TCC Ciências Biológicas
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Item A compreensão dos estudantes da área da saúde sobre biossegurança: uma análise crítica(2025-06-06) Oliveira, Maria Ilma Ferreira de; Souza, Cesário da Silva; http://lattes.cnpq.br/8397674250085897; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Santos, Marta Maria Silva Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/4740990322148834A compreensão dos estudantes da área da saúde sobre biossegurança foi analisada criticamente neste estudo, realizado no Centro Universitário de Maceió (UNIMA/Afya), com o objetivo de avaliar o conhecimento teórico e prático dos graduandos e identificar lacunas em sua formação. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, envolvendo 242 participantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado via Google Forms, abordando temas como normas regulamentadoras (NR-6, NR-9, NR-32), uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e coletiva (EPCs), e procedimentos em situações de risco. Os resultados demonstraram que 98,8% dos estudantes já tiveram contato com ambientes laboratoriais e apresentaram conhecimento satisfatório sobre a NR-32 e a função dos EPIs, com 97,5% e 100% de acertos, respectivamente. No entanto, observou-se menor domínio sobre a NR-9, que trata de riscos ambientais, indicando a necessidade de maior ênfase nesse conteúdo nos currículos acadêmicos. A percepção dos participantes sobre a importância da biossegurança foi elevada, com destaque para sua relevância na segurança pessoal e coletiva. Concluiu-se que, embora os estudantes possuam uma base teórica sólida em biossegurança, há lacunas pontuais que demandam aprimoramento, especialmente na aplicação crítica das normas e na integração entre teoria e prática. Recomenda-se a adoção de metodologias ativas, como simulações e estudos de caso, além da capacitação contínua, para fortalecer a cultura de biossegurança na formação acadêmica.Item A experiência do estágio supervisionado no ensino de biologia e seus desafios para o campo da docência: o lugar do saber(2025-04-28) Lima, Sara Cristine da Silva; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela, Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência de estágio na formação acadêmica, com ênfase nas contribuições e desafios enfrentados durante o desenvolvimento profissional no ensino de Biologia. A metodologia adotada é qualitativa, descritiva e narrativa, fundamentada na vivência de uma discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante o período de estágio supervisionado. A reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem é construída a partir da observação das práticas pedagógicas adotadas pela estagiária no decorrer do estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), relacionando essas práticas aos desafios enfrentados e aos aprendizados adquiridos ao longo do percurso. Nesse contexto, o problema de pesquisa que norteia o estudo é: Como a experiência de estágio supervisionado contribui para o processo de desenvolvimento profissional no ensino de Biologia? O trabalho dialoga com autores que discutem a importância do estágio como experiência formativa, entre eles, Pimenta (2014), Souza (2007), Tardif (2014) e Paulo Freire (1998), que compreendem o estágio como um campo de pesquisa e um espaço orgânico entre teoria e prática no ensino, enfatizando seu papel na construção da identidade docente e na reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, com base nos princípios da formação contínua e do desenvolvimento profissional. A partir da análise da experiência, foi possível observar a construção de uma postura docente mais crítica e consciente das especificidades do ensino de Ciências na EJA, destacando a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas às características e demandas da turma, o que permitiu à estagiária desenvolver um conhecimento mais aprofundado sobre as realidades e desafios da educação nesse contexto. Desse modo, o estágio deixa de ser uma simples aplicação de teorias aprendidas ao longo da formação e se configura como um espaço de investigação, aprendizado e transformação, tanto para os alunos quanto para o futuro professor. Ressalta-se, assim, a importância da reflexão sobre a prática pedagógica como ferramenta essencial para o aprimoramento da atuação docente, reconhecendo as contribuições e os desafios enfrentados no processo de formação e desenvolvimento profissional do professor de Biologia.Item Percepções docentes sobre o uso de recursos digitais: um estudo com professores dos cursos de licenciatura do IFAL-Campus Maceió(2025-05-13) Santos, Amanda da Silva; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Calazans, Fábio Maurício de BomfimO objetivo geral deste estudo é investigar como os recursos digitais vêm sendo utilizados na prática docente no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir dos objetivos específicos que busca compreender as percepções dos professores sobre o potencial pedagógico dessas ferramentas, bem como identificar os principais desafios enfrentados em sua integração ao processo de ensino-aprendizagem. Para dialogar com este trabalho trazemos autores como Freire (1996), Andrade (2011), Kenski (1997), Moran (2007-2015), Valente (2019), Caetano (2015), Larrosa (2002) dentre outros, que nos ajudam a entender a temática. O trabalho compreende que a tecnologia tem se tornado um elemento indispensável na educação contemporânea, especialmente após a pandemia da COVID-19, que impulsionou o ensino remoto e exigiu dos docentes novas competências digitais. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado via Google Forms. Além disso, realizamos a leitura e análise do Plano Político-Pedagógico Institucional (PPPI) do IFAL e dos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPC) de Licenciatura ofertados. A partir das reflexões sobre o uso de recursos digitais na prática docente dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Maceió, os resultados apontam que, embora os recursos digitais como plataformas educacionais e aplicativos interativos estejam sendo inseridos no contexto educacional dos cursos de licenciaturas do IFAL-campus Maceió, ainda há limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à adaptação metodológica. Portanto, para que o uso dessas ferramentas digitais seja significativo, é necessário investir na formação continuada dos professores, na valorização de uma prática pedagógica crítica e na infraestrutura tecnológica.Item Estudo sobre a atual situação do lixo eletrônico no município de Penedo-AL(2025) Silva, Victor Augusto Lima da; Christiano , Daniel; Christiano , Daniel; Pinheiro, Pablo; Santos , Giselle MoreiraO presente estudo teve como objetivo uma revisão da literatura sobre o tema e apresentou o processo de descarte correto e os efeitos nocivos que o lixo eletrônico traz para a saúde e para o meio ambiente no município de Penedo/AL. O estudo seu a partir do crescimento exagerado de lixo eletrônico no planeta. Nosso objeto fora mostrar essa realidade aqui em nossa região, Brasil, Alagoas e Penedo. Devido à obsolescência tecnológica, os consumidores acabam acelerando a troca de seus equipamentos por outros mais atuais, gerando grande acúmulo de resíduo eletrônico. Por conta do problema da contaminação, do aumento da produção, do consumo e do descarte do lixo eletrônico, leis específicas foram criadas e atualmente estão em vigor por todo o mundo. As organizações de todos os tipos estão cada vez mais empenhadas com o atingimento e demonstração de um desempenho ambiental correto, por meio do controle dos impactos de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente, mantendo a coerência com sua política e seus objetivos ambientais. Em Alagoas alguns programas estão sendo desenvolvidos com a intenção de contar esse avanço, e em Penedo/AL, pouca coisa se vê em relação a LR sobre lixo eletrônico. Algumas empresas atuam dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas e outras medidas visando adotar a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação expressa pelas partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável. Desta forma, podemos considerar que os resíduos eletrônicos estão relacionados diretamente com o crescimento populacional e industrial, exigindo uma maior produção de novas matérias-primas gerando consumo excessivo.Item A cinematografia e a gamificação como ferramentas inovadoras no ensino de ciências e biologia: desafios no processo de aprendizagem(2025-04-28) Lins, Rebeca Graças; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela , Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593presente trabalho tem como objetivo investigar o uso da cinematografia e da gamificação como ferramentas inovadoras para potencializar o ensino de Ciências e Biologia, contribuindo para a motivação e o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica exploratória, fundamentada em autores como Freire (1996), Moran (1995; 2000; 2006), Añez (2017), Pereira e Silva (2014), Lourenço et al (2015), Almeida (2019), Seymour Papert (1993), Salen (2008), Huizinga (2004); Prensky (2011) e outros citados ao longo do texto, buscando compreender como essas abordagens podem ser aplicadas de forma prática e eficiente. A fundamentação teórica enfatiza a importância de metodologias ativas, a integração de recursos tecnológicos e a visão freiriana de uma educação dialógica e libertadora, que promove a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. Como resultado do estudo, foi elaborada uma proposta de sequência didática que integra elementos da cinematografia e da gamificação, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, acessível e significativo, estimulando a interação entre os estudantes e os conceitos científicos. Conclui-se que tais estratégias podem enriquecer as práticas pedagógicas e contribuir para a formação de alunos mais críticos, engajados e reflexivos, alinhados aos princípios de uma educação transformadora.Item Uso de jogos pedagógicos para o