Navegando por Autor "Brasileiro, Regina Maria de Oliveira"
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Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.Item Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.Item Aprendizagem baseada em problemas: um estudo bibliográfico no ensino da matemática(2024-04-01) Tenorio, Jamilly Souza; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Arlyson Alves do; https://orcid.org/0000-0002-0631-3273; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho tem como objetivo identificar como os professores utilizam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da matemática básica através de um estudo bibliográfico com a identificação de pesquisas realizadas e disponíveis nas bases de dados da internet, como Periódicos da Capes e Plataforma SciELO. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2013 a 2023, na forma de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e constituiu no problema de pesquisa: Como os professores da educação básica ensinam matemática através da Aprendizagem Baseada em Problemas? Após a construção metodológica de busca, seleção e leitura dos diversos materias bibliográficos, foram encontrados dois artigos para a análise. As análises de dados permitiram inferir que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram os aspectos da metodologia da ABP como um processo de construção de aprendizagem matemática na Educação Básica. O estudo aponta para a necessidade de formação da prática docente com o trabalho da ABP e da importância de sua utilização na aprendizagem matemática dos estudantes.Item Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos: olhar dos/as discentes sobre suas aprendizagens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-26) Cidreira, Cícera; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646A proposta desse trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA na disciplina Ciências Biológicas na Escola Tavares Bastos. E ao mesmo tempo identificar seus limites e desafios no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia. Abordou-se de forma breve a história da EJA, ressaltando as concepções de ensino-aprendizagem na EJA, desde uma perspectiva tradicional a educação libertadora. Assim como, as perspectivas para o ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas na EJA. Além disso, a problemática do trabalho está embasada no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências Biológicas na Escola Estadual Tavares Bastos? A pesquisa envolveu uma revisão de literatura e de campo baseada em artigos publicados na internet e que tratam sobre o referido tema. Contudo, os resultados obtidos pela pesquisa não se pretende esgotar o tema pois a temática sobre educação de jovens e adultos na educação básica e gratuita no ensino brasileiro é bastante ampla.Item Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-08-21) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualItem Os desafios do ensino híbrido para o/a professor/a de ciências naturais: um estudo de caso em escola de educação básica no município de Pilar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-06) Silva, Alibert Cleiton Ribeiro da; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569A abordagem híbrida do ensino é uma alternativa que será perseguida, de forma mais intensa, a partir dessa experiência da educação brasileira fomentada pelos impactos da pandemia, causada pela COVID-19, às práticas de ensino. Práticas que buscam aliar recursos tecnológicos, metodologias ativas, inclusão digital para alcançar os objetivos de uma aprendizagem autônoma, mediada pelos docentes. O presente estudo tem por objetivo principal analisar os desafios dos professores de ciências naturais para a implementação do ensino híbrido em uma escola da educação básica do município de Pilar. Caracteriza-se em um estudo de caso, baseado nas observações das aulas presenciais e remotas, sessão de conversa e entrevistas realizadas por meio de roteiro semiestruturado aos sujeitos professores da instituição de educação básica no município de Pilar-AL. Para tanto nos apoiamos em estudos de Cortelazzo (2010), Liblik (2011) e Bacich (2016). Como resultado e considerações, percebemos que não há um entendimento claro sobre as concepções e características das abordagens de ensino apresentadas nesse estudo, notabilizamos a insuficiência do uso de tecnologias nas práticas educativas, o que sugere uma lacuna no processo formativo docente e a ausência de condições de trabalho relacionados ao uso das tecnologias digitais. Observa-se ainda o desafio de repensar as práticas educativas, diversificando os recursos utilizados e oferecendo novas alternativas para o ensino. Alternativas que abrem espaços para novas possibilidades por meio do uso das tecnologias digitais nos espaços e tempos educativos.Item Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?