Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Área do Conhecimento "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
Agora exibindo 1 - 20 de 34
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma abordagem da Cicloide: "a Helena da geometria"(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Silva, Jefferson Marinho da; Vasconcelos, Cleverton da Silva; http://lattes.cnpq.br/8600809859832837; Oliveira, Elinelson Gomes de; http://lattes.cnpq.br/4985621981248771; Silva, Tiago Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3964717265579881Este trabalho apresenta uma breve pesquisa histórica sobre a Cicloide, além de uma construção intuitiva sobre a curva, trabalhando a definição e parametrização. Esta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos ao contexto lúdico de apresentação da Cicloide e não apenas algébrico como nos livros de cálculos. Levando em consideração o contexto da Matemática, essa proposta apresenta como problema o pouco interesse pelo estudo da curva, tendo em vista que seu uso foi deixado de lado pelos matemáticos. Na conjuntura desses problemas, a proposta pretende despertar a relevância da Cicloide, respondendo as seguintes perguntas: como motivar o entendimento da Cicloide? Como mostrar uma praticidade através de sua aplicação? O objetivo principal da proposta é apresentar de forma mais prática o entendimento da Cicloide. Este trabalho tem como referência os estudos de Boyer (2012), Bustillo e Sassine (2011) e Stewart (2013). Com os resultados, foi possível observar que apesar de termos outras formas de calcularmos a Cicloide, a melhor forma seria com as equações paramétricas, pois elas nos traz uma forma mais simples de cálculo da curva. Os resultados também apontam para a praticidade de construção no Geogebra.Item A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-20) Santos, Alan Douglas da Silva; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Vitorino, Anderson Francisco; http://lattes.cnpq.br/0431749235312279; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.Item Análise de Vulnerabilidades dos Portais Web das Câmaras Municipais Alagoanas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-27) Torres, Eduardo Vítor Vieira; Fireman, Daniel Lacet de Faria; http://lattes.cnpq.br/8895463227448929; Melo, Matheus D’Eça Torquato de; http://lattes.cnpq.br/5171680332446930; Lopes, Felipe Alencar; http://lattes.cnpq.br/6490167896355223Em um mundo cada vez mais informatizado e com acesso à Internet, é imprescindível a existência de portais de governos eletrônicos, os quais disponibilizam serviços e informações, que facilitam o acesso à consulta dos cidadãos no que se refere as suas demandas. Nesse sentido, existem portais de câmaras municipais que fornecem informações sobre vereadores em exercício, notícias sobre a câmara, além de conterem o portal da transparência, que possui informações sobre ações governamentais, execução orçamentária e financeira (receitas e despesas), dentre outras. Como qualquer sistema que está conectado à Internet, tais portais podem possuir vulnerabilidades de segurança que colocam em risco os serviços oferecidos pelos mesmos, bem como os dados dos usuários que os utilizam. O presente trabalho pretende verificar eventuais vulnerabilidades de segurança existentes em portais das câmaras municipais do estado de Alagoas de modo que seja possível analisar as vulnerabilidades conforme a classificação OWASP Top 10 de 2021, bem como avaliar vulnerabilidades encontradas segundo o modelo Interlegis e segundo o PIB das cidades. Para coleta de vulnerabilidades, foi utilizado o scanner Wapiti. Os resultados obtidos exibiram um total de 667 vulnerabilidades. Ademais, 10% dos portais apresentaram vulnerabilidades críticas. Como exemplos de tipos de vulnerabilidades encontradas: injeção - que permite consultas mal-intencionadas a bancos de dados e configuração incorreta de segurança - que pode acarretar roubo de sessões de usuário.Item Análise do monitoramento dos sinais motores da doença de Parkinson: uma revisão sistemática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-31) Lima, Mayara Rysia de Assis; Medeiros, Leonardo Melo de; http://lattes.cnpq.br/1080593968001453; Costa, Breno Jacinto Duarte da; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Passos, Frederico Salgueiro; http://lattes.cnpq.br/6590059682506348A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica degenerativa que causa uma desordem motora afetando as tarefas de rotina do indivíduo e desestabilizando a sua qualidade de vida. Os sinais motores mais notáveis compõem uma tétrade: rigidez, bradicinesia, alterações posturais e da marcha, e tremor de repouso. Dessa forma, o exame médico requer uma avaliação dos movimentos motores salientando a velocidade, a amplitude e o ritmo de cada movimento, a fim de monitorar os sintomas e aprimorar o diagnóstico clínico. Com o intuito de distinguir melhorias ou evoluções da DP, os métodos de avaliações motoras se tornam cada vez mais