Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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Item A caneta que balança o berço: o entrecho e a construção de mães na formação docente(2024-08-09) Carvalho, Cleonice Maria Ferreira de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Araujo, Claudionor Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6155010171957004; Silva, Willian Cassiano da; http://lattes.cnpq.br/1949383398907647A presente pesquisa versa sobre a minha experiência como mulher, mãe e estudante na formação docente. O objetivo é analisar como as experiências e as identidades das mães são desenvolvidas e compreendidas no âmbito acadêmico. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a evolução do papel da mãe na sociedade ao longo do tempo; investigar como a construção social de gênero influencia as percepções e expectativas sociais em relação aos papéis de homens e mulheres na sociedade e, entender como a realidade e identidade das mães são formadas e moldadas durante o processo de formação. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1997), que aborda a visão da professora como tia; Bourdieu (2012), que trata da dominação; Prado e Soligo (2005) e Passeggi (2008), que discutem memórias de formação; e Badinter (1985), que explora o mito do amor materno, além de outros/as autores/as que contribuem significativamente para a discussão. O estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de pesquisa, a fim de colher o referencial teórico, foram utilizados livros, artigos e sites que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dessas informações, foi possível concluir que, embora as mães estudantes demonstrem grande resiliência e determinação, a falta de apoio institucional adequado dificulta significativamente sua jornada acadêmica. A pesquisa ressalta a importância de políticas mais inclusivas e de suporte específico para essas mulheres, de modo a promover uma maior equidade no ambiente educacional.Item A educação das pessoas com deficiência na perspectiva do GestorPúblico Escolar : uma análise da Escola Estadual Manoel de Matos, situada em Santana do Mundaú-AL.(2024-08-16) Silva, Germana Maria da; Silva, Anderson Luiz da; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021O presente trabalho aborda como tema a educação de pessoas com deficiência na perspectiva do gestor escolar, onde será realizada uma pesquisa na administração da escola, localizada em Santana do Mundaú/Alagoas, sobre a inclusão social de alunos com deficiência. O objetivo desse estudo foi fomentar a inclusão social na educação pública da Escola Estadual Manoel de Matos, visando destacar possíveis desafios da gestão para atender os alunos com deficiência física e mental. Foi preciso pesquisar se a administração escolar consegue atender todos os direitos da pessoa com deficiência. Devido o aumento de alunos com deficiência fazendo parte do convívio escolar, dividindo o mesmo espaço de sala de aula com os demais alunos da mesma faixa etária, surgiu o interesse em fazer esta pesquisa. Para sua elaboração foram utilizadas três fontes de pesquisa: bibliográfica, fontes eletrônicas e pesquisa de campo. A coleta de dados foi por meio de entrevista não estruturada e observação. Por fim, os dados obtidos foram organizados e analisados com vistas a alcançar o objetivo da pesquisa.Item A importância da gestão de pessoas no contexto do modelo gerencialista da administração pública(2024-11-21) Barros , Vianeli Fernandes; Yabe, Marcio; http://lattes.cnpq.br/1355521336350163; Souza, Silier Morais de; http://lattes.cnpq.br/4779784221260092; Assis, Cláudia Cordeiro de; http://lattes.cnpq.br/8140704878243233Este estudo examinou a gestão de pessoas no contexto do modelo gerencialista da administração pública, particularmente agora que o princípio da eficiência foi incorporado ao artigo 37 da Constituição Federal pela Emenda Constitucional n° 19/1998. O objetivo do modelo gerencialista, promovido pelas reformas do governo FHC, era modernizar o Estado, tornando-o mais eficaz e focado em resultados. A gestão de pessoas é crucial nessa situação, exigindo uma abordagem estratégica para garantir que os servidores estejam alinhandos com os objetivos institucionais. As cinco principais conjunturas discutidas são as condições de trabalho, que garantem um ambiente produtivo; a avaliação de desempenho e competências, que orienta o alinhamento das atividades; a motivação, que é fundamental para o engajamento dos servidores; treinamento e desenvolvimento de pessoal, que garante que os servidores estejam sempre atualizados; e a inteligência emocional, que ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo. Para que a administração pública alcance os resultados esperados e atenda às demandas da sociedade, promovendo uma gestão pública mais