Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Orientador "Moraes, Eduardo Cardoso"
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Item 3D School: Desenvolvendo estratégias Maker para estudantes do ensino técnico integrado do curso eletrotécnica Campus Pesqueira – IFPE(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto de; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Pontes, Edel Alexandre Silva; https://orcid.org/0000-0002-9782-8458; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Moraes Junior, Edison Camilo de; http://lattes.cnpq.br/8234380347792761; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170Esta dissertação investiga a introdução da Cultura Maker no contexto do ensino técnico integrado em eletrotécnica, buscando unir de forma transdisciplinar os conteúdos curriculares e explorar o potencial das metodologias ativas de ensino como a cultura Maker. A pesquisa parte da observação da necessidade de conectar os conhecimentos teóricos estudados pelos alunos com aplicações práticas e contemporâneas, como forma de aumentar o engajamento e promover um aprendizado mais significativo. O estudo se justifica pela experiência observada do investigador no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Pesqueira, onde se notou uma possível lacuna no contato direto dos estudantes com tecnologias emergentes como a impressão 3D, apesar da relevância dessas ferramentas para a área da eletrotécnica. Adicionalmente, a pesquisa aborda a questão da fragmentação do conhecimento, explorando os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e, principalmente, transdisciplinaridade, defendendo a última como abordagem capaz de integrar os saberes envolvidos no processo de aprendizagem. A problemática central da dissertação reside em como incorporar a Cultura Maker de maneira transdisciplinar no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. O objetivo geral é identificar de que modo é possível trabalhar a Cultura Maker nessa perspectiva, utilizando tecnologias emergentes. Os objetivos específicos incluem, permitir aos estudantes a exploração da criatividade e o desenvolvimento de soft skills por meio do trabalho em equipe, criar objetos impressos em 3D para compor um microaerogerador em escala reduzida e, finalmente, elaborar uma sequência didática que sistematize o processo. Acredita-se que a abordagem da Cultura Maker, ao estimular a experimentação e a aplicação prática do conhecimento, pode promover uma aprendizagem significativa, conectando a teoria com a realidade e preparando os estudantes para os desafios tecnológicos do século XXI. A dissertação também aborda a importância da aprendizagem significativa, baseada na teoria de Ausubel, como um elemento central para a transformação do processo educativo. Em suma, esta pesquisa busca contribuir para a modernização do ensino técnico, propondo uma abordagem pedagógica inovadora que valorize a criatividade, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento, por meio da integração da Cultura Maker e da transdisciplinaridade no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. A elaboração da sequência didática visa materializar essa proposta, servindo como um recurso para futuras implementações e estudos na área.Item A formação de professores para a educação inclusiva no ensino técnico: legislação e diretrizes(2022) Souza, Jairo José de; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos, Adriana Cavalcanti dos; Lima, André Sueldo Tavares deA temática das pessoas com deficiência é um debate em destaque na sociedade, não obstante existam políticas públicas afirmativas, a exemplo das cotas em concursos públicos e das vagas destinadas nas empresas privadas. Sendo ainda um desafio incluir, seguindo normativas legais, as pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da problemática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas, além de diagnosticar a implementação da legislação e diretrizes para a educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Esse tema tem sido amplamente debatido por estudiosos da educação, da psicologia e da psicopedagogia, visto que a presença do aluno com necessidades educacionais específicas, sejam elas físicas, mentais, auditivas, visuais, ou outras, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino básico. A pesquisa tem como base metodológica o método qualitativo e como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, respondido por professores do IFAL que tinham em suas salas de aula aluno com necessidades educacionais especificas. O referencial teórico adotado é o da Psicologia Sócio-Histórica, que concebe os sujeitos como ativos, sociais e históricos. Os resultados indicaram que os produtos educacionais desenvolvidos possibilitam a reflexão sobre a temática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas no ensino técnico e sobre o cumprimento da legislação e diretrizes da educação inclusiva no IFAL, além de proporcionar ferramentas educacionais que auxiliam gestores, professores, demais educadores e alunos no tocante ao processo de acesso, permanência, aprendizagem e desenvolvimento, buscando o engajamento do aluno tanto pela objetividade, no caso da Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas; quanto pelo fator lúdico, no caso do aplicativo Inclusão Game: ajude a destruir o monstro da exclusão.Item Book Trailer: uma ferramenta de aprendizagem significativa para desenvolver a competência leitora por meio da multimodalidade e da tradução intersemiótica(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-04-25) Santos, Verônica Ribeiro dos; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170Esta dissertação objetivou investigar o potencial pedagógico do book trailer — vídeo curto inspirado na lógica dos trailers cinematográficos — como instrumento didático para o desenvolvimento da competência leitora no contexto da educação profissional e tecnológica. A pesquisa foi realizada com estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal da Bahia, a partir da aplicação de uma sequência didática composta por seis oficinas. Fundamentado em teorias da leitura multimodal, dos multiletramentos, da tradução intersemiótica, da intermidialidade, das metodologias ativas e da aprendizagem significativa, o estudo analisou como a mediação literária por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação pode promover práticas leitoras mais significativas, críticas e contextualizadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com escala Likert e analisados por meio de codificação e análise temática, na qual emergiram três temas principais: (1) compreensão da linguagem multimodal e tradução intersemiótica; (2) uso das tecnologias digitais no ensino da literatura; e (3) experiência com metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que o book trailer parece favorecer o engajamento dos estudantes, ampliar o interesse pela leitura literária e possibilitar a construção de sentidos por meio da articulação entre recursos linguísticos, estéticos e tecnológicos. A pesquisa também aponta os desafios da implementação dessas práticas em contextos públicos, como limitações materiais e de tempo, mas sugere caminhos possíveis para sua replicação e ampliação. Conclui-se que o book trailer, enquanto prática de leitura e tradução intersemiótica, pode contribuir para a formação leitora no ensino tecnológico integrado, alinhando-se às demandas contemporâneas da educação crítica e multimodal.Item Guias didáticos para o ensino de turismo acessível: reflexões a partir de problemas sobre a legislação referente às pessoas com deficiência e a acessibilidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-12-17) Fialho, Claudia Suzana Correia Lima; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696Esta pesquisa trata do ensino do turismo acessível, a partir da legislação referente às pessoas com deficiência, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, apoiada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e nos preceitos da pesquisa-ação. A pesquisa intenciona promover espaços de reflexão sobre o tema e, para tanto, desenvolveu dois produtos educacionais: o “Guia de Estudos de Turismo Acessível” e “Turismo Acessível: guia de orientações para professores” com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Na investigação, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, utilizando a pesquisa documental e questionários para o diagnóstico inicial do perfil dos participantes, sendo eles alunos da disciplina de Legislação Aplicada ao Turismo, do terceiro ano do curso técnico de nível médio integrado em guia de turismo do IFAL, Campus Marechal Deodoro. Para a avaliação final do produto educacional, foram utilizados: o questionário, a observação e colaboração coletiva, além de questionários para o reconhecimento das condições de acessibilidade nos hotéis e museus de Maceió e Marechal Deodoro. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes não conhecia o tema, mas possuíam interesse em estudá-lo; que a metodologia adotada facilitou a aprendizagem e que o produto educacional ajudou os alunos a refletirem sobre o tema proposto. Evidenciam também que hotéis e museus ainda precisam empreender esforços para serem acessíveis, havendo, portanto, espaço e relevância para a aplicação do produto educacional, que contribuirá para a formação adequada dos futuros profissionais e de cidadãos sensíveis ao desafio de implementar a acessibilidade para todos.Item Promoção de saúde na escola: teoria das marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado(2021) Silva, Olivia Gabrielly Laranjeira; Melo, Beatriz Medeiros de; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Melo, Beatriz Medeiros de; Alves, Verônica de Medeiros; Gomes, Jarbas MauricioIntrodução: As abundantes e radicais mudanças que têm ocorrido nos processos de trabalho têm sido fonte de desgaste físico e emocional. A reconhecida desigualdade de renda que caracteriza a estrutura social brasileira reflete diretamente nas condições de saúde. D esta forma, ao interpretar a realidade de acordo com o materialismo histórico dialético, percebe se que os adolescentes e jovens que estão incluídos neste contexto social são diretamente afetados pela problemática. A Lei 93 94/96, ao estabelecer as diretriz es e bases da educação brasil eira, enuncia que o Ensino Médio deve acontecer como uma formação integrada, que desenvolva o indivíduo em