(2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma SilvaA Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.Item Educação especial na formação inicial de professores: uma análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Química de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-08) Silva, Jaiane Nascimento da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Esta pesquisa busca compreender como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química do Estado de Alagoas dialogam e se dialogam com as concepções e percepções da Educação Especial. Com cunho qualitativo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com análise documental a fim de sistematizar os dados obtidos a partir das análises dos Projetos Pedagógicos dos Curso. Foram revisados todos os normativos legais que orientam a modalidade no Brasil, assim como a história por trás do desenvolvimento das políticas públicas que asseguravam/asseguram às pessoas com deficiência. Construiu-se seis categorias para análise de dados: “Normativos orientadores dos currículos dos cursos de Licenciatura em Química das instituições públicas do estado de Alagoas”, “Carga horária, semestres e núcleos por instituição”, “Eixos/núcleos e suas cargas horárias”, “Componentes que abordam conceitos importantes da Educação Especial de caráter não específico”, “Componentes específicos referentes a Educação Especial/Educação Inclusiva” e “Tópicos dos componentes curriculares específicos”, todos eles com a finalidade de sistematizar a organização curricular dos PPC’s analisados. Ao fim, dialogando essencialmente com as perspectivas de Minetto (2008), Silva (2010), Guebert (2007), conclui-se que os currículos das instituições de ensino analisadas não oferecem a formação necessária para que o futuro professor de química possa atuar com alunos com deficiência.Item Educação financeira nos anos finais do ensino fundamental: um guia didático(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-08) Coelho, Elis Lima; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Henriques, Lucas De Stefano Meira; http://lattes.cnpq.br/3599382596501988A educação financeira é internacionalmente considerada parte vital da formação básica de cidadãos aptos a cumprir seus direitos e deveres em sociedade. Indicadores nacionais apontam para lacunas na formação do cidadão brasileiro quanto a seu letramento financeiro, enquanto órgãos internacionais apontam que a saúde econômica de um país está associada ao nível de educação financeira de sua população. Entretanto, a presença deste tópico na Base Nacional Comum Curricular como conteúdo sugerido é diminuta. O presente trabalho busca ligar conteúdos já abordados no currículo de Matemática dos anos finais do ensino fundamental a temas da educação financeira. Para este fim, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre educação financeira e produção de produtos educacionais. Por fim, houve a construção de um guia didático contendo quatro trilhas formativas que tratam de temas já presentes no currículo de matemática utilizando a educação financeira como cenário para as atividades.Item Educação inclusiva e o ensino de ciências: relato de uma experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Lucivan Santos da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o papel dos professores de ciências quanto ao contexto da educação inclusiva e a utilização de abordagens metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, correlacionando com as vivências realizadas no estágio supervisionado. Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e do relato e análise da experiência do estágio supervisionado. O estudo está dividido em seções, que discutem a educação inclusiva, relacionando-a com o ensino de ciências; e aborda o ensino de ciências para a pessoa surda. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado foi gratificante e enriquecedora para a formação do futuro professor; entretanto, quanto à educação inclusiva observa-se que para o efetivo processo de ensino-aprendizagem ocorrer não basta apenas a presença do intérprete de libras na sala de aula, mas, faz-se necessário a utilização de recursos pedagógicos que permitam a integração e interação dos alunos surdos.Item EJA/EPT: Catálogo de Ações - Permanência e Êxito no IFAL(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-09-23) Peixoto, Silvana Kelly Coimbra; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste catálogo apresenta as ações do IFAL para a permanência e a conclusão com êxito na EJA/EPT. Surge da pesquisa intitulada "Mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito na Educação de Jovens e Adultos: proposta de catálogo de ações no Instituto Federal de Alagoas", que tem como objetivo compreender como os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito interferem nos processos de aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) no Instituto Federal de Alagoas. O objetivo da proposta desse catálogo é proporcionar aos(às) discentes da EJA/EPT um produto educacional que, além de despertar o interesse, apresente os caminhos e os aproximem das ações de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal de Alagoas tem como missão promover educação de qualidade social, política e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, tem como visão ser uma instituição de referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, promovendo a transformação social nas regiões de sua atuação. E apresenta valores como: ética, transparência, inovação, responsabilidade social, compromisso institucional, gestão participativa e democrática, excelência, sustentabilidade, respeito à diversidade e inclusão social. permanência e a conclusão com êxito das(os) estudantes com matrícula ativa. Assim, com seu Planejamento Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes (PEIPEE), acompanha e monitora as ações para o atingimento dos objetivos e da metas previstos no Plano de DesenvolvimentoItem O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.Item A formação de jovens