eficiente e transparente, esses componentes interligados são essenciais.Item A importância da leitura infantojuvenil para a formação do leitor crítico(2024-07-19) Barbosa, Arthur William Cavalcante; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Este trabalho aprofundou-se na investigação da importância da literatura infantojuvenil para a formação do leitor crítico. Ao abordar o problema da necessidade de compreender como as obras direcionadas ao público jovem contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional, este estudo insere-se no contexto educacional, visando compreender como a literatura infantojuvenil pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da leitura crítica entre crianças e adolescentes. No âmbito da metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos destacaram a importância crucial da literatura infantojuvenil como mediadora na construção da identidade e na promoção da reflexão crítica entre os leitores jovens. A pesquisa ressalta a necessidade premente de integrar de maneira mais efetiva obras da literatura no ambiente educacional, reconhecendo seu potencial transformador na sociedade contemporânea. Além disso, destaca a relevância de fomentar a leitura crítica desde a infância, reconhecendo a literatura como uma aliada essencial na formação de cidadãos reflexivos e conscientes. Com contribuição teórica de Rildo Cosson, Bernard Charlot, Lígia Cademartori, Regina Zilberman e Marisa Lajolo, essa compreensão reforça a importância de valorizar e incorporar a literatura infantojuvenil nas práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos leitores em formação.Item A importância da leitura na infância para a formação do leitor(2024-08-03) Cardoso, Vanessa Sampaio; Silva, Manoel Santos da; http://lattes.cnpq.br/4935593146997631; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226Este estudo destaca a importância da leitura desde a primeira infância. Ele explora o fascínio da leitura e a necessidade de incorporá-la como uma atividade diária, permitindo que o aluno descubra um universo novo, cheio de informações, sabedoria e novas oportunidades. Esta estratégia fortalece o aluno a traçar seu próprio caminho com autonomia e confiança, apoiado por uma formação sólida que o prepara para a vida. Nesse contexto, o papel do educador no processo de alfabetização e a importância do hábito de ler são temas centrais discutidos neste trabalho. O objetivo principal é ressaltar a magia e a importância da leitura na infância e as descobertas que ela proporciona, tendo também como objetivo a formação de alunos críticos e reflexivos, a discussão sobre despertar o interesse pela leitura e a importância do professor e da família neste contexto. O trabalho aborda as dificuldades encontradas no processo, principalmente, no período de pandemia, destacando que é fundamental que o aluno adquira o hábito de leitura desde cedo, o que faz com que se abra portas para esse mundo de conhecimento e oportunidades, permitindo que ele desenvolva as habilidades necessárias para traçar seu próprio caminho e ser o autor de seu próprio destino. O caminho metodológico ocorreu por meio de pesquisa qualitativa, tendo como referência bibliográfica TRENTINI, M.; PAIM L. (1999) MARTINS, G. (2001), MARCONI, M.; LAKATOS, E. (2007), DEMO, P. (2000) que reconhecem a importância das referências teóricas já publicadas como norte para outros estudos. Para fundamentar este estudo recorreu-se aos teóricos Solé (1998) que traça diferentes estratégias para a leitura em sala de aula, Simões (2022) nos mostra como ocorria o processo de leitura na idade média, Nunes et. al., (2012), Roque e Canedo (2021) que enfatizam a importância do incentivo à leitura, Lajolo (1996 e 2004) que trata da formação do leitor para leitura do mundo, Coelho (2015) e Cassiano (2009) também contribuem com a discussão deste estudo. O estudo demonstrou que a capacidade de pensar de forma independente e inovadora são essenciais para a formação de cidadãos capazes de questionar o mundo ao seu redor, por meio da leitura. Além disso, a busca por livros e o prazer encontrado na leitura são, talvez, os resultados mais gratificantes desta pesquisa. Por fim, os resultados positivos observados do início ao fim da pesquisa reforçam a necessidade de programas que promovam a leitura entre todas as idades, principalmente, desde a primeira infância.Item A magia das cores na experimentação: utilizando indicador natural para ensinar conceitos de química.