TCC Letras-Português
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Item Desafios e aprendizados: uma jornada na residência pedagógica(2024-11-21) Maciel Júnior, Cláudio Pereira; Canuto, Húdson Kléber Palmeira; http://lattes.cnpq.br/4371625213976633; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho apresenta a minha análise da experiência na pesquisa sobre a formação no Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que vivenciei no Programa de Residência Pedagógica da CAPES ao longo de dezoito meses. O objetivo foi proporcionar uma imersão no contexto escolar, especificamente nas turmas de 8º e 9º anos da Escola Estadual Fernandes Lima, onde enfrentei desafios relacionados à docência. A metodologia incluiu atividades supervisionadas, organização de seminários e participação em grêmios, promovendo a integração entre teoria e prática. Os resultados evidenciam as dificuldades enfrentadas, o meu crescimento individual e a importância da troca de conhecimentos com colegas e professores supervisores, que aprimoraram minhas habilidades de ensino e interação com os alunos. A discussão aponta para o impacto positivo que tive na formação dos estudantes, incentivando-os a buscar uma base sólida de conhecimento. Em conclusão, a experiência no programa de residência pedagógica enriqueceu a minha formação acadêmica e permitiu contribuições significativas para a educação dos estudantes, ressaltando a importância de uma discência sólida para mim, enquanto futuro docente.Item A influência da família no processo de aprendizagem da leitura e da escrita(2022-12-09) Silva, Herbeth Douglas Gomes; Campelo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Cleusa Salvina Ramos Maurício Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Varela, Simone; ttp://lattes.cnpq.br/82498794138660593O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto principal a influência da família no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Qual é a importância da influência da família no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos filhos no ambiente escolar? A partir desse problema de pesquisa, delineamos como objetivo geral analisar a interação família-escola-estudante no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no nono ano do Ensino Fundamental. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: Identificar se as famílias desenvolvem estratégias para acompanhar a rotina de estudos relacionados à aprendizagem de leitura e escrita; e analisar se a escola desenvolve mecanismos para favorecer o envolvimento da família no ensino e aprendizagem da compreensão da leitura e da escrita. Para tanto, metodologicamente, adotaram-se procedimentos da pesquisa qualitativa com base em um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturada com membro familiar e docente de Língua Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Alagoas. Dentre os principais resultados, constatou-se que a preocupação para que os alunos saiam do nono com um bom conhecimento nos eixos da leitura e da escrita existe de ambos os lados. Assim família e escola tem desenvolvido estratégias que, apesar de incipientes, podem ser o ponto de partida para a ampliação das práticas sociais de leitura e escrita na perspectiva do letramento.Item Uma proposta de ensino de literatura a partir da obra do escritor alagoano Ari Denisson(2025-02-26) Silva, Viviane Nascimento da; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050A presente pesquisa baseia-se em uma investigação de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação que sugere para as aulas de literatura o estudo da vida e obra do autor Ari Denisson, poeta e contista maceioense, no intuito de valorizar os talentos alagoanos e incentivar o gosto pela leitura e produção literária. As ações desse projeto se deram em uma escola pública numa turma do primeiro ano do ensino médio no ano de 2024 e focaram na obra poética “baroque.doc” e na obra narrativa “Contos Periféricos”. Uma sequência didática de seis horas-aula teve como culminância a visita do autor na escola e uma rodada de perguntas dos alunos. A entrevista foi precedida por análises dos textos selecionados e apresentação da biografia do autor. Espera-se como resultado uma forma de resgate da cultura alagoana e maceioense e uma maior valorização da literatura dentro das aulas de língua portuguesa. Os autores que são referências para esta pesquisa vão desde