leitores: relato de uma experiência com contação de histórias(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-07-08) Santos, Carlos Augusto da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO presente trabalho se constitui em um estudo sobre a contação de histórias e sua importância na formação de leitores e produtores textuais. Com ênfase na utilização do gênero textual fábula, e as estratégias de leitura utilizadas pelos leitores para refletirem e assimilarem a mensagem trazida pelo texto. As histórias são verdadeiros meios de alargar o horizonte da criança, aumentando seu conhecimento em relação ao mundo e a capacidade de imaginação, sendo importante no desenvolvimento de futuros leitores. Neste contexto, o trabalho se constitui em um estudo de caso, tendo como metodologia uma pesquisa qualitativa, a partir de observações de vários momentos de contacão, entrevistas, produção e análise de fábulas produzidas pelas crianças. O estudo se apoiou no projeto de incentivo à leitura “Senta Que Lá Vem a História”, desenvolvido na comunidade do Alto da Boa Vista, na Chã da Jaqueira. O projeto atende aproximadamente 30 crianças com idades entre 5 a 12 anos. A partir das análises, fica evidente a influência da contação de histórias como instrumento de formação de leitores e produtores textuais competentes, pois as evidências apontam uma evolução nos alunos que participam do projeto, seja na compreensão do que leem, seja na produção de textos coerentes.Item Gamificação e storytelling no ensino de físico-química: o enigma do paciente Oliver(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Mirely Vitória Farias da; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155O presente trabalho é o resultado da investigação sobre a utilização da proposta metodológica da gamificação e storytelling no ensino de pH, soluções químicas e ácidos e bases realizado com 14 estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Percebendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química, definiu-se por objetivo: analisar o resultado do uso do jogo atrelado à contação do enigma do paciente Oliver com base nas metodologias de gamificação e storytelling no ensino de físico-química. Para a realização da investigação, adotou-se os pressupostos da abordagem mista, que define o desenho da pesquisa como sequencial, o tipo de pesquisa mais apropriada à intervenção. Os dados foram coletados por meio de um teste, seguido da observação dos alunos na interação com o jogo didático e aplicação de um questionário. Defende-se que a adesão à proposta metodológica de gamificação e storytelling contribuiu para o processo de reforço da aprendizagem dos conceitos de pH, soluções químicas, ácidos e bases de forma mais ativa e permitiu experienciar outras formas de abordagem desses conteúdos para além das práticas tradicionais.Item Jogo didático: Corrida Zoológica Sustentável - Uma visão atual para o ensino aprendizado de zoologia dos cordados(2021-01-26) Damasceno, Bruna Ellen Ananias Cabral; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236Com o intuito de promover ferramentas atuais para o ensino de Zoologia dos cordados, esta pesquisa analisa as mudanças no âmbito educacional e suas metodologias de ensino, englobando os métodos tradicionais e progressistas, trazendo uma discussão sobre o uso de jogos lúdicos como ferramenta metodológica tida como inovadora. Foi realizado um levantamento de artigos nas bases de dados bibliográficos - PubMed, BIREME e LILACS sobre a metodologia qualitativa e baseando-se nas dificuldades dos docentes em aplicar o conteúdo de zoologia, que dentre várias, as mais citadas foram o curto período de hora aula e complexidade das nomenclaturas científicas, foi elaborado um jogo de tabuleiro intitulado por corrida zoológica sustentável, feito com materiais recicláveis e de custo benefício para que possa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, provendo uma compreensão do conteúdo, economia de tempo e diversão.Item Leitura e escrita na educação de jovens e adultos(2023-09-12) Silva, Jeovânio da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A educação é um princípio básico e obrigatório, como prevê a Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96. Portanto, se faz necessário garantir uma educação de qualidade para todas as pessoas de modo que os alunos possam atingir seus objetivos profissionais, éticos e morais como cidadãos. A educação quebra barreiras e faz com que o conhecimento chegue aos mais diferentes lugares e atinja os mais variados perfis sociais, além disso, a educação é a única forma de combater a desigualdade. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil surgiu através do Decreto no 6093 de 24 de abril de 2007, cujo objetivo era tornar a alfabetização algo universal para todos que não iniciaram o processo de alfabetização ou àqueles que não chegaram a concluir seus estudos em tempo hábil e idade adequada. Falta de perspectiva na vida profissional e a necessidade de trabalhar são apenas algumas das dificuldades encontradas pelos estudantes que chegam ou que não conseguiram chegar a conclusão dos seus estudos, somando ainda, que essas perspectivas e necessidades levam a evasão escolar e a volta ao processo de alfabetização acarreta em várias consequências psicológicas, principalmente para aqueles que estão já em idade avançada tendo que recomeçar as práticas do letramento.Item O livro didático de português: um estudo sobre a relação