Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Departamento "Campus Arapiraca"
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Item A RELEVÂNCIA DO PNLD LITERÁRIO PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL(2025) Boia, Jaqueline da Silva; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Santos, James Washington Alves dos; Menezes, Ana QuitériaO ensino de leitura literária na Educação Básica ainda é um dos grandes desafios no Brasil, por isso são necessárias ações concretas e assertivas para que desde as séries iniciais seja praticado um ensino-aprendizagem exitoso no que diz respeito à formação de leitores plenos. Este artigo apresenta ponderações sobre a relevância do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD Literário como recurso pedagógico colaborativo no trabalho docente visando à formação leitora dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico recorremos aos estudos de Lajolo (1996), Zilberman (1994), Cosson (2021), à legislação educacional vigente e a pesquisas sobre leitura no país. Mediante o desenvolvimento de uma experiência de prática de leitura em sala de aula de duas turmas de 7º ano, com atividades baseadas em obras ofertadas pelo PNLD Literário (2020), foi possível concluir que o material literário distribuído pelo PNLD é de boa qualidade, deve ser utilizado com frequência no cotidiano das aulas de língua portuguesa, pois contribui com a autonomia leitora de alunado enquanto recurso didático, assim é uma política pública que deve ser aperfeiçoada pelo MEC-FNDE e mais publicizado nas escolas de Educação Básica para maior aproveitamento.Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item Al-Jahiz: naturalista mulçumano que pode ter contribuído para o desenvolvimento da ideia da seleção natural de Chales Darwin(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-18) Araújo, Lica Lorraynne Correia; Gomes, José Leandro Costa; http://lattes.cnpq.br/9187806273217470; Gomes, José Leandro Costa; http://lattes.cnpq.br/9187806273217470; Cardoso, Matheus Luciano Duarte; http://lattes.cnpq.br/5191014756788224O naturalista al-Jahiz (776-868) foi um dos mais importantes escritores árabes da sua época, possivelmente teria formulado uma das bases da Teoria da Evolução. Seu livro Kitab al- Hayawan (O Livro dos Animais) poderia ter sido uma das bases de Charles Darwin para o desenvolvimento da ideia da Seleção Natural das Espécies. A pesquisa buscou verificar as problemáticas envolvidas no conhecimento sobre a história da biologia, em específico na construção da Teoria da Evolução. Buscando colocar o pesquisador em contato com o máximo de fontes disponíveis sobre o tema escolhido, todos os dados foram coletados e interpretados, organizados e divididos para construção da pesquisa. Os documentos oficiais nacionais quando se referem ao trabalho com a Teoria da Evolução das espécies somente o nome de Darwin e Lamarck e suas ideias são pedidas ou mencionadas. Ainda existe dificuldades em pesquisas com estudiosos orientais, mas é preciso destacar a importância de al-Jahiz como pesquisador para história da ciência Islâmica e para a história da ciência mundial com ênfase nas áreas em que atuou, como a biologia e as ideias evolutivas.Item Aprendizagem baseada em problemas no ensino remoto de química: um estudo com alunos da 3ª série do ensino médio(2022) Oliveira, Bruna Kélvia Alves de; Silva, Ivoneide Mendes da; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Silva, Ivoneide Mendes daEste trabalho avalia a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP (ou PBL - Problem Based Learning) no ensino remoto de Química para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, buscando perceberse esta metodologia pode favorecer a compreensão dos estudantes quanto a conceitos introdutórios deQuímica Orgânica no contexto de aulas ministradas remotamente, além de tentar verificar se é possível a promoção de discussões sociocientíficas no ensino remoto de Química, com ABP. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e aplicada uma sequência didática envolvendo a ABP a sete grupos com seis estudantes cada. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados a discussão das propostas, o relatório final por equipe, além das respostas dos estudantes ao formulário de avaliação da aplicação de ABP no ensino remoto, proposto no final da sequência didática. Os resultados obtidos apresentam indícios de que a aplicação da ABP pôde promover a discussão de conceitos químicos e questões sociocientíficas no ensino remoto, permitindo ainda a interação entre grupos, análise crítica de propostas e protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.Item Atribuições e desafios vivenciados pelo professor na perspectiva na educação inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Silva, Monize Karoline da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho teve como finalidade refletir qual o papel do professor com base nas Políticas Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva, verificando quais os desafios enfrentados pelo mesmo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o papel do professor diante das políticas educacionais de modo que os alunos sejam o centro da sala de aula. A inclusão é tratar de maneira diferente os diferentes, assim pode-se perceber a igualdade real sendo aplicada. De acordo com Sassaki (1997, p.3), a inclusão pode ser conceituada como processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”. Para tratarmos sobre o processo da Educação especial inclusiva e o papel do professor, referenciamos os estudos em Bueno (2001), Mantoan (1993, 2003), Sassaki (1997); entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base nas políticas públicas educacionais voltadas à educação inclusiva e o como o professor deve agir segundo elas, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Além dos teóricos, utilizamos como base, artigos que tratam sobre a mesma vertente, assim como documentos, legislações, leis e entre outros. A inclusão escolar não é de responsabilidade única do educador, uma vez que ele necessita de meios e condições para colocar seus conhecimentos em práticas que devem ser disponibilizados pelo governo, assim como a família deve participar do processo de inclusão, pois a mesma é corresponsável nas formações.Item Conservadorismo e preconceito racial em o mulato, de Aluísio Azevedo: um olhar voltado ao ensino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-24) Santos, Maria Cléia Alves dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Este trabalho tem como principal objetivo relatar os traços de uma sociedade conservadora e preconceituosa presentes na obra O Mulato, escrita por Aluízio Azevedo em 1881 durante o Naturalismo, período em que o Brasil ainda era um país escravista. Infelizmente, alguns alunos, acham as obras literárias propostas pelos professores na educação básica ultrapassadas, devido ao fato da sua data de publicação ser distante de sua realidade, porém, o que eles devem compreender é que a literatura serve de base para muitas questões da sociedade atual, basta olhar para ela de maneira crítica, e assim, com este trabalho pretendemos desmistificar essa visão, e pretendemos ainda, fazer uma abordagem voltada ao ensino, de forma que o aluno seja levado a compreender a raiz do preconceito, fazendo assim, uma ponte entre: história, obra e atualidade, após essa reflexão o aluno colocará em prática as discursões de forma que a leitura vista como velha e antiga, agora será viva e atuante, também na sociedade moderna. Para tanto, embasaremos este trabalho nas teorias de Bosi (2015); Cândido (1999) e nas pesquisas de Paiva (2016).Item Contribuições do programa de pós-graduação em ensino das ciências e matemática(2022) Santos, Josivânia Soares dos; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Nascimento, Joseane Maria do; Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti deEste estudo teve como objetivo identificar as contribuições que a participação no Programa de Pós-GraduaçãoemEnsino das Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, possibilitou à formação continuada dos discentes que também são professores do Ensino Fundamental e Médio. O programa foi criado em 2016 e é apenas o segundo ofertado pelos Institutos Federais, em todo o Brasil, na modalidade acadêmica.Ao decurso de suas atividades iniciais de apenas seis anos, desenvolve uma missão imprescindível na formação continuada de professores que atuam no ensino dasCiências e Matemática.A investigação foi desenvolvida sob a perspectiva de uma metodologia de pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aosdiscentesdo programa. Para o referencial teórico foi feita uma pesquisa bibliográfica onde o principal autor abordado para a escrita do trabalho foi MaurriceTardiff, um dos maiores pesquisadores no campo da formação docente.Desta feita, foi avaliada a opinião dos educadores sobre a contribuição que a formação continuada ofertada pelo programa propicia no desenvolvimento do processo de ensino. Assim como foram diagnosticadas as principais dificuldades no ensino de ciências.Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários apontam que o curso de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática possibilita a integração e aperfeiçoamentoentre formação inicial dos licenciandos e formação continuada à medida que permite identificar as questões que obstaculizam o devido desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.Item Desafios enfrentados pelos docentes em relação ao ensino de ciências em meio à pandemia COVID-19(2022) Silva, Joseane Profiro da; Rocha, Marcos Oliveira; Cunha, Ana Catarina Monteio Carvalho Mori da; Cunha, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da; Galvão, André Luiz Beserra; Furtado, Daniela Cavalcanti de Medeiros; Rocha, Marcos OliveiraA pesquisa aborda uma análise dos desafios enfrentados pelos docentes no ensino de Ciências durante a pandemia Covid-19, essa foi à modalidade de ensino mais favorável que as instituições de ensino encontraram para seguir com as atividades acadêmicas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos docentes em relação ao ensino de ciências o ensino remoto. A transposição do ensino presencial para o remoto motivou a adoção de novas metodologias e aptidões da organização pedagógica, exigindo uma rápida adaptação para englobar e transferir o conhecimento de forma satisfatória no âmbito educacional. Este estudo se baseou numa metodologia quantitativo-qualitativa para discorrer sobre o fenômeno estudado. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário virtual com os docentes da área das ciências da natureza. Conforme, os resultados foram possíveis analisar que os docentes tiveram inúmeros desafios com essa nova modalidade de ensino, dentre eles, a falta de equipamentos eletrônicos adequados para discorrer as aulas, falta de estabilidade de conexão, insegurança com o modelo de ensino, dentre outros. Tais desafios exigiram da comunidade escolar flexibilidade e readequação de forma rápida e abrupta, na qual, os docentes se viram condicionados a utilizar inúmeras ferramentas tecnológicas sem a devida formação necessária, devido à falta de tempo para essa formação, visando dar seguimento nas atividades educacionais.Item Discurso sobre a formação do surdo na sociedade brasileira em redações do ENEM(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Oliveira, Síria Maria Santos de; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.Item O discurso sobre a mulher no curta metragem “vida Maria”(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Santos, Aline dos; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875O presente artigo trata da análise de uma materialidade discursiva da linha francesa de Pêcheux (1988) com uso de pelo menos três dispositivos teórico-analíticos, sendo um deles, as condições de produção. A materialidade escolhida foi vídeo e tivemos como objeto de estudo desse curta metragem, “Vida Maria”, analisando os dispositivos teórico-analíticos: Interdiscurso e Formação Ideológica. Para a construção desse trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, bem como fundamentar nossos conhecimentos sobre o objeto de estudo, nossos resultados obtidos apontam que a maioria das mulheres vêm no casamento, a única mudança de vida, por estarem acostumada a essa vida, presenciada e vivida de mãe para filha, e por pertencer à uma realidade de não escolarização. Trata-se de uma realidade de muitas “Marias” pertencentes ao nosso país e deve ser visto como algo a ser mudado.Item Do estruturalismo saussuriano à abordagem sociointeracionista de linguagem: contribuições ao ensino da língua materna(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Silva, Maria Aparecida da; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de reflexões realizadas em sala de aula sobre o ensino de língua Portuguesa e as teorias linguísticas. Ele tem o objetivo de analisar a teoria saussuriana e algumas críticas relevantes sobre a linguagem que contribuam para o ensino de língua até os processos de ensino aprendizagem na atualidade. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos nos postulados de Biazi, Dias (2007); Carvalho (2015); Dantas (2020); Geraldi (2012); Macedo (2009); Santos Filhos (2012); Saussure (2012); Travaglia (2012). Contudo, constatamos, que a teoria estruturalista contribuiu e continua trilhando caminhos para melhor desenvolver o ensino aprendizagem na prática. Ajuda a compreender que na linguagem humana existe a língua e a fala e como elas se tornam importantes no exercício diário de interação entre as pessoas na sociedade. São estudos que favorecem melhores oportunidades de vida para o sujeito.Item Educação em saúde na didática de professores de ensino fundamental/anos finais de escolas públicas e particulares(2022) Silva, Cirlaine da; Santos, Maria José dos; Santos, Maria José dos; Conceição, Alexandre Rodrigues da; Rocha, Marcos OliveiraA promoção da saúde enfatiza que os indivíduos devem possuir um papel ativo, atribuindo-lhes mais controle sobre as condições que afetam a sua saúde nos aspectos biológicos, ambientais, culturais, econômicos e psicológicos/metais. E é através da escola e da atuação do professor que a promoção da saúde se efetiva. Observando a importância do papel da escola e do professor na promoção da saúde o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores das diversas áreas de ensino em relação à aplicabilidade do ensino em saúde, os desafios enfrentados e propor alternativas de promoção da saúde na escola baseadas nos preceitos da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Trata-se de uma estudo quali-quantitativo, para o qual foi utilizado um questionário semi-estruturado, aplicado via Google forms, para professores de duas escolas públicas e uma particular nos municípios de Major Izidoro-AL e Cacimbinhas-AL, respectivamente. Dos 72 professores aptos a participarem da pesquisa, 29 se voluntariaram para responder ao formulário. Embora 87,1% tenham afirmado já ter trabalhado temas relacionados à saúde humana, 35,5% não havia cursado nenhuma disciplina voltada a Educação em Saúde em sua formação inicial, o que para Jesus e Figueiredo (2017) a falta de qualificação e incentivo para capacitação desses profissionais torna-os cada vez mais desmotivados e despreparados para trabalhar determinados temas em sala de aula. Além disso, é possível observar a diferença no grau de relevância dado a Educação em Saúde entre professores de rede pública e particular. Mesmo diante desta realidade a maior parte dos docentes voluntários afirmou não ter recebido capacitação para trabalhar temas relacionados à saúde. Dentre os temas citados os mais aplicados foram “Alimentação Saudável, Dengue, Zica Vírus e Chikugunha e Saúde Mental”, sendo este último o de maior relevância no contexto atual pós-pandemia da COVID-19. Como colaboração para a promoção da saúde nas escolas o presente trabalho trás duas propostas alternativas e flexíveis voltadas para as temáticas mais citadas pelos docentes, contribuindo assim para a aplicabilidade destes temas nas mais diversas áreas.Item Ensino de botânica nos anos iniciais e os impactos das propostas curriculares(2022) Conceição, Alexandre Rodrigues da; Oliveira, Marcos Nunes de; Oliveira, Marcos Nunes dePor meio de uma pesquisa bibliográfica, esse artigo possui como objetivo analisar os impactos das propostas curriculares no ensino de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visto que, os documentos oficiais auxiliam na construção dos currículos escolares destacando quais são os conhecimentos essências que precisam ser trabalhos por toda a Educação Básica. Sendo assim, buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual tem sido as propostas dos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de Botânica nos anos iniciais? Para isso, recorremos aos PCN e a BNCC buscando destacar em quais níveis escolares o ensino de Botânica aparece como um conhecimento essencial para serem trabalhados. Os resultados demonstram que a substituição dos PCN pela BNCC traz uma redução drástica dessa área do conhecimento nos anos iniciais o que pode contribui para cegueira botânica.Item Ensino do conceito de energia: uma proposta metodológica a partir da sala de aula invertida e gamificação com o Kahoot(2022) Silva, Jamerson Barbosa da; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Praxedes, Ana Paula Perdigão; Souza Júnior, Pedro Juvencio deMesmo com o crescimento exponencial de pesquisas sobre Ensino de Fí sica as estratégias de aprendizagem ativa ainda são um grande desafio para a educação. Abordaremos algumas considerações sobre o ensino aprendizagem do conceito de energia na 1ª s érie do ensino médio, assim como metodologias ativas aplicadas em sala de aula e seus resultados. O objetivo é descrever uma p roposta didática sobre o ensino do conceito de energia com a Sala de Aula Invertida e a Gamificação com o Kahoot, discutindo os resultados obtidos e as experiências vividas durante a execução desse trabalho. Por fim, acredita se que essa proposta didática poderá contribuir com outras turmas visando um melhor desempenho na disciplina.Item Entre o estético e o político: reflexões sobre o caráter contra-hegemônico da poesia slam(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-31) Araujo, Laura Emilia; Silva, Aguimario Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2370040993060322Nos