Cosson, Boal, passando por Freire, Rojo, até Antunes, dentre outros.Item Práticas de multiletramentos no ensino fundamental: o uso do aplicativo fotos narradas para refletir sobre problemas sociais(2025-05-27) Santos, Wanderclebson Teixeira dos; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Ávila, Fábio Geraldo; http://lattes.cnpq.br/5555689965117482; Claudionor Ferreira Araújo; http://lattes.cnpq.br/6155010171957004O presente trabalho emerge de uma experiência vivenciada no contexto do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2018 e 2019, subprojeto Letras-Português, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió. A ação, que assume uma abordagem qualitativa, propõe-se a investigar os percursos narrativos acessados por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, da Rede Pública Municipal de Ensino de Santa Luzia do Norte/AL, para a produção de fotos narradas. Amparado nas contribuições de Rojo e Moura (2012) acerca dos multiletramentos, o texto, que se revela como estudo de caso, assume como objetivo precípuo a análise da experiência de ensino na escola-campo, tomando como referência aspectos voltados à oralidade e criticidade dos estudantes no que tange o uso das tecnologias em seu processo de ensino-aprendizagem. Os resultados alcançados evidenciam a necessidade de investir em ações que adotem as multimodalidades de produção de sentido em sala, de modo potencializar a formação dos estudantes.Item Os gêneros discursivos publicitários e os efeitos de apelação: um olhar para o movimento polifônico e seus efeitos de sentido(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-06-15) Santos , Graciele Oliveira dos; w; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315Adotando uma visão da Análise Dialógica do Discurso (ADD), este estudo tem como objetivo analisar as sugestões polifônicas presentes em diversos enunciados verbo-visuais em alguns gêneros discursivos da esfera publicitária, tais como panfleto, propaganda e anúncio publicitário. Os gêneros discursivos se caracterizam como enunciados concretos, munidos de diversos discursos ideológicos que fazem parte da sociedade, por meio de diversos meios de comunicação presentes nas mais diversificadas esferas comunicativas. Uma dessas esferas é a esfera publicitária, que para algumas pessoas se resume simplesmente a um meio pelo qual o anunciante busca vender/divulgar seu produto/serviço. É a partir de algumas concepções desenvolvidas pelo chamado Círculo de Bakhtin, que os ditos textos passam a ser tratados como discursos; um artefato que sofre significações e ressignificações levando em conta o contexto e as ideologias ali presentes. Seguimos o método de pesquisa qualitativo e documental, e além disso, utilizamos teóricos relacionados aos estudos desenvolvidos dentro da linguística, principalmente dentro da ADD e dos gêneros discursivos multimodais/multissemióticos, tais como Bakhtin (2002, 2011), Silva (2015), Kress e Van Leeuwen (2006) e Volóchinov (2018) . Tratamos de algumas concepções como signo ideológico, enunciado concreto, ideologia, polifonia e discurso. Ademais, também apresentamos um breve estudo em referência aos gêneros discursivos que serão analisados, trazendo discussões históricas e críticas, postas por Marcondes (2002) e de Sandmann (1993) sobre os primórdios da propaganda e do anúncio. A partir das análises realizadas, foi possível notar que os anunciantes buscam utilizar diversos recursos verbo-visuais para sugerir pontos de vista ideológicos que por sua vez apresentam um diálogo direto com os seus interlocutores, trazendo assim vozes polifônicas e diferentes efeitos de sentido.Item Rosa, Rosinha: meninas e poesia(2025-04-11) Silva, Maria Telma Celestino da; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Saraiva, Luciano Mendes; http://lattes.cnpq.br/7696156504382828; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677O presente artigo tem por objetivo fazer uma discussão acerca do trabalho desenvolvido em um ambiente socioeducativo de jovens menores de idade do sexo feminino. O projeto, intitulado “Sobre meninas, poesias e primaveras: oficinas de leitura e de escrita criativa em uma unidade feminina de socioeducação”, partiu e constituiu uma ação de extensão vinculada à curricularização da extensão do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. A proposta do trabalho era promover situações de leitura e de escrita, em diversos gêneros, para