texto-imagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-02-17) Farias, Ana Cristina Souza de; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Embora as imagens façam parte do contexto socio-histórico-cultural e estejam presentes em nosso cotidiano, a escola tende a dar maior ênfase à escrita do que aos elementos visuais. Tendo em vista que no processo de escolha dos Livros Didáticos há um critério que dispõe especificamente sobre as imagens, este trabalho teve como objetivo investigar como a diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira é retratada no livro didático de Português Contexto, Interlocução e Sentido, adotado pelo IFAL-Campus Maceió. O referencial teórico está representado nos documentos que regem o Programa Nacional do Livro Didático e por estudos da área da multimodalidade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e o tipo de investigação utilizada foi o método pesquisa documental. O processo de coleta e geração de dados foi realizado nas seguintes etapas: (i) verificação se as imagens com as temáticas diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira são apresentadas no Livro Didático do Ensino Médio Português: contexto, interlocução e sentido; e (ii) análise multimodal das imagens que abordam o tema desta pesquisa. Os resultados demonstram que a coleção analisada não atendeu o critério relacionado às imagens que está presente no PNLD. Isso confirma a necessidade de uma reflexão acerca da importância de se observar a relação texto-imagem durante a escolha do livro didático, posto que vivemos em uma sociedade cada dia mais multimodal.Item Mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito na educação de jovens e adultos: proposta de catálogo de ações no Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-12) Peixoto, Silvana Kelly Coimbra; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Gomes, Jarbas Maurício; Barros, Abdizia Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/8978186925444582O estudo propôs investigar os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) enquanto processo pedagógico de conhecimento, pertencimento e desenvolvimento da autonomia das(os) estudantes, no intuito de fomentar a participação destes nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é compreender como os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito interferem nos processos de aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas. E os objetivos específicos buscam identificar, a partir da escuta das diversas vozes envolvidas na pesquisa, se há alguma forma de negação/exclusão dos discentes da EJA/EPT na política de assistência estudantil e nas ações de ensino, pesquisa e extensão; analisar o conhecimento que os discentes da EJA/EPT têm sobre os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito; verificar a existência de práticas docentes que promovam o interesse e a participação dos(as) discentes da EJA/EPT nas ações de ensino, pesquisa e extensão; produzir um catálogo para divulgação das ações de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da EJA-EPT; e aplicar e avaliar o produto educacional — catálogo. Deste estudo apresenta-se um catálogo que proporciona aos(às) discentes da EJA/EPT um produto educacional que, além de despertar o interesse, aponta os caminhos e os aproximam das ações de ensino, pesquisa e extensão. É uma investigação de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação participativa enquanto perspectiva metodológica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa as(os) discentes e as(os) docentes da EJA/EPT e técnicas(os) administrativas(os), tendo como lócus o espaço escolar do Campus Marechal Deodoro, mais especificamente do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Hospedagem e do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Cozinha. Conclui-se com alcance dos objetivos da pesquisa que os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito são imprescindíveis para que a aprendizagem das(os) estudantes da EJA/EPT aconteça e que o produto educacional é um instrumento eficaz enquanto divulgação e para despertar do interesse para a participação nas ações de permanência e êxito.Item Metodologias ativas no ensino de biologia: um estudo bibliográfico do período de 2012 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-25) Nascimento Júnior, José Rubens Oliveira do; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO ensino da Biologia é imprescindível para formação de agentes transformadores da sociedade. Mas, o processo de transmissão de conhecimento centrado na figura do professor representa um dos grandes desafios a serem superados, e por isso, as metodologias ativas surgem como uma estratégia capaz de promover autonomia e a criticidade dos educandos. Este estudo apresenta como objetivo realizar um estudo bibliográfico, com recorte temporal de 2012 a 2022, acerca das metodologias ativas no ensino da Biologia através de uma revisão da literatura com análise qualitativa e descritiva, utilizando como bases de dados as plataformas Scielo e Google Acadêmico. A partir disso, foi identificado que as metodologias ativas são ferramentas importantíssimas para o ensino atual por empoderar o aluno, favorecendo também a alteração do ensino tradicional, trazendo uma ideia de construção de conhecimento em que os estudantes fazem parte não como meros ouvintes, mas como agentes transformadores, repletos de conhecimentos prévios que devem ser agregados a esse processo.