TCC Letras-Português

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    Questões de variações linguística na relação professor-aluno
    (2022) Costa, Edina Martins; Farias Neto, Josenildo; Farias Neto, Josenildo; Araújo, Laura Emília; Santos, Sanadia Gama dos
    A presente pesquisa trata da relação professor e aluno no ensino das variações linguísticas e do preconceito linguístico na turma do 9º ano de uma escola no município de Penedo-Alagoas. Objetivou-se com esse trabalho levantar uma reflexão sobre os desafios enfrentados na relação professor- aluno no uso das variações linguísticas em sala de aula e análise do preconceito em sala de aula, para uma melhor relação professor e aluno. Almeja-se com esse trabalho incentivar o professor a refletir sobre o uso de uma linguagem variável a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem das variações linguísticas. Por se tratar de um estudo de caso, foram feitos questionários, entrevista e observações de campo, onde foram coletados dados para melhor processo da análise e discussão. O trabalho mostra ainda a necessidade do uso de uma linguagem que possa aproximar professor e aluno no processo de ensino das variações linguísticas para se combater o preconceito linguístico em sala de aula e está embasado por teóricos como Marcos Bagno (1999, 2003, 2008), Sírio Possenti (1996), Travaglia (2005), Irandé Antunes (2003, 2007). Assim constatou-se que na relação professor e aluno a linguagem usada em sala de aula é importante para que haja uma comunicação significativa em relação ao processo de aprendizagem das variações linguísticas, uma vez que se deve construir uma relação de igualdade e afetividade em sala de aula.
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    Os impactos dos multiletramentos no processo de interpretação de textos e desenvolvimento da leitura na sala de aula do Ensino Fundamental
    (2023) Albuquerque , Cirilo Monteiro de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias; Dias, Marcos Antônio de Araújo
    Esta pesquisa aborda o uso dos multiletramentos no processo de formação leitora no ensino fundamental, objetivando investigar os principais impactos dos multiletramentos no processo de interpretação de textos e desenvolvimento da leitura. Assim, foi realizado um estudo de caso em uma turma do 6° ano da Escola Municipal Padre Luiz Barbosa Leite (nível Fundamental II, Piaçabuçu – Alagoas), tendo a participação da professora de Língua Portuguesa e 20 alunos da turma em questão. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário online, e observação de aulas e material didático. Ao final da investigação ficou perceptível a relevância do trabalho com textos multimodais no ambiente escolar, visto que a multimodalidade ocupa um espaço relevante na vida dos educandos, sendo assim, ao inseri-la, possibilita o contato do aluno com uma diversidade de linguagens que fazem parte de suas vivências, despertando o interesse nas práticas de leitura. Os elementos multimodais também demonstraram ser úteis para a construção dos sentidos iniciais sobre a obra, contribuindo com a compreensão textual. Apesar disso, constatou-se que a docente não introduz habitualmente os textos multimodais na sala de aula, dedicando poucos momentos destinados ao trabalho com a leitura. Destaca-se que é necessário que o professor seja capacitado para que consiga trabalhar os multiletramentos de maneira significativa para os estudantes, levando em conta o perfil da turma.
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    Dificuldade na leitura e na escrita do primeiro ano do Ensino Médio da escola estadual Correia Titara
    (2024) Santos, Layse André Corrêa dos; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Pereira Neto, Zoroastro
    O estudo tem por objetivo investigar quais as dificuldades apresentadas pelos estudantes no processo de aprendizagem de leitura e de escrita no 1° ano do Ensino Médio. O referido trabalho foi lançado em sala de aula, numa turma do 1° ano da Escola Estadual Correia Titara, localizada no município de Piaçabuçu, estado de Alagoas. Nessa escola, as turmas de 1° ano vêm apresentando, quanto ao conhecimento e domínio da Língua Portuguesa, altos índices de defasagem de aprendizagem da língua escrita em relação ao esperado para a série. A leitura representa uma atividade importante para a vida de cada indivíduo. É através dela que podemos interagir e compreender o mundo a nossa volta e sua própria formação, realizar atividades que contribuem para o nosso crescimento e para agir ativa e criticamente na sociedade. Buscou-se fazer uma breve abordagem a respeito da importância da leitura em sala de aula e, em seguida, relatou-se sobre as dificuldades que fazem parte do processo de formação de leitores.
