Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Item Política de ação afirmativa no ensino médio integrado: ação educativa em arquivo para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no contexto da Lei 10.639/2003(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Santana Filho, Décio de; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Oliveira, Gabriel Abílio de Lima; http://lattes.cnpq.br/2230744058359248; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Barbosa, José Isnaldo de Lima; http://lattes.cnpq.br/3111088449226485No âmbito das políticas afirmativas no Brasil foi instituída a Lei 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, públicas e privadas, de níveis fundamental e médio. Todavia, com mais de quinze anos da sua promulgação, continua sendo um desafio a sua implementação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a ação educativa em arquivo como estratégia para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Procedeu à pesquisa do tipo qualitativo, de natureza aplicada. O procedimento foi da pesquisa-ação. O contexto de aplicação foi o Campus Marechal Deodoro/IFAL e o Arquivo Público de Alagoas (APA). Os participantes da pesquisa foram os professores de História do IFAL, os alunos do 3º ano dos Cursos Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Meio Ambiente, do Campus Marechal Deodoro e um representante do APA. O método de coleta de dados, utiliza-se as técnicas de observação participante, análise documental e aplicação de questionários. Como resultado da pesquisa verificou que a ação educativa é uma realidade do APA. A instituição está aberta para recepcionar o público escolar. No seu acervo há jornais, ofícios, correspondências, livros, atestados, inventários que podem ser transformados em recursos didáticos para o ensino da História Afro-brasileira. Considera-se que o estudo amplia as discussões sobre ação educativa em arquivo, apresenta a relevância da interdisciplinaridade para solucionar situações sociais concretas. Como também, contribui com as ações voltadas para concretizar a Lei 10.639/2003 no Ensino Médio Integrado em Alagoas. Por último, elabora-se o Produto Educacional, uma Cartilha digital, Arquivo Público de Alagoas como espaço não formal de educação para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Esse material conecta o docente de História com fontes primárias e permite realizar práticas educativas no APA.