TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Área do Conhecimento "LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
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Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item A alquimia poética Lenineana: traços de uma poesia devoradora(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Erick Robert Ferreira da; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Os estudos literários que analisam obras a partir do viés cultural têm sido frequentes na contemporaneidade, o que tem contribuído para pensar o âmbito da arte literária inserindo-o em seu contexto de produção, pensando-a em sua relação com a exterioridade e alimentando discussões em torno de temas relevantes para se pensar os tempos contemporâneos. Este trabalho está inserido no âmbito da Teoria da Literatura (literatura e cultura) e tem como enfoque o texto poético da canção de Lenine. A partir da leitura/escuta de doze canções de sua obra (que compõem o Corpus Carminum da pesquisa), são discutidas questões como o encontro com o objeto estético; deglutição e antropo/autofagia no cancioneiro lenineano; e como essas noções são articuladas a partir de uma alquimia poética do compositor. A leitura/escuta da canção lenineana, objeto desta pesquisa, desvelou um universo lírico que emerge do seu texto poético e que é forjado a partir dos movimento de antropo e autofagia, como síntese de operações criativas de que resulta uma poesia moderna, brasileira, local e global, com colorações múltiplas, miscigenadas, mestiças. A discussão aponta para uma poética da devoração, na qual elementos da autofagia e da antropofagia, como categorias de produção e criação, incidem diretamente no cancioneiro lenineano dentro do corpus analisado. Para fundamentação teórica, recorri às contribuições de autores como Andrade, Bosi, Paz, Pinheiro, Figueiredo e Mello. Assim, a partir da análise das canções, espero contribuir com a ampliação da fortuna crítica de poeta.Item Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-02) Silva, Josuel de Souza; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Silva, Josimere Maria da; http://lattes.cnpq.br/6284482799682797Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i) investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson (2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico- prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo (1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras diversificadas socialmente.Item BNCC e interações multiletradas no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-09-21) Belo, Evandro Lira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos dos SantosO presente trabalho busca refletir sobre a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Teoria dos Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo a sua feitura por meio de uma pesquisa documental. Os estudos se voltaram ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) de forma colaborativa e o modo de produção de significados por meio de gêneros textuais-discursivos, com foco na Teoria dos Multiletramentos, que é contemplada na BNCC, com um olhar voltado a práticas de sala de aula. A formação crítico-reflexiva, como integrante dos processos de ensino-aprendizagem, que não se restringem ao espaço físico da escola, está relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências nas aulas de Língua Portuguesa e demais componentes curriculares da educação básica. Destacamos, para reflexão, o momento pandêmico vivenciado por estudantes, professores, gestores e demais profissionais, que evidenciou a necessidade de práticas que envolvessem as TDIC. Esta pesquisa se assume de forma qualitativa e os procedimentos metodológicos estão centrados em análises linguístico-textuais à luz da Linguística Aplicada, especialmente, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Ainda assim, foi pertinente analisarmos aspectos da BNCC, que se apresenta como documento regulador, com ideais inovadores, revolucionários e democráticos em relação à Educação brasileira. Nossa discussão está pautada em autores, a exemplo de: Kleiman (2005), Rojo (2012), Ana Elisa Ribeiro (2020), Bakhtin (2011), dentre outros.Item Clube de leitura virtual: um incentivo ao letramento literário nas aulas de língua portuguesa com o uso de recursos multimodais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-10) Silva, Ivana Lethícia Santos; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955O presente trabalho demanda a reflexão e a análise de práticas pedagógicas voltadas ao letramento literário, observando a multimodalidade de leitura. Sendo esta de extrema importância para as aulas de Língua Portuguesa, no tocante ao desenvolvimento de ensino