TCC Docência na Educação Profissional
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Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Departamento "Arapiraca"
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Item Acessibilidade linguística e digital para estudantes surdos/as : ambientação de ferramentas tecnológicas do Google sala de aula com o uso da cartilha para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-16) Nascimento, Aleksandro Nunes do; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400Após a suspensão do calendário de atividades presenciais, ocorrida em virtude da crise sanitária instaurada pela pandemia do novo coronavírus, foi necessário que se pensasse, em um curto período de tempo, em formas de dar continuidade às aulas de forma online. A partir dessa necessidade, identificamos que os/as alunos/as surdos/as do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro enfrentavam dificuldades quanto a usabilidade do ambiente do G Suíte For Education, refletindo, desse modo, no aprendizado. Iniciamos as primeiras reflexões em torno da acessibilidade linguística e Educação Inclusiva, discussões basilares para a acessibilidade digital. Em seguida, considerou-se a confecção de uma cartilha que demonstrasse visualmente o roteiro de acesso ao ambiente do G Suíte For Education, indicando os caminhos dos recursos mais utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). A confecção cartilha intenta possibilitar que os alunos/as surdos/as do Ifal possam obter orientações básicas de entrada em algumas ferramentas do G Suíte For Education, auxiliando-os/as na condução e usabilidade do ambiente virtual que foi adotado no período pandêmico. Logo, esperou-se resultados positivos quanto ao aprendizado e, sobretudo, no que diz respeito à acessibilidade digital e à utilização das ferramentas tecnológicas na atualidade, fato esse acentuado com a pandemia da Covid-19.Item Das aulas presenciais às remotas: diferentes olhares de estudantes de cursos de graduação rumo à profissionalização(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-28) Braga, Alexandre Amorim; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Melo, Maria Aparecida Vieira de; 6705733173478276; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Este estudo objetiva-se por evidenciar pontos de vista de estudantes em relação aos desafios durante o período de implantação do ensino remoto. Para tal, foi aplicado um questionário no Google Formulário com estudantes de duas faculdades particulares (A e B, sendo A em Arapiraca e B em Maceió no estado de Alagoas) em 2021, que estavam, ou ainda estão acompanhando aulas remotas emergenciais em função da pandemia da Covid-19. Os estudantes pesquisados são dos cursos de Nutrição na faculdade A e Medicina na faculdade B cujos processos de profissionalização dos professores não se consubstanciam, a priori, por uma interface socioeducativa voltada ao exercício da docência, o que demonstra a necessidade de se refletir e sugerir ações educacionais à formação técnica do profissional no contexto da educação remota. Como conclusão, foi elaborado e distribuído em dia campo juntamente com os alunos participantes um panfleto para orientar as instituições, professores e estudantes para trilharem juntos, rumo à melhoria do aproveitamento das aulas remotas, tendo como objetivo o aprendizado colaborativo e significativo.Item Ensino remoto em tempos de Pandemia (Covid-19): docentes atuantes no Ifal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-28) Rocha, Luciana Porangaba da; Almeida, Ricardo Santos de; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276O objetivo do estudo é apresentar as dificuldades, desafios e soluções dos docentes na implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foi elaborado e aplicado os questionários em período de pré e pós-implementação ERE. A aplicação dos questionários foi realizada via on line (Google Formulário). Foram entrevistados 10 docentes atuantes no IFAL nos diferentes cursos técnicos. As principais limitações dos docentes as ferramentas tecnológicas e o acesso dos alunos ao ambiente síncrono foram pontos relevantes no questionário. Foi realizada uma apresentação, via google meet, de todos os desafios e soluções enfrentados pelos docentes durante o período de implementação do ERE.Item Estratégias didáticas dos professores do ensino técnico em enfermagem durante o ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-14) Feitosa, Maria Greiziane Vasconcelos; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Barros, Amanda Lima; http://lattes.cnpq.br/8891798660939692O presente estudo tem como temática analisar estratégias didáticas do professor em face da aplicação do processo de ensino e aprendizagem no ambiente virtual. Com a proliferação do Coronavírus (Covid-19), o isolamento foi uma medida excepcional para diminuir o número de infectados. Com o isolamento as pessoas recorreram à dimensão virtual para prosseguirem com suas atividades diárias. Quanto ao ensino, passou das salas físicas para o ambiente virtual. A justificativa desse trabalho se deu pelo fato de surgirem nesse processo muitas dificuldades em manusear as diferentes plataformas de ensino e diante desse contexto a busca de engajamento e interação dos alunos. Então, o principal objetivo foi identificar as estratégias utilizadas pelos professores de uma Escola Profissionalizante de Enfermagem, a partir da realização de um levantamento bibliográfico. Esse estudo pretende responder quais são as estratégias didáticas que os professores do curso profissionalizante de enfermagem estão utilizando no período de ensino remoto. Além do estudo bibliográfico acerca do ensino remoto, foi aplicado um questionário com professores do curso de enfermagem que atuam na educação profissional utilizando o ensino remoto durante a pandemia no novo coronavírus, os resultados demonstraram insatisfação quanto ao rendimento do aluno, falta de feedback e inacessibilidade a tecnologia por muitos, dificultando o ensino aprendizagem. Com isso a proposta do presente trabalho é capacitar os professores visando a melhoria da qualidade do ensino remoto, com melhoria dos sistemas de informação que propiciem a avaliação e desempenho dos alunos, que estes possam interagir e dessa forma facilite o processo de ensino aprendizagem.Item Método de categorização dos alunos de uma determinada turma em grupos A, B, C & D e a formação de tutores para a descentralização do conhecimento(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-24) Góis, Breno