Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Autor "Castilho, Fábio Francisco de Almeida"
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Item Campi Centenário do IFAL como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação Institucional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-28) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaA pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as) A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.Item Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-05-20) Silva, Carlos Farias da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317Esta pesquisa surgiu da necessidade de oferta de noções de direito do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Embora tenha como uma de suas finalidades a oferta de educação profissional, o Ifal não contempla nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados de nível médio a abordagem de conceitos essenciais de direitos trabalhistas, como o funcionamento básico de um contrato, as formas de acesso ao Poder Judiciário trabalhista e o conhecimento de instituições incumbidas da proteção ao trabalhador, por exemplo. Tendo em vista esse fato, bem como a oportunidade de fortalecer a formação profissional e cidadã dos estudantes, esta pesquisa se propôs a disponibilizar o referido conteúdo por meio de um jogo, o Tripalium, que se trata de um serious game, cujo intuito é promover a aprendizagem dos conteúdos, ao trabalhar a motivação e o interesse dos estudantes pelo tema. A questão de pesquisa que norteou o estudo foi a seguinte: um serious game seria um instrumento adequado para abordar noções de direito do trabalho na EPT do Ifal? A hipótese levantada foi a de que, sim, pois os jogos, em tese, são capazes de motivar estudantes e, por isso, produzem reflexos diretos na atenção e no interesse dos aprendizes pelos conteúdos discutidos. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo geral a construção do referido jogo, o que foi concretizado por meio da realização de quatro objetivos específicos, quais sejam: 1) construir um organizador prévio, um material introdutório potencialmente significativo, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, para abordar os temas centrais das noções de direito do trabalho e, assim, situar os estudantes/jogadores na temática; 2) construir um protótipo para o jogo; 3) realizar testes no protótipo, com a participação de estudantes voluntários, para identificar erros e possíveis melhorias; 4) implementar modificações a partir das sugestões e críticas dos estudantes voluntários. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, com perspectiva político-social e abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, diário de campo e grupo focal e tiveram como função precípua subsidiar a construção e a melhoria do Tripalium, o produto educacional resultante desta pesquisa. As experiências proporcionadas pelo processo de produção do Tripalium apontaram que o jogo contribuiu para aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem dos conteúdos, ao passo que também proporcionou diversão aos jogadores. Além disso, os resultados indicaram que o Tripalium serviu para aumentar a interação e a cooperação entre os jogadores/estudantes, bem como incrementou a participação deles durante próprio processo de aprendizagem.Item A contribuição da educação física na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado do IFAL que buscam ascensão social e profissional através do futebol(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Duarte, Arlene Leão de Lima; Lima, André Suêldo Tavares de; : http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Leão, Iberê Caldas de SouzaRESUMO Esta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), se propôs a identificar qual a contribuição da Educação Física na Formação Integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFAL, que buscam a ascensão social e profissional através da prática do futebol, trazendo a importância da Educação Profissional e Tecnológica para além da preparação para o trabalho, evidenciando-a como agente transformador do ser humano. O estudo investigativo foi de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de entrevistas semiestruturadas onde os resultados indicaram a elaboração de um Produto Educacional no formato de vídeo documentário, com temática central sobre a busca de ascensão social e profissional através da prática do Futebol, como também as trajetórias de familiares de atletas profissionais e docentes do componente Curricular Educação Física, que trazem a contribuição desse componente na formação integral desses atletas. O diagnóstico foi realizado através da aplicação de vinte e oito questionários com os docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, e também com trinta e dois discentes da turma do segundo ano do curso de Eletrotécnica no Ensino Médio Integrado, onde foi constatada a intencionalidade dos estudantes, quando fazem a escolha pelo Futebol como modalidade esportiva a ser praticada durante seu processo formativo no âmbito do Instituto Federal de Alagoas, como também a importância da sistematização do material em vídeo documentário para utilização dos profissionais de Educação