indispensáveis, e na literatura, é encontrado sistemas ou mecanismos de quantificação desses sintomas, sendo o mais recorrente, para os sinais da bradicinesia, auxiliados pelo teste de habilidade mais conhecido, o Finger-Tapping Test (FTT). Contudo, nenhum deles ainda consegue comprovar um diagnóstico definitivo, valendo-se portanto, da interpretação de um neurologista. Esta pesquisa, apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura(RSL) com artefatos acadêmicos produzidos, que demonstram dados relevantes sobre os movimentos motores e sua quantificação, usando em sua maioria, a escala MDS-UPDRS parte III como guia, a fim de extrair um conjunto de requisitos a ser desenvolvido em um sistema de monitoramento do avanço dos indícios motores do Parkinson, utilizando o teste de batida dos dedos (FTT) como técnica. Como resultado, a RSL objetivou identificar as técnicas e abordagens mais atuais que quantificam as avaliações motoras, além de, esclarecer se esses métodos demonstram interferência positiva no processo de avaliação com a técnica FTT.Item Uma análise dos números reais sob o olhar do professor de matemática no ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-05) Silva, Danilva Claudia Alvino da; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Silva, Gilmar Teodozio; http://lattes.cnpq.br/7311803942000051; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422Venho através deste trabalho, incentivar aos alunos de licenciatura em Matemática a dar mais importância ao Estudo dos números reais como forma de conscientizar os futuros professores a transmitir o conteúdo mais claro e objetivo aos estudantes do Ensino Básico, em especial ao assunto que trata do surgimento dos números Irracionais. A falta de interesse por parte de alguns professores de passar um pouco da teoria e o surgimento da história dos números reais leva ao aluno acreditar que eles existem por acaso, ocasionando aceitar fórmulas prontas, ou como acontece em outros casos em que o professor omite esse tópico, sem dar muita importância a aprendizagem, levando muitos alunos a terminarem o ensino médio praticamente sem saber o porquê deles existirem e passam despercebido de como o conjunto dos números reais podem ser descritos, que ao chegar na licenciatura se depara com vários axiomas de que se tem que provar a existência de cada elemento. Levamos em consideração o objetivo principal deste trabalho que é um estudo crítico dos números reais, sob o ponto de vista do professor de matemática, que no nosso caso é esta licencianda, pelas experiências vividas na carreira escolar, a qual se percebe que uma maioria dos licenciandos em matemática também enfrentam bastante dificuldade em tentar compreender um assunto que a princípio parece simples, porém se tem várias divergências, em virtude disso, passaremos a analisar quais os procedimentos ideais que se adequam a nossa realidade em meio ao ensino da Matemática, como também propor ao futuro professor formas de como passar o conteúdo para o discente de maneira didática e compreensiva, proporcionando ao estudante uma visão mais aprofundada do assunto, de forma que o aluno passe a gostar do conteúdo proposto. Para a realização desse trabalho adotamos a pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com base numa abordagem bibliográfica, de forma explicativa.Item Uma análise orientada a riscos da atuação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no contexto do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-06) Lima, José Landeivison da Silva; Bezerra, Tarcio Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/5285201763618981; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Cruz, Wladia Bessa da; http://lattes.cnpq.br/9112099478105369A pandemia da COVID-19 impôs um rápido deslocamento para o ensino remoto, impulsionado pelas TICs. Embora as TICs tenham trazido benefícios, como flexibilidade no aprendizado e acesso a recursos educacionais, também expôs desafios significativos, como a falta de acesso à tecnologia e conectividade de qualidade. Este trabalho apresenta uma análise orientada a riscos da atuação das tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, onde a coleta de informações foi feita a partir de uma pesquisa bibliográfica e a aplicação da metodologia de gestão de risco. Os resultados obtidos indicam que, foi possível verificar as vulnerabilidades elegíveis e suas causas, como também os riscos no processo de ensino-aprendizagem e de que forma as TICs poderiam contribuir para mitigar esses riscos.Item Aplicações da Física no estudo de astronomia utilizando o jogo digital "As aventuras do Cachonauta".