TCC Ciências Biológicas
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Item A atuação docente sob a perspectiva discente: análise das tendências pedagógicas nos cursos de licenciatura do Ifal - Campus Maceió(2024-12-11) Paz, Andreson Silva da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422O presente trabalho investiga as percepções de estudantes sobre a atuação docente e as tendências pedagógicas predominantes nos cursos de licenciatura (presenciais) do IFAL Campus Maceió. O objetivo é identificar se, segundo a visão dos alunos das licenciaturas do IFAL, os professores do referido campus enquadram-se em abordagens pedagógicas progressistas ou liberais. A pesquisa foi realizada com uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários a discentes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Letras-Português, Matemática e Química do IFAL, especificamente para alunos a partir do terceiro período, selecionados por sua experiência no componente Didática Geral. O referencial teórico abrange desde a Pedagogia Liberal até abordagens progressistas, explorando as contribuições de autores como Libâneo (1986), Saviani (2005), Mizukami (1986) e Aranha (2006). A revisão de literatura expõe as características das abordagens tradicionais e renovadas, destacando o papel da escola, metodologias e a relação professor-aluno. Os resultados apontam, que há a presença de dois campos pedagógicos, liberal e progressista, entre os professores. Eles também evidenciam uma predominância das abordagens progressistas nos aspectos relacionados ao conteúdo e à interação professor-aluno. No entanto, práticas de caráter liberal mostram-se particularmente marcantes nos quesitos de avaliação e metodologias de ensino.Item A cinematografia e a gamificação como ferramentas inovadoras no ensino de ciências e biologia: desafios no processo de aprendizagem(2025-04-28) Lins, Rebeca Graças; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela , Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593presente trabalho tem como objetivo investigar o uso da cinematografia e da gamificação como ferramentas inovadoras para potencializar o ensino de Ciências e Biologia, contribuindo para a motivação e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica exploratória, fundamentada em autores como Freire (1996), Moran (1995; 2000; 2006), Añez (2017), Pereira e Silva (2014), Lourenço et al (2015), Almeida (2019), Seymour Papert (1993), Salen (2008), Huizinga (2004); Prensky (2011) e outros citados ao longo do texto, buscando compreender como essas abordagens podem ser aplicadas de forma prática e eficiente. A fundamentação teórica enfatiza a importância de metodologias ativas, a integração de recursos tecnológicos e a visão freiriana de uma educação dialógica e libertadora, que promove a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. Como resultado do estudo, foi elaborada uma proposta de sequência didática que integra elementos da cinematografia e da gamificação, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, acessível e significativo, estimulando a interação entre os estudantes e os conceitos científicos. Conclui-se que tais estratégias podem enriquecer as práticas pedagógicas e contribuir para a formação de alunos mais críticos, engajados e reflexivos, alinhados aos princípios de uma educação transformadora.Item A compreensão dos estudantes da área da saúde sobre biossegurança: uma análise crítica(2025-06-06) Oliveira, Maria Ilma Ferreira de; Souza, Cesário da Silva; http://lattes.cnpq.br/8397674250085897; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Santos, Marta Maria Silva Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/4740990322148834A compreensão dos estudantes da área da saúde sobre biossegurança foi analisada criticamente neste estudo, realizado no Centro Universitário de Maceió (UNIMA/Afya), com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico e prático dos graduandos e identificar lacunas em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, envolvendo 242 participantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado via Google Forms, abordando temas como normas regulamentadoras (NR-6, NR-9, NR-32), uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e coletiva (EPCs), e procedimentos em situações de risco. Os resultados demonstraram que 98,8% dos estudantes já tiveram contato com ambientes laboratoriais e apresentaram conhecimento satisfatório sobre a NR-32 e a função dos EPIs, com 97,5% e 100% de acertos, respectivamente. No entanto, observou-se menor