Física na elaboração de suas aulas. O vídeo documentário passou por avaliação dos estudantes, docentes e demais entrevistados que fizeram parte da sua construção. A intervenção de avaliação se deu nas aulas de Educação Física, de uma turma do segundo ano do Curso de Informática, e uma turma de segundo ano do Curso de Agroindústria no Ensino Médio Integrado, por ser a temática parte da ementa do componente curricular que trata das questões relacionadas ao esporte. Esta pesquisa, produziu elementos científicos que contribuem no processo de formação humana dos estudantes, como também traz grande contribuição aos docentes que são responsáveis pela condução do processo formativo.Item O debate da filosofia crítica da tecnologia no ensino médio integrado profissional através de uma sequência didática(Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2021-07-01) Caminha Neto, Aloisio Ribeiro; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A investigação desta pesquisa busca esclarecer de que maneira o conceito de tecnologia é percebido e representado por um grupo de estudantes do segundo ano, do curso de meio ambiente, do Ensino Médio Integrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O objetivo do trabalho é propor uma reflexão crítica do conceito de tecnologia articulada por uma sequência didática, visando relacionar a natureza das escolhas tecnológicas e suas consequências para o meio ambiente e para o bem estar coletivo nas sociedades contemporâneas. O referencial teórico estabelece um diálogo entre as reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino Médio Integrado e os conteúdos apresentados pela Filosofia Crítica da Tecnologia, buscando esclarecer as relações existentes entre Educação, Trabalho, Capital e Tecnologia. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com perspectiva socialmente crítica, uma vez que sua intenção não é apenas uma melhoria curricular, mas promover a construção de um mundo mais justo e democrático a partir do estímulo a participação política nas escolhas tecnológicas. Ao final do trabalho, conclui-se que a filosofia crítica pode proporcionar uma educação mais humana, crítica, autônoma e libertadora.Item Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades xamanismo indígenas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo , Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3281-612X; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Martins, Sílvia Aguiar Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3656772019325644; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573Esta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.Item O ensino de filosofia na Educação Profissional e Tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-08) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa, David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático- pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.Item Política de ação afirmativa no ensino médio integrado: ação educativa em arquivo para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no contexto da Lei 10.639/2003(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Santana Filho, Décio de; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Oliveira, Gabriel Abílio de Lima; http://lattes.cnpq.br/2230744058359248; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485No âmbito das políticas afirmativas no Brasil foi instituída a Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, públicas e privadas, de níveis fundamental e médio. Todavia, com mais de quinze anos da sua promulgação, continua sendo um desafio a sua implementação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a ação educativa em arquivo como estratégia para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Procedeu à pesquisa do tipo qualitativo, de natureza aplicada. O procedimento foi da pesquisa-ação. O contexto de aplicação foi o Campus Marechal Deodoro/IFAL e o Arquivo Público de Alagoas (APA). Os participantes da pesquisa foram os professores de História do IFAL, os alunos do 3º ano dos Cursos Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Meio Ambiente, do Campus Marechal Deodoro e um representante do APA. O método de coleta de dados, utiliza-se as técnicas de observação participante, análise documental e aplicação de questionários. Como resultado da pesquisa verificou que a ação educativa é uma realidade do APA. A instituição está aberta para recepcionar o público escolar. No seu acervo há jornais, ofícios, correspondências, livros, atestados, inventários que podem ser transformados em recursos didáticos para o ensino da História Afro-brasileira. Considera-se que o estudo amplia as discussões sobre ação educativa em arquivo, apresenta a relevância da interdisciplinaridade para solucionar situações sociais concretas. Como também, contribui com as ações voltadas para concretizar a Lei 10.639/2003 no Ensino Médio Integrado em Alagoas. Por último, elabora-se o Produto Educacional, uma Cartilha digital, Arquivo Público de Alagoas como espaço não formal de educação para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Esse material conecta o docente de História com fontes primárias e permite realizar práticas educativas no APA.