TCC Matemática

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    O TANGRAM enquanto material didático para o aprendizado de conceitos e cálculo de área no ensino de matemática
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2010-01-31) Santos Neto, Adelmo Francisco dos; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Rodrigues, Gracino Francisco; http://lattes.cnpq.br/6448071433328182
    O uso de instrumentos que trabalham a ludicidade no ensino é bastante importante, por diversos motivos, dentre eles, a motivação que causa no aluno. Como estratégia para isso, pode-se empregar jogos pedagógicos, aproximando o sujeito com o conteúdo científico. Dentre os jogos empregados pode-se citar o Tangram. Para a análise será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, através do uso do jogo TANGRAM relacionando o conceito e o cálculo de áreas de figuras planas. O estudo tem como objetivo geral analisar a utilização do jogo “TANGRAM” como recurso didático no ensino-aprendizagem no conceito e no cálculo de área de figuras planas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediante aplicação de questionário, a técnica é o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Ana Coelho Palmeira. Conclui-se que o jogo Tangram, de fato ajuda, uma vez que auxilia o aluno no pensamento acerca de como elaborar a resolução da questão, através da observação. Logo, no estudo percebem-se algumas deficiências no uso do jogo não conseguindo, o aluno, identificar, dentre outros, as áreas das figuras, de modo que se perceberam deficit na aprendizagem na disciplina matemática, como não aplicar a sequência para resolver a questão, sugerida por alguns autores neste estudo ao tratar sobre a resolução de problemas.
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    Prancha para gráficos: uma ferramenta didática para o ensino de função Afim
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-31) Santa Bárbara, Mirian Andreza Rosa de; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016
    Os materiais manipuláveis permitem aos alunos compreenderem conceitos matemáticos de forma mais visível, construindo conhecimento de forma ativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade e autonomia. E como objetivo geral de estudo buscou-se apresentar uma análise do uso de material didático manipulável para ensinar Função Afim, visando proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. E como pergunta norteadora do estudo indaga-se: Como melhorar o ensino e a aprendizagem de Função Afim na disciplina de matemática utilizando Prancha para Gráficos como material didático manipulável? O material didático utilizado em nossa pesquisa foi a Prancha para Gráfico, material idealizado e desenvolvido durante a disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática V, ofertada no curso de Licenciatura em Matemática do IFAL Maceió. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica e de campo sobre as possibilidades e diversidades de materiais manipuláveis para o Ensino de Matemática, junto com uma proposta de como utilizar a prancha para gráficos em sala de aula. A proposta foi aplicada em uma turma do 1o ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, a fim de analisar os benefícios que as atividades com materiais manipuláveis oferecem. A utilização desse material manipulável para ensinar Função Afim traz inúmeras vantagens para os estudantes, além de proporcionar uma aprendizagem mais interessante e envolvente. Diante disso, verificou-se que com o uso desse recurso manipulável, o processo de ensino e aprendizagem da Função Afim se tornou muito mais dinâmico e participativo, permitindo aos alunos compreender o conteúdo de forma prazerosa e com maior facilidade.
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    Geometria analítica: panorama histórico e algumas aplicações
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Tenório, Marcos José da Silva; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Lopes, Rafael do Sacramento; http://lattes.cnpq.br/2775224211896509
    A Geometria Analítica é a área da matemática que estuda as estruturas geométricas sob uma perspectiva algébrica em que seus estudos são usados em contextos que envolvem coordenadas. Alguns historiadores da matemática atribuem à René Descartes a descoberta da Geometria Analítica. Partindo desse breve contexto, este trabalho teve como objetivo abordar historicamente o surgimento e a evolução da Geometria Analítica e suas implicações na construção e desenvolvimento do conhecimento matemático. Como metodologia tem-se uma revisão bibliográfica realizada através livros e estudos disponibilizados em bases de dados, que a princípio revela a importância da Geometria Analítica enquanto componente curricular de cursos de graduação das ciências exatas, a exemplo das Engenharia, das Ciências da Computação, e da Matemática, além de sua relevância como ferramenta necessária para o Cálculo Diferencial e Integral e de ser uma das principais componentes em um primeiro curso de álgebra linear. Como a Geometria Analítica teve origem em meios a problemas enfrentados pela humanidade, a exemplo da descoberta dos números irracionais, dos incomensuráveis, os paradoxos de Zeno, o método da exaustão, a ideia de continuidade, questões filosóficas e crenças religiosas. Considera-se ser relevante que o ensino da geometria analítica perpasse pelos acontecimentos históricos propondo com a proposta de construir o conhecimento e não apenas a resolução de algoritmos.
