Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
URI Permanente desta comunidade
Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
Agora exibindo 1 - 20 de 76
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades para estudantes de cursos técnicos em eletrotécnica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-27) Rodrigues, Andrea Lays Omena; Medeiros, Juliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0615087723489332; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Delmiro, Klévia Lima; http://lattes.cnpq.br/4238163317012605As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação presencial e a distância com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), podem ser definidos como softwares educacionais digitais, destinados a apoiar as atividades de educação. A ideia é a de que esses ambientes criem novas possibilidades de aprendizagem ao aluno em face às mudanças tecnológicas que vêm ocorrendo na sociedade. O objetivo geral da pesquisa é proporcionar um ambiente virtual com referências de apoio à aprendizagem a estudantes dos cursos de eletrotécnica, com a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tecnológico, o AVATEC. Avaliou-se a atuação do ambiente, bem como a relevância de sua utilização como aliado à educação profissional e tecnológica.Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Análise da percepção dos docentes do curso subsequente em agropecuária frente a educação ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Souza, Elvys Blayne Sales de; Ferreira, Líllian Franciele Silva; http://lattes.cnpq.br/8837364772751006; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Carnaúba, Juliana Paiva; http://lattes.cnpq.br/9758718992783544As práticas pedagógicas aliadas às experiências vivenciadas ao longo dos anos são de suma importância para o aprendizado. Assim, o objetivo geral buscou analisar como os docentes da formação profissional e tecnológica no campus IFAL Satuba, do curso subsequente em Agropecuária buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável. E os objetivos específicos, identificar como os professores assimilam as informações dos alunos a respeito do mundo e sustentabilidade; conhecer se há um interesse dos alunos em participar de projetos que visem a valorização, preservação e/ou recuperação ecológica; apontar de que forma essas práticas pedagógicas são efetivadas e se há uma crescente em projetos da EA no Curso Técnico Profissionalizante e proporcionar uma cartilha e plano de aula com base na importância da EA aos alunos do ensino técnico profissionalizante. A metodologia aplicada à pesquisa foi a abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, aplicado um questionário a cinco docentes. Os Resultados obtidos, apontaram: 20 % dos docentes exercem a função há 10 anos, 40 % há 25 anos, 20 % há 30 anos e 20 % a 8 anos e meio; de idade entre 36 a 61 anos, sendo 20% mulheres e 80% homens, totalizando 60% mestres e 40% doutores. Por fim, os docentes buscam fomentar as práticas pedagógicas a respeito da humanização de seus discentes acerca do desenvolvimento da sociedade de modo sustentável, cita-se aqui, o reconhecimento da necessidade de ser inserido na grade curricular uma disciplina de gestão ambiental e sustentabilidade.Item Análise da vivência e prática no curso técnico de administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Nascimento, Nixon Weslley Ataide; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192; Liberato, José Senivaldo; http://lattes.cnpq.br/7418456970609035O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar a experiência prática e a vivência no contexto do Curso Técnico de Administração, com foco na educação profissional. Essa pesquisa se caracteriza como análise da situação problema, estudo bibliográfico e proposta de intervenção educacional por meio orientação de medidas para nivelamento de alunos e refrear a evasão escolar. Os resultados revelam a importância da integração entre teoria e a prática para o desenvolvimento de competências profissionais, bem como o impacto positivo da vivência prática na formação dos alunos. A pesquisa também destaca desafios enfrentados pelos estudantes e instrutores no processo de aprendizagem prática e oferece sugestões para aprimorar essa dimensão do curso técnico de Administração. Como suporte teórico-metodológico foram utilizados estudiosos como Mattos e Lemos (2022), Chiavatta (2012), Maldaner (2017) e Rose (2006). Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada da educação profissional e da formação técnica e dos desafios dos instrutores frente as suas salas de aula, fornecendo insights valiosos para educadores, gestores educacionais e alunos. Como resultados, destacam-se o aprimoramento dos seus currículos escolares, acompanhamento dos estudantes, constante adaptação dos programas de educação técnica, para preparar os alunos para um mercado de trabalho dinâmico e desafiador.Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.Item Análise do ensino remoto emergencial na pandemia do COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-25) Costa, Monaira Cristiane Alcides da; Gonzaga, Giordano Bruno Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0392340569918117; Cavalcante, Lucas Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1201692883506898; Silva Júnior, Talvanes Lins e; http://lattes.cnpq.br/6161318722252594A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade do distanciamento social para impedir a disseminação do vírus em escala mundial. No Brasil, em diversas áreas foram tomadas medidas restritivas, sendo a educação o foco desse estudo. O ensino remoto emergencial surgiu como uma alternativa para a continuidade da educação presencial objetivando reduzir as perdas recorrentes da paralisação presencial. Com a necessidade de equipamentos e acesso à internet para o ensino remoto, se evidenciou a desigualdade de acesso do país. Esta pesquisa objetiva analisar o impacto do ensino remoto emergencial na pandemia da Covid-19, para discentes e docentes, e os aspectos que norteiam esta ocorrência, principalmente nas dificuldades tecnológicas. Para isto, foi levantado o estado da arte a respeito do tema para embasar discussões e aplicados questionários, sem levantamento de dados pessoais, para discentes e docentes com o intuito de transformar os resultados em gráficos percentuais.Item Apontamentos sobre a atuação dos poderes eclesiásticos e inquisitoriais em "Alagoas" durante a Guerra Neerlandesa (1635-1637)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Queiroz, Jadson Ramos de; Santos, Josival Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/4906092488534873; Calazans, Denis Rocha; http://lattes.cnpq.br/2551443152410199O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os poderes eclesiásticos agiram em “Alagoas” a partir dos impactos causados pela guerra entre os neerlandeses e os luso-brasileiros entre 1635 e 1637. Por meio das fontes do Tribunal do Santo Ofício são averiguadas as formas de articulações institucionais entre este tribunal e o corpo eclesial, em especial a figura do episcopado sediado na Bahia. Observou-se que mecanismos foram utilizados para o disciplinamento social, seja no aspecto interno da instituição, ou da população em termos amplos. O uso das ferramentas propostas pela microanálise, em seu aspecto de variação de escala, compõem os métodos de análise das fontes. Desta forma, foi possível articular características macro e micro, individuais e coletivas, de instituições e de sujeitos, notando suas possibilidades de articulações e arranjos sociais.Item Aprendendo sobre o meio ambiente: análise dos livros didáticos do município de Limoeiro de Anadia-Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Silva, Ana Lucia; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo teve como intuito analisar os livros didáticos das turmas de 4°anos, adotados pelas escolas municipais da cidade de Limoeiro de Anadia, em Alagoas. Buscamos ter uma percepção do ensino em relação a transversalidade dos temas de meio ambiente. Procurando então entender a experiência e a dificuldade do docente ao fazer uso desse material, e se esse material tem uma linguagem ampla e clara ao abordarem a temática meio ambiente. Para a construção desse estudo no material didático foi usado como base metodológica descritiva através da análise do conteúdo dos livros escolhidos. Através da análise dos livros podemos perceber a importância de um bom e avaliado material, pois é ele que irá acompanhar por um ano o aluno, onde experiências e conhecimentos serão adquiridos. Através da análise, foi possível perceber a importância da temática ambiental e que, apesar de trazer textos e reflexões importantes, ela é tratada de forma desarticulada sem o olhar interdisciplinar e a devida conexão com a realidade local, trazendo assim um défice do uso do material utilizado.Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item Associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Silva, Joyce Nayane Rodrigues da; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gomes, Maria Amábia VianaO objetivo da pesquisa foi verificar se existe associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 79 docentes de uma universidade pública de Alagoas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário contendo (1) Dados sociodemográficos; (2) Teste de Dependência de Smartphone; (3) Questionário Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. A análise foi feita através do BioEstat. A maior parte dos entrevistados era do sexo feminino (75,9%) e tinha ≥50 anos (35,4%). Houve associação entre o padrão do sono e a dependência do uso do celular. Os fatores associados à qualidade do sono e a dependência de smartphone merecem atenção, tendo em vista que se relacionam direta ou indiretamente à problemas de saúde.Item A atuação do Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena: NEABI na efetivação da lei nº11.645/2008 no instituto federal de alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-13) Assis, Maria Angélica Santos de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771O propósito deste artigo é contribuir para a disseminação da lei 11.645/2008 no Instituto Federal de Alagoas-IFAL, por meio da atuação do NEABI - Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena. Para isso, foi criada uma proposta de intervenção pedagógica para disseminar as ações do NEABI, para o Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase no ensino médio integrado, neste sentido questiona-se como desconstruir um processo histórico, que persistem do período colonial até hoje, como combater as práticas antirracista, preconceituosas e discriminatórias para uma sociedade igualitária. Para reflexão, será proposta pesquisas do tema, seminários e discussões. Do ponto de vista metodológico, trata de pesquisas bibliográficas, em artigos, livros e outros. Espera-se que a proposta, contribua de forma significativa para o verdadeiro propositor da lei 11.645/2008.Item Casa de taipa: habitação