ensino e aprendizado da bibologia: aprendendo citologia(2022) Barreto, Lilian Santos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Melo, Cláudia Jaqueline da Silva; Santos, Jakson José SilvaA utilização de jogos pedagógicos vem se tornando uma metodologia que visa complementar o processo de ensino aprendizagem, partindo de um contexto educacional em contraste com o ensino tradicional. O objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um jogo pedagógico para auxiliar no ensino da Biologia em escolas de ensino médio, sobre a temática Citologia. “O jogo pedagógico desenvolvido foi aplicado no município de Penedo-AL, com alunos do Instituto Federal de Alagoas (Campus Penedo). Após a aplicação do jogo pedagógico os alunos foram submetidos a questionários avaliativos, denominados de (QA) e (QB), compostos com perguntas sobre célula animal e vegetal. Os questionários foram aplicados em duas ocasiões: 1º para verificar o conhecimento dos alunos, aplicado após a aula ministrada pela professora de biologia responsável pela disciplina e no 2º momento, com a utilização do jogo Caminhos Celular, questionário já denominado de QB. Depois de realizadas as devidas aplicações, foram construídos e expostos os dados obtidos em gráficos e tabelas. Os valores em questão determinaram a contribuição do jogo para aprendizagem.Item A gravidez com adolescentes em idade escolar - Revisão bibliográfica(2022) Santos, Cleisiane Conceição dos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Lúcia Giomar Bastos Fragoso de; Santos, Jackson José Silva dosO estudo realizado aborda sobre a gravidez com adolescentes em idade escolar. Pesquisas mostram que uma das consequências da gravidez é o abandono escolar e outras consequências são: preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros. O objetivo desse trabalho é estudar as causas e consequências da gravidez em adolescentes e em idade escolar. No estudo realizado os resultados obtidos indicam que nenhuma adolescente planejou a gravidez; a gravidez precoce levou as adolescentes a abandonar escolar por vários fatores; falta de apoio familiar e a maioria dessas adolescentes são de famílias de baixa. Nas considerações finais é apontado a importância do apoio da família, dos amigos e da escola na vida dessas adolescentes; visto que elas sofrem preconceito e discriminação da sociedade e da própria comunidade escolar. preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros.Item A temática da educação ambiental para as séries finais do Ensino Fundamental: estudo de caso(2022) Silva, Beatriz Freire da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Andrade, Michelle Vieira; Santos, José Roberto Nunes dosAs questões ambientais nunca estiveram tão em pauta quanto nos dias de hoje, estamos sentindo na pele, em nosso cotidiano, uma urgente necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza e da própria humanidade como objetos de exploração e consumo. No momento atual vive se em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção direta, mas aumentam consideravelmente as evidências que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. O presente trabalho visa realizar uma Análise da Inserção da Educação ambiental em uma escola da rede Pública de Penedo-AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental assumindo assim seu compromisso social com a preocupação ambiental dos educandos. Apesar disso, conclui se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do currículo escolar. Entretanto, em associação com disciplinas como ciências/biologia, e a predisposição de alunos e professores, a temática da educação ambiental tem sido difundida, oportunizando aos educandos um aprendizado amplo e contínuo.Item Os serviços de saneamento básico no conjunto residencial Vale do São Francisco em Penedo/AL(2024) Rodrigues, Aloísio José; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Moura, Alan César Vanderlei; Melo, Cláudia Jaqueline da SilvaIntrodução: Os problemas ambientais decorrentes do aumento da população nos municípios brasileiros são resultantes da descontinuidade entre este crescimento e o aprimoramento da infraestrutura necessária dos serviços públicos de saneamento básico. Dessa forma, a não prestação adequada dos serviços de saneamento básicos resulta em más condições de Salubridade Ambiental. Objetivo Geral: Analisar a situação dos serviços públicos de saneamento básico do Conjunto Residencial Vale São Francisco no município de Penedo/ Alagoas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, onde os dados para análise da situação objeto de estudo foram obtidos por meio da aplicação de questionário em todas as ruas dos domicílios do bairro estudado. Resultados: Constatou-se que a totalidade das residências recebem água tratada e de boa qualidade pela Rede Geral. O esgotamento sanitário foi contemplado através da Estação de Tratamento de Efluentes(ETE), onde todos os dejetos domésticos são processados e têm destinação correta. Sobre a coleta de resíduos sólidos, observa-se que