Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Souza, Davdson Luiz de; Ferreira Junior, Jésu Costa; Ferreira, Joacy Vicente; Azevedo, Edmar Marinho; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo.Item Análise do perfil fitoquímico e da atividade antioxidante do extrato etanólico das folhas de Cecropia pachystachya T.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-24) Franco, Simone Paes Bastos; Costa, Salvana Priscylla Manso; http://lattes.cnpq.br/7558499721074840; Sousa, Jonas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3193945439772961; Oliveira, João Victor Lessa de; http://lattes.cnpq.br/6645969528353731; Borges, Arthur Luy Tavares Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1194184115234231A prática de utilizar plantas medicinais para o tratamento de doenças vem sendo passada de geração em geração desde a antiguidade. Devido seu potencial farmacológico, são alvos de vários estudos. A espécie Cecropia pachystachya que pertence à família Cecropiaceae e é conhecida popularmente como embaúba, pode ser citada como uma das espécies bastante estudada por suas propriedades terapêuticas já comprovadas além de seus compostos químicos. Em virtude disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante do extrato etanólico das folhas de Cecropia pachystachya e quantificar seu perfil fitoquímico. Para tanto, após a obtenção do extrato etanólico bruto das folhas de Cecropia pachystachya que se deu por maceração, foram realizados os ensaios de quantificação de composto fenólicos pelo método de Folin-Ciocalteau e quantificação dos flavonoides através da reação com cloreto de alumínio como também foi realizada a avaliação da atividade antioxidante pelo método de captura do radical livre DPPH•. Os resultados apresentados mostraram quantificações de 686,41 mg EAG/g para compostos fenólicos e 109,34 mg EQ/g para flavonoides, respectivamente. Esses resultados foram superiores aos encontrados na literatura. E a concentração mínima que apresentou redução de 50% dos radicais livres foi de 433,70 μg/mL. De acordo com a literatura, esse resultado pode ser explicado pela quantificação de compostos bioativos presentes na espécie, como os flavonoides. Diante do exposto, foi possível concluir que Cecropia pachystachya pode ser considerada uma alternativa terapêutica para indústrias farmacêuticas e cosméticas.Item Avaliação da aprendizagem no ensino médio: possibilidades e estratégias para o ensino da química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-26) Rosendo, Aline Silva; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Silva, Eduardo Lima daO presente trabalho tem como objetivo mostrar aos professores e futuros professores a diversidade de possibilidades que podem ser utilizadas no processo de avaliação dos estudantes de química no ensino médio. Para atingir nosso objetivo de pesquisa, decidimos desenvolver um produto educacional que reúne diversas estratégias de avaliação específicas para o ensino de Química no ensino médio. Utilizamos uma abordagem que envolveu uma análise qualitativa de dados coletados por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms, direcionado a professores que faziam parte do nosso contexto diário e que atendiam ao critério estabelecido: terem lecionado para estudantes do ensino médio em algum momento de suas carreiras. Além disso, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente para identificar estratégias de avaliação bem-sucedidas, que permitissem o protagonismo dos estudantes, abordassem conteúdos de Química do ensino médio e fossem práticas e acessíveis para serem incorporadas em nosso produto educacional. Os resultados obtidos revelaram a importância de desenvolver um produto educacional que reunisse diferentes estratégias de avaliação. No entanto, é necessário reconhecer as limitações deste estudo, uma vez que não foi possível aplicar as estratégias escolhidas, o que teria proporcionado uma visão mais abrangente de sua aplicação prática. Apesar disso, as estratégias identificadas e propostas neste trabalho oferecem uma base sólida para aprimorar as práticas de avaliação dos professores de Química no ensino médio. Acreditamos que o produto educacional desenvolvido contribuirá positivamente para a melhoria das práticas pedagógicas e para a qualidade da educação na área de Química.Item Desenvolvimento de sensor eletroquímico baseado em eletrodos impressos de carbono, modificados com Ácido Polixanturênico para detecção da Afloxitina B1(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-05) Silva, Jéssica da Conceição da; Lima, Phabyanno Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9334426018309756; Cavalcante, Sarah Kelly Melo; http://lattes.cnpq.br/0820477133147241; Silva, Jailson dos SantosNo