aprendizagem dos discentes. Enfatizamos que o cenário no qual o projeto base desse trabalho foi aplicado era de máxima sensibilidade mundial, visto que as nações foram assoladas pela pandemia de COVID 19. Diante desse contexto, muitos foram os desafios enfrentados pela educação, à vista de amenizar os impactos negativos que o afastamento presencial proporcionou e de incentivar, como objetivo principal, a leitura aos alunos, optamos pela criação de um clube de leitura virtual, com o auxílio das tecnologias digitais no intuito de estimular a leitura no desenvolvimento da criticidade dos discentes e facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos sujeitos, respeitando as vivências particulares e sociais deles. Esta pesquisa assume a forma qualitativa, com o aporte teórico alicerçado nos pensamentos e nas metodologias à luz do letramento literário defendido por Rildo Cosson; dos multiletramentos conceituados por Roxane Rojo; dos regulamentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa da BNCC, no que se refere à utilização de recursos digitais e tecnológicos; do respeito aos diversos falares, ou seja, as diferentes formas de manifestação da língua em sociedade e ao conhecimento de mundo dos sujeitos de Bagno.Item A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-17) Silva, Ana Paula da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Santos, Sandra Sebastiana dosO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância e contribuição do gênero História em Quadrinhos na formação de leitores e no incentivo à prática de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, das séries finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no distrito Rocha Cavalcante, União dos Palmares-AL, onde os dados foram coletados por meio de questionários e observação nas salas de aula do 6° ano “B”, 7° ano “A”, 8° ano “A” e 9° ano “A”. Após todas as informações colhidas, foi feita uma análise e discussão dos dados, sendo possível perceber que a HQ, sem dúvidas, é uma ferramenta valorosa que pode contribuir de forma qualitativa com o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento da prática de leitura, pelo fato de ser um gênero textual riquíssimo, que envolve texto e imagem, capaz de despertar no sujeito o prazer pelo ato de ler, tornando o aluno um leitor competente. Portanto, para que haja motivação nas aulas e participação por parte dos discentes se faz necessário que o docente envolva em suas metodologias atividades que os levem a relacionar a aula com sua realidade, pois quando se trabalha com elementos que fazem parte do cotidiano deles a aprendizagem se torna significativa. Sendo assim, é possível afirmar que as HQs devem estar presentes no meio educacional, contribuindo para a formação de leitores.Item Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-15) Lima, Roseli Maria Silva de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004), BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu favor para o estudo da língua e suas variações.Item Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Ensino e gramática: os dialetos nordestinos nas aulas de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-11) Silva, Ana Patrícia Moura de Andrade; Fatima, Wellton da Silva de; http://lattes.cnpq.br/6380496064230296; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Antonio, Leonardo Siqueira; http://lattes.cnpq.br/0312858372080043Este trabalho consiste na análise do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II quando se propõe a inserção do dialeto nordestino em sala de aula. O nosso objetivo é verificar, através de observações, como se comportam professor e aluno diante da variação linguística apresentada através dos mais variados gêneros textuais, bem como perceber como se conciliam a gramática normativa e a variação linguística no contexto escolar, sobressaindo-se como variante o dialeto da região Nordeste, o qual é alvo de muito preconceito e considerado errado pelos falantes de outras regiões do Brasil, isto levando em consideração a dimensão continental do país. A justificativa da pesquisa é a importância de se compreender que a língua pode variar sem se caracterizar como um erro, mas, varia de acordo com o lugar, com a classe social entre outros aspectos apresentados ao longo do trabalho, aspectos estes norteados pela Sociolinguística Variacionista, a qual tem seu precursor Labov. O aparato teórico metodológico adotado será Freitag e Lima (2010), Bagno (2008) e Faraco (2007), que através da Sociolinguística acentuam a importância de compreender a diversidade da língua e suas características, bem como inserir tal diversidade no currículo escolar. Nos resultados, é possível perceber as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, do docente