de negro e pobre no poxim tão antigo e tão atual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-07) Santos, Robson Williams Barbosa dos; Guimarães, Gerson Maciel; http://lattes.cnpq.br/6606878368805335; Calazans, Denis Rocha; http://lattes.cnpq.br/2551443152410199; Silva, Gian Carlo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6816194135811718A casa de taipa é considerada uma técnica de arquitetura vernacular que surgiu na África e foi levada para a Europa através do Império Romano, chegando ao Brasil através do processo de colonização com os portugueses. No início do processo de colonização, a taipa passa a ser habitada por senhores de engenho, nos séculos XVI e XVII, não temos registros históricos de quando começou a serem erguidas, o que sabemos é que as casas de taipas se tornaram mais usada no Norte do Brasil, principalmente, na faixa litorânea, por conta do desenvolvimento da lavoura de cana-de-açúcar. Com o passar do tempo, surgiram novos materiais de construções que foram inseridos na edificação das casas de taipas e, com isso, a primeira forma de construção das casas de taipas rústicas ficou para as pessoas pobres e negras, já que os senhores de engenho passaram a fazer suas casas de taipa mais moderna e robustas. Por esse motivo, mostraremos, resumidamente as duas formas de habitações, as mais abastadas e as habitações mais populares, construídas por uma população pobre e negra em Alagoas, que é o Poxim, que no período colonial era chamada de Vila Real de São José do Poxim, que contavam com a presença do negro para o pesado trabalho nas lavouras de cana e no fabrico do açúcar, e ao mesmo tempo, eram a mão de obra predominante naquele espaço rural e urbano, cercado pelos canaviais e belíssimas construções coloniais.Item ChatGPT e Educação: um estudo da utilização pelos professores dos espaços inovadores do ifal.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-02) Rosas, Victor Brunno Dantas de Souza; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e benefícios da utilização da IA generativa ChatGPT pelos instrutores dos cursos dos espaços Makers do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, compostos pelos Espaços 4.0, COLAB e IFMakers. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quanli-quanti por meio de um questionário elaborado no Google Forms, aplicado a instrutores dos espaços inovadores do IFAL. O questionário continha questões de caracterização dos participantes e perguntas sobre a utilização, opiniões e percepções em relação à ferramenta da IA na educação. Os resultados foram apresentados de forma gráfica e revelaram insights sobre a percepção dos professores em relação a IA generativa da OPEN AI, seu potencial uso em sala de aula e preocupações éticas e de aprendizagem. Além disso, foi demonstrado se é possível identificar a utilização de IA para a construção de um texto citando alguns exemplos já existentes e outros que podem ser implementados.Item "Como não deixar ninguém para trás?": práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Souza, Iara Ferreira de; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Romcy, Priscila de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7365870730704829; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente trabalho versa sobre práticas pedagógicas inclusivas implementadas nas aulas de Sociologia nos 2o anos dos cursos de Ensino Médio Integrado de Hospedagem e Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maragogi. A intervenção foi realizada entre os meses de maio e junho de 2023 e seu objetivo envolveu a aplicação de estratégias pedagógicas que atendessem as necessidades dos alunos amparados pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). As adaptações e estratégias utilizadas foram de pequeno porte, amparadas na elaboração e escolha de materiais pedagógicos e na possibilidade de os alunos escolherem as opções de entrega das atividades. Concluo que as estratégias didáticas aplicadas na intervenção foram inclusivas, mas sem ser discriminatórias e que a inclusão começa no planejamento das aulas, sendo a avaliação uma espécie de culminância no processo de aprendizagem.Item A construção da mudança na historiografia indígena de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-07) Melo, Marineide da Silva; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573; Almeida, Luís Sávio deTerminamos a graduação, mas não nos aprofundamos nas questões indígenas. Alguns anos depois, ensinando a disciplina de história em uma escola pública do nosso estado, observamos que os livros didáticos não contemplavam os povos locais e, em grande parte, não falavam das questões atuais, ou seja, não colaboravam para o entendimento acerca das dificuldades que os povos indígenas viveram e ainda vivem. Quando tivemos conhecimento da oferta de pós-graduação em História de Alagoas, vimos a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre eles. Cursando as primeiras disciplinas, com o conhecimento da Coleção Índios do Nordeste: temas e problemas – e mais conscientes acerca das nossas limitações como pesquisadores –, nos propusemos a estudar as mudanças ocorridas em Alagoas, na abordagem da temática indígena, sobretudo enfocando a Coleção mencionada.Item Da cana-de-açúcar ao turismo: desenvolvimento desigual e combinado na política econômica de Maragogi/Al(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-08) Soares, Artemísia dos Santos; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Kaspary, Manuela Grace de Almeida