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    Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem: uma abordagem analítica e com o software GeoGebra
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Lima, Jonathan Willams Lins de Ataide; Lima, Leon Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7616688310117461; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Silva Júnior, Rinaldo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9156830519836354; Melo, Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1041528154664700
    Modelos envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) de Segunda Ordem estão presentes em problemas de várias áreas das Ciências Exatas e da Terra, através de aplicações em mecânica dos fluidos, condução de calor, circuitos elétricos e fenômenos eletromagnéticos. Nesse sentido, o presente trabalho traz um estudo sobre essas equações, perpassando pelos conceitos fundamentais das de primeira ordem até os das de segunda ordem. Como exemplificação, trouxemos dois problemas modelados matematicamente, sendo um para detecção de diabetes e outro, um circuito em série Resistor (R), Indutor (L) e Capacitor (C), isto é, em série RLC. Inicialmente, desenvolvemos analiticamente os dois problemas, através do detalhamento de como todos os cálculos foram feitos, e a outra foi feita através de um applet elaborado no software GeoGebra durante um projeto de iniciação tecnológica desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, com a finalidade de os alunos poderem conciliar a parte teórica com a prática. A compreensão dos métodos de solução trata de uma etapa importante durante o processo de ensino e aprendizagem das equações diferenciais, tendo em vista que só foi possível desenvolver esse applet mediante o entendimento de como esses métodos funcionam. Concluímos, que a utilização do GeoGebra, em específico do applet utilizado para trabalhar com as Equações Diferenciais de Segunda Ordem, pode proporcionar uma maior interatividade com os problemas, tendo em vista que os alunos podem ir alterando os parâmetros para verificar o que acontece, por exemplo, com a curva solução.
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    Relações métricas no triângulo retângulo: abordagem histórica e uma proposta de ensino utilizando-se material didático manipulável
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-10) Silva, Josivan Amorim da; Santos, Carlos Alberto Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0652008937509693; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947; Santos, Carlos Alberto Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0652008937509693; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422
    O estudo que se procede tem por objetivo apresentar uma breve abordagem histórica sobre o teorema de Pitágoras e suas relações métricas o que dele decorrem e apresentar uma proposta didática usando material didático manipulável, antes disso faremos uma reflexão do ensino de matemática na intenção de facilitar a compreensão de conceitos relacionados com relações métricas, através da interação da construção geométrica com o desenvolvimento algébrico. Sabe-se das dificuldades relacionadas à resolução de problemas matemáticos na educação básica. Acredita-se que a incompreensão de conceitos básicos é definidora, quando se trata da questão da aprendizagem. Nessa linha de raciocínio, será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, buscando a compreensão de teoremas específicos relacionados a relações métricas do triângulo retângulo e suas aplicações no cotidiano. Em nossa discussão, enfatizaremos as relações métricas e a relação existente entre quadrado do cateto e produto da hipotenusa pela projeção do referido cateto, buscando sempre evidenciar o conceito de área, pela importância deste na resolução de problemas práticos do cotidiano. Almejamos que essa abordagem possa facilitar tanto aos alunos quanto aos professores, o entendimento dos conceitos geométricos que determinam essas relações e não se apoiarem apenas nas “fórmulas” prontas. Espera-se que nossa discussão possa provocar reflexões em relação à prática docente de futuros professores de matemática. E que também contribuirá para formação diferenciada de licenciandos em Matemática, colaborando com maior aproximação com a realidade acadêmica dos alunos.
