Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Departamento "Diretoria de Educação a Distância"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação processual para efetividade do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com base nos indicadores construídos pelo IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Santos, Geraldo Luiz Valle dos; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998O presente trabalho objetiva propor indicadores avaliativos do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Integrado da Educação de Jovens e Adultos no curso de Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), modalidade implantada devido à pandemia do Covid-19. As discussões trouxeram as diretrizes institucionais do Ifal sobre o ERE com enfoque no Curso Integrado da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, tratou-se de fornecer subsídios para pensar em novos indicadores de avaliação do ERE. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudos sobre as experiências vivenciadas no decorrer desse período pandêmico no Campus de Marechal Deodoro. Todavia, este trabalho não ilustra o uso da pesquisa com a comunidade educacional, pois o resultado é elaborado a partir de situações baseadas na experiência. O resultado do estudo aponta diversas dimensões e indicadores com a finalidade de favorecer os atores da educação nas decisões a serem tomadas no processo de melhoria do ERE e a qualidade do ensino- aprendizagem.Item Educação e escola inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Batista, Carlos Augusto; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A educação inclusiva é um tema relevante e desafidor nas discussões educacionais comtemporâneas. Este estudo trata de uma proposta de intervenção pedagógica que aborda sobre a importância da inclusão. O trabalho também destaca que a promoção da inclusão pode levar a uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária. O objetivo geral da presente trabalho foi elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para trabalhar educação e escola inclusiva com alunos do ensino técnico em adoministração.Conclui-se que a escola inclusiva é um caminho fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para jovens e adultos, permitindo que todos os indivíduos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, a proposta de intervenção pedagógica ressalta a importância de políticas públicas que apoiem e fortaleçam a educação inclusiva, bem como o papel essencial dos educandos e educadores na construção de ambientes educacionais acolhedores e inclusivos.Item Educação financeira: utilização do excel como ferramenta de controle financeiro na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Renilson Carlos da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564A Educação Financeira não se resume apenas a distribuir informações, mas sim desenvolver habilidades e competências para lidar com as finanças. Proporciona melhores decisões financeiras, resultando em bem-estar e qualidade de vida. Pode ser promovida em ambientes escolares e extraescolares, através de palestras, cursos e programas de extensão. Tem se tornado um tema central em vários países, contribuindo para políticas públicas e programas de disseminação da cultura financeira. A falta de conhecimento financeiro tem levado a problemas como empréstimos sem planejamento, descontrole no uso de cartões de crédito e falta de controle financeiro. O controle financeiro desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, permitindo uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais. Nesse sentido, este estudo quali-quantitativo realizado em 2023 contribui e evidencia a facilitação e otimização desse processo, pelo uso do Microsoft Excel, oferecendo inúmeras vantagens, permitindo uma gestão eficiente e precisa das finanças pessoais e profissionais. Logo, problematizam-se os principais benefícios do Excel para o controle financeiro, ressaltando sua versatilidade e recursos avançados.Item A educação profissional integrada e o papel da sociologia na visão dos estudantes do Ifal - Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-03) Farias, Tarcísio Fagner Aleixo; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Eduardo Lima; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160O presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 4° ano do IFAL campus Batalha, tem o objetivo de discutir o ensino profissionalizante no Brasil no contexto do ensino médio integrado oferecido pelo instituto federal de Alagoas, campus Batalha, a partir de uma experiência local do ensino de sociologia. Pode-se perceber que, no geral os estudantes entendem a educação profissional como algo voltado para o mercado de trabalho e ressaltam o alto nível do ensino do IFAL, graças à presença das matérias técnicas e da qualidade de seus profissional. Por fim o artigo reflete sobre mudanças necessárias para superar a dualidade entre a formação científica em geral e o ensino profissionalizante e do ensino de sociologia.Item Estrutura organizacional e modelo de gestão : uma análise sobre o Institutito Federal de Alagoas (IFAL) em relação ao setor de fiscalização de contratos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 22-12-12) Silva, Jorge Fernando dos Santos; Santos, James Washington Alves dos; https://orcid.org/0000-0002-5491-3716; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Candeias, Cezar Nonato Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2138600190152396; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796O objetivo geral desta pesquisa é identificar o modelo de estrutura organizacional, bem como o modelo de gestão e a maneira de como é feito o processo de tomada de decisão, no Instituto Federal de Alagoas - IFAL, especificamente no setor de fiscalização de contratos, tendo como base a adaptação dos modelos indicados por Burns e Stalker (1960) e Silva (2005). A amostra do estudo foi coletada através de entrevista, com a Pró-Reitoria Adjunta de Administração e seus colaboradores. Concluiu-se, portanto, como resultado, que a organização manifesta por meio dos fatores da divisão do trabalho, especialização e padronização, são atributos da estrutura mecânica. No tocante aos fatores centralização, processo decisório e identidade organizacional, a instituição dispõe de características comuns a estrutura orgânica e mecânica. Em relação à identidade organizacional, foi percebida pelos entrevistados que a instituição possui elementos típicos da burocracia, no entanto, indicam também certa flexibilidade ao garantir que a instituição busca agir pró-ativamente, de maneira inovadora, mesmo com o acúmulo de trabalho e a carência de servidores em determinados setores. Conclui-se que a instituição, mesmo com sua natureza burocrática, visa atingir seus objetivos e metas, buscando implementar uma postura mais flexível, característica da estrutura orgânica e compatível com o referencial do modelo de gestão gerencial das modernas práticas da administração.Item Impacto do ensino complementar de microbiologia de alimentos na percepção de estudantes do ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-12-22) Souza, Luana Cypriano de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de CarvalhoA execução deste trabalho buscou avaliar as principais limitações no aprendizado da disciplina de microbiologia de alimentos no curso técnico em Agroindústria na modalidade integrada ao ensino médio e, a partir desta análise, propor alternativas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para tal, foram utilizadas ferramentas propostas pela metodologia da pesquisa-ação, onde o pesquisador está inserido no processo exploratório buscando meios de intervir de forma eficaz nos desdobramentos da pesquisa. Foi possível verificar que a maior parte dos alunos entrevistados, de fato, apresentavam muita insegurança e pouco domínio na realização de técnicas analíticas fundamentais no controle de qualidade de uma indústria alimentícia. A partir de tal constatação, propôs-se a elaboração de projetos de ensino concomitantes ao curso técnico, de forma a complementar a formação do aluno, preparando-o melhor para futuras oportunidades de estágio, projetos de pesquisa e mercado de trabalho. O projeto de ensino proposto foi executado com bastante êxito, apresentando grande adesão e satisfação por parte dos alunos e docentes da área. Neste sentido, a realização de cursos desta natureza apresentou-se como uma estratégia muito interessante para complementar a formação do futuro profissional técnico em Agroindústria. Palavras-chave: ensino técnico, microbiologia de alimentos, análises microbiológicas.Item A inclusão da cultura maker no ensino médio como ferramenta didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-06) Farias, José Lucas; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; https://orcid.org/0000-0001-5434-5723; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276Este trabalho refere-se à como introduzir a cultura maker no ensino médio, que traz consigo o conceito de DIY (do it yourself/ faça você mesmo), que incentiva as pessoas a assumirem a responsabilidade por suas próprias construções, reparos e projetos permitindo-lhes aprender novas habilidades, expressar criatividade e promover um estilo de vida mais consciente. Uma pesquisa exploratória sobre a cultura maker é um estudo abrangente e estimulante que visa compreender e analisar esse movimento inovador e crescente. Este estudo visa explorar e investigar os principais aspectos da cultura maker, incluindo suas origens, práticas e implicações quando aplicada nas escolas secundárias. Com essa pesquisa exploratória, espera-se obter uma compreensão mais aprofundada do debate e identificar as diversas formas pelas quais a cultura maker está influenciando áreas como a educação. A cultura maker traz diversos benefícios aos alunos que utilizam essa ferramenta, benefícios como: melhorias na criatividade, agilidade na resolução de problemas, aprendizado interdisciplinar, aumento do raciocínio lógico e trabalho em equipe. Com a finalidade de incluir a cultura maker no ensino médio como ferramenta didática devemos percorrer alguns objetivos específicos como: de utilizar ferramentas computacionais, construir protótipos com base nas disciplina disciplinas teóricas e viabilizar a inclusão da cultura maker na educação contribuindo com manuais ferramentas e pesquisas que deram base para explorar a hipótese de que se a cultura maker for utilizada no ensino médio irá trazer benefícios significativos para esses alunos. A metodologia de aplicação da pesquisa foi realizada por meio de amostras de alunos do ensino médio, a coleta de dados se deu através de questionários acerca dos benefícios trazidos pela cultura maker em sua vida acadêmica e a percepção pessoal do aluno acerca do aprendizado gerado. Com os dados qualitativos coletados através de questionários, foi possível analisá-los e observar os resultados que foram significativos, evidenciando a eficiência da cultura maker introduzida na educação e os benefícios trazidos por sua aplicaçãoItem Intervenção pedagógica com aplicação de projeto de extensão com alunos de um curso de ciências contábéis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-02) Lopes, Heliane Maria Santos da Guia; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, Jose Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso realizou uma intervenção pedagógica por meio da aplicação de um projeto de extensão com alunos formandos do curso de ciências contábeis de uma faculdade em Maceió, onde esse trabalho se deu com a ideia de pode de apoiar os pequenos empreendedores, com a intençao de mininmizar as dúvidas e falta de cumprimento de normas governamentasis, desta forma a atividade foi desenvolvida junto com os discentes através de