TCC Ciências Biológicas
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Item Programa de reidência pedagógica e formação docente em tempos de pandemia: relato de experiência de um residente do Instituto Federal de Alagoas(2024-11-22) Santos, George Marcelo Costa dos; Marinho, Ângela Cristina Pereira Barros; http://lattes.cnpq.br/2502932180722960; Bezerra, Danielle Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2898315857629924; Nova, Márcio Cavalcante Vila; http://lattes.cnpq.br/3455510377301794O presente trabalho apresenta um Relato de Experiência de um licenciando em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, resultante da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), edição 2020/2022, durante a Pandemia de Covid -19, e de sua reflexão sobre a importância do Programa para a formação docente. Esse fato tornou essa edição do Programa de Residência Pedagógica diferenciada e única, uma vez que, em todas as etapas de seu curso, houve a necessidade de adaptações, com ações meticulosamente pensadas e trabalhadas, a fim de que todos os objetivos do Programa fossem atingidos, garantindo a segurança de todos os envolvidos. Assim, este trabalho justifica-se, uma vez que contribui com a reflexão da importância do PRP no processo de formação docente, durante o difícil período de pandemia. O percurso metodológico iniciou-se por meio de estudos sobre a imersão dos residentes no PRP. A observação participativa do residente foi realizada na escola-campo, em turmas de diferentes Cursos Integrados. A dinâmica da pesquisa baseou-se nas observações do autor como um dos residentes bolsistas, no cotidiano vivenciado durante todas as atividades de estruturação/organização e das regências virtuais e presenciais, que foram registradas no perfil Padlet do residente. Na sequência, o autor realizou a imersão, momento importante e crucial, caracterizado pelo planejamento de aulas e regência em sala de aula. As atividades foram consideradas satisfatórias e contribuíram significativamente para a formação inicial dos licenciandos, assegurando a importante relação entre teoria e prática.Item Práticas sustentáveis no contexto escolar : um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual(2024-11-16) Moura, Luciana Rocha de Oliveira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Cabral, Maria Verônica Pereira; http://lattes.cnpq.br/8493034222738016; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567A educação ambiental assume um papel muito importante de enfrentamento da crise em que vivemos, ela promove mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto aos seres humanos. O presente trabalho visa realizar uma análise da inserção da educação ambiental em uma escola da rede pública estadual de Palmeira dos Índios – AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental, assumindo assim seu compromisso social e educacional com os alunos. Apesar disso, conclui-se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do componente curricular. Entretanto, em associação com disciplinas de ciências, biologia e projeto integrador, e a predisposição dos alunos e professores, a temática educação ambiental têm sido cada vez mais trabalhada na escola, oportunizando os alunos a terem um conhecimento mais árduo, amplo e contínuo, agregando não somente valores a cada envolvido, mas descobrindo identidades ligadas ao contexto trabalhado.Item O uso da fotogrametria digital para a virtualização 3D de coleções biológicas: uma revisão narrativa(2024-08-01) Vasconcelos, Bruno Florenço; Silva, Merylane Porto da; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Do ponto de vista educacional, a fotogrametria proporciona recursos visuais interativos que podem enriquecer o ensino de ciências biológicas. Os modelos 3D detalhados permitem aos estudantes explorar estruturas biológicas de maneira aprofundada e intuitiva, promovendo um entendimento mais claro e engajador. O presente trabalho tem como objetivo analisar teoricamente, com base em uma bibliografia selecionada, a viabilidade da fotogrametria na produção de modelos 3D em coleções biológicas, especificamente em contextos botânicos e zoológicos. Além disso, busca explorar as características de acessibilidade dessa técnica, incluindo os equipamentos necessários, os softwares disponíveis e as possibilidades de compartilhamento digital dos modelos. O estudo também visa identificar e discutir os desafios associados ao uso da fotogrametria, tais como a qualidade dos dados obtidos, o tempo requerido para a produção dos modelos e os custos envolvidos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracterizada por uma revisão narrativa da literatura existente sobre o tema. Os critérios de exclusão