Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 241
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O TANGRAM enquanto material didático para o aprendizado de conceitos e cálculo de área no ensino de matemática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2010-01-31) Santos Neto, Adelmo Francisco dos; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Rodrigues, Gracino Francisco; http://lattes.cnpq.br/6448071433328182O uso de instrumentos que trabalham a ludicidade no ensino é bastante importante, por diversos motivos, dentre eles, a motivação que causa no aluno. Como estratégia para isso, pode-se empregar jogos pedagógicos, aproximando o sujeito com o conteúdo científico. Dentre os jogos empregados pode-se citar o Tangram. Para a análise será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, através do uso do jogo TANGRAM relacionando o conceito e o cálculo de áreas de figuras planas. O estudo tem como objetivo geral analisar a utilização do jogo “TANGRAM” como recurso didático no ensino-aprendizagem no conceito e no cálculo de área de figuras planas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediante aplicação de questionário, a técnica é o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Ana Coelho Palmeira. Conclui-se que o jogo Tangram, de fato ajuda, uma vez que auxilia o aluno no pensamento acerca de como elaborar a resolução da questão, através da observação. Logo, no estudo percebem-se algumas deficiências no uso do jogo não conseguindo, o aluno, identificar, dentre outros, as áreas das figuras, de modo que se perceberam deficit na aprendizagem na disciplina matemática, como não aplicar a sequência para resolver a questão, sugerida por alguns autores neste estudo ao tratar sobre a resolução de problemas.Item O trabalho com a gramática no ensino fundamental: cadê o texto?(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-05-04) Arruda, Cristiane Bittencourt de; Silva, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0356311498214210; Silveira, Nádia Mara da; http://lattes.cnpq.br/9879649520086467; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Vários estudos, ao longo do tempo, têm-se direcionado ao ensino da gramática e à sua funcionalidade. No decorrer da história, constata-se uma frequente preocupação em trabalhar com os discentes a norma culta, a gramática normativa, esquecendo-se de considerar toda a bagagem sociocultural e as reais necessidades dos alunos. Atualmente, é possível afirmar que, mesmo com sólidas bases teóricas, a prática em sala de aula deixa a desejar. Os alunos, em sua maioria, diante de tantas regras gramaticais e de um ensino robotizado, saem das escolas com deficiência na aprendizagem da Língua Portuguesa. É possível compreender que os professores sentem-se, muitas vezes, pressionados a ensinar a gramática puramente normativa, pois assim exigem as escolas e a própria sociedade. Tendo como objeto de estudo uma turma do ensino fundamental e, considerando a importância de haver uma interação entre a norma culta e a produção textual, este trabalho objetiva identificar como a relação texto/gramática é trabalhada em sala de aula. Autores como Antunes (2007), Marcuschi (2008) e Geraldi (2001) defendem um ensino dinâmico e contextualizado, onde gramática e texto possam se completar, visto que não deve estar desvinculado do ensino da Língua Portuguesa, com a ideia de transformar a teoria gramatical em uma prática que trará resultados satisfatórios, observando a realidade do discente. Em algumas aulas observadas, percebemos, por diversas vezes, um ensino descontextualizado, em que a gramática separa-se do texto, através do uso de palavras e frases soltas, desmerecendo seu uso e função. Substantivos, adjetivos, numerais etc., muitas vezes, são utilizados separadamente dos textos, fazendo com que o ensino se torne puramente gramatical, gerando incompreensão por parte dos alunos. Constatamos, com a pesquisa, que tal prática tem-se tornado rotineira em sala de aula e conduz o discente a não compreender a gramática como um processo reflexivo, e o uso do texto em sala de aula seja apenas um pretexto para o ensino gramatical. Nessa perspectiva, o propósito deste trabalho é investigar as contribuições das ações pedagógicas ao ensino de gramática, advindo da seguinte problematização: Como o ensino de gramática por meio de texto, no Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento de competências discursivas dos alunos?Item O lúdico na aprendizagem de vidrarias de laboratório de química na Escola Estadual Dr. Antônio Gomes de Barros(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-08) Silva, Eronildo Ferreira da; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Lira, Lidiane