que precisa conciliar a gramática normativa com a variação linguística encontrada na língua materna, e do discente, em compreender que a língua culta é necessária, mas a utilização de dialetos, sotaques e gírias não é incorreto.Item O erotismo em cântico dos cânticos: uma construção literária(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-29) Lira, Ester Lopes dos Santos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Lima, Rebeca Nunes de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4431510847869141Este trabalho de cunho bibliográfico tem como tema central o erotismo presente no livro Cântico dos cânticos, que faz parte do cânon bíblico do Antigo Testamento. Instigado por questionar o motivo pelo qual o livro de Cantares não é tão conhecido, embora seu autor, Salomão, e a Bíblia, o livro que o contém, tenham grande notabilidade, este trabalho trata não só do erotismo presente no texto, mas também sobre o apagamento gradativo que Cântico dos cânticos sofreu, por ser um livro de teor diferente do que os demais livros bíblicos. A partir da percepção de que a Bíblia faz parte da literatura do povo judeu e de que ela é sagrada principalmente para a religião judaica e a cristã, buscou-se esclarecer as possibilidades de interpretações possíveis em relação ao livro estudado e elencar a interpretação que foi utilizada na pesquisa, outrossim, visto a repercussão do livro nos contextos religiosos, foram enumerados também alguns aspectos que favoreceram uma leitura equivocada dele. Baseando-se na teoria de Foucault sobre discurso (2009) e sobre sexualidade (1997), e nas compreensões de Alexandrian (1993), Chaia (1992), Vainfas (1986), Eaton e Car (1989) e Brenner (2001) acerca do erotismo e do livro em análise, buscou-se salientar as características literárias do texto, expondo os recursos linguísticos mobilizados durante o Poema e além disso, por meio da utilização das passagens do livro, reforçar como a presença do erotismo encharca toda o Poema analisado.Item O espaço geográfico e construção literária em Dom Casmurro, de Machado de Assis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Silva, Jaqueline Martinelli Pereira Da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Lima Júnior, Geraldo Ramires de; http://lattes.cnpq.br/9032221990723096A pesquisa realiza uma análise da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob a perspectiva dos espaços urbanos do Rio de Janeiro (no século XIX), numa inter-relação entre literatura, geografia, história e sociedade; aspectos que servem para desvendar a urbanidade nos romances, contos e crônicas do escritor. Este estudo, pretende abordar de forma distinta e autêntica o espaço urbano em Dom Casmurro, pois o compromisso não é versar, exclusivamente, com base em estudos geográficos, como as demais produções já publicadas na academia, mas sim embasá-la com conceitos e concepções dos estudos e teóricos literários. Para essa produção, convoca-se trabalhos de Terry Eagleton (Teoria da Literatura: uma introdução - 2006), Antonio Candido (Literatura e Sociedade - 2019), Alfredo Bosi (História Concisa da Literatura Brasileira - 2006), Roberto Schwarz (Ao Vencedor as Batatas- 2000a e Um Mestre na Periferia do Capitalismo- 2000b). Além disso, utiliza-se como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental. No estudo, a crítica social será também discutida; refletindo e denunciando as relações, a vida burguesa, a política, as classes sociais, e com ela as particularidades do tempo e do espaço carioca. Para alcançar os objetivos esperados busca-se estudar a relação entre o espaço geográfico, literatura, história e sociedade nos escritos de Machado de Assis; também analisar como os espaços urbanos da cidade do Rio de Janeiro são apresentados nos contos, crônicas e romances do autor e avaliar como a obra machadiana - Dom Casmurro - nos situa no tempo e no espaço.Item Estágio supervisionado: experiências na formação docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-10) Oliveira, Eliane do Santos; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Correia, Aurineide Profírio Barros; http://lattes.cnpq.br/2373237758198377A presente pesquisa é resultado do estágio supervisionado realizado em uma escola municipal de ensino fundamental situada no Conjunto Residencial José Marcos da Silva, área urbana periférica da Cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas.Item A gamificação como alternativa para utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-29) Marques Neto, Francisco Assis; Alves, Carlos Henrique Almeida; http://lattes.cnpq.br/4002100121572984; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta uma alternativa à utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Discute os principais aspectos da