(2025-02-11) Santos, Leôncio Silva; Ferreira, Danielle da Silva; Silva, Merylane Porto da; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo estudar a aplicação de um experimento prático que utiliza o repolho roxo como indicador natural de pH no ensino de química. O conceito de pH é fundamental para a compreensão da acidez e alcalinidade das soluções, porém, muitos alunos apresentam dificuldades em assimilar esses conceitos abstratos. Dessa forma, torna-se essencial adotar metodologias mais dinâmicas e interativas. O repolho roxo foi escolhido devido à sua capacidade de mudar de cor em diferentes níveis de pH, tornando-se um recurso visual acessível e de fácil utilização. O experimento consiste na extração do corante natural do repolho roxo e sua aplicação para testar o pH de diversas soluções, permitindo que os alunos observem mudanças de cor correspondentes às variações de pH. Os resultados obtidos por meio de questionários e observações indicam que a atividade prática desperta a curiosidade e contribui para a compreensão teórica do pH. Os estudantes relataram maior retenção das informações e a capacidade de aplicar os conceitos a situações cotidianas. Este estudo destaca a relevância da incorporação de experimentos práticos ao ensino de química e demonstra como o uso de indicadores naturais pode potencializar a aprendizagem, democratizar o acesso a recursos educacionais e incentivar a experimentação. Os achados da pesquisa sugerem que esse método pode constituir uma ferramenta pedagógica valiosa para tornar o aprendizado mais significativo e envolvente.Item Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Silva, Jefferson Marinho da; Vasconcelos, Cleverton da Silva; http://lattes.cnpq.br/8600809859832837; Oliveira, Elinelson Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4985621981248771; Silva, Tiago Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3964717265579881Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos. Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide, respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de construção no Geogebra.Item A abordagem do tema variação linguística no ensino de língua portuguesa numa turma de curso médio da modalidade EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Elaine da Silva; Cavalte, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871A presente pesquisa tem como foco a análise da abordagem da variação linguística nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Junqueiro, Alagoas. O objetivo é compreender como essa variação é tratada em sala de aula e como isso afeta a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Para realizar essa investigação, foram utilizados métodos qualitativos, como observações em sala de aula e questionários aplicados a professores e alunos. Estes métodos permitiram uma compreensão mais aprofundada do fenômeno da variação linguística, assim como as percepções dos alunos em relação a ela e o conhecimento da docente sobre o assunto. Os resultados revelaram que a docente em questão demonstrou uma lacuna de conhecimento teórico em relação ao tema da variação linguística, além de não ter sido identificada a transposição didática desses conhecimentos em sua prática educacional. Esses achados destacam a importância de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize a diversidade linguística presente em sala de aula, promovendo inclusão e respeito. Além disso, ressaltam a necessidade de superar o preconceito linguístico e criar um ambiente educacional que seja afetivo para todos os alunos. A pesquisa baseou-se em estudos realizados na área da sociolinguística por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999), na pedagogia voltada para a Educação de Jovens adultos defendida por Freire (1987, 1996), entre outros. Assim, temos o intuito de compreender como a questão da variação linguística pode ser abordada de maneira adequada e eficaz no contexto da sala de aula.Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-20) Santos, Alan Douglas da Silva; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Vitorino, Anderson Francisco; http://lattes.cnpq.br/0431749235312279; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.Item Administração pública nas comunidades quilombola(2024-12-21) Silva, Edilene Nunes da; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Viana, José Leandro Alves; http://lattes.cnpq.br/5185605394484846; Souza, Andréa Vasques Torres de; http://lattes.cnpq.br/4079173424296385Este artigo tem como objetivo investigar as diversas manifestações sobre a administração pública nas comunidades quilombolas. Onde numa sociedade em constante transformação acelerada. Os governos precisam fazer frente as novas demandas que surgem nesse processo. Onde o papel da gestão pública é fiscalizar e regulamentar por meio dos órgãos públicos e instituições. Em outras palavras, a administração pública e sempre voltada para o bem estar coletivo das comunidades quilombolas. No Brasil, ao longo da última década foram construídos dois programas específicos voltados a comunidades negras, são eles o Programa Brasil Quilombola (PBQ) e o plano nacional de desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. As políticas públicas são ações estratégicas articuladas em que o governo as adota em busca de atender interesse coletivo, desta forma reconhecendo os Direitos dos Quilombos. Assim realiza a análise histórica das políticas públicas destinadas as comunidades quilombolas brasileiras.Item Agregados do solo e índices de agregação em áreas de vegetação nativa, agricultura e pastagem no semiárido de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-06) Silva, Ayanna Araujo; Maia, Stoecio Malta Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6110419050119583; Calheiros, Altanys Silva; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Medeiros, Aldair de Souza; http://lattes.cnpq.br/7861355880079380A expansão das atividades agropecuárias com manejo convencional na região semiárida do Brasil associado com as características intrínsecas do solo dessa região, pode influenciar de forma direta ou indireta a agregação do solo e, consequentemente, o armazenamento de carbono orgânico no solo (COS). Desse modo, o objetivo com o este trabalho foi avaliar os impactos promovidos pelos sistemas convencionais de uso da terra (agricultura e pastagem) sobre a estabilidade dos agregados de diferentes tipos de solos nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema, localizados no semiárido do estado de Alagoas. Foram coletadas amostras de solo nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema. No total foram amostradas quatro áreas. Em cada umas das áreas foram coletadas amostras em três trincheiras (repetições) em diferentes profundidades. A análise de estabilidade de agregados em água foi realizada utilizando o equipamento agitador de Yoder, e posteriormente, foram calculados os índices de agregação do solo: diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico, índice de estabilidade e índice de instabilidade. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F. As diferenças entre as médias foram testadas mediante o teste de Tukey (p<0,05). Os resultados demostraram que o sistema de pastagem com menos tempo (4 anos) apresentaram menores quantidades de macroagregados (diâmetro >2,00 mm), e maiores distribuição de mesoagregados (diâmetro de 2,00 e 0,25mm) e microagregados (diâmetro < 0,25 mm) em comparação a mata nativa e as demais pastagens. Os valores do IS revelaram que o sistema agrícola com 47 apresenta condições físicas do solo mais próximo da sua forma natural nas camadas mais profundas do solo.Item Alimentando o Futuro: um estudo de percepção sobre Alimentação Sustentável entre dois cursos superiores luso-brasileiros - Licenciatura em Educação Ambiental (IPB) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFAL-MD)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-10) Costa, Juliana; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; http://lattes.cnpq.br/9851612740399796; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Cezar, Vicente Rodolfo Santos; http://lattes.cnpq.br/2400958571631287; Sgarbi, Victor Souza; http://lattes.cnpq.br/8780753465531965Os sistemas de produção e consumo de alimentos praticados no mundo vão na contramão do desenvolvimento sustentável, sendo um grande fomentador das alterações climáticas, trazendo consequências graves para um futuro próximo. A segurança alimentar segue ameaçada pelos efeitos climáticos severos que já estão a afetar o planeta Terra, e que terá consequências na capacidade de alimentar uma população estimada em 9 bilhões de pessoas até 2050. É urgente pensar a alimentação do ponto de vista da sustentabilidade de forma a ter sistemas de plantios mais justos que conduzam a uma melhoria ambiental e social. A alimentação sustentável procura interligar todas as cadeias presentes no sistema alimentar e, de uma forma mais holística, construir sistemas de produção e consumo mais amigos do ambiente, assim como uma economia que conduza a um ganho social. Formar profissionais que compreendam o significado da alimentação sustentável e que possam atuar de forma a mitigar problemas socioambientais vai ao encontro do que é proposto na Agenda 2030, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa. A gestão ambiental surge como uma forma de compreender as inter-relações presentes entre homem e ambiente e, através da educação ambiental, tenta sensibilizar para atitudes e comportamentos que conduzam a equidade social. Este estudo descritivo qualitativo-quantitativo teve como objetivo compreender o nível de percepção de dois grupos amostrais da área ambiental sobre o tema alimentação sustentável. Participaram do estudo discentes da Licenciatura em Educação Ambiental (N=23), do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e da Tecnologia em Gestão Ambiental (N=34), do Instituto Federal de Alagoas, Brasil. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e questionário de pesquisa com escala de percepção multi-itens (tipo Likert). Através de 30 afirmações foi possível conhecer as percepções dos grupos amostrais. As questões concentraram-se em aspetos específicos sobre alimentação sustentável como o consumo de carne, uso de combustíveis fósseis, sazonalidade e plantio em monoculturas, uso de plástico, compostagem, consumo de recursos hídricos conceitos de economia socialmente justa e equidade social, entre outros. Embora, de uma forma geral, os resultados evidenciem que os estudantes são esclarecidos sobre a temática, ainda é necessário, para que se atinja a literacia ambiental, um aumento do nível de compreensão das inter-relações ambientais relacionadas com a alimentação. Neste sentido, reforça-se a necessidade de se investir na educação desses futuros profissionais para que sejam agentes de conscientização para os impactos ambientais decorrentes da alimentação, pois, dessa forma, estarão aptos para desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos sobre as inter-relações da alimentação com o ambiente. Neste sentido, é proposto ao final do trabalho uma continuidade da pesquisa de forma a promover a criação de literatura sobre o tema e, assim, contribuir para a disseminação do conceito de alimentação sustentável.Item A alquimia poética Lenineana: traços de uma poesia devoradora(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Erick Robert Ferreira da; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Os estudos literários que analisam obras a partir do viés cultural têm sido frequentes na contemporaneidade, o que tem contribuído para pensar o âmbito da arte literária inserindo-o em seu contexto de produção, pensando-a em sua relação com a exterioridade e alimentando discussões em torno de temas relevantes para se pensar os tempos contemporâneos. Este trabalho está inserido no âmbito da Teoria da Literatura (literatura e cultura) e tem como enfoque o texto poético da canção de Lenine. A partir da leitura/escuta de doze canções de sua obra (que compõem o Corpus Carminum da pesquisa), são discutidas questões como o encontro com o objeto estético; deglutição e antropo/autofagia no cancioneiro lenineano; e como essas noções são articuladas a partir de uma alquimia poética do compositor. A leitura/escuta da canção lenineana, objeto desta pesquisa, desvelou um universo lírico que emerge do seu texto poético e que é forjado a partir dos movimento de antropo e autofagia, como síntese de operações criativas de que resulta uma poesia moderna, brasileira, local e global, com colorações múltiplas, miscigenadas, mestiças. A discussão aponta para uma poética da devoração, na qual elementos da autofagia e da antropofagia, como categorias de produção e criação, incidem diretamente no cancioneiro lenineano dentro do corpus analisado. Para fundamentação teórica, recorri às contribuições de autores como Andrade, Bosi, Paz, Pinheiro, Figueiredo e Mello. Assim, a partir da análise das canções, espero contribuir com a ampliação da fortuna crítica de poeta.Item Análise crítica do Projeto Ambiental do Renasce Salgadinho como solução para falta de esgotamento sanitário na Bacia do Riacho do Reginaldo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-31) Melo, Aléxia Silveira de; Rodrigues, Tainara Ramos da Rocha Lins de Brito; http://lattes.cnpq.br/9605497566454699; Silva, Ana Karoline de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0056329913564232; Vianna Junior, Walter Pereira; http://lattes.cnpq.br/5054607247101741Este trabalho traz um aparato geral do início do processo de urbanização no brasil, assim como o crescimento do espaço urbano em Maceió. A partir disso, são analisadas as consequências dessa expansão urbana e o problema que o crescimento descontrolado e falta de política pública trouxe para as áreas menos desfavorecidas na bacia do Reginaldo devido, principalmente, à falta de acesso ao saneamento básico. Sendo assim, é feita uma análise e avaliação da alternativa escolhida pelo Projeto Renasce Salgadinho da implantação de jardim filtrante como solução para a situação do Riacho Reginaldo/Salgadinho no tratamento das suas águas poluídas que, pela ausência do sistema de esgotamento sanitário provoca o lançamento irregular de esgoto doméstico no corpo hídrico. O emprego do jardim filtrante adotado pelo projeto Renasce Salgadinho, baseou-se no modelo observado nas cidades de Niterói-RJ e Sobral-CE e está sendo implantado em duas regiões do Vale do Reginaldo, uma como lagoa filtrante no encontro das águas do Riacho Pau D’Arco com o Riacho Reginaldo e três jardins filtrantes no direcionamento para o Riacho Salgadinho. Neste aspecto, após estimativa da quantidade de efluente gerado pela população residente em parte da região, observou-se que a