colaborar com o processo de socioeducação das jovens, além de possibilitar momentos de sensibilidade estética e o envolvimento da imaginação, com criações textuais próprias. Nesse processo, buscou-se refletir sobre o outro e sobre o si mesmo, reconhecendo-se como sujeito social e desenvolvendo o senso de empatia, a partir da própria história e das histórias dos outros. Seguindo a metodologia qualitativa da pesquisa-ação, traçamos considerações sobre o que é o sistema socioeducativo, fazendo um panorama da história sobre o código penal de menor idade e trazendo as seguinte leis: Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, medidas socioeducativas orientadas pela resolução 119 do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2006), que outorga a lei 12.594 de 18 de Janeiro de 2012, a qual institui o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Brasil, 2012). Em seguida, sintetizamos as ações do projeto que foi desenvolvido para e com as jovens. Para essa discussão, trazemos autores que falam sobre a socioeducação, como Souza (2014), além de outros autores que abordam literatura e educação, como Soares (2009), Cosson (2015). Depois, tecemos uma breve descrição das práticas com as meninas. Por fim, consideramos que o projeto desenvolvido foi importante tanto para as estudantes do curso de Licenciatura em Letras, as quais aprenderam juntas com as socioeducandas, quanto para as jovens participantes do projeto, num processo de trocas mútuas e diversas aprendizagens construídas.Item A literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-30) Lima, Claudia Silva de; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420; Santos, Herbert Nunes de Almeida; Dias, Marcos Antonio de Araújo; http://lattes.cnpq.br; Alves, Suzane BezerraA literatura infantojuvenil desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes, contribuindo para a formação integral desses indivíduos. Este artigo analisa como os textos literários voltados ao público jovem estimulam habilidades cognitivas, como a linguagem, a imaginação e o pensamento crítico, ao mesmo tempo conseguem promover, quando mediados, o desenvolvimento emocional e social das crianças. Por meio de narrativas envolventes, a literatura infantojuvenil auxilia na construção da empatia, no reconhecimento de valores éticos e na compreensão das complexidades das relações humanas. Além disso, ela se revela uma ferramenta pedagógica, capaz de dialogar com as experiências e desafios próprios da infância e da adolescência, promovendo a reflexão sobre questões identitárias e culturais. Baseados em teóricos como Cosson (2012), Orlandi (2005), assim como a Base Nacional Comum Curricular (2018), o estudo enfatiza a importância de políticas educacionais e práticas pedagógicas que valorizem este gênero literário como elemento central na formação de leitores críticos e cidadãos conscientes.Item A violêcia policial em trajetórias textuais midiáticas: reflexividade racial acerca do caso de Cláudia Ferreira(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-04-01) Santos , Jaíne Patrícia Lopes dos; Silva, Danillo da Conceição Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5879-5999; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; https://orcid.org/0000-0001-6990-6669 69; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Borges, LorenaEste estudo, baseado na abordagem qualitativa e interpretativista da Linguística Aplicada, tem como objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos pelas trajetórias textuais mobilizadas a respeito do caso Cláudia Ferreira, ocorrido em 2014, destacando como essa mobilidade de textos colabora para a produção da reflexividade racial. Para isso, a pesquisa se apoia nas perspectivas teóricas sobre a performatividade da linguagem e as trajetórias textuais (Austin, 1990; Bauman & Briggs, 1990; Blommaert, 2005), ao mesmo tempo em que explora as relações raciais no Brasil e suas raízes coloniais, como foco nas conexões com a violência policial e noções como racismo estrutural (Almeida, 2018), racismo institucional (IPEA, 2007), necropolítica (Mbembe, 2016) e biopolítica (Foucault, 2008), as quais auxiliam na compreensão das práticas sociais que perpetuam desigualdades raciais e suas formas de violência. O trabalho analítico possibilitou uma interpretação crítica das trajetórias textuais mobilizadas e de suas sinalizações indexicais, destacando seus efeitos em três manifestações