últimos anos, a poesia slam vem alcançando um espaço crescente, no Brasil, enquanto modalidade de produção literária. Intimamente ligada à realidade sociocultural de grupos periféricos e historicamente subalternizados, ela se apresenta, sobretudo, como uma forma de resistência. Este trabalho pretende, a partir do campo dos Estudos Culturais, principalmente por meio dos estudos da colonialidade, evidenciar a poesia slam como uma prática cultural de caráter contra hegemônico, marcada, com base em Mignolo (2008), enquanto uma forma de “desobediência epistêmica”. A discussão é empreendida, ainda, com base em autores como Glissant (2005), Curiel (2020), Hall (2006), Evaristo (2019), entre outros. Para a construção do debate, são tomados alguns textos da coletânea Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada pela poeta Mel Duarte e composta de textos de diferentes mulheres slammers. Verifica-se que a poesia slam adquire seu caráter contra-hegemônico numa intersecção necessária de fatores estéticos e políticos, colocando-se como resistência em relação a discursos historicamente legitimados.Item Estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-28) Firmino , Luiza da Silva; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154O presente trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso, foram investigadas as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental, baseado em um questionário e observações da atividade desenvolvida pelos alunos. Destaca-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo. Baseando-se nas pesquisas de Smole e Diniz (2001), Dante (1991), Pozo (1998) entre outros. Participaram da pesquisa 18 alunos de uma escola de rede privada do município de Cajueiro-AL. A resolução de problema é um método eficaz para desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática. Porém, o que se ainda vê em sala de aula, são professores insistindo permanecer na chamada “zona de conforto”, onde a aula é preparada em regras, fórmulas e listas enormes de exercícios.Item Estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros, com alunos do sexto ano do ensino fundamental(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-28) Firmino , Laíza da Silva; Silva, Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Silva , Adriano Valeriano da; http://lattes.cnpq.br/6895994903008206; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154O presente trabalho buscou investigar as estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros dos alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola de rede privada no município de Cajueiro do estado de Alagoas. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, na modalidade estudo de casos. As análises foram baseadas nas pesquisas de Smole e Diniz (2001), Dante (1991), Pozo (1998), BNCC (2018), entre outros. Os resultados indicaram que o trabalho com resolução de problemas auxilia os alunos a desenvolverem suas estratégias, buscando seus próprios caminhos, explorando a linguagem Matemática e o professor será o estimulador, mediador, de modo que os alunos gerem seus conhecimentos e ideias produtivas.Item Estudo comparativo de ferramentas de projeto entre o CAD tradicional e a modelagem BIM sob o ponto de vista da aprendizagem dos alunos nos cursos de engenharia civil e arquitetura no Estado de Alagoas(2021-03-04) Guerra, Luciana da Rocha Melo; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Barboza, Beatriz Ramos; http://lattes.cnpq.br/0880777552450659A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), nas últimas décadas, vem recorrendo ao uso de softwares gráficos para otimizar os processos de desenvolvimento de projetos. A revolução do mercado de projetos nas áreas de engenharia e arquitetura se deu com o desenvolvimento e a expansão de softwares gráficos, a partir da década de 60. O Desenho Assistido por Computador – Computer Aided Design (CAD) foi o software precursor que permitiu a migração dos projetos manuais para o computador. Ao longo dos anos os softwares foram se aperfeiçoando e atualmente tem-se a Modelagem da Informação da Construção - Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia integrada de vários softwares que abrange desde a fase de projetos até o processo construtivo como um todo. Esses softwares gráficos comumente são inseridos nas ementas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura. Dado que o software CAD e os softwares do sistema BIM apresentam diferenças em relação aos recursos disponíveis e ao custo de aquisição, foi realizado um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam esses cursos no Estado de Alagoas a fim de identificar quais desses softwares são mais usados atualmente. Para isso foi estabelecido contato com as coordenações dos respectivos cursos e enviado um formulário eletrônico referente ao uso dos softwares gráficos nos componentes curriculares. Foi diagnosticada uma tendência de uso de softwares do sistema CAD, seguido de softwares do sistema BIM sobressaindo-se o AutoCAD e o Revit, tendo em vista que são os mais usuais no mercado, além de serem disponibilizados gratuitamente aos estudantes pelas IES cadastradas junto à AutoDesk. As IES afirmaram dialogar com o mercado de trabalho para entender as demandas do setor e buscar formar profissionais com perfil necessário as tendências atuais. Também foi discutida com as IES sobre a importância de priorizar a incorporação de inovações de softwares gráficos nos Projeto Político-Pedagógico dos cursos e as mesmas mostraram-se engajadas nesse processo de inovação.Item Executando uma instalação elétrica com segurança: a importância do ensino para o curso técnico em eletroeletrônica(2023-10-23) Santos, Djalma dos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357Ao longo dos tempos, o uso da eletricidade foi se tornando cada vez mais recorrente nas diversas sociedades, chegando mesmo a tornar-se item de primeira necessidade, dada a sua importância para as diversas áreas da humanidade. O presente artigo configurou uma intervenção pedagógica realizada no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – campus Arapiraca. O mesmo teve como objetivo discutir acerca da importância e necessidade de preparar estudantes do curso técnico em eletroeletrônica para saberem realizar uma instalação elétrica com segurança. A intervenção ocorreu em uma turma do curso subsequente de Eletroeletrônica, no ano de 2023, na disciplina de Instalações elétricas e prediais, na qual, a partir de um plano previamente elaborado em consonância com o trabalho desenvolvido pelo professor regente, foi realizada uma aula prática que ocorreu no laboratório, tendo como tema central: “A importância da realização de uma instalação elétrica com segurança” e se desenvolveu em dois momentos distintos: a parte teórica, apresentando em slides os componentes de uma instalação elétrica, e a parte prática, quando os estudantes puderam realizar uma instalação elétrica. Para auxiliar no referencial teórico, foram utilizados materiais do SENAI, além de autores renomados na área da elétrica, o que possibilitou um olhar ampliado sobre a importância de formar novos profissionais capazes de realizar instalações elétricas com segurança e exercer a função com eficiência. Ao final da aplicação da prática, foi possível perceber o quanto o trabalho realizado em duplas implicou na aprendizagem da turma, favorecendo a troca de experiências entre os estudantes e promovendo uma aprendizagem colaborativa e significativa.Item Formação continuada na gestão turística do município de Pilar (AL)(2022-02-09) Santos, Priscila Pereira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; Silva, Sibele Castro; http://lattes.cnpq.br/3039101003188818A transição do turismo de atividade econômica marginal para atividade econômica estrutural coloca em pauta a necessidade de sair do amadorismo e investir em qualificação profissional em todos os aspectos da atividade, do planejamento à operacionalização. Nesse sentido e tendo em vista a atual dinâmica turística do município de Pilar, em Alagoas, questionou-se: a formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar, Alagoas, apresenta-se como uma estratégia de fomento ao desenvolvimento turístico? Diante deste problema de pesquisa, têm-se como objetivo de trabalho oferecer e analisar os efeitos da qualificação profissional turística na equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar no que diz respeito às relações interpessoais e atendimento ao público e durante o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico. O caminho metodológico dessa pesquisa foi a Pesquisa-Ação. Para Nunes e Infante (1996), a Pesquisa-Ação pode ser compreendida como uma metodologia de consultoria pois articula o saber formal e informal na solução dos problemas organizacionais. A aplicação da pesquisa-ação iniciou em julho de 2021 e em dezembro de 2021 ao ser finalizada, observou-se uma perceptível mudança no comportamento dos/as servidores/as, no levantamento das ofertas de serviços e equipamentos relacionados ao turismo e no estreitamento de laços com instituições reconhecidas no fomento ao turismo.
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