Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Departamento "Campus Penedo"
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Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.Item A contribuição da etnobiologia para o ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-22) Oliveira, Mariana Tagino de; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Rocha, Douglas Ferreira daEtnobiologia é o estudo dos conhecimentos e conceitos desenvolvidos por qualquer cultura sobre a biologia, contribuindo com a interação das pessoas e dos grupos humanos com o ambiente. Além disso, compreende a forma do desenvolvimento das mais variadas culturas existentes, como a comunidades tradicionais, ou seja, populações rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, percebendo e concebendo os sistemas naturais nos quais estão inclusos. A sua contribuição para o ensino de ciências encontra-se na formação do professor, que seja sensível à diversidade cultural para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Tal relevância nos despertou o questionamento: Qual a contribuição das publicações científicas sobre a Etnobiologia, realizadas na região nordeste do Brasil, para o ensino-aprendizagem de Ciências? O estudo objetivou realizar uma análise qualitativa dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro, com foco na investigação sobre a influência da Etnobiologia no ensino-aprendizagem de Ciências. Esse estudo se propôs a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que são evidências relevantes para uma estratégia de intervenção específica, aplicando métodos de busca explícitos e sistemáticos, avaliação crítica e síntese das informações selecionadas. Foram encontrados 35 estudos, onde 12 foram incluídos e 23 excluídos, e a discussão dos resultados foi realizada por meio dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: ensino de ciências; etnobiologia e ensino de ciências; meio ambiente e etnobiologia, sendo o critério de exclusão pesquisas não escritas no idioma oficial do Brasil (Português) e não disponibilizadas nas plataformas escolhidas. Dessa forma, também mostraram as políticas direcionadas aos docentes sobre a cultura das comunidades tradicionais, como as dos quilombolas e dos indígenas, que estavam presentes no ensino ministrado, não apenas na disciplina de ciências, mas em todo currículo escolar, onde os professores inovam sobre suas práticas pedagógicas, detectando que é possível afirmar que a Etnobiologia contribui para o processo de formação continuada. Sendo necessário refletir sobre a relação do professor com o conhecimento científico e o seu papel mediador nesse ensino, especialmente na sua formação continuada, pois grande parte das ideias do professor são frutos da sua formação.Item Letramento ambiental: proposta interdisciplinar para abordar o descarte irregular de resíduos sólidos através de gêneros textuais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-26) Pereira, Simone Moreira; Francisco, Kleyse Galdino; Francisco, Kleyse Galdino; Soares, Tiago Ferreira; Lima, Maira Egito Alves de; Silva, Aguimário PimentelEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática com interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, a partir do tema “descarte irregular de resíduos sólidos". Acredita-se que importa discutir a implementação de atividades de educação em meio ambiente de maneira interdisciplinar e lúdica. O uso da leitura e da produção de textos em contextos de prática social, entendido como letramento, no contexto de educação ambiental deve ser entendido como um trabalho de letramento ambiental. O gênero textual fábula serve como estímulo para a discussão de temas de todas as ordens, especialmente as ambientais e sua ludicidade inerente permite a aplicação, reaplicação e implementação ordenada de atividades em direção à sala de aula.Item Observação de aves como ferramenta de educação ambiental em unidade de conservação: cartilha na APA Marituba do Peixe, Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Xavier, Afonso de Lima; Lima, Maira Egito Alves de; Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio; Pinheiro, PabloOs mais variados públicos buscam meios de se aproximarem do ambiente natural, assim, atividades como a observação de aves ganham destaque, sendo utilizadas como ferramentas de educação ambiental, pois propiciam discussões sobre as condições ambientais e criam conexão com a natureza. A APA da Marituba do Peixe, localizada em Alagoas, possui alta diversidade de espécies e ecossistemas com grande potencial para conservação. Partindo disso, o presente trabalho objetivou a construção de uma cartilha como estratégia didática, tendo como tema a observação de aves na APA Marituba do Peixe. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre as características da APA com foco na avifauna ali presente e elementos teóricos relacionados à temática da cartilha e sua construção, além de visitas de campo na região. Como resultado principal está a cartilha de observações de aves na APA da Marituba do Peixe com indicações de uso para a mesma.Item Retorno gradual de atividades escolares presenciais suspensas devido a COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-25) Santos, Taciana do Nascimento; Lenz, Tiago de Moraes; Lenz, Tiago de Moraes; Barbosa , Amaury Franklin Benvindo; Gama, José Aparecido da SilvaA modalidade de ensino remoto, utilizada por escolas durante o surgimento da pandemia causada pela COVID-19, trouxe vários impactos relacionados ao processo de aprendizagem, como também na relação entre os membros da comunidade escolar. Com a diminuição dos casos, após a vacinação, as escolas retornaram para o ensino presencial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Penedo - a respeito da retomada das aulas presenciais. Foi realizado através da metodologia de pesquisa-ação, com aplicação de questionário e discussão em grupo focal para diagnóstico da situação e proposição de melhorias. Após apontamento dos principais desafios e expectativas por parte dos alunos, foi proposto como ação resultante do estudo a realização de atividades de recepção aos professores e alunos. Tais ações visaram estreitar o diálogo, promover a compreensão mútua e tornar o momento de readaptação às atividades presenciais harmonioso e gradativo.