TCC Letras-Português

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    Um relato de experiência do projeto de extensão “Graciliano Ramos para formação social de leitores” no ensino em língua portuguesa
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-09-04) Silva, Maria Andreia da; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias; http://lattes.cnpq.br/5723548658661253
    O presente trabalho se deu da vivencia por meio do projeto de extensão, intitulado “Graciliano Ramos para a formação social de leitores”, desenvolvido em escolas públicas no município de União dos Palmares/AL, no ano de 2018 e 2019 (no Ensino Médio), 2021 (no Ensino Fundamental), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), pela graduanda Maria Andreia da Silva como bolsista no projeto de extensão no curso de licenciatura em Letras – Português no IFAL – Polo de São José da Laje pela UAB – Universidade Aberta do Brasil. O objetivo no desenvolvendo ao valor da leitura como ato enriquecedor para emancipação social e promoção da cidadania dos indivíduos por meio da leitura crítica e reflexiva, podendo dar sua própria opinião diante do que foi lido\absorvido do conto infanto-juvenil “A terra dos meninos pelados” (1939) de Graciliano Ramos. Dessa forma, o projeto aplicou dois tipos de questionários respondidos pelos discentes alcançando resultados quantitativos e qualitativos alcançados durante seu desenvolvimento. Visto que, apresentar à forma graciliânica de se trabalhar a fantasia e aceitação do diferente no qual o escritor cria personagens antropomorfizadas como forma de responder a pergunta que norteia o livro “O que é ser diferente?”. Em consequência disso espera- se que o leitor possa entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras do preconceito e da exclusão social tão pertinente à região nordestina.
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    Leitura e escrita: o gênero crônica como intermédio para a concretização de leitores críticos no 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia
    (2021) Lima, Ana Carla Sacramento de; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Freitas, Adriano Souza de; Santos, Wellingthon
    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa aplicada na Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia, com alunos do 7º ano do ensino fundamental. Assim, de acordo com a atual conjuntura ocasionada pelo Corona Vírus, a pesquisa foi realizada remotamente, por meio dos aplicativos WhatsApp e Google Meet. A importância desta pesquisa concretiza- se pela necessidade da prática de leitura e escrita, por meio do gênero textual crônica, visto que através do ato de ler é dada ao aluno a capacidade de desenvolver a oratória e a escrita. Dessa forma, utilizamos crônicas de Luís Fernando Veríssimo (2004) para trabalhar essa temática. Teoricamente, respaldamo-nos nas ideias de Marcuschi (2010), Geraldi (1997), Koch(2008), entre outros. Mediante aplicação de questionário de sondagem, percebemos a necessidade de uma intervenção com o intuito de promover o gosto pela leitura e escrita e, consequentemente, a criticidade dos discentes para interpretar e produzir textos. Logo, foi constatado que o gênero crônica serve como intermédio para a concretização de leitores críticos.
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    Literatura de cordel: um estudo sobre a variação linguística
    (2021) Rodrigues, Ariane dos Santos Leite; Bezerra, Selma Silva; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias
    Este trabalho relata o projeto “Literatura de Cordel nas Ondas da Leitura”, tendo como público alvo a 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Valeriano de Oliveira, em Penedo – AL. Onde buscou-se ampliar os repertórios textuais dos alunos no que se refere ao Cordel; aplicar os conhecimentos sobre literatura de cordel aos temas sugeridos, através da interdisciplinaridade. Utilizando com justificativa que a literatura de cordel é um dos temas mais abrangentes para se trabalhar em sala de aula. Por ser uma manifestação cultural com diversas ligações históricas, o (a) professor (a) poderá aplicar toda interdisciplinaridade do tema, associando a pesquisa à arte, literatura, língua portuguesa e gramática e história do Brasil. A metodologia adotada basea-se em revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e realização de atividades de intervenção, como aplicação de exercícios, Aulas expositivas via Google Meet, estudo dirigido, estudo de texto, onde foi proposto uma análise do cordel em sua variação e o preconceito linguístico em sala de aula de língua portuguesa, observando aspectos do processo de construção do ensino aprendizagem relacionada aos conceitos e a prática de ensino, visto diante da posição do professor de linguagem. Foi apresentado com brevidade sobre o histórico, as suas manifestações nacionais, alguns autores e um debate sobre o preconceito linguístico enfrentado pela literatura cordelística, bem como a utilização da Literatura de Cordel no processo ensino aprendizagem, durante todo o desenvolvimento do projeto. Como resultado, se torna evidente que os conceitos considerados funcionam como instrumento eficiente para a organização dos resultados estabelecidos, recorrer a esse gênero literário, no momento de isolamento social, foi o melhor caminho encontrado pela professora para conseguir retomar o engajamento dos alunos, apresentando uma visão da produção do cordel e do preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa. As informações oriundas dos procedimentos e coletas de dados permitiram atender aos princípios, contando com levantamento de informações e a participação de professores e alunos.
