Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Orientador "Moraes, Eduardo Cardoso"
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Item Guias didáticos para o ensino de turismo acessível: reflexões a partir de problemas sobre a legislação referente às pessoas com deficiência e a acessibilidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-17) Fialho, Claudia Suzana Correia Lima; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696Esta pesquisa trata do ensino do turismo acessível, a partir da legislação referente às pessoas com deficiência, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, apoiada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e nos preceitos da pesquisa-ação. A pesquisa intenciona promover espaços de reflexão sobre o tema e, para tanto, desenvolveu dois produtos educacionais: o “Guia de Estudos de Turismo Acessível” e “Turismo Acessível: guia de orientações para professores” com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Na investigação, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, utilizando a pesquisa documental e questionários para o diagnóstico inicial do perfil dos participantes, sendo eles alunos da disciplina de Legislação Aplicada ao Turismo, do terceiro ano do curso técnico de nível médio integrado em guia de turismo do IFAL, Campus Marechal Deodoro. Para a avaliação final do produto educacional, foram utilizados: o questionário, a observação e colaboração coletiva, além de questionários para o reconhecimento das condições de acessibilidade nos hotéis e museus de Maceió e Marechal Deodoro. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes não conhecia o tema, mas possuíam interesse em estudá-lo; que a metodologia adotada facilitou a aprendizagem e que o produto educacional ajudou os alunos a refletirem sobre o tema proposto. Evidenciam também que hotéis e museus ainda precisam empreender esforços para serem acessíveis, havendo, portanto, espaço e relevância para a aplicação do produto educacional, que contribuirá para a formação adequada dos futuros profissionais e de cidadãos sensíveis ao desafio de implementar a acessibilidade para todos.Item Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-16) Ramos, Bruno Amorim; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Pinto, Ig Ibert Bittencourt SantanaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.