TCC Linguagem e Práticas Sociais

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    Memórias Póstumas de Brás Cubas: variação linguística no ambiente escolar e implicações ideológicas
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Moura, Janne Carlla Caboclo dos Santos; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875
    O presente trabalho adota como foco uma análise da obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, pois na mesma o autor traz um narrador-personagem para criticar o que acontecia no século XIX, principalmente com os jovens ricos da sociedade carioca. Mas além disto machado de Assis consegue um marco na história da literatura, pois sua genialidade que fugia de todos os padrões adotados pelo romantismo apresentados em sua obra a faz ser considerada a fundadora do realismo no Brasil, chamando não somente a atenção dos leitores da época, mas também de pesquisadores e leitores da atualidade já que nela é possível encontrar também muitos traços de variação linguística, não só da parte da burguesia, mas também de pessoas de regiões periféricas do país, assim é válido colocar que na presente obra o autor traz diversos níveis sociais, representando diferentes discursos formados por estes.
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    A inserção de aplicativos educacionais como instrumentos facilitadores no período da Pandemia
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-30) Silva, Emmanuelle Pereira da; Leite, Khatia Maria Barros
    O tema em foco no presente artigo observou que a partir do ano de 2020, devido à pandemia do Covid- 19, as atividades escolares presenciais foram suspensas e o ensino remoto adotado, mundialmente, em caráter emergencial. Mediante a isso, o presente trabalho objetivou discutir acerca das implicações deste ensino, desde o aluno ao professor, pois os mesmos tiveram que de forma emergencial fazerem uso de aplicativos que consistiam em levar o aprendizado da sala de aula física para o modo virtual. Nesse, discorremos acerca das diferenças entre a metodologia utilizada para adaptação emergencial de novos aplicativos, e, como estes levaram a professores que não estavam acostumados a terem que se inteirarem para que não houvesse falha no ensino emergencial. As conclusões deste trabalho apontam para o fato de nenhum dos atores envolvidos no ensino remoto estarem preparados; daí as dificuldades nas práticas e nas metodologias ora adotadas.
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    A produção de texto dissertativo/argumentativo: uma abordagem das competências do ENEM
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-02) Basio, Daniela de Lima; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336
    Considerando as propostas exigidas pelas cartilhas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), este artigo tem como finalidade analisar as produções textuais realizadas pelos alunos de uma escola da rede pública estadual. A produção de textos em especial dissertativo/argumentativo é a base para os alunos em fase preparatória para o vestibular, que irão ingressar nas universidades de todo Brasil, entretanto, percebe-se que eles apresentam deficiência linguística na hora de produzir. O embasamento teórico desse estudo está centrado em Antunes (2010) e Koch (2007), que discute o estudo do texto, e em Dell’ Isola (2007) sobre gênero textual, e também, nas competências exigidas no ENEM, observando se estas estão presentes nas produções dos alunos. Para desenvolver essa pesquisa, foram utilizadas, como base/material, as cartilhas do ENEM e as redações nota mil do ano de 2018. A análise levou em consideração o uso da escrita formal, a compreensão das mais variadas áreas do conhecimento, argumentação e defesa do ponto de vista. A análise mostrou que boa parte dos alunos precisa ter um estudo aprofundado da estrutura e formação do texto dissertativo/argumentativo. Assim, conclui-se que as produções realizadas em sala de aula precisam ser orientadas de acordo com as diretrizes da escola e o conhecimento adquirido pelos professores em sala de aula, desenvolvendo com êxito as cartilhas do ENEM, e os estudos de coesão e coerência, desse modo, fazendo com que os estudantes desenvolvam mais precisamente suas habilidades textuais.
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    A leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-19) Magalhaes, Antonio Carlos de; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067
    Mesmo diante do advento das novas tecnologias da informação e comunicação, no qual proporcionou o acesso à internet e às novas formas de busca do conhecimento, por um número considerável de cidadãos, a prática da leitura ainda se destaca como de grande importância para a formação das pessoas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões a cerca da leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa, considerando as particularidades do contexto atual de ensino no Brasil. Trata-se de um levantamento bibliográfico a respeito do ensino de língua inglesa no Brasil, do ensino da leitura e interdisciplinaridade, embasados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Magalhães (2017) e Luquetti e Souza (2016). A pesquisa aponta que a leitura é uma ótima maneira de se trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar. Além disso, mostrou que ainda existem grandes limitações na formação de professores, em se tratando de trabalhar a habilidade da leitura, que demandam do professor uma constante formação no sentido de acompanhar as demandas atuais de ensino no Brasil.