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    Leitura e escrita: conquista de todos ou de alguns?
    (2021) Martins, Anamayra Alexandre Batista; Silva, Everton Marques da; Silva, Everton Marques da; Oliveira, Cristiano Lessa de; Santos, Wellinghton
    Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir se a leitura e escrita são conquistas de todos ou de alguns. O método investigativo adotado foi a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), visto que permite fazer um resgate das literaturas existentes sobre o tema investigado, bem como que novos pesquisadores possam produzir conhecimentos. Com vistas a alcançar o objetivo traçado, tomamos como base teórica as contribuições de Soares (2003, 2004, 2006, 2010, 2017); Cagliari (1995, 1998), Morais (1996, 2004, 2005, 2012), Freire (1999), dentre outros. Consideramos ainda o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2013) e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1996), que discutem a leitura e a escrita como direito de todos. Além disso, consideramos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); o Estatuto da Criança e Adolescente (BRASIL, 1990); o Plano Nacional de Educação e a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), no tocante à discussão sobre o direito à educação. No que tange à inserção de práticas voltadas para o desenvolvimento do letramento na educação básica, foram consultados os documentos do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais e a Base Nacional Curricular Comum (2017). Esta pesquisa concluiu que, apesar da melhoria que houve nas práticas de alfabetização nas últimas décadas, ainda há avanços a serem feitos para garantir o ensino efetivo da alfabetização para todos os cidadãos.
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    O ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos - uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem
    (2021) Cabral, Thais Cristine da Corrente Silva; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias
    O presente trabalho tem como tema O Ensino da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos – uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem. Onde o objetivo é proporcionar uma reflexão sobre as metodologias utilizadas no ensino de língua portuguesa tendo como público-alvo os jovens e adultos da modalidade EJA. O uso de diferentes metodologias, além da comumente utilizada, proporcionam maior aprendizagem em sala de aula, visto que o público-alvo que está sendo abordado nesse trabalho possui um cotidiano que dificulta a sua aprendizagem. Além do problema citado anteriormente, esses alunos estão em idade avançada para a série cursada, e quando relacionam os problemas da vida adulta com aulas monótonas, com metodologias cansativas, estes acabam se distanciando ainda mais da sala de aula, o que dificulta este processo de aprendizagem. A escolha do tema surgiu da necessidade da melhora do ensino garantido para essas turmas, além disso, é importante afirmarmos que a maneira que as aulas acontecem é um dos problemas que ocasionam a evasão escolar desses discentes. Assim sendo, esta monografia tem como intuito mostrar aos professores que atuam na modalidade da EJA que a forma de ensino é de extrema importância para a garantia da aprendizagem e que, quanto docentes, devem fazer com que esses alunos se identifiquem com a Língua Portuguesa e demais disciplinas, afim de que possam finalizar o processo de aprendizagem, garantindo, assim, maiores possiblidades de qualidade da vida econômica e social.