definidos para a seleção dos estudos incluem a aplicação da fotogrametria a curta distância na produção de modelos 3D, a digitalização de espécimes biológicos e a descrição detalhada dos procedimentos utilizados. Essa abordagem permite uma análise aprofundada e abrangente das diversas facetas da utilização da fotogrametria em coleções biológicas. O trabalho sugere, ainda, que a implementação de projetos de fotogrametria de baixo custo pode ser uma estratégia eficiente para estimular a produção e o compartilhamento de coleções digitais, ampliando o acesso a essas informações valiosas e promovendo a democratização do conhecimento científico. Conclui-se que a fotogrametria digital representa uma abordagem inovadora e promissora para a virtualização 3D de coleções biológicas, com um vasto potencial de aplicações. A revisão narrativa realizada evidenciou a eficácia e a versatilidade dessa técnica na criação de modelos tridimensionais precisos e detalhados de espécimes biológicos. Tais modelos abrem novas possibilidades para a pesquisa, a educação e a conservação, permitindo o acesso remoto e a análise não invasiva dos espécimes. Dessa forma, a fotogrametria digital se apresenta como uma solução possível de superar muitas das limitações das abordagens tradicionais utilizadas no estudo de coleções biológicas. Finalmente, o trabalho sugere como a versatilidade da fotogrametria pode ser aplicada em projetos de baixo custo, com o intuito de estimular a produção de coleções digitais e facilitar o acesso a esses dados tanto por pesquisadores quanto pelo público em geral.Item Espaços não formais de educação na cidade de Maceió-Al: uma abordagem para o ensino de biologia(2024-07-30) Pinto, Layla Clarellis Santos Mota; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432; Alves , Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422Este trabalho aborda elementos de divulgação científica e aspectos educacionais presentes em espaços não formais de educação na cidade de Maceió-AL, com foco no Ensino de Biologia na educação básica. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar os espaços não formais de educação com potencial para o Ensino de Biologia, sejam eles construídos ou naturais. Os objetivos específicos incluíram identificar as estratégias metodológicas utilizadas nesses espaços e analisar, por meio de critérios subjetivos, o potencial e a viabilidade de sua utilização por estudantes. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados realizada por meio de observação direta, visitas in loco e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos caracterizam os ambientes estudados e suas atividades desenvolvidas. Conclui-se que, embora alguns ambientes possuam maior capacidade educacional que outros, todos os espaços identificados têm um grau relevante na complementação da educação formal, dos estudantes e no apoio aos professores para a realização de atividades extraclasse.Item Heredograma: utilização de biscoitos e bolachas como facilitadores de simbologia(2024-07-31) Nogueira, Sara Beatriz Lafaiete; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Mallmann, Maria Luzenita Wagner; Interaminense, Juliana Rangel de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3869787182468885; Souza, Gustavo Reis Branco deConceitua-se o heredograma como a representação gráfica de seres que dividem o mesmo parentesco e que retrata a herança genética de determinada característica nos indivíduos que foram representados. Além de sua relevância dentro do conhecimento genético, esse diagrama é um dos conteúdos previsto para o ensino médio, e os alunos geralmente confundem os símbolos dificultando o entendimento do assunto. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo proporcionar experiências educativas na construção de heredogramas, utilizando-se de biscoitos de diferentes cores e formatos. A atividade foi proposta tanto de forma presencial, quanto remota e participaram alunos do ensino médio técnico integrado e alunos do curso superior, da disciplina Genética Geral. Em todos os casos o tema foi explanado, e a atividade explicada, sendo fornecido um cartão de atividade. No formato presencial formaram-se grupos de aproximadamente 5 alunos, os quais receberam biscoitos nos formatos de quadrados e círculos, nas cores escuras (chocolate) e claras (leite), e biscoitos wafers retangulares. Na forma remota os alunos fizeram algumas variações das sugestões de biscoitos propostas. Cada cartão apresentava quatro etapas. A primeira a construir o heredograma de acordo com o texto, em que os biscoitos quadrados representavam homens, e os circulares, mulheres. As cores dos biscoitos escuros (chocolate) ou claras (leite) representaram indivíduos afetados por