Evangelista; http://lattes.cnpq.br/7428353456925450; Silva, Kleyfton Soares da; http://lattes.cnpq.br/9040257542465304; Morilla, Demetrius Pereira; http://lattes.cnpq.br/5723725916193842; Sousa, Jonas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3193945439772961; Soares, Janaína Gomes; http://lattes.cnpq.br/9254836310407411Esta pesquisa objetivou abordar uma metodologia educativa que se diferencia do ensino tradicional com alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma Escola da rede pública estadual, localizada no município de Novo Lino, no estado de Alagoas e avaliar os resultados de aprendizagem, aplicando o jogo didático “APRENDENDO VIDRARIAS”, em que apresenta os principais materiais e vidrarias de laboratório, procurando também contribuir para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos. Para essa construção foi utilizado o estudo de caso, que abordou o lúdico como metodologia no ensino e aprendizagem de química. Através de todo o estudo realizado e das constatações apresentadas foi possível confirmar que é viável a abordagem de uma metodologia diferente quando aplicada de maneira correta no ensino e aprendizagem.Item Oralidade em sala de aula?: entre a teoria e a prática em atividades de Língua Portuguesa com alunos de uma 3º série do Ensino Médio numa escola pública estadual de Maceió - Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-16) França, João Luiz da Paz; Santos, Damião Augusto de Farias; http://lattes.cnpq.br/0778906113024831; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Omena, Edvânia Medeiros deSituada no âmbito da Linguística Aplicada (LA) e seguindo uma perspectiva qualitativa de cunho etnográfico (Lüdke & André, 2012), esta pesquisa visa mostrar como a oralidade é trabalhada pelos professores em sala de aula, mais especificamente, na turma da 3a Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Alagoas, no município de Maceió, pois entendemos que é nessa série que se iniciam os processos de passagem para os diversos cursos superiores, nos quais os discentes recebem uma cobrança maior por parte dos docentes, na hora de apresentar um trabalho escolar. Como base teórica, foram utilizados autores como Marcuschi (2007a e 2007b), que defende a necessidade de um trabalho com a oralidade em sala de aula, de forma a estimular as interações entre os alunos e os professores; os PCN (1999), que colocam as diversas modalidades de ação da linguagem como refletindo as experiências, as emoções, os desejos, as necessidades, as visões de mundo, os valores e pontos de vista dos sujeitos, bem como discutimos sobre os Princípios da Clareza, Fluência, Audibilidade, Leveza, Inteligibilidade, Coesão e Coerência inerentes ao discurso, com base em Solé (1998), Antunes (2003), Koch & Elias (2012 e 2014), Marcuschi (2007a e 2007b), além de outros autores não menos importantes. De um ponto de vista metodológico, esta pesquisa é qualitativa, com base em Lüdke & André (2012), já que se situa numa sala de aula como um contexto social e real de sistematização dos conhecimentos, verificando-se as impressões dos sujeitos sobre o que está acontecendo neste espaço escolar. Os resultados das análises apontam que muitos alunos chegam a esta série sem um conhecimento mais aprofundado da necessidade de um trabalho com a oralidade na sala de aula, no sentido de desenvolver as suas competências linguísticas, comunicativas e discursivas. Isso aconteceu também com a professora acompanhada. Desta forma, propiciar maiores espaços para a utilização da modalidade oral da língua pode tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas para os alunos, que podem se constituir, a partir disso, como sujeitos das suas ações, da linguagem e dos contextos sociais em que vivem.Item Covo: proposta de micro móvel aplicado ao micro espaço alagoano(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-21) Sant'Ana, Claire Houly de; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Teles, ValériaDevido ao crescimento populacional acelerado e a procura cada vez mais constante por moradias próximas às centralidades das grandes cidades, o valor do metro quadrado vem aumentando. Inversamente, o tamanho da área de novos empreendimentos só diminui, configurando o que se pode chamar de micro espaço. Atualmente os micros espaços são uma tendência do mercado imobiliário, sendo procurados por jovens casais e solteiros. Neste sentido, a necessidade de se desenvolver mobiliários específicos que atendam a este tipo de espaço e a seu público torna-se imprescindível, abrindo um leque de possibilidades para atuação do designer de interiores. O presente trabalho tem como objetivo elaborar o projeto de um mobiliário para um micro espaço. Para atingir este