Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Tipo de Acesso "Acesso Aberto"
Agora exibindo 1 - 20 de 115
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acessibilidade linguística e digital para estudantes surdos/as : ambientação de ferramentas tecnológicas do Google sala de aula com o uso da cartilha para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-16) Nascimento, Aleksandro Nunes do; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400Após a suspensão do calendário de atividades presenciais, ocorrida em virtude da crise sanitária instaurada pela pandemia do novo coronavírus, foi necessário que se pensasse, em um curto período de tempo, em formas de dar continuidade às aulas de forma online. A partir dessa necessidade, identificamos que os/as alunos/as surdos/as do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro enfrentavam dificuldades quanto a usabilidade do ambiente do G Suíte For Education, refletindo, desse modo, no aprendizado. Iniciamos as primeiras reflexões em torno da acessibilidade linguística e Educação Inclusiva, discussões basilares para a acessibilidade digital. Em seguida, considerou-se a confecção de uma cartilha que demonstrasse visualmente o roteiro de acesso ao ambiente do G Suíte For Education, indicando os caminhos dos recursos mais utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). A confecção cartilha intenta possibilitar que os alunos/as surdos/as do Ifal possam obter orientações básicas de entrada em algumas ferramentas do G Suíte For Education, auxiliando-os/as na condução e usabilidade do ambiente virtual que foi adotado no período pandêmico. Logo, esperou-se resultados positivos quanto ao aprendizado e, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade digital e à utilização das ferramentas tecnológicas na atualidade, fato esse acentuado com a pandemia da Covid-19.Item Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Análise da percepção dos docentes do curso subsequente em agropecuária frente a educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Souza, Elvys Blayne Sales de; Ferreira, Líllian Franciele Silva; http://lattes.cnpq.br/8837364772751006; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Carnaúba, Juliana Paiva; http://lattes.cnpq.br/9758718992783544As práticas pedagógicas aliadas às experiências vivenciadas ao longo dos anos são de suma importância para o aprendizado. Assim, o objetivo geral buscou analisar como os docentes da formação profissional e tecnológica no campus IFAL Satuba, do curso subsequente em Agropecuária buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. E os objetivos específicos, identificar como os professores assimilam as informações dos alunos a respeito do mundo e sustentabilidade; conhecer se há um interesse dos alunos em participar de projetos que visem a valorização, preservação e/ou recuperação ecológica; apontar de que forma essas práticas pedagógicas são efetivadas e se há uma crescente em projetos da EA no Curso Técnico Profissionalizante e proporcionar uma cartilha e plano de aula com base na importância da EA aos alunos do ensino técnico profissionalizante. A metodologia aplicada à pesquisa foi a abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, aplicado um questionário a cinco docentes. Os Resultados obtidos, apontaram: 20 % dos docentes exercem a função há 10 anos, 40 % há 25 anos, 20 % há 30 anos e 20 % a 8 anos e meio; de idade entre 36 a 61 anos, sendo 20% mulheres e 80% homens, totalizando 60% mestres e 40% doutores. Por fim, os docentes buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável, cita-se aqui, o reconhecimento da necessidade de ser inserido na grade curricular uma disciplina de gestão ambiental e sustentabilidade.Item Análise da vivência e prática no curso técnico de administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Nascimento, Nixon Weslley Ataide; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192; Liberato, José Senivaldo; http://lattes.cnpq.br/7418456970609035O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar a experiência prática e a vivência no contexto do Curso Técnico de Administração, com foco na educação profissional. Essa pesquisa se caracteriza como análise da situação problema, estudo bibliográfico e proposta de intervenção educacional por meio orientação de medidas para nivelamento de alunos e refrear a evasão escolar. Os resultados revelam a importância da integração entre teoria e a prática para o desenvolvimento de competências profissionais, bem como o impacto positivo da vivência prática na formação dos alunos. A pesquisa também destaca desafios enfrentados pelos estudantes e instrutores no processo de aprendizagem prática e oferece sugestões para aprimorar essa dimensão do curso técnico de Administração. Como suporte teórico-metodológico foram utilizados estudiosos como Mattos e Lemos (2022), Chiavatta (2012), Maldaner (2017) e Rose (2006). Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada da educação profissional e da formação técnica e dos desafios dos instrutores frente as suas salas de aula, fornecendo insights valiosos para educadores, gestores educacionais e alunos. Como resultados, destacam-se o aprimoramento dos seus currículos escolares, acompanhamento dos estudantes, constante adaptação dos programas de educação técnica, para preparar os alunos para um mercado de trabalho dinâmico e desafiador.Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.Item Análise do ensino remoto emergencial na pandemia do COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-25) Costa, Monaira Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do distanciamento social para impedir a disseminação do vírus em escala mundial. No Brasil, em diversas áreas foram tomadas medidas restritivas, sendo a educação o foco desse estudo. O ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa para a continuidade da educação presencial objetivando reduzir as perdas recorrentes da paralisação presencial. Com a necessidade de equipamentos e acesso à internet para o ensino remoto, se evidenciou a desigualdade de acesso do país. Esta pesquisa objetiva analisar o impacto do ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19, para discentes e docentes, e os aspectos que norteiam esta ocorrência, principalmente nas dificuldades tecnológicas. Para isto, foi levantado o estado da arte a respeito do tema para embasar discussões e aplicados questionários, sem levantamento de dados pessoais, para discentes e docentes com o intuito de transformar os resultados em gráficos percentuais.Item Apontamentos sobre a atuação dos poderes eclesiásticos e inquisitoriais em "Alagoas" durante a Guerra Neerlandesa (1635-1637)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Queiroz, Jadson Ramos de; Santos, Josival Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/4906092488534873; Calazans, Denis Rocha; http://lattes.cnpq.br/2551443152410199O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os poderes eclesiásticos agiram em “Alagoas” a partir dos impactos causados pela guerra entre os neerlandeses e os luso-brasileiros entre 1635 e 1637. Por meio das fontes do Tribunal do Santo Ofício são averiguadas as formas de articulações institucionais entre este tribunal e o corpo eclesial, em especial a figura do episcopado sediado na Bahia. Observou-se que mecanismos foram utilizados para o disciplinamento social, seja no aspecto interno da instituição, ou da população em termos amplos. O uso das ferramentas propostas pela microanálise, em seu aspecto de variação de escala, compõem os métodos de análise das fontes. Desta forma, foi possível articular características macro e micro, individuais e coletivas, de instituições e de sujeitos, notando suas possibilidades de articulações e arranjos sociais.Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item Associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Silva, Joyce Nayane Rodrigues da; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gomes, Maria Amábia VianaO objetivo da pesquisa foi verificar se existe associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 79 docentes de uma universidade pública de Alagoas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário contendo (1) Dados sociodemográficos; (2) Teste de Dependência de Smartphone; (3) Questionário Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. A análise foi feita através do BioEstat. A maior parte dos entrevistados era do sexo feminino (75,9%) e tinha ≥50 anos (35,4%). Houve associação entre o padrão do sono e a dependência do uso do celular. Os fatores associados à qualidade do sono e a dependência de smartphone merecem atenção, tendo em vista que se relacionam direta ou indiretamente à problemas de saúde.Item Atribuições e desafios vivenciados pelo professor na perspectiva na educação inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Silva, Monize Karoline da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho teve como finalidade refletir qual o papel do professor com base nas Políticas Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva, verificando quais os desafios enfrentados pelo mesmo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o papel do professor diante das políticas educacionais de modo que os alunos sejam o centro da sala de aula. A inclusão é tratar de maneira diferente os diferentes, assim pode-se perceber a igualdade real sendo aplicada. De acordo com Sassaki (1997, p.3), a inclusão pode ser conceituada como processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”. Para tratarmos sobre o processo da Educação especial inclusiva e o papel do professor, referenciamos os estudos em Bueno (2001), Mantoan (1993, 2003), Sassaki (1997); entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base nas políticas públicas educacionais voltadas à educação inclusiva e o como o professor deve agir segundo elas, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Além dos teóricos, utilizamos como base, artigos que tratam sobre a mesma vertente, assim como documentos, legislações, leis e entre outros. A inclusão escolar não é de responsabilidade única do educador, uma vez que ele necessita de meios e condições para colocar seus conhecimentos em práticas que devem ser disponibilizados pelo governo, assim como a família deve participar do processo de inclusão, pois a mesma é corresponsável nas formações.Item A atuação do Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena: NEABI na efetivação da lei nº11.645/2008 no instituto federal de alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-13) Assis, Maria Angélica Santos de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771O propósito deste artigo é contribuir para a disseminação da lei 11.645/2008 no Instituto Federal de Alagoas-IFAL, por meio da atuação do NEABI - Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena. Para isso, foi criada uma proposta de intervenção pedagógica para disseminar as ações do NEABI, para o Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase no ensino médio integrado, neste sentido questiona-se como desconstruir um processo histórico, que persistem do período colonial até hoje, como combater as práticas antirracista, preconceituosas e discriminatórias para uma sociedade igualitária. Para reflexão, será proposta pesquisas do tema, seminários e discussões. Do ponto de vista metodológico, trata de pesquisas bibliográficas, em artigos, livros e outros. Espera-se que a proposta, contribua de forma significativa para o verdadeiro propositor da lei 11.645/2008.Item Avaliação processual para efetividade do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com base nos indicadores construídos pelo IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Santos, Geraldo Luiz Valle dos; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998O presente trabalho objetiva propor indicadores avaliativos do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Integrado da Educação de Jovens e Adultos no curso de Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), modalidade implantada devido à pandemia do Covid-19. As discussões trouxeram as diretrizes institucionais do Ifal sobre o ERE com enfoque no Curso Integrado da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, tratou-se de fornecer subsídios para pensar em novos indicadores de avaliação do ERE. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudos sobre as experiências vivenciadas no decorrer desse período pandêmico no Campus de Marechal Deodoro. Todavia, este trabalho não ilustra o uso da pesquisa com a comunidade educacional, pois o resultado é elaborado a partir de situações baseadas na experiência. O resultado do estudo aponta diversas dimensões e indicadores com a finalidade de favorecer os atores da educação nas decisões a serem tomadas no processo de melhoria do ERE e a qualidade do ensino- aprendizagem.Item Casa de taipa: habitação de negro e pobre no poxim tão antigo e tão atual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-07) Santos, Robson Williams Barbosa dos; Guimarães, Gerson Maciel; http://lattes.cnpq.br/6606878368805335; Calazans, Denis Rocha; http://lattes.cnpq.br/2551443152410199; Silva, Gian Carlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6816194135811718A casa de taipa é considerada uma técnica de arquitetura vernacular que surgiu na África e foi levada para a Europa através do Império Romano, chegando ao Brasil através do processo de colonização com os portugueses. No início do processo de colonização, a taipa passa a ser habitada por senhores de engenho, nos séculos XVI e XVII, não temos registros históricos de quando começou a serem erguidas, o que sabemos é que as casas de taipas se tornaram mais usada no Norte do Brasil, principalmente, na faixa litorânea, por conta do desenvolvimento da lavoura de cana-de-açúcar. Com o passar do tempo, surgiram novos materiais de construções que foram inseridos na edificação das casas de taipas e, com isso, a primeira forma de construção das casas de taipas rústicas ficou para as pessoas pobres e negras, já que os senhores de engenho passaram a fazer suas casas de taipa mais moderna e robustas. Por esse motivo, mostraremos, resumidamente as duas formas de habitações, as mais abastadas e as habitações mais populares, construídas por uma população pobre e negra em Alagoas, que é o Poxim, que no período colonial era chamada de Vila Real de São José do Poxim, que contavam com a presença do negro para o pesado trabalho nas lavouras de cana e no fabrico do açúcar, e ao mesmo tempo, eram a mão de obra predominante naquele espaço rural e urbano, cercado pelos canaviais e belíssimas construções coloniais.Item ChatGPT e Educação: um estudo da utilização pelos professores dos espaços inovadores do ifal.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-02) Rosas, Victor Brunno Dantas de Souza; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e benefícios da utilização da IA generativa ChatGPT pelos instrutores dos cursos dos espaços Makers do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, compostos pelos Espaços 4.0, COLAB e IFMakers. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quanli-quanti por meio de um questionário elaborado no Google Forms, aplicado a instrutores dos espaços inovadores do IFAL. O questionário continha questões de caracterização dos participantes e perguntas sobre a utilização, opiniões e percepções em relação à ferramenta da IA na educação. Os resultados foram apresentados de forma gráfica e revelaram insights sobre a percepção dos professores em relação a IA generativa da OPEN AI, seu potencial uso em sala de aula e preocupações éticas e de aprendizagem. Além disso, foi demonstrado se é possível identificar a utilização de IA para a construção de um texto citando alguns exemplos já existentes e outros que podem ser implementados.Item Comitê da bacia da região hidrográfica do rio Piauí: o processo de educação ambiental e envolvimento da comunidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Araujo, Maria Elza Messias Soares de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, Gilson Oliveira dos; http://lattes.cnpq.br/9220817099269462; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567O presente artigo apresenta uma discussão sobre os impactos das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Rio Piauí Alagoas, e seu envolvimento na comunidade local. O trabalho foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos, dissertações e teses, como também pela análise documental em Atas de reuniões do Comitê e relatórios obtidos em visitas de campo em escolas, secretarias e instituições, a fim de identificar quais foram as ações em educação ambiental e como ocorreram. A partir destes procedimentos, buscou-se refletir sobre o processo da educação ambiental e o envolvimento da comunidade com o objetivo de contribuir para uma discussão teórico-metodológica das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê, incorporando o plano da esfera pública como palco das ações da educação ambiental. A percepção obtida é que o Comitê do rio Piauí trata as ações de educação ambiental a partir da problematização do relacionamento da comunidade local com os recursos hídricos. Mas, apesar de ter realizado parceria com algumas instituições, tem dificuldades de realizar suas ações de educação ambiental em decorrência