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    O discurso sobre a mulher no curta metragem “vida Maria”
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Santos, Aline dos; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875
    O presente artigo trata da análise de uma materialidade discursiva da linha francesa de Pêcheux (1988) com uso de pelo menos três dispositivos teórico-analíticos, sendo um deles, as condições de produção. A materialidade escolhida foi vídeo e tivemos como objeto de estudo desse curta metragem, “Vida Maria”, analisando os dispositivos teórico-analíticos: Interdiscurso e Formação Ideológica. Para a construção desse trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, bem como fundamentar nossos conhecimentos sobre o objeto de estudo, nossos resultados obtidos apontam que a maioria das mulheres vêm no casamento, a única mudança de vida, por estarem acostumada a essa vida, presenciada e vivida de mãe para filha, e por pertencer à uma realidade de não escolarização. Trata-se de uma realidade de muitas “Marias” pertencentes ao nosso país e deve ser visto como algo a ser mudado.
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    Atribuições e desafios vivenciados pelo professor na perspectiva na educação inclusiva
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Silva, Monize Karoline da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513
    Este trabalho teve como finalidade refletir qual o papel do professor com base nas Políticas Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva, verificando quais os desafios enfrentados pelo mesmo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o papel do professor diante das políticas educacionais de modo que os alunos sejam o centro da sala de aula. A inclusão é tratar de maneira diferente os diferentes, assim pode-se perceber a igualdade real sendo aplicada. De acordo com Sassaki (1997, p.3), a inclusão pode ser conceituada como processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”. Para tratarmos sobre o processo da Educação especial inclusiva e o papel do professor, referenciamos os estudos em Bueno (2001), Mantoan (1993, 2003), Sassaki (1997); entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base nas políticas públicas educacionais voltadas à educação inclusiva e o como o professor deve agir segundo elas, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Além dos teóricos, utilizamos como base, artigos que tratam sobre a mesma vertente, assim como documentos, legislações, leis e entre outros. A inclusão escolar não é de responsabilidade única do educador, uma vez que ele necessita de meios e condições para colocar seus conhecimentos em práticas que devem ser disponibilizados pelo governo, assim como a família deve participar do processo de inclusão, pois a mesma é corresponsável nas formações.
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    Conservadorismo e preconceito racial em o mulato, de Aluísio Azevedo: um olhar voltado ao ensino
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-24) Santos, Maria Cléia Alves dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067
    Este trabalho tem como principal objetivo relatar os traços de uma sociedade conservadora e preconceituosa presentes na obra O Mulato, escrita por Aluízio Azevedo em 1881 durante o Naturalismo, período em que o Brasil ainda era um país escravista. Infelizmente, alguns alunos, acham as obras literárias propostas pelos professores na educação básica ultrapassadas, devido ao fato da sua data de publicação ser distante de sua realidade, porém, o que eles devem compreender é que a literatura serve de base para muitas questões da sociedade atual, basta olhar para ela de maneira crítica, e assim, com este trabalho pretendemos desmistificar essa visão, e pretendemos ainda, fazer uma abordagem voltada ao ensino, de forma que o aluno seja levado a compreender a raiz do preconceito, fazendo assim, uma ponte entre: história, obra e atualidade, após essa reflexão o aluno colocará em prática as discursões de forma que a leitura vista como velha e antiga, agora será viva e atuante, também na sociedade moderna. Para tanto, embasaremos este trabalho nas teorias de Bosi (2015); Cândido (1999) e nas pesquisas de Paiva (2016).