determinada característica (escuro) ou não afetados (claro). Os biscoitos wafers foram utilizados para conectar os indivíduos, seja por casamento ou filiação. A segunda etapa foi a identificação do tipo de herança, e as cores facilitaram a identificação dos padrões de herança dominante, quando pais afetados apresentavam filhos normais, bem como recessiva, quando pais normais apresentavam filhos afetados. A terceira etapa foi identificar os genótipos de todos os indivíduos do heredograma em homozigoto recessivo, heterozigoto e genótipo desconhecido. Por último, na quarta etapa, foi possível inferir sobre aconselhamento genético, remetendo aos cálculos utilizados na primeira Lei de Mendel. Através da prática os estudantes entenderam e utilizaram de forma correta os símbolos do heredograma. Essa proposta mostrou-se pertinente quanto à criação de estratégias que estimulam o pensamento científico dos discentes e proporcionou o entendimento de conceitos relacionados à hereditariedade, produção de árvore genealógica e aconselhamento genético.Item Jogo didático: Corrida Zoológica Sustentável - Uma visão atual para o ensino aprendizado de zoologia dos cordados(2021-01-26) Damasceno, Bruna Ellen Ananias Cabral; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236Com o intuito de promover ferramentas atuais para o ensino de Zoologia dos cordados, esta pesquisa analisa as mudanças no âmbito educacional e suas metodologias de ensino, englobando os métodos tradicionais e progressistas, trazendo uma discussão sobre o uso de jogos lúdicos como ferramenta metodológica tida como inovadora. Foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados bibliográficos - PubMed, BIREME e LILACS sobre a metodologia qualitativa e baseando-se nas dificuldades dos docentes em aplicar o conteúdo de zoologia, que dentre várias, as mais citadas foram o curto período de hora aula e complexidade das nomenclaturas científicas, foi elaborado um jogo de tabuleiro intitulado por corrida zoológica sustentável, feito com materiais recicláveis e de custo benefício para que possa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, provendo uma compreensão do conteúdo, economia de tempo e diversão.Item Vivência e experiência: relato das experiências vivenciadas no programa residência pedagógica no ensino de biologia(2024-10-26) Silva, Maria Izabel Inacio da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016; Moura, Alan César Vanderlei; http://lattes.cnpq.br/4694250536444026O presente relato de experiência trata-se em narrar a nossa jornada de duas alunas bolsistas da residência pedagógica (PRP) em uma escola campo, sendo considerada uma verdadeira montanha-russa de aprendizado e descobertas, onde nos foi dada uma oportunidade única de trabalhar com turmas diversificadas e dinâmicas. A experiência foi desafiadora, mas extremamente gratificante. Diante dessa perspectiva, empregando as experiências das bolsistas como fonte de coleta de dados, onde se caracteriza numa pesquisa descritiva e bibliográfica do tipo relato de experiência. O local do estudo é o espaço educacional, escolhido por ser a escola campo de estágio, no qual as bolsistas encontravam-se integradas pelo programa de residência pedagógica.Item Atividade antimicrobiana do extrato de própolis vermelha frente aos microorganismos Staphylococcus Aureus, Escherichia coli e Enterococcus faecalis-in Vitro(2024-07-31) Ferreira, Ana Cledja da Silva; Medeiros, Ana Claudia Garcia de; http://lattes.cnpq.br/2094813184613286; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165A própolis vermelha, composta por uma mistura de resinas, bálsamos, ceras, óleos essenciais e compostos orgânicos, é conhecida por suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Proveniente principalmente do litoral nordeste do Brasil e produzida por abelhas a partir da planta nativa Dalbergia ecastophyllum, a própolis vermelha foi testada em diferentes concentrações (25%, 75% e 100%) e comparada a antibióticos convencionais (penicilina, gentamicina e cefotaxima) contra as bactérias Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Enterococcus faecalis. Os resultados mostraram que a própolis vermelha apresentou atividade inibitória significativa contra S.aureus, E. coli e E. faecalis, com formação de halo inibitório em comparação aos antibióticos testados. No entanto, em comparação com antibióticos tradicionais, como a cefotaxima, a própolis ainda demonstra menor eficácia, especialmente contra E. faecalis.Item Gamificação em sala de aula: GeneCruzing - Segunda Lei de Mendel e Quadro de Punnet no lance dos dados(2024-07-31) Xavier, Ester dos Santos Alves; Mallmann, Maria Luzenita Wagner; http://lattes.cnpq.br/8366995864710228; Silva, Ebenézer