acontecem com frequência de 50% em relação a seis (06) dias da semana ou seja, de segunda-feira a sábado. Por fim, constatou-se que não há problemas de drenagem urbana, tendo em vista que há pavimentação e sistema de escoamento na localidade. Considerações Finais: Entende-se que, embora a comunidade esteja em boas condições ambientais, este trabalho aponta aprimoramentos a serem realizados, como por exemplo a maior assiduidade em relação a coleta de lixo, contribuindo dessa forma para o aprimoramento dos serviços.Item Ensino de ciências e alfabetização científica nos anos inciais do Ensino Fundamental - Revisão bibliográfica(2024) Silva, Iranilda Santos da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Santos, José Roberto Nunes dos; Melo, Cláudia Jaqueline da SilvaO ensino e aprendizagem se caracterizam por direcionar a formação social e educacional dos alunos, nesse contexto, destaca-se o Ensino de Ciências às crianças que deve proporcionar às mesmas explicações completas ou científicas para as dúvidas e curiosidades que estão presentes no seu cotidiano. Cabe destacar que essas curiosidades são geradas pelas observações que as crianças realizam no meio em que estão inseridas. A potencialização da curiosidade das crianças resultará em relevantes descobertas, mas para tal, é necessário que o ensino de ciências seja trabalhado com conteúdos relacionados ao mundo científico de forma atrativa e próximo à realidade das crianças. Os procedimentos metodológicos realizados neste estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se três artigos de periódicos científicos nacionais da área de Educação em ensino de ciências, além disso, buscamos também subsídios em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e BNCC (2017). Os artigos foram selecionados com um recorte temporal de 05 (cinco) anos, de 2016 a 2020. Com os resultados da revisão realizada, ficou constatado que o ensino de ciências nos Anos Iniciais é de grande importância para a formação de cidadãos conscientes, aptos para atuar em sociedade. Concluímos destacando o quanto é importante o ensino de ciências para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e que esse ensino sendo bem trabalhado proporciona o conhecimento e o entendimento dos fenômenos naturais que ocorrem no nosso dia a dia.Item Vivências e reflexões através do programa de residência pedagógica no curso de Ciências Biológicas: um relato de experiência(2024) Santos Júnior, João Bispo dos; Costa, Dannielle de Lima; Christiano, Daniel; Santos, Giselle Moreira; Costa, Dannielle de LimaEste artigo visa apresentar as atividades do Programa de Residência Pedagógica (PRP) realizadas de Novembro de 2022 à Abril de 2024, compilando informações, experiências e reflexões do participante. Diversas ações proporcionaram vivências práticas e reflexivas em salas de aula, além de uma compreensão ampla do cenário educacional. Ao concluir as atividades, o documento será estruturado, apresentando de forma clara e objetiva os aspectos abordados pelo PRP. Composto por textos e imagens, permitirá uma análise detalhada e evidenciará a participação dos alunos em cada evento e atividade promovidos pelo programa, sintetizando as aprendizagens do PRP e refletindo a enriquecedora jornada de aprimoramento pedagógico.Item A atuação docente sob a perspectiva discente: análise das tendências pedagógicas nos cursos de licenciatura do Ifal - Campus Maceió(2024-12-11) Paz, Andreson Silva da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422O presente trabalho investiga as percepções de estudantes sobre a atuação docente e as tendências pedagógicas predominantes nos cursos de licenciatura (presenciais) do IFAL Campus Maceió. O objetivo é identificar se, segundo a visão dos alunos das licenciaturas do IFAL, os professores do referido campus enquadram-se em abordagens pedagógicas progressistas ou liberais. A pesquisa foi realizada com uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários a discentes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Letras-Português, Matemática e Química do IFAL, especificamente para alunos a partir do terceiro período, selecionados por sua experiência no componente Didática Geral. O referencial teórico abrange desde a Pedagogia Liberal até abordagens progressistas, explorando as contribuições de autores como Libâneo (1986), Saviani (2005), Mizukami (1986) e Aranha (2006). A revisão de literatura expõe as características das abordagens tradicionais e renovadas, destacando o papel da escola, metodologias e a relação professor-aluno. Os resultados apontam, que há a presença de dois campos pedagógicos, liberal e progressista, entre os professores. Eles também evidenciam uma predominância das abordagens progressistas nos aspectos relacionados ao conteúdo e à interação professor-aluno. No entanto, práticas de caráter liberal mostram-se particularmente marcantes nos quesitos de avaliação e metodologias de ensino.Item Desafios para o ensino de biologia: uma proposta de sequência didática sobre escorpiões