Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 241
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A caneta que balança o berço: o entrecho e a construção de mães na formação docente(2024-08-09) Carvalho, Cleonice Maria Ferreira de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Araujo, Claudionor Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6155010171957004; Silva, Willian Cassiano da; http://lattes.cnpq.br/1949383398907647A presente pesquisa versa sobre a minha experiência como mulher, mãe e estudante na formação docente. O objetivo é analisar como as experiências e as identidades das mães são desenvolvidas e compreendidas no âmbito acadêmico. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a evolução do papel da mãe na sociedade ao longo do tempo; investigar como a construção social de gênero influencia as percepções e expectativas sociais em relação aos papéis de homens e mulheres na sociedade e, entender como a realidade e identidade das mães são formadas e moldadas durante o processo de formação. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1997), que aborda a visão da professora como tia; Bourdieu (2012), que trata da dominação; Prado e Soligo (2005) e Passeggi (2008), que discutem memórias de formação; e Badinter (1985), que explora o mito do amor materno, além de outros/as autores/as que contribuem significativamente para a discussão. O estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de pesquisa, a fim de colher o referencial teórico, foram utilizados livros, artigos e sites que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dessas informações, foi possível concluir que, embora as mães estudantes demonstrem grande resiliência e determinação, a falta de apoio institucional adequado dificulta significativamente sua jornada acadêmica. A pesquisa ressalta a importância de políticas mais inclusivas e de suporte específico para essas mulheres, de modo a promover uma maior equidade no ambiente educacional.Item Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Silva, Jefferson Marinho da; Vasconcelos, Cleverton da Silva; http://lattes.cnpq.br/8600809859832837; Oliveira, Elinelson Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4985621981248771; Silva, Tiago Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3964717265579881Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos. Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide, respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de construção no Geogebra.Item A abordagem do tema variação linguística no ensino de língua portuguesa numa turma de curso médio da modalidade EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Elaine da Silva; Cavalte, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871A presente pesquisa tem como foco a análise da abordagem da variação linguística nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Junqueiro, Alagoas. O objetivo é compreender como essa variação é tratada em sala de aula e como isso afeta a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Para realizar essa investigação, foram utilizados métodos qualitativos, como observações em sala de aula e questionários aplicados a professores e alunos. Estes métodos permitiram uma compreensão mais aprofundada do fenômeno da variação linguística, assim como as percepções dos alunos em relação a ela e o conhecimento da docente sobre o assunto. Os resultados revelaram que a docente em questão demonstrou uma lacuna de conhecimento teórico em relação ao tema da variação linguística, além de não ter sido identificada a transposição didática desses conhecimentos em sua prática educacional. Esses achados destacam a importância de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize a diversidade linguística presente em sala de aula, promovendo inclusão e respeito. Além disso, ressaltam a necessidade de superar o preconceito linguístico e criar um ambiente educacional que seja afetivo para todos os alunos. A pesquisa baseou-se em estudos realizados na área da sociolinguística por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999), na pedagogia voltada para a Educação de Jovens adultos defendida por Freire (1987, 1996), entre outros. Assim, temos o intuito de compreender como a questão da variação linguística pode ser abordada de maneira adequada e eficaz no contexto da sala de aula.Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-20) Santos, Alan Douglas da Silva; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Vitorino, Anderson Francisco; http://lattes.cnpq.br/0431749235312279; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.Item Agregados do solo e índices de agregação em áreas de vegetação nativa, agricultura e pastagem no semiárido de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-06) Silva, Ayanna Araujo; Maia, Stoecio Malta Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6110419050119583; Calheiros, Altanys Silva; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Medeiros, Aldair de Souza; http://lattes.cnpq.br/7861355880079380A expansão das atividades agropecuárias com manejo convencional na região semiárida do Brasil associado com as características intrínsecas do solo dessa região, pode influenciar de forma direta ou indireta a agregação do solo e, consequentemente, o armazenamento de carbono orgânico no solo (COS). Desse modo, o objetivo com o este trabalho foi avaliar os impactos promovidos pelos sistemas convencionais de uso da terra (agricultura e pastagem) sobre a estabilidade dos agregados de diferentes tipos de solos nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema, localizados no semiárido do estado de Alagoas. Foram coletadas amostras de solo nos municípios de Traipu e Santana do Ipanema. No total foram amostradas quatro áreas. Em cada umas das áreas foram coletadas amostras em três trincheiras (repetições) em diferentes profundidades. A análise de estabilidade de agregados em água foi realizada utilizando o equipamento agitador de Yoder, e posteriormente, foram calculados os índices de agregação do solo: diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico, índice de estabilidade e índice de instabilidade. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F. As diferenças entre as médias foram testadas mediante o teste de Tukey (p<0,05). Os resultados demostraram que o sistema de pastagem com menos tempo (4 anos) apresentaram menores quantidades de macroagregados (diâmetro >2,00 mm), e maiores distribuição de mesoagregados (diâmetro de 2,00 e 0,25mm) e microagregados (diâmetro < 0,25 mm) em comparação a mata nativa e as demais pastagens. Os valores do IS revelaram que o sistema agrícola com 47 apresenta condições físicas do solo mais próximo da sua forma natural nas camadas mais profundas do solo.Item Alimentando o Futuro: um estudo de percepção sobre Alimentação Sustentável entre dois cursos superiores luso-brasileiros - Licenciatura em Educação Ambiental (IPB) e Tecnologia em Gestão Ambiental (IFAL-MD)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-10) Costa, Juliana; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; http://lattes.cnpq.br/9851612740399796; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Cezar, Vicente Rodolfo Santos; http://lattes.cnpq.br/2400958571631287; Sgarbi, Victor Souza; http://lattes.cnpq.br/8780753465531965Os sistemas de produção e consumo de alimentos praticados no mundo vão na contramão do desenvolvimento sustentável, sendo um grande fomentador das alterações climáticas, trazendo consequências graves para um futuro próximo. A segurança alimentar segue ameaçada pelos efeitos climáticos severos que já estão a afetar o planeta Terra, e que terá consequências na capacidade de alimentar uma população estimada em 9 bilhões de pessoas até 2050. É urgente pensar a alimentação do ponto de vista da sustentabilidade de forma a ter sistemas de plantios mais justos que conduzam a uma melhoria ambiental e social. A alimentação sustentável procura interligar todas as cadeias presentes no sistema alimentar e, de uma forma mais holística, construir sistemas de produção e consumo mais amigos do ambiente, assim como uma economia que conduza a um ganho social. Formar profissionais que compreendam o significado da alimentação sustentável e que possam atuar de forma a mitigar problemas socioambientais vai ao encontro do que é proposto na Agenda 2030, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa. A gestão ambiental surge como uma forma de compreender as inter-relações presentes entre homem e ambiente e, através da educação ambiental, tenta sensibilizar para atitudes e comportamentos que conduzam a equidade social. Este estudo descritivo qualitativo-quantitativo teve como objetivo compreender o nível de percepção de dois grupos amostrais da área ambiental sobre o tema alimentação sustentável. Participaram do estudo discentes da Licenciatura em Educação Ambiental (N=23), do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e da Tecnologia em Gestão Ambiental (N=34), do Instituto Federal de Alagoas, Brasil. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e questionário de pesquisa com escala de percepção multi-itens (tipo Likert). Através de 30 afirmações foi possível conhecer as percepções dos grupos amostrais. As questões concentraram-se em aspetos específicos sobre alimentação sustentável como o consumo de carne, uso de combustíveis fósseis, sazonalidade e plantio em monoculturas, uso de plástico, compostagem, consumo de recursos hídricos conceitos de economia socialmente justa e equidade social, entre outros. Embora, de uma forma geral, os resultados evidenciem que os estudantes são esclarecidos sobre a temática, ainda é necessário, para que se atinja a literacia ambiental, um aumento do nível de compreensão das inter-relações ambientais relacionadas com a alimentação. Neste sentido, reforça-se a necessidade de se investir na educação desses futuros profissionais para que sejam agentes de conscientização para os impactos ambientais decorrentes da alimentação, pois, dessa forma, estarão aptos para desenvolver conhecimentos, atitudes e comportamentos sobre as inter-relações da alimentação com o ambiente. Neste sentido, é proposto ao final do trabalho uma continuidade da pesquisa de forma a promover a criação de literatura sobre o tema e, assim, contribuir para a disseminação do conceito de alimentação sustentável.Item A alquimia poética Lenineana: traços de uma poesia devoradora(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Erick Robert Ferreira da; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Os estudos literários que analisam obras a partir do viés cultural têm sido frequentes na contemporaneidade, o que tem contribuído para pensar o âmbito da arte literária inserindo-o em seu contexto de produção, pensando-a em sua relação com a exterioridade e alimentando discussões em torno de temas relevantes para se pensar os tempos contemporâneos. Este trabalho está inserido no âmbito da Teoria da Literatura (literatura e cultura) e tem como enfoque o texto poético da canção de Lenine. A partir da leitura/escuta de doze canções de sua obra (que compõem o Corpus Carminum da pesquisa), são discutidas questões como o encontro com o objeto estético; deglutição e antropo/autofagia no cancioneiro lenineano; e como essas noções são articuladas a partir de uma alquimia poética do compositor. A leitura/escuta da canção lenineana, objeto desta pesquisa, desvelou um universo lírico que emerge do seu texto poético e que é forjado a partir dos movimento de antropo e autofagia, como síntese de operações criativas de que resulta uma poesia moderna, brasileira, local e global, com colorações múltiplas, miscigenadas, mestiças. A discussão aponta para uma poética da devoração, na qual elementos da autofagia e da antropofagia, como categorias de produção e criação, incidem diretamente no cancioneiro lenineano dentro do corpus analisado. Para fundamentação teórica, recorri às contribuições de autores como Andrade, Bosi, Paz, Pinheiro, Figueiredo e Mello. Assim, a partir da análise das canções, espero contribuir com a ampliação da fortuna crítica de poeta.Item Análise crítica do Projeto Ambiental do Renasce Salgadinho como solução para falta de esgotamento sanitário na Bacia do Riacho do Reginaldo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-31) Melo, Aléxia Silveira de; Rodrigues, Tainara Ramos da Rocha Lins de Brito; http://lattes.cnpq.br/9605497566454699; Silva, Ana Karoline de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0056329913564232; Vianna Junior, Walter Pereira; http://lattes.cnpq.br/5054607247101741Este trabalho traz um aparato geral do início do processo de urbanização no brasil, assim como o crescimento do espaço urbano em Maceió. A partir disso, são analisadas as consequências dessa expansão urbana e o problema que o crescimento descontrolado e falta de política pública trouxe para as áreas menos desfavorecidas na bacia do Reginaldo devido, principalmente, à falta de acesso ao saneamento básico. Sendo assim, é feita uma análise e avaliação da alternativa escolhida pelo Projeto Renasce Salgadinho da implantação de jardim filtrante como solução para a situação do Riacho Reginaldo/Salgadinho no tratamento das suas águas poluídas que, pela ausência do sistema de esgotamento sanitário provoca o lançamento irregular de esgoto doméstico no corpo hídrico. O emprego do jardim filtrante adotado pelo projeto Renasce Salgadinho, baseou-se no modelo observado nas cidades de Niterói-RJ e Sobral-CE e está sendo implantado em duas regiões do Vale do Reginaldo, uma como lagoa filtrante no encontro das águas do Riacho Pau D’Arco com o Riacho Reginaldo e três jardins filtrantes no direcionamento para o Riacho Salgadinho. Neste aspecto, após estimativa da quantidade de efluente gerado pela população residente em parte da região, observou-se que a capacidade de tratamento dos jardins filtrantes previstos em projeto, não será suficiente para tratar todo o esgoto lançado no riacho, de modo que o problema ambiental, ainda que em menor escala, continuará sendo realidade para a população local e novas técnicas de disposição e tratamento dos efluentes precisam ser associadas ao emprego dos jardins filtrantes.Item Análise da experimentação química nos livros didáticos do Ensino Médio : adequação segundo os critérios do PNLD e a realidade das Escolas Públicas Estaduais de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-21) Souza, Davdson Luiz de; Ferreira Junior, Jésu Costa; Ferreira, Joacy Vicente; Azevedo, Edmar Marinho; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334O presente trabalho analisou as propostas experimentais das edições