Bernardes Correia; http://lattes.cnpq.br/6371543824391642; Calazand, Fábio Maurício do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Souza, Gustavo Reis Branco de; http://lattes.cnpq.br/3323420379121363A evidência da hereditariedade, que culminou na formação da Genética, foi iniciada a partir dos experimentos realizados com ervilhas por Gregor Mendel no século XIX, através de duas leis, conhecidas como Leis de Mendel. Apesar da relevância dos dados, eles só foram aceitos pela comunidade científica no século XX, no que foi chamado de Redescobertas de Mendel. Reginald Punnett foi cientista nesse período, e propôs um diagrama para auxiliar na resolução dos cruzamentos. A forma didática de separar os gametas parentais e juntá-los na fecundação o tornou muito utilizado. O Quadro de Punnett, como ficou conhecido, é um conteúdo básico dentro da genética, abordado no ensino fundamental, médio e superior. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo produzir, aplicar e avaliar o jogo GeneCruzing sobre Herança Mendeliana e Quadro de Punnett no Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, no ensino médio e na disciplina de Genética Geral do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O jogo foi construído com materiais de baixo custo: Dois dados, um com genótipos AA (1 face), Aa (3 faces) e aa (2 faces), e o outro BB (1 face), Bb (3 faces) e bb (2 faces), de papelão e emborrachado (E.V.A.) com 30 cm2; Quatro quadros de Punnett de cores diferentes (verde , amarelo, azul e vermelho) de emborrachado com 40 x 47,5 cm; Cartas de gametas em papel AB, Ab, aB e ab, com 7 x 8,5 cm; Cartas de genótipo em papel 1 AABB, 2 AABb, 1 AAbb, 2 AaBB, 4 AaBb, 2 Aabb, 1 aaBB, 2 aaBb, 1 aabb, com 3,5 x 10 cm; 10 questões com cruzamentos mendelianos de segunda lei. Antes e depois do jogo foi preenchido um questionário sobre o tema. A sala foi dividida em até quatro equipes, e cada uma recebeu um quadro de Punnett, cartas de gametas, cartas de genótipos, uma questão e um cronômetro. Cada equipe jogou o dado duas vezes para os genótipos arentais e depois iniciou a marcação do cronômetro. O quadro era preenchido, a questão respondida e parava-se o cronômetro para avaliação do mediador. Quando certa, nova questão era entregue e os dados novamente lançados. Sendo vencedora a equipe que concluiu o maior número de questões em menor tempo. Os alunos foram motivados e engajados com o GeneCruzing. Em aproximadamente 10 minutos eram resolvidas 4 questões. O questionário respondido antes, com média de 10% de acerto, subiu depois do jogo para 60 % de acerto, evidenciando a melhoria do aprendizado. Neste sentido, o jogo GeneCruzing destaca-se como uma alternativa de ensino com uma ferramenta educativa e lúdica, proporcionando melhor assimilação sobre conceitos básicos de genética, e principalmente os cruzamentos nas perspectivas de Leis de Mendel.Item Metodologias ativas no ensino de biologia: um estudo bibliográfico do período de 2012 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-25) Nascimento Júnior, José Rubens Oliveira do; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO ensino da Biologia é imprescindível para formação de agentes transformadores da sociedade. Mas, o processo de transmissão de conhecimento centrado na figura do professor representa um dos grandes desafios a serem superados, e por isso, as metodologias ativas surgem como uma estratégia capaz de promover autonomia e a criticidade dos educandos. Este estudo apresenta como objetivo realizar um estudo bibliográfico, com recorte temporal de 2012 a 2022, acerca das metodologias ativas no ensino da Biologia através de uma revisão da literatura com análise qualitativa e descritiva, utilizando como bases de dados as plataformas Scielo e Google Acadêmico. A partir disso, foi identificado que as metodologias ativas são ferramentas importantíssimas para o ensino atual por empoderar o aluno, favorecendo também a alteração do ensino tradicional, trazendo uma ideia de construção de conhecimento em que os estudantes fazem parte não como meros ouvintes, mas como agentes transformadores, repletos de conhecimentos prévios que devem ser agregados a esse processo.Item Paque Municipal de Maceió como ambiente de aprendizagem não formal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Martins, Marina Augusta Ávila da Silva; Calazans, Fábio Maurício do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Interaminense, Juliana Rangel de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3869787182468885; Rocha, Deyse Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9157118155639751A visitação às Unidades de Conservação, como os Parques Municipais, desempenha um papel significativo na reconexão do homem