Teses e Dissertações defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações defendidas no IFAL por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO"
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Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.Item Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Ifal - Campus Batalha(2021) Mélo, Thaisa Martins Porto de Souza; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Oliveira, Maria Alice Araújo; Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaEsta investigação vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL - Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisa ação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.Item Book Trailer: uma ferramenta de aprendizagem significativa para desenvolver a competência leitora por meio da multimodalidade e da tradução intersemiótica(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-04-25) Santos, Verônica Ribeiro dos; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170Esta dissertação objetivou investigar o potencial pedagógico do book trailer — vídeo curto inspirado na lógica dos trailers cinematográficos — como instrumento didático para o desenvolvimento da competência leitora no contexto da educação profissional e tecnológica. A pesquisa foi realizada com estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal da Bahia, a partir da aplicação de uma sequência didática composta por seis oficinas. Fundamentado em teorias da leitura multimodal, dos multiletramentos, da tradução intersemiótica, da intermidialidade, das metodologias ativas e da aprendizagem significativa, o estudo analisou como a mediação literária por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação pode promover práticas leitoras mais significativas, críticas e contextualizadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com escala Likert e analisados por meio de codificação e análise temática, na qual emergiram três temas principais: (1) compreensão da linguagem multimodal e tradução intersemiótica; (2) uso das tecnologias digitais no ensino da literatura; e (3) experiência com metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que o book trailer parece favorecer o engajamento dos estudantes, ampliar o interesse pela leitura literária e possibilitar a construção de sentidos por meio da articulação entre recursos linguísticos, estéticos e tecnológicos. A pesquisa também aponta os desafios da implementação dessas práticas em contextos públicos, como limitações materiais e de tempo, mas sugere caminhos possíveis para sua replicação e ampliação. Conclui-se que o book trailer, enquanto prática de leitura e tradução intersemiótica, pode contribuir para a formação leitora no ensino tecnológico integrado, alinhando-se às demandas contemporâneas da educação crítica e multimodal.Item Documentário vida e formação: autobiografias educativas de estudantes concluintes do ensino médio integrado do Ifal- Campus Maceió(2025) Santos, Lídia Maria da Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Santos, Lúcia de FátimaEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na Linha de Práticas Educativas em EPT, com objetivo de estabelecer, por meio da produção de um documentário, relações entre o currículo, o mundo do trabalho e os projetos de vida dos/as estudantes do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de modo a contribuir para a formação integral, resultando em cidadãos/ãs críticos/as e reflexivos/as diante da realidade vivenciada, capazes de “realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares” (Marcuschi, 2010, p. 31). Para isso, desenvolvemos uma sequência didática (Zabala, 2010; Schneuwly e Dolz, 2004) cujo objetivo foi a produção de Autobiografias Educativas (Josso, 2014), uma vez que as narrativas biográficas contribuem para a compreensão dos processos de formação, conhecimento e aprendizado. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, seguindo-se o método da pesquisa-ação, embasada em Thiollent (2011), Ibiapina (2008), Pimenta (2005). O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Os participantes foram os discentes de uma turma de terceira série do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e a respectiva professora regente da turma, além de docentes que ministram o componente Língua Portuguesa no ensino médio integrado, os quais participaram como avaliadores do Produto Educacional desenvolvido por meio da pesquisa. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram: questionários de caracterização e avaliação, notas e diários de campo; produções de texto realizadas pelos/as estudantes durante a pesquisa, além de registros em áudio e vídeo. Esses dados foram analisados por meio do método autobiográfico, além de categorias que foram acessadas com base nos estudos da Linguística Aplicada. As Autobiografias Educativas dos estudantes participantes apresentam, de modo geral, seu percurso formativo desde seu ingresso no Ifal - Campus Maceió até o momento em que produziram suas narrativas e revelaram questões relacionadas às seguintes categorias: 1) Diversidade de experiências vivenciadas ao longo da formação em curso; 2) Desafios da transição escolar entre ensino fundamental e ensino médio integrado à formação profissional e tecnológica; 3) A influência da família como um fator determinante para o sucesso escolar e profissional; 4) Amadurecimento pessoal; 5) A escola como o caminho para um futuro melhor. Alguns participantes apresentaram ainda, em suas Autobiografias Educativas, indícios de transformação, denominados