de reflexividade racial distintas: 1) a reflexividade sobre a violência policial como uma questão estrutural e questão sistêmica; 2) a reflexividade sobre a conotação racista da instituição policial e sua origem histórica; e 3) a reflexividade pautada em experiências pessoais de racismo/violência policial. Em linhas gerais, o estudo destaca o papel das plataformas digitais e das interações online na circulação de discursos raciais, bem como formação das subjetividades políticas que apropriam-se de modos de resistência e de contestação face à dimensão estrutural e institucional da violência racial brasileira, especialmente em sua faceta policial.Item A docência em tempos de pós-pandemia: um estudo do ensino de língua portuguesa e seus Re-desenhos(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-03-27) Oliveira, Kaylla Hingridy Pinheiro de; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O trabalho consiste em um estudo acerca das práticas de professores de Língua Portuguesa (LP), das redes municipal e estadual da cidade de Arapiraca e da cidade de Lagoa da Canoa. Objetivou compreender como o ensino de LP tem se desenhado nas práticas dos professores no contexto pós-pandêmico. Do ponto de vista metodológico, baseia-se nos pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa, de natureza básica, pertencente ao método indutivo, configurando-se como pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Fundamenta-se teoricamente em autores como Teyssier (1982), Oliveira (2010), Silva (2022), Franco (2003), Bardin (1977), entre outros. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas, já a análise aporta-se na técnica da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados evidenciam que as práticas dos professores de LP têm sido [re]desenhadas, depois da pandemia, no tempo presente, o que pode se ver por conta de que a maioria dos professores têm buscado o aprimoramento de sua prática e tem se reinventado fazendo uso de materiais e ferramentas oriundos do período pandêmico.Item “Precisamos educar nossas meninas sobre essa ideia": processos indexicais e repertórios feministas interações online o tráfico internacional de mulheres(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-03-27) Silva, Jucielle Pereira da; Silva, Danillo da Conceição Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5879-5999; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Silva , Danillo da Conceição Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5879-5999; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Santos, Letícia Rocha; Santos, Erinaldo Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315Situado no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), o objetivo geral deste trabalho é interpretar criticamente os processos discursivos mobilizados em comentários de mulheres sobre o tráfico internacional de mulheres, a partir do canal “Sobrevivendo na Turquia”, na rede social YouTube. Desse objetivo geral provem dois específicos: i) identificar e classificar os processos indexicais em jogo nos comentários analisados; e ii) mapear os repertórios discursivos mobilizados nos comentários e o modo como eles apontam para valores, crenças e normas sociais mais amplas, a exemplo das de gênero. Em termos teóricos, o trabalho se ampara em concepções performativas e indexicais de linguagem (Austin, 1990; Silverstein, 2003; Blommaert, 2010) e de gênero (Butler, 2018), em estudos interseccionais sobre trabalho sexual e tráfico internacional de pessoas (Piscitelli, 2016; Biroli, 2018; Souza; Soares, 2018), bem como em estudos sobre o movimento feminista e sua vertente digital (Ferreira, 2015; Alvarez, 2014). Do ponto de vista metodológico, a geração de dados foi realizada a partir de uma etnografia digital, de caráter não-participante, empreendida entre setembro de 2024 e março de 2025, no canal em questão. A interpretação crítica dos dados etnográficos gerados na pesquisa permitiu identificar a emergência de diferentes repertórios feministas nas interações sobre tráfico internacional de mulheres, são eles: i) contestação do modelo patriarcal e reprodutivo imposto às mulheres; ii) produção interseccional da vulnerabilidade baseada em gênero; e iii) sororidade e ação coletiva de mulheres em situações de violência e exploração. Em linhas gerais, a pesquisa realizada aponta para a articulação entre práticas situadas de interação e processos sociais mais