presente trabalho é descrito o desenvolvimento de um eletrodo que utiliza pela primeira vez o ácido xanturênico (AX) como sonda eletroquímica, através de um simples e eficiente eletrodo impresso de carbono modificado com nanomateriais, ativado com AX e imobilizado com aptamers para detecção da aflotoxina B1 (AFB1). A superfície sensora foi caracterizada por meio das técnicas voltamétricas como: voltametria de pulso diferencial (VPD) e voltametria cíclica (VC), as quais foram utilizadas para estudar o comportamento dos eletrodos modificados, para a otimização dos parâmetros experimentais e obtenção dos parâmetros cinéticos, como estudo de velocidade e pH. A espécie eletroativa, quinona/hidroquinona, foi eletrodogerada in situ no elétrodo modificado com nanomateriais e AX , após ciclos na faixa de potencial entre 0,5 e -1,0 vs. Ag na primeira varredura em tampão fosfato 0,1 mol L-1(pH 5,5) com velocidade de varredura de 50 mV s-1. Posteriormente ao processo de ativação, a faixa de potencial em torno do par redox quinona/ hidroquinona foi selecionada e os voltamogramas foram registrados em diferentes velocidades (5-20 mV s-1), em seguida foi realizada imobilização de aptamer, aplicado com intuito de testar a atividade eletrocatalítica para oxidação da AFB1. Além disso, a espécie eletroativa gerada na superfície eletródica, apresentou inibição frente ao aptamer imobilizado ao reagir com AFB1, acarretando uma retenção de carga. Sendo assim, a partir dos resultados obtidos o aptasensor eletroquímico desenvolvido demostrou-se uma alternativa promissora a ser aplicado em testes com amostras reais.Item Determinação de ácido ascórbico: um sensor eletroquímico à base de pasta de carbono com 4-nitroanilina adsorvida em silica gel modificada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-05) Santos, Monik Tamíres Silva; Cavalcante, Sarah Kelly Melo; http://lattes.cnpq.br/0820477133147241; Lima, Phabyanno Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9334426018309756; Cavalcante, Sarah Kelly Melo; http://lattes.cnpq.br/0820477133147241; Silva, Jailson dos SantosO presente trabalho descreve, o desenvolvimento de um eletrodo de pasta de nanotubo de carbono de parede múltiplas (MWCNTPE) à base de 4-nitroanilina (4NA) adsorvida em sílica gel modificada com óxido de zircônio (SZ) para detecção de ácido ascórbico (AA). A superfície sensora foi caracterizada por Análise termogravimétrica (TGA), Microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia no infravermelho (FTIR). A espécie eletroativa, hidroxilamina/nitroso (R-NHOH / R-NO), foi eletrogerada in situ a partir da 4-nitroanilina após ciclagem na faixa de potencial entre 0,5 e -1,0 vs. Ag / AgCl na primeira varredura em tampão PBS 0,1 mol L-1 (pH 7,0) com taxa de varredura de 0,02 Vs-1. O eletrodo modificado apresentou atividade eletrocatalítica eficiente frente à oxidação do ácido ascórbico em 0,3 V vs. Ag / AgCl. Medidas eletroquímicas incluindo Voltametria Cíclica (VC) e Cronoamperometria foram usadas para estudar o comportamento da superfície do eletrodo modificado empregado. Essas técnicas foram utilizadas para otimizar os parâmetros experimentais. Desta forma, sob condições otimizadas, o sensor apresentou uma faixa linear de resposta de 0,5 - 3,0 μmol.L-1, LD (0,15 μmol.L-1), LQ (0,48 μmol.L-1 ) e sensibilidade de 7,60 (mA.L.mmol-1) agregando ao sensor fatores positivos em sensibilidade e seletividade. Este sensor foi aplicado para a determinação amperométrica de AA em amostras de alimentos. Os resultados foram consistentes com os obtidos com o procedimento titulométrico padrão.Item Educação especial na formação inicial de professores: uma análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Química de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-08) Silva, Jaiane Nascimento da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Esta pesquisa busca compreender como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química do Estado de Alagoas dialogam e se dialogam com as concepções e percepções da Educação Especial. Com cunho qualitativo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com análise documental a fim de sistematizar os dados obtidos a partir das análises dos Projetos Pedagógicos dos Curso. Foram revisados todos os normativos legais que orientam a modalidade no Brasil, assim como a história por trás do desenvolvimento das políticas públicas que asseguravam/asseguram às pessoas com deficiência. Construiu-se seis categorias para análise de dados: “Normativos orientadores dos currículos dos cursos de Licenciatura em Química das instituições públicas do estado de Alagoas”, “Carga horária, semestres e núcleos por instituição”, “Eixos/núcleos e suas cargas horárias”, “Componentes que abordam