(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-16) Silva, Ana Luiza Pimentel da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Pereira, Fabrícia de Almeida Cortez; http://lattes.cnpq.br/8734194200913133O presente TCC apresenta o desenvolvimento de um jogo digital que aborda os conceitos básicos de Astronomia, nomeado de “As aventuras do Cachonauta”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como a gamificação aplicada ao jogo digital que aborda conceitos de Astronomia, pode contribuir para o ensino aprendizagem de estudantes do 6º ano do EF (Ensino Fundamental). Como objetivos específicos temos a elaboração de um jogo construído na plataforma Scratch para abordar conceitos básicos de Astronomia de forma lúdica e interativa, a proposição de um planejamento de aula gamificada sobre conceitos básicos de Astronomia para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental utilizando o produto educacional elaborado como principal recurso didático, e por fim, analisar a adequação do jogo, observando as suas possibilidades para a compreensão de conteúdos: a observação do céu, instrumentos e modelos astronômicos. O jogo conta com um percurso de casas com diversos níveis e temas diferentes, como a Terra, o Sol, a Lua, os planetas do sistema solar, as estrelas e as galáxias. Cada casa possui perguntas e desafios relacionados ao tema, que devem ser resolvidos pelo jogador para que se possa avançar para a próxima casa. A metodologia trata da caracterização da pesquisa, o material de análise da pesquisa, a organização da pesquisa e a análise e discussão dos dados, mostrando-se assim, os resultados atingidos, através de toda elaboração do produto educacional, a proposição do plano de aula e as análises pedagógicas realizadas.Item Aprendizagem de física por deficientes auditivos: uma revisão sistemática de quatro produções científicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Silva, Vitor Gabriel Santos da; Silva Junior, Cícero Julião da; http://lattes.cnpq.br/6493829167422238; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791; Rocha, Jorge Luiz Araujo; http://lattes.cnpq.br/7777646811669902Esta pesquisa busca analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Física para os alunos com deficiência auditiva. Tem como base de estudo quatro monografias oriundas de instituições de ensino superior da região nordeste brasileiro. Primeiramente tem-se uma breve explicação sobre as principais metodologias utilizadas na educação do aluno surdo, posteriormente é explanado sobre papel dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, além de suas competências tanto no âmbito linguístico quanto no âmbito do ensino de Física. A presente pesquisa utiliza como base metodológica a revisão sistemática de cunho qualitativo, que é baseada em uma busca literária e em seguida uma sintetização dos pontos a serem analisados com intuito de responder a uma problemática (Quais as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em Física para alunos com deficiência auditiva?). Com esta metodologia podemos apurar que o ensino de Física está ocorrendo de maneira desarticulada com as necessidades dos alunos, principalmente com os alunos deficientes auditivos. É notado também que os suportes fornecidos pelas instituições de ensino, como o intérprete e os livros didáticos, não são suficientes para promover o avanço acadêmico dos educandos surdos. Uma das respostas encontrada para a problemática é o desconhecimento das linguagens: Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, e Linguagem Científica.Item Aprendizagem no ensino remoto a partir do olhar de discentes em cursos de licenciaturas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-09) Silva, Ingrid Cordeiro da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432Em nosso trabalho, iremos refletir sobre como o ensino remoto emergencial contribuiu para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura do campus Maceió - IFAL. Dessa forma nosso objetivo geral foi refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico nos cursos de licenciatura do IFAL. Como objetivos específicos buscamos conhecer os normativos institucionais que orientaram as práticas de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial no IFAL, bem como analisar as diferenças entre o ensino remoto e ensino presencial a partir da perspectiva dos discentes. Como proposta metodológica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 04 estudantes de cursos de licenciatura do campus Maceió - AL. A partir dos dados analisados aspectos como a construção de competências e habilidades digitais, a flexibilização de tempos e espaços de aprendizagem e a multiplicidade de ferramentas de comunicação entre docentes formadores e estudantes nas Licenciaturas, foram apontados como sendo aspectos positivos do período. Por outro lado, dificuldades com relação à interação entre docentes e licenciados (as) foram indicadas como aspectos desafiantes no ensino remoto.Item Avaliação de usabilidade do prontuário eletrônico do cidadão (PEC), do sistema de informação E-SUS AB em um município alagoano(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-06) Arruda, Antonio Aureliano Gomes; Oliveira, Augusto César Melo de; http://lattes.cnpq.br/0015527839272634; Kamei, Fernando Kanji; Araújo, Fabrísia Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/9852315723070987O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), é uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde, através da estratégia e-SUS AB, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das Unidade Básica de Saúde, bem como, apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas equipes de estratégia da família. O presente estudo teve como objetivo avaliar o grau de usabilidade do (PEC), do sistema de informação e-Sus AB, com base nas heurísticas de Nielsen por dois especialistas e com o System Usability Scale (SUS), sob a ótica dos profissionais das equipes de saúde da família. Para tanto foi necessário analisar a usabilidade do (PEC), do sistema de informação e-Sus AB, bem como avaliar o grau de satisfação dos usuários na utilização do (PEC), como também identificar as principais dificuldades apresentadas pelos usuários ao utilizar o (PEC), de forma a contribuir para melhor compreensão sobre os processos de avaliação de usabilidade dos sistemas de informação em saúde, e por fim, propor um protótipo de telas com melhorias do sistema PEC. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem quantitativa e qualitativa e de levantamento transversal, utilizando dois objetivos: o Exploratório e o Descritivo. A pesquisa teve como universo 12 (doze) Unidades de Saúde da Família (USF), pertencentes ao município de São Luís do Quitunde, interior do Estado de Alagoas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado o questionário System Usability Scale (SUS), e as heurísticas de Nielsen, utilizadas para a avaliação heurística. Bem como, a proposta de um protótipo de telas contendo melhorias. Constatou-se que o (SUS), apresentou-se como um instrumento simples e eficiente para avaliação de usabilidade. A avaliação por meio dos SUS, constatou uma boa avaliação dos usuários do sistema, com escore de 70%, classificando o sistema como bom. Na avaliação heurística foi identificada a violação de duas heurísticas, entre elas a heurística, controle e liberdade de usuário e a heurística ajuda e documentação. Conclui-se que através, das duas análises de usabilidades utilizadas, foi possível compreender os resultados que apontam as percepções dos profissionais de saúde, em relação à usabilidade do sistema PEC, bem como sua adequação às heurísticas propostas por Nielsen.Item Consys: sistema de gestão de contratos temporários com base no uso de modelagem de processos de negócio na gestão de pessoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-12) Rocha, Estevão Gabriel Santos; Nunes Filho, Ricardo Rubens Gomes; http://lattes.cnpq.br/1760182180822152; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246A gestão pública no âmbito executivo tem como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico e a satisfação das necessidades coletivas, visando a melhoria do bem-estar de sua população. Os contratos temporários são um dos pontos fundamentais para a manutenção desse objetivo e dessa forma seu gerenciamento é essencial para o controle interno a fim de lidar com auditorias de órgãos fiscalizadores. O objetivo deste trabalho é informatizar o processo de gestão dos contratos temporários, com o intuito de melhorar a execução dos serviços administrativos, sendo estes interpretados como ponto de concentração de vários impasses, suscetíveis ao aperfeiçoamento e correções através do uso da modelagem de processos de negócio e que por meio da utilização de um sistema de informação é possível realizar a automatização do processo a partir da análise do modelo atual (AS-IS) e da execução de um modelo proposto (TO-BE). Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura acerca da gestão de contratos temporários com base no uso da modelagem de processos de negócio (BPM), voltado para a gestão de pessoas a fim de identificar necessidades e dificuldades que impedem a implementação satisfatória do BPM no setor público. Por fim, foi estabelecida uma parceria com uma prefeitura para a aplicação deste trabalho, o que tornou possível a execução do BPM, de forma bem sucedida e a validação do sistema desenvolvido, denominado ConSys, cujo os resultados confirmaram os benefícios de sua utilização, sobretudo aliado aos sistemas de informação, com o propósito de contribuir com a administração pública.Item Dando sentido a equações do segundo grau a partir do uso do material dourado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Almeida, Igor Carlos Alvim de; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Givaldo Oliveira dosNesse presente trabalho, aplicado na Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL, onde participei do programa de Residência Pedagógica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. Nas turmas “A” e “D” da 3a série do Ensino Médio, vamos desmistificar a dificuldade que alguns alunos tinham ao se deparar com o assunto de equações do segundo grau, na qual da pandemia de covid-19 as aulas na escola foram muito afetadas e esses discentes estavam com bastante dificuldade na resolução tanto de