amplos, sublinhando a construção processual de uma perspectiva crítica sobre a violência de gênero pautada por diferentes repertórios feministas. Ademais, os ambientes digitais de interação investigados são destacados como espaços de sociabilidade feminista, apropriados com vistas à ampliação dos repertórios críticos das participantes sobre a violência de gênero, suas origens e potenciais modos de enfrentamento.Item O livro didático EJA modular: vem que dá tempo: (re)pensando as concepções de letramento, sujeito e ensino(2025-05-07) Passos, Jaqueline da Silva ; Wellington Barbosa; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603Considerando a importância de compreender como o letramento é tratado nos materiais didáticos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetiva-se neste trabalho analisar a concepção de letramento presente no livro didático de língua portuguesa EJA Modular: Vem que dá tempo, utilizado no ensino médio da rede pública de Alagoas. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, com foco na análise dos conteúdos presentes nos roteiros temáticos do material, buscando identificar os conceitos de linguagem, ensino e sujeito adotados. Desse modo, observa-se que o livro adota práticas pedagógicas que dialogam com a realidade dos estudantes, utilizando gêneros discursivos diversos e multimodalidade, o que contribui para um ensino mais contextualizado. No entanto, também se identificam fragilidades, como a ausência de aprofundamento em propostas práticas em alguns roteiros, o que pode limitar a efetivação do letramento ideológico. O que permite concluir que, embora o material represente avanços no ensino da língua materna para jovens e adultos, é necessário ampliar as estratégias que considerem a diversidade cultural, as desigualdades sociais e os saberes prévios dos estudantes, promovendo, assim, um letramento mais crítico, significativo e emancipador.Item Variação linguística em livro didático: uma análise crítica(2023-12-27) Silva, Janielson Florentino da; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; Reis, Divanir Maria Lima; Souza, Adriana Numes de SouzaA presente pesquisa busca analisar criticamente a abordagem da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa, com o objetivo de identificar como as variações são representadas e se há presença de estereótipos ou preconceitos linguísticos. Utilizando uma abordagem qualitativa e indutiva, foram categorizadas as ocorrências de variação linguística nos materiais analisados, buscando compreender a forma como são tratadas e como são passadas aos alunos durante as aulas de língua portuguesa. Os resultados destacam a importância de uma análise aprofundada dos documentos para o trabalho do professor em sala de aula, ressaltando a necessidade de materiais didáticos que sejam elaborados com cuidado trazendo conteúdos que mostre aos alunos a importância da variação no cotidiano propondo uma reflexão sobre os mais diversos falares das regiões, assim os materiais didáticos possam ser mais adequados para o ensino da variação linguística. Conclui-se que a análise documental estabeleceu a compreensão e reflexão sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos, visando uma educação mais inclusiva e promissora.Item “O diabo na rua no meio do redemunho”: o queer/cu-ir em “Grande sertão: veredas(2024-11-26) Lima , João Pedro Fradique de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Patriota, Elizabete Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3259465965856041; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957Este artigo emerge da inquietação por parte dos autores em relação às temáticas sobre gênero e sexualidade na obra "Grande Sertão: Veredas", renomado romance modernista brasileiro de João Guimarães Rosa, e como a crítica literária brasileira, silenciou as discussões a respeito das temáticas e por vezes tentou domar sua potencialidade e inseri-la dentro dos limites cisheteronormativos, uma vez que tais temáticas se configuram como “saberes polêmicos”, uma “empiria negra” (Sloterdjik, 2012), um conjunto de saberes que vão de encontro aos valores e às crenças de uma dada sociedade. Por meio de uma análise linguístico-interpretativista (Cavalcanti, 2016) da obra, à luz da Linguística Aplicada Queer/Cu-ir, intencionamos investigar como as performances e as performatividades de gênero e sexualidade emergem nas personagens de Riobaldo e de Diadorim, bem