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    A importância dos contos infanto-juvenis no processo de formação de leitores fluentes
    (2024) Santos, Jozicleia da Silva; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Pereira Júnior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; Silva, Waldinei Santos
    O artigo em questão, “A Importância dos Contos Infantojuvenis no Processo de Formação de Leitores Fluentes”, apresenta uma reflexão sobre a relevância dos contos infantojuvenis como forma de pontuar a importância da leitura através da contação de histórias refletindo sobre as metodologias que se apresentam eficazes no processo de formação de leitores fluentes. Para tanto, ancoramos estes artigos nos seguintes objetivos: objetivo geral: investigar se a literatura infantojuvenil e a contação de histórias se apresentam como pontos cruciais na formação do leitor fluente. Já os objetivos específicos foram assim norteados: identificar as metodologias que os teóricos apresentam para trabalhar com os contos da literatura infantojuvenil; refletir sobre a formação e as competências dos leitores no Ensino Fundamental. A relevância desta pesquisa é atribuída ao papel crucial que as histórias literárias apresentam, para crianças e adolescentes, no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de leitura. Ainda há diversos problemas para serem resolvidos em relação aos contos Infantojuvenis, alguns deles são resistência à leitura tradicional, qualidade e acessibilidade de material, diversidade cultural e representatividade. Desta forma, questiona-se: por que razão será que essa prática, em sala do Ensino Fundamental II, não tem tanta força quando comparada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I? A metodologia desta pesquisa foi ancorada em uma pesquisa bibliográfica baseada em estudos de alguns teóricos, que abordam a temática, e na utilização de livros paradidáticos como: “A importância do ato de ler: artigos que se completam”, “Literatura Infantojuvenil”; “A pedagogia do afeto na sala de aula”; “As fronteiras incertas da literatura... juvenil?”; “A importância de ouvir contos de fadas”, entre outros. Tais obras serviram como subsídios e retratam as diferentes concepções e significados da importância do ato de ler que estão presentes no meio social.
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    A intrusa: a mulher na sociedade do século XIX
    (2024-12-19) Silva, Crislaine Vitória da; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva , Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Maia , Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119
    Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a obra A intrusa, escrita por Julia Lopes de Almeida em 1908 - uma escritora, cronista, teatróloga, abolicionista brasileira e uma das primeiras integrantes do grupo de escritores que planejaram a criação da Academia Brasileira de Letras (ABL).A análise do Livro A Intrusa, tem como objetivo identificar a relação da obra com a representação da mulher na literatura do século XIX, e por efeito sua importância histórica-literária para o protagonismo feminino. Para tanto, alguns dos passos galgados na análise, foi a utilização de pesquisas bibliográficas através de estudos para a compreensão do contexto histórico que estavam inseridas as mulheres do século XIX, permeando os aspectos matrimoniais, profissionais e educacionais. Cabe lembrar das escritoras, que nesse período histórico tinham acesso limitado ao ato de ler e escrever, e que por sua vez, eram silenciadas pelo cânone literário. Conjuntamente, uma breve biografia de Julia Lopes de Almeida é apresentada, na qual evidencia aspectos de sua vida profissional, cultural e pessoal, focando em sua importância para o protagonismo feminino na literatura.Por fim, em A intrusa destacamos a análise das personagens femininas, identificando as características presentes que sinalizam como eram vistas as mulheres da sociedade do século XIX.
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    Ponciá Vivêncio e O papel de parede amarelo: diálogos e limites entre as protagonistas femininas
    (2024-12-13) Sapucaia, Ariane Regina Ribeiro; Barbosa , Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573
    Este trabalho analisa, a partir dos estudos do protagonismo feminino e das relações de subalternidade, as trajetórias das personagens principais das obras O papel de parede amarelo (2020), de Charlotte Gilman e Ponciá Vicêncio (2017), de Conceição Evaristo. Começamos por considerar as temáticas relativas ao sofrimento do ser feminino nas costuras das narrativas. Ao propormos uma análise geral de cada história, e como os instrumentos utilizados pelas autoras, ao construir os universos ficcionais, apresentam pontos convergentes e divergentes ligados aos processos da opressão machista, das privações sofridas pelos seres femininos numa sociedade patriarcal e como essas questões se desenvolvem nas relações com outras personagens, o enredo, o espaço e o tempo. Para esse estudo, adotamos os pressupostos teóricos de Antonio Candido para tratar sobre a personagem ficcional, literatura e sociedade; Cíntia Schwantes sobre os elementos relativos às vozes da loucura presentes na elaboração histórica dentro da literatura de autoria feminina; Conceição Evaristo na abordagem sobre Escrevivência, bem como seu próprio percurso formativo; Elaine Hedges nos elementos referentes às discussões que são propostas na obra de Gilman. Utilizamos, também, outras fontes documentais como artigos em revistas, anais, teses, capítulos de livros para travar as discussões sócio-históricas que envolvem as narrativas de autoria feminina.