equações do primeiro como do segundo grau. Para poder sanar as dúvidas acerca do assunto, utilizamos o material dourado para aplicação e resolução das equações do segundo grau, na qual foi demonstrada outra possibilidade de encontrar as raízes dos polinômios, associando a parte algébrica com a geométrica, através da manipulação desse objeto. Através do uso desse instrumento foi possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para a compreensão das relações abordadas em sala de aula e encontrar as raízes de uma equação quadrática, bem como os lados de um retângulo formado pelas peças do material dourado. Daí, as reflexões sobre o desenvolvimento da estrutura algébrica na construção geométrica feita em sala, onde utilizando os materiais manipuláveis para o ensino aprendizagem auxilia a compreensão dos significados e resolução de situações-problemas.Item Desenvolvimento de sistema IoT para monitorar vagas em estacionamentos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Leandro, José Henrique Sousa; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291; Tenório, Fernando Antonio Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0678507623542382; Jucá, Sandro César Silveira; http://lattes.cnpq.br/0543232182796499O objetivo deste trabalho é trazer informações sobre uma solução digital para organizar um estacionamento fechado, com o intuito de desenvolver uma aplicação que facilite o processo de estacionamento de um veículo, utilizando a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), entre outras ferramentas tecnológicas. O sistema IoT proposto permite monitorar a disponibilidade de vagas em um estacionamento para o cliente, trazendo praticidade na hora de procurá-las, promovendo segurança para o usuário, já que ele consegue ver se o veículo ainda está estacionado ou não, e credibilidade para a contratante do aplicativo, por oferecer todos esses serviços. Utilizando conhecimentos em linguagem de programação para o desenvolvimento do sistema e da Application Programming Interface (API), o sistema embarcado comunica-se com um banco de dados, traduzindo-as para que o objetivo principal do sistema seja alcançado, sendo assim, cada informação passada por essas tecnologias deve ser tratada com cuidado, pois está sob a responsabilidade do sistema passar a informação precisa para o usuário. Por fim, o sistema IoT baseado em ESP32 e que monitora as vagas através de sensores ultrassônicos, apresenta através de um aplicativo, se as vagas em estacionamentos estão disponíveis ou não e qual a localização destas.Item Desenvolvimento de uma solução para análise e visualização de dados de notificações compulsórias de violência doméstica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Alves, Bianca Nicoly Amorim de Castro; Souza, Tarsis Marinho de; http://lattes.cnpq.br/9808563385937929; Silva, Cledja Karina Rolim da; http://lattes.cnpq.br/1770216488772332; Escarpini, Maria Cristina Tenório Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7517488817484840A área da saúde enfrenta desafios significativos relacionados ao manejo de grandes volumes de dados, muitas vezes não tratados de maneira adequada. Visando auxiliar na análise e tratamento dos dados, este trabalho propõe uma solução para a análise e visualização de dados das notificações compulsórias de violência doméstica, buscando oferecer suporte à tomada de decisão das autoridades diante dessa ocorrência. O objetivo central do trabalho é realizar uma análise de dados e desenvolver uma solução para visualização de dados, capaz de auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde Arapiraca e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) na tomada de decisão e na criação de planos de ação e políticas públicas para o combate dessa incidência. Após o tratamento de dados e o levantamento de requisitos foi possível desenvolver uma aplicação baseada nos conceitos do storytelling. Como resultado, houve a implementação de gráficos e de um mapa geográfico, contribuindo para o monitoramento dos dados e para a formulação de políticas públicas.Item Dificuldades Encontradas por Estudantes Brasileiros nas Aulas de Física do Ensino Médio: Investigação sobre Práticas Experimentais em Escolas Públicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Silva, Samara Karolynne Vieira da; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e tem como propósito ressaltar as deficiências no Ensino de Física para o nível médio, evidenciadas em algumas publicações nacionais, principalmente quanto às práticas experimentais. Desse modo, a partir das pesquisas realizadas, foi constatado haver um certo desinteresse por parte dos discentes com relação a disciplina de Física, em escolas públicas, o que é apontado por diversos autores. Alguns deles afirmam que os fatores que contribuem para essa deficiência, vão desde a formação dos professores, passando pelas dificuldades dos estudantes em entender a disciplina, e chegando até a necessidade de políticas públicas educacionais que