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    Traços da oralidade em textos escritos dos alunos do 8º ano
    (2021) Ribeiro, Isabelle Barbosa; Oliveira, Cristiano Lessa de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Amorim , Fátima; Dias, Marcos Antônio de Araújo
    Este trabalho se propõe à análise das marcas de oralidade encontradas em textos escritos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, das Escolas Estaduais Professor João Valeriano de Oliveira e Dr. Alcides Andrade, no Município de Penedo/AL, durante o período pandêmico, materializados em produções narrativas. A oralidade e a escrita possibilitam ao homem interagir nas mais variadas situações, por isso são modalidades relevantes para que os sujeitos possam comunicar-se. Parte-se da afirmativa de que é a práxis que embasa a língua e não o contrário, tese defendida por Marcuschi (2010), ao afirmar que falar ou escrever bem não é ser capaz de adequar-se às regras da língua, mas é usar adequadamente a língua para produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situação. Neste sentido, foi feita, em um primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica embasada em alguns autores como Silva (2012), Bagno (2002) e, principalmente, Marcuschi (2010). Em seguida, foi feita uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma sequência didática com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e, por fim, a análise dos dados obtidos durante a coleta, cuja conclusão é de que os discentes apresentam diversas marcas da oralidade em suas produções escritas.
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    Foco na leitura: abordando a língua portuguesa através dos textos
    (2021) Parente, Juliana Araújo; Francisco, Kleyse Galdino; Francisco, Kleyse Galdino; Silva, Lia Nara Figueiredo da; Santos, Welingthon
    O ato de ler, escrever, produzir e interpretar textos é fundamental para que os alunos tenham bom desempenho nas principais provas avaliativas do Brasil. Tais avaliações são elaboradas fazendo uso de descritores de competência, que são voltados para análise de textos. A realidade tem demonstrado que são muitos alunos que vão á escola sem, contudo, apropriarem-se completamente da leitura, da escrita, da produção e interpretação textual. Dessarte são fundamentais práticas de ensino voltadas para os estudos dos textos, identificando as principais dificuldades encontradas pelos alunos diante de questões que envolvem a interpretação textual, objetivando prepará-los para obterem um bom desempenho nas principais provas nacionais, além de prepará-los para a vida pessoal e profissional. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Professor Douglas Apratto Tenório, localizada na cidade de Penedo Alagoas. Foi feita entrevista com a professora da turma, aplicação de questionário socioeconômico com os alunos, aplicação da prova diagnóstica 1, desenvolvimento das atividades, aplicação da prova diagnóstica 2 e por fim aplicação de pesquisa de satisfação. Os resultados mostraram que os alunos tinham muita dificuldade na análise de textos e após a intervenção com as atividades esses resultados tornaram-se satisfatórios.
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    Variação linguística: uma reflexão necessária para o ensino de língua portuguesa
    (2022) Santos, Izadora de Souza; Silva, Everton Marques da; Silva, Everton Marques da; Pereira Júnior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; Santos, Wellinghton
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a importância do ensino da heterogeneidade da língua portuguesa nas escolas. Para tanto, dialoga com diferentes pesquisadores como Antunes (2007), Bagno (2007), Bagno (2015), Bortoni-Ricardo (2005), Coelho (2015), Labov (2008) e Santos (2008), bem como com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) que selecionou os trabalhos mais relevantes sobre a heterogeneidade da língua, disponíveis em plataformas digitais como: Google Acadêmico, Repositório Institucional da Ufal, Portal de Periódicos CAPES, Portal Scielo, entre outros. Após as devidas reflexões acerca das obras selecionadas, apresentam-se algumas propostas de abordagens de ensino de língua portuguesa que buscam desconstruir o preconceito linguístico.