com o meio natural, proporcionando uma experiência agradável e enriquecedora. Neste contexto, a educação ambiental não formal surge como uma ferramenta essencial para facilitar esta integração e promover a sensibilização e mobilização para a preservação da natureza e garantir a restauração dos ecossistemas e a promoção de um ambiente equilibrado. Este estudo baseou-se em uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de analisar a aplicação da educação ambiental não formal tornando a experiência de visitação aos parques uma oportunidade eficaz e enriquecedora. Apesar da complexa relação entre o homem e o meio ambiente, é possível identificar aspectos cruciais que a visitação a um parque pode oferecer, destacando a importância vital do cuidado ambiental.Item Uso do Kahoot no modelo de ensino remoto - Ensino de Biologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-25) Santos, Alexandro Lourenço; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Araujo, João Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/8249646392563896; Silva, Luis Antonio Costa; http://lattes.cnpq.br/3146634152566002No final de 2019, com o surgimento do novo corona vírus, houveram várias alterações nos comportamentos sociais ao decorrer do tempo, dentre estas mudanças, está a área educacional, que por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento, não poderia permanecer parada por muito tempo. Sendo assim, com estado de urgência, deu-se início às aulas remotas na maioria dos institutos educacionais. Como consequência da grande mudança de ambientes, professores e alunos sentiram bastante dificuldade no aprendizado, pois até então não teriam praticado tal habilidade anteriormente. Levando em consideração tais dificuldades encontradas para ministrar uma sala online, era óbvio a necessidade de novas metodologias. As instituições de ensino utilizaram várias ferramentas que auxiliaram tanto no desenvolvimento das aulas quanto nos métodos de atividades avaliativas e revisões, portanto, o presente relato de experiência, realizado com alguns bolsistas e professora supervisora do PIBID-IFAL, busca enfatizar o uso da plataforma Kahoot. Como resultado da atividade realizada, a plataforma foi de grande proveito para os alunos, pois traz consigo uma diversidade de atividades que atrai o interesse do aluno.Item Tecnologias digitais para o ensino de ciências: relato de caso utilizando o google earth(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-12) Gomes, Jaqueline Lira; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Santos, Claudiana Moura dos; http://lattes.cnpq.br/4077424002787668; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma investigação realizada em uma turma do 6a ano dos Anos Finais do Fundamental de uma escola pública da cidade de Lagoa da Canoa, município de Alagoas. Tendo como tema central as tecnologias digitais para o ensino de ciências. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da plataforma Google Earth como apoio pedagógico nas aulas de Ciências durante a pandemia de Covid-19, assim como estimular o uso de ferramentas digitais para o ensino de ciências, além de reconhecer a importância da água na natureza e encontrar meios de facilitar o trabalho do professor e o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia empregada neste trabalho é caracterizada por ser do tipo qualitativa- interpretativista, através do estudo de caso, na qual se utilizou uma sequência didática sobre o ciclo da água, constituída de um plano de aula que foi aplicado durante o período de pandemia nas aulas de ciência de forma remota. Como forma de melhorar ainda mais o entendimento dos alunos a respeito do tema trabalhado, foi utilizada a plataforma Google Earth para mostrar de forma prática através de vídeos explicativos e do simulador disponível dentro da plataforma, como acontecia todo o processo do ciclo da água. A fundamentação teórica se baseou nos estudos de diversos autores. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada contribuiu satisfatoriamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos uma vez que este pode levar a prática através do uso do simulador até eles, os fazendo compreender como funciona, demonstrando bastante curiosidade e interesse sobre o conteúdo.Item O uso do Kahoot como recurso didático no ensino de biologia no contexto da pandemia da Covid-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-30) Almeida, Claudivanio de; Santos, Maria José dos; http://lattes.cnpq.br/7498424119170810; Brito, Maria Dias de; http://lattes.cnpq.br/5565578529168701; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936É importante salientarmos que compete a disciplina de Ciências Biológicas uma função importante e