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    Uma análise dos números reais sob o olhar do professor de matemática no ensino básico
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-05) Silva, Danilva Claudia Alvino da; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Silva, Gilmar Teodozio; http://lattes.cnpq.br/7311803942000051; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422
    Venho através deste trabalho, incentivar aos alunos de licenciatura em Matemática a dar mais importância ao Estudo dos números reais como forma de conscientizar os futuros professores a transmitir o conteúdo mais claro e objetivo aos estudantes do Ensino Básico, em especial ao assunto que trata do surgimento dos números Irracionais. A falta de interesse por parte de alguns professores de passar um pouco da teoria e o surgimento da história dos números reais leva ao aluno acreditar que eles existem por acaso, ocasionando aceitar fórmulas prontas, ou como acontece em outros casos em que o professor omite esse tópico, sem dar muita importância a aprendizagem, levando muitos alunos a terminarem o ensino médio praticamente sem saber o porquê deles existirem e passam despercebido de como o conjunto dos números reais podem ser descritos, que ao chegar na licenciatura se depara com vários axiomas de que se tem que provar a existência de cada elemento. Levamos em consideração o objetivo principal deste trabalho que é um estudo crítico dos números reais, sob o ponto de vista do professor de matemática, que no nosso caso é esta licencianda, pelas experiências vividas na carreira escolar, a qual se percebe que uma maioria dos licenciandos em matemática também enfrentam bastante dificuldade em tentar compreender um assunto que a princípio parece simples, porém se tem várias divergências, em virtude disso, passaremos a analisar quais os procedimentos ideais que se adequam a nossa realidade em meio ao ensino da Matemática, como também propor ao futuro professor formas de como passar o conteúdo para o discente de maneira didática e compreensiva, proporcionando ao estudante uma visão mais aprofundada do assunto, de forma que o aluno passe a gostar do conteúdo proposto. Para a realização desse trabalho adotamos a pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com base numa abordagem bibliográfica, de forma explicativa.
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    Dando sentido a equações do segundo grau a partir do uso do material dourado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Almeida, Igor Carlos Alvim de; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Givaldo Oliveira dos
    Nesse presente trabalho, aplicado na Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL, onde participei do programa de Residência Pedagógica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. Nas turmas “A” e “D” da 3a série do Ensino Médio, vamos desmistificar a dificuldade que alguns alunos tinham ao se deparar com o assunto de equações do segundo grau, na qual da pandemia de covid-19 as aulas na escola foram muito afetadas e esses discentes estavam com bastante dificuldade na resolução tanto de equações do primeiro como do segundo grau. Para poder sanar as dúvidas acerca do assunto, utilizamos o material dourado para aplicação e resolução das equações do segundo grau, na qual foi demonstrada outra possibilidade de encontrar as raízes dos polinômios, associando a parte algébrica com a geométrica, através da manipulação desse objeto. Através do uso desse instrumento foi possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para a compreensão das relações abordadas em sala de aula e encontrar as raízes de uma equação quadrática, bem como os lados de um retângulo formado pelas peças do material dourado. Daí, as reflexões sobre o desenvolvimento da estrutura algébrica na construção geométrica feita em sala, onde utilizando os materiais manipuláveis para o ensino aprendizagem auxilia a compreensão dos significados e resolução de situações-problemas.
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    Educação financeira nos anos finais do ensino fundamental: um guia didático
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-08) Coelho, Elis Lima; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Henriques, Lucas De Stefano Meira; http://lattes.cnpq.br/3599382596501988
    A educação financeira é internacionalmente considerada parte vital da formação básica de cidadãos aptos a cumprir seus direitos e deveres em sociedade. Indicadores nacionais apontam para lacunas na formação do cidadão brasileiro quanto a seu letramento financeiro, enquanto órgãos internacionais apontam que a saúde econômica de um país está associada ao nível de educação financeira de sua população. Entretanto, a presença deste tópico na Base Nacional Comum Curricular como conteúdo sugerido é diminuta. O presente trabalho busca ligar conteúdos já abordados no currículo de Matemática dos anos finais do ensino fundamental a temas da educação financeira. Para este fim, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre educação financeira e produção de produtos educacionais. Por fim, houve a construção de um guia didático contendo quatro trilhas formativas que tratam de temas já presentes no currículo de matemática utilizando a educação financeira como cenário para as atividades.