domínio sobre a NR-9, que trata de riscos ambientais, indicando a necessidade de maior ênfase nesse conteúdo nos currículos acadêmicos. A percepção dos participantes sobre a importância da biossegurança foi elevada, com destaque para sua relevância na segurança pessoal e coletiva. Concluiu-se que, embora os estudantes possuam uma base teórica sólida em biossegurança, há lacunas pontuais que demandam aprimoramento, especialmente na aplicação crítica das normas e na integração entre teoria e prática. Recomenda-se a adoção de metodologias ativas, como simulações e estudos de caso, além da capacitação contínua, para fortalecer a cultura de biossegurança na formação acadêmica.Item A experiência do estágio supervisionado no ensino de biologia e seus desafios para o campo da docência: o lugar do saber(2025-04-28) Lima, Sara Cristine da Silva; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela, Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de estágio na formação acadêmica, com ênfase nas contribuições e desafios enfrentados durante o desenvolvimento profissional no ensino de Biologia. A metodologia adotada é qualitativa, descritiva e narrativa, fundamentada na vivência de uma discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante o período de estágio supervisionado. A reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem é construída a partir da observação das práticas pedagógicas adotadas pela estagiária no decorrer do estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionando essas práticas aos desafios enfrentados e aos aprendizados adquiridos ao longo do percurso. Nesse contexto, o problema de pesquisa que norteia o estudo é: Como a experiência de estágio supervisionado contribui para o processo de desenvolvimento profissional no ensino de Biologia? O trabalho dialoga com autores que discutem a importância do estágio como experiência formativa, entre eles, Pimenta (2014), Souza (2007), Tardif (2014) e Paulo Freire (1998), que compreendem o estágio como um campo de pesquisa e um espaço orgânico entre teoria e prática no ensino, enfatizando seu papel na construção da identidade docente e na reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, com base nos princípios da formação contínua e do desenvolvimento profissional. A partir da análise da experiência, foi possível observar a construção de uma postura docente mais crítica e consciente das especificidades do ensino de Ciências na EJA, destacando a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas às características e demandas da turma, o que permitiu à estagiária desenvolver um conhecimento mais aprofundado sobre as realidades e desafios da educação nesse contexto. Desse modo, o estágio deixa de ser uma simples aplicação de teorias aprendidas ao longo da formação e se configura como um espaço de investigação, aprendizado e transformação, tanto para os alunos quanto para o futuro professor. Ressalta-se, assim, a importância da reflexão sobre a prática pedagógica como ferramenta essencial para o aprimoramento da atuação docente, reconhecendo as contribuições e os desafios enfrentados no processo de formação e desenvolvimento profissional do professor de Biologia.Item Atividade antimicrobiana do extrato de própolis vermelha frente aos microorganismos Staphylococcus Aureus, Escherichia coli e Enterococcus faecalis-in Vitro(2024-07-31) Ferreira, Ana Cledja da Silva; Medeiros, Ana Claudia Garcia de; http://lattes.cnpq.br/2094813184613286; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165A própolis vermelha, composta por uma mistura de resinas, bálsamos, ceras, óleos essenciais e compostos orgânicos, é conhecida por suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Proveniente principalmente do litoral nordeste do Brasil e produzida por abelhas a partir da planta nativa Dalbergia ecastophyllum, a própolis vermelha foi testada em diferentes concentrações (25%, 75% e 100%) e comparada a antibióticos convencionais (penicilina, gentamicina e cefotaxima) contra as bactérias Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Enterococcus faecalis. Os resultados mostraram que a própolis vermelha apresentou atividade inibitória significativa contra S.aureus, E. coli e E. faecalis, com formação de halo inibitório em comparação aos antibióticos testados. No entanto, em comparação com antibióticos tradicionais, como a cefotaxima, a própolis ainda demonstra menor eficácia, especialmente contra E. faecalis.Item Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos: olhar dos/as discentes sobre suas