objetivo, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre micro espaços, a fim de apreender suas características, o perfil de seus usuários e os requisitos de projeto de seu mobiliário específico. Procurou-se ainda perceber como se configura o micro espaço alagoano por meio da análise de novos empreendimentos na capital alagoana. Por fim, apresenta-se uma proposta para micro móvel que se adeque ao micro espaço alagoano.Item Estudo preliminar do quarto para criança autista : recomendações de um ambiente lúdico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-06-21) Silva, Marcella Duque da; Lira, Lolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245; Teles , Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398O estudo refere-se a recomendações para o ambiente quarto destinado à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) a partir dos 2 anos de idade e que se encaixa no critério A, de acordo com o DSM-5 (2014). Com o objetivo de projetar um quarto infantil que através do brincar e da organização do ambiente, possa promover comunicação e interação social. Obtendo uma abordagem hipotético-dedutiva, apresenta-se um projeto com uma nova ideia, de princípios claros e linguagem científica, que pode ser testada. Foi elaborado um método tipológico, de um modelo ideal do quarto, com recomendações para uma melhor organização do espaço com o auxílio do lúdico para desenvolver interação social. Resultado de uma investigação científica obtida por meio de pesquisa bibliográfica de fontes secundárias que, através de revisão literária dos profissionais na área e dos pais de autistas, serviram como referência para elaboração do projeto. O resultado é um estudo preliminar, que propõe um zoneamento com funcionalidade visando o fluxo, a organização e disposição dos móveis, objetos e elementos utilizados que, em conjunto, podem propor uma socialização desde o início da infância. Em conclusão, apresenta-se a importância deste ambiente voltado as particularidades da criança com autismo, servindo como recomendação para ambientar e organizar um quarto lúdico que proporcione comunicação e interação social, com conforto e segurança.Item Teatro: uma possibilidade metodológica de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos em Ciências Biológicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-07-23) Machado, Claudine de Oliveira; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236A proposta de TCC do Teatro de Sombras surge da inquietação sobre a ausência de estímulos para o estudante da Educação de Jovens e Adultos em participar mais ativamente do seu mundo escolar, a importância de os professores introduzirem o teatro como metodologia de aprendizagem surgiu também em virtude da percepção de incentivar e motivar para o estudo e desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a importância do teatro enquanto metodologia de ensino a ser usada pelos professores para o estudo na Educação de Jovens e Adultos – EJA, pois a educação se processa por meio do permanente ato de reorganizar e reconstruir as experiências. Para a coleta desses dados utilizamos a observação participante e entrevista com os alunos envolvidos no desenvolvimento das atividades do Teatro de Sombras. As reflexões teóricas foram fundamentadas, principalmente, em Boal (2005); Freire (1987; 1996). Podemos indicar como resultado da pesquisa que os alunos apresentaram um maior interesse em participar das aulas de Ciências Biológicas na EJA, em que a metodologia usava o Teatro como viés para trabalhar os conteúdos da área, o aprendizado tornou-se mais viável com interações mais didáticas e visuais.Item Sesnsibilização de pós de TIO2 modelados por esferas de látex para aplicação em células solares(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-15) Silva, Antony Ernesto dos Santos; Barros Filho, Djalma de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9259521036882745; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva, Antonio Osimar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5289388662589522O suprimento mundial de energia é derivado da queima de combustíveis fósseis, em especial do petróleo, produzindo gases de efeito estufa, que causam danos à camada de ozônio, além de alterar a temperatura do planeta e ameaçar a vida em geral. Portanto, é necessário usar fontes de energia naturais e renováveis, como a energia solar, por exemplo. O nordeste brasileiro tem uma das maiores taxas de radiação solar do país, o que torna viável a utilização de energia solar nesta região. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a formação de células solares sensibilizadas por corante (DSSC), com filmes semicondutores feitos de pós de titânia (TiO2), modelados por esferas de látex. Esses filmes são sensibilizados por complexos de corante de rutênio, o que torna seu uso relativamente aplicável na absorção de energia solar. Será possível posteriomente converter energia solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Os pós de TiO2 utilizados neste trabalho foram obtidos a partir de dois moldes de esferas de látex: pós sedimentados e filmes por evaporação controlada por solvente (ECS). Os resultados mostram que modelagem de TiO2 por ambos os moldes não foi eficiente, pois o filme apresentou uma superfície compacta, diminuindo a porosidade do filme de titânia. Isto pode levar a uma não fixação do corante sensibilizador na superfície do filme semicondutor e também à fraca penetração do par redox no mesmo e o resultado final é uma baixa absorção da luz solar pelo filme. Outro fator para diminuir a sensibilização à titânia foi a presença de carbono durante o processo de densificação, uma vez que o carbono não foi completamente removido. O carbono faz uma camada superficial que competiu com o corante sensibilizador durante sua ancoragem no filme semicondutor e aumentou a recombinação do par de elétron-buraco. Conclui-se que a topografia das esferas do látex e a presença de carbono durante a calcinação dos pós de TiO2 dificultaram a absorção da luz quando sensibilizadas, tornando-se um desafio a sua aplicação nas DSSCs. Uma alternativa para resolver este problema é o uso de pós de TiO2 quando obtidos através de moldes depositados em lâminas de vidro de microscópio pela técnica ECS, isto garantirá uma eficiente porosidade nos filmes de titânia, pois as esferas de látex nestas condições geram um material auto-estruturado bem definido.Item Tábua de Pitágoras e a configuração retangular: uma proposta para o ensino do campo multiplicativo para deficientes visuais.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-30) Correia, Sérgio Ferreira; Costa, Camila Lima; http://lattes.cnpq.br/9063276283873811; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um mecanismo que possa contribuir no processo de inclusão de deficientes visuais nas aulas de matemática. Alunos com alguma limitação visual podem ter dificuldades na aprendizagem se não lhe forem submetidos recursos didáticos que possam contribuir na compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por isso, cabe ao professor a tarefa de incluir o aluno em sua classe, adaptando as atividades às dificuldades de cada um. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual ou baixa visão, traz consigo a necessidade de trabalhar com materiais que sejam manipuláveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Material Didático Manipulável que possa auxiliar no processo de inclusão de alunos com deficiência visual, visando dar sentido aos conceitos relacionados ao campo multiplicativo, associando-o ao método da Configuração Retangular. Para tanto buscou-se a fundamentação nos estudos de Baumel (2003) sobre materiais e recursos no ensino para deficientes visuais, na contribuição de Carvalho (1998) referente a Educação Inclusiva e nas ideias de Lorenzato (2009) usando o MDM (material didático manipulável) como elemento representativo da situação problema. A necessidade dessa proposta tem o intuito de estimular a iniciativa, a criatividade, a sociabilidade e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso de responsabilidade e objetividade do educadorItem A criação da régua de números inteiros adaptada para o braille a partir da modificação do material dourado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-30) Nascimento, Douglas Lopes do; Pereira Neto, Lauro Lopes; http://lattes.cnpq.br/2294245620497736; Costa, Camila Lima da; http://lattes.cnpq.br/1430561754887346; Silva , Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este estudo surgiu da necessidade de responder as inquietações de professores, em especial professores de matemática, quanto ao ensino com deficientes visuais: como ensinar um aluno com deficiência visual? Como incluí-lo em sala de aula?. Essas inquietações que surgem podem ser consideradas normais, visto que, os cursos de formação inicial não dão conta destas necessidades. Desta forma, este estudo propôs a construção de um material didático manipulável como proposta didática para ser usada no ensino de pessoas com deficiência visual, possibilitando a inclusão deste aluno em sala de aula. Pensando nas dificuldades que os alunos deficientes visuais enfrentam, sugere-se este material como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de um aluno que tem, na audição e no tato, as funções cognitivas superiores que o capacitam para a aprendizagem. O objetivo deste estudo foi propor a criação da régua de números inteiros adaptada para o Braille, a partir da modificação do material dourado intencionando contribuir no processo de compreensão entre os elementos do conjunto dos números inteiros. Trata-se de um Material Didático Manipulável, de baixo custo e que auxilia o professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência visual em sala de aula, buscando dar sentido aos conceitos relacionados ao conjunto dos números inteiros. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativa e experimental, bem como, bibliográfica, tendo como principais teóricos pesquisados: Mantoan (2006); Laplane e Batista (2008); Uliana (2003); Groenald, Silva e Mora (2004); Silva (2012) e Lorenzato (2006). Espera-se que este trabalho sirva como elemento norteador no ensino de matemática para deficientes visuais e inspirem novas pesquisas no ensino como um todo.Item A domótica proporcionando segurança, conforto e praticidade no ambiente de cozinha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-12-13) Bastos, Cristiano da Silva; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245A domótica é a área do conhecimento e da engenharia voltada ao desenvolvimento de soluções de automação residencial propondo conforto, segurança, beleza, lazer, bem-estar, comunicação, qualidade de vida, racionalização, sustentabilidade facilitando a vida cotidiana de seus usuários. Aplicada também no auxilio social, provendo acessibilidade a atividades e equipamentos aos portadores de necessidades especiais que muitos dependiam da intervenção de outras pessoas. O presente trabalho foi desenvolvido em três seções onde após pesquisas realizadas através da internet, livros, trabalhos acadêmicos, revistas e jornais, visita a casa cor Maceió e através de pesquisa de campo relato a história da origem a evolução, os equipamentos disponíveis no mercado de casas inteligentes, o uso dessa tecnologia nos dias atuais, a importância do profissional designer de interior no desenvolvimento desses projetos e o auxílio a usuários da terceira idade. Ao final desse trabalho foi feito um projeto para uma cliente que tem 60 anos de idade, mora sozinha, gosta de cozinhar e deseja conforto e praticidade na execução de suas tarefas e disponibilizou seu espaço de cozinha para realização do projeto. O termo automação teria sido utilizado pela primeira vez em 1946, mas a origem desse conceito pode remontar aos anos 1880, originada através da união de duas palavras, uma origem latim “Domus” (casa) e outra do tcheco “Robota” (servo). Trata-se de um conjunto de serviços tecnológicos que tem a finalidade de satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos. No desenvolvimento de projeto de interiores, o designer não pode esquecer de seguir rigorosamente passos fundamentais para acertar na perfeita escolha e solucionar problemas garantido harmonia entre móveis, objetos e acessórios, cores, materiais, acabamentos e iluminação. Não distante do design de interiores que segue com rigor diversos passos para garantir a satisfação de seus usuários, a automação oferece interação entre o usuário, diversos equipamentos e os sistemas automatizados com a finalidade de servir conforto, segurança e bem-estar dentro das moradias, escritórios e empresas. Um tema comum e bastante exigido dentro da domótica e entre os frequentadores de determinado local é segurança e conforto e nada deixa o indivíduo mais confiante quando ambientes passam percepção de estarem protegidos de riscos, perigos ou perdas, passam a sensação de aconchego, comodidade, apoio, consolo, alívio, bem-estar. A domótica aliada a um bom projeto de interior tem a capacidade de agregar sentimentos de prazer utilizando as mais diversas tecnologias e equipamentos existentes no mercado. A automação residencial tornou-se bastante útil no auxílio aos portadores de necessidades especiais. Conhecedores das evoluções tecnológicas da automação vislumbram enorme contribuição da domótica a esse público específico. As empresas que proporcionam a seus usuários e dispõem dessa tecnologia agregam qualidade e um diferencial dentro do mercado de trabalho. No desenvolvimento deste trabalho descrevo maiores detalhes com relação às seções propostas.Item O impacto das redes sociais na vida de adolescentes e jovens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-09) Souza, Karlla Danielly de; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Araújo, Fabrisia Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/9852315723070987; Cruz, Wladia Bessa da; http://lattes.cnpq.br/9112099478105369Devido ao avanço tecnológico, o número de pessoas com acesso à internet tem aumentado exponencialmente. Essa ascensão da tecnologia tem auxiliado nas áreas de saúde, educação, segurança, dentre outras. Um recurso que pode ser benéfico em tantas áreas, no