como em sua relação de amor-amizade. A fim de saber o que se tinha produzido a respeito de tais temáticas, foi realizado um Mapeamento Sistemático de Dados (MSD), no Google Acadêmico, bem como no Scielo para compor parte do referencial teórico da investigação em tela.Item A violência policial em trajetórias textuais midiáticas: reflexividade racial acerca do caso de Cláudia Ferreira(2025-04-01) Santos, Jaíne Patrícia Lopes dos; Silva, Danillo da Conceição Pereira; orcid.org/0000-0002-5879-5999; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Silva, Danillo da Conceição Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5879-5999; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; https://orcid.org/0000-0001-6990-6669; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Borges, Lorena Araújo de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4402-1359; http://lattes.cnpq.br/6807925284266201Este estudo, baseado na abordagem qualitativa e interpretativista da Linguística Aplicada, tem como objetivo analisar os efeitos de sentido produzidos pelas trajetórias textuais mobilizadas a respeito do caso Cláudia Ferreira, ocorrido em 2014, destacando como essa mobilidade de textos colabora para a produção da reflexividade racial. Para isso, a pesquisa se apoia nas perspectivas teóricas sobre a performatividade da linguagem e as trajetórias textuais (Austin, 1990; Bauman & Briggs, 1990; Blommaert, 2005), ao mesmo tempo em que explora as relações raciais no Brasil e suas raízes coloniais, como foco nas conexões com a violência policial e noções como racismo estrutural (Almeida, 2018), racismo institucional (IPEA, 2007), necropolítica (Mbembe, 2016) e biopolítica (Foucault, 2008), as quais auxiliam na compreensão das práticas sociais que perpetuam desigualdades raciais e suas formas de violência. O trabalho analítico possibilitou uma interpretação crítica das trajetórias textuais mobilizadas e de suas sinalizações indexicais, destacando seus efeitos em três manifestações de reflexividade racial distintas: 1) a reflexividade sobre a violência policial como uma questão estrutural e questão sistêmica; 2) a reflexividade sobre a conotação racista da instituição policial e sua origem histórica; e 3) a reflexividade pautada em experiências pessoais de racismo/violência policial. Em linhas gerais, o estudo destaca o papel das plataformas digitais e das interações online na circulação de discursos raciais, bem como formação das subjetividades políticas que apropriam-se de modos de resistência e de contestação face à dimensão estrutural e institucional da violência racial brasileira, especialmente em sua faceta policialItem A compreensão de textos com a presença de ironia e humor(2023-06-28) Santos, Carlos Miguel Ferreira; Lima, Alisson Hudson Veras; https://orcid.org/0000-0001-6597-6547; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; https://orcid.org/0000-0001-6597-6547; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Silva, Danillo da Conceição Pereira; https://orcid.org/0000-0002-5879-5999; ttp://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaA presente pesquisa, pode ser compreendida como o alicerce de uma inquietação que surgiu a partir, primeiramente de uma paixão em conflito com a curiosidade que norteou a busca pela compreensão dos fatores que acarretam o humor e seus aspectos, e pela experiência em estar frente a uma classe de usuários da língua que, apesar de fazer uso de determinados mecanismos linguísticos que corroboram para o surgimento de alusões ao tom humorístico, não conseguem compreender o que está presente nas entrelinhas de suas próprias falas, ou na de terceiros dependendo do contexto, no qual são expostos. Indo por um viés técnico, o trabalho consiste no amadurecimento de conhecimentos que serão necessários futuramente em uma ideia macro, provavelmente resultando em uma nova oportunidade de pesquisa. A princípio, tornou-se imprescindível conhecer o funcionamento de alguns usos de linguagem que dizem respeito às características empregadas na abordagem humorística, como exemplo disto, a ironia e/ou sarcasmo. Porém, a problemática que apoia esse bojo de conhecimentos que estão instituídos no uso, seja ele na fala ou em nível textual, é a relação que os usuários da língua buscam, mas não conseguem alcançar com clareza, entre o humor e a figura de linguagem que o cerca, a ironia. Por não existir um acordo que delimita uma fronteira