todas as suas dimensões . Compreendendo que a atuação da enfermagem , na escola, contribui para a permanência e conclusão com êxito dos estudantes, resolveu se utilizar a Teoria das Marés como ferramenta de prevenção e suporte aos transtornos d e ansiedade nos estudantes do Ensino Médio Integrado. Objetivo Investigar a presença de transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado n o Instituto Federal de Alagoas, bem como a existência de material orientador para o acompanhamento de tais situações, a fim de construir produto educacional que colabore com a prática de cuidados em saúde mental pela equipe de Enfermagem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologia: Es te trabalho assume a pesquisa ação como técnica de pesquisa, visto que se propõe a melhorar o contexto dos transtornos de ansiedade no Ifal . Como instrumento metodológico para o diagnóstico , u ti lizou se um questionário semiestruturado com os/as enfermeiros/as para observar a formação inicial e continuada relacionada à saúde mental e a percepção deles acerca da implantação de um modelo teórico e procedimental voltado para esta área. Estes dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Da pesquisa diagnóstica, participaram 11 enfermeiros/as; 100% referiu atender demandas de saúde mental. Em relação a o transtorno mais atendido, 100% relata que a ansiedade prepondera. Em 72,7% do s Campi encontra se a presença de profissionais psicólogos/as, fato que não diminuiu significativamente os atendimentos dos/as enfermeiros/as para esta demanda. Grande par te dos /as adolescentes permanecem sem diagnóstico e quando tem, nem sempre conseguem atendimento na Rede de Atenção à Saúde . Grande parte dos/as enfermeiros/as (90,9%) relatam ter estudado a disciplina de saúde mental, mas nem sempre se sentem totalmente prepara dos /as para o atendimento d e transtornos mentais. Todos/as os/as profissionais concordam sobre a necessidade de capacitações em saúde mental e se esforçam para ampliar o conhecimento na temática. A maioria não conhece a Teoria das Marés, mas acredita que um modelo teórico e procedimental pode contribuir para a prática de enfermagem. Considerações Finais: A Teoria das Marés representa uma possibilidade importante de assistência de enfermagem em saúde mental. A ausência de homogeneidade na assistência de enfermagem no ambiente escolar exige práticas inovadoras capazes de reconhecer situações de risco, elaborar diagnósticos precoce s e gerar intervenções que forneçam resultados positivos aos/as adolescentes e jovens , para isso, foi elaborado o Guia Teoria das MarésItem Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-16) Ramos, Bruno Amorim; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Pinto, Ig Ibert Bittencourt SantanaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.Item Solicitude: um podcast sobre a fase preparatória dos pregões eletrônicos nos processos do Ifal – Campus Coruripe(2023) Silva , Enoch Freitas da; Moraes, Eduardo Cardoso; Moraes, Eduardo Cardoso; Cunha Júnior, Arnaldo Tenório da; Pacheco, Auxiliadora Baraldi; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaEsta dissertação investigou a atuação das(os) servidoras(es) que laboram na fase preparatória dos processos de pregão eletrônico no Instituto Federal de Alagoas - IFAL – Campus Coruripe. A normatização vigente e a transição para a nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC (Lei nº 14.133/2021) foram determinantes neste estudo. Pretendeu-se compreender como as/os citadas(os) servidoras(es) procedem nas etapas iniciais dos processos licitatórios, conhecer suas dificuldades e sugestões, referentes aos procedimentos atuais. Observou-se também a interação entre atividades intermediárias e finalísticas do campus. Como pensam e fazem educação dentro de sua área de atuação. Introduziu-se o texto com o percurso formativo do pesquisador no mestrado profissional do ProfEPT e a contextualização do tema. O segundo capítulo trouxe um breve histórico da educação em EPT, lidou com o trabalho como princípio educativo e a gestão democrática na EPT. No capítulo seguinte, tratou-se da infraestrutura da EPT, da evolução das licitações no Brasil e do planejamento das contratações públicas. No capítulo da metodologia, explanou-se sobre os tipos de pesquisa: quanto à abordagem, à natureza, aos procedimentos. Enfim, demonstrou-se o percurso metodológico da pesquisa e, por fim, detalharam-se a proposta, a construção e a aplicação do produto educacional – PE. No capítulo 5, foram apresentados os dados da pesquisa de campo com tabelas e gráficos e posteriores análise e discussão. Ainda neste capítulo, falou-se sobre os resultados da aplicação do PE e respectiva análise. No último capítulo, dos resultados da pesquisa, tratou-se um pouco mais da experiência deste pesquisador no percurso formativo do mestrado no ProfEPT. A publicação de um artigo e a submissão de outro, como consequência do conjunto apreendido nos componentes curriculares e no decorrer do trabalho de conclusão, refletem o aprendizado adquirido. Concluiu-se com percepção de que os objetivos da pesquisa foram alcançados e sugere-se a aplicação adaptada do produto em outros locais e também para outras situações.