TCC Docência na Educação Profissional
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Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Fiori, Ana Paula Santos de Melo"
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Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item Educação ambiental para povos e comunidades tradicionais no ensino técnico integrado: como ensinar para quem nos ensina?(2021) Lima, Maira Egito Alves de; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; Bezerra, Selma SilvaA Educação Profissional tem, dentre tantos desafios, formar cidadãos com consciência crítica a respeito da pluralidade social e ambiental dos territórios. O município de Penedo-AL possui na construção de sua identidade, povos e comunidades remanescentes de quilombos. Diante desse contexto, foi observada a falta de instrumentos, no Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas, necessários para alcançar os objetivos didáticos referentes às especificidades dos/das estudantes oriundos/as desses grupos. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi propor a melhoria no processo de ensino que dialogue com a realidade dos/as estudantes quilombolas do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente do Campus Penedo, a fim de promover a educação ambiental de forma efetiva e transversal, respeitando os saberes tradicionais. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como principais sujeitos os docentes do curso. A partir do diagnóstico realizado, uma sequência didática interdisciplinar foi construída e aplicada no contexto do ensino remoto emergencial, sendo posteriormente avaliada pelos docentes e discentes envolvidos. As avaliações mostraram que a utilização de um produto educacional específico para apresentar e debater questões próximas da realidade dos/as estudantes foi bem aceita, tanto pelos docentes, quanto pelos discentes, com necessidade de aprimoramento em relação às questões identitárias e de envolvimento discente.Item Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo(2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin BenvindoSabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.