conceitos importantes da Educação Especial de caráter não específico”, “Componentes específicos referentes a Educação Especial/Educação Inclusiva” e “Tópicos dos componentes curriculares específicos”, todos eles com a finalidade de sistematizar a organização curricular dos PPC’s analisados. Ao fim, dialogando essencialmente com as perspectivas de Minetto (2008), Silva (2010), Guebert (2007), conclui-se que os currículos das instituições de ensino analisadas não oferecem a formação necessária para que o futuro professor de química possa atuar com alunos com deficiência.Item Estágio supervisionada do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas: reflexões sobre sua colaboração na formação dos licenciados(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-11-28) Santos, Amanda Karla dos; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Oliveira, Maria Regina Brasileiro de; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Ferreira Junior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Esse trabalho teve como objetivo conhecer a importância e perspectivas do estágio supervisionado para os alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Alagoas -IFAL, em sua formação. A metodologia utilizada no trabalho teve como foco as subjetividades e particularidades do sujeito, não dissociando os atores sociais de suas realidades, por isso teve como campo de coleta de dados o ambiente dos sujeitos estudados. Quanto à contribuição legal, o trabalho se deteve em leis, resoluções, portarias que tratassem sobre a prática de estágio supervisionado, LDB e o projeto pedagógico do curso. Foi fundamentado principalmente pelas autoras: Selma Garrido Pimenta (2012), Maria Socorro Lucena Lima (2012), Cleoni Maria Barboza Fernandes (2010) e Cipriano Luckesi (1994), por discutirem os conceitos e concepções de prática, teoria, práxis e avaliação presentes nos cursos de formação de professores. Entre os resultados encontrados foi a verificação da pouca utilização do estágio como agente de reflexão no curso de licenciatura em química, fato que poderia ser mudado, se o estágio fosse usado como origem da formação, eixo de relação entre as disciplinas, instrumentalizando teoricamente os estagiários, desenvolvendo leituras, análises e problematização de suas práxis e identidades, como futuro educador.Item Estratégias pedagógicas práticas na Educação de Jovens e Adultos: explorando o mundo das Ciências da Natureza(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-30) Souza, Everton de Oliveira; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Fragoso, Stella Freitas de Queiroz; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Santos, Eduardo LimaA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que tem como objetivo proporcionar a formação para aqueles que não conseguiram concluir seus estudos no tempo regular, essa modalidade tem em sua maioria estudantes que por algum motivo específico tiveram que abandonar a escola e veem nessa modalidade a possibilidade de formação e com isso adentrar no mercado formal de trabalho, muitos desses estudantes estavam há muito tempo fora da sala de aula, o que dificulta ainda mais o trabalho do professor. O propósito deste estudo é compreender como o processo de ensino- aprendizagem e frequência podem ser melhorados por meio de aulas práticas envolvendo alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, na matéria de ciências da natureza. Nas aulas, são abordados assuntos e práticas do cotidiano e também apresentado novos compostos que estão desconhecidos aos seus conhecimentos, mas que estão ligados ao dia a dia dos mesmos. Os alunos desempenham um papel ativo nas aulas, através das atividades práticas. Além disso, busca-se exemplificar a relevância da ciência no cotidiano, focando nos conceitos apresentados a matéria, que fazem parte do planejamento da EJA modular.Item O lúdico na aprendizagem de vidrarias de laboratório de química na Escola Estadual Dr. Antônio Gomes de Barros(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-08) Silva, Eronildo Ferreira da; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Lira, Lidiane Evangelista; http://lattes.cnpq.br/7428353456925450; Silva, Kleyfton Soares da; http://lattes.cnpq.br/9040257542465304; Morilla, Demetrius Pereira; http://lattes.cnpq.br/5723725916193842; Sousa, Jonas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3193945439772961; Soares, Janaína Gomes; http://lattes.cnpq.br/9254836310407411Esta pesquisa objetivou abordar uma metodologia educativa que se diferencia do ensino tradicional com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma Escola da rede pública estadual, localizada no município de Novo Lino, no estado de Alagoas e avaliar os resultados de aprendizagem, aplicando