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    Do estruturalismo saussuriano à abordagem sociointeracionista de linguagem: contribuições ao ensino da língua materna
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Silva, Maria Aparecida da; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592
    Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de reflexões realizadas em sala de aula sobre o ensino de língua Portuguesa e as teorias linguísticas. Ele tem o objetivo de analisar a teoria saussuriana e algumas críticas relevantes sobre a linguagem que contribuam para o ensino de língua até os processos de ensino aprendizagem na atualidade. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos nos postulados de Biazi, Dias (2007); Carvalho (2015); Dantas (2020); Geraldi (2012); Macedo (2009); Santos Filhos (2012); Saussure (2012); Travaglia (2012). Contudo, constatamos, que a teoria estruturalista contribuiu e continua trilhando caminhos para melhor desenvolver o ensino aprendizagem na prática. Ajuda a compreender que na linguagem humana existe a língua e a fala e como elas se tornam importantes no exercício diário de interação entre as pessoas na sociedade. São estudos que favorecem melhores oportunidades de vida para o sujeito.
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    Entre o estético e o político: reflexões sobre o caráter contra-hegemônico da poesia slam
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-31) Araujo, Laura Emilia; Silva, Aguimario Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2370040993060322
    Nos últimos anos, a poesia slam vem alcançando um espaço crescente, no Brasil, enquanto modalidade de produção literária. Intimamente ligada à realidade sociocultural de grupos periféricos e historicamente subalternizados, ela se apresenta, sobretudo, como uma forma de resistência. Este trabalho pretende, a partir do campo dos Estudos Culturais, principalmente por meio dos estudos da colonialidade, evidenciar a poesia slam como uma prática cultural de caráter contra hegemônico, marcada, com base em Mignolo (2008), enquanto uma forma de “desobediência epistêmica”. A discussão é empreendida, ainda, com base em autores como Glissant (2005), Curiel (2020), Hall (2006), Evaristo (2019), entre outros. Para a construção do debate, são tomados alguns textos da coletânea Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada pela poeta Mel Duarte e composta de textos de diferentes mulheres slammers. Verifica-se que a poesia slam adquire seu caráter contra-hegemônico numa intersecção necessária de fatores estéticos e políticos, colocando-se como resistência em relação a discursos historicamente legitimados.
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    Morte e vida Severina: um retrato do sertanejo nordestino
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-14) Santos, Thamirys Melo dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067
    O presente trabalho vem apresentar uma análise da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, por uma perspectiva social e trazer ainda um método de ensino do livro em sala de aula.
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    Discurso sobre a formação do surdo na sociedade brasileira em redações do ENEM
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Oliveira, Síria Maria Santos de; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875
    Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.
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    Refletindo o racismo por meio da obra o mulato de Aluísio Azevedo
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-29) Barbosa, Simone Cristina Silva; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067
    Compreendendo a Literatura como manifestação artística, possuidora de um papel socialmente e culturalmente importante, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o forte impacto causado pelo racismo por meio da obra literária O mulato de Aluísio Azevedo na sociedade. Em um esforço para suplantar práticas pedagógicas que contribuam para um melhor desenvolvimento da leitura em sala de aula e para uma educação linguística crítica e transformadora, a pesquisa, de base qualitativa bibliográfica envolve uma obra considerada marco do movimento literário do Naturalismo. Os estudos teóricos foram embasados, principalmente em: Azevedo (1990); Goffredo (2016); Precioso (2011); Rocha (2016). Conclui-se que é possível promover práticas de leitura no ensino-aprendizagem de literatura, desenvolvendo a partir disto uma visão crítica acerca das consequências previstas e imprevistas do racismo.
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    A importância da consciência fonológica no processo de aquisição da língua
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Santos, Shirley Emannuelle de Lima Santos; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592
    Partindo da ideia de que a leitura e a escrita são duas habilidades extremamente importantes para a vida em sociedade e para o acesso ao conhecimento, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita através de práticas pedagógicas lúdicas tendo como aporte atividades que promovam a autonomia da leitura e da escrita. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo embasada nos autores: Bizzotto; Aroeira; Porto (2010), Brasil (1997), Dehaene (2012), Fernandes (2010), Fonseca (2002), Mazucato (2018), Morais (2019), Solé (1998) e Ribeiro (2011), para que fosse possível fundamentar e argumentar de maneira consistente acerca do tema. A conclusão deste trabalho evidencia que a consciência fonológica é uma importante aliada nos processos de alfabetização e letramento, principalmente quando é trabalhada de forma lúdica e que envolva os alunos, para que assim possa-se despertar o interesse e o gosto por conhecer ainda mais o mundo da linguagem.