aprendizagens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-26) Cidreira, Cícera; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646A proposta desse trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA na disciplina Ciências Biológicas na Escola Tavares Bastos. E ao mesmo tempo identificar seus limites e desafios no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia. Abordou-se de forma breve a história da EJA, ressaltando as concepções de ensino-aprendizagem na EJA, desde uma perspectiva tradicional a educação libertadora. Assim como, as perspectivas para o ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas na EJA. Além disso, a problemática do trabalho está embasada no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências Biológicas na Escola Estadual Tavares Bastos? A pesquisa envolveu uma revisão de literatura e de campo baseada em artigos publicados na internet e que tratam sobre o referido tema. Contudo, os resultados obtidos pela pesquisa não se pretende esgotar o tema pois a temática sobre educação de jovens e adultos na educação básica e gratuita no ensino brasileiro é bastante ampla.Item Educação inclusiva e o ensino de ciências: relato de uma experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Lucivan Santos da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o papel dos professores de ciências quanto ao contexto da educação inclusiva e a utilização de abordagens metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, correlacionando com as vivências realizadas no estágio supervisionado. Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e do relato e análise da experiência do estágio supervisionado. O estudo está dividido em seções, que discutem a educação inclusiva, relacionando-a com o ensino de ciências; e aborda o ensino de ciências para a pessoa surda. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado foi gratificante e enriquecedora para a formação do futuro professor; entretanto, quanto à educação inclusiva observa-se que para o efetivo processo de ensino-aprendizagem ocorrer não basta apenas a presença do intérprete de libras na sala de aula, mas, faz-se necessário a utilização de recursos pedagógicos que permitam a integração e interação dos alunos surdos.Item Espaços não formais de educação na cidade de Maceió-Al: uma abordagem para o ensino de biologia(2024-07-30) Pinto, Layla Clarellis Santos Mota; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Alves , Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422Este trabalho aborda elementos de divulgação científica e aspectos educacionais presentes em espaços não formais de educação na cidade de Maceió-AL, com foco no Ensino de Biologia na educação básica. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar os espaços não formais de educação com potencial para o Ensino de Biologia, sejam eles construídos ou naturais. Os objetivos específicos incluíram identificar as estratégias metodológicas utilizadas nesses espaços e analisar, por meio de critérios subjetivos, o potencial e a viabilidade de sua utilização por estudantes. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados realizada por meio de observação direta, visitas in loco e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos caracterizam os ambientes estudados e suas atividades desenvolvidas. Conclui-se que, embora alguns ambientes possuam maior capacidade educacional que outros, todos os espaços identificados têm um grau relevante na complementação da educação formal, dos estudantes e no apoio aos professores para a realização de atividades extraclasse.Item Gamificação em sala de aula: GeneCruzing - Segunda Lei de Mendel e Quadro de Punnet no lance dos dados(2024-07-31) Xavier, Ester dos Santos Alves; Mallmann, Maria Luzenita Wagner; http://lattes.cnpq.br/8366995864710228; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Calazand, Fábio Maurício do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Souza, Gustavo Reis Branco de; http://lattes.cnpq.br/3323420379121363A evidência da hereditariedade, que culminou na formação da Genética, foi iniciada a partir dos experimentos realizados com ervilhas por Gregor Mendel no século XIX, através de duas leis, conhecidas como Leis de Mendel. Apesar da relevância dos dados, eles só foram aceitos pela comunidade científica no século XX, no que foi chamado de Redescobertas de Mendel. Reginald Punnett foi cientista nesse período, e propôs um diagrama para auxiliar na resolução dos cruzamentos. A forma didática de separar os gametas parentais e juntá-los na fecundação o tornou muito utilizado. O Quadro de Punnett, como ficou conhecido, é um conteúdo básico dentro da genética, abordado no ensino fundamental, médio e superior. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo produzir, aplicar e avaliar o jogo GeneCruzing sobre Herança Mendeliana e Quadro de Punnett no Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, no ensino médio e na disciplina de Genética Geral do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O jogo foi construído com materiais de baixo custo: Dois dados, um com genótipos AA (1 face), Aa (3 faces) e aa (2 faces), e o outro BB (1 face), Bb (3 faces) e bb (2 faces), de papelão e emborrachado (E.V.A.) com 30 cm2; Quatro quadros de Punnett de cores diferentes (verde , amarelo, azul e vermelho) de emborrachado com 40 x 47,5 cm; Cartas de gametas em papel AB, Ab, aB e ab, com 7 x 8,5 cm; Cartas de genótipo em papel 1 AABB, 2 AABb, 1 AAbb, 2 AaBB, 4 AaBb, 2 Aabb, 1 aaBB, 2 aaBb, 1 aabb, com 3,5 x 10 cm; 10 questões com cruzamentos mendelianos de segunda lei. Antes e depois do jogo foi preenchido um questionário sobre o tema. A sala foi dividida em até quatro equipes, e cada uma recebeu um quadro de Punnett, cartas de gametas, cartas de genótipos, uma questão e um cronômetro. Cada equipe jogou o dado duas vezes para os genótipos arentais e depois iniciou a marcação do cronômetro. O quadro era preenchido, a questão respondida e parava-se o cronômetro para avaliação do mediador. Quando certa, nova questão era entregue e os dados novamente lançados. Sendo vencedora a equipe que concluiu o maior número de questões em menor tempo. Os alunos foram motivados e engajados com o GeneCruzing. Em aproximadamente 10 minutos eram resolvidas 4 questões. O questionário respondido antes, com média de 10% de acerto, subiu depois do jogo para 60 % de acerto, evidenciando a melhoria do aprendizado. Neste sentido, o jogo GeneCruzing destaca-se como uma alternativa de ensino com uma ferramenta educativa e lúdica, proporcionando melhor assimilação sobre conceitos básicos de genética, e principalmente os cruzamentos nas perspectivas de Leis de Mendel.Item Heredograma: utilização de biscoitos e bolachas como facilitadores de simbologia(2024-07-31) Nogueira, Sara Beatriz Lafaiete; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Mallmann, Maria Luzenita Wagner; Interaminense, Juliana Rangel de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3869787182468885; Souza, Gustavo Reis Branco deConceitua-se o heredograma como a representação gráfica de seres que dividem o mesmo parentesco e que retrata a herança genética de determinada característica nos indivíduos que foram representados. Além de sua relevância dentro do conhecimento genético, esse diagrama é um dos conteúdos previsto para o ensino médio, e os alunos geralmente confundem os símbolos dificultando o entendimento do assunto. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo proporcionar experiências educativas na construção de heredogramas, utilizando-se de biscoitos de diferentes cores e formatos. A atividade foi proposta tanto de forma presencial, quanto remota e participaram alunos do ensino médio técnico integrado e alunos do curso superior, da disciplina Genética Geral. Em todos os casos o tema foi explanado, e a atividade explicada, sendo fornecido um cartão de atividade. No formato presencial formaram-se grupos de aproximadamente 5 alunos, os quais receberam biscoitos nos formatos de quadrados e círculos, nas cores escuras (chocolate) e claras (leite), e biscoitos wafers retangulares. Na forma remota os alunos fizeram algumas variações das sugestões de biscoitos propostas. Cada cartão apresentava quatro etapas. A primeira a construir o heredograma de acordo com o texto, em que os biscoitos quadrados representavam homens, e os circulares, mulheres. As cores dos biscoitos escuros (chocolate) ou claras (leite) representaram indivíduos afetados por determinada característica (escuro) ou não afetados (claro). Os biscoitos wafers foram utilizados para conectar os indivíduos, seja por casamento ou filiação. A segunda etapa foi a identificação do tipo de herança, e as cores facilitaram a identificação dos padrões de herança dominante, quando pais afetados apresentavam filhos normais, bem como recessiva, quando pais normais apresentavam filhos afetados. A terceira etapa foi identificar os genótipos de todos os indivíduos do heredograma em homozigoto recessivo, heterozigoto e genótipo desconhecido. Por último, na quarta etapa, foi possível inferir sobre aconselhamento genético, remetendo