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    Libras e socioliguística: ouvindo o silêncio do outro
    (2024-06-17) Silva, Lenivaldo Venancio da; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Santos, José Carlos Lima dos; http://lattes.cnpq.br/5328411913838068
    Este trabalho aborda problemas relacionados a sociolinguística e Libras, fazendo uma conexão histórica e os desafios enfrentados na aceitação e inclusão da língua brasileira de sinais, principalmente no contexto educacional. Para tanto, algumas perspectivas relacionadas a língua/linguagem, desafios, inclusão e interação entre surdo e ouvintes, será abordado nesta pesquisa, além de questões sociais as quais são relevantes para esse debate. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisando artigos, livros, sites e outros textos, sendo os autores, Bakthin (2003), Foucault (1998), Freire (1996), Bagno (2002), Skliar (1999), dentre outros, os quais abordam questões relevantes para o desenvolvimento desse trabalho. A relevância desses estudos e aplicação tem o propósito de criar um ambiente de valorização da Libras como uma língua legitima e rica em expressão cultural, e a inclusão social e educacional da comunidade surda.
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    O discurso jornalístico no programa policial: estudo de caso em emissora alagoana
    (2016) Almeida, Josivânia Maria de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178
    Esse estudo identificou os programas policiais na rede de televisão alagoana e a questão da violência. Analisaram-se aspectos de valência positiva ou negativa sobre os direitos humanos de pessoas indicadas como acusadas nos programas policiais. Para isto, a metodologia incluiu análise dos discursos noticiosos dos apresentadores e dos repórteres no período de agosto de 2015 a abril de 2016. O objetivo geral foi identificar aspectos dos discursos emitidos ou silenciados nessas materialidades discursivas. Para isto foram verificados aspectos narrativos a partir da seleção semântica e o posicionamento dos sujeitos acusados de cometimento de supostos delitos ou crimes. A base teórica foi a Análise de Discurso francesa com base em Pêcheux e a metodologia incluiu além das pesquisas bibliográficas, investigações das matérias veiculadas em site oficial da empresa de televisão, compilação e análise dos dados. Identificou-se que os discursos são reveladores de violações dos direitos humanos.
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    As novas tecnologias no ensino de língua portuguesa
    (2024-12-02) Silva, Marcelo da; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260
    O presente artigo aborda o impacto das tecnologias digitais no ensino, atuando com foco em como essas ferramentas podem ser integradas de maneira eficaz ao processo educacional, visando melhorar o aprendizado e o engajamento dos alunos. A temática central é o uso das tecnologias digitais como meio para potencializar o ensino e a aprendizagem, especialmente na educação básica. Nesse sentido, o texto discute a falta de preparo dos docentes para utilizar eficazmente essas tecnologias em sala de aula, além da resistência cultural e institucional que impede sua plena integração no processo educacional. A questão norteadora do estudo é: “Como as tecnologias digitais podem ser integradas ao ensino para melhorar o aprendizado dos alunos na educação básica?”. O principal objetivo é analisar e demonstrar as possibilidades de integração das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem, identificando estratégias que possam ser adotadas pelos educadores para aprimorar a prática pedagógica. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica baseada em estudos publicados em artigos acadêmicos e pesquisas realizadas em sites especializados. Como resultado, o estudo aponta que a utilização planejada e consciente das tecnologias digitais pode aumentar o engajamento dos alunos e proporcionar uma aprendizagem mais significativa, desde que haja capacitação adequada dos professores e suporte institucional.