Rocha; http://lattes.cnpq.br/2793287678822890; Lima, Matheus Carlos Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7074571090094001O município de Maragogi preteritamente foi território socioeconômico e político quase exclusivo da cana-de-açúcar. Esta realidade iniciou sua mudança com o término da construção da rodovia AL-101 Norte, em 1979 e, em seguida, com as ações resultantes do PRODETUR. Para além das forças exógenas ao lugar que exigem e implantam novas territorialidades, há os fatores endógenos construídos historicamente que singularizam a maneira como tais territorialidades se realizam ali. Sob esta perspectiva, teve como objetivo refletir sobre as forças político-econômicas e as contradições estruturais que sustentam o crescimento da atividade turística em Maragogi/AL buscando caracterizar historicamente o processo de reprodução da opressão a partir da divisão territorial do trabalho decorrente da cultura canavieira. Concluiu-se a partir da teoria do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo que há forças agindo no território gerando particularidades e (re)agindo às forças globalizantes conforme seus interesses, no caso estudado, percebe-se que o Estado e em particular os grupos de interesse estreitamente vinculados aos atores corporativos constituídos historicamente a partir da cultura canavieira têm reproduzido no turismo um papel estratégico para determinação das configurações econômicas e espaciais do desenvolvimento do turismo, assim como a distribuição dos seus resultados.Item Os desafios da finalização do TCC: percepções dos estudantes do curso de gestão ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-20) Viana, Carmen Júlia Silva; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A leitura, o estudo e a pesquisa tem por finalidade o aprimoramento da magnificência intelectual dos indivíduos. O mercado de trabalho, por sua vez, tem exigido cada vez mais a necessidade de aprendizado dos indivíduos para atuação. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, se faz importante nesse cenário, visto que proporciona a aquisição de conhecimentos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise das percepções dos estudantes acerca do seu processo formativo, especialmente do processo de produção e elaboração do TCC fazendo uma breve busca histórica sobre o Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa através da aplicação de questionário eletrônico. Optamos por saber a visão dos estudantes acerca desse importante processo. Dessa forma, identificamos possíveis ansiedades que os concluintes sentem durante o processo de elaboração do TCC e o que muitos falaram é que eles usam o TCC como um espaço para realizar críticas relacionadas a alguns aspectos, tanto referente ao tema quanto aos acontecimentos sociais relevantes. A importância deste TCC é que somos um porta-voz de estudantes formados e dos que estão se formando que aconselham futuros estudantes de Gestão Ambiental a trilhar esse caminho e mostrar aos futuros alunos os desafios que encontrarão ao decorrer do percurso imprescindível e de muito conhecimento e expansão de horizontes intelectual da pesquisa.Item Design na prática: atividade de extensão como prática profissional no curso tecnológico em design de interiores do IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Pessoa, Eloisa Lemos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590O presente trabalho consiste em uma proposta de atividade de extensão, considerando como base uma disciplina do curso tecnológico em Design de Interiores, do Instituto Federal de Alagoas, com o intuito de possibilitar que os alunos experenciem a prática profissional, ampliem e solidifiquem os conhecimentos técnicos, enquanto contribuem para a redução de demandas sociais locais. Para isso, proponho conhecer como a atividade extensionista é desenvolvida no Brasil e qual a sua legalidade; faço uma breve análise sobre a cidade de Maceió, tendo como objetivo mostrar seu perfil socioeconômico e os possíveis públicos atendidos com a atividade de extensão; em seguida, apresento o curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas, sua estrutura e objetivos, para contextualizar o ambiente para o qual a proposta foi desenvolvida; por fim, apresento um ensaio de atividade que atenda as necessidades dos alunos, do público-alvo e da instituição. Para o desenvolvimento de todas as etapas deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas online em busca de artigos, periódicos ou livros que discorressem sobre o tema.Item O Discurso da Educação Tecnológica no Brasil: Contradições e conflitos dos sentidos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-01-29) Vieira, Gêyvisson Silva Gomes; Machado, Fabiano Duarte; http://lattes.cnpq.br/2063267245239005; Beltrão, Gabriel Magalhães; http://lattes.cnpq.br/3571073070344934; Cichaczewski, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/9221850678839778; Bianchetti, Thiago Angelin LemosO presente trabalho tem por objetivo apresentar o que é educação politécnica ou tecnológica, como também, apresentar historicamente suas várias perspectivas educacionais de acordo com seus respectivos projetos societários. Serão demonstrados os caminhos da educação tecnológica no Brasil a partir de seu surgimento, memória discursiva e contradições através do discurso do Estado brasileiro buscando desvelar a realidade atual nesse modelo de formação, especificamente nos cursos superiores, além de apontar possibilidades para a formação politécnica/tecnológica.