Navegando por Autor "Melo, Beatriz Medeiros de"
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Item Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades xamanismo indígenas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3281-612X; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Martins, Sílvia Aguiar Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3656772019325644; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573Esta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.Item Educação integrada e a questão indígena: uma proposta de intervenção nos cursos de ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-07-17) Freire, Adriana Cirqueira; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Amorim, Siloé Soares deCom o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a história e a cultura dos povos indígenas do estado de Alagoas nas salas de aula dos cursos técnicos integrados ao médio do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esta pesquisa subsidiou a elaboração um produto educacional produzido de forma participativa, com a contribuição do corpo docente e da equipe de pedagogia. Tal iniciativa colabora ainda para uma implementação mais efetiva da legislação que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial das escolas públicas e privadas: a Lei Federal no 11.645 de 10 de março de 2008. Utilizando a pesquisa-ação como método, este trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a história e os processos sociais que afetam as populações indígenas alagoanas de forma a incluí-lo na discussão da educação integrada. O locus da pesquisa foi o Ifal Campus Satuba e dela participaram as duas pedagogas do campus e 10 (dez) professores das disciplinas Artes, História, Língua Portuguesa e Sociologia. O diagnóstico foi realizaado através de questionários e entrevistas semi-dirigidas com os profissionais do campus e, para complementar as informações, também foi aplicado um questionário a alguns alunos do último ano do ensino médio. Após este passo, o conteúdo do produto educacional foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, sendo avaliado pelos mesmos professores do diagnóstico, pela orientadora do Neabi e por pesquisadores especialistas no estudo da questão, externos ao campus. Após a inclusão das contribuições da avaliação, o produto educacional “Etnias Indígenas Alagoanas” foi finalizado. Compreendemos que o produto contribui para o aperfeiçoamento da prática educativa, responde a uma exigência legal e amplia as condições de reconhecimento do contexto local pela comunidade escolar, contribuindo para uma verdadeira educação integral.Item Educação midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL - Campus Marechal Deodoro(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Alves, Acássia Deliê Mendonça; Melo, Dra. Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Carneiro, Tereza Kelly Gomes; http://lattes.cnpq.br/3305071338937583; Gaia, Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693Com o advento da revolução digital-molecular, as relações de trabalho e interpessoais passam a ser mediadas essencialmente por avançadas tecnologias digitais. Nesse contexto, aprofunda- -se a disseminação em massa das fake news, as notícias falsas, associada ao conceito da pós- -verdade, pela qual o subjetivismo dos indivíduos se sobrepõe à análise objetiva dos fatos. Sem letramento digital, os sujeitos se tornam vulneráveis às bolhas digitais, manipuladas por algoritmos desenvolvidos por oligopólios globais, que fortalecem a difusão de informações falsas e discursos ultraconservadores na internet. A Educação Midiática está prevista na BNCC de 2018, todavia criticada por divergir das concepções históricas da EPT no Brasil. Esta pesquisa objetiva, assim, identificar os impactos da desinformação digital entre estudantes dos cursos técnicos integrados do IFAL — Campus Marechal Deodoro e as possibilidades de Educação Midiática no contexto da EPT. A base referencial teórica e analítica é orientada pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório, realizada pelo método da pesquisa-ação, com proposta de contribuição sobre o grupo pesquisado. O público-alvo foram os estudantes dos cursos técnicos integrados em Guia de Turismo e Meio Ambiente do IFAL — Campus Marechal Deodoro. Foi realizada escuta inicial e análise documental dos projetos de ambos os cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram a estatística básica, no caso dos dados quantitativos, e a análise de conteúdo categorial, no caso dos dados qualitativos. Os resultados analisados na fase exploratória apontam que a circulação de fake news impacta diversos âmbitos da comunidade escolar do IFAL — Campus Marechal Deodoro e que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades para discernir informações falsas de verdadeiras, principalmente quando estão associadas a veículos tradicionais da imprensa ou produzidas por meio de deepfake. Como proposta de contribuição, com a colaboração de docentes, foi elaborado um produto educacional (PE) em formato de Oficina Pedagógica Interdisciplinar de Educação