Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Departamento "Campus Penedo"
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Item A batucada do Barro Vermelho e a valorização cultural(2023) Santos, Ana Paula Lima dos; França, Márcio Abreu de; França, Márcio Abreu de; Doria, Bruna Ferrari Machado; Valença, André Luiz SantosEste trabalho tem como finalidade discutir a cultura da batucada do bairro vermelho e a valorização da cultura local, observando as potencialidades da batucada enquanto conteúdo para a prática da educação cultural no município de Penedo, Alagoas. Abordando sobre a educação e seu papel na cultura, toma-se como referência a batucada Milionários do Samba do bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho. A metodologia aplicada passa pela revisão da literatura sobre educação cultural, pesquisa documental sobre o histórico da batucada no Brasil e pesquisa exploratória sobre a batucada Milionários do Samba. Tomando como base teórica a distinção entre processos formativos formais e populares, a pesquisa aponta para as possibilidades de adequação das práticas educativas no município, para que possam abarcar a cultura da batucada, especialmente na educação básica, no intuito de destacar a característica das manifestações culturais locais do Barro Vermelho e seu potencial de fortalecer vínculos identitários. Conclui-se que a visibilidade das práticas culturais locais, via processos educativos formais ou baseados em saberes locais, acentuam também os laços identitários dos moradores e contribuem para a visibilidade de uma identidade cultural diversa ao próprio município de Penedo.Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item A formação profissionalizante em contexto quilombola: entre o desenvolvimento local e a formação para a vida(2021) Santos, Greice Keli dos; Santos, James Washington Alves do; Santos, James Washington Alves do; Bezerra, Fábio Marques; Santos, Taysa Kawanny FerreiraA pesquisa em questão analisa as potencialidades do programa Novos Caminhos que fomenta cursos de formação inicial e continuada para qualificação profissional, via Institutos Federais de Educação. O espaço de pesquisa será a comunidade Quilombola Tabuleiro dos Negros, localizada em Penedo-Alagoas, que para nós se coloca como espaço social, onde se encontram agentes individuais que podem desenvolver suas atividades sociais, culturais e econômicas, por meio do fomento de cursos de formação que melhorem suas práticas e também possibilitem inovação em relação ao que já praticam. O método teórico é baseado na ideia implícita de capital cultural pela educação formal e a metodologia de coleta de dados em campo (resguardados os protocolos de segurança e autorização de uso de dados) é o grupo focal, feito com jovens da comunidade. O tratamento dos dados será via análise de conteúdo e o meio de intervenção, se tratando de uma pesquisa ação a conclusão se dará na formação de um catálogo de cursos, junto com análise de sua aplicabilidade e importância.Item Análise das metodologias utilizadas na educação ambiental no ensino da educação básica no estado de Alagoas(2024) Mendonça, Rayane Santos de Almeida; Almeida, Jacqueline Praxedes de; Pinheiro, Pablo; Francisco, Kleyse Galdino; Araújo, Limdemberg Medeiros de; Almeida, Jacqueline Praxedes deA Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na promoção da sensibilização e na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. No Estado de Alagoas, assim como em diversas outras regiões, a EA tem sido objeto de estudo e implementação em escolas públicas e privadas. Este artigo propõe uma análise detalhada da abordagem da EA nessas instituições, com foco na identificação das práticas e estratégias utilizadas para promover a sensibilização ambiental entre os alunos. Utilizando a metodologia do estado da arte, este estudo realizou um mapeamento e análise da produção acadêmica relacionada à EA, visando compreender as abordagens encontradas e as lacunas existentes no ensino ambiental. Neste contexto, foram analisados artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e dissertações publicadas online entre 2013 e 2023, abrangendo a prática da EA do Ensino Fundamental ao Médio. Identificaram-se 87 trabalhos que abordam a temática da EA, incluindo a realização de projetos temporários ou atividades realizadas em curtos períodos de tempo, mas também uma lacuna na continuidade das discussões e na implementação de projetos de longo prazo.Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.Item Arte e sustentabilidade: uma experiência multidisplinar na escola(2024) Santos, Camila Salgueiro dos; Silva, Eurípedes Noberta da; Silva, Eurípedes Noberta da; Andrade, Vanda Duarte de; Francisco, Kleyse GaldinoA educação representa o meio pelo qual os indivíduos alcançam maior humanização, através de valores que contribuem para o desenvolvimento integral da pessoa. e da aquisição de conhecimento. Ela se configura como um meio pelo qual os indivíduos podem alcançar uma maior compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo assim a humanização, orientando os indivíduos para uma vida em sociedade. O escopo deste trabalho centrou-se na discussão acerca da relevância do fomento da criatividade no processo educacional. Pois, a importância de cultivar a criatividade nas práticas pedagógicas tem sido um tema de crescente interesse, à medida que se reconhece o papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. No que tange à metodologia empregada, adotou-se uma abordagem multidisciplinar, incorporando pesquisa e ação junto aos estudantes do Colégio Leonor Gonçalves Peixoto (COOPEPE). Inicialmente, foram empreendidos cuidados específicos com o solo, seguidos pelo plantio de mudas medicinais e hortaliças, culminando em etapas subsequentes de colheita, doação e venda dos produtos cultivados. Os resultados alcançados refletiram em ganhos expressivos no âmbito do conhecimento dos estudantes, progresso ambiental mediante a implementação de práticas sustentáveis, e satisfação notável por parte da gestão e dos docentes no ambiente escolar, cujo foco foi trabalhar de forma sustentável, aproveitando resíduos como garrafas pets, móveis, pneus e outros descartes, que seriam depositados em qualquer espaço inadequado, que os estudantes transformaram em canteiros usando arte e criatividade para transformar esses materiais que seriam “lixos” em objetos utilitários transformados. Nesse contexto, espera-se que a análise empreendida neste estudo possa servir como um guia elucidativo e proporcionar subsídios para o desenvolvimento de investigações mais aprofundadas sobre o tema em futuros trabalhos acadêmicos. A instauração de um canteiro horticultural, como método de implementação da educação ambiental, propicia à comunidade escolar uma compreensão mais aprofundada do ambiente circundante, da importância de uma alimentação saudável e do manejo apropriado do solo. É necessário estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas e criativas dos envolvidos, e também, promover a compreensão das questões ambientais, incentivando a adoção de práticas de cuidados com o meio ambiente no dia a dia dos estudantes e suas famílias.Item As condições de acesso e permanência dos alunos de cotas raciais no Instituto Federal de Alagoas(2021) Silva, Valdineide Maria da; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Candeias , Cezar Nonato Bezerra; Santos, Odair José Silva dosO presente artigo trata de analisar as políticas de ações afirmativas reivindicadas pelos movimentos negros, na luta contra o racismo e as desigualdades sociais, ainda na década de 1990 e como isso resultou na elaboração, em 2012, da lei 12.711, sancionada pela então presidenta Dilma e aprovada pelo congresso nacional (a conhecida lei de cotas raciais). O que nos liga diretamente as condições de acesso dentro do Instituto Federal de Alagoas, por meio das vagas reservadas aos alunos declarantes de grupos afrodescendentes e também as iniciativas de um dos setores de trabalho desta instituição, que possibilita condições de permanência, a saber: o setor de assistência estudantil. Trazemos também para o debate, em nível histórico, as reflexões de autores como Garcia (2000), Almeida (2019), Kuenzer (2000), Kuenzer; Grabowski (2006) e Pierre Bourdieu (2009), entre outros, que serão utilizados no intuito de entender como tem caminhado a formação profissional, e como ela se encontra voltada, desde seu começo, para a formação da chamada classe trabalhadora e pode, em conjunto com as políticas de ações afirmativas, se estabelecer como uma instituição educacional pública, que não apenas insere pessoas em seus quadros formativos, mas assegura com qualidade sua permanência.Item As TIC'S e as práticas docentes no ensino remoto de química(2021) Santos, José Adriano Andrade dos; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Barros , Amanda Lima; Gusmão , José Lucas de OmenaNeste artigo é feito um estudo sobre como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem impactar as práticas docentes e o quão importante estão sendo tais tecnologias, as quais, inclusive, se mostraram como via prática, para darmos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, respeitando as exigências das autoridades de saúde de mantermos o isolamento social. Diante deste cenário é feita uma análise de como as plataformas digitais e os diversos recursos tecnológicos podem contribuir no ensino da Química, no âmbito do ensino médio integrado. E para isso propõe-se um plano de aula sobre o tópico: Tabela Periódica, utilizando a plataforma digital Google Classroom e sua ferramenta para encontros online, Google Meet, e outros recursos tecnológicos como o Padlet e aplicativos.Item Cartilha para construção e uso de horta pedagógica: educação ambiental e cultura alimentar nas escolas(2023) Bispo, Iére Barros; Lima, Maira Egito Alves de; Lima, Maira Egito Alves de; Barreto, Daniela Pedrosa; Costa, Danniellle de LimaA educação ambiental passou a ser inserida no Brasil na década de 70, tendo a Base Nacional