para o ensino médio(2025-03-15) Silva, Ricardo Laurentino Oliveira da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016; Ataíde, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276A educação escolar no Brasil está em processo de mudanças significativas em relação ao ensino. Essas mudanças se baseiam na necessidade de tornar o ensino mais dinâmico e que atenda as demandas da sociedade, que da mesma forma, está mais dinâmica exigindo uma maior gama de habilidades dos jovens em formação inseridos nesta. Em observação a essa necessidade inclusive oriunda das atualizações do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), versam para que esses objetivos sejam alcançados o ensino deve colocar o aluno como protagonista e considerar suas escolhas, nesse caso tendo um direcionamento metodológico educacional construtivista. Nesse contexto, as metodologias ativas são ferramentas fundamentais no auxílio ao professor em planejar suas práticas pedagógicas elaborando atividades contextualizadas com o ambiente real e não apenas engessadas em um arquétipo conteudista. Então, para essa finalidade este trabalho conclusão de curso objetivou o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática com o tema escorpiões, que pode ser aplicada a alunos do ensino médio. Para esse desenvolvimento foi utilizado o conhecimento a partir de livros, artigos e manuais, bem como o conhecimento prévio praticado durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas IFAL.Item O ensino de ciências biológicas e o Programa de Residência Pedagógica: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem(2023-12-21) Josenildo Vieira dos Santos Junior; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817A Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior – CAPES foi criada no intuito de fortalecer a formação teórico-prática dos licenciandos ainda em tempo de graduação. Um de seus programas é o de Residência Pedagógica (PRP) no qual vem como um divisor de águas para contribuir e alavancar a experiência dos futuros professores na Educação Básica. Durante essa vivência, os estudantes de licenciatura têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula sob a supervisão de um professor experiente. Essa experiência prática permite que os docentes vindouros enfrentem desafios reais da profissão, desenvolvam habilidades de ensino, aprimorem a didática e compreendam as demandas do ambiente escolar. Portanto, o foco deste estudo é pautado na contribuição e o quanto foi agregado na experiência adquirida pelo pesquisador. A partir da apuração de dados gerados e arquivados ao decorrer das 400h realizadas na sala de aula seja com atividades, oficinas, minicursos, relatórios e portfólio aplicados no próprio IF - Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi sustentado na discussão e reflexão do que fora agregado através do Programa de Residência Pedagógica. Os achados demonstraram que o Programa Residência Pedagógica desempenha um papel significativo na construção da identidade docente dos estudantes, principalmente devido ao período de imersão proporcionado a eles. Isso lhes oferece a oportunidade única de vivenciar a realidade da profissão docente e compreender verdadeiramente o que significa ser professor. Segundo Larrosa (2002) a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. Em suma, a residência pedagógica desempenha um papel fundamental na formação de professores, fortalecendo a qualidade do ensino e contribuindo para uma educação mais efetiva e significativa.Item Programa de reidência pedagógica e formação docente em tempos de pandemia: relato de experiência de um residente do Instituto Federal de Alagoas(2024-11-22) Santos, George Marcelo Costa dos; Marinho, Ângela Cristina Pereira Barros; http://lattes.cnpq.br/2502932180722960; Bezerra, Danielle Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2898315857629924; Nova, Márcio Cavalcante Vila; http://lattes.cnpq.br/3455510377301794O presente trabalho apresenta um Relato de Experiência de um licenciando em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, resultante da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), edição 2020/2022, durante a Pandemia de Covid -19, e de sua reflexão sobre a importância do Programa para a formação docente. Esse fato tornou essa edição do Programa de Residência Pedagógica diferenciada e única, uma vez que, em todas as etapas de seu curso, houve a necessidade de adaptações, com ações meticulosamente pensadas e trabalhadas, a fim de que todos os objetivos do Programa fossem atingidos, garantindo a segurança de todos os envolvidos. Assim, este trabalho justifica-se, uma vez que contribui com a reflexão da importância do PRP no processo de formação docente, durante o difícil período de pandemia. O percurso metodológico iniciou-se por meio de estudos sobre a imersão dos residentes no PRP. A observação participativa do residente foi realizada na escola-campo, em turmas de diferentes Cursos Integrados. A dinâmica da pesquisa baseou-se nas observações do