aos cálculos utilizados na primeira Lei de Mendel. Através da prática os estudantes entenderam e utilizaram de forma correta os símbolos do heredograma. Essa proposta mostrou-se pertinente quanto à criação de estratégias que estimulam o pensamento científico dos discentes e proporcionou o entendimento de conceitos relacionados à hereditariedade, produção de árvore genealógica e aconselhamento genético.Item Jogo didático: Corrida Zoológica Sustentável - Uma visão atual para o ensino aprendizado de zoologia dos cordados(2021-01-26) Damasceno, Bruna Ellen Ananias Cabral; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236Com o intuito de promover ferramentas atuais para o ensino de Zoologia dos cordados, esta pesquisa analisa as mudanças no âmbito educacional e suas metodologias de ensino, englobando os métodos tradicionais e progressistas, trazendo uma discussão sobre o uso de jogos lúdicos como ferramenta metodológica tida como inovadora. Foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados bibliográficos - PubMed, BIREME e LILACS sobre a metodologia qualitativa e baseando-se nas dificuldades dos docentes em aplicar o conteúdo de zoologia, que dentre várias, as mais citadas foram o curto período de hora aula e complexidade das nomenclaturas científicas, foi elaborado um jogo de tabuleiro intitulado por corrida zoológica sustentável, feito com materiais recicláveis e de custo benefício para que possa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, provendo uma compreensão do conteúdo, economia de tempo e diversão.Item Metodologias ativas no ensino de biologia: um estudo bibliográfico do período de 2012 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-25) Nascimento Júnior, José Rubens Oliveira do; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO ensino da Biologia é imprescindível para formação de agentes transformadores da sociedade. Mas, o processo de transmissão de conhecimento centrado na figura do professor representa um dos grandes desafios a serem superados, e por isso, as metodologias ativas surgem como uma estratégia capaz de promover autonomia e a criticidade dos educandos. Este estudo apresenta como objetivo realizar um estudo bibliográfico, com recorte temporal de 2012 a 2022, acerca das metodologias ativas no ensino da Biologia através de uma revisão da literatura com análise qualitativa e descritiva, utilizando como bases de dados as plataformas Scielo e Google Acadêmico. A partir disso, foi identificado que as metodologias ativas são ferramentas importantíssimas para o ensino atual por empoderar o aluno, favorecendo também a alteração do ensino tradicional, trazendo uma ideia de construção de conhecimento em que os estudantes fazem parte não como meros ouvintes, mas como agentes transformadores, repletos de conhecimentos prévios que devem ser agregados a esse processo.Item O ensino de ciências biológicas e o Programa de Residência Pedagógica: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem(2023-12-21) Josenildo Vieira dos Santos Junior; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817A Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior – CAPES foi criada no intuito de fortalecer a formação teórico-prática dos licenciandos ainda em tempo de graduação. Um de seus programas é o de Residência Pedagógica (PRP) no qual vem como um divisor de águas para contribuir e alavancar a experiência dos futuros professores na Educação Básica. Durante essa vivência, os estudantes de licenciatura têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula sob a supervisão de um professor experiente. Essa experiência prática permite que os docentes vindouros enfrentem desafios reais da profissão, desenvolvam habilidades de ensino, aprimorem a didática e compreendam as demandas do ambiente escolar. Portanto, o foco deste estudo é pautado na contribuição e o quanto foi agregado na experiência adquirida pelo pesquisador. A partir da apuração de dados gerados e arquivados ao decorrer das 400h realizadas na sala de aula seja com atividades, oficinas, minicursos, relatórios e portfólio aplicados no próprio IF - Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi sustentado na discussão e reflexão do que fora agregado através do Programa de Residência Pedagógica. Os achados demonstraram que o Programa Residência Pedagógica desempenha um papel significativo na construção da identidade docente dos estudantes, principalmente devido ao período de imersão proporcionado a eles. Isso lhes oferece a oportunidade única de vivenciar a realidade da profissão