Comum Curricular como instrumento de execução no ensino formal, confirmando a relevância das questões socioambientais. Dentre as várias formas de aplicação da educação ambiental, tem-se o uso de cartilhas como material didático, ilustrativo e de fácil entendimento. Para o presente trabalho, o tema selecionado para a cartilha foi horta pedagógica, uma prática que vem sendo cada vez mais usada, por agregar várias áreas e também mostrar a diversidade da cultura alimentícia. Nesse contexto, o objetivo do artigo é apresentar caminhos metodológicos para implementação de uma horta em escolas através de uma cartilha, com ênfase na valorização da cultura alimentícia e aproximando a sociedade dos alimentos saudáveis. A metodologia foi baseada em revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para que se obtivesse amparo legal e teórico sobre o assunto abordado, além de estabelecer critérios para construção da cartilha. Diante disso, foi construída uma cartilha de 32 páginas, que reúne informações e orientações para implantação e uso de horta pedagógica nas escolas.Item A contribuição da etnobiologia para o ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-22) Oliveira, Mariana Tagino de; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Rocha, Douglas Ferreira daEtnobiologia é o estudo dos conhecimentos e conceitos desenvolvidos por qualquer cultura sobre a biologia, contribuindo com a interação das pessoas e dos grupos humanos com o ambiente. Além disso, compreende a forma do desenvolvimento das mais variadas culturas existentes, como a comunidades tradicionais, ou seja, populações rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, percebendo e concebendo os sistemas naturais nos quais estão inclusos. A sua contribuição para o ensino de ciências encontra-se na formação do professor, que seja sensível à diversidade cultural para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Tal relevância nos despertou o questionamento: Qual a contribuição das publicações científicas sobre a Etnobiologia, realizadas na região nordeste do Brasil, para o ensino-aprendizagem de Ciências? O estudo objetivou realizar uma análise qualitativa dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro, com foco na investigação sobre a influência da Etnobiologia no ensino-aprendizagem de Ciências. Esse estudo se propôs a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que são evidências relevantes para uma estratégia de intervenção específica, aplicando métodos de busca explícitos e sistemáticos, avaliação crítica e síntese das informações selecionadas. Foram encontrados 35 estudos, onde 12 foram incluídos e 23 excluídos, e a discussão dos resultados foi realizada por meio dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: ensino de ciências; etnobiologia e ensino de ciências; meio ambiente e etnobiologia, sendo o critério de exclusão pesquisas não escritas no idioma oficial do Brasil (Português) e não disponibilizadas nas plataformas escolhidas. Dessa forma, também mostraram as políticas direcionadas aos docentes sobre a cultura das comunidades tradicionais, como as dos quilombolas e dos indígenas, que estavam presentes no ensino ministrado, não apenas na disciplina de ciências, mas em todo currículo escolar, onde os professores inovam sobre suas práticas pedagógicas, detectando que é possível afirmar que a Etnobiologia contribui para o processo de formação continuada. Sendo necessário refletir sobre a relação do professor com o conhecimento científico e o seu papel mediador nesse ensino, especialmente na sua formação continuada, pois grande parte das ideias do professor são frutos da sua formação.Item Crimes ambientais e a importância da educação ambiental em áreas de proteção ambiental: estudo de caso na APA da Marituba do Peixe(2023) Santos, Maria Larissa dos; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; França, Márcio Abreu de; França, Cynira Alves deA cada dia que se passa fica mais difícil ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, comprometendo assim a vida das pessoas e daquele ambiente. O presente trabalho se fez necessário para analisar a prática de crimes ambientais em áreas de proteção ambiental (APA). O estudo teve como análise de caso o cometimento de crimes dos últimos 3 (três) anos na APA da Marituba do Peixe em Penedo/Alagoas. Essa análise foi feita através de dados disponibilizados pela Delegacia Regional de Penedo/AL, pelo o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental, bem como também a prática de educação ambiental na referida localidade. Foi realizado o levantamento bibliográfica por se tratar de material acessível ao público, leis, sites governamentais, e plano de manejo da referida APA. Com esse estudo foi constatado a prática de crimes ambientais e o desenvolvimento de ações de educação ambiental na localidade da referida APA.Item Educação ambiental no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: uma proposta para a melhoria do destino correto dos resíduos