entanto, tem causado dependência e afetado as relações sociais, podendo causar consequências à saúde mental dos indivíduos. O presente trabalho teve como objetivo examinar os impactos do uso das tecnologias digitais na saúde mental dos adolescentes e jovens. No início, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL), que forneceu o embasamento teórico para as etapas posteriores da pesquisa. Esta pesquisa é de natureza exploratória, apresenta uma abordagem mista, utilizando entrevistas e surveys1 para levantamento de dados. A pesquisa contou com duas amostras, sendo a primeira composta por 05 psicólogos e a segunda composta por 566 adolescentes e jovens, com faixa etária entre 12 e 21 anos, alunos de escolas da rede pública de ensino. Os resultados obtidos comprovaram que há relações entre a dependência tecnológica e a saúde psicológica de adolescentes e jovens. Também foi possível notar que as redes sociais virtuais podem acentuar problemas sociais e gerar grandes impactos na vida de qualquer pessoa, principalmente dos jovens, dentre eles: a ansiedade, depressão e dependência. O trabalho resultou em um protótipo de aplicativo mobile2, que pode ser utilizado para medir os níveis de dependência tecnológica de adolescentes ou jovens.Item Robocon : um protótipo de um robô de investimentos usando informações de contexto no Dólar Futuro(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-10) Vasconcelos, João Victor Berta; Costa, Breno Jacinto Duarte da; 7418697922506495; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Chaves, George Flávio Pereira; 8336474473346824; http://lattes.cnpq.br/8336474473346824; Ferreira, Rômulo Pires Coelho; 2186783834916848; http://lattes.cnpq.br/2186783834916848; Gomes, Anderson Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2811716093058287Com o advento do pregão eletrônico na bolsa de valores e a globalização, os mercados financeiros se tornaram cada vez mais complexos e dinâmicos, criando uma nova demanda por operações automatizadas. Tais demandas permitiram o surgimento dos chamados robôs de investimento. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo de robô de investimento no mercado do dólar futuro baseado em informações contextuais deste mercado como o valor de fechamento e ajuste do dia de negociação anterior, além de gerenciar o risco para controlar as perdas e maximizar os lucros. Foi utilizada a plataforma Metatrader5, que através da sua linguagem de programação MQL5 permite a criação de robôs de investimento, além de fornecer um ambiente para a realização de simulações em dados históricos. O robô foi testado nos meses de julho, outubro, novembro e dezembro de 2018, os quais mostraram que o robô obteve êxito na maior parte dos meses e apesar de não apresentar uma alta taxa de acerto, devido ao gerenciamento do risco, foi possível obter lucros.Item A multiplicação dos números racionais: um estudo de caso no 6 ano de escolaridade de uma escola em Portugal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-18) Tenório, Jamilly Souza; Santos, Givaldo Oliveira dos; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Oliveira, Elisabete Duarte; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Gilmar TeodósioCompreender a aprendizagem dos números racionais na sala de aula torna-se um estudo complexo e difícil, pois vários aspectos estão relacionados nesse processo. A complexidade dos conceitos matemáticos, as estratégias ou formas de ensino dependem muito de qual contexto o aluno está inserido. Dessa forma, o presente trabalho trás abordagem aos processos desenvolvidos pelos alunos na área dos números racionais não negativos. Como ferramenta metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e se deu em uma turma de 6º ano de escolaridade em Bragança- Portugal, através de um programa de Mobilidade Internacional, de parceria entre Brasil e Portugal. Como principal instrumento de análise de dados utilizou-se uma sequência de seis tarefas, cada qual com sua estratégia de exploração. Ao verificarmos as resoluções dos alunos, identificamos os erros e as dificuldades mais frequentes vinculados à falta de entendimento da definição de um número racional ou da falta de um recurso metodológico de ensino. Para tanto, levando em consideração ao ensino dos números racionais em Portugal, as questões investigativas foram identificadas como a necessidade de ensino exploratório no processo de ensino-aprendizagem.Item Diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e fundamental I(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-02-02) Barros, Gabryelle Dantas Cavalvante de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791; Silva, Roberval Santos da; http://lattes.cnpq.br/8568382262348744Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência de práticas educativas com o uso de diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e ensino fundamental I. Para promover um desenvolvimento educacional mais significativo foram aplicadas e adaptadas várias recursos didáticos para um acompanhamento individualizado do aluno objeto de estudo. Uma das primeiras recursos implantados foi o resgate da família para o aprendizado da linguagem de libras, fazendo com que houvesse o incentivo ao próprio aluno que não aceitava muito bem a escola. Com os resultados das atividades aplicadas por meio dos recursos desenvolvidos ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem do aluno estudado e também na percepção dos demais envolvidos- familiares e equipe pedagógica da escola- onde se realizou o estudo. Concluímos destacando que a insistência e a perseverança na busca contínua de recursos didáticos que auxiliem no desenvolvimento de alunos com necessidades especiais é tarefa árdua, mas que vale todo o esforço realizado quando se constata os resultados alcançados, no entanto cabe destacar que muitos colegas professores não estão dispostos a realizar esses esforços.Item NFEX: software como serviço para gerenciamento de notas fiscais eletrônicas de produto em micro e pequenas empresas utilizando a tecnologia PWA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-03-12) Ferreira, Bruno Eris Nascimento; Bezerra, Tárcio Rodrigues; 5285201763618981; http://lattes.cnpq.br/5285201763618981; Bezerra, Tárcio Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/5285201763618981; Oliveira, Luiz Frederico Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5552068915087618; Souza Júnior, Marcílio Ferreira de; 5552068915087618; Bezerra, Tárcio RodriguesO projeto da nota fiscal eletrônica (NF-e), teve sua origem em 2005, com o objetivo de substituir o modelo de talões manuais de notas fiscais. O projeto NF-e, objetiva a informatização dos seus processos, tornando obsoleto o procedimento manual anteriormente adotado e dando início gradativo a obrigatoriedade do uso da NF-e em todo o país. Este novo modelo de notas fiscais fez com que empresas encontrassem dificuldades na adaptação do mesmo à sua gestão fiscal, administrativa e financeira. No início do atual milênio, o termo 'software como serviço' (SaaS) começa a ser difundido. SaaS refere-se a serviços como peças de software residentes na nuvem, disponíveis pela Internet normalmente por browsers. Seus usuários interagem diretamente com o software na nuvem, tal como se o mesmo estivesse instalado localmente. O modelo apresenta benefícios, como redução de custos na aquisição e composição da infrraestrutura, maior flexibilidade e uma maior facilidade de acesso. O modelo SaaS representa uma enorme fatia na utilização da computação em nuvem nas organizações mundiais, sendo um motivador para a aderência de novas empresas e organizações. Com o intuito de sanar as principais dificuldades no gerenciamento de NF-e, aliando os principais benefícios do modelo SaaS, o presente trabalho propõe uma aplicação web progressiva (PWA), que trata-se de um conjunto de ideias para aprimorar a experiência do usuário, para assim, facilitar o gerenciamento de NF-e, trazendo melhor legibilidade e disponibilidade das informações contidas nas mesmas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, pesquisa de campo para validação de funcionalidades para a plataforma, desenvolvimento de um produto mínimo viável (MVP) de acordo com o que foi levantado na pesquisa e, por fim, foi feita a validação da plataforma com empresas de forma presencial que justificaram o propósito desta. Como resultado, a plataforma propõe tecnologia web moderna, aliada a funcionalidades importantes na gerência de NF-e, vindo a ser uma alternativa frente ao mercado.Item Práticas de multiletramentos no Ensino Fundamental II: processo de ensino-aprendizagem através do gênero entrevista(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Gama, Alesandra Santana da Silva; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Agra, Cristiane Batinga; Santos, Damião Augusto de Farias; http://lattes.cnpq.br/0778906113024831A prática de leitura e de escrita são habilidades essenciais, para que os indivíduos possam conviver em sociedade e, dessa forma, possam exercer a sua cidadania. A escola, como instituição de ensino, tem a responsabilidade de letrar os estudantes e de ampliar as competências de saber ler e escrever, frente aos desafios da sociedade contemporânea e informatizada que a cada dia agrega novas formas de letramento e de socialização da informação. O ensino com texto pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente se associado aos multiletramentos, pois os estudantes sempre