capacidade de tratamento dos jardins filtrantes previstos em projeto, não será suficiente para tratar todo o esgoto lançado no riacho, de modo que o problema ambiental, ainda que em menor escala, continuará sendo realidade para a população local e novas técnicas de disposição e tratamento dos efluentes precisam ser associadas ao emprego dos jardins filtrantes.Item Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Souza, Davdson Luiz de; Ferreira Junior, Jésu Costa; Ferreira, Joacy Vicente; Azevedo, Edmar Marinho; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo.Item Análise da qualidade da água da Laguna Manguaba do Município de Marechal Deodoro - AL(2022-05-02) Rocha, Elenice Melo da; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741; Bastos, Adelmo Lima; http://lattes.cnpq.br/6125212623471598; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A laguna Manguaba de Marechal Deodoro, é de grande valor econômico para muitas famílias deodorense, pois nela é produzido uma grande variedade de organismos aquáticos, tais como: peixes, mariscos e moluscos, sendo estes, fonte de renda, e também, alimento paras as famílias de pescadores da região que dependem única e exclusivamente da pesca, e não possuem outros meios para garantir o sustento e a sobrevivência de seus familiares. A laguna possui um cenário de exclusiva beleza cênica, onde podemos ver de um lado uma linda paisagem verde composta por um belo e extenso manguezal e do outro lado uma belíssima orla lagunar, com uma área de esporte e lazer, restaurantes e lanchonetes que servem pratos de comidas típicas, feitos com os pescados provenientes da laguna Manguaba, atraindo turistas e visitantes de vários lugares. Esses restaurantes geram empregos diretos e indiretos, entretanto, contribuem de forma negativa com a poluição da laguna, despejando seus efluentes contaminantes diretamente na água, sem nenhuma forma de tratamento. Há vários esgotos e/ou línguas sujas ao longo da orla lagunar, sendo lançados diretamente na laguna Manguaba, não apenas dos restaurantes e bares, mas também de outros bairros do município. É notório a presença de óleo, nos despejos desses efluentes. Nota-se também, o descarte de resíduos domésticos, nos corpos hídricos da Laguna, tais como: Pneus, ferro, madeira, plástico (embalagem de alimento e sacolas), vidros (garrafas de bebidas e cacos) que são descartados pela população que ali passa, ou muitas vezes, pela ação do vento. O objetivo deste trabalho é esse, analisar com o uso de instrumentos acessíveis à população, parâmetros ambientais indicadores da qualidade da água, tentando relacionar variações nesses parâmetros, às mudanças bruscas da qualidade da água na Laguna Manguaba, na orla do município de Marechal Deodoro.Item Análise da qualidade da água do poço que abastece o residencial casa forte no bairro do Antares em Maceió-Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Pereira, Debora Quezia Melquíades; Rodrigues, Tainara Ramos da Rocha Lins de Brito; http://lattes.cnpq.br/9605497566454699; Costa, Esdras Jonathan Honorato; http://lattes.cnpq.br/6045970740812728; Tenório, Májores de Omena; http://lattes.cnpq.br/4851705197260193É conhecido que as águas superficiais disponíveis para abastecimento humano se encontram cada vez mais poluídas, de modo a tornar as águas subterrâneas importantes fontes de captação de água para o abastecimento hídrico de cidades. Assim, a avaliação da potabilidade da água proveniente de poços tubulares é de suma importância para garantir a segurança de seus consumidores, uma vez que esse processo inclui a análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos com o objetivo de identificar substâncias prejudiciais e microrganismos patogênicos. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho consistiu em realizar um estudo sobre a qualidade da água que abastece um residencial localizado no município de Maceió, Alagoas, onde amostras foram coletadas e submetidas a análises laboratoriais durante os meses de agosto e setembro de 2023, avaliando individualmente os parâmetros que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA) e, posteriormente, comparando os resultados com os valores-limite da Resolução CONAMA no 357/2005. Ao longo do trabalho, observou-se que o IQA não apenas serve como uma ferramenta eficaz de comunicação com a sociedade, fornecendo informações sobre as condições de qualidade dos corpos hídricos, mas também é o principal indicador qualitativo empregado no Brasil para a avaliação da qualidade da água. Essa abordagem sistemática permite não apenas uma avaliação abrangente, mas também facilita a compreensão pública das condições gerais da qualidade da água na região. Assim, ressalta-se a importância da análise da qualidade da água para o abastecimento humano, destacando sua relevância na garantia