Midiática, aplicada a uma turma do curso técnico integrado em Guia de Turismo. A avaliação do PE, feita por estudantes e docentes participantes, demonstra os efeitos positivos do uso das TDICs em sala de aula e da perspectiva educomunicativa na escola, além de evidenciar dificuldades para práticas interdisciplinares no campus. A partir das contribuições, o PE foi ajustado e disponibilizado para utilização de docentes e educomunicadores da EPT.Item Emoções e sentimentos na aprendizagem e no cotidiano escolar do ensino médio integrado: uma abordagem a partir do contexto social escola-comunidade-sociedade(2025) Macedo, Elisabete Henrique Silva de; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Gomes, Jarbas Maurício; Santos, Renata Guerda de AraújoEsta pesquisa investigou a influência das emoções e dos sentimentos no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, considerando os contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir dessa investigação, foi desenvolvido um produto educacional em formato de vídeo, destinado a docentes e servidores/as envolvidos/as no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de subsidiar reflexões sobre essa temática no Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) e justificou-se pela relevância de abordar uma temática que contribui diretamente para a prática docente, ao reconhecer que as emoções e os sentimentos permeiam os processos de aprendizagem e socialização na escola, mediando a produção do conhecimento e a construção de habilidades socioemocionais. Para alcançar os o bjetivos propostos, foram analisadas questões relacionadas às emoções no processo de ensino-prendizagem e no cotidiano escolar, fundamentadas no materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1967), na teoria psicogenética de Henri Wallon (2007) e na teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (2004). A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, baseada nos princípios da pesquisa participante (Tripp, 2005a; Thiollent, 2011), e foi desenvolvida em quatro etapas principais: I) fase diagnóstica, com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes, técnicos/as e estudantes, para mapear percepções sobre a importância das emoções na aprendizagem; II) construção do produto educacional, por meio de estudo bibliográfico e coleta de relatos orais de docentes e estudantes, via entrevistas e rodas de conversa, resultando na elaboração de um vídeo formativo sobre a influência das emoções no cotidiano do Ensino Médio Integrado; III) implementação da ação, com a socialização do vídeo junto aos/às docentes e servidores/as do campus, incentivando a reflexão sobre a dimensão emocional da prática pedagógica; e IV) fase de avaliação, com aplicação de questionário pós-ação para aferir o impacto do vídeo formativo e o grau de sensibilização de docentes e servidores/as quanto à importância das emoções na aprendizagem. O campo de pesquisa foi um campus do Instituto Federal de Alagoas, com participação de docentes de um curso do Ensino Médio Integrado, estudantes ingressantes em 2022, além da coordenação pedagógica e do/a psicólogo/a institucional. Os dados coletados revelaram que a figura docente desempenha um papel crucial na produção de sentimentos e emoções que afetam diretamente a construção do conhecimento em sala de aula, influenciando as relações dos/as estudantes com os conteúdos, com a escola, com os/as professores/as e consigo mesmos/as. A análise demonstrou que a qualidade da mediação docente evoca experiências emocionais que moldam a forma como o ambiente escolar influencia o desenvolvimento cognitivo dos/as estudantes. Embora docentes reconheçam a importância das emoções no processo de aprendizagem, a maioria relatou não ter recebido, em sua formação inicial ou continuada, uma abordagem sistemática sobre o tema. Essa lacuna reforça a necessidade de programas de capacitação e formação continuada que integrem a dimensão emocional como parte fundamental da prática pedagógica, potencializando o desenvolvimento cognitivo e emocional dos/as estudantes.Item Formação humana integral e currículo integrado: o debate crítico sobre o sistema de justiça brasileiro em material paradidático no ensino médio(2021) LEITE, RAFAEL FÉLIX; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Costa, Elaine Cristina Pimentel; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Gaia, Rossana VianaEssa pesquisa, desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), tem por objetivo principal identificar o tratamento do debate sobre sistema prisional nos livros didáticos e nas salas de aula de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas, em específico no Campus Maceió, e propor material paradidático para o Ensino Técnico Integrado, ligado diretamente ao conteúdo programático do referido componente curricular. Relacionado a este objetivo, visa-se ampliar o conhecimento sobre o sistema prisional e as formas de trabalho na sociedade contemporânea por meio do reconhecimento do trabalho prisional. A partir disso, qualificar esta discussão mediante a construção de Caderno Reflexivo, ao tempo