imprescindível para a formação profissional, acadêmica, pessoal e intelectual do cidadão. Assim a pesquisa teve como objetivo avaliar o uso da ferramenta tecnológica Kahoot, como recurso didático na disciplina de Biologia durante o ensino remoto. O presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa e foi desenvolvido numa escola da rede pública, localizada no município de Arapiraca, com os alunos do 1o ano do ensino médio. Foi aplicado um Bio Quiz, usando o Kahoot, com o conteúdo células-tronco ministrado durante as aulas, como estratégia de avaliação do ensino/aprendizagem. Ressalta-se os resultados positivos da prática realizada por meio dos relatos dos discentes, dos quais a maioria afirmou que a metodologia utilizada, facilitou o entendimento do conteúdo ensinado. A percepção dos alunos foi positiva diante da experiência, ratificando que o Kahoot pode ser utilizado de forma avaliativa e para fixação dos conteúdos, como também se torna um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. Fica evidente que o uso de ferramenta tecnológica é uma aliada ao processo educacional e com a pandemia ela se tornou o principal meio de ensino remoto. Com isso, é possível afirmar que o professor precisa se reinventar e buscar novas estratégias e metodologias de ensino para contribuir e manter o aluno participativo/ativo durante as aulas. Desta forma as metodologias ativas têm ganhado destaque com a gamificação, principalmente com a plataforma Kahoot.Item O PIBID durante a pandemia da COVID-19: um relato de experiências(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-08-03) Temoteo, Jacira Mendes; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Moura, Alan César Vanderlei; http://lattes.cnpq.br/4694250536444026; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016Diante do cenário pandêmico da Covid-19, o uso da tecnologia engajado ao ensino pedagógico foi essencial para o processo de ensino/aprendizagem, o que colocou as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas indispensáveis para que o sistema de ensino ofertasse às atividades curriculares através de aulas remotas. Logo, esse trabalho visa relatar experiências obtidas, durante a vigência do programa, enquanto Bolsista de Iniciação à Docência do núcleo de Ciências Biológicas. Para tanto, objetivamos descrever relatos das experiências adquiridas como bolsistas do programa, durante os planos de trabalho posto em prática na escola campo de estágio, especificando os desafios enfrentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Decência (PIBID) no período da pandemia da Covid-19 direcionado ao ensino de Ciências, diante das atividades desempenhadas, bem como a importância de interligar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao processo de formação e ensino. Nessa perspectiva, tendo como fontes de coleta de dados às experiências das bolsistas, a pesquisa se configura como um método de pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, do tipo relato de experiência, onde os lócus de estudos são centrados no campo educacional, priorizado como critério de escolha por apresentar-se como a Escola Campo de estágio, à qual as bolsistas estavam integradas pelo programa.Item Uso de jogos no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Terto, Fraçois da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817Essa é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo trazer uma proposta sobre utilização de jogos para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de ciências, trazendo para sala de aula novos métodos de ensino para que o aluno possa aprender, de forma dinâmica e atrativa, os conteúdos. A ludicidade atualmente vem se tornando um tema bastante abordado no meio escolar, pois é um grande aliado quando se trata de teoria e prática. O uso de jogos na turma da EJA não se resume apenas no brincar, ele vai ajudar na formação de estratégias, percepções e interações com os demais, sendo assim o aluno irá alcançar uma dimensão mais ampla na assimilação dos conteúdos.Item Teatro: uma possibilidade metodológica de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos em Ciências Biológicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-07-23) Machado, Claudine de Oliveira; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236A proposta de TCC do Teatro de Sombras surge da inquietação sobre a ausência de estímulos para o estudante da Educação de Jovens e Adultos em participar mais ativamente do seu mundo escolar, a importância de os professores introduzirem o teatro como metodologia de aprendizagem surgiu também em virtude da percepção de incentivar e motivar para o estudo e desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a importância