do livro “Ser Protagonista – Química” referentes aos anos de 2015 e 2018 do PNLD, distribuídos para o Ensino Médio nas escolas públicas. Para análise dos experimentos foi utilizada a pesquisa qualitativa com base nos guias do livro didático de 2015 e 2018, bem como artigos da literatura. Com isso, passou-se a avaliar as adequações e inadequações dos experimentos encontrados nos livros, julgando o caráter mecânicos ou investigativos, seu nível de periculosidade e materiais necessários para aplicação da atividade experimental. Através da análise dos resultados verificou-se que algumas atividades experimentais presente nos livros didáticos não atendem as orientações dos documentos oficiais para a educação. Além disso, percebeu-se que algumas atividades experimentais não se relacionavam ao conteúdo estudado. Não sendo consideradas satisfatórias no que tange a promoção da aprendizagem nas obras analisadas. Com isso, buscou-se sugerir correções as inadequações através de substituições de reagentes e em casos mais inadequados a substituição do experimento como um todo.Item Análise da qualidade da água do poço que abastece o residencial casa forte no bairro do Antares em Maceió-Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Pereira, Debora Quezia Melquíades; Rodrigues, Tainara Ramos da Rocha Lins de Brito; http://lattes.cnpq.br/9605497566454699; Costa, Esdras Jonathan Honorato; http://lattes.cnpq.br/6045970740812728; Tenório, Májores de Omena; http://lattes.cnpq.br/4851705197260193É conhecido que as águas superficiais disponíveis para abastecimento humano se encontram cada vez mais poluídas, de modo a tornar as águas subterrâneas importantes fontes de captação de água para o abastecimento hídrico de cidades. Assim, a avaliação da potabilidade da água proveniente de poços tubulares é de suma importância para garantir a segurança de seus consumidores, uma vez que esse processo inclui a análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos com o objetivo de identificar substâncias prejudiciais e microrganismos patogênicos. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho consistiu em realizar um estudo sobre a qualidade da água que abastece um residencial localizado no município de Maceió, Alagoas, onde amostras foram coletadas e submetidas a análises laboratoriais durante os meses de agosto e setembro de 2023, avaliando individualmente os parâmetros que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA) e, posteriormente, comparando os resultados com os valores-limite da Resolução CONAMA no 357/2005. Ao longo do trabalho, observou-se que o IQA não apenas serve como uma ferramenta eficaz de comunicação com a sociedade, fornecendo informações sobre as condições de qualidade dos corpos hídricos, mas também é o principal indicador qualitativo empregado no Brasil para a avaliação da qualidade da água. Essa abordagem sistemática permite não apenas uma avaliação abrangente, mas também facilita a compreensão pública das condições gerais da qualidade da água na região. Assim, ressalta-se a importância da análise da qualidade da água para o abastecimento humano, destacando sua relevância na garantia da saúde pública.Item Análise da qualidade de água da Comunidade Quilombola Rural Guaxinim - Cacimbinhas/Alagoas(2024-07-02) Wanderlei, Bárbara Myrelle Araújo Barbosa Ferreira; Chaves, Mahelvson Bazilio; http://lattes.cnpq.br/3820955557819490; Melo, Milena Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1867620332417143; Wanderley, Guilherme Viana; http://lattes.cnpq.br/6487594216252966Este estudo avalia a qualidade da água na Comunidade Quilombola Rural Guaxinim, em Alagoas, ressaltando a importância do acesso à água potável como um direito fundamental e a necessidade de políticas públicas eficazes. A distribuição desigual da água no Brasil, especialmente em regiões como Alagoas, afeta negativamente a qualidade de vida das comunidades quilombolas devido à falta de saneamento básico e tratamento de água. O estudo tem como objetivo geral analisar a segurança e potabilidade da água na comunidade, coletando informações socioeconômicas e amostras de água para análises laboratoriais de cloro, pH, alcalinidade total e dureza total. A metodologia incluiu questionários e coleta de amostras em cinco residências, avaliando a presença de contaminantes e as condições sanitárias da água. Os resultados indicaram níveis preocupantes de cloro e pH, com cloro abaixo de 0,5 PPM (partículas por milhão) e variações extremas de pH (potencial hidrogênico), sugerindo um desequilíbrio químico e microbiológico. A maioria das residências utiliza cisterna comunitária ou compra água durante a escassez de chuvas, evidenciando a dependência de fontes inadequadas. Além disso, 28% dos moradores relataram doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. A análise revelou desafios significativos no acesso à água potável segura, destacando