promovam melhores condições de trabalho para os docentes. Sendo assim, tem-se uma consequência direta dos problemas levantados um evidente prejuízo no processo ensino-aprendizagem de Física, já que muitos estudantes demonstram uma falta de afinidade e motivação para com esta disciplina. Nessa perspectiva, considera-se o arcabouço conceitual da aprendizagem significativa de Ausubel, levando em consideração a importância de organizar o tempo das aulas com espaço para os discentes mostrarem conhecimentos já adquiridos sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Entende-se que a importância da participação e da interação dos estudantes é parte de um aprendizado com qualidade, pois estimula descobertas e criatividade. Ademais, ao longo deste trabalho também foi enfatizada a importância das práticas experimentais em Física, os problemas encontrados que impossibilitam a realização das mesmas e as possíveis soluções para tais problemasItem Educação financeira nos anos finais do ensino fundamental: um guia didático(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-08) Coelho, Elis Lima; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Henriques, Lucas De Stefano Meira; http://lattes.cnpq.br/3599382596501988A educação financeira é internacionalmente considerada parte vital da formação básica de cidadãos aptos a cumprir seus direitos e deveres em sociedade. Indicadores nacionais apontam para lacunas na formação do cidadão brasileiro quanto a seu letramento financeiro, enquanto órgãos internacionais apontam que a saúde econômica de um país está associada ao nível de educação financeira de sua população. Entretanto, a presença deste tópico na Base Nacional Comum Curricular como conteúdo sugerido é diminuta. O presente trabalho busca ligar conteúdos já abordados no currículo de Matemática dos anos finais do ensino fundamental a temas da educação financeira. Para este fim, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre educação financeira e produção de produtos educacionais. Por fim, houve a construção de um guia didático contendo quatro trilhas formativas que tratam de temas já presentes no currículo de matemática utilizando a educação financeira como cenário para as atividades.Item O ensino-aprendizagem de química por um aluno surdo sob a ótica de uma monitora de química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Freire, Pollyanne Christine Rodrigues; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Oliveira, Danielly Caldas de; http://lattes.cnpq.br/6901069998449330O presente estudo trata-se de um relato de caso com o objetivo analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Química para um aluno surdo, tendo como base a experiência vivenciada como monitora voluntária de Química para estudantes do ensino médio no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Maceió, entre os anos de 2019 a 2022. Na história da educação dos surdos, inúmeros relatos mostram os entraves enfrentados por eles ao longo de vários anos para se conseguir acesso a educação, onde métodos de ensino direcionados a eles foram criados por ouvintes que não falam a mesma língua do sujeito surdo o que influenciou nos métodos de ensinos atuais. Posto isso, durante a vivência da monitoria, foi possível observar e experimentar como é a realidade do ensino inclusivo e nessa jornada foram presenciados diversas causas que levam às dificuldades de aprendizagem desse aluno surdo em seu aprendizado da ciência Química através das metodologias aplicadas pelos professores. Esse tema se mostrou de grande relevância por levar em consideração uma reflexão sobre a qualidade do ensino de Química atual ofertada para estudantes surdos e com ele pretende-se inquietar os docentes da área de Química acerca de elaborar práticas inclusivas que possibilitem o envolvimento desses sujeitos em suas aulas, estabelecendo assim uma boa inclusão, o favorecendo a ter uma educação de qualidade que os levem a construção do saber científico.Item Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem: uma abordagem analítica e com o software GeoGebra(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Lima, Jonathan Willams Lins de Ataide; Lima, Leon Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7616688310117461; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Silva Júnior, Rinaldo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9156830519836354; Melo, Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1041528154664700Modelos envolvendo Equações Diferenciais Ordinárias (EDO) de Segunda Ordem estão presentes em problemas de várias áreas das Ciências Exatas e da Terra, através de aplicações em mecânica dos fluidos, condução de calor, circuitos elétricos e fenômenos eletromagnéticos. Nesse sentido, o presente trabalho traz um estudo sobre essas equações, perpassando pelos conceitos fundamentais das de primeira ordem até os das de segunda ordem. Como exemplificação, trouxemos dois problemas modelados matematicamente, sendo um para detecção de diabetes