o jogo didático “APRENDENDO VIDRARIAS”, em que apresenta os principais materiais e vidrarias de laboratório, procurando também contribuir para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos. Para essa construção foi utilizado o estudo de caso, que abordou o lúdico como metodologia no ensino e aprendizagem de química. Através de todo o estudo realizado e das constatações apresentadas foi possível confirmar que é viável a abordagem de uma metodologia diferente quando aplicada de maneira correta no ensino e aprendizagem.Item O processo de aprendizagem em química: análises dos instrumentos avaliativos em uma escola estadual de educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-13) Santos, Duciêda Narciso dos; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Serbim, Flávia Braga do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Existem diversos métodos de avaliar o aluno e os instrumentos avaliativos utilizados e aplicados de forma adequada, considerando o contexto em que os alunos estão inseridos, como também da metodologia do professor e concepções adotadas por ele favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa analisou a eficiência e o desempenho dos instrumentos avaliativos utilizados por um professor da área de química em suas aulas em uma turma do ensino médio em uma instituição de educação básica da rede estadual de Alagoas. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo de caso em que foram utilizados os métodos de abordagem indutiva e de procedimento observacional. O período da pesquisa foi entre março e agosto de 2019 e as técnicas de produção dos dados foram notas de campo, fotos, questionários e análise documental. Os questionários foram aplicados com o professor de química e alunos da turma e os documentos analisados foram os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula durante o caminhar da pesquisa. As análises e discussões sobre os instrumentos avaliativos de química foram feitas a partir dos dados coletados na escola, como também na avaliação dos materiais impressos, o qual foi utilizado como recurso para comprovar a veracidade da pesquisa. A pesquisa foi fundamentada pela teoria de LUCKESI, porém foram utilizadas outras teorias pedagógicas defendidas por diversos estudiosos da área. Durante a abordagem pode-se notar algumas reflexões sobre as concepções de avaliação e sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor. Nos resultados de nossas análises evidenciou-se que o professor priorizou a avaliação voltada ao método tradicional, porém, com alguns vestígios da concepção construtivista, como também progressista na sua proposta pedagógica. Assim sendo, tais pesquisas nos ajudam a entender a importância de selecionarmos instrumentos de avaliação de forma adequada para obtermos um diagnóstico positivo da avaliação de química.Item O projeto de vida como componente curricular no Ensino Médio do estado de Alagoas: autonomia, protagonismo, e o pensamento crítico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-27) Lima Neto, Isnar Lopes de; Serbim, Flavia Braga do Nascimento; Limeira, Ana Cristina dos Santos; Silva, Jéssica da ConceiçãoA reforma do novo ensino médio apresenta como eixo central de suas reflexões o protagonismo juvenil, autonomia, consciência crítica, currículo flexível, e a dicotomia entre trabalho e escola. O objetivo do estudo é compreender como a disciplina de projeto de vida promove a autonomia, protagonismo, pensamento crítico, preparando os estudantes para o mundo do trabalho nas redes estaduais de educação no ensino médio. Para isso, o método utilizado consistiu no levantamento dos documentos oficiais disponibilizados no site da Secretaria de Educação de Estado de Alagoas que embasam a implementação do componente curricular projeto de vida, analisando o material através de uma abordagem qualitativa. Observa-se na investigação um grande desafio do novo modelo do ensino médio, para garantir a formação integral dos estudantes, priorizando o desenvolvimento de competências socioemocionais, e ao mesmo tempo respondendo aos anseios dos jovens garantindo qualificação pra o mundo do trabalho e a continuidade dos estudos, muita das vezes deixando de possuir uma base teórica pedagógica sólida no desenvolvimento do material. Por fim, pode-se compreender que o projeto de vida necessita de uma reflexão crítica com relação às propostas feitas na sua formulação olhando para o contexto da reforma do ensino médio, pois trata-se de uma disciplina emergente que não deriva de um campo disciplinar ou área de conhecimento específico.Item Sensores eletroquímicos para determinação de agroquímicos: revisão de métodos empregados para o herbicida Metribuzin(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-04) Mariano, Nicholas