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    O trabalho com o gênero memória na construção de conhecimentos com os estudantes da EJA: um relato de experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2024-12-20) Araújo, Luiz Maciel Ferreira de; Lima, Antonio Carlos Santos de; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119
    Este relato tem como propósito apresentar as experiências e as intervenções realizadas durante as investigações em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, no período das observações e regências no Programa Residência Pedagógica - CAPES, descrevendo as contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes jovens e adultos da EJA - Modular em uma escola da rede pública de ensino de educação básica do estado de Alagoas na cidade de Maceió. Para a realização das aulas que resultaram nesta pesquisa foram utilizados como propostas pedagógicas, textos do gênero memória, contendo narrativas que aproximaram-se do cotidiano dos estudantes participantes, atividades práticas realizadas durante as oficinas de leituras e escritas, como estratégias pedagógicas para a construção e colaboração dos conhecimentos dos/as participantes. A construção teórica deste trabalho, apoia-se nas contribuições de: Alagoas, Antunes, Arroyo, Bakhtin, Beth Marcuschi, Brasil, Cafiero, Dolz e Schneuwly, Freire, Gil, Marcuschi, Rojo, Souza, Soares e Todorov. Para mais, foi percebido que as intervenções realizadas por meio das oficinas de leituras e de produções orais e escritas com o gênero textual memória contribuíram de forma significante na aprendizagem dos/as estudantes, colaborando no desenvolvimento do processo de letramento dos envolvidos.
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    Escrevivência de mulheres negras na literatura brasileira: reistência e protagonismo feminino
    (2024-11-30) Barros, Layane dos Santos; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Silva, Poliana Pimentel; http://lattes.cnpq.br/0148660696988076; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125
    A literatura afro-brasileira feminina tem se consolidado como um espaço de resistência para mulheres negras na sociedade brasileira. O presente estudo analisa a literatura escrita por mulheres negras brasileiras a fim de compreender como a escrita feminina negra tem se consolidado como via de resistência, luta e de voz de um povo, de uma nação. Para os fins do estudo foi utilizada uma abordagem de caráter qualitativo, analisando discursivamente as narrativas impressas na literatura de Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Bianca Santana, além de outras referências bibliográficas escritas por mulheres negras. A partir das leituras e análises, compreendemos que a escrevivência de mulheres negras na literatura brasileira tem se consolidado como uma via de ressignificação, resistência e denúncia de violências sofridas e de anulação da história e cultura de um povo-nação.
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    Dos muros à sala de aula: o gênero grafite como práticas dee letramentos de reexistênca no contexto da EPT
    (2021-03-08) Albuquerque, Fabiana da Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Mauricio; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178
    Concebemos, de acordo com Souza (2011), o Grafite como um artefato linguístico-textual-discursivo, isto é, “um texto multissemiótico”, que faz parte das realidades cultural, social, com base, possivelmente, no diálogo que se pode estabelecer com os saberes dos alunos acerca do gênero. Diante disso, na presente pesquisa de base qualitativa, adotamos como objeto de investigação o gênero Grafite, por considerar que o gênero em questão e os letramentos que o compõem não são valorizados em muitas instituições de ensino por conta de seu histórico de produção e sua associação com atos de vandalismo. O objetivo principal deste trabalho é Promover discussões e por em evidência o gênero Grafite como um instrumento de letramentos de reexistência no cenário escolar da EPT por meio de uma sequência Didática (SD) utilizada em aulas de Língua Portuguesa. A base metodológica se trata de uma pesquisa-ação, fundamentada na perspectiva de investigação da Linguística Aplicada (LA). Adotamos como instrumentos de coleta de dados, dois questionários: um perfil, aplicado no início da pesquisa e outro avaliativo reflexivo utilizado ao término do processo investigativo. Além disso, durante a aplicação da SD, foram realizadas atividades de leitura e produção do texto imagético Grafite, e uma roda de conversa/entrevista com um produtor dessa arte. De acordo com os resultados apresentados nesta pesquisa, foi constado que a abordagem desse gênero ajudou a desmitificar olhares preconceituosos que cerca o Grafite por parte dos sujeitos colaboradores da pesquisa, além disso, esse trabalho possibilitou aos estudantes envolvidos no processo investigativo um contato mais íntimo e esclarecedor a respeito desse gênero.