da falta de apoio dos gestores municipais e instituições componentes na bacia, o que interfere na proteção dos recursos hídricos e afasta a comunidade dos espaços de discussão e decisão.Item "Como não deixar ninguém para trás?": práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Souza, Iara Ferreira de; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Romcy, Priscila de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7365870730704829; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente trabalho versa sobre práticas pedagógicas inclusivas implementadas nas aulas de Sociologia nos 2o anos dos cursos de Ensino Médio Integrado de Hospedagem e Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maragogi. A intervenção foi realizada entre os meses de maio e junho de 2023 e seu objetivo envolveu a aplicação de estratégias pedagógicas que atendessem as necessidades dos alunos amparados pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). As adaptações e estratégias utilizadas foram de pequeno porte, amparadas na elaboração e escolha de materiais pedagógicos e na possibilidade de os alunos escolherem as opções de entrega das atividades. Concluo que as estratégias didáticas aplicadas na intervenção foram inclusivas, mas sem ser discriminatórias e que a inclusão começa no planejamento das aulas, sendo a avaliação uma espécie de culminância no processo de aprendizagem.Item Conservadorismo e preconceito racial em o mulato, de Aluísio Azevedo: um olhar voltado ao ensino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-24) Santos, Maria Cléia Alves dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Este trabalho tem como principal objetivo relatar os traços de uma sociedade conservadora e preconceituosa presentes na obra O Mulato, escrita por Aluízio Azevedo em 1881 durante o Naturalismo, período em que o Brasil ainda era um país escravista. Infelizmente, alguns alunos, acham as obras literárias propostas pelos professores na educação básica ultrapassadas, devido ao fato da sua data de publicação ser distante de sua realidade, porém, o que eles devem compreender é que a literatura serve de base para muitas questões da sociedade atual, basta olhar para ela de maneira crítica, e assim, com este trabalho pretendemos desmistificar essa visão, e pretendemos ainda, fazer uma abordagem voltada ao ensino, de forma que o aluno seja levado a compreender a raiz do preconceito, fazendo assim, uma ponte entre: história, obra e atualidade, após essa reflexão o aluno colocará em prática as discursões de forma que a leitura vista como velha e antiga, agora será viva e atuante, também na sociedade moderna. Para tanto, embasaremos este trabalho nas teorias de Bosi (2015); Cândido (1999) e nas pesquisas de Paiva (2016).Item A constituição e representação social no romance Terra Sonâmbula(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-30) Silva, Sirleide Vieira da; Souza, Adriana Nunes de Souza; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar o modo literário que os males sociais, que atingiram o país de Moçambique, durante o período de guerra, estão representados no romance Terra Sonambula. Diante dos estudos sociológicos de obras literárias, em particular a obra em tela, é válido frisar, que a “Literatura transforma se em escrita de resistência, ou seja, uma forma de sobrevivência em meio ao caos social instaurado no país”. (OLIVEIRA, 2011, p. 1). Sendo assim, percebe-se que é de suma importância destacar o trabalho de construção social e histórico cultural que a Literatura desempenha na sociedade, ela funciona como um aparelho social responsável pela disseminação cultural e por expor em forma de arte as realidades e transformações sociais pelas quais toda e qualquer sociedade passa constantemente. O texto de Mia Couto é classificado como um romance, o qual tem como característica estilística, segundo Oliveira (2011), o plurinlinguismo, e é teorizado por Bakhtin (2002) demonstrando que a “verdadeira premissa da prosa romanesca está na estratificação interna da linguagem, na sua diversidade social de linguagens e nas divergências de vozes individuas que ela encerra” (BAKHTIN, 2002, p. 72 citado por OLIVEIRA, 2011, p. 5). Diante deste conceito, o que importa a este trabalho é o fato de que esse plurinlinguismo, a partir da materialização dos discursos direto e indireto livre, presente na obra, permite que as personagens ganhem vozes e possam exprimir suas inquietações. O romance em tela representa com realismo e fantasia os acontecimentos históricos sociais vivenciados por dois personagens principais Kindzu e Muidinga, e também as personagens secundárias relatarem dias difíceis que passaram em meio a guerra civil no país de Moçambique.Item A construção da mudança na historiografia indígena de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-07) Melo, Marineide da Silva; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573; Almeida, Luís Sávio deTerminamos a graduação, mas não nos aprofundamos nas questões indígenas. Alguns anos depois, ensinando a disciplina de história em uma escola pública do nosso estado, observamos que os livros didáticos não contemplavam os povos locais e, em grande parte, não falavam das questões atuais, ou seja, não colaboravam para o entendimento acerca das dificuldades que os povos indígenas viveram e ainda vivem. Quando tivemos conhecimento da oferta de pós-graduação em História de Alagoas, vimos a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre eles. Cursando as primeiras disciplinas, com o conhecimento da Coleção Índios do Nordeste: temas e problemas – e mais conscientes acerca das nossas limitações como pesquisadores –, nos propusemos a estudar as mudanças ocorridas em Alagoas, na abordagem da temática indígena, sobretudo enfocando a Coleção mencionada.