TCC Linguagem e Práticas Sociais
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Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Departamento "Campus Arapiraca"
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Item Atribuições e desafios vivenciados pelo professor na perspectiva na educação inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Silva, Monize Karoline da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho teve como finalidade refletir qual o papel do professor com base nas Políticas Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva, verificando quais os desafios enfrentados pelo mesmo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o papel do professor diante das políticas educacionais de modo que os alunos sejam o centro da sala de aula. A inclusão é tratar de maneira diferente os diferentes, assim pode-se perceber a igualdade real sendo aplicada. De acordo com Sassaki (1997, p.3), a inclusão pode ser conceituada como processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”. Para tratarmos sobre o processo da Educação especial inclusiva e o papel do professor, referenciamos os estudos em Bueno (2001), Mantoan (1993, 2003), Sassaki (1997); entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base nas políticas públicas educacionais voltadas à educação inclusiva e o como o professor deve agir segundo elas, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Além dos teóricos, utilizamos como base, artigos que tratam sobre a mesma vertente, assim como documentos, legislações, leis e entre outros. A inclusão escolar não é de responsabilidade única do educador, uma vez que ele necessita de meios e condições para colocar seus conhecimentos em práticas que devem ser disponibilizados pelo governo, assim como a família deve participar do processo de inclusão, pois a mesma é corresponsável nas formações.Item Conservadorismo e preconceito racial em o mulato, de Aluísio Azevedo: um olhar voltado ao ensino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-24) Santos, Maria Cléia Alves dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Este trabalho tem como principal objetivo relatar os traços de uma sociedade conservadora e preconceituosa presentes na obra O Mulato, escrita por Aluízio Azevedo em 1881 durante o Naturalismo, período em que o Brasil ainda era um país escravista. Infelizmente, alguns alunos, acham as obras literárias propostas pelos professores na educação básica ultrapassadas, devido ao fato da sua data de publicação ser distante de sua realidade, porém, o que eles devem compreender é que a literatura serve de base para muitas questões da sociedade atual, basta olhar para ela de maneira crítica, e assim, com este trabalho pretendemos desmistificar essa visão, e pretendemos ainda, fazer uma abordagem voltada ao ensino, de forma que o aluno seja levado a compreender a raiz do preconceito, fazendo assim, uma ponte entre: história, obra e atualidade, após essa reflexão o aluno colocará em prática as discursões de forma que a leitura vista como velha e antiga, agora será viva e atuante, também na sociedade moderna. Para tanto, embasaremos este trabalho nas teorias de Bosi (2015); Cândido (1999) e nas pesquisas de Paiva (2016).Item Discurso sobre a formação do surdo na sociedade brasileira em redações do ENEM(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Oliveira, Síria Maria Santos de; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.Item O discurso sobre a mulher no curta metragem “vida Maria”(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Santos, Aline dos; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875O presente artigo trata da análise de uma materialidade discursiva da linha francesa de Pêcheux (1988) com uso de pelo menos três dispositivos teórico-analíticos, sendo um deles, as condições de produção. A materialidade escolhida foi vídeo e tivemos como objeto de estudo desse curta metragem, “Vida Maria”, analisando os dispositivos teórico-analíticos: Interdiscurso e Formação Ideológica. Para a construção desse trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, bem como fundamentar nossos conhecimentos sobre o objeto de estudo, nossos resultados obtidos apontam que a maioria das mulheres vêm no casamento, a única mudança de vida, por estarem acostumada a essa vida, presenciada e vivida de mãe para filha, e por pertencer à uma realidade de não escolarização. Trata-se de uma realidade de muitas “Marias” pertencentes ao nosso país e deve ser visto como algo a ser mudado.Item Do estruturalismo saussuriano à abordagem sociointeracionista de linguagem: contribuições ao ensino da língua materna(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Silva, Maria Aparecida da; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de reflexões realizadas em sala de aula sobre o ensino de língua Portuguesa e as teorias linguísticas. Ele tem o objetivo de analisar a teoria saussuriana e algumas críticas relevantes sobre a linguagem que contribuam para o ensino de língua até os processos de ensino aprendizagem na atualidade. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos nos postulados de Biazi, Dias (2007); Carvalho (2015); Dantas (2020); Geraldi (2012); Macedo (2009); Santos Filhos (2012); Saussure (2012); Travaglia (2012). Contudo, constatamos, que a teoria estruturalista contribuiu e continua trilhando caminhos para melhor desenvolver o ensino aprendizagem na prática. Ajuda a compreender que na linguagem humana existe a língua e a fala e como elas se tornam importantes no exercício diário de interação entre as pessoas na sociedade. São estudos que favorecem melhores oportunidades de vida para o sujeito.Item Entre o estético e o político: reflexões sobre o caráter contra-hegemônico da poesia slam(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-31) Araujo, Laura Emilia; Silva, Aguimario Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2370040993060322Nos últimos anos, a poesia slam vem alcançando um espaço crescente, no Brasil, enquanto modalidade de produção literária. Intimamente ligada à realidade sociocultural de grupos periféricos e historicamente subalternizados, ela se apresenta, sobretudo, como uma forma de resistência. Este trabalho pretende, a partir do campo dos Estudos Culturais, principalmente por meio dos estudos da colonialidade, evidenciar a poesia slam como uma prática cultural de caráter contra hegemônico, marcada, com base em Mignolo (2008), enquanto uma forma de “desobediência epistêmica”. A discussão é empreendida, ainda, com base em autores como Glissant (2005), Curiel (2020), Hall (2006), Evaristo (2019), entre outros. Para a construção do debate, são tomados alguns textos da coletânea Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta (2019), organizada pela poeta Mel Duarte e composta de textos de diferentes mulheres slammers. Verifica-se que a poesia slam adquire seu caráter contra-hegemônico numa intersecção necessária de fatores estéticos e políticos, colocando-se como resistência em relação a discursos historicamente legitimados.Item A importância da consciência fonológica no processo de aquisição da língua(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-07) Santos, Shirley Emannuelle de Lima Santos; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592Partindo da ideia de que a leitura e a escrita são duas habilidades extremamente importantes para a vida em sociedade e para o acesso ao conhecimento, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita através de práticas pedagógicas lúdicas tendo como aporte atividades que promovam a autonomia da leitura e da escrita. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo embasada nos autores: Bizzotto; Aroeira; Porto (2010), Brasil (1997), Dehaene (2012), Fernandes (2010), Fonseca (2002), Mazucato (2018), Morais (2019), Solé (1998) e Ribeiro (2011), para que fosse possível fundamentar e argumentar de maneira consistente acerca do tema. A conclusão deste trabalho evidencia que a consciência fonológica é uma importante aliada nos processos de alfabetização e letramento, principalmente quando é trabalhada de forma lúdica e que envolva os alunos, para que assim possa-se despertar o interesse e o gosto por conhecer ainda mais o mundo da linguagem.Item A inserção de aplicativos educacionais como instrumentos facilitadores no período da Pandemia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-30) Silva, Emmanuelle Pereira da; Leite, Khatia Maria BarrosO tema em foco no presente artigo observou que a partir do ano de 2020, devido à pandemia do Covid- 19, as atividades escolares presenciais foram suspensas e o ensino remoto adotado, mundialmente, em caráter emergencial. Mediante a isso, o presente trabalho objetivou discutir acerca das implicações deste ensino, desde o aluno ao professor, pois os mesmos tiveram que de forma emergencial fazerem uso de aplicativos que consistiam em levar o aprendizado da sala de aula física para o modo virtual. Nesse, discorremos acerca das diferenças entre a metodologia utilizada para adaptação emergencial de novos aplicativos, e, como estes levaram a professores que não estavam acostumados a terem que se inteirarem para que não houvesse falha no ensino emergencial. As conclusões deste trabalho apontam para o fato de nenhum dos atores envolvidos no ensino remoto estarem preparados; daí as dificuldades nas práticas e nas metodologias ora adotadas.Item A leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-19) Magalhaes, Antonio Carlos de; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Mesmo diante do advento das novas tecnologias da informação e comunicação, no qual proporcionou o acesso à internet e às novas formas de busca do conhecimento, por um número considerável de cidadãos, a prática da leitura ainda se destaca como de grande importância para a formação das pessoas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões a cerca da leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa, considerando as particularidades do contexto atual de ensino no Brasil. Trata-se