Gamificação com relação ao interesse de maior engajamento dos alunos na componente curricular. Reflete acerca das informações de oferta de recursos tecnológicos na educação básica divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil. Estima o impacto orçamentário à implementação do smartphone como recurso tecnológico educativo no ensino público básico (Fundamental e Médio) em Alagoas. Destaca as informações disponíveis em organismos internacionais concernentes à educação de alta qualidade com o emprego de tecnologia digital. Expõe a média estimada de alunos por computador, em uma perspectiva local, no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino no Estado de Alagoas. A investigação incluiu pesquisa experimental aplicada a 79 (setenta e nove) alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Corroborado por uma abordagem qualiquantitativa, a pesquisa analisou, por intermédio de um programa computacional e de atividade impressa, as especificidades de desempenho e comportamento dos alunos em contextos de ensino-aprendizagem digital gamificado, bem como em situações de ensino-aprendizagem tradicionais. O estudo indica parâmetros sobre uma educação de alta qualidade, com tecnologia acessível e custos reduzidos.Item Heterogeneidade da comunicação em sala de aula: reflexões sobre o silêncio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-05) Almeida, Maria Lêda de Oliveira Chagas; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Esta pesquisa qualitativa, e bibliográfica, aborda aspectos da heterogeneidade comunicativa e dialógica na sala de aula e destaca a relevância da comunicação e do silêncio na prática pedagógica, essenciais no processo comunicativo-educativo. O objetivo geral da pesquisa, inserida na Linguística, na perspectiva da Análise do Discurso, das teorias de aprendizagem aprendidas ao longo do curso e da autobiografia, foi refletir sobre como os silêncios do discurso se configuram na minha formação como estudante no Curso de Licenciatura de Letras-Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió. Foram objetivos secundários: (i) ampliar o entendimento da comunicação em sala de aula, por meio de leituras e reflexões na área de Educação e (ii) identificar a compreensão e as minhas concepções sobre docência. Com base na pesquisa bibliográfica que aborda saberes da comunicação na perspectiva do discurso e da autobiografia no ensino, uso, por vezes, narrativa em primeira pessoa, autorizada pela abordagem qualitativa, mas sem perder o foco científico. A pesquisa observa práticas pedagógicas com base na compreensão do estudante em formação, ou seja, processualidades discursivas de docente e discente, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem qualitativa utiliza relato de experiências vivenciadas pela própria pesquisadora, no curso, estudos de revisão bibliográfica em livros, artigos e repositórios institucionais. Por fim, o método descritivo permitiu relacionar dados experienciais à prática educacional. Os resultados do estudo indicaram que a colaboração em atitudes responsivas favorece o diálogo em sala de aula, ação motivadora de mudança no processo formativo.Item Ideologias linguísticas coloniais em circulação no facebook: controvérsias sobre “crianças portuguesas que só falam brasileiro”(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Alves, Vitor Gabriel Caetano; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Santos, Isabela Marília Santana; http://lattes.cnpq.br/8477854542115319; Fonseca, Lucas Menezes; http://lattes.cnpq.br/2626265166189983A partir de contribuições advindas da Antropologia Linguística e da Linguística Aplicada contemporânea, o presente trabalho tem como objetivo interpretar criticamente as ideologias linguísticas (Gal, 2019, 2023; Irvine; Gal, 2000; Pinto, 2013, 2018; Moita-Lopes, 2013) mobilizadas nas controvérsias públicas online em torno da matéria jornalística “Há crianças portuguesas que só falam ‘brasileiro’”, publicada pelo jornal português Diário de Notícias, em novembro 2021. Para tanto, realizamos uma etnografia digital (Blommaert, 2010; Pinto et al., 2022) de caráter não-participante, praticada entre junho e novembro de 2023, na página do veículo na rede social Facebook. Os dados produzidos no trabalho etnográfico foram analisados a partir da noção de “pistas indexicais”, proposta por Wortham (2001), a fim de explorar o nexo pragmática-metapragmática, ou seja, a ligação semiótica entre o uso de determinados itens linguísticos em contexto e processos sociais, culturais e ideológicos mais amplos. Em linhas gerais, o trabalho de análise nos permitiu concluir a intensa circulação de ideologias linguísticas, ou seja, crenças, racionalizações e afetos sobre as línguas e seus usos, que projetam hierarquias