da saúde pública.Item Análise da qualidade da água e percepção dos moradores do Conjunto Olival Tenório Costa em Campo Alegre - AL(2023-05-08) Silva, Celso Felipe da; Silva, Dário Luiz Nicácio; http://lattes.cnpq.br/1506941694331741; Bastos, Adelmo Lima; http://lattes.cnpq.br/6125212623471598; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A água é um recurso natural de grande importância para a manutenção de vida dos seres humanos e um bem de domínio público, como encontra-se descrito no art. 1º da Lei 9433/97 que dispõe da Política Nacional de Recursos Hídricos. A importância da água não está relacionada somente às suas funções na natureza, mas ao papel que possui na saúde, economia e qualidade de vida humana. A qualidade da água é aspecto indispensável quando se trata dos seus principais usos, em especial para fins como o abastecimento humano e o sistema de abastecimento deve favorecer neste aspecto. Com isso, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise da qualidade da água do Conjunto Olival Tenório Costa em Campo Alegre, Alagoas, e avaliar o funcionamento do sistema de abastecimento local através da percepção dos moradores residentes do local. Foram coletadas durante um período de quatro semanas 500ml de água nas oito quadras do conjunto, totalizando ao final 32 amostras onde foi realizado as analises físico-químicas. Em posse dos resultados obtidos através das análises, foram comparadas ao padrão de potalidade estabelecido pela legislação. Em todas as análises foi possível observar que somente na análise da quarta semana obteve-se um pH 6, onde nas demais, abaixo os valores foram inferiores, possuindo também oscilações entre os resultados. Referente a presença de coloro, foi possível constatar que não houve a presença de cloro residual livre em nenhuma das análises. Após ser feito as análises físico-químicas da água e perceber algumas irregulares perante o padrão da legislação, objetivou-se também avaliar a percepção dos moradores do local sobre a qualidade da água e do sistema de abastecimento através de uma entrevista virtual via questionário eletrônico, onde 120 moradores participaram, e deste número de pessoas 75,5% corresponde ao sexo feminino. Referente a qualidade do sabor da água que chega nas residências 45,8% qualificou o sabor da água como ruim, quando perguntado aos entrevistados se já presenciaram alguma alteração na água, 76,7% dos entrevistados informaram que sim. E por fim, 54,2% dos entrevistados classificaram o sistema de abastecimento como ruim. Conclui-se por fim que, a água distribuída à população do Conjunto Olival Tenório Costa já interferiu na questão de saúde habitantes, e a autarquia responsável deve permanecer vigilante aos possíveis riscos futuros de saúde.Item Análise da qualidade de água da Comunidade Quilombola Rural Guaxinim - Cacimbinhas/Alagoas(2024-07-02) Wanderlei, Bárbara Myrelle Araújo Barbosa Ferreira; Chaves, Mahelvson Bazilio; http://lattes.cnpq.br/3820955557819490; Melo, Milena Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1867620332417143; Wanderley, Guilherme Viana; http://lattes.cnpq.br/6487594216252966Este estudo avalia a qualidade da água na Comunidade Quilombola Rural Guaxinim, em Alagoas, ressaltando a importância do acesso à água potável como um direito fundamental e a necessidade de políticas públicas eficazes. A distribuição desigual da água no Brasil, especialmente em regiões como Alagoas, afeta negativamente a qualidade de vida das comunidades quilombolas devido à falta de saneamento básico e tratamento de água. O estudo tem como objetivo geral analisar a segurança e potabilidade da água na comunidade, coletando informações socioeconômicas e amostras de água para análises laboratoriais de cloro, pH, alcalinidade total e dureza total. A metodologia incluiu questionários e coleta de amostras em cinco residências, avaliando a presença de contaminantes e as condições sanitárias da água. Os resultados indicaram níveis preocupantes de cloro e pH, com cloro abaixo de 0,5 PPM (partículas por milhão) e variações extremas de pH (potencial hidrogênico), sugerindo um desequilíbrio químico e microbiológico. A maioria das residências utiliza cisterna comunitária ou compra água durante a escassez de chuvas, evidenciando a dependência de fontes inadequadas. Além disso, 28% dos moradores relataram doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. A análise revelou desafios significativos no acesso à água potável segura, destacando a necessidade de intervenções urgentes. Recomenda-se a implementação de medidas de tratamento da água, práticas de saneamento básico adequadas e investimentos em infraestrutura e sistemas de tratamento. Programas de conscientização sobre a importância da água potável e práticas de higiene são essenciais para mitigar riscos à saúde pública.