Emmanuel Constantino; Souza, Antonio Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/7344135285199504; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Lopes, Cleylton Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4000861323429729A crescente procura de alimentos levaram ao desenvolvimento de vários agentes de controle de pragas para aumentar o rendimento das colheitas. E devido ao aumento populacional, tornou-se necessário a utilização desses agentes para suprir a demanda alimentar. Contundo, o seu excesso causa danos à saúde humana e ao meio ambiente. O Metribuzin (MTZ) é um dos herbicidas mais comuns para o controle das ervas daninhas, porém devido ao aumento e o seu excesso é necessário o monitoramento e a determinação deste herbicida que é essencial para diminuir os riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Uma das alternativas que vem crescendo para à sua determinação é a utilização de sensores eletroquímicos que consiste em traduzir as informações químicas de determinados analitos em sinais elétricos mensuráveis (STRADIOTTO; YAMANAKA; ZANONI, 2003; KIMMEL et al., 2012). Estes dispositivos podem apresentar alta sensibilidade, são de fácil preparo e baixo custo relativo. Podem se caracterizar também pela versatilidade, visto que é possível analisar moléculas de interesse ambiental (ŠVORC; RIEVAJ; BUSTIN, 2013), alimentício (PACHECO et al., 2015). Neste trabalho, foi selecionado algumas revisões literárias em que os autores demonstraram a construção desses sensores eletroquímicos para a determinação do Metribuzin utilizando diferentes mediadores onde: (Lima, 2009) utilizou Pasta de carbono/Nujol para determinar o MTZ; (Fatah, 2022) utilizou NTCPM/MIP-EPC para determinar o MTZ; (Moreno, 2009) utilizou Eletrodo de Filme de Bismuto para a determinação; (Ranganatha, 2022) utilizou CS-PC/BPE/ECV para a determinação de MTZ; (Yamuna, 2022) utilizou NTO-eGR/ECV para determinar o MTZ.Item Sesnsibilização de pós de TIO2 modelados por esferas de látex para aplicação em células solares(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-15) Silva, Antony Ernesto dos Santos; Barros Filho, Djalma de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9259521036882745; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva, Antonio Osimar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5289388662589522O suprimento mundial de energia é derivado da queima de combustíveis fósseis, em especial do petróleo, produzindo gases de efeito estufa, que causam danos à camada de ozônio, além de alterar a temperatura do planeta e ameaçar a vida em geral. Portanto, é necessário usar fontes de energia naturais e renováveis, como a energia solar, por exemplo. O nordeste brasileiro tem uma das maiores taxas de radiação solar do país, o que torna viável a utilização de energia solar nesta região. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a formação de células solares sensibilizadas por corante (DSSC), com filmes semicondutores feitos de pós de titânia (TiO2), modelados por esferas de látex. Esses filmes são sensibilizados por complexos de corante de rutênio, o que torna seu uso relativamente aplicável na absorção de energia solar. Será possível posteriomente converter energia solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Os pós de TiO2 utilizados neste trabalho foram obtidos a partir de dois moldes de esferas de látex: pós sedimentados e filmes por evaporação controlada por solvente (ECS). Os resultados mostram que modelagem de TiO2 por ambos os moldes não foi eficiente, pois o filme apresentou uma superfície compacta, diminuindo a porosidade do filme de titânia. Isto pode levar a uma não fixação do corante sensibilizador na superfície do filme semicondutor e também à fraca penetração do par redox no mesmo e o resultado final é uma baixa absorção da luz solar pelo filme. Outro fator para diminuir a sensibilização à titânia foi a presença de carbono durante o processo de densificação, uma vez que o carbono não foi completamente removido. O carbono faz uma camada superficial que competiu com o corante sensibilizador durante sua ancoragem no filme semicondutor e aumentou a recombinação do par de elétron-buraco. Conclui-se que a topografia das esferas do látex e a presença de carbono durante a calcinação dos pós de TiO2 dificultaram a absorção da luz quando sensibilizadas, tornando-se um desafio a sua aplicação nas DSSCs. Uma alternativa para resolver este problema é o uso de pós de TiO2 quando obtidos através de moldes depositados em lâminas de vidro de microscópio pela técnica ECS, isto garantirá uma eficiente porosidade nos filmes de titânia, pois as esferas de látex nestas condições geram um material auto-estruturado bem definido.