a necessidade de intervenções urgentes. Recomenda-se a implementação de medidas de tratamento da água, práticas de saneamento básico adequadas e investimentos em infraestrutura e sistemas de tratamento. Programas de conscientização sobre a importância da água potável e práticas de higiene são essenciais para mitigar riscos à saúde pública.Item Análise de Vulnerabilidades dos Portais Web das Câmaras Municipais Alagoanas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-27) Torres, Eduardo Vítor Vieira; Fireman, Daniel Lacet de Faria; http://lattes.cnpq.br/8895463227448929; Melo, Matheus D’Eça Torquato de; http://lattes.cnpq.br/5171680332446930; Lopes, Felipe Alencar; http://lattes.cnpq.br/6490167896355223Em um mundo cada vez mais informatizado e com acesso à Internet, é imprescindível a existência de portais de governos eletrônicos, os quais disponibilizam serviços e informações, que facilitam o acesso à consulta dos cidadãos no que se refere as suas demandas. Nesse sentido, existem portais de câmaras municipais que fornecem informações sobre vereadores em exercício, notícias sobre a câmara, além de conterem o portal da transparência, que possui informações sobre ações governamentais, execução orçamentária e financeira (receitas e despesas), dentre outras. Como qualquer sistema que está conectado à Internet, tais portais podem possuir vulnerabilidades de segurança que colocam em risco os serviços oferecidos pelos mesmos, bem como os dados dos usuários que os utilizam. O presente trabalho pretende verificar eventuais vulnerabilidades de segurança existentes em portais das câmaras municipais do estado de Alagoas de modo que seja possível analisar as vulnerabilidades conforme a classificação OWASP Top 10 de 2021, bem como avaliar vulnerabilidades encontradas segundo o modelo Interlegis e segundo o PIB das cidades. Para coleta de vulnerabilidades, foi utilizado o scanner Wapiti. Os resultados obtidos exibiram um total de 667 vulnerabilidades. Ademais, 10% dos portais apresentaram vulnerabilidades críticas. Como exemplos de tipos de vulnerabilidades encontradas: injeção - que permite consultas mal-intencionadas a bancos de dados e configuração incorreta de segurança - que pode acarretar roubo de sessões de usuário.Item Análise do desastre ambiental e seus impactos durante o fechamento do matadouro na cidade de Santana do Ipanema(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Rocha, Ana Beatriz Souto; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Macedo, Sheyla KarineO presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos ambientais provocados pelo fechamento e reestruturação do mercado da carne para a cidade de Santana do Ipanema. Sabendo-se dos impactos causados pelas atividades foi conduzido um estudo resgatando a história desse fechamento. Devido a situação em que se encontrava a infraestrutura necessária para a destinação correta dos efluentes gerados, os dejetos são lançados diretamente no rio Ipanema, levando ao mau cheiro, a turbidez da água e a morte da flora e da fauna. Após a intervenção da Fiscalização Preventiva integrada (FPI), do município e da vigilância sanitária, o mercado da carne foi interditado por não estar de acordo com as normas da vigilância sanitária e o comércio ao redor do rio (onde que por conta da intervenção humana ao construírem casas em seu entorno, resultou em uma enchente ocasionando a destruição de várias casas) prejudicado também por conta da retirada de recursos junto com o descarte de efluentes e das péssimas condições de higiene do local. A metodologia utilizada para o presente estudo foi de natureza descritiva e exploratória. Inicialmente com a pesquisa bibliográfica e, no segundo momento, pesquisa das notícias relacionadas ao fato em sites confiáveis e entrevista com o secretario de meio ambiente da época por fim, buscou-se identificar a realidade atual do mercado e suas mudanças. Os resultados do estudo apontam que os matadouros desenvolvem atividades que geram grande volume de matéria orgânica, tornando-se indispensável à destinação inadequada, haja vista que os impactos ambientais negativos advindos de tal atividade afetam diretamente o bem- estar, a saúde, a população como um todo. Importante pensar que o poder público se torna indispensável nesse processo, podendo atuarcom projetos de educação ambiental e que deve começar desde cedo em casa, bem como oportunizar as discussões de novas formas, novos projetos e tecnologias para o gerenciamento adequado dessa atividade, bem como a implantação que assegure a destinação adequada dos efluentes em questão.Item Análise do monitoramento dos sinais motores da doença de Parkinson: uma revisão sistemática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-31) Lima, Mayara Rysia de Assis; Medeiros, Leonardo Melo de; http://lattes.cnpq.br/1080593968001453; Costa, Breno Jacinto Duarte da; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Passos, Frederico Salgueiro; http://lattes.cnpq.br/6590059682506348A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica degenerativa que causa uma desordem motora afetando as tarefas de rotina do indivíduo e desestabilizando a sua qualidade de vida. Os sinais motores mais notáveis compõem uma tétrade: rigidez, bradicinesia, alterações posturais e da marcha, e tremor de repouso. Dessa forma, o exame médico requer uma avaliação dos movimentos motores salientando a velocidade, a amplitude e o ritmo de cada movimento, a fim de monitorar os sintomas e aprimorar o diagnóstico clínico. Com o intuito de distinguir melhorias ou evoluções da DP, os métodos de avaliações motoras se tornam cada vez mais indispensáveis, e na literatura, é encontrado sistemas ou mecanismos de quantificação desses sintomas, sendo o mais recorrente, para os sinais da bradicinesia, auxiliados pelo teste de habilidade mais conhecido, o Finger-Tapping Test (FTT). Contudo, nenhum deles ainda consegue comprovar um diagnóstico definitivo, valendo-se portanto, da interpretação de um neurologista. Esta pesquisa, apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura(RSL) com artefatos acadêmicos produzidos, que demonstram dados relevantes sobre os movimentos motores e sua quantificação, usando em sua maioria, a escala MDS-UPDRS parte III como guia, a fim de extrair um conjunto de requisitos a ser desenvolvido em um sistema de monitoramento do avanço dos indícios motores do Parkinson, utilizando o teste de batida dos dedos (FTT) como técnica. Como resultado, a RSL objetivou identificar as técnicas e abordagens mais atuais que quantificam as avaliações motoras, além de, esclarecer se esses métodos demonstram interferência positiva no processo de avaliação com a técnica FTT.Item Análise do perfil fitoquímico e da atividade antioxidante do extrato etanólico das folhas de Cecropia pachystachya T.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-24) Franco, Simone Paes Bastos; Costa, Salvana Priscylla Manso; http://lattes.cnpq.br/7558499721074840; Sousa, Jonas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3193945439772961; Oliveira, João Victor Lessa de; http://lattes.cnpq.br/6645969528353731; Borges, Arthur Luy Tavares Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1194184115234231A prática de utilizar plantas medicinais para o tratamento de doenças vem sendo passada de geração em geração desde a antiguidade. Devido seu potencial farmacológico, são alvos de vários estudos. A espécie Cecropia pachystachya que pertence à família Cecropiaceae e é conhecida popularmente como embaúba, pode ser citada como uma das espécies bastante estudada por suas propriedades terapêuticas já comprovadas além de seus compostos químicos. Em virtude disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antioxidante do extrato etanólico das folhas de Cecropia pachystachya e quantificar seu perfil fitoquímico. Para tanto, após a obtenção do extrato etanólico bruto das folhas de Cecropia pachystachya que se deu por maceração, foram realizados os ensaios de quantificação de composto fenólicos pelo método de Folin-Ciocalteau e quantificação dos flavonoides através da reação com cloreto de alumínio como também foi realizada a avaliação da atividade antioxidante pelo método de captura do radical livre DPPH•. Os resultados apresentados mostraram quantificações de 686,41 mg EAG/g para compostos fenólicos e 109,34 mg EQ/g para flavonoides, respectivamente. Esses resultados foram superiores aos encontrados na literatura. E a concentração mínima que apresentou redução de 50% dos radicais livres foi de 433,70 μg/mL. De acordo com a literatura, esse resultado pode ser explicado pela quantificação de compostos bioativos presentes na espécie, como os flavonoides. Diante do exposto, foi possível concluir que Cecropia pachystachya pode ser considerada uma alternativa terapêutica para indústrias farmacêuticas e cosméticas.Item Uma análise dos incidentes com tubarões na zona metropolitana do Recife - Pernambuco(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-19) Santos, Erik Antonio Ferreira dos; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Oliveira, Patrícia Emanuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/1853047784104747; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862A construção do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, popular- mente conhecido como Porto de Suape, na década de 80, é tido por especialistas como o fator primordial resultante dos incidentes com tubarões na cidade de Recife (Pernambuco) e sua zona metropolitana. Este trabalho buscou explicar os motivos que levaram a associação destes incidentes, com a construção do porto, discorrendo sobre os impactos ambientais ocasionados pela construção do complexo portuário, o estudo também levanta dados estatísticos sobre os incidentes e discorre