raciais de base colonial, ao que chamamos de “ideologias linguísticas coloniais”. Essas ideologias, dentre outras coisas, produzem efeitos de apagamento, inferiorização e pejoração de línguas, culturas e identidades dos povos brasileiros em função de uma superioridade lusitana, evocando discursos difusos sobre a violência colonial. Ademais, esta pesquisa se soma a esforços crescentes, em diferentes áreas do conhecimento, a fim de reconhecer a dimensão constitutiva das plataforma digitais de redes sociais na produção de subjetividades políticas e de disputas ideológicas de gênero, de raça e de sexualidade (Blommaert, 2020; Maly, 2023; Silva, 2019a; 2019b; 2020a; 2020b), a exemplo do que evidenciam as complexas lógicas da violência online/offline e as hierarquias sociolinguísticas que elas projetam (Borba; Silva, 2020; Pinto et al., 2022).Item A importância da criticidade no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-30) Costa, Laudicéa Silva; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246; Dias, Marcos Antonio de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5582189967033444; Lins, Neilton Farias; http://lattes.cnpq.br/5723548658661253O presente trabalho tem como tema central a importância da criticidade no ensino de Língua Portuguesa. O debate propicia a demonstração de que a evolução das tendências pedagógicas e das concepções de linguagem adotadas pelos professores repercute na percepção dos mesmos sobre a necessidade do desenvolvimento do senso crítico dos alunos. A relevância da criticidade é fundamentada através de orientações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elucidada mediante a exposição de posicionamentos de diferentes autores, que promovem valiosas reflexões, ao tratarem de ferramentas pedagógicas primorosas, como o uso de gêneros textuais, o letramento crítico e a pedagogia dos multiletramentos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Fica evidenciado que a criticidade está relacionada à autonomia do indivíduo, devendo ser trabalhada, em sala de aula, a fim de que o sujeito se desenvolva com liberdade e dignidade.Item A influência da família no processo de aprendizagem da leitura e da escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-09) Silva, Herbeth Douglas Gomes; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Varela, Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto principal a influência da família no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Qual é a importância da influência da família no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos filhos no ambiente escolar? A partir desse problema de pesquisa, delineamos como objetivo geral analisar a interação família-escola-estudante no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no nono ano do Ensino Fundamental. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: Identificar se as famílias desenvolvem estratégias para acompanhar a rotina de estudos relacionados à aprendizagem de leitura e escrita; e analisar se a escola desenvolve mecanismos para favorecer o envolvimento da família no ensino e aprendizagem da compreensão da leitura e da escrita. Para tanto, metodologicamente, adotaram-se procedimentos da pesquisa qualitativa com base em um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturada com membro familiar e docente de Língua Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Alagoas. Dentre os principais resultados, constatou-se que a preocupação para que os alunos saiam do nono com um bom conhecimento nos eixos da leitura e da escrita existe de ambos os lados. Assim família e escola tem desenvolvido estratégias que, apesar de incipientes, podem ser o ponto de partida para a ampliação das práticas sociais de leitura e escrita na perspectiva do letramento.Item Literatura feminina contemporânea e sociedade: um olhar sobre o patriarcado estrutural(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-24) Lima, Rebeca Nunes de Sousa; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaA violência contra a mulher é um assunto muito discutido no Brasil, mas, apesar de tudo, continua sendo um país violento para as mulheres, pois todos os anos são registrados centenas de casos de violência intrafamiliar, física e sexual, além das elevadas taxas de feminicídio. Há também diversas situações em que as mulheres são tratadas de forma desigual pela sociedade, são menosprezadas e subjugadas pelo sistema patriarcal. Nesse sentido, esta monografia propõe-se a analisar e comparar a obra As Parceiras, de Lya Luft, e o conto “Amor”, de Clarice Lispector. Dessa forma, esta dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica construída a partir dos estudos em Análise do Discurso e em Literatura Comparada. As autoras construíram as