autor como um dos residentes bolsistas, no cotidiano vivenciado durante todas as atividades de estruturação/organização e das regências virtuais e presenciais, que foram registradas no perfil Padlet do residente. Na sequência, o autor realizou a imersão, momento importante e crucial, caracterizado pelo planejamento de aulas e regência em sala de aula. As atividades foram consideradas satisfatórias e contribuíram significativamente para a formação inicial dos licenciandos, assegurando a importante relação entre teoria e prática.Item Práticas sustentáveis no contexto escolar : um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual(2024-11-16) Moura, Luciana Rocha de Oliveira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Cabral, Maria Verônica Pereira; http://lattes.cnpq.br/8493034222738016; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567A educação ambiental assume um papel muito importante de enfrentamento da crise em que vivemos, ela promove mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto aos seres humanos. O presente trabalho visa realizar uma análise da inserção da educação ambiental em uma escola da rede pública estadual de Palmeira dos Índios – AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental, assumindo assim seu compromisso social e educacional com os alunos. Apesar disso, conclui-se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do componente curricular. Entretanto, em associação com disciplinas de ciências, biologia e projeto integrador, e a predisposição dos alunos e professores, a temática educação ambiental têm sido cada vez mais trabalhada na escola, oportunizando os alunos a terem um conhecimento mais árduo, amplo e contínuo, agregando não somente valores a cada envolvido, mas descobrindo identidades ligadas ao contexto trabalhado.Item O uso da fotogrametria digital para a virtualização 3D de coleções biológicas: uma revisão narrativa(2024-08-01) Vasconcelos, Bruno Florenço; Silva, Merylane Porto da; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Do ponto de vista educacional, a fotogrametria proporciona recursos visuais interativos que podem enriquecer o ensino de ciências biológicas. Os modelos 3D detalhados permitem aos estudantes explorar estruturas biológicas de maneira aprofundada e intuitiva, promovendo um entendimento mais claro e engajador. O presente trabalho tem como objetivo analisar teoricamente, com base em uma bibliografia selecionada, a viabilidade da fotogrametria na produção de modelos 3D em coleções biológicas, especificamente em contextos botânicos e zoológicos. Além disso, busca explorar as características de acessibilidade dessa técnica, incluindo os equipamentos necessários, os softwares disponíveis e as possibilidades de compartilhamento digital dos modelos. O estudo também visa identificar e discutir os desafios associados ao uso da fotogrametria, tais como a qualidade dos dados obtidos, o tempo requerido para a produção dos modelos e os custos envolvidos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracterizada por uma revisão narrativa da literatura existente sobre o tema. Os critérios de exclusão definidos para a seleção dos estudos incluem a aplicação da fotogrametria a curta distância na produção de modelos 3D, a digitalização de espécimes biológicos e a descrição detalhada dos procedimentos utilizados. Essa abordagem permite uma análise aprofundada e abrangente das diversas facetas da utilização da fotogrametria em coleções biológicas. O trabalho sugere, ainda, que a implementação de projetos de fotogrametria de baixo custo pode ser uma estratégia eficiente para estimular a produção e o compartilhamento de coleções digitais, ampliando o acesso a essas informações valiosas e promovendo a democratização do conhecimento científico. Conclui-se que a fotogrametria digital representa uma abordagem inovadora e promissora para a virtualização 3D de coleções biológicas, com um vasto potencial de aplicações. A revisão narrativa realizada evidenciou a eficácia e a versatilidade dessa técnica na criação de modelos tridimensionais precisos e detalhados de espécimes biológicos. Tais modelos abrem novas possibilidades para a pesquisa, a educação e a conservação, permitindo o acesso remoto e a análise não invasiva dos espécimes. Dessa forma, a fotogrametria digital se apresenta como uma solução possível de superar muitas das limitações das abordagens tradicionais utilizadas no estudo de coleções biológicas. Finalmente, o trabalho sugere como a versatilidade da fotogrametria pode ser aplicada em projetos de baixo custo, com o intuito de estimular a produção de coleções digitais e facilitar o acesso a esses dados tanto por pesquisadores quanto pelo público em geral.Item Espaços não formais de educação na cidade de Maceió-Al: uma abordagem para o ensino de biologia(2024-07-30) Pinto, Layla Clarellis Santos Mota; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Alves , Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422Este trabalho aborda elementos de divulgação científica e aspectos educacionais presentes em espaços não formais de educação na cidade de Maceió-AL, com foco no Ensino de Biologia na educação básica. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar os espaços não formais de educação com potencial para o Ensino de Biologia, sejam eles construídos ou naturais. Os objetivos específicos incluíram identificar as estratégias metodológicas utilizadas nesses espaços e analisar, por meio de critérios subjetivos, o potencial e a viabilidade de sua utilização por estudantes. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados realizada por meio de observação direta, visitas in loco e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos caracterizam os ambientes estudados e suas atividades desenvolvidas. Conclui-se que, embora alguns ambientes possuam maior capacidade educacional que outros, todos os espaços identificados têm um grau relevante na complementação da educação formal, dos estudantes e no apoio aos professores para a realização de atividades extraclasse.Item Heredograma: utilização de biscoitos e bolachas como facilitadores de simbologia(2024-07-31) Nogueira, Sara Beatriz Lafaiete; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Mallmann, Maria Luzenita Wagner; Interaminense, Juliana Rangel de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3869787182468885; Souza, Gustavo Reis Branco deConceitua-se o heredograma como a representação gráfica de seres que dividem o mesmo parentesco e que retrata a herança genética de determinada característica nos indivíduos que foram representados. Além de sua relevância dentro do conhecimento genético, esse diagrama é um dos conteúdos previsto para o ensino médio, e os alunos geralmente confundem os símbolos dificultando o entendimento do assunto. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo proporcionar experiências educativas na construção de heredogramas, utilizando-se de biscoitos de diferentes cores e formatos. A atividade foi proposta tanto de forma presencial, quanto remota e participaram alunos do ensino médio técnico integrado e alunos do curso superior, da disciplina Genética Geral. Em todos os casos o tema foi explanado, e a atividade explicada, sendo fornecido um cartão de atividade. No formato presencial formaram-se grupos de aproximadamente 5 alunos, os quais receberam biscoitos nos formatos de quadrados e círculos, nas cores escuras (chocolate) e claras (leite), e biscoitos wafers retangulares. Na forma remota os alunos fizeram algumas variações das sugestões de biscoitos propostas. Cada cartão apresentava quatro etapas. A primeira a construir o heredograma de acordo com o texto, em que os biscoitos quadrados representavam homens, e os circulares, mulheres. As cores dos biscoitos escuros (chocolate) ou claras (leite) representaram indivíduos afetados por determinada característica (escuro) ou não afetados (claro). Os biscoitos wafers foram utilizados para conectar os indivíduos, seja por casamento ou filiação. A segunda etapa foi a identificação do tipo de herança, e as cores facilitaram a identificação dos padrões de herança dominante, quando pais afetados apresentavam filhos normais, bem como recessiva, quando pais normais apresentavam filhos afetados. A terceira etapa foi identificar os genótipos de todos os indivíduos do heredograma em homozigoto recessivo, heterozigoto e genótipo desconhecido. Por último, na quarta etapa, foi possível inferir sobre aconselhamento genético, remetendo aos cálculos utilizados na primeira Lei de Mendel. Através da prática os estudantes entenderam e utilizaram de forma correta os símbolos do heredograma. Essa proposta mostrou-se pertinente quanto à criação de estratégias que estimulam o pensamento científico dos discentes e proporcionou o entendimento de conceitos relacionados à hereditariedade, produção de árvore genealógica e aconselhamento genético.Item Jogo didático: Corrida Zoológica Sustentável - Uma visão atual para o ensino aprendizado de zoologia dos cordados(2021-01-26) Damasceno, Bruna Ellen Ananias Cabral; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236Com o intuito de promover ferramentas atuais para o ensino de Zoologia dos cordados, esta pesquisa analisa as mudanças no âmbito educacional e suas metodologias de ensino, englobando os métodos tradicionais e progressistas, trazendo uma discussão sobre o uso de jogos lúdicos como ferramenta metodológica tida como inovadora. Foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados bibliográficos - PubMed, BIREME e LILACS sobre a metodologia qualitativa e baseando-se nas dificuldades dos docentes em aplicar o conteúdo de zoologia, que dentre várias, as mais citadas foram o curto período de hora aula e complexidade das nomenclaturas científicas, foi elaborado um jogo de tabuleiro intitulado por corrida zoológica sustentável, feito com materiais recicláveis e de custo benefício para que possa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, provendo uma compreensão do conteúdo, economia de tempo e diversão.