que se propõe colaborar para a superação de estigmas e preconceitos que incidem sobre a naturalização de desigualdades constituídas historicamente e vivenciadas pela população privada de liberdade. Para tanto, usou-se a abordagem metodológica qualitativa, do tipo Investigación-Acción-Participante de Fals Borda, o princípio do artesanato intelectual de Wright Mills e a formação humana integral como condutora de todo o processo. Em princípio, realizamos revisão bibliográfica prévia e na etapa diagnóstica, aplicamos questionários com o corpo docente de Sociologia de diferentes campi do Ifal, realizamos entrevistas com cinco desses e aplicamos questionários em estudantes do curso de Estradas do Campus Maceió. A partir desses dados, construímos a versão prévia do Caderno Reflexivo. Esse material foi validado por quatro pesquisadoras/es da temática abordada e por dez professoras/es de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas. Avaliamos que esse Caderno pode qualificar a discussão sobre o sistema prisional e possibilitar espaços reflexivos em sala de aula que representam um esforço na superação de desigualdades sociais.Item Ginástica laboral da educação profissional e tecnológica: possibilidades de um vídeo educativo(2022-10-20) Silva, Aline Rose Santos Vieira da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; ; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Lima Filho , Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Silva, Everton Joventino da; http://lattes.cnpq.br/3243332888358206As doenças de cunho psicológico têm despontado, chamando a atenção devido a forma como interferem na vida das pessoas, afetando a qualidade de vida do indivíduo, principalmente em seus aspectos físico, psicológico, social e emocional. Embora tenha surgido com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a Ginástica Laboral vem sendo amplamente utilizada como promotora da saúde física, mental e empregada em diferentes contextos. No contexto educacional, ela ainda está muito restrita a pesquisas acadêmicas, carecendo de mais ações efetivas, dado os seus benefícios à saúde física e psicológica do estudante. Esta pesquisa discorre sobre a elaboração de um Produto Educacional e foi norteada pela questão- problema: como elaborar um Produto Educacional na forma de um vídeo educativo sobre Ginástica Laboral, que possa ser utilizado por qualquer aluno matriculado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, como estratégia de prevenção e controle do estresse? Dessa forma, objetivou-se analisar as possiblidades de inclusão da Ginástica Laboral nos Ensino Médio Integrado. A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário diagnóstico e um questionário de avaliação do Produto Educacional (PE). Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por categorias, da seguinte forma: questionário diagnóstico - 1) Perfil dos estudantes; 2) Atividades de ocupação dos estudantes; 3) Relação entre saúde e atividades escolares; 4) Atividades de lazer dos estudantes; questionário de avaliação do Produto Educacional – 1) Autopercepção; 2) Relevância do conteúdo; 3) Clareza na abordagem e conteúdo; 4) Dinamicidade. O questionário diagnóstico apresentou resultados positivos em relação à pergunta norteadora da pesquisa, na medida em que serviu para orientar a construção do Produto Educacional. Os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do Produto Educacional mostraram que a atividade física está entre as atividades mais frequentemente citadas pelos estudantes no controle do estresse, por isso, acreditamos que a Ginástica Laboral pode apresentar-se como uma estratégia eficaz a ser explorada no contexto escolar como manejo no controle do estresse dos estudantes. Evidenciamos ainda que o vídeo é um recurso didático que possui elementos (linguagem, duração, clareza, dinamicidade, abordagem do conteúdo, som, imagem) que, quando bem explorados, conseguem transmitir a informação de forma eficaz. Ademais, as fragilidades evidenciadas, relacionadas à dinamicidade, poderão contribuir com estudos futuros, que utilizem o vídeo como recurso, na medida em que indicarão elementos que precisam ser aprimorados e mais bem explorados.Item Guia Teoria das Marés(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-03-28) Silva, Olívia Gabrielly Laranjeira; Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros deEsta publicação faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “Promoção de saúde na escola: a Teoria das Marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Benedito Bentes, sob orientação dos professores Eduardo Cardoso Moraes e Beatriz Medeiros de Melo. Trata-se de um guia desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa-ação, a qual proporciona uma compreensão de crenças, valores, opiniões e interpretações dos adolescentes acerca de sua forma de viver, pensar e sentir, que condiz com os processos e fenômenos sociais nos quais estão inseridos e envolvidos (THIOLLENT, 2009). Para elaborá-lo usou-se como referência os trabalhos desenvolvidos com o Modelo das Marés e criado por Phil Barker e Poppy Buchanan-Barker, para