa; Ferreira, Joacy Vicente; Azevedo, Edmar Marinho; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo.Item Ser professor temporário no Estado de Alagoas: tendências à flexibilização e precarização do trabalho docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Jonathan Augusto da; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646O presente estudo se constitui enquanto uma pesquisa documental que se volta à análise dos dados do Censo Escolar a respeito da distribuição docente — por tipo de vínculo — na rede estadual de educação de Alagoas e à análise dos editais dos processos seletivos simplificados (PSS) realizados para contratação de professores temporários no período compreendido entre 2011 e 2020. O problema que se coloca é compreender qual o tipo predominante de vínculo de trabalho firmado com a administração pública estadual de Alagoas, com o objetivo de desvelar quais as tendências nas formas de ingresso à referida rede e como elas se articulam à inclinação geral do processo de acumulação capitalista sob a égide da reestruturação produtiva, que no serviço público se apresenta com a face do paradigma da “Nova Gestão Pública”. A partir do caminho percorrido, foram encontrados cinco editais de PSS, os quais foram submetidos a um processo de análise e categorização. Os dados estatísticos do Censo Escolar foram sistematizados e analisados. Com isso, observou-se que existe uma tendência na rede estadual de educação alagoana a contratar professores vinculados predominantemente por meio de contrato temporário. Inclusive, notou-se que desde 2015 a rede alagoana atua com mais da metade de seu corpo docente com vínculo temporário. Tal prática se constitui como um desvio à Constituição Federal e entra em contradição com o Plano Nacional de Educação e com a legislação estadual, mas esse não é foco que será dado. Aqui, buscou-se localizar essa prática no contexto da tendência geral de flexibilização e precarização das relações no setor público. Com isso, percebeu-se que a administração pública alagoana não foge à tendência imposta pela nova etapa do processo de acumulação capitalista: a acumulação flexível.Item O ensino-aprendizagem de química por um aluno surdo sob a ótica de uma monitora de química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Freire, Pollyanne Christine Rodrigues; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Oliveira, Danielly Caldas de; http://lattes.cnpq.br/6901069998449330O presente estudo trata-se de um relato de caso com o objetivo analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Química para um aluno surdo, tendo como base a experiência vivenciada como monitora voluntária de Química para estudantes do ensino médio no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Maceió, entre os anos de 2019 a 2022. Na história da educação dos surdos, inúmeros relatos mostram os entraves enfrentados por eles ao longo de vários anos para se conseguir acesso a educação, onde métodos de ensino direcionados a eles foram criados por ouvintes que não falam a mesma língua do sujeito surdo o que influenciou nos métodos de ensinos atuais. Posto isso, durante a vivência da monitoria, foi possível observar e experimentar como é a realidade do ensino inclusivo e nessa jornada foram presenciados diversas causas que levam às dificuldades de aprendizagem desse aluno surdo em seu aprendizado da ciência Química através das metodologias aplicadas pelos professores. Esse tema se mostrou de grande relevância por levar em consideração uma reflexão sobre a qualidade do ensino de Química atual ofertada para estudantes surdos e com ele pretende-se inquietar os docentes da área de Química acerca de elaborar práticas inclusivas que possibilitem o envolvimento desses sujeitos em suas aulas, estabelecendo assim uma boa inclusão, o favorecendo a ter uma educação de qualidade que os levem a construção do saber científico.Item Aprendizagem no ensino remoto a partir do olhar de discentes em cursos de licenciaturas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-09) Silva, Ingrid Cordeiro da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432Em nosso trabalho, iremos refletir sobre como o ensino remoto emergencial contribuiu para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura do campus Maceió - IFAL. Dessa forma nosso objetivo geral foi refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico nos cursos de licenciatura do IFAL. Como objetivos específicos buscamos conhecer os normativos institucionais que orientaram as práticas de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial no IFAL, bem como analisar as diferenças entre o ensino remoto e ensino presencial a partir da perspectiva dos discentes. Como proposta metodológica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 04 estudantes de cursos de licenciatura do campus Maceió - AL. A partir dos dados analisados aspectos como a construção de competências