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    Teorema de Tales: uma proposta didática envolvendo a história da matemática
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-07) Melo, Lucas de Almeida; Santos, Vivia Dayana Gomes dos; Siqueira, Anderson Rangel Batista; Silva, Tiago Marinho da
    Este trabalho teve o objetivo de explorar o cenário contemporâneo do ensino de matemática no Brasil, concomitantemente à perspectiva dos documentos que norteiam a educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática, a respeito da história da matemática enquanto dimensão de conhecimento. Logo após, estudamos clássicos da psicologia e pedagogia educacional visando desenvolver uma sequência didática relacionada ao Teorema de Tales que contemplasse a história da matemática como um recurso pedagógico que pode atribuir significado ao aprendizado. Os resultados da pesquisa apontaram que o Brasil está entre os países com pior índice médio de proficiência em matemática, e que parte considerável dos estudantes concluem a educação básica desconhecem conceitos elementares da matemática. Ainda evidenciamos o significado e a motivação relacionados aos conteúdos trabalhados em aula são de fundamental importância para a qualidade e eficiência do ensino-aprendizagem, observada a importância da contextualização histórico-cultural do desenvolvimento da matemática enquanto ferramenta humana.
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    Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Silva, Jefferson Marinho da; Vasconcelos, Cleverton da Silva; http://lattes.cnpq.br/8600809859832837; Oliveira, Elinelson Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4985621981248771; Silva, Tiago Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3964717265579881
    Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos. Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide, respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de construção no Geogebra.
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    A criação da régua de números inteiros adaptada para o braille a partir da modificação do material dourado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-30) Nascimento, Douglas Lopes do; Pereira Neto, Lauro Lopes; http://lattes.cnpq.br/2294245620497736; Costa, Camila Lima da; http://lattes.cnpq.br/1430561754887346; Silva , Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384
    Este estudo surgiu da necessidade de responder as inquietações de professores, em especial professores de matemática, quanto ao ensino com deficientes visuais: como ensinar um aluno com deficiência visual? Como incluí-lo em sala de aula?. Essas inquietações que surgem podem ser consideradas normais, visto que, os cursos de formação inicial não dão conta destas necessidades. Desta forma, este estudo propôs a construção de um material didático manipulável como proposta didática para ser usada no ensino de pessoas com deficiência visual, possibilitando a inclusão deste aluno em sala de aula. Pensando nas dificuldades que os alunos deficientes visuais enfrentam, sugere-se este material como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de um aluno que tem, na audição e no tato, as funções cognitivas superiores que o capacitam para a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi propor a criação da régua de números inteiros adaptada para o Braille, a partir da modificação do material dourado intencionando contribuir no processo de compreensão entre os elementos do conjunto dos números inteiros. Trata-se de um Material Didático Manipulável, de baixo custo e que auxilia o professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual em sala de aula, buscando dar sentido aos conceitos relacionados ao conjunto dos números inteiros. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativa e experimental, bem como, bibliográfica, tendo como principais teóricos pesquisados: Mantoan (2006); Laplane e Batista (2008); Uliana (2003); Groenald, Silva e Mora (2004); Silva (2012) e Lorenzato (2006). Espera-se que este trabalho sirva como elemento norteador no ensino de matemática para deficientes visuais e inspirem novas pesquisas no ensino como um todo.