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    A importância da leitura infantojuvenil para a formação do leitor crítico
    (2024-07-19) Barbosa, Arthur William Cavalcante; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955
    Este trabalho aprofundou-se na investigação da importância da literatura infantojuvenil para a formação do leitor crítico. Ao abordar o problema da necessidade de compreender como as obras direcionadas ao público jovem contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional, este estudo insere-se no contexto educacional, visando compreender como a literatura infantojuvenil pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da leitura crítica entre crianças e adolescentes. No âmbito da metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos destacaram a importância crucial da literatura infantojuvenil como mediadora na construção da identidade e na promoção da reflexão crítica entre os leitores jovens. A pesquisa ressalta a necessidade premente de integrar de maneira mais efetiva obras da literatura no ambiente educacional, reconhecendo seu potencial transformador na sociedade contemporânea. Além disso, destaca a relevância de fomentar a leitura crítica desde a infância, reconhecendo a literatura como uma aliada essencial na formação de cidadãos reflexivos e conscientes. Com contribuição teórica de Rildo Cosson, Bernard Charlot, Lígia Cademartori, Regina Zilberman e Marisa Lajolo, essa compreensão reforça a importância de valorizar e incorporar a literatura infantojuvenil nas práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos leitores em formação.
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    Discurso de poder, autoria e racismo no cânone literário brasileiro: uma análise crítica da escrita lobatiana
    (2024-09-09) Santos, Joel Marcos da Silva; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955
    This study analyzes the short story Negrinha by Monteiro Lobato, focusing on racial representations within the Brazilian literary canon. Through a critical approach and using post-colonial theories, it examines how the author constructs and perpetuates power discourses through the main character. The methodology employed includes detailed textual analysis, historical contextualization, and a critical review of the work's reception over time. Furthermore, it is based on a qualitative and critical analysis of Negrinha, with an emphasis on the representation of Black characters and racist discourses present in the narrative. The detailed textual analysis will be conducted from a post-colonial and Foucauldian perspective, seeking to understand how the work reflects and perpetuates racial power structures.The results demonstrate that Negrinha reflects and reinforces racist stereotypes present in Brazilian society in the 19th century, as well as reveals the underlying power structures in the national literary canon. The study also discusses how certain authors are privileged in the literary canon to the detriment of others, contributing to the maintenance of power discourses. By addressing the concept of the literary canon and its criteria for inclusion, especially regarding the exclusion of racialized authors, the study questions the formation of this canon and its influence on the perpetuation of power structures.It is concluded that the story provokes necessary reflections on racial representations in Brazilian literature, highlighting the importance of a critical and sensitive debate about Monteiro Lobato's literary legacy and its contemporary implications. This study contributes to a broader understanding of racial dynamics in Brazilian culture and literature, encouraging a critical and reflective reading of literary works that compose the national canon.
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    As (re) significações do cotidiano discente no contexto da trama teatral
    (2024-03-21) Cruz, Ronaldo Antonio Torres; Silva , Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Maia , Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Araújo, Caio Ricardo da Silva; http://lattes.cnpq.br/2081974069870104
    Este trabalho consiste em um relato de experiência acerca da aplicação de letramento literário e letramento crítico através da prática teatral, promovido pelo Clube de Incentivo à Leitura e ao Teatro Mandacaru. O trabalho é aplicado dentro das instalações do IFAL, sendo que, durante a pandemia, as oficinas e ensaios foram on line. Enquanto clube de leitura - saraus poéticos e idas ao Teatro Deodoro; enquanto teatro - dezenas de peças teatrais concebidas de forma a proporcionar, aos participantes das atividades, uma experiência plural e completa, com o objetivo de desenvolver as habilidades de comunicação e expressão corporal, permitindo-lhes conhecer variadas vertentes do “fazer teatral”. Utiliza-se, como metodologia, a construção de formas de atuação diversificada e transgressora no processo indisciplinar constituído do ser/social predominante nas crônicas da comunidade. Os modelos conceituais que balizam o presente trabalho são de Koch, Rildo Cosson, Geraldi (enquanto clube de leitura), e Delors et al, os exercícios e jogos teatrais de Viola Spolin, a estética do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, e as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, (enquanto grupo de teatro). Os resultados indicam que o teatro, sendo arte transversal e transgressora de estereótipos, é um poderoso instrumento de transformação do indivíduo em sujeito epistêmico.
