TCC Docência na Educação Profissional
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Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Departamento "Campus Arapiraca"
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Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item Estudo comparativo de ferramentas de projeto entre o CAD tradicional e a modelagem BIM sob o ponto de vista da aprendizagem dos alunos nos cursos de engenharia civil e arquitetura no Estado de Alagoas(2021-03-04) Guerra, Luciana da Rocha Melo; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Barboza, Beatriz Ramos; http://lattes.cnpq.br/0880777552450659A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), nas últimas décadas, vem recorrendo ao uso de softwares gráficos para otimizar os processos de desenvolvimento de projetos. A revolução do mercado de projetos nas áreas de engenharia e arquitetura se deu com o desenvolvimento e a expansão de softwares gráficos, a partir da década de 60. O Desenho Assistido por Computador – Computer Aided Design (CAD) foi o software precursor que permitiu a migração dos projetos manuais para o computador. Ao longo dos anos os softwares foram se aperfeiçoando e atualmente tem-se a Modelagem da Informação da Construção - Building Information Modeling (BIM), uma tecnologia integrada de vários softwares que abrange desde a fase de projetos até o processo construtivo como um todo. Esses softwares gráficos comumente são inseridos nas ementas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura. Dado que o software CAD e os softwares do sistema BIM apresentam diferenças em relação aos recursos disponíveis e ao custo de aquisição, foi realizado um levantamento das Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam esses cursos no Estado de Alagoas a fim de identificar quais desses softwares são mais usados atualmente. Para isso foi estabelecido contato com as coordenações dos respectivos cursos e enviado um formulário eletrônico referente ao uso dos softwares gráficos nos componentes curriculares. Foi diagnosticada uma tendência de uso de softwares do sistema CAD, seguido de softwares do sistema BIM sobressaindo-se o AutoCAD e o Revit, tendo em vista que são os mais usuais no mercado, além de serem disponibilizados gratuitamente aos estudantes pelas IES cadastradas junto à AutoDesk. As IES afirmaram dialogar com o mercado de trabalho para entender as demandas do setor e buscar formar profissionais com perfil necessário as tendências atuais. Também foi discutida com as IES sobre a importância de priorizar a incorporação de inovações de softwares gráficos nos Projeto Político-Pedagógico dos cursos e as mesmas mostraram-se engajadas nesse processo de inovação.Item Executando uma instalação elétrica com segurança: a importância do ensino para o curso técnico em eletroeletrônica(2023-10-23) Santos, Djalma dos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357Ao longo dos tempos, o uso da eletricidade foi se tornando cada vez mais recorrente nas diversas sociedades, chegando mesmo a tornar-se item de primeira necessidade, dada a sua importância para as diversas áreas da humanidade. O presente artigo configurou uma intervenção pedagógica realizada no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – campus Arapiraca. O mesmo teve como objetivo discutir acerca da importância e necessidade de preparar estudantes do curso técnico em eletroeletrônica para saberem realizar uma instalação elétrica com segurança. A intervenção ocorreu em uma turma do curso subsequente de Eletroeletrônica, no ano de 2023, na disciplina de Instalações elétricas e prediais, na qual, a partir de um plano previamente elaborado em consonância com o trabalho desenvolvido pelo professor regente, foi realizada uma aula prática que ocorreu no laboratório, tendo como tema central: “A importância da realização de uma instalação elétrica com segurança” e se desenvolveu em dois momentos distintos: a parte teórica, apresentando em slides os componentes de uma instalação elétrica, e a parte prática, quando os estudantes puderam realizar uma instalação elétrica. Para auxiliar no referencial teórico, foram utilizados materiais do SENAI, além de autores renomados na área da elétrica, o que possibilitou um olhar ampliado sobre a importância de formar novos profissionais capazes de realizar instalações elétricas com segurança e exercer a função com eficiência. Ao final da aplicação da prática, foi possível perceber o quanto o trabalho realizado em duplas implicou na aprendizagem da turma, favorecendo a troca de