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    Quatérnions de rotação e como usa-lós
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-24) Silva, Roberto Nilton Bento da; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Silva, Elaine Cristine de Souza; http://lattes.cnpq.br/1664133162526091
    Os quatérnions de rotação são uma ferramenta matemática utilizada para representar rotações em três dimensões, que podem ser comparados com os números complexos, mas com uma dimensão extra. Eles possuem propriedades úteis como a capacidade de descrever rotações em torno de qualquer eixo e a habilidade de combinar rotações usando multiplicação. Por isso, são amplamente utilizados em aplicações como jogos de computador, animação e robótica. Neste trabalho, será apresentado uma introdução sobre os quatérnions de rotação, como eles são similares aos números complexos e como eles podem ser utilizados em cálculos de rotação.
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    A multiplicação dos números racionais: um estudo de caso no 6 ano de escolaridade de uma escola em Portugal
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-18) Tenório, Jamilly Souza; Santos, Givaldo Oliveira dos; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Oliveira, Elisabete Duarte; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Gilmar Teodósio
    Compreender a aprendizagem dos números racionais na sala de aula torna-se um estudo complexo e difícil, pois vários aspectos estão relacionados nesse processo. A complexidade dos conceitos matemáticos, as estratégias ou formas de ensino dependem muito de qual contexto o aluno está inserido. Dessa forma, o presente trabalho trás abordagem aos processos desenvolvidos pelos alunos na área dos números racionais não negativos. Como ferramenta metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e se deu em uma turma de 6º ano de escolaridade em Bragança- Portugal, através de um programa de Mobilidade Internacional, de parceria entre Brasil e Portugal. Como principal instrumento de análise de dados utilizou-se uma sequência de seis tarefas, cada qual com sua estratégia de exploração. Ao verificarmos as resoluções dos alunos, identificamos os erros e as dificuldades mais frequentes vinculados à falta de entendimento da definição de um número racional ou da falta de um recurso metodológico de ensino. Para tanto, levando em consideração ao ensino dos números racionais em Portugal, as questões investigativas foram identificadas como a necessidade de ensino exploratório no processo de ensino-aprendizagem.
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    Tábua de Pitágoras e a configuração retangular: uma proposta para o ensino do campo multiplicativo para deficientes visuais.
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-30) Correia, Sérgio Ferreira; Costa, Camila Lima; http://lattes.cnpq.br/9063276283873811; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575
    RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um mecanismo que possa contribuir no processo de inclusão de deficientes visuais nas aulas de matemática. Alunos com alguma limitação visual podem ter dificuldades na aprendizagem se não lhe forem submetidos recursos didáticos que possam contribuir na compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por isso, cabe ao professor a tarefa de incluir o aluno em sua classe, adaptando as atividades às dificuldades de cada um. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual ou baixa visão, traz consigo a necessidade de trabalhar com materiais que sejam manipuláveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Material Didático Manipulável que possa auxiliar no processo de inclusão de alunos com deficiência visual, visando dar sentido aos conceitos relacionados ao campo multiplicativo, associando-o ao método da Configuração Retangular. Para tanto buscou-se a fundamentação nos estudos de Baumel (2003) sobre materiais e recursos no ensino para deficientes visuais, na contribuição de Carvalho (1998) referente a Educação Inclusiva e nas ideias de Lorenzato (2009) usando o MDM (material didático manipulável) como elemento representativo da situação problema. A necessidade dessa proposta tem o intuito de estimular a iniciativa, a criatividade, a sociabilidade e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso de responsabilidade e objetividade do educador
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    A Teoria matricial dos Grafos
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-03-27) Silva, Gisele Costa da; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154
    Nos últimos anos, muita atenção foi dedicada a uma área relativamente nova na pesquisa matemática chamada teoria dos grafos. Os grafos são úteis para estudar como os componentes das redes que surgem no comércio, nas ciências sociais, na medicina e em outras áreas se inter-relacionam. Por exemplo, os grafos são úteis para estudar a propagação de uma doença contagiosa ou uma rede de voos comerciais servindo um determinado número de grandes cidades. A teoria dos grafos é um tópico muito abrangente. Neste trabalho serão apresentadas apenas algumas definições e será mostrada a estreita relação entre a teoria dos grafos e a teoria das matrizes.