demonstram muito interesse em atividades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo promover práticas de multiletramentos através do processo de ensino-aprendizagem do gênero textual entrevista. O referencial teórico está representado pelos estudos de: (i) gênero textual (ANTUNES, 2005; MARCUSCHI, 2008), (iii) gênero entrevista (HOFFENAGEL, 2010) e (iii) tecnologias da informação e da comunicação e multiletramentos (BRAGA, 2015; ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA; 2015). Os procedimentos metodológicos de coleta e geração de dados utilizados foram: a realização do perfil da escola, do professor regente e dos sujeitos participantes da pesquisa, que são formados por uma turma de 8º ano do ensino fundamental com faixa etária entre 15 a 19 anos. Na coleta e geração dos dados, os pesquisadores realizaram as transcrições das entrevistas coletadas pelos estudantes objetos da pesquisa, e a realização de entrevista semiestruturada para análise da percepção dos alunos trabalhados. Como resultado, compreende-se que, ao aplicarem as entrevistas às pessoas de suas comunidades, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema e o contexto em que vivem.Item Conto etiológico: um gênero distinto que estimula a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Maria Regina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textual.Item Casa a céu aberto, o interior no exterior: criação de ambientes pela configuração de mobiliários e objetos por meio do olhar do morador de rua(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-13) Aquino, Franciele Gonçalves de Medeiros; Bastos, Eduardo Henrique Omena; http://lattes.cnpq.br/2142039452451442; Melo, Taciana Santiago de; Bandeira, SelmaO presente trabalho busca explorar através de uma análise empírica as linguagens existentes entre pessoas, mobílias e objetos por meio de uma sensível discussão sobre o uso dos espaços. Novas formas estão sendo atribuídas ao entorno e constantemente a dinâmica entre pessoas e objetos tem modificado os cenários, transformando a forma de se olhar, interpretar e interagir com o ambiente. A rua, apresentada como cenário para esse estudo, suscita essas transformações e é a partir de seus usuários que espaços são reformulados constantemente trazendo novas considerações não somente da rua como passagem e conexão entre pontos de interesse, mas, da rua como significação de moradia. Pretende- se assim, por meio desse trabalho investigar o uso de mobílias e objetos utilizados pelos moradores de rua em espaços abertos na região de Maceió, com o objetivo de trazer novas reflexões sobre a casa e suas tipologias. Dessa forma, além do trabalho apresentar um eixo teórico fundamentado em conceituações, também é explorado um eixo prático por meio das trocas e vivências obtidas a partir de entrevistas realizadas pela autora e esses moradores de rua. Através das análises obtidas é lançado um olhar para a subjetividade existente nos cenários urbanos, partindo de novas construções de dimensionamento que foge dos modelos práticos vivenciados durante a formação academia (métricos, metódicos) para um modelo de dimensões subjetivas que diferem das formas convencionais pois designa o abstrato, aqui trabalhando a natureza dos indivíduos por meio de parâmetros emocionais a partir do seu relacionamento com a “casa” e o entorno.Item Um Sistema de Eleição Antifraude Baseado em Blockchain Permissionada com o Hyperledger Fabric e Composer(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-19) Santos, Arthur Denner Oliveira; Costa, Breno Jacinto Duarte da; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Cruz, Jailton Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9366016044068759; Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da; http://lattes.cnpq.br/5438107871273282Blockchain é uma tecnologia com mais de 10 anos de existência e que está sendo bas- tante explorada nos dias atuais. Tendo suas primeiras aplicações em criptomoedas, hoje a tecnologia está sendo testada em diversos cenários públicos e privados, desde a área de saúde e educação até sistemas de votação. Tomando o último exemplo, a tecnologia blockchain ajuda a reduzir os níveis de insatisfação e desconfiança dos eleitores com os métodos existentes de votação. Este trabalho, portanto, teve como objetivo a criação de um sistema de eleições online utilizando blockchain e, com isso, foi realizada uma análise comparativa entre esse sistema e um outro com modelagem cliente-servidor tradicional. Foi utilizada a metodologia Design Science Research (DSR) para a condução deste trabalho. Além disso, foram utilizados o framework Hyperledger Fabric e o conjunto de ferramentas Hyperledger Composer para a criação da rede blockchain.