entre ambas, se instaura a incógnita. Ao buscar reconhecer através da interpretação o quão os alunos enquanto usuários da língua, conseguem apontar determinados usos pautados em contextos que envolvem humor e ironia, estão suscetíveis a explicar fenômenos que estão presentes no texto e que funcionam como gatilhos para gerar determinada reação ao leitor, podemos compreender onde está a possível dificuldade na compreensão deles. Se se trata de baixa desenvoltura ao interpretar, se é uma abordagem com peso técnico que não condiz com o que é exigido deles, ou mesmo, não saber identificar a função empregada nas figuras de linguagem trabalhadas.Item Planejamento pedagógico na educação de jovens e adultos: reflexões a partir da revisão de literatura(2025-06-07) Silva, Laudineide Conceição; Silva, Manoel Santos da; http://lattes.cnpq.br/4935593146997631; Lima; Silva, Manoel Santos da; http://lattes.cnpq.br/4935593146997631; Lima , Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Silva, Cléia de Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/8898398584881409Este trabalho tem como objetivo analisar como acontece o planejamento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de uma revisão de literatura. Explora-se as principais teorias e práticas educacionais voltadas para essa modalidade de ensino. A pesquisa destaca a importância de um planejamento que considere as especificidades e as diversidades dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. A análise revela que a EJA enfrenta desafios únicos, como a heterogeneidade do público, as experiências prévias dos educandos e suas condições sociais e econômicas. Assim, o planejamento pedagógico deve ser flexível e adaptado às necessidades dos alunos, integrando metodologias que estimulem a participação ativa e o protagonismo dos estudantes. Além disso, o trabalho enfatiza a necessidade de formação contínua para os educadores que atuam na EJA, permitindo que estes desenvolvam competências para criar ambientes de aprendizagem inclusivos e eficazes. As reflexões apresentadas neste estudo visam contribuir para uma prática pedagógica mais consciente e comprometida com a transformação social. Por fim, a pesquisa aponta diretrizes para o desenvolvimento de um planejamento pedagógico que valorize a trajetória dos alunos na EJA, promovendo sua autonomia e empoderamento.Item Leitura e escrita na educação de jovens e adultos(2023-09-12) Silva, Jeovânio da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A educação é um princípio básico e obrigatório, como prevê a Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96. Portanto, se faz necessário garantir uma educação de qualidade para todas as pessoas de modo que os alunos possam atingir seus objetivos profissionais, éticos e morais como cidadãos. A educação quebra barreiras e faz com que o conhecimento chegue aos mais diferentes lugares e atinja os mais variados perfis sociais, além disso, a educação é a única forma de combater a desigualdade. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil surgiu através do Decreto no 6093 de 24 de abril de 2007, cujo objetivo era tornar a alfabetização algo universal para todos que não iniciaram o processo de alfabetização ou àqueles que não chegaram a concluir seus estudos em tempo hábil e idade adequada. Falta de perspectiva na vida profissional e a necessidade de trabalhar são apenas algumas das dificuldades encontradas pelos estudantes que chegam ou que não conseguiram chegar a conclusão dos seus estudos, somando ainda, que essas perspectivas e necessidades levam a evasão escolar e a volta ao processo de alfabetização acarreta em várias consequências psicológicas, principalmente para aqueles que estão já em idade avançada tendo que recomeçar as práticas do letramento.Item Os lugares retóricos ocupados no gênero textual-discursivo redação do ENEM(2025-03-18) Henrique, Sandra Márcia Ferreira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva , Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho tem como objetivo analisar os lugares retóricos (topoi) a partir de uma abordagem retórico-argumentativa, com foco na análise de gêneros textuais. Especificamente, examina a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Diante disso, torna-se fundamental acessar os lugares comuns (topoi), essenciais para estruturar a argumentação com base em suas categorias. Este estudo situa-se na área de Linguística Textual, uma