TCC Educação e Meio Ambiente
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Educação e Meio Ambiente por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O Discurso da Educação Tecnológica no Brasil: Contradições e conflitos dos sentidos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-01-29) Vieira, Gêyvisson Silva Gomes; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Beltrão, Gabriel Magalhães; http://lattes.cnpq.br/3571073070344934; Cichaczewski, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/9221850678839778; Bianchetti, Thiago Angelin LemosO presente trabalho tem por objetivo apresentar o que é educação politécnica ou tecnológica, como também, apresentar historicamente suas várias perspectivas educacionais de acordo com seus respectivos projetos societários. Serão demonstrados os caminhos da educação tecnológica no Brasil a partir de seu surgimento, memória discursiva e contradições através do discurso do Estado brasileiro buscando desvelar a realidade atual nesse modelo de formação, especificamente nos cursos superiores, além de apontar possibilidades para a formação politécnica/tecnológica.Item Educação ambiental e reciclagem de óleos residuais: revisão bibliográfica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-14) Silva, Cleonice Barbosa da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741O ensino de educação ambiental se caracteriza por direcionar a formação ambiental dos alunos, nesse contexto, destaca-se a sua importância para a sensibilização ambiental frente aos problemas ambientais que estão presentes em nosso cotidiano. A potencialização das estratégias de educação ambiental são de grande relevância para o despertar da sensibilização ambiental, e uma delas é a prática de produção de sabão artesanal com o uso de óleos residuais. Os procedimentos realizados neste estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se de três artigos científicos nacionais da área de educação ambiental e reciclagem de óleos. Os artigos foram selecionados com um recorte temporal de cinco anos de 2019 a 2023. Com os resultados da revisão ficou constatado que a prática de educação ambiental por meio de oficinas de reciclagem de resíduos oleosos é de grande importância para a sensibilização ambiental e a formação de cidadãos mais conscientes e aptos a atuar de forma mais ativa na conservação ambiental. Concluímos destacando que as práticas experimentais das oficinas de produção artesanal de sabão com resíduos oleosos são uma valiosa ferramenta educacional para trabalhar a educação ambiental.Item Ensino de ciências e alfabetização científica nas séries iniciais do ensino fundamental I(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-08) Oliveira, José Evandro de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Cavalcante, Paulo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/9314580267458668; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741O ensino e aprendizagem caracterizam-se por direcionar a formação social e educacional dos alunos, destacando-se o ensino de ciências às crianças, onde se deve proporcionar explicações completas ou científicas para as dúvidas e curiosidades que estão presentes no seu cotidiano, cabendo destacar que as curiosidades são geradas pelas observações realizadas no meio em que estão inseridas. A potencialização da curiosidade das crianças resultará em relevantes descobertas, mas para tal é necessário que o ensino de ciências seja trabalhado com conteúdos relacionados ao mundo científico de forma atrativa e próximo da realidade das crianças. Os procedimentos metodológicos realizados foram uma revisão bibliográfica, utilizando-se de três artigos de periódicos científicos nacionais da área de Educação em ensino de Ciências, além disso buscou-se também subsídios em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Curricular Comum. Os artigos foram selecionados com um recorte temporal de 05 (cinco) anos, de 2016 a 2020. Com os resultados da revisão realizada constatou- se que o ensino de ciências nas séries iniciais é de grande importância para a formação de cidadãos conscientes, aptos para exercitar cidadania e serem ativos na sociedade. Conclui-se enfatizando a importância do ensino de ciências para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental e que esse ensino sendo bem trabalhado proporciona conhecimento e o entendimento dos fenômenos naturais que ocorrem no nosso dia a dia.Item Gestão escolar, educação ambiental e políticas públicas ambientais : uma análise em duas escolas de ensino fundamental da rede municipal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Silva, Maria de Lourdes da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741; Santos, Allan Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/8695305865567407O presente estudo tem como objetivo analisar a conexão entre educação ambiental, gestão escolar e políticas públicas em duas escolas de Ensino Fundamental integrantes da rede municipal do município de Junqueiro/AL. O estudo realizado é do tipo descritivo, que teve como percurso metodológico o desenvolvimento em três etapas: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário semiestruturado aos gestores das duas escolas escolhidas abordando sobre: Políticas públicas ambientais, Gestão escolar e Educação ambiental. A análise dos dados foi realizada com base nas três temáticas abordadas. Nos resultados obtidos foi constatado que os gestores das duas escolas trabalhadas têm percepção da importância da prática de educação ambiental no ambiente escolar, no entanto as escolas estudadas não efetivam práticas de educação ambiental sintonizadas com as políticas públicas ambientais e educacionais. O estudo realizado traz contribuições valiosas para reflexão sobre as práticas de educação ambiental sintonizadas com as políticas públicas e gestão escolar, a aplicação dessas práticas será refletida na sensibilização ambiental dos indivíduos da comunidade escolar e na conservação ambiental da unidade escolar e em seu entorno.