obras a partir do discurso feminino para expor temas importantes e necessários, que devem ser discutidos, com base nas perspectivas de personagens femininas que enfrentam adversidades sociais impostas a elas. Dessa forma, para a análise e comparação das obras foram utilizadas como referências teóricas, os estudos de: Sandra Nitrini; Denize E. Garcia da Silva; Eni P. Orlandi; e outros.Item Marcas da oralidade na escrita de textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-14) Silva, José Bartolomeu Miranda da; Soares, Josefa Maria Paixão; http://lattes.cnpq.br/4240925099717889; Gonzaga, Ana Deuza de Amorim; http://lattes.cnpq.br/3615254075546469; Medeiros, Luziana Mercia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3356264106006732Neste trabalho, cujo tema é “As marcas da oralidade na escrita em textos de alunos do nono ano do ensino fundamental”, buscou-se entender se a influência da oralidade pode ser considerada intrínseca ao processo de aprendizagem da escrita. Para isso, foi preciso identificar, através da relação oralidade/escrita, a regularidade e a prevalência das marcas da fala nos textos produzidos pelos alunos, compreender como os fenômenos fonético-fonológico-ortográficos manifestam-se nas produções escritas e analisar uma unidade do livro didático sob o prisma do trabalho com a oralidade. Os textos estudados foram escritos espontaneamente, com subsídios concretos para se trabalhar a variação da língua em uso. Com esse método, concluiu-se que a presença da oralidade na escrita desses textos é marcante.Item Materialização discursiva da violência de gênero em notícias jornalísticas: como a mídia narra feminicídios(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Almeida, Silene de Sá; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Santos, Isabela Marília Santana; http://lattes.cnpq.br/8477854542115319; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192Pautado nas perspectivas epistemológicas e na agenda ética da Linguística Aplicada conetmporânea (Moita Lopes, 2018), aliada a uma perpesctiva feminista nos estudos da linguagem (Cameron, 1991; Vallada; Pinto, 2021), o presente trabalho tem como objetivo produzir uma interpretação crítica acerca dos significados sociais atrelados à violência contra as mulheres na prática jornalística brasileira, focalizando especialmente o modo como notícias jornalísticas narram crimes de feminicídio. Para tanto, por meio de uma extração automatizada feita com linguagem Python e da aplicação de critérios não automáticos de inclusão e exclusão, foi constituído um corpus de 12.199 notícias sobre feminicídio, publicadas no maior site brasileiro de notícias brasileiro, o G1, entre os anos de de 2018 e 2023. Para a exploração desse corpus e a geração dos dados foi mobilizada uma combinação metodológica entre ferramentas de análise textual da Linguística de Corpus, notadamente os recursos disponíveis no software AntConc 4.2.4 (Laurence, 2023), e expedientes qualitativos e interpretativistas de análise de discurso, desde sua perspectiva pragmática e socioantropológica. As jornadas anlíticas realizadas com o corpus permitiram apontar diferentes modos de materialização discursiva da violência de gênero, nas quais elementos semióticos empregados na construção das narrativas noticiosas indexam (apontam para) ideologias masculinistas e sexistas correntes na sociedade brasileira acerca da violência de gênero. Dentre esses funcionamentos, destacam-se: i) o silenciamento de vozes sociais feministas na construção das narrativas noticiosas, especialmente pelo apagamento de itens de um registro de gênero sobre os casos, como o emprego da própria expressão “feminicídio”; ii) a projeção de uma perspectiva individualizante e simplificadora do feminicídio, destituindo-o de sua dimensão cultural e histórica, por meio da validação da “retórica do caso isolado” e da perspectiva punitivista como solução para um problema social estrutural; iii) a ambiguização da autoria masculina nos crimes de feminicídio através de coordenações sintáticas que produzem efeitos de distanciamento entre os papéis semânticos de agente e paciente; iv) a hiper-descrição das ações violentas, dos cenários brutais dos crimes e da condição violentada dos corpos das vítimas e seus efeitos de espetacularização da violência de gênero e de revitimização das mulheres em casos de feminicídio. Em linhas gerais, o estudo permite problematizar ideologias ainda pervasivas sobre a neutralidade na atividade jornalística, bem como destacar o continuum das violências de gênero na linguagem (Silva, 2017; 2020) a que mulheres são iterseccionalmente submetidas. A crítica linguística da violência de gênero destaca, assim, a necessidade de redefinir o discurso midiático em torno do feminicídio.