cuidados em saúde mental, que se caracteriza pelo respeito às histórias de cada indivíduo, que cuida “com” em vez de cuidar “de” e que presta uma assistência genuinamente colaborativa. A reflexão que as pessoas fazem sobre suas experiências, ao utilizarem a Teoria das Marés, traz como benefício a consciência de si mesmo e do mundo, e além da promoção de consciência, os instrumentos desenvolvem também progresso linguístico, já que todos os materiais são escritos pela própria pessoa, autoconhecimento, autoexame e a materialização de um trabalho multiprofissional em que profissionais da saúde e da educação compartilham experiências de cuidado. O guia traz como conteúdo a apresentação da Teoria das Marés, no primeiro capítulo, em que se aponta a analogia do modelo com a vivência humana; o segundo capítulo discute os compromissos e competências que os profissionais precisam ter para trabalhar com esta abordagem e explica a utilização do modelo das marés na prática, por meio de instrumentos que sistematizam a assistência de enfermagem em saúde mental – Avaliação Holística, Sessões de um para um, Avaliação Monitorada e o Plano de Segurança Pessoal. A terceira seção explana os Trabalhos em grupo, em que são dadas orientações e sugestões para a realização da dinâmica em grupo. O quarto capítulo – A construção de pontes o papel da enfermagem – retrata como ocorre a aplicação do Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência na Teoria das Marés; e, no último tópico é simulado um atendimento de enfermagem com base no Modelo das Marés.Item História, memória e imagem quilombola: o vídeo educativo como recurso didático no currículo do ensino médio integrado(2021-02-26) Alves, Diego dos Santos; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; • http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Marques, Danilo Luiz; http://lattes.cnpq.br/5170508611402457; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), possui como objetivo principal investigar o lugar da memória quilombola na memória coletiva da comunidade do Alto do Tamanduá/AL e nos currículos oficiais do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Vinculado ao objetivo principal, apresentamos um outro: produzir vídeo educativo que amplie o conhecimento acerca das comunidades remanescentes quilombolas no universo formativo do Ensino Médio Integrado, sob o paradigma da formação integrada. O vídeo educativo apresenta-se como Produto Educacional (PE), sendo acompanhado por uma sugestão de Sequência Didática, que apresenta múltiplas possibilidades para o trabalho com a história e memória quilombola. Este intento foi realizado tendo como base a abordagem qualitativa, com aporte nos métodos da pesquisa-ação e da História Oral. A primeira parte da pesquisa-ação oferece um diagnóstico acerca do contexto educacional, captado por meio de questionários fechados e entrevistas semiestruturadas, aplicados a 31 estudantes do campus do Ifal em Santana do Ipanema e a 31 professores lotados no Instituto Federal de Alagoas. Na fase seguinte, foram realizadas as entrevistas com moradores/as da comunidade remanescente quilombola do Alto do Tamanduá/AL, que compõem o material audiovisual do Produto Educacional. Para tanto, adotou-se a perspectiva da História Social inglesa, que privilegia as narrativas tecidas por homens e mulheres comuns, que um sem-número de vezes têm seu protagonismo preterido em relação aos mitos públicos. O vídeo educativo passou por avaliação de pesquisadores/as, docentes, estudantes e moradores/as quilombolas. Concebe-se que a presente investigação cria possibilidades para a ressignificação do lugar ocupado pelos quilombolas no currículo e nas práticas educativas, contribuindo para uma educação antirracista, que valorize a história e memória afro-brasileira e africana, e desconstrua padrões discriminatórios, racistas e excludentes.Item O lugar da mulher na educação profissional e tecnológica: discriminação de gênero no estágio e no trabalho em Alagoas(2022) Cerqueira, Paulete Constantino; Silva, Edel Alexandre; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Pontes, Edel Alexandre Silva; Bueno, Juliana Dourado; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; Cavalcanti, Ricardo Jorge de SousaEsta pesquisa surgiu da vivência pessoal da pesquisadora, como mulher e psicóloga, e da visão do lugar da mulher na educação e no trabalho como fundamental para a sociedade. Sua realização se deu no ambiente escolar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus São Miguel dos Campos e seu objetivo principal foi compreender a experiência da mulher enquanto aluna em um Curso Técnico de uma área tradicionalmente masculina e identificar a discriminação de gênero na sua inserção no mundo do trabalho. Tem como sujeitos/as de investigação estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho (TST) e servidores/as. O estudo investigativo é caracterizado como uma pesquisa-ação, de cunho quali-quantitativo e, como técnicas de pesquisa, foram utilizados os questionários e as rodas de conversa. A primeira etapa – a fase diagnóstica – consistiu na aplicação