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    A utilização de material de apoio didático como auxílio as aulas do gênero dissertativo-argumentativo
    (2022) Pinheiro, Fabiano Silva; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Marques, Tânia Maria Ferreira; Montes, Nadija Santos
    Em 2019, foi desenvolvido o projeto de extensão “Acompanhando a produção de redações na escola”, cujo objetivo foi auxiliar os estudantes que estavam concluindo o Ensino Médio. Para facilitar a mediação da aprendizagem acerca dos conhecimentos de escrita de textos, redações e buscando atenuar as dificuldades encontradas pelos alunos em tal modalidade, foram propostas alternativas didáticas voltadas ao incentivo da leitura e escrita de textos do gênero dissertativo argumentativo, promovendo a capacidade de executar situações-problemas no tocante aos diversos acontecimentos que envolvem a humanidade. Uma pesquisa por meio de um questionário foi aplicada, a fim de obter dados prévios dos envolvidos e traçar metas e propostas didáticas que fossem relevantes ao processo de ensino-aprendizagem.
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    Questões de variações linguística na relação professor-aluno
    (2022) Costa, Edina Martins; Farias Neto, Josenildo; Farias Neto, Josenildo; Araújo, Laura Emília; Santos, Sanadia Gama dos
    A presente pesquisa trata da relação professor e aluno no ensino das variações linguísticas e do preconceito linguístico na turma do 9º ano de uma escola no município de Penedo-Alagoas. Objetivou-se com esse trabalho levantar uma reflexão sobre os desafios enfrentados na relação professor- aluno no uso das variações linguísticas em sala de aula e análise do preconceito em sala de aula, para uma melhor relação professor e aluno. Almeja-se com esse trabalho incentivar o professor a refletir sobre o uso de uma linguagem variável a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem das variações linguísticas. Por se tratar de um estudo de caso, foram feitos questionários, entrevista e observações de campo, onde foram coletados dados para melhor processo da análise e discussão. O trabalho mostra ainda a necessidade do uso de uma linguagem que possa aproximar professor e aluno no processo de ensino das variações linguísticas para se combater o preconceito linguístico em sala de aula e está embasado por teóricos como Marcos Bagno (1999, 2003, 2008), Sírio Possenti (1996), Travaglia (2005), Irandé Antunes (2003, 2007). Assim constatou-se que na relação professor e aluno a linguagem usada em sala de aula é importante para que haja uma comunicação significativa em relação ao processo de aprendizagem das variações linguísticas, uma vez que se deve construir uma relação de igualdade e afetividade em sala de aula.
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    Os impactos dos multiletramentos no processo de interpretação de textos e desenvolvimento da leitura na sala de aula do Ensino Fundamental
    (2023) Albuquerque , Cirilo Monteiro de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias; Dias, Marcos Antônio de Araújo
    Esta pesquisa aborda o uso dos multiletramentos no processo de formação leitora no ensino fundamental, objetivando investigar os principais impactos dos multiletramentos no processo de interpretação de textos e desenvolvimento da leitura. Assim, foi realizado um estudo de caso em uma turma do 6° ano da Escola Municipal Padre Luiz Barbosa Leite (nível Fundamental II, Piaçabuçu – Alagoas), tendo a participação da professora de Língua Portuguesa e 20 alunos da turma em questão. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário online, e observação de aulas e material didático. Ao final da investigação ficou perceptível a relevância do trabalho com textos multimodais no ambiente escolar, visto que a multimodalidade ocupa um espaço relevante na vida dos educandos, sendo assim, ao inseri-la, possibilita o contato do aluno com uma diversidade de linguagens que fazem parte de suas vivências, despertando o interesse nas práticas de leitura. Os elementos multimodais também demonstraram ser úteis para a construção dos sentidos iniciais sobre a obra, contribuindo com a compreensão textual. Apesar disso, constatou-se que a docente não introduz habitualmente os textos multimodais na sala de aula, dedicando poucos momentos destinados ao trabalho com a leitura. Destaca-se que é necessário que o professor seja capacitado para que consiga trabalhar os multiletramentos de maneira significativa para os estudantes, levando em conta o perfil da turma.