docente e compreender verdadeiramente o que significa ser professor. Segundo Larrosa (2002) a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. Em suma, a residência pedagógica desempenha um papel fundamental na formação de professores, fortalecendo a qualidade do ensino e contribuindo para uma educação mais efetiva e significativa.Item O uso da fotogrametria digital para a virtualização 3D de coleções biológicas: uma revisão narrativa(2024-08-01) Vasconcelos, Bruno Florenço; Silva, Merylane Porto da; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Do ponto de vista educacional, a fotogrametria proporciona recursos visuais interativos que podem enriquecer o ensino de ciências biológicas. Os modelos 3D detalhados permitem aos estudantes explorar estruturas biológicas de maneira aprofundada e intuitiva, promovendo um entendimento mais claro e engajador. O presente trabalho tem como objetivo analisar teoricamente, com base em uma bibliografia selecionada, a viabilidade da fotogrametria na produção de modelos 3D em coleções biológicas, especificamente em contextos botânicos e zoológicos. Além disso, busca explorar as características de acessibilidade dessa técnica, incluindo os equipamentos necessários, os softwares disponíveis e as possibilidades de compartilhamento digital dos modelos. O estudo também visa identificar e discutir os desafios associados ao uso da fotogrametria, tais como a qualidade dos dados obtidos, o tempo requerido para a produção dos modelos e os custos envolvidos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracterizada por uma revisão narrativa da literatura existente sobre o tema. Os critérios de exclusão definidos para a seleção dos estudos incluem a aplicação da fotogrametria a curta distância na produção de modelos 3D, a digitalização de espécimes biológicos e a descrição detalhada dos procedimentos utilizados. Essa abordagem permite uma análise aprofundada e abrangente das diversas facetas da utilização da fotogrametria em coleções biológicas. O trabalho sugere, ainda, que a implementação de projetos de fotogrametria de baixo custo pode ser uma estratégia eficiente para estimular a produção e o compartilhamento de coleções digitais, ampliando o acesso a essas informações valiosas e promovendo a democratização do conhecimento científico. Conclui-se que a fotogrametria digital representa uma abordagem inovadora e promissora para a virtualização 3D de coleções biológicas, com um vasto potencial de aplicações. A revisão narrativa realizada evidenciou a eficácia e a versatilidade dessa técnica na criação de modelos tridimensionais precisos e detalhados de espécimes biológicos. Tais modelos abrem novas possibilidades para a pesquisa, a educação e a conservação, permitindo o acesso remoto e a análise não invasiva dos espécimes. Dessa forma, a fotogrametria digital se apresenta como uma solução possível de superar muitas das limitações das abordagens tradicionais utilizadas no estudo de coleções biológicas. Finalmente, o trabalho sugere como a versatilidade da fotogrametria pode ser aplicada em projetos de baixo custo, com o intuito de estimular a produção de coleções digitais e facilitar o acesso a esses dados tanto por pesquisadores quanto pelo público em geral.Item Paque Municipal de Maceió como ambiente de aprendizagem não formal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Martins, Marina Augusta Ávila da Silva; Calazans, Fábio Maurício do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Interaminense, Juliana Rangel de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3869787182468885; Rocha, Deyse Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9157118155639751A visitação às Unidades de Conservação, como os Parques Municipais, desempenha um papel significativo na reconexão do homem com o meio natural, proporcionando uma experiência agradável e enriquecedora. Neste contexto, a educação ambiental não formal surge como uma ferramenta essencial para facilitar esta integração e promover a sensibilização e mobilização para a preservação da natureza e garantir a restauração dos ecossistemas e a promoção de um ambiente equilibrado. Este estudo baseou-se em uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de analisar a aplicação da educação ambiental não formal tornando a experiência de visitação aos parques uma oportunidade eficaz e enriquecedora. Apesar da complexa relação entre o homem e o meio ambiente, é possível identificar aspectos cruciais que a visitação a um parque pode oferecer, destacando a importância vital do cuidado