de questionários semiestruturados, realizada de forma virtual. A segunda etapa ocorreu com a realização de rodas de conversa virtuais, tendo como participantes estudantes e servidores/as. Com o material das rodas de conversa, concretizou-se a terceira etapa, a execução do produto educacional, um podcast nomeado O Lugar da Mulher na Educação Profissional e Tecnológica, no Estágio e no Trabalho, que foi enviado às/aos servidoras/es por e-mail, juntamente com um questionário de avaliação. Houve também uma apresentação para uma turma do Curso de TST. O podcast foi considerado relevante para discutir discriminação de gênero na comunidade escolar e será exibido nos campi, dentro e/ou fora de sala de aula, com o intuito de estimular uma discussão acerca das questões de gênero no Ifal e na sociedade. Com essa divulgação, a pesquisa também busca contribuir para o debate no Ifal, focando as questões de gênero e o trabalho como princípio educativo. A conclusão aponta a ocorrência de discriminação de gênero e a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo essa temática e a Educação Profissional e Tecnológica.Item A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/1959212367762345; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Tavares, Elen Machado; http://lattes.cnpq.br/1224606095213148A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.Item Promoção de saúde na escola: teoria das marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado(2021) Silva, Olivia Gabrielly Laranjeira; Melo, Beatriz Medeiros de; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros de; Alves, Verônica de Medeiros; Gomes, Jarbas MauricioIntrodução: As abundantes e radicais mudanças que têm ocorrido nos processos de trabalho têm sido fonte de desgaste físico e emocional. A reconhecida desigualdade de renda que caracteriza a estrutura social brasileira reflete diretamente nas condições de saúde. D esta forma, ao interpretar a realidade de acordo com o materialismo histórico dialético, percebe se que os adolescentes e jovens que estão incluídos neste contexto social são diretamente afetados pela problemática. A Lei 93 94/96, ao estabelecer as diretriz es e bases da educação brasil eira, enuncia que o Ensino Médio deve acontecer como uma formação integrada, que desenvolva o indivíduo em todas as suas dimensões . Compreendendo que a atuação da enfermagem , na escola, contribui para a permanência e conclusão com êxito dos estudantes, resolveu se utilizar a Teoria das Marés como ferramenta de prevenção e suporte aos transtornos d e ansiedade nos estudantes do Ensino Médio Integrado. Objetivo Investigar a presença de transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado n o Instituto Federal de Alagoas, bem como a existência de material orientador para o acompanhamento de tais situações, a fim de construir produto educacional que colabore com a prática de cuidados em saúde mental pela equipe de Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologia: Es te trabalho assume a pesquisa ação como técnica de pesquisa, visto que se propõe a melhorar o contexto dos transtornos de ansiedade no Ifal . Como instrumento metodológico para o diagnóstico , u ti lizou se um questionário semiestruturado com os/as enfermeiros/as para observar a formação inicial e continuada relacionada à saúde mental e a percepção deles acerca da implantação de um modelo teórico e procedimental voltado para esta área. Estes dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Da pesquisa diagnóstica, participaram 11 enfermeiros/as; 100% referiu atender demandas de saúde mental. Em relação a o transtorno mais atendido, 100% relata que a ansiedade prepondera. Em 72,7% do s Campi encontra se a presença de profissionais psicólogos/as, fato que não diminuiu significativamente os atendimentos dos/as enfermeiros/as para esta demanda. Grande par te dos /as adolescentes permanecem sem diagnóstico e quando tem, nem sempre conseguem atendimento na Rede de Atenção à Saúde . Grande parte dos/as enfermeiros/as (90,9%) relatam ter estudado a disciplina de saúde mental, mas nem sempre se sentem totalmente prepara dos /as para o atendimento d e transtornos mentais. Todos/as os/as profissionais concordam sobre a necessidade de capacitações em saúde mental e se esforçam para ampliar o conhecimento na temática. A maioria não conhece a Teoria das Marés, mas acredita que um modelo teórico e procedimental pode contribuir para a prática de enfermagem. Considerações Finais: A Teoria das Marés representa uma possibilidade importante de assistência de enfermagem em saúde mental. A ausência de homogeneidade na assistência de enfermagem no ambiente escolar exige práticas inovadoras capazes de reconhecer situações de risco, elaborar diagnósticos precoce s e gerar intervenções que forneçam resultados positivos aos/as adolescentes e jovens , para isso, foi elaborado o Guia Teoria das MarésItem Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-16) Ramos, Bruno Amorim; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Pinto, Ig Ibert Bittencourt SantanaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.