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    Dificuldade na leitura e na escrita do primeiro ano do Ensino Médio da escola estadual Correia Titara
    (2024) Santos, Layse André Corrêa dos; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Pereira Neto, Zoroastro
    O estudo tem por objetivo investigar quais as dificuldades apresentadas pelos estudantes no processo de aprendizagem de leitura e de escrita no 1° ano do Ensino Médio. O referido trabalho foi lançado em sala de aula, numa turma do 1° ano da Escola Estadual Correia Titara, localizada no município de Piaçabuçu, estado de Alagoas. Nessa escola, as turmas de 1° ano vêm apresentando, quanto ao conhecimento e domínio da Língua Portuguesa, altos índices de defasagem de aprendizagem da língua escrita em relação ao esperado para a série. A leitura representa uma atividade importante para a vida de cada indivíduo. É através dela que podemos interagir e compreender o mundo a nossa volta e sua própria formação, realizar atividades que contribuem para o nosso crescimento e para agir ativa e criticamente na sociedade. Buscou-se fazer uma breve abordagem a respeito da importância da leitura em sala de aula e, em seguida, relatou-se sobre as dificuldades que fazem parte do processo de formação de leitores.
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    A importância dos contos infanto-juvenis no processo de formação de leitores fluentes
    (2024) Santos, Jozicleia da Silva; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Pereira Júnior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; Silva, Waldinei Santos
    O artigo em questão, “A Importância dos Contos Infantojuvenis no Processo de Formação de Leitores Fluentes”, apresenta uma reflexão sobre a relevância dos contos infantojuvenis como forma de pontuar a importância da leitura através da contação de histórias refletindo sobre as metodologias que se apresentam eficazes no processo de formação de leitores fluentes. Para tanto, ancoramos estes artigos nos seguintes objetivos: objetivo geral: investigar se a literatura infantojuvenil e a contação de histórias se apresentam como pontos cruciais na formação do leitor fluente. Já os objetivos específicos foram assim norteados: identificar as metodologias que os teóricos apresentam para trabalhar com os contos da literatura infantojuvenil; refletir sobre a formação e as competências dos leitores no Ensino Fundamental. A relevância desta pesquisa é atribuída ao papel crucial que as histórias literárias apresentam, para crianças e adolescentes, no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de leitura. Ainda há diversos problemas para serem resolvidos em relação aos contos Infantojuvenis, alguns deles são resistência à leitura tradicional, qualidade e acessibilidade de material, diversidade cultural e representatividade. Desta forma, questiona-se: por que razão será que essa prática, em sala do Ensino Fundamental II, não tem tanta força quando comparada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I? A metodologia desta pesquisa foi ancorada em uma pesquisa bibliográfica baseada em estudos de alguns teóricos, que abordam a temática, e na utilização de livros paradidáticos como: “A importância do ato de ler: artigos que se completam”, “Literatura Infantojuvenil”; “A pedagogia do afeto na sala de aula”; “As fronteiras incertas da literatura... juvenil?”; “A importância de ouvir contos de fadas”, entre outros. Tais obras serviram como subsídios e retratam as diferentes concepções e significados da importância do ato de ler que estão presentes no meio social.
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    A intrusa: a mulher na sociedade do século XIX
    (2024-12-19) Silva, Crislaine Vitória da; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva , Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Maia , Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119
    Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a obra A intrusa, escrita por Julia Lopes de Almeida em 1908 - uma escritora, cronista, teatróloga, abolicionista brasileira e uma das primeiras integrantes do grupo de escritores que planejaram a criação da Academia Brasileira de Letras (ABL).A análise do Livro A Intrusa, tem como objetivo identificar a relação da obra com a representação da mulher na literatura do século XIX, e por efeito sua importância histórica-literária para o protagonismo feminino. Para tanto, alguns dos passos galgados na análise, foi a utilização de pesquisas bibliográficas através de estudos para a compreensão do contexto histórico que estavam inseridas as mulheres do século XIX, permeando os aspectos matrimoniais, profissionais e educacionais. Cabe lembrar das escritoras, que nesse período histórico tinham acesso limitado ao ato de ler e escrever, e que por sua vez, eram silenciadas pelo cânone literário. Conjuntamente, uma breve biografia de Julia Lopes de Almeida é apresentada, na qual evidencia aspectos de sua vida profissional, cultural e pessoal, focando em sua importância para o protagonismo feminino na literatura.Por fim, em A intrusa destacamos a análise das personagens femininas, identificando as características presentes que sinalizam como eram vistas as mulheres da sociedade do século XIX.