ambiental.Item Percepções docentes sobre o uso de recursos digitais: um estudo com professores dos cursos de licenciatura do IFAL-Campus Maceió(2025-05-13) Santos, Amanda da Silva; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Calazans, Fábio Maurício de BomfimO objetivo geral deste estudo é investigar como os recursos digitais vêm sendo utilizados na prática docente no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir dos objetivos específicos que busca compreender as percepções dos professores sobre o potencial pedagógico dessas ferramentas, bem como identificar os principais desafios enfrentados em sua integração ao processo de ensino-aprendizagem. Para dialogar com este trabalho trazemos autores como Freire (1996), Andrade (2011), Kenski (1997), Moran (2007-2015), Valente (2019), Caetano (2015), Larrosa (2002) dentre outros, que nos ajudam a entender a temática. O trabalho compreende que a tecnologia tem se tornado um elemento indispensável na educação contemporânea, especialmente após a pandemia da COVID-19, que impulsionou o ensino remoto e exigiu dos docentes novas competências digitais. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado via Google Forms. Além disso, realizamos a leitura e análise do Plano Político-Pedagógico Institucional (PPPI) do IFAL e dos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPC) de Licenciatura ofertados. A partir das reflexões sobre o uso de recursos digitais na prática docente dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Maceió, os resultados apontam que, embora os recursos digitais como plataformas educacionais e aplicativos interativos estejam sendo inseridos no contexto educacional dos cursos de licenciaturas do IFAL-campus Maceió, ainda há limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à adaptação metodológica. Portanto, para que o uso dessas ferramentas digitais seja significativo, é necessário investir na formação continuada dos professores, na valorização de uma prática pedagógica crítica e na infraestrutura tecnológica.Item Programa de reidência pedagógica e formação docente em tempos de pandemia: relato de experiência de um residente do Instituto Federal de Alagoas(2024-11-22) Santos, George Marcelo Costa dos; Marinho, Ângela Cristina Pereira Barros; http://lattes.cnpq.br/2502932180722960; Bezerra, Danielle Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2898315857629924; Nova, Márcio Cavalcante Vila; http://lattes.cnpq.br/3455510377301794O presente trabalho apresenta um Relato de Experiência de um licenciando em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, resultante da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), edição 2020/2022, durante a Pandemia de Covid -19, e de sua reflexão sobre a importância do Programa para a formação docente. Esse fato tornou essa edição do Programa de Residência Pedagógica diferenciada e única, uma vez que, em todas as etapas de seu curso, houve a necessidade de adaptações, com ações meticulosamente pensadas e trabalhadas, a fim de que todos os objetivos do Programa fossem atingidos, garantindo a segurança de todos os envolvidos. Assim, este trabalho justifica-se, uma vez que contribui com a reflexão da importância do PRP no processo de formação docente, durante o difícil período de pandemia. O percurso metodológico iniciou-se por meio de estudos sobre a imersão dos residentes no PRP. A observação participativa do residente foi realizada na escola-campo, em turmas de diferentes Cursos Integrados. A dinâmica da pesquisa baseou-se nas observações do autor como um dos residentes bolsistas, no cotidiano vivenciado durante todas as atividades de estruturação/organização e das regências virtuais e presenciais, que foram registradas no perfil Padlet do residente. Na sequência, o autor realizou a imersão, momento importante e crucial, caracterizado pelo planejamento de aulas e regência em sala de aula. As atividades foram consideradas satisfatórias e contribuíram significativamente para a formação inicial dos licenciandos, assegurando a importante relação entre teoria e prática.Item Recursos tecnológicos na aprendizagem de jovens, adultos idosos (EJA) no ensino de ciências(2024-02-11) Cirilo , Ckyltison Henrique Rozendo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165O presente trabalho visa ao longo de seus conteúdos abordar sobre a utilização de recursos tecnológicos no processo de educação junto à EJA. Ressaltando processos ou métodos que são considerados primordiais para um êxito maior quanto a aprendizagem e abordagem junto às pessoas inseridas no