vez que esta esfera de conhecimento contempla o tema exposto, promove o processo de ensino-aprendizagem no âmbito de Língua Portuguesa, dessa forma, destina-se a explorar as nuances do texto sob o enfoque de lingua(gem), e de como as realidades são construídas a partir do discurso. A investigação teve como objetivo analisar a ocorrência de lugares retóricos em redações do Enem 2023, considerando três níveis: elementar, mediano e de excelência. Para isso, foram utilizados os espelhos de redações de participantes de uma escola pública estadual de Maceió, além de uma redação de excelência, obtida na Web. Destaca-se que, em Alagoas, no período avaliado, não houve redações classificadas como nota mil, motivo pelo qual a de excelência foi buscada na rede. Destarte, a pesquisa possui natureza qualitativa e caracteriza-se como documental. Assim, sua sistematização segue uma abordagem linguístico-interpretativa.O fenômeno em pauta possibilitou analisar como os elementos retóricos fortaleceram os argumentos que apoiaram a tese. Os resultados indicam que os lugares retóricos ocupados na redação do Enem possuem relevância, uma vez que fortaleceram os argumentos e contribuíram na persuasão, por conseguinte, numa avaliação positiva de competências exigidas neste gênero. Por fim, o uso de topoi, mostrou-se eficiente na argumentação, discursividade, sobretudo no construto textual.Item A emancipação feminina sob a perspectiva da personagem Ruth, no romance A falência(2022-08-10) Bernardes, Geraldine de Menezes Ribeiro; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Mauricio; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Santos , Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259Júlia Lopes de Almeida foi uma escritora brasileira do século XIX que produziu romances, contos, crônicas e peças de teatro, mas ainda não é mencionada pela história da literatura brasileira, como algumas de suas contemporâneas. Este estudo tem por finalidade analisar, a partir da crítica feminista, a personagem Ruth, filha do casal de protagonistas do romance A falência, a principal obra da escritora carioca e que foi publicada pela primeira vez em 1901. No primeiro capítulo trago a introdução do trabalho. No segundo, abordo aspectos da vida das mulheres escritoras no século XIX, em particular, o esquecimento e resgate da vida e obra de Júlia Lopes de Almeida. Já no terceiro capítulo proponho um estudo da obra a partir das questões da memória e a análise da personagem Ruth a partir da perspectiva da crítica feminista. Como resultado tem-se que a personagem passou por grande transformação após a morte de seu pai, deixando de ser a garota fantasiosa e distraída para tornar-se uma das provedoras do novo núcleo familiar. É também através de Ruth que Júlia Lopes de Almeida dá voz às suas ideias quanto à relevância da educação formal para as mulheres de seu tempo. Como aporte teórico utilizei os estudos de Muzart (2014), Duarte (2019), Faedrich (2018), Moises (2012), Candido (2013), Zilberman (2020), Le Goff (2019), entre outros.Item A Literatura de Cordel como Instrumento Linguístico no Contexto Escolar(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-06-21) Silva, Amanda Maria da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Araújo Neto, Zoroastro Pereira de; https://orcid.org/0000-0002-5647-928X; http://lattes.cnpq.br/6333230791654121Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o uso da literatura de cordel como instrumento linguístico e pedagógico no ensino da Língua Portuguesa no contexto escolar. Com base em pesquisa bibliográfica e em reflexões didáticas, busca-se demonstrar como o cordel, por meio de sua linguagem acessível, rítmica e culturalmente marcada, pode contribuir para o desenvolvimento da leitura, da escrita, da oralidade e do senso crítico dos estudantes. A literatura de cordel, enquanto manifestação da cultura popular nordestina, revela-se uma ferramenta eficaz para aproximar o conteúdo escolar da realidade social dos estudantes, promovendo a valorização dos saberes locais. O trabalho enfatiza ainda a importância da diversidade textual no ambiente educacional e propõe estratégias metodológicas que favoreçam o letramento literário, especialmente a partir da obra de Leandro Gomes de Barros. Conclui-se que o cordel é um recurso didático potente, capaz de integrar cultura e ensino, ampliando as possibilidades de aprendizagem significativa nas escolas públicas.