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    Relato de experiência: relevância entre teoria e prática no programa de residência pedagógica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-28) Lima, Márcia Carla da Silva; Sousa, André Luís Bonfim; http://lattes.cnpq.br/9866226115563365; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420
    Pretende-se neste relatório abordar as experiências vivenciadas durante a ambientação e conhecimento da escola campo que ocorreu no ano de 2018 a 2019 para o Programa Residência Pedagógicas (PRP), além de apresentar todas as condições como o mesmo foi trabalhado durante um ano e seis meses. O PRP teve a escola Estadual de Ensino Carlos Lyra, na cidade de São José da Laje - AL como ambiente de investigação e aplicação do projeto. O principal propósito foi a formação do aluno, levando em consideração os requisitos profissionais com intuito de melhorar as habilidades/competências e preparar os alunos participantes para a carreira de licenciatura, e serviu como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A pesquisa fundamentou-se na análise de elementos como a identificação da escola, aspectos socioculturais dos estudantes, aos profissionais da escola, assistência alimentar, biblioteca escolar, laboratórios, indicadores do último IDEB, PPP da escola, gestão, práticas pedagógicas, a sala de aula, formação continuada e impressões dos residentes.
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    Representações do feminismo no discurso religioso: constituições e atravessamentos
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-22) Goulart, Maria Grazielle; Silva, Aguimario Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2370040993060322; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Teixeira, Ivana Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9981973307285649
    Devido às crescentes discussões acerca do movimento feminista, envolto, desde sua concepção, em questionamentos oriundos de instituições religiosas, bem como sobre os papéis sociais das mulheres, esta pesquisa trata da observação e da análise da representação constituída acerca desses temas pela Igreja Católica, tendo em vista sua hegemonia enquanto instituição de regulação social, assim como os atravessamentos discursivos que a amparam. Para tal, três vídeos foram selecionados no site católico Padre Paulo Ricardo, haja vista sua popularidade e relevância no meio católico. Os vídeos foram elencados a partir da pesquisa das palavras “feminismo” e “mulher” no site em questão e divididos em excertos, que foram transcritos e analisados com base nos estudos de análise da conversação. Para compreender a construção das representações observadas, foi essencial o embasamento nos estudos de representação, principalmente a partir dos autores Serge Moscovici e Stuart Hall, com ênfase neste último e em seu conceito de estereotipagem. Então, o objetivo geral deste trabalho é analisar as representações constituídas pela Igreja Católica sobre o feminismo e sobre as mulheres e seus papéis sociais, observando os atravessamentos discursivos que embasam essa constituição, e compará-las às representações feministas sobre o próprio movimento e sobre as mulheres. Em comparação com as representações dos tópicos apresentadas por outras fontes, consonantes ao feminismo, foi verificado que a representação da Igreja sobre o feminismo e sobre os papéis sociais é atravessada por discursos políticos e científicos, além do religioso, e também que ela é altamente estereotipada, concebendo como naturais funções que são socioculturais, regulando, assim, os corpos e as vidas femininas, enquanto as expõe a perigos concretos.