e habilidades digitais, a flexibilização de tempos e espaços de aprendizagem e a multiplicidade de ferramentas de comunicação entre docentes formadores e estudantes nas Licenciaturas, foram apontados como sendo aspectos positivos do período. Por outro lado, dificuldades com relação à interação entre docentes e licenciados (as) foram indicadas como aspectos desafiantes no ensino remoto.Item A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-20) Santos, Alan Douglas da Silva; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Vitorino, Anderson Francisco; http://lattes.cnpq.br/0431749235312279; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.Item Gamificação e storytelling no ensino de físico-química: o enigma do paciente Oliver(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Mirely Vitória Farias da; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155O presente trabalho é o resultado da investigação sobre a utilização da proposta metodológica da gamificação e storytelling no ensino de pH, soluções químicas e ácidos e bases realizado com 14 estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Percebendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química, definiu-se por objetivo: analisar o resultado do uso do jogo atrelado à contação do enigma do paciente Oliver com base nas metodologias de gamificação e storytelling no ensino de físico-química. Para a realização da investigação, adotou-se os pressupostos da abordagem mista, que define o desenho da pesquisa como sequencial, o tipo de pesquisa mais apropriada à intervenção. Os dados foram coletados por meio de um teste, seguido da observação dos alunos na interação com o jogo didático e aplicação de um questionário. Defende-se que a adesão à proposta metodológica de gamificação e storytelling contribuiu para o processo de reforço da aprendizagem dos conceitos de pH, soluções químicas, ácidos e bases de forma mais ativa e permitiu experienciar outras formas de abordagem desses conteúdos para além das práticas tradicionais.Item Avaliação da aprendizagem no ensino médio: possibilidades e estratégias para o ensino da química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-26) Rosendo, Aline Silva; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Silva, Eduardo Lima daO presente trabalho tem como objetivo mostrar aos professores e futuros professores a diversidade de possibilidades que podem ser utilizadas no processo de avaliação dos estudantes de química no ensino médio. Para atingir nosso objetivo de pesquisa, decidimos desenvolver um produto educacional que reúne diversas estratégias de avaliação específicas para o ensino de Química no ensino médio. Utilizamos uma abordagem que envolveu uma análise qualitativa de dados coletados por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms, direcionado a professores que faziam parte do nosso contexto diário e que atendiam ao critério estabelecido: terem lecionado para estudantes do ensino médio em algum momento de suas carreiras. Além disso, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente para identificar estratégias de avaliação bem-sucedidas, que permitissem o protagonismo dos estudantes, abordassem conteúdos de Química do ensino médio e fossem práticas e acessíveis para serem incorporadas em nosso produto educacional. Os resultados obtidos revelaram a importância de desenvolver um produto educacional que reunisse diferentes estratégias de avaliação. No entanto, é necessário reconhecer as limitações deste estudo, uma vez que não foi possível aplicar as estratégias escolhidas, o que teria proporcionado uma visão mais abrangente de sua aplicação prática. Apesar disso, as estratégias identificadas e propostas neste trabalho oferecem uma base sólida para aprimorar as práticas de avaliação dos professores de Química no ensino médio. Acreditamos que o produto educacional desenvolvido contribuirá positivamente para a melhoria das práticas pedagógicas e para a qualidade da educação na área de Química.Item Estudo in vitro da atividade e eficácia fotoprotetora de extratos de camapu (Physalis angulata L.)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Nascimento, Keliane Francielle dos Santos; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Queiroz, Stella Freitas de; http://lattes.cnpq.br/5763307109586754; Souza, Davdson Luiz de; http://lattes.cnpq.br/3552801632432486A fotoproteção visa reduzir a exposição da pele à radiação ultravioleta (UV) advinda do sol, auxiliando no combate à queimaduras solares, envelhecimento precoce, e até mesmo ao câncer da pele. Os filtros solares são substâncias capazes de absorver, refletir ou refratar a UV e assim proteger a pele. A eficácia desses produtos é medida através do fator de proteção solar (FPS) que indica o quanto a formulação fotoprotetora é capaz de proteger um indivíduo dessa radiação. Atualmente a busca e uso de bioativos vegetais para proteger a pele dos efeitos