reuniões presenciais e remotas, os alunos aprenderam a explorar as plataformas goverenamentais para estarem habilitados para desenvolver tal tarefa todos os alunos que participaram do desenvolvimento do projeto conseguiram entender que ao praticar a teoria que foi estudada em sala de aula, eles conseguiram absorver o conteúdo de uma forma ainda mais efetiva. Os resultados obtidos foram excelentes, uma vez que foi possível atender a demanda no dia da culminância do projeto, as atividades desenvolvidas foram emissões de guias, simulação de parcelamentos, levantamentos de débitos, consultas fiscais entre outras Conclui-se que colocar em prática os conhecimentos aprendidos é fundamental para o desenvolvimento crescente do profissional, os alunos se sentem motivados a aprender e desenvolvem a atividade com muita responsabilidade, uma vez que eles entendem a importância deste projeto em sua vida acadêmica.Item Intervenção pedagógica: apresentando o curso técnico em secretário escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-02) Albuquerque Junior, Francisco Carlos de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), têm relacionados vários cursos nas mais diversas áreas de atuação, entre eles o Curso Técnico em Secretaria Escolar, no qual sua procura vem crescendo, pelos mais diversos públicos, estudantes que ainda estão finalizando o Ensino Médio, cursando graduação e pós-graduação, trabalhados em escolas públicas e privadas, profissionais liberais, trabalhadores em geral, como também, pessoas que faz algum tempo que deixou de estudar, o qual procura se qualificar para entrar no mundo do trabalho. Em de 2022, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC/AL) lançou um processo seletivo contendo vagas em verias cursos, entre eles o curso Técnico em Secretaria Escolar, onde foram selecionados 250 (duzentos e cinquenta) educandos. Por conta dessa grande procura pelo curso foi elaborado uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como objetivo apresentar o curso técnico de secretaria escolar aos estudantes desse curso para esclarecer os principais pontos da atuação profissional. Na presente proposta de intervenção pedagógica é apresentado a descrição detalhada para o cumprimento do seu objetivo.Item Práticas pedagógicas com metodologias ativas na educação profissional em enfermagem: impactos e desafios para além do ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Florêncio, Patrícia Cavalcante de Sá; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Torres, Roberta Carozo; http://lattes.cnpq.br/9403750351171985A educação brasileira e mundial passou por intensas transformações desde o início da pandemia de coronavírus. As escolas tiveram que aderir ao ensino remoto de uma maneira muito rápida, bem como ao uso de metodologias ativas em aulas síncronas e assíncronas. Nesse sentido esse trabalho vem com o intuito de analisar a percepção dos discentes sobre as estratégias e práticas didático-pedagógicas inovadoras, com o uso da sala de aula invertida no curso subsequente de Técnico em Enfermagem do IFAL, avaliar os impactos e desafios do ensino remoto no ensino técnico e propõe uma sequência didática no componente curricular Enfermagem e Saúde da Mulher para além do ensino remoto. Através de pesquisa-ação, realizou-se o diagnóstico situacional por meio de questionário online com 16 participantes. Em seguida, foram realizadas webconferências e constatou-se ser necessária uma atenção maior pelos professores a todas as dificuldades apresentadas pelos alunos para planejar e organizar as aulas no contexto remoto e para além do remoto. A perspectiva é a da formação técnica omnilateral e de qualidade a fim de formar alunos aptos para desenvolver suas atividades discentes e profissionais de maneira crítica e consciente de sua importância na sociedade.Item Propriedade intelectual no currículo do curso técnico integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Alves, Elizabeth Simões do Amaral; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Silva, João Manoel da; http://lattes.cnpq.br/2574390886279350A Propriedade Intelectual (PI) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é de fundamental importância devido às exigências de uma formação técnica apta a atuar no contexto da economia contemporânea, que valoriza habilidades de criação, inovação de produtos e serviços para soluções de problemas da sociedade. Com isso, o curso técnico em agropecuária deve ter formação pautada na PI, visto que, é a base fundamental que subsidia o ato de idealizar algo em solução, serviço ou produto, buscando a formação de mão de obra que melhore a vida do homem no campo, através do desenvolvimento local e regional das comunidades rurais. Então, o objetivo desse estudo foi analisar se o currículo do curso Técnico em Agropecuária dos campi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) oferece o ensino de PI. Foi identificada uma aplicação prática de produção da PI nos mais diferentes campi do IFAL, sendo também observado que o componente curricular Gestão Agropecuária (80h) se debruça nos conceitos e conteúdos inerentes à PI, pois aborda o conteúdo de Empreendedorismo e difunde as práticas e a capacidade empreendedora, bem como a instrumentalização e operacionalização da ação empreendedora. As confluências da área de PI com o ato de empreender dentro do contexto das ciências agrárias, é uma forma de propiciar aos educandos proteção dos direitos da criação, inovação e desenvolvimento, de modo que se venha a receber posteriores retornos financeiros, bem como soluções plausíveis para o desenvolvimento local e regional. O componente curricular da PI no curso Técnico em Agropecuária é relevante para a grade curricular do curso. Diante das particularidades que o Agronegócio brasileiro dispõe, a PI é uma importante ferramenta de desenvolvimento do setor Agropecuário, que abre espaço para inovação da cadeia produtiva rural.