TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Departamento "Campus Murici"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-17) Silva, Ana Paula da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Santos, Sandra Sebastiana dosO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância e contribuição do gênero História em Quadrinhos na formação de leitores e no incentivo à prática de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, das séries finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no distrito Rocha Cavalcante, União dos Palmares-AL, onde os dados foram coletados por meio de questionários e observação nas salas de aula do 6° ano “B”, 7° ano “A”, 8° ano “A” e 9° ano “A”. Após todas as informações colhidas, foi feita uma análise e discussão dos dados, sendo possível perceber que a HQ, sem dúvidas, é uma ferramenta valorosa que pode contribuir de forma qualitativa com o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento da prática de leitura, pelo fato de ser um gênero textual riquíssimo, que envolve texto e imagem, capaz de despertar no sujeito o prazer pelo ato de ler, tornando o aluno um leitor competente. Portanto, para que haja motivação nas aulas e participação por parte dos discentes se faz necessário que o docente envolva em suas metodologias atividades que os levem a relacionar a aula com sua realidade, pois quando se trabalha com elementos que fazem parte do cotidiano deles a aprendizagem se torna significativa. Sendo assim, é possível afirmar que as HQs devem estar presentes no meio educacional, contribuindo para a formação de leitores.Item Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Ensino e gramática: os dialetos nordestinos nas aulas de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-11) Silva, Ana Patrícia Moura de Andrade; Fatima, Wellton da Silva de; http://lattes.cnpq.br/6380496064230296; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Antonio, Leonardo Siqueira; http://lattes.cnpq.br/0312858372080043Este trabalho consiste na análise do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II quando se propõe a inserção do dialeto nordestino em sala de aula. O nosso objetivo é verificar, através de observações, como se comportam professor e aluno diante da variação linguística apresentada através dos mais variados gêneros textuais, bem como perceber como se conciliam a gramática normativa e a variação linguística no contexto escolar, sobressaindo-se como variante o dialeto da região Nordeste, o qual é alvo de muito preconceito e considerado errado pelos falantes de outras regiões do Brasil, isto levando em consideração a dimensão continental do país. A justificativa da pesquisa é a importância de se compreender que a língua pode variar sem se caracterizar como um erro, mas, varia de acordo com o lugar, com a classe social entre outros aspectos apresentados ao longo do trabalho, aspectos estes norteados pela Sociolinguística Variacionista, a qual tem seu precursor Labov. O aparato teórico metodológico adotado será Freitag e Lima (2010), Bagno (2008) e Faraco (2007), que através da Sociolinguística acentuam a importância de compreender a diversidade da língua e suas características, bem como inserir tal diversidade no currículo escolar. Nos resultados, é possível perceber as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, do docente que precisa conciliar a gramática normativa com a variação linguística encontrada na língua materna, e do discente, em compreender que a língua culta é necessária, mas a utilização de dialetos, sotaques e gírias não é incorreto.Item A relação dos educadores dos anos iniciais com a tecnologia educacional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-11) Maraba, Maria Cícera dos Santos; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Araújo Neto, Zoroastro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6333230791654121Este trabalho tem como objetivo apresentar as constantes transformações pelas quais passa a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias. O contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de reproduzir tecnologias que vão trazer informações, transformando-as em aprendizagem. Portanto, é preciso que os educadores utilizem essas novas formas de tecnologias, que são disponíveis, inserindo-as no processo de ensino. É importante considerar que o tema abordado “Tecnologia Educacional e sua relação com os educadores dos anos iniciais” visa avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologia com os alunos do 6o ano do ensino fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consulta bibliográfica, a fim de buscar embasamento teórico da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após o desenvolvimento da implementação da prática e análise dos resultados, pôde-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de leitura e escrita para os alunos, nos anos iniciais da educação.Item A variação linguística no ensino de língua portuguesa: perspectivas e desafios(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-15) Silva, Aderlania da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Silva, Sílvia Maria daO presente trabalho tem como objetivo apresentar a variação linguística no Ensino de Língua Portuguesa, destacando o preconceito linguístico como um desafio que precisa ser enfrentado no âmbito escolar, em específico nas práticas docentes. Tal objetivo surgiu ao notar que a disciplina de Língua Portuguesa vem sendo trabalhada com enfoque muito marcante em seu viés tradicionalista, fator que centraliza a gramática normativa, tratando-a como se fosse a única forma correta, desprezando, assim, as demais variedades linguísticas, o que vai acarretar o preconceito com relação às demais variedades, que são consideradas e classificadas como erradas perante a norma padrão. Considera-se como um ponto negativo os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas aulas de língua portuguesa, o que pode e deve provavelmente vir gerando desinteresse por aprender o que oferta a disciplina mencionada. A partir desses fatos, foram constatados alguns problemas que precisam ser solucionados no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, e com isso vem a pergunta: quais são os desafios enfrentados pelos docentes nas práticas de ensino da língua não padrão nas séries finais do ensino fundamental? Em busca de respostas para esse questionamento, foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, que é de cunho qualitativo, sendo realizada por meio de procedimentos exclusivamente teóricos. O resultado da pesquisa foi promissor, pois trouxe contribuições positivas e esclarecedoras em relação ao objetivo geral deste trabalho, comprovando que existe de fato interferência do preconceito linguístico no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem do discente e que tais interferências vêm atrapalhando o interesse do sujeito aprendiz.