adversos da radiação solar tem aumentado significativamente, devido a diversidade de compostos orgânicos produzidos pelas plantas, que possuem capacidade de estabilizar os radicais livres, em especial os compostos fenólicos, que possuem grupamentos cromóforos em sua estrutura, os quais promovem a absorção da radiação em comprimentos de onda compatíveis aos raios UV, mostrando-se adequados para a composição dos filtros solares, potencializando a proteção da pele. Physalis angulata L. (camapu) pertence à família Solanaceae ocorre principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é usada na medicina popular como anti-inflamatório e no tratamento de problemas da pele. O presente trabalho teve como objetivo verificar o potencial fotoprotetor de extratos de partes da planta camapu, e analisar o comportamento do FPS de uma solução de um protetor solar comercial “FPS 30” ao ser incorporado com estes ativos, por meio da análise in vitro, do método espectrofotométrico. Os resultados obtidos demonstraram atividade fotoprotetora dos extratos de flor e folha do camapu, obtendo valores de FPS igual a 21,38 e 7,15, respectivamente, a concentração de 300 ppm, e permitiram visualizar a eficácia do extrato da folha como filtro solar químico quando a uma formulação fotoprotetora. Logo, concluiu-se que o extrato da folha da Physalis Angulata L. associado à formulação fotoprotetora potencializou a atividade da formulação, aumentando seu FPS em até 40,97%, o que sugere a sua indicação para o uso em protetores solares, além de reduzir os custos de produção, sabendo que a matéria prima natural tende a ser mais barata.Item O novo ensino médio e o lugar ocupado pelo professor e o componente curricular de química em Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Gomes, Arithssa Eduarda Silva; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817O presente trabalho aborda as consequências da lei 13.415/2017, também conhecida como a Reforma do Ensino Médio, para os professores de química. A lei entrou em vigor em 2022, dando aos estados e ao Distrito Federal um prazo de cinco anos para sua aplicação desde a aprovação da mesma, exigindo que as escolas se adequarem às alterações propostas pelo normativo. É essencial avaliar o cenário educacional, a formação dos professores e o funcionamento após a implementação da lei. Diante disto, foi feito um estudo de caso que suscitou como perspectiva o relato da experiência profissional de Química e sua adaptação nesse cenário incerto, desafiador e problemático, dentro das duas Redes de Ensino no Estado de Alagoas.Item O Youtube e o ensino de Química: uma análise dos canais educativos como ferramenta de apoio ao docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Oliveira, Julliany Correia de; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Este estudo foi motivado pelo cenário pandêmico da COVID-19, que impulsionou a busca por alternativas educacionais eficazes. Diante desse contexto, nos questionamos se os canais do YouTube poderiam ser utilizados como uma ferramenta de apoio ao professor no ensino de química, complementando o ensino presencial e possibilitando a revisão e aprofundamento dos conteúdos, visto que esta plataforma é de fácil acesso e muito utilizada pela geração atual. Nosso objetivo geral foi analisar se as videoaulas dos canais de química do YouTube são relevantes para o ensino e se esses canais podem ser usados por professores como um auxílio nas aulas. Além disso, nossos objetivos específicos foram: identificar os principais canais, avaliar a qualidade dos conteúdos e identificar as limitações desse recurso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, na qual a metodologia adotada consiste em cinco etapas distintas, primeiramente realizou-se a definição do quantitativo de canais, seguido da coleta dos dados considerados permanentes e dos dados que são atualizados constantemente na plataforma. Por fim, descrevemos os resultados e analisamos os dados obtidos no decorrer da pesquisa. Constatou-se que de fato, o YouTube pode sim ser uma valiosa ferramenta de apoio ao docente no ensino de química. Essa plataforma representa uma ponte eficaz entre o educador e o aluno, apresentando-se como um recurso enriquecedor, capaz de complementar o conteúdo tradicional e estimular o interesse dos estudantes pela disciplina. Desse modo, a presente pesquisa também pode servir de inspiração para projetos futuros, e para aprimorar a utilização dessa ferramenta de apoio ao ensino de química que é rico em possibilidades e muito promissor para a educação contemporânea.Item Evasão no Curso de Licenciatura em Química no Ifal - Campus Maceió: análise de dados dos alunos evadidos de 2010 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-08) Silva, Raquel Venâncio da; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Matos, Karine Garcia; http://lattes.cnpq.br/1758509725841433Este trabalho propõe realizar