Cruz de; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650O presente trabalho tem o intuito de criar um método de categorização de alunos de uma determinada turma em grupos A (nota de 8 a 10), B (nota de 6 a 7,99), C (nota de 4 a 5,99) e D (nota de 0 a 3,99) após a realização de uma avaliação, a avaliação-zero. E a partir desses grupos formados selecionar os integrantes dos grupos A e B para serem tutores dos integrantes dos grupos C e D para, assim, haver a descentralização do conhecimento. Até a próxima avaliação, após a avaliação-zero, o respectivo tutor ficará responsável por um determinado grupo de alunos dos grupos C e D, cinco alunos, por exemplo, e terá a obrigação de ensinar esses alunos mais fracos na disciplina durante os dias que antecedem a próxima avaliação. Como gratificação, o aluno tutor poderá ganhar até 3,0 pontos na próxima prova, a depender de seu desempenho e atenção dada para seus orientandos. Estes darão uma nota de 0% a 100% para o seu respectivo tutor; o professor responsável pela disciplina receberá essas notas em segredo e computará qual percentual de 3,0 pontos esse tutor terá direito de acordo com as avaliações de seus respectivos orientandos. Após a segunda avaliação, depois da avaliação-zero, será feito novo balanço dos alunos em grupos A, B, C e D, podendo tutores dos grupos A e B cair para um grupo inferior ou orientandos dos grupos C e D avançarem para os grupos A e B tornando-se assim, novos tutores. Essa dinâmica permanece durante todo o transcorrer da disciplina. Esse método tem, assim, o objetivo de elevar a qualidade do ensino dentro das salas de aula através da descentralização do conhecimento. Tem como base metodológica a pesquisa-ação. O método de categorização foi muito bem aceito pelos alunos do segundo ano do curso de nível médio integrado de eletroeletrônica do IFAL Campus Arapiraca. De fato, houve uma melhora na média geral da turma e a diminuição dos alunos dos grupos C e D após ter sido aplicada a avaliação pós avaliação-zero. Sendo assim, consideramos ter atingido o objetivo deste trabalho que era criar um produto educacional para professores com o intuito de melhorar o desempenho de alunos com baixo rendimento escolar dentro de uma determinada classe, e assim, estabelecer uma melhoria da qualidade de ensino dentro das salas de aula de forma a diminuir a evasão escolar. Como dificuldades encontradas podemos relatar que a análise das turmas se deu em período anterior a pandemia pois durante a pandemia se mostrou inviável aplicar o método dado tendo em vista que a avaliação online é mais branda que uma avaliação presencial sendo esta necessária para termos uma boa avaliação dos alunos e assim podermos classificá-los corretamente nos grupos A, B, C e D. Assim, este produto educacional está pronto para ser aplicado em salas de aula de todo o Brasil. E por ter uma similaridade com o Método Lancasteriano mas ainda assim, ter pontos diferentes e originais, antes de ser divulgado, este método poderá vir a ser patenteado como Modelo de Utilidade.Item Panorama da iniciação científica no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Amapá Campus Agrícola Porto Grande(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Silva, Caroline Pessoa da; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Luana Lima dos; http://lattes.cnpq.br/4952245755231749; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/4481661071361187Objetivou-se com este trabalho fazer um panorama da Iniciação Científica do IFAP, bem como analisar os impactos sobre o desempenho acadêmico dos estudantes de ensino médio técnico integrado do campus agrícola Porto Grande. Utilizou-se, como instrumentos de estudo, dados obtidos junto à Direção de ensino, Coordenação de Registro Escolar e SUAP do IFAP – campus agrícola Porto Grande, em seguida esses dados foram tabulados e analisados com o auxílio do Microsoft Office Excel. Os resultados registraram que o número de projetos desenvolvidos juntamente com os alunos do ensino médio técnico nesse campus ainda é inferior a quantidade de projetos executados com os alunos de nível superior; que a figura do orientador assume papel fundamental; e que a participação de alunos de nível médio na iniciação cientifica (IC) melhora o seu desempenho acadêmico. Diante disso, concluiu-se que a IC na instituição é uma atividade que além de estimular o lado científico dos discentes, permite com que estes desenvolvam capacidades e habilidades que enriquecerão sua formação geral. No entanto, observou-se que ainda são poucos os trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no campus Porto Grande.Item Saberes e competências dos higienistas de serviços gerais frente à pandemia de covid-19: uma proposta metodológica de formação continuada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Tenório, Celsa Maria Calheiros de Emeri; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222A pandemia da Covid-19 tem gerado grandes desafios na educação. No campo da saúde, em ação conjunta com a educação, um dos inúmeros esforços envidados pelas autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19 (2019-nCoV) foi o de promover um retorno seguro ao ensino presencial, observando-se às devidas cautelas à segurança sanitária. Nesse contexto pandêmico foram estabelecidos os objetivos do presente estudo, o qual se destina a apresentar proposta metodológica de curso de formação continuada para capacitação profissional dos higienistas de serviços gerais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco no aprimoramento de saberes e competências frente à pandemia de Covid-19. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados os recursos metodológicos da pesquisa-ação fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva. Neste sentido, o presente estudo foi elaborado em cinco etapas, a saber: diagnóstico situacional (etapa I), elaboração do plano de curso (etapa II), divulgação e sensibilização (etapa III), capacitação continuada (etapa IV) e análise da satisfação do público-alvo (etapa V). No diagnóstico situacional constatou-se ausência de recursos tecnológicos mínimos e de habilidades dos participantes para o uso das ferramentas online, adotando-se a modalidade de ensino presencial. Dos dezenove (19) participantes no curso de formação continuada, sete (7) responderam ao questionário de satisfação, dos quais quatro (4) consideraram-se satisfeitos com a ação e um (1), muito insatisfeito. Recomendam-se estudos posteriores que permitam reunir elementos necessários ao embasamento da prática profissional.