sobre carac- terísticas e comportamentos das espécies identificadas nos ataques. Também foi de- senvolvido um produto educacional, um perfil na rede social Instagram, que dispões de curiosidades sobre o fenômeno e reforça as medidas socioeducativas de preven- ção.Item Uma análise dos números reais sob o olhar do professor de matemática no ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-05) Silva, Danilva Claudia Alvino da; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Silva, Gilmar Teodozio; http://lattes.cnpq.br/7311803942000051; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422Venho através deste trabalho, incentivar aos alunos de licenciatura em Matemática a dar mais importância ao Estudo dos números reais como forma de conscientizar os futuros professores a transmitir o conteúdo mais claro e objetivo aos estudantes do Ensino Básico, em especial ao assunto que trata do surgimento dos números Irracionais. A falta de interesse por parte de alguns professores de passar um pouco da teoria e o surgimento da história dos números reais leva ao aluno acreditar que eles existem por acaso, ocasionando aceitar fórmulas prontas, ou como acontece em outros casos em que o professor omite esse tópico, sem dar muita importância a aprendizagem, levando muitos alunos a terminarem o ensino médio praticamente sem saber o porquê deles existirem e passam despercebido de como o conjunto dos números reais podem ser descritos, que ao chegar na licenciatura se depara com vários axiomas de que se tem que provar a existência de cada elemento. Levamos em consideração o objetivo principal deste trabalho que é um estudo crítico dos números reais, sob o ponto de vista do professor de matemática, que no nosso caso é esta licencianda, pelas experiências vividas na carreira escolar, a qual se percebe que uma maioria dos licenciandos em matemática também enfrentam bastante dificuldade em tentar compreender um assunto que a princípio parece simples, porém se tem várias divergências, em virtude disso, passaremos a analisar quais os procedimentos ideais que se adequam a nossa realidade em meio ao ensino da Matemática, como também propor ao futuro professor formas de como passar o conteúdo para o discente de maneira didática e compreensiva, proporcionando ao estudante uma visão mais aprofundada do assunto, de forma que o aluno passe a gostar do conteúdo proposto. Para a realização desse trabalho adotamos a pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com base numa abordagem bibliográfica, de forma explicativa.Item Análise energética de edificações: estudo de caso na região metropolitana de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-26) Barbosa, Alexandre Lima dos Santos; Corrêa, Marcelo de Assis; http://lattes.cnpq.br/9758485868135195; Melo, Andre Luis Canuto Duarte; http://lattes.cnpq.br/1790117459307109; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Borges, Leonidas Leao; http://lattes.cnpq.br/4400958774832010Esta pesquisa teve por objetivo analisar a situação energética em edificações como Pousadas, Hostels, Albergues e Casas de acolhimento, prospectando o potencial de energia eólica e fotovoltaica no entorno destes ambientes. A metodologia incluiu a leitura de normas e diretrizes de projetos sustentáveis e de modelos de Certificação energética consolidados, investigação sobre o gerenciamento energético e a realização de estudos para alcançar a eficiência energética na edificação. O tipo de pesquisa foi estudo de caso de uma edificação real. A coleta de dados foi realizada com sistemas de medição automatizados e desenvolvidos anteriormente em projetos de pesquisa pelo grupo de pesquisa em Inovação e Tecnologia em Metrologia e Instrumentação (ITM) do IFAL - campus Maceió no âmbito do Núcleo de Instrumentação Inteligente (NII), tais como o medidor de potencial eólico e o medidor inteligente de energia. Com os dados reais coletados, foi realizada análise para cumprir a meta da suficiência energética da instalação. Os resultados dos dados analisados indicaram que o uso da energia fotovoltaica se mostrou uma opção mais viável em detrimento da energia captada através de aerogeradores. A pesquisa também identificou lacunas quanto a uma metodologia para análise de performance da microgeração em sistemas fotovoltaicos e eólicos, o que justifica o presente trabalho e se apresenta como proposta inovadora.Item Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-02) Silva, Josuel de Souza; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Silva, Josimere Maria da; http://lattes.cnpq.br/6284482799682797Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i) investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson (2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico- prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo (1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras diversificadas socialmente.