sólidos(2023) Santos, Josiene Pereira dos; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Cruz, Rennisy RodriguesA crescente preocupação com os impactos ambientais negativos causados pela geração de resíduos tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis para seu tratamento. A reciclagem surge como uma possibilidade para converter resíduos em recursos, reduzindo a quantidade destinada a aterros e minimizando consequências socioambientais. O objetivo deste trabalho é promover a sensibilização socioambiental no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV – Grupo Recriar em relação a coleta seletiva de resíduos sólidos. O presente trabalho está baseado no método da Complexidade sistêmica de Edgar Morin focado na superação da divisão e, consequentemente, seu impacto na Educação Ambiental, na busca constante por desenvolver indivíduos críticos e informados, e para ultrapassar a separação entre sociedade e natureza. Este projeto foi segmentado em duas etapas. Na primeira fase, foi realizada uma oficina para a confecção de coletores seletivos. Durante esse processo, foi aplicado um questionário avaliativo para aprimorar a eficácia do produto. Na segunda fase, elaborou-se um folheto informativo, visando disseminar informações relevantes sobre a iniciativa. Acredita-se que ao disponibilizar esses recursos e promover práticas sustentáveis de separação e descarte adequado dos resíduos, disseminando a importância da educação ambiental, poderá contribuir para a redução do impacto ambiental e a conservação dos recursos naturais, envolvendo os participantes nesse processo.Item Educação ambiental para a pesca: construção de uma cartilha informativa(2023) Vieira, Jussara Regina; Silva, Alline Gomes Lamenha e; Silva, Alline Gomes Lamenha; Doria, Bruna Maria Ferrari Machado; Pereira, Jhennipher da SilvaA educação ambiental envolve a formação de pessoas empenhadas com a preservação do meio ambiente. No contexto na pesca artesanal, a educação ambiental contribui para formação de indivíduos críticos e independentes. A pesca artesanal é um tipo de exploração de recurso pesqueiro, é feita de maneira simples com mão de obra familiar e com pequenas embarcações. Esse tipo de exploração quando feita de maneira desordenada, pode gerar um problema ambiental, como a perda de biodiversidade, o que enfatiza a importância da educação ambiental na pesca. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha com uma linguagem de fácil entendimento sobre a importância da educação ambiental na pesca, focando na conservação e preservação do meio ambiente, para ribeirinhos e pescadores do município de Penedo/AL. Para tal, o trabalho seguiu as etapas: caracterização da área de estudo e do púbico alvo; pesquisa bibliográfica e definição dos tópicos abordados na cartilha; elaboração da cartilha. O público-alvo para a cartilha são pescadores e ribeirinhos. Ressalta-se que esses pescadores nem sempre se encontram em comunidades ribeirinhas, podendo estar em comunidades quilombolas, em unidade de conservação, associados ou não às colônias de pescadores. A cartilha informativa tem o potencial de melhorar o entendimento e conscientização de sujeitos sobre determinados conteúdos, e abordou os temas os temas: a importância da mata ciliar; a superexploração dos recursos pesqueiros e o descarte irregular dos aparelhos de pesca.Item Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?(2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma SilvaA Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.Item Elaboração de um material didático sobre climatologia aplicado à disciplina de geografia no Ensino Médio Integrado(2021) Wanderley, Lucas Suassuna de Albuquerque; Lenz, Tiago de Moraes; Ribeiro, Eberson Pessoa; Gama, José Aparecido; Lenz, Tiago de MoraesO estudo teve como objetivo elaborar um material didático sobre climatologia e submetê-lo à avaliação de professores de Geografia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para tanto, foi realizado um diagnóstico dos materiais didáticos em Climatologia, inseridos na disciplina de Geografia, já utilizados no Ensino Médio Integrado. Os docentes responderam, anonimamente, um formulário, e indicaram que entre as principais deficiências dos materiais de apoio ao ensino destacam-se a falta de contextualização do tema com a realidade dos discentes, as abordagens pouco práticas e a desatualização do conteúdo. Considerando as demandas apontadas, foi elaborado o tópico de climatologia para compor uma apostila própria para o Ensino Médio Integrado do IFAL. Esse material foi submetido à avaliação pelo corpo docente da instituição a partir de um novo formulário anônimo. Como resultado do processo avaliativo, o material didático foi considerado satisfatório e indicado para utilização de apoio ao ensino de climatologia.Item Ensino remoto emergencial: experiências no curso Técnico em Agroindústria de um Instituto Federal(2021) Oliveira, Bruno Sales de; Santos, Nádson Araújo dos; Santos , Nádson Araújo dos; Silva, Jailson Costa da; Santos , Wiltron Petrus dosO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo geral analisar de que modo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afeta ou não os processos de aprendizagens dos alunos no curso Técnico de Agroindústria, modalidade subsequente, de um Instituto Federal. O embasamento teórico da presente pesquisa apoia-se em autores do campo da educação, a exemplo de: Paulo Freire, Marconi e Lakatos, Weller e Pfaff e Saviani. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualiquantitativa que teve por abordagem o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionários online e entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin e os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciaram que o ensino remoto trouxe diversos problemas nas aprendizagens dos alunos, pelo que destacamos na pesquisa por meio de categorias de estudo: Ausência de aulas práticas no ensino remoto emergencial; Falta de interação dos professores no esclarecimento de dúvidas; Conhecimento prático no uso das tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial, que possibilitou conhecer os problemas gerados pelo ensino remoto e a partir daí propor reflexões. Tais resultados reforçaram a importância da criação de um produto educacional como possibilidade de promover a divulgação e seu aprofundamento junto aos alunos como forma de minimizar os impactos gerados.Item Ensino remoto emergencial: impactos sobre os estudantes do curso de Meio Ambiente de Penedo(2021) Nunes, Patrícia Fernandes Santos; Souza, Jairo José de; Souza, Jairo José de; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Ricardo Santos deEste Artigo vislumbrou sobre a pesquisa acerca dos impactos negativos que ocorreram sobre a implantação da Portaria nº 544 de 16 de junho de 2020, que dispõe, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, no espaço socioeducacional do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), especificamente nas perspectivas dos discentes, do Curso Técnico Integrado em Meio -Ambiente, turma da 2ª série do Ensino Médio, Campus de Penedo. Essas medidas foram tomadas decorrentes da Pandemia Mundial causada por um novo vírus devastador-SARS-COV-2 (Covid-19). Este trabalho teve sua estrutura estabelecida em seções e algumas subseções que são: Fundamentação Teórica: Breve histórico da Educação Profissional, as Tecnologia e o Ensino Remotas Emergencial que foi empregada nessa modalidade de ensino. Os Procedimentos Metodológicos para pesquisa foi o método qualitativo-quantitativo, com a proposta de alicerçar os embasamentos teóricos à luz dos dados coletados através dos instrumentos aplicados: questionários e momento de rodas de conversas, tendo como seleção de amostra os respectivos alunos do curso acima citado. O Resultado e Discussão traz em seu teor o enlace da fundamentação teórica e os dados colhidos sobre os impactos negativos, bem como propostas aplicáveis para superá-los.Item Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio(2022) Moraes, Sérgio Oliveira de; Gomes, Maria Amábia Viana; Gomes, Maria Amábia Viana; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Gama, José Aparecido da SilvaAlunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais concomitante com uma prática mais integradora.Item Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo(2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin BenvindoSabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.Item Influência da aulas práticas e visitas técnicas para a permanência e êxito dos discentes do curso subsequente em Meio Ambiente do IFBA, Campus Jacobina(2022) Prado, Leandro Rafael; Silva, Jailson Costa da; Silva, Jailson Costa da; Reis, Divanir Maria de LimaEste artigo tem como base um relato de vivência da prática pedagógica de um professor que atua como professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA, no município de Jacobina/BA. Foi utilizado como metodologia para esta pesquisa a abordagem qualitativa, na forma de pesquisa participante baseada na observação assistemática participante individual do próprio professor/coordenador do curso em questão. O estudo teve como objetivo mostrar a experiência da vivência prática de um professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente de meio ambiente do IFBA campus Jacobina, da necessidade da adoção de aulas práticas e visitas técnicas para estímulo à permanência e êxito dos discentes do curso. Por fim, foi possível concluir que os discentes sentem-se mais estimulados a concluir o curso através de ações pedagógicas como: aulas práticas e visitas técnicas, conclui-se também que há uma necessidade de reformular o Projeto Pedagógico do Curso — PPC com o intuito de inserir aulas práticas nas disciplinas e sugerir com os professores a inserção de práticas as disciplinas e a promoção de visitas técnicas, além disso, foi constatado que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia precisa de um Plano estratégico de ações de permanência e êxito dos estudantes.