do teatro enquanto metodologia de ensino a ser usada pelos professores para o estudo na Educação de Jovens e Adultos – EJA, pois a educação se processa por meio do permanente ato de reorganizar e reconstruir as experiências. Para a coleta desses dados utilizamos a observação participante e entrevista com os alunos envolvidos no desenvolvimento das atividades do Teatro de Sombras. As reflexões teóricas foram fundamentadas, principalmente, em Boal (2005); Freire (1987; 1996). Podemos indicar como resultado da pesquisa que os alunos apresentaram um maior interesse em participar das aulas de Ciências Biológicas na EJA, em que a metodologia usava o Teatro como viés para trabalhar os conteúdos da área, o aprendizado tornou-se mais viável com interações mais didáticas e visuais.Item Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos: olhar dos/as discentes sobre suas aprendizagens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-26) Cidreira, Cícera; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646A proposta desse trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA na disciplina Ciências Biológicas na Escola Tavares Bastos. E ao mesmo tempo identificar seus limites e desafios no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia. Abordou-se de forma breve a história da EJA, ressaltando as concepções de ensino-aprendizagem na EJA, desde uma perspectiva tradicional a educação libertadora. Assim como, as perspectivas para o ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas na EJA. Além disso, a problemática do trabalho está embasada no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências Biológicas na Escola Estadual Tavares Bastos? A pesquisa envolveu uma revisão de literatura e de campo baseada em artigos publicados na internet e que tratam sobre o referido tema. Contudo, os resultados obtidos pela pesquisa não se pretende esgotar o tema pois a temática sobre educação de jovens e adultos na educação básica e gratuita no ensino brasileiro é bastante ampla.Item Gamificação e ensino: uma proposta lúdica e inovadora no processo de ensino e aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Maurício, Claudenir; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; Omena, Dilza Gomes de; Costa, Danielle de LimaA gamificação é uma proposta de ensino de grande importância, principalmente no contexto educacional no qual estamos vivenciando atualmente, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com o ensino remoto, essa ferramenta torna-se relevante para atrair a atenção dos alunos bem como alcançar a aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a utilização da gamificação no âmbito educacional como metodologia ativa no processo de ensino- aprendizagem durante o ensino remoto emergencial, bem como verificar as vantagens e fragilidades durante sua aplicabilidade. O trabalho abordará a educação no Brasil, os conceitos de aprendizagem, a ludicidade e sua importância na educação, bem como abordará a gamificação, como um método inovador de aprendizagem. Neste sentido, no que se refere a metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi feita uma pesquisa em 07 escolas da rede privada do Ensino Fundamental e Ensino Médio localizadas na cidade de Penedo/AL, tendo como público alvo, 15 professores de Ciências e Biologia. Sendo assim, constatou-se que os docentes acham muito interessante a utilização de games durante a aula, porém nem todos utilizam essa ferramenta. Verificou-se também que todos os docentes mencionaram que a gamificação tem como fragilidade em sua aplicabilidade a internet que não contribui.Item Educação inclusiva e o ensino de ciências: relato de uma experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Lucivan Santos da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o papel dos professores de ciências quanto ao contexto da educação inclusiva e a utilização de abordagens metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, correlacionando com as vivências realizadas no estágio supervisionado. Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e do relato e análise da experiência do estágio supervisionado. O estudo está dividido em seções, que discutem a educação inclusiva, relacionando-a com o ensino de ciências; e aborda o ensino de ciências para a pessoa surda. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado foi gratificante e enriquecedora para a formação do futuro professor; entretanto, quanto à educação inclusiva observa-se que para o efetivo processo de ensino-aprendizagem ocorrer não basta apenas a presença do intérprete de libras na sala de aula, mas, faz-se necessário a utilização de recursos pedagógicos que permitam a integração e interação dos alunos surdos.