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    O ensino de língua materna na perspectiva dos letramentos e das metodologias ativas: um estudo sociodiscursivo da linguagem na educação básica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-05) Souza, Natália Oliveira de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Menezes, Lucianne Michelle de; http://lattes.cnpq.br/1354199519304107; Silva, Maria Viviane de Melo; http://lattes.cnpq.br/8752941221356373
    O ensino de língua materna tem sido foco de debates e reflexões que tomam as práticas e teorias que o fundamentam como objeto de análise. Por isso, esta pesquisa problematiza sobre as implicações do ensino de língua a partir do estudo de documentos oficiais educacionais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo é compreender a relação entre o ensino pautado em práticas que enfatizam a alfabetização e os diversos letramentos e as propostas didáticas fundamentadas no uso de metodologias ativas em sala de aula. Este estudo se situa no campo da Linguística Aplicada, que compreende a linguagem em uma perspectiva de interação social (BAKTHIN, 1997), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995), em um ensino de língua pautado no objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes (BORTINI- RICARDO, 2004) e nas abordagens que partem do ensino de língua de forma crítica e reflexiva, considerando as realidades educacionais e aprendizagem significativa (GERALDI, 2012; FARACO, 2017; MENDONÇA, 2006; NEVES, 2011; OLIVEIRA, 2010; FREIRE, 2019). O trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica para compreensão do estado da arte sobre o tema e, em seguida, tem sua metodologia complementada pela coleta de dados primários, acessados por meio da aplicação de questionário na modalidade on-line, com objetivo de refletir sobre as compreensões básicas sobre o ensino de língua portuguesa com professores da educação básica. Diante das reflexões propostas, destacamos que, realmente, as ponderações sobre o ensino de língua são necessárias, principalmente, para contribuir com uma formação educacional de qualidade que seja embasada em um estudo pautado no diálogo, em concepções de língua e linguagem que promovam uma compreensão da diversidade da linguagem e da variedade da língua.
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    A constituição e representação social no romance Terra Sonâmbula
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-30) Silva, Sirleide Vieira da; Souza, Adriana Nunes de Souza; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067
    O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar o modo literário que os males sociais, que atingiram o país de Moçambique, durante o período de guerra, estão representados no romance Terra Sonambula. Diante dos estudos sociológicos de obras literárias, em particular a obra em tela, é válido frisar, que a “Literatura transforma se em escrita de resistência, ou seja, uma forma de sobrevivência em meio ao caos social instaurado no país”. (OLIVEIRA, 2011, p. 1). Sendo assim, percebe-se que é de suma importância destacar o trabalho de construção social e histórico cultural que a Literatura desempenha na sociedade, ela funciona como um aparelho social responsável pela disseminação cultural e por expor em forma de arte as realidades e transformações sociais pelas quais toda e qualquer sociedade passa constantemente. O texto de Mia Couto é classificado como um romance, o qual tem como característica estilística, segundo Oliveira (2011), o plurinlinguismo, e é teorizado por Bakhtin (2002) demonstrando que a “verdadeira premissa da prosa romanesca está na estratificação interna da linguagem, na sua diversidade social de linguagens e nas divergências de vozes individuas que ela encerra” (BAKHTIN, 2002, p. 72 citado por OLIVEIRA, 2011, p. 5). Diante deste conceito, o que importa a este trabalho é o fato de que esse plurinlinguismo, a partir da materialização dos discursos direto e indireto livre, presente na obra, permite que as personagens ganhem vozes e possam exprimir suas inquietações. O romance em tela representa com realismo e fantasia os acontecimentos históricos sociais vivenciados por dois personagens principais Kindzu e Muidinga, e também as personagens secundárias relatarem dias difíceis que passaram em meio a guerra civil no país de Moçambique.
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    Textos e intertextualidade: a criação de uma nova história
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-31) Santos, Wellington Ferreira dos; Tavares, Roseanne Rocha; http://lattes.cnpq.br/4961168921977877; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513
    Este trabalho trata da intertextualidade, fazendo uma relação entre o seriado Chaves (1971) e a saga Harry Potter (1997). Com objetivo de analisar essas obras na perspectiva de identificar aspectos comuns, apesar de ter uma diferença de 26 anos de distanciamento entre elas. Conceitua a intertextualidade evidenciando quando ela é implícita e explícita. Apresenta o seriado Chaves, fazendo uma explanação sobre o seu modo de vida e a importância de Chiquinha e Kiko. Já na obra de Harry Potter, explicitando o contexto que a envolve. Analisa as duas obras para identificar os diálogos existentes entre ambas. A metodologia está voltada para pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cuja base teórica está fundamentada em consultas de livros, artigos e trabalhos científicos disponíveis na internet dos quais foram feitas leituras seletivas e fichamentos. Os resultados mostram que é possível haver aspectos comuns entre as duas obras mesmo sem que haja nenhuma ligação entre seus autores. Conclui-se que a intertextualidade foi estabelecida com propriedade nas obras estudadas, uma vez que os pontos convergentes ficaram bastante evidentes.