como momentos-charneira (Josso, 2014), que se destacam por marcarem rupturas e transformações significativas na trajetória pessoal, acadêmica e/ou profissional dos participantes. O resultado foi a elaboração do Documentário “Vida e Formação”, um Produto Educacional na perspectiva da linha de Práticas Educativas, com o intuito de contribuir com a integração do ensino de Língua Portuguesa e a formação para o mundo do trabalho, de modo a contribuir para a formação humana integral dos/as estudantes do ensino médio.Item Educação em saúde no Instituto Federal de Alagoas: um estudo sobre a organização de espaços pedagógicos e ações educativas em um campus do agreste alagoano(2024) Cavalcante, Silvana Medeiros Costa; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Lima Filho, Adalberon Moreira de; Silva, Jaqueline Maria daA dissertação tem como temática Educação em saúde no Instituto Federal de Alagoas: um estudo sobre a organização de espaços pedagógicos e ações educativas em um campus do agreste alagoano e é resultado de uma pesquisa aplicada que objetivou desenvolver um material didático/instrucional sobre os processos de organização dos espaços educativos e as ações de educação em saúde realizados por profissionais da Equipe de Assistência Estudantil. Situada na área do ensino, a pesquisa assumiu uma perspectiva metodológica pautada pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa, tendo como universo de análise os espaços de atuação da Assistência Estudantil do Ifal. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: I) etapa diagnóstica do perfil da Equipe de Assistência Estudantil, onde foram coletadas informações sobre os espaços e as práticas de educação em saúde no Campus, por meio de questionário estruturado e de entrevistas semiestruturadas com esses profissionais e consultados documentos Institucionais como a Política de Assistência Estudantil entre outros; II) etapa de proposição e desenvolvimento do material didático instrucional, voltado à sistematização dos espaços e das práticas de educação em saúde, envolvendo os profissionais da Equipe de Assistência Estudantil; III) etapa foi de aplicação com teste e avaliação do produto educacional pela referida Equipe do Ifal. Os resultados da aplicação foram sistematizados a partir de três categorias de análise, que avaliaram a estética e organização, a escrita e a criticidade do Produto Educacional, obtendo resultados positivos de mais de 80% dos participantes. Apesar das limitações da pesquisa e do Produto educacional desenvolvido, a avaliação positiva do Guia foi acompanhada de uma sinalização em direção à adoção do guia como uma tecnologia de mediação da organização e realização de ações de educação em saúde pelas equipes que acompanharam e participaram da pesquisa.Item Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-29) Barros , Roberto Idalino; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Veras, Elias Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9237266972750779; Nascimento Neto, Luiz Domingos do; http://lattes.cnpq.br/5705008568259147A diversidade sexual e de gênero das/os estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos, principalmente nas duas últimas décadas. Nesse sentido, faz-se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gênero, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão (JUNQUEIRA, 2009; BENTO, 2011). Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar espaços de discussões que envolvessem as identidades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa, com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como cerne a perspectiva de educação crítico-emancipatória (RAMOS, 2014; PACHECO, 2011). Um estudo com tal enfoque apresenta-se relevante para refletir e propor um currículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino (MISKOLCI, 2012; PELÚCIO, 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técnicas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/os, envolvendo estudantes e técnicos- assistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários-perfil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico-assistencial, e questionários de satisfação também compuseram a coleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexual e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dessa questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido.Item O ensino de filosofia na educação profissional e tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica(2021-08-06) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa, David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático-pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.Item O livro-jogo e o desenvolvimento da formação humana integral de estudantes da EJA EPT (PROEJA)(2024) Beirouti, Mayara Romeiro Lins; Lima, Antônio Carlos Santos de; Lima, Antônio Carlos Santos de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Souza; Maraschin, Mariglei SeveroDesenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a relação entre os conhecimentos de mundo e os conhecimentos escolares de estudantes da EJA EPT (PROEJA), bem como as implicações dessa relação na formação humana integral desses/as estudantes. Situada na Linha de Pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e no Macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, o estudo se configurou como de natureza qualitativa, do tipo participante, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista. Os/as participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro período, ou módulo, do curso