experiências entre os estudantes e promovendo uma aprendizagem colaborativa e significativa.Item Formação continuada na gestão turística do município de Pilar (AL)(2022-02-09) Santos, Priscila Pereira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; Silva, Sibele Castro; http://lattes.cnpq.br/3039101003188818A transição do turismo de atividade econômica marginal para atividade econômica estrutural coloca em pauta a necessidade de sair do amadorismo e investir em qualificação profissional em todos os aspectos da atividade, do planejamento à operacionalização. Nesse sentido e tendo em vista a atual dinâmica turística do município de Pilar, em Alagoas, questionou-se: a formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar, Alagoas, apresenta-se como uma estratégia de fomento ao desenvolvimento turístico? Diante deste problema de pesquisa, têm-se como objetivo de trabalho oferecer e analisar os efeitos da qualificação profissional turística na equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar no que diz respeito às relações interpessoais e atendimento ao público e durante o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico. O caminho metodológico dessa pesquisa foi a Pesquisa-Ação. Para Nunes e Infante (1996), a Pesquisa-Ação pode ser compreendida como uma metodologia de consultoria pois articula o saber formal e informal na solução dos problemas organizacionais. A aplicação da pesquisa-ação iniciou em julho de 2021 e em dezembro de 2021 ao ser finalizada, observou-se uma perceptível mudança no comportamento dos/as servidores/as, no levantamento das ofertas de serviços e equipamentos relacionados ao turismo e no estreitamento de laços com instituições reconhecidas no fomento ao turismo.Item Intervenção pedagógica na educação profissional com uso de autômatos celulares(2023-09-12) Anjos, Maryklayne Araujo dos; Santos, Cristiano Tenório dos; http://lattes.cnpq.br/9390857882763621; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, Leandro Lima Casado dos; https://orcid.org/0000-0002-7011-5837; http://lattes.cnpq.br/9791613684573784Os problemas que os discentes se deparam ao longo de sua jornada na aprendizagem de matemática é algo bastante discutido no meio acadêmico por diversos autores. Assim, a fim de mitigar esta problemática, este trabalho realizou uma intervenção com os alunos do 2º ano do curso técnico em Rede do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e mostrou a importância do uso do conceito de Autômato Celular (AC) na interdisciplinaridade de conteúdos que envolvem a matemática. Nesta circunstância, este trabalho também apresentou aos discentes um simulador de AC, o AutomatoLab, o qual foi possível que eles realizassem testes no simulador e respondessem a uma pesquisa qualitativa sobre a ferramenta e sobre o uso de ACs. O resultado da pesquisa demonstrou que a maioria dos discentes acreditam que é necessário prévio conhecimento sobre ACs para utilizar esse tipo de tecnologia, mas que esse tipo de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) pode ajudar alguns discentes a se interessarem pelo assunto abordado.Item O impacto social do "curso técnico em informática" na vida de discentes do IFAL Campus Palmeira dos Índios(2023-10-30) Oliveira, Cícera Ferro de; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Taysa Kawannny FerreiraA formação com disciplinas de caráter prático e com abordagem baseada em projetos é um trabalho desafiador, sobretudo tratando uma equipe variada de discentes, com habilidades distintas, cargas de trabalho e tempo livre para desenvolver tarefas. A atividade fica desafiadora por almejar não apenas oferecer o conhecimento teórico essencial, como também aperfeiçoar a empregabilidade dos discentes. É fundamental proporcionar aos discentes a experiência real do mundo de trabalho, um dos meios disso acontecer, é através do ensino baseado em projetos, transformando os projetos direcionados a solucionar problemas verídicos da área da informática. Neste trabalho, o objetivo é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a ser adotada na disciplina ‘Infraestrutura e Serviços de Redes’ para enfrentar os desafios acima mencionados. A disciplina é oferecida para alunos do curso técnico em Informática do IFAL, Campus Palmeira dos Índios, no seu último ano do curso, deste modo, como resultados, almeja-se capacitar os discentes para o mercado de trabalho e dar chances de criar uma rede de contato com empresas locais, e também com outras pessoas do meio estudantil.Item Oficinas de Parto Humanizado no curso técnico em Enfermagem - o ensino de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto na educação técnica e profissional(2022-10-23) Silva, Adrielle Sonara Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawannny Ferreira; Mendonça, Henrique Pereira Freitas de; http://lattes.cnpq.br/4118744084862876Este artigo discorre sobre a humanização do parto e a importância do conhecimento do profissional de enfermagem nessa temática, enfatizando as estratégias de ensino que articulam teoria e a prática para um melhor ensino-aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo a utilização das oficinas como atividade pedagógica com a temática central de Parto humanizado e métodos não farmacológicos de alivio da dor durante o trabalho de parto. A metodologia utilizada foi um relato de experência de uma intervenção pedagógica realizada em uma turma que cursava a disciplina de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente de um Curso Técnico em Enfermagem, através de Oficinas Pedagógicas. Foi possível observar uma aprendizagem enriquecedora para a formação dos alunos por meio de um aprendizado prático, obtendo conhecimentos sobre os métodos não farmacológicos para alívio da dor e parto humanizado, como também foi notório a importância da participação ativa durante esse período.Item Proposta de interdisciplinaridade técnica em um curso de logística(2023-10-06) Santos, José Éliton dos; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Lourenço Filho, Marcelo Diniz de; http://lattes.cnpq.br/9998518077299276O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de aprendizagem baseado na interdisciplinaridade utilizando uma intervenção pedagógica do tipo aprendizagem baseada em problemas. Para tanto, foi utilizado como campo amostral o curso Técnico Subsequente em Logística do Instituto Federal de Alagoas – IFAL / Campus Arapiraca. A proposta teve como base as disciplinas técnicas do referido curso e a formação de eixos interdisciplinares que agregam assuntos comuns a pelo menos duas disciplinas. Foram aplicadas 4 atividades do tipo estudo de caso baseados em problemas práticos da área de logística, sendo solicitado dos discentes que apresentassem soluções para os problemas baseadas em conhecimentos interdisciplinares obtidos no curso. Os resultados da aplicação do modelo mostrou ser relevante para os discentes a congregação de várias disciplinas técnicas para a resolução de problemas, pois possibilita ao aluno aproximar-se da prática aplicando a teoria. Os resultados demonstraram também que os discentes recepcionaram de forma satisfatória a metodologia adotada na intervenção, o que demonstra que é possível implementar a interdisciplinaridade no ensino da logística. A pesquisa contribui para o processo de ensino-aprendizagem do curso, pois possibilita a formação de profissionais que atendem as exigências do mercado de trabalho por colaboradores com conhecimentos múltiplos e em áreas diversificadas.Item RecomendaTEC: um sistema de recomendação para o auxílio de estudantes do ensino médio na escolha de um curso na educação profissional e tecnológica(2023-12-13) Cavalcante, Damares da Silva; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487No mundo globalizado em que vivemos, a quantidade de informações acessíveis tornaram-se infinitas em conteúdo, modalidade e formas de acesso. O processo de escolha em meio a tantas opções torna-se humanamente dificultoso, por isso, surgiram formas de filtros tanto nos mecanismos de busca online quanto nas plataformas de hospedagens de conteúdos textuais e multimídia. O estudo das melhores possibilidades de aprendizagem dos alunos é um campo presente dentro da problemática da Psicologia Educacional. Os sistemas de recomendação (SR) começaram a ganhar espaço dentro do âmbito da educação pela possibilidade de trazer vantagens para os estudantes sob diferentes aspectos. A saída de estudantes do ensino médio para o ensino técnico profissional de nível técnico ou superior torna-se um desafio, dado que a escolha de uma área de atuação implica em uma escolha que irá gerar repercussão em toda a sua vida. O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo SR para a escolha de cursos para auxiliar os estudantes a tomarem uma melhor decisões com base em características extrínsecas e intrínsecas ao aluno. A pesquisa utilizará dados do histórico escolar de todo o ensino básico dos alunos e um questionário de perfil baseado no modelo Realistic-Investigative-Artistic-Social-Enterprising-Conventional (RIASEC). O SR utilizará os algoritmos de filtragem baseada em conteúdo e filtragem