e outro, um circuito em série Resistor (R), Indutor (L) e Capacitor (C), isto é, em série RLC. Inicialmente, desenvolvemos analiticamente os dois problemas, através do detalhamento de como todos os cálculos foram feitos, e a outra foi feita através de um applet elaborado no software GeoGebra durante um projeto de iniciação tecnológica desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, com a finalidade de os alunos poderem conciliar a parte teórica com a prática. A compreensão dos métodos de solução trata de uma etapa importante durante o processo de ensino e aprendizagem das equações diferenciais, tendo em vista que só foi possível desenvolver esse applet mediante o entendimento de como esses métodos funcionam. Concluímos, que a utilização do GeoGebra, em específico do applet utilizado para trabalhar com as Equações Diferenciais de Segunda Ordem, pode proporcionar uma maior interatividade com os problemas, tendo em vista que os alunos podem ir alterando os parâmetros para verificar o que acontece, por exemplo, com a curva solução.Item Estudo in vitro da atividade e eficácia fotoprotetora de extratos de camapu (Physalis angulata L.)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Nascimento, Keliane Francielle dos Santos; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Queiroz, Stella Freitas de; http://lattes.cnpq.br/5763307109586754; Souza, Davdson Luiz de; http://lattes.cnpq.br/3552801632432486A fotoproteção visa reduzir a exposição da pele à radiação ultravioleta (UV) advinda do sol, auxiliando no combate à queimaduras solares, envelhecimento precoce, e até mesmo ao câncer da pele. Os filtros solares são substâncias capazes de absorver, refletir ou refratar a UV e assim proteger a pele. A eficácia desses produtos é medida através do fator de proteção solar (FPS) que indica o quanto a formulação fotoprotetora é capaz de proteger um indivíduo dessa radiação. Atualmente a busca e uso de bioativos vegetais para proteger a pele dos efeitos adversos da radiação solar tem aumentado significativamente, devido a diversidade de compostos orgânicos produzidos pelas plantas, que possuem capacidade de estabilizar os radicais livres, em especial os compostos fenólicos, que possuem grupamentos cromóforos em sua estrutura, os quais promovem a absorção da radiação em comprimentos de onda compatíveis aos raios UV, mostrando-se adequados para a composição dos filtros solares, potencializando a proteção da pele. Physalis angulata L. (camapu) pertence à família Solanaceae ocorre principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é usada na medicina popular como anti-inflamatório e no tratamento de problemas da pele. O presente trabalho teve como objetivo verificar o potencial fotoprotetor de extratos de partes da planta camapu, e analisar o comportamento do FPS de uma solução de um protetor solar comercial “FPS 30” ao ser incorporado com estes ativos, por meio da análise in vitro, do método espectrofotométrico. Os resultados obtidos demonstraram atividade fotoprotetora dos extratos de flor e folha do camapu, obtendo valores de FPS igual a 21,38 e 7,15, respectivamente, a concentração de 300 ppm, e permitiram visualizar a eficácia do extrato da folha como filtro solar químico quando a uma formulação fotoprotetora. Logo, concluiu-se que o extrato da folha da Physalis Angulata L. associado à formulação fotoprotetora potencializou a atividade da formulação, aumentando seu FPS em até 40,97%, o que sugere a sua indicação para o uso em protetores solares, além de reduzir os custos de produção, sabendo que a matéria prima natural tende a ser mais barata.Item Evasão no Curso de Licenciatura em Química no Ifal - Campus Maceió: análise de dados dos alunos evadidos de 2010 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-08) Silva, Raquel Venâncio da; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Matos, Karine Garcia; http://lattes.cnpq.br/1758509725841433Este trabalho propõe realizar uma análise de dados da evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no período de 2010 a 2022. A abordagem adotada é exploratória, descritiva e quantitativa, fundamentada em pesquisas conduzidas para investigar as causas e consequências da evasão entre os estudantes deste curso. Os dados utilizados para esta análise serão coletados da plataforma Nilo Peçanha e documentos fornecidos pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA). A pesquisa tem como base, compreender por que o número de concluintes é inferior ao de ingressantes e identificar fatores que contribuíram para essa evasão. Além disso, visa uma revisão sistematizada das literaturas relacionadas com a evasão na educação superior e licenciatura. E ao combinar os resultados desta revisão com os dados específicos do IFAL, busca-se realizar um diagnóstico abrangente dos fatores que influenciam na evasão no curso de Licenciatura em Química. A análise conjunta das causas e consequências da evasão proporcionará uma base para o desenvolvimento de estratégias de melhorias.