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    Ponciá Vivêncio e O papel de parede amarelo: diálogos e limites entre as protagonistas femininas
    (2024-12-13) Sapucaia, Ariane Regina Ribeiro; Barbosa , Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573
    Este trabalho analisa, a partir dos estudos do protagonismo feminino e das relações de subalternidade, as trajetórias das personagens principais das obras O papel de parede amarelo (2020), de Charlotte Gilman e Ponciá Vicêncio (2017), de Conceição Evaristo. Começamos por considerar as temáticas relativas ao sofrimento do ser feminino nas costuras das narrativas. Ao propormos uma análise geral de cada história, e como os instrumentos utilizados pelas autoras, ao construir os universos ficcionais, apresentam pontos convergentes e divergentes ligados aos processos da opressão machista, das privações sofridas pelos seres femininos numa sociedade patriarcal e como essas questões se desenvolvem nas relações com outras personagens, o enredo, o espaço e o tempo. Para esse estudo, adotamos os pressupostos teóricos de Antonio Candido para tratar sobre a personagem ficcional, literatura e sociedade; Cíntia Schwantes sobre os elementos relativos às vozes da loucura presentes na elaboração histórica dentro da literatura de autoria feminina; Conceição Evaristo na abordagem sobre Escrevivência, bem como seu próprio percurso formativo; Elaine Hedges nos elementos referentes às discussões que são propostas na obra de Gilman. Utilizamos, também, outras fontes documentais como artigos em revistas, anais, teses, capítulos de livros para travar as discussões sócio-históricas que envolvem as narrativas de autoria feminina.
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    Libras e socioliguística: ouvindo o silêncio do outro
    (2024-06-17) Silva, Lenivaldo Venancio da; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Santos, José Carlos Lima dos; http://lattes.cnpq.br/5328411913838068
    Este trabalho aborda problemas relacionados a sociolinguística e Libras, fazendo uma conexão histórica e os desafios enfrentados na aceitação e inclusão da língua brasileira de sinais, principalmente no contexto educacional. Para tanto, algumas perspectivas relacionadas a língua/linguagem, desafios, inclusão e interação entre surdo e ouvintes, será abordado nesta pesquisa, além de questões sociais as quais são relevantes para esse debate. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisando artigos, livros, sites e outros textos, sendo os autores, Bakthin (2003), Foucault (1998), Freire (1996), Bagno (2002), Skliar (1999), dentre outros, os quais abordam questões relevantes para o desenvolvimento desse trabalho. A relevância desses estudos e aplicação tem o propósito de criar um ambiente de valorização da Libras como uma língua legitima e rica em expressão cultural, e a inclusão social e educacional da comunidade surda.
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    O discurso jornalístico no programa policial: estudo de caso em emissora alagoana
    (2016) Almeida, Josivânia Maria de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178
    Esse estudo identificou os programas policiais na rede de televisão alagoana e a questão da violência. Analisaram-se aspectos de valência positiva ou negativa sobre os direitos humanos de pessoas indicadas como acusadas nos programas policiais. Para isto, a metodologia incluiu análise dos discursos noticiosos dos apresentadores e dos repórteres no período de agosto de 2015 a abril de 2016. O objetivo geral foi identificar aspectos dos discursos emitidos ou silenciados nessas materialidades discursivas. Para isto foram verificados aspectos narrativos a partir da seleção semântica e o posicionamento dos sujeitos acusados de cometimento de supostos delitos ou crimes. A base teórica foi a Análise de Discurso francesa com base em Pêcheux e a metodologia incluiu além das pesquisas bibliográficas, investigações das matérias veiculadas em site oficial da empresa de televisão, compilação e análise dos dados. Identificou-se que os discursos são reveladores de violações dos direitos humanos.