colaborativa. Como trabalhos futuros, pretende-se implementar o modelo para o desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação com dois níveis de estudantes: (1) estão cursando o ensino médio; e (2) estudantes que acabaram o ensino médio há mais de 1 ano. Com os resultados da aplicação será possível determinar o nível de efetividade da solução proposta.Item Uso do kahoot como recurso didático tecnológico para abordagem do tema ecologia dos ecossistemas no curso técnico em informática do Instituto Federal de Alagoas, polo Arapiraca(2023-09-27) Silva, Chryslane Barbosa da; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; https://orcid.org/0000-0001-5434-5723; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487A Biologia é uma importante disciplina do curso técnico em informática, por fornecer noções importantes sobre o universo dos organismos enquanto espaço de reações. Com intuito de conhecer e de otimizar estratégias tecnológicas de ensino motivadoras é que são sugeridas plataformas como GoConqr e Kahoot para elaboração de quiz online. Nesse contexto, foi promovida uma intervenção pedagógica, através do Kahoot, sobre a temática “Ecologia dos Ecossistemas”, para alunos do curso técnico em informática. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, considerando que foi feita com uma turma do curso técnico em informática do IFAL mediante a aplicação de quiz no Kahoot e, posteriormente, aplicada uma pesquisa de satisfação. Percebeu-se que a gamificação corroborou de forma significativa para uma melhor assimilação do conteúdo de “Ecologia dos ecossistemas”. Portanto, o kahoot possibilitou a quebra de paradigmas e agregou uma melhor qualificação e motivação para os discentes atuarem no mercado de trabalho.Item Utilização de imagens de satélite na avaliação dos impactos ambientais causados pelo crescimento urbano e a degradação ambiental na Cidade de Maceió-AL(2023-10-14) Amorim, Raniéri Carlos Ferreira de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Melo Irmao, Jose Jenivaldo de; http://lattes.cnpq.br/8372721245933365; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A urbanização é a transformação de áreas rurais e áreas de vegetação nativa em urbanas, geralmente acompanhada por crescimento populacional e desenvolvimento de infraestruturas. No entanto, a urbanização tem várias consequências ambientais como: perda de habitats naturais, poluição, mudanças climáticas e escassez de recursos. A expansão urbana é um fenômeno comum que ganha cada vez mais proeminência nas áreas urbanas ao redor do globo. Essa tendência tem sido inextricavelmente ligada a uma série de impactos ambientais de magnitude considerável. Um dos desafios imprescindíveis na gestão efetiva desses impactos reside na capacidade de realizar uma avaliação precisa e abrangente dos efeitos resultantes da expansão urbana sobre regiões sensíveis. Estas últimas frequentemente enfrentam alterações substanciais na sua paisagem e nos seus ecossistemas intrínsecos. Tal dinâmica pode culminar na deterioração da qualidade ambiental e na diminuição da sustentabilidade dessas áreas, como discutido por Almeida (2015). Segundo Bispo e Levino (2011) o aumento da urbanização e do número de habitantes nas áreas urbanas faz crescer a degradação do meio ambiente, pois a urbanização traz mudanças e impactos ao meio ambiente, ao ser humano, a economia e a vida social. Já Bobadilho (2014) afirma que o consumo de espaços estratégicos nas cidades, quase sempre próximo aos rios, traz consigo a degradação da qualidade da água e a perturbação do ecossistema, além de subjugar a qualidade de vida das comunidades adjacentes. Nesse contexto, o uso de imagens de satélite tem se mostrado uma ferramenta poderosa e eficaz para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da expansão urbana em áreas ribeirinhas, como as margens da Lagoa Mundaú. As imagens de satélite fornecem uma visão detalhada e abrangente das mudanças no uso e cobertura do solo ao longo do tempo, permitindo a identificação e análise dos impactos causados pela expansão urbana. Alguns estudos têm explorado a utilização de imagens de satélite nesse contexto, buscando compreender e quantificar os impactos ambientais específicos decorrentes da expansão urbana. Esses estudos utilizam técnicas de sensoriamento remoto, como a classificação de imagens, a análise de métricas ambientais e a detecção de mudanças no uso da terra, a fim de obter informações precisas sobre as alterações ocorridas da urbanização na região (Batista et al., 2021; Correia Filho et al., 2021). Desse