grupo EJA. O estudo tem por objetivo geral destacar a importância que os recursos tecnológicos têm junto ao processo de educação de jovens e adultos (EJA). Quanto aos objetivos específicos, esses são: abordar sobre a EJA; apresentar as características e desafios históricos e contemporâneos da EJA no Brasil. Destacar os benefícios da utilização de tecnologias no ambiente educacional, promovendo a inclusão digital e a interatividade. Analisar como as ferramentas tecnológicas podem transformar a aprendizagem de Ciências para jovens e adultos, melhorando a compreensão de conceitos abstratos. Para uma melhor fundamentação das informações apresentadas realizou-se uma revisão de literatura, destacando alguns dos principais conceitos e análises de autores renomados no campo educação, tendo por base principalmente livros, artigos e dissertações publicados ao longo dos últimos 10 anos. Pode-se concluir que os recursos tecnológicos e procedimentos realizados por meio dos mesmos são uma base fundamental para concretizar a aprendizagem ou estudo junto aos indivíduos inseridos no EJA, concedendo aos mesmos acessos, oportunidade e ampliação do conhecimento.Item Teatro: uma possibilidade metodológica de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos em Ciências Biológicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-07-23) Machado, Claudine de Oliveira; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236A proposta de TCC do Teatro de Sombras surge da inquietação sobre a ausência de estímulos para o estudante da Educação de Jovens e Adultos em participar mais ativamente do seu mundo escolar, a importância de os professores introduzirem o teatro como metodologia de aprendizagem surgiu também em virtude da percepção de incentivar e motivar para o estudo e desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a importância do teatro enquanto metodologia de ensino a ser usada pelos professores para o estudo na Educação de Jovens e Adultos – EJA, pois a educação se processa por meio do permanente ato de reorganizar e reconstruir as experiências. Para a coleta desses dados utilizamos a observação participante e entrevista com os alunos envolvidos no desenvolvimento das atividades do Teatro de Sombras. As reflexões teóricas foram fundamentadas, principalmente, em Boal (2005); Freire (1987; 1996). Podemos indicar como resultado da pesquisa que os alunos apresentaram um maior interesse em participar das aulas de Ciências Biológicas na EJA, em que a metodologia usava o Teatro como viés para trabalhar os conteúdos da área, o aprendizado tornou-se mais viável com interações mais didáticas e visuais.Item O uso da webQuest na prática educativa durante o ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-06-11) Moura, Maria Valéria Pereira; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Bezerra, Danielle Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2898315857629924; Toledo, Mário Tãnio Fonseca; http://lattes.cnpq.br/8795127120350475Devido ao grande avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o sistema pedagógico tem reverberado sobre como apoderar-se dos recursos digitais para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Uma ferramenta que pode colaborar nesta ação é a WebQuest, caracterizada por uma pesquisa orientada na qual se utiliza a Internet para construir conhecimentos. Sendo assim, a presente proposta busca expor uma reflexão sobre o relato de experiência da elaboração e aplicação de uma ferramenta WebQuest (WQ), onde foi trabalhado um conteúdo do componente curricular de ciências das turmas do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Boca da Mata – Alagoas, realizado na prática de período de regência da disciplina do estágio supervisionado III, durante o ensino remoto. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica descritiva, desta forma, apresentando uma proposta desafiadora e interativa, a pesquisa foi dividida em três etapas: o processo de criação da WebQuest sobre animais vertebrados, em seguida a aplicação aos alunos e, por fim, realizando a análise e reflexões da metodologia. Com objetivo de identificar as principais habilidades dos estudantes a partir da tarefa proposta, os alunos foram avaliados por meio da avaliação por rubrica. O resultado contribui para a importância da ferramenta e o aumento da informação, oportunizando o conhecimento e o aprendizado escolar dos alunos. Ressaltando ainda que o acesso à internet de forma igualitária nos espaços escolares, e até mesmo fora deles, contribui para um resultado mais satisfatório.