Técnico em Cozinha, modalidade EJA EPT, ofertado no IFAL, campus Marechal Deodoro. Do ponto de vista teórico, o estudo baseou-se em teorias do currículo, currículo integrado e formação humana integral. A partir da análise dos dados obtidos com as entrevistas e com os questionários, identificou-se que há conhecimentos que ainda não são do domínio desses sujeitos e que tais conhecimentos não são contemplados no currículo escolar, apesar da natureza do trabalho pedagógico inerente à EJA EPT. A pesquisa culminou na elaboração de um Produto Educacional (PE), configurado como um Livro-jogo, o qual possibilitará aos/às estudantes da EJA o contato com esses conhecimentos, que ficaram à deriva em seus processos de formação, podendo contribuir para o desenvolvimento da formação humana integral desses sujeitos.Item O lugar da mulher na educação profissional e tecnológica: discriminação de gênero no estágio e no trabalho em Alagoas(2022) Cerqueira, Paulete Constantino; Silva, Edel Alexandre; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Pontes, Edel Alexandre Silva; Bueno, Juliana Dourado; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Cavalcanti, Ricardo Jorge de SousaEsta pesquisa surgiu da vivência pessoal da pesquisadora, como mulher e psicóloga, e da visão do lugar da mulher na educação e no trabalho como fundamental para a sociedade. Sua realização se deu no ambiente escolar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus São Miguel dos Campos e seu objetivo principal foi compreender a experiência da mulher enquanto aluna em um Curso Técnico de uma área tradicionalmente masculina e identificar a discriminação de gênero na sua inserção no mundo do trabalho. Tem como sujeitos/as de investigação estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho (TST) e servidores/as. O estudo investigativo é caracterizado como uma pesquisa-ação, de cunho quali-quantitativo e, como técnicas de pesquisa, foram utilizados os questionários e as rodas de conversa. A primeira etapa – a fase diagnóstica – consistiu na aplicação de questionários semiestruturados, realizada de forma virtual. A segunda etapa ocorreu com a realização de rodas de conversa virtuais, tendo como participantes estudantes e servidores/as. Com o material das rodas de conversa, concretizou-se a terceira etapa, a execução do produto educacional, um podcast nomeado O Lugar da Mulher na Educação Profissional e Tecnológica, no Estágio e no Trabalho, que foi enviado às/aos servidoras/es por e-mail, juntamente com um questionário de avaliação. Houve também uma apresentação para uma turma do Curso de TST. O podcast foi considerado relevante para discutir discriminação de gênero na comunidade escolar e será exibido nos campi, dentro e/ou fora de sala de aula, com o intuito de estimular uma discussão acerca das questões de gênero no Ifal e na sociedade. Com essa divulgação, a pesquisa também busca contribuir para o debate no Ifal, focando as questões de gênero e o trabalho como princípio educativo. A conclusão aponta a ocorrência de discriminação de gênero e a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo essa temática e a Educação Profissional e Tecnológica.Item Solicitude: Um podcast sobre a fase preparatória dos pregões eletrônicos nos processos do Ifal – Campus Coruripe(2023) Silva , Enoch Freitas da; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Cunha Júnior, Arnaldo Tenório da; Pacheco, Auxiliadora Baraldi; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaEsta dissertação investigou a atuação das(os) servidoras(es) que laboram na fase preparatória dos processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Alagoas - IFAL – Campus Coruripe. A normatização vigente e a transição para a nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC (Lei nº 14.133/2021) foram determinantes neste estudo. Pretendeu-se compreender como as/os citadas(os) servidoras(es) procedem nas etapas iniciais dos processos licitatórios, conhecer suas dificuldades e sugestões, referentes aos procedimentos atuais. Observou-se também a interação entre atividades intermediárias e finalísticas do campus. Como pensam e fazem educação dentro de sua área de atuação. Introduziu-se o texto com o percurso formativo do pesquisador no mestrado profissional do ProfEPT e a contextualização do tema. O segundo capítulo trouxe um breve histórico da educação em EPT, lidou com o trabalho como princípio educativo e a gestão democrática na EPT. No capítulo seguinte, tratou-se da infraestrutura da EPT, da evolução das licitações no Brasil e do planejamento das contratações públicas. No capítulo da metodologia, explanou-se sobre os tipos de pesquisa: quanto à abordagem, à natureza, aos procedimentos. Enfim, demonstrou-se o percurso metodológico da pesquisa e, por fim, detalharam-se a proposta, a construção e a aplicação do produto educacional – PE. No capítulo 5, foram apresentados os dados da pesquisa de campo com tabelas e gráficos e posteriores análise e discussão. Ainda neste capítulo, falou-se sobre os resultados da aplicação do PE e respectiva análise. No último capítulo, dos resultados da pesquisa, tratou-se um pouco mais da experiência deste pesquisador no percurso formativo do mestrado no ProfEPT. A publicação de um artigo e a submissão de outro, como consequência do conjunto apreendido nos componentes curriculares e no decorrer do trabalho de conclusão, refletem o aprendizado adquirido. Concluiu-se com percepção de que os objetivos da pesquisa foram alcançados e sugere-se a aplicação adaptada do produto em outros locais e também para outras situações.