de um levantamento bibliográfico a respeito do ensino de língua inglesa no Brasil, do ensino da leitura e interdisciplinaridade, embasados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Magalhães (2017) e Luquetti e Souza (2016). A pesquisa aponta que a leitura é uma ótima maneira de se trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar. Além disso, mostrou que ainda existem grandes limitações na formação de professores, em se tratando de trabalhar a habilidade da leitura, que demandam do professor uma constante formação no sentido de acompanhar as demandas atuais de ensino no Brasil.Item Memórias Póstumas de Brás Cubas: variação linguística no ambiente escolar e implicações ideológicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Moura, Janne Carlla Caboclo dos Santos; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875O presente trabalho adota como foco uma análise da obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, pois na mesma o autor traz um narrador-personagem para criticar o que acontecia no século XIX, principalmente com os jovens ricos da sociedade carioca. Mas além disto machado de Assis consegue um marco na história da literatura, pois sua genialidade que fugia de todos os padrões adotados pelo romantismo apresentados em sua obra a faz ser considerada a fundadora do realismo no Brasil, chamando não somente a atenção dos leitores da época, mas também de pesquisadores e leitores da atualidade já que nela é possível encontrar também muitos traços de variação linguística, não só da parte da burguesia, mas também de pessoas de regiões periféricas do país, assim é válido colocar que na presente obra o autor traz diversos níveis sociais, representando diferentes discursos formados por estes.Item Morte e vida Severina: um retrato do sertanejo nordestino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-14) Santos, Thamirys Melo dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067O presente trabalho vem apresentar uma análise da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, por uma perspectiva social e trazer ainda um método de ensino do livro em sala de aula.Item A produção de texto dissertativo/argumentativo: uma abordagem das competências do ENEM(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-02) Basio, Daniela de Lima; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336Considerando as propostas exigidas pelas cartilhas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), este artigo tem como finalidade analisar as produções textuais realizadas pelos alunos de uma escola da rede pública estadual. A produção de textos em especial dissertativo/argumentativo é a base para os alunos em fase preparatória para o vestibular, que irão ingressar nas universidades de todo Brasil, entretanto, percebe-se que eles apresentam deficiência linguística na hora de produzir. O embasamento teórico desse estudo está centrado em Antunes (2010) e Koch (2007), que discute o estudo do texto, e em Dell’ Isola (2007) sobre gênero textual, e também, nas competências exigidas no ENEM, observando se estas estão presentes nas produções dos alunos. Para desenvolver essa pesquisa, foram utilizadas, como base/material, as cartilhas do ENEM e as redações nota mil do ano de 2018. A análise levou em consideração o uso da escrita formal, a compreensão das mais variadas áreas do conhecimento, argumentação e defesa do ponto de vista. A análise mostrou que boa parte dos alunos precisa ter um estudo aprofundado da estrutura e formação do texto dissertativo/argumentativo. Assim, conclui-se que as produções realizadas em sala de aula precisam ser orientadas de acordo com as diretrizes da escola e o conhecimento adquirido pelos professores em sala de aula, desenvolvendo com êxito as cartilhas do ENEM, e os estudos de coesão e coerência, desse modo, fazendo com que os estudantes desenvolvam mais precisamente suas habilidades textuais.Item Refletindo o racismo por meio da obra o mulato de Aluísio Azevedo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-29) Barbosa, Simone Cristina Silva; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Compreendendo a Literatura como manifestação artística, possuidora de um papel socialmente e culturalmente importante, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o forte impacto causado pelo racismo por meio da obra literária O mulato de Aluísio Azevedo na sociedade. Em um esforço para suplantar práticas pedagógicas que contribuam para um melhor desenvolvimento da leitura em sala de aula e para uma educação linguística crítica e transformadora, a pesquisa, de base qualitativa bibliográfica envolve uma obra considerada marco do movimento literário do Naturalismo. Os estudos teóricos foram embasados, principalmente em: Azevedo (1990); Goffredo (2016); Precioso (2011); Rocha (2016). Conclui-se que é possível promover práticas de leitura no ensino-aprendizagem de literatura, desenvolvendo a partir disto uma visão crítica acerca das consequências previstas e imprevistas do racismo.