uma análise de dados da evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no período de 2010 a 2022. A abordagem adotada é exploratória, descritiva e quantitativa, fundamentada em pesquisas conduzidas para investigar as causas e consequências da evasão entre os estudantes deste curso. Os dados utilizados para esta análise serão coletados da plataforma Nilo Peçanha e documentos fornecidos pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA). A pesquisa tem como base, compreender por que o número de concluintes é inferior ao de ingressantes e identificar fatores que contribuíram para essa evasão. Além disso, visa uma revisão sistematizada das literaturas relacionadas com a evasão na educação superior e licenciatura. E ao combinar os resultados desta revisão com os dados específicos do IFAL, busca-se realizar um diagnóstico abrangente dos fatores que influenciam na evasão no curso de Licenciatura em Química. A análise conjunta das causas e consequências da evasão proporcionará uma base para o desenvolvimento de estratégias de melhorias.Item Sensores eletroquímicos para determinação de agroquímicos: revisão de métodos empregados para o herbicida Metribuzin(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-04) Mariano, Nicholas Emmanuel Constantino; Souza, Antonio Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/7344135285199504; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Lopes, Cleylton Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4000861323429729A crescente procura de alimentos levaram ao desenvolvimento de vários agentes de controle de pragas para aumentar o rendimento das colheitas. E devido ao aumento populacional, tornou-se necessário a utilização desses agentes para suprir a demanda alimentar. Contundo, o seu excesso causa danos à saúde humana e ao meio ambiente. O Metribuzin (MTZ) é um dos herbicidas mais comuns para o controle das ervas daninhas, porém devido ao aumento e o seu excesso é necessário o monitoramento e a determinação deste herbicida que é essencial para diminuir os riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Uma das alternativas que vem crescendo para à sua determinação é a utilização de sensores eletroquímicos que consiste em traduzir as informações químicas de determinados analitos em sinais elétricos mensuráveis (STRADIOTTO; YAMANAKA; ZANONI, 2003; KIMMEL et al., 2012). Estes dispositivos podem apresentar alta sensibilidade, são de fácil preparo e baixo custo relativo. Podem se caracterizar também pela versatilidade, visto que é possível analisar moléculas de interesse ambiental (ŠVORC; RIEVAJ; BUSTIN, 2013), alimentício (PACHECO et al., 2015). Neste trabalho, foi selecionado algumas revisões literárias em que os autores demonstraram a construção desses sensores eletroquímicos para a determinação do Metribuzin utilizando diferentes mediadores onde: (Lima, 2009) utilizou Pasta de carbono/Nujol para determinar o MTZ; (Fatah, 2022) utilizou NTCPM/MIP-EPC para determinar o MTZ; (Moreno, 2009) utilizou Eletrodo de Filme de Bismuto para a determinação; (Ranganatha, 2022) utilizou CS-PC/BPE/ECV para a determinação de MTZ; (Yamuna, 2022) utilizou NTO-eGR/ECV para determinar o MTZ.Item O projeto de vida como componente curricular no Ensino Médio do estado de Alagoas: autonomia, protagonismo, e o pensamento crítico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-27) Lima Neto, Isnar Lopes de; Serbim, Flavia Braga do Nascimento; Limeira, Ana Cristina dos Santos; Silva, Jéssica da ConceiçãoA reforma do novo ensino médio apresenta como eixo central de suas reflexões o protagonismo juvenil, autonomia, consciência crítica, currículo flexível, e a dicotomia entre trabalho e escola. O objetivo do estudo é compreender como a disciplina de projeto de vida promove a autonomia, protagonismo, pensamento crítico, preparando os estudantes para o mundo do trabalho nas redes estaduais de educação no ensino médio. Para isso, o método utilizado consistiu no levantamento dos documentos oficiais disponibilizados no site da Secretaria de Educação de Estado de Alagoas que embasam a implementação do componente curricular projeto de vida, analisando o material através de uma abordagem qualitativa. Observa-se na investigação um grande desafio do novo modelo do ensino médio, para garantir a formação integral dos estudantes, priorizando o desenvolvimento de competências socioemocionais, e ao mesmo tempo respondendo aos anseios dos jovens garantindo qualificação pra o mundo do trabalho e a continuidade dos estudos, muita das vezes deixando de possuir uma base teórica pedagógica sólida no desenvolvimento do material. Por fim, pode-se compreender que o projeto de vida necessita de uma reflexão crítica com relação às propostas feitas na sua formulação olhando para o contexto da reforma do ensino médio, pois trata-se de uma disciplina emergente que não deriva de um campo disciplinar ou área de conhecimento específico.