Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Autor "Almeida, Ricardo Santos de"
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Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Das aulas presenciais às remotas: diferentes olhares de estudantes de cursos de graduação rumo à profissionalização(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-28) Braga, Alexandre Amorim; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Melo, Maria Aparecida Vieira de; 6705733173478276; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Este estudo objetiva-se por evidenciar pontos de vista de estudantes em relação aos desafios durante o período de implantação do ensino remoto. Para tal, foi aplicado um questionário no Google Formulário com estudantes de duas faculdades particulares (A e B, sendo A em Arapiraca e B em Maceió no estado de Alagoas) em 2021, que estavam, ou ainda estão acompanhando aulas remotas emergenciais em função da pandemia da Covid-19. Os estudantes pesquisados são dos cursos de Nutrição na faculdade A e Medicina na faculdade B cujos processos de profissionalização dos professores não se consubstanciam, a priori, por uma interface socioeducativa voltada ao exercício da docência, o que demonstra a necessidade de se refletir e sugerir ações educacionais à formação técnica do profissional no contexto da educação remota. Como conclusão, foi elaborado e distribuído em dia campo juntamente com os alunos participantes um panfleto para orientar as instituições, professores e estudantes para trilharem juntos, rumo à melhoria do aproveitamento das aulas remotas, tendo como objetivo o aprendizado colaborativo e significativo.Item Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Silva, Alline Nataly Balbino Oliveira da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Ribeiro, Alyson Fernando Alves; http://lattes.cnpq.br/9559092201845379Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.Item Educação financeira: utilização do excel como ferramenta de controle financeiro na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Renilson Carlos da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564A Educação Financeira não se resume apenas a distribuir informações, mas sim desenvolver habilidades e competências para lidar com as finanças. Proporciona melhores decisões financeiras, resultando em bem-estar e qualidade de vida. Pode ser promovida em ambientes escolares e extraescolares, através de palestras, cursos e programas de extensão. Tem se tornado um tema central em vários países, contribuindo para políticas públicas e programas de disseminação da cultura financeira. A falta de conhecimento financeiro tem levado a problemas como empréstimos sem planejamento, descontrole no uso de cartões de crédito e falta de controle financeiro. O controle financeiro desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, permitindo uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais. Nesse sentido, este estudo quali-quantitativo realizado em 2023 contribui e evidencia a facilitação e otimização desse processo, pelo uso do Microsoft Excel, oferecendo inúmeras vantagens, permitindo uma gestão eficiente e precisa das finanças pessoais e profissionais. Logo, problematizam-se os principais benefícios do Excel para o controle financeiro, ressaltando sua versatilidade e recursos avançados.Item Ensino remoto em tempos de Pandemia (Covid-19): docentes atuantes no Ifal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-28) Rocha, Luciana Porangaba da; Almeida, Ricardo Santos de; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276O objetivo do estudo é apresentar as dificuldades, desafios e soluções dos docentes na implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foi elaborado e aplicado os questionários em período de pré e pós-implementação ERE. A aplicação dos questionários foi realizada via on line (Google Formulário). Foram entrevistados 10 docentes atuantes no IFAL nos diferentes cursos técnicos. As principais limitações dos docentes as ferramentas tecnológicas e o acesso dos alunos ao ambiente síncrono foram pontos relevantes no questionário. Foi realizada uma apresentação, via google meet, de todos os desafios e soluções enfrentados pelos docentes durante o período de implementação do ERE.Item Formação continuada na gestão turística do município de Pilar (AL)(2022-02-09) Santos, Priscila Pereira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; Silva, Sibele Castro; http://lattes.cnpq.br/3039101003188818A transição do turismo de atividade econômica marginal para atividade econômica estrutural coloca em pauta a necessidade de sair do amadorismo e investir em qualificação profissional em todos os aspectos da atividade, do planejamento à operacionalização. Nesse sentido e tendo em vista a atual dinâmica turística do município de Pilar, em Alagoas, questionou-se: a formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar, Alagoas, apresenta-se como uma estratégia de fomento ao desenvolvimento turístico? Diante deste problema de pesquisa, têm-se como objetivo de trabalho oferecer e analisar os efeitos da qualificação profissional turística na equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar no que diz respeito às relações interpessoais e atendimento ao público e durante o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico. O caminho metodológico dessa pesquisa foi a Pesquisa-Ação. Para Nunes e Infante (1996), a Pesquisa-Ação pode ser compreendida como uma metodologia de consultoria pois articula o saber formal e informal na solução dos problemas organizacionais. A aplicação da pesquisa-ação iniciou em julho de 2021 e em dezembro de 2021 ao ser finalizada, observou-se uma perceptível mudança no comportamento dos/as servidores/as, no levantamento das ofertas de serviços e equipamentos relacionados ao turismo e no estreitamento de laços com instituições reconhecidas no fomento ao turismo.Item Gênero na educação de jovens e adultos - EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Torres, Vagna da Silva; Souza, Jairo José de; Almeida, Ricardo Santos de; Gama, José Aparecido da SilvaO trabalho apresentado é uma construção de observação, pesquisa e análise do retorno de mulheres na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentando o registro das vivências diante aos aprendizados no espaço escolar junto ao ensino da Geografia. A Geografia como lugar de desenvolvimento mútuo no espaço de transformações das atividades constroindo uma consciência coletiva de emancipação humanizada e troca de saberes no diálogo por Paulo Freire desta forma, Milton Santos apresenta o lugar de influência na vida das pessoas visando o