modo, entender como esse processo de uso e ocupação do solo influencia diretamente e indiretamente nos impactos ambientais que ocorreram nesta área lagunar é fundamental para que se tenha uma gestão dos recursos ambientais deste bioma, como também a mitigação dos impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto para identificar os possíveis impactos ambientais causados pela expansão urbana para alguns bairros de Maceió.Item Vantagens e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia do COVID-19 para estudantes do Instituto Federal de Alagoas Campus São Miguel dos Campos(2022-04-29) Morais, Talita Maria Gomes de; Gusmão, José Lucas de Omena; http://lattes.cnpq.br/7481743502794359; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Silva Filho, Paulo Vicente Gomes; http://lattes.cnpq.br/3333801578349135Em março de 2020 foi decretada Pandemia de Covid-19 com imposição de isolamento social e impedimento de realização de atividades com aglomeração de pessoas. Essas medidas restritivas objetivaram a diminuição do contágio do vírus. Este trabalho objetiva identificar as vantagens e desafios enfrentados pelos estudantes do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus São Miguel dos Campos, durante o ERE. Para tanto, foi desenvolvido um questionário aplicado aos estudantes que estavam formalmente matriculados neste curso e desenvolvendo os estudos durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Foi possível constatar que a maioria das/os estudantes considera o ensino presencial mais vantajoso em relação ao ensino remoto, tiveram alguma dificuldade de adaptação ao ensino remoto e que consideram o ensino remoto praticado insuficiente para suprir as suas necessidades de aprendizagem. As vantagens apontadas neste trabalho direcionam o entendimento de que algumas ferramentas poderiam ser mantidas durante o ensino presencial como a possibilidade de acessar às aulas gravadas em horários mais convenientes para as/os estudantes, além da possibilidade do registro da participação na disciplina poder ser contabilidazo com a entrega das atividades no prazo estipulado por cada docente.Item Whiteboard: proposta de aplicação do recurso digital na gestão da sala de aula em anatomia no ensino médio-técnico em enfermagem(2024-08-24) Almeida, Patrícia dos Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Oliveira, Esdras Carlos de Lima; http://lattes.cnpq.br/6492625987351779; Barros, José Romero de Souza; http://lattes.cnpq.br/2249359709431884Diversas profissões das Ciências da Saúde, em diferentes níveis de formação, se apropriam da Anatomia Humana como objeto de estudo, pesquisa e trabalho. Mesmo no nível médio-técnico, as matrizes curriculares ainda são mantenedoras de componentes teórico-práticos subordinados a uma determinada duração de horaaula, na qual conteúdos densos e vastos em nomenclaturas técnico-científicas, diferenciações topográficas e classificações anatômicas devem ser explorados e relacionados a diagnósticos/condutas clínicas; o que demanda do professor metodologias de acompanhamento de classe que sejam eficientes. Dessa forma, pensou-se no fortalecimento das práticas de gestão de sala de aula a partir dos usos de um recurso tecnológico com foco no apoio pedagógico em Anatomia Humana em Cursos Técnicos de Enfermagem, sobretudo considerando o agravante de possíveis desnivelamentos de conhecimento em Ciências da Natureza pelos alunos, carreados de um ensino básico por vezes deficitário. Portanto, considera-se importante ambientar os educadores ao uso do Whiteboard (quadro-branco) como estratégia de mitigação das barreiras de compreensão e espaço-tempo interpostos ao percurso formativo em área básica no âmbito do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. A presente proposição de Projeto de Intervenção para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, utilizando a técnica de Oficina Pedagógica em Grupos, executada junto a professores ministrantes da disciplina de Anatomia Humana, com atuação profissional em curso de nível médio-técnico em Enfermagem. Espera-se instrumentalizá-los através do recurso Whiteboard (quadro-branco) hospedado na plataforma Miro, como suporte à organização de classe e ensino; ouvir as percepções desses profissionais, e identificar se as condições da realidade coincidem ou não com a problemática aqui levantada; colaborar para o acervo de recursos educacionais em saúde no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; e por fim, executar o plano de intervenção aqui proposto como instrumento próprio de sua viabilidade.