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    As novas tecnologias no ensino de língua portuguesa
    (2024-12-02) Silva, Marcelo da; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260
    O presente artigo aborda o impacto das tecnologias digitais no ensino, atuando com foco em como essas ferramentas podem ser integradas de maneira eficaz ao processo educacional, visando melhorar o aprendizado e o engajamento dos alunos. A temática central é o uso das tecnologias digitais como meio para potencializar o ensino e a aprendizagem, especialmente na educação básica. Nesse sentido, o texto discute a falta de preparo dos docentes para utilizar eficazmente essas tecnologias em sala de aula, além da resistência cultural e institucional que impede sua plena integração no processo educacional. A questão norteadora do estudo é: “Como as tecnologias digitais podem ser integradas ao ensino para melhorar o aprendizado dos alunos na educação básica?”. O principal objetivo é analisar e demonstrar as possibilidades de integração das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem, identificando estratégias que possam ser adotadas pelos educadores para aprimorar a prática pedagógica. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica baseada em estudos publicados em artigos acadêmicos e pesquisas realizadas em sites especializados. Como resultado, o estudo aponta que a utilização planejada e consciente das tecnologias digitais pode aumentar o engajamento dos alunos e proporcionar uma aprendizagem mais significativa, desde que haja capacitação adequada dos professores e suporte institucional.
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    O trabalho com o gênero memória na construção de conhecimentos com os estudantes da EJA: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2024-12-20) Araújo, Luiz Maciel Ferreira de; Lima, Antonio Carlos Santos de; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119
    Este relato tem como propósito apresentar as experiências e as intervenções realizadas durante as investigações em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, no período das observações e regências no Programa Residência Pedagógica - CAPES, descrevendo as contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes jovens e adultos da EJA - Modular em uma escola da rede pública de ensino de educação básica do estado de Alagoas na cidade de Maceió. Para a realização das aulas que resultaram nesta pesquisa foram utilizados como propostas pedagógicas, textos do gênero memória, contendo narrativas que aproximaram-se do cotidiano dos estudantes participantes, atividades práticas realizadas durante as oficinas de leituras e escritas, como estratégias pedagógicas para a construção e colaboração dos conhecimentos dos/as participantes. A construção teórica deste trabalho, apoia-se nas contribuições de: Alagoas, Antunes, Arroyo, Bakhtin, Beth Marcuschi, Brasil, Cafiero, Dolz e Schneuwly, Freire, Gil, Marcuschi, Rojo, Souza, Soares e Todorov. Para mais, foi percebido que as intervenções realizadas por meio das oficinas de leituras e de produções orais e escritas com o gênero textual memória contribuíram de forma significante na aprendizagem dos/as estudantes, colaborando no desenvolvimento do processo de letramento dos envolvidos.
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    Escrevivência de mulheres negras na literatura brasileira: reistência e protagonismo feminino
    (2024-11-30) Barros, Layane dos Santos; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Silva, Poliana Pimentel; http://lattes.cnpq.br/0148660696988076; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125
    A literatura afro-brasileira feminina tem se consolidado como um espaço de resistência para mulheres negras na sociedade brasileira. O presente estudo analisa a literatura escrita por mulheres negras brasileiras a fim de compreender como a escrita feminina negra tem se consolidado como via de resistência, luta e de voz de um povo, de uma nação. Para os fins do estudo foi utilizada uma abordagem de caráter qualitativo, analisando discursivamente as narrativas impressas na literatura de Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Bianca Santana, além de outras referências bibliográficas escritas por mulheres negras. A partir das leituras e análises, compreendemos que a escrevivência de mulheres negras na literatura brasileira tem se consolidado como uma via de ressignificação, resistência e denúncia de violências sofridas e de anulação da história e cultura de um povo-nação.