espaço onde as ações são transformadas e desenvolvidas no caminho já trilhado ou sabido permeada de interação entre assunto e saber. A metodologia quali- quantitativo baseada na análise das respostas acessa o sentido de realidade que as pessoas desenvolvem, onde o questionário aponta a medida das pessoas que compõem as respostas do roteiro de pergunta para composição da Pós em Docência da Educação Profissional. A educação como prática social dispõe de uma estrutura quantitativa para apresentar os resultados obtidos pela pesquisa de Jovens e Adultos na composição do Trabalho Final de Curso. Desta forma, a EJA oportuniza mulheres que retornaram às escolas e constroem saberes dentro das suas realidades dialogadas nas aulas de Geografia.Item Intervenção pedagógica aplicada na disciplina práticas profissionais do curso de farmácia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Pinto, Iranilde Bezerra; Almeida, Ricardo Santos de; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por analisar as contribuições didático-pedagógicas de intervenções realizadas no âmbito da disciplina Práticas Profissionais, no curso técnico de Farmácia ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública estadual, em 2023, em Rio Largo/AL. Neste sentido, a pesquisa qualitativa utilizando-se de revisão integrativa sobre a EJA a partir dos preceitos de Freire (1967, 1982, 1987), Vygotsky (1998) e outros autores. Além disso, foram realizadas pesquisas documentais, pesquisas de campo, prática de observação e entrevista semiestruturada com a professora regente da disciplina Práticas Profissionais do curso Técnico em Farmácia e registros em fotos da sala de aula no período de uma semana.Item O meio ambiente é inclusivo: trilha para alunos com especificidades visuais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Lindinalva Dos; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos dePromover a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência é dever de toda comunidade escolar. O professor precisa lançar mão de metodologias que contemplem as diferenças de todos os alunos, sejam eles com deficiência ou não. Neste contexto, o objetivo desse plano de intervenção é promover uma atividade prática de educação ambiental para alunos com especificidade visual da rede de ensino municipal de Maceió-AL. A prática constará de uma trilha em reserva ecológica ou parque municipal. A equipe será formada por 1 professor e 6 monitores e a turma será formada por 12 alunos com deficiência visual. Inicialmente será realizada uma caminhada em trilha da área, onde os alunos poderão observarem a natureza através de sons, cheiros e texturas da floresta. Após a caminhada será realizada uma prática de meditação guiada onde o aluno será estimulado a “sentir” a natureza, através de conexão com ambiente, fazendo uso dos sons e cheiros da floresta, em seguida será realizado um lanche ecológico onde degustarão sucos, doces e frutas nativas, e para terminar será realizada uma roda de conversa onde os alunos compartilharão suas experiências adquiridas durante a prática. Espera-se com essa prática promover a inclusão dos alunos com deficiência visual não apenas aos conteúdos didáticos mais principalmente ao meio ambiente.Item O perigo químico do descarte incorreto de aparelhos eletrônicos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-29) Lages, Gilvonete Alves da Costa Sobrinha; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Almeida, Ricardo Santos deO descarte inadequado de resíduos eletrônicos é um enorme perigo para a saúde de humanos e de animais, além de ser prejudicial ao meio ambiente. Pois, quando descartados de forma incorreta, os elementos químicos nocivos e metais pesados presentes nesses equipamentos podem contaminar o solo, a água e os alimentos. Devido a importância desse tema, propõe-se uma intervenção pedagógica com o objetivo de sensibilizar os alunos de uma turma do 3o ano do Curso Técnico Eletrônica do IFAL/Campus Maceió para a importância de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos devido aos perigos químicos do descarte incorreto desses tipos de equipamentos. Optou-se por uma intervenção pedagógica visto que é uma intervenção aplicada que proporciona aos alunos refletirem sobre suas ideias em um ambiente social e interativo em conjunto com o professor e com seus colegas de sala. A presente proposta de intervenção adotará a abordagem participativa, tendo como estratégias de ensino uma aula, palestras expositivas e jogos didáticos. Essa proposta favorece que os discentes tornem-se mais ambientalmente conscientes. Assim, após a intervenção espera-se que os alunos estejam sensibilizados quanto ao descarte correto de resíduos eletrônicos e quanto aos perigos químicos desses equipamentos para a saúde humana e para o meio ambiente quando estes são descartados de forma incorreta. Espera-se também que os alunos utilizem as informações adquiridas em seu dia a dia e que a proposta de intervenção estimule-os a repassar as informações que aprenderam a outras pessoas para que a proposta de intervenção também tenha um impacto na sociedade em geral.Item Superação de paradigmas capacitistas e das barreiras atitudinais inerentes à inclusão da pessoa com deficiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Eduardo Patricio da; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968Este artigo objetivou propor uma intervenção pedagógica ao Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas, construída a partir de dados levantados em entrevistas aplicadas ao Coordenador e a um Docente do curso "Técnico em Logística", que consiste na incorporação de uma aula expositiva na disciplina desse curso “Comportamento Organizacional”, que tem como tema a imprescindibilidade da superação dos paradigmas capacitistas em relação à presença da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. Consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa, que utilizou como procedimento técnico um levantamento bibliográfico nos autores Lanchotti (2005), Lippo (2012), Leite (2012) e Mello (2016) e, pesquisa de campo, na qual foram aplicadas entrevistas ao Coordenador e a um Docente desse curso, onde os dados coletados foram tratados pelo método indutivo de análise, realizado no ano letivo de 2023. Os entrevistados revelaram que o grande desafio consiste na dificuldade de quebrar paradigmas capacitistas que foram enraizados historicamente na sociedade, pois a formação do indivíduo perpassa quaisquer capacidades institucionais, abrangendo dimensões anteriores e de difícil acesso, como a física (ou fisiológica), a emocional, a espiritual e os contextos familiar, social, socioeconômico, etc.