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    A importância da leitura na infância para a formação do leitor
    (2024-08-03) Cardoso, Vanessa Sampaio; Silva, Manoel Santos da; http://lattes.cnpq.br/4935593146997631; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226
    Este estudo destaca a importância da leitura desde a primeira infância. Ele explora o fascínio da leitura e a necessidade de incorporá-la como uma atividade diária, permitindo que o aluno descubra um universo novo, cheio de informações, sabedoria e novas oportunidades. Esta estratégia fortalece o aluno a traçar seu próprio caminho com autonomia e confiança, apoiado por uma formação sólida que o prepara para a vida. Nesse contexto, o papel do educador no processo de alfabetização e a importância do hábito de ler são temas centrais discutidos neste trabalho. O objetivo principal é ressaltar a magia e a importância da leitura na infância e as descobertas que ela proporciona, tendo também como objetivo a formação de alunos críticos e reflexivos, a discussão sobre despertar o interesse pela leitura e a importância do professor e da família neste contexto. O trabalho aborda as dificuldades encontradas no processo, principalmente, no período de pandemia, destacando que é fundamental que o aluno adquira o hábito de leitura desde cedo, o que faz com que se abra portas para esse mundo de conhecimento e oportunidades, permitindo que ele desenvolva as habilidades necessárias para traçar seu próprio caminho e ser o autor de seu próprio destino. O caminho metodológico ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, tendo como referência bibliográfica TRENTINI, M.; PAIM L. (1999) MARTINS, G. (2001), MARCONI, M.; LAKATOS, E. (2007), DEMO, P. (2000) que reconhecem a importância das referências teóricas já publicadas como norte para outros estudos. Para fundamentar este estudo recorreu-se aos teóricos Solé (1998) que traça diferentes estratégias para a leitura em sala de aula, Simões (2022) nos mostra como ocorria o processo de leitura na idade média, Nunes et. al., (2012), Roque e Canedo (2021) que enfatizam a importância do incentivo à leitura, Lajolo (1996 e 2004) que trata da formação do leitor para leitura do mundo, Coelho (2015) e Cassiano (2009) também contribuem com a discussão deste estudo. O estudo demonstrou que a capacidade de pensar de forma independente e inovadora são essenciais para a formação de cidadãos capazes de questionar o mundo ao seu redor, por meio da leitura. Além disso, a busca por livros e o prazer encontrado na leitura são, talvez, os resultados mais gratificantes desta pesquisa. Por fim, os resultados positivos observados do início ao fim da pesquisa reforçam a necessidade de programas que promovam a leitura entre todas as idades, principalmente, desde a primeira infância.
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    Conflitos sociolinguísticos em torno da "linguagem neutra": uma leitura crítica do discurso jurídico
    (2023-12-12) Santos, Érika Layssa Nascimento; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Santos, Isabela Marília Santana; http://lattes.cnpq.br/8477854542115319; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192
    A partir de contribuições advindas da área de análises interpretativistas em Linguística Aplicada contemporânea, o presente trabalho tem como objetivo analisar e interpretar o modo como estratégias de ativismo linguístico trans e não-binário, em geral nomeados genericamente como “linguagem neutra”, “linguagem inclusiva” ou “linguagem não-binária”, tem sido ideologicamente enquadradas em diferentes controvérsias judiciais. Para tanto, adotou-se uma abordagem combinatória de métodos de análise qualitativos e quantitativos. Dessa forma, através de softwares de busca foi realizado o rastreamento, a sistematização e o armazenamento dos dados de interação em torno das controvérsias sobre “linguagens inclusivas” nas decisões judiciais. Em seguida, realizou-se as análises discursivas e qualitativas das unidades selecionadas com vistas a interpretar as ideologias linguísticas mobilizadas nas controvérsias. Para a fundamentação das análises interpretativas utilizou-se os estudos de Carr and Lempert (2016) sobre processos escalares, onde compreende-se a construção argumentativa através de processos gradativos ideológicos. Da mesma forma, os estudos desenvolvidos por escritores como Gal (2019), Irvine e Gal (2000), Pinto (2013) e Moita-Lopes (2013) e Silva (2020) possibilitaram uma construção mais sólida quanto às questões envolvendo ideologias de gênero. Em linhas gerais, a pesquisa apresenta uma análise interpretativa das sentenças judiciais que tratam da proibição ou não da utilização da linguagem neutra, por isso, apresenta-se como uma pesquisa importante que contribui para uma área muito recente nomeada de ativismos linguísticos de pessoas trans e não binárias.
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    Linguagem: a relação entre os nomes e as coisas sob diversas perspectivas
    (2024-04-24) Santos, Antônio Carlos Silva dos; Nunes, Hugo Santos; Canuto, Húdson; http://lattes.cnpq.br/4371625213976633; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Pereira, Otávio Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9362055679515034
    Tendo em vista que a linguagem é uma matéria de estudo bastante amplo e que, justamente por isso apresenta desafios de compreensão a diversas áreas do conhecimento, a filosofia da linguagem apresenta um panorama do que seja esse objeto de estudo. A pesquisa vai no intuito de compreender como a linguagem é vista em diversas épocas da história da filosofia da linguagem. Para tanto, é necessário analisar os pontos principais do que pensaram alguns filósofos a respeito da linguagem desde a Grécia antiga até a contemporaneidade; comparar os diversos pontos de vista verificando pontos convergentes e divergentes entre eles e desse modo, chegar a um panorama do que foi a linguagem para estes pensadores. Realiza-se, então, uma pesquisa baseada em uma revisão bibliográfica de documentos centrais dos pensadores escolhidos pela pesquisa. Diante disso, verifica-se que pensamentos opostos sobre a linguagem coexistiram e coexistem, ora se aproximando e ora se distanciando uns dos outros. Logo, a filosofia da linguagem contribuiu e contribui para verificar que a linguagem só pode ser compreendida dentro de um panorama de ideias, cada uma revelando partes dessa linguagem multidisciplinar e heterogênea.
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    Língua portuguesa no Brasil: um olhar decolonial acerca do ensino de língua na educação básica
    (2024-06-10) Souza, Maria Isabelly Viana de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa, a partir da compreensão da decolonialidade, tendo o letramento como ação pedagógica voltada para a prática social das habilidades de leitura e de escrita, que considera a pluralidade e as variações da Língua com a qual os(as) sujeitos(as) têm contato efetivo em seu cotidiano. A base teórica selecionada foi a do Grupo Modernidade/Colonialidade, que considera a realidade de uma educação descolonizada e autônoma, bem como os estudos de Kleiman (2008), sobre letramento, e de Bagno (2007), a respeito do preconceito linguístico e das variações linguísticas. O percurso metodológico foi conduzido pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise bibliografias existentes sobre a temática. Nas pesquisas realizadas, percebemos caminhos pedagógicos que objetivam a emancipação dos(as) estudantes, por meio de uma prática de ensino da Língua Portuguesa que considera os conceitos de decolonialidade e de letramento, os quais convergem para o trabalho com a pluralidade e as variações que a Língua possui em sua constituição.
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    A caneta que balança o berço: o entrecho e a construção de mães na formação docente
    (2024-08-09) Carvalho, Cleonice Maria Ferreira de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Araujo, Claudionor Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6155010171957004; Silva, Willian Cassiano da; http://lattes.cnpq.br/1949383398907647
    A presente pesquisa versa sobre a minha experiência como mulher, mãe e estudante na formação docente. O objetivo é analisar como as experiências e as identidades das mães são desenvolvidas e compreendidas no âmbito acadêmico. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a evolução do papel da mãe na sociedade ao longo do tempo; investigar como a construção social de gênero influencia as percepções e expectativas sociais em relação aos papéis de homens e mulheres na sociedade e, entender como a realidade e identidade das mães são formadas e moldadas durante o processo de formação. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1997), que aborda a visão da professora como tia; Bourdieu (2012), que trata da dominação; Prado e Soligo (2005) e Passeggi (2008), que discutem memórias de formação; e Badinter (1985), que explora o mito do amor materno, além de outros/as autores/as que contribuem significativamente para a discussão. O estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de pesquisa, a fim de colher o referencial teórico, foram utilizados livros, artigos e sites que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dessas informações, foi possível concluir que, embora as mães estudantes demonstrem grande resiliência e determinação, a falta de apoio institucional adequado